A volta dos Teletubbies: Sun diz que Java vai ser completamente código aberto no final do ano
De novo! A Sun volta a definir uma data para a disponibilização do Java como código aberto. Desta vez ela está melhor que nas anteriores, já que boa parte do Java já teve, de fato, seu código aberto por ela.
De novo!
Ter o Java completamente em código aberto facilitará a sua inclusão em distribuições de sistemas operacionais de código aberto, bem como reduzirá o conjunto de motivos apontados por aqueles que advogam não adotar esta plataforma em projetos livres.
A maior parte do código do Java já foi aberta, cumprindo promessas anteriores (divulgadas por um longo período) da Sun. Os trechos que faltam devem-se a código cujos direitos não pertencem à Sun, e até o momento não se divulgou que solução a empresa adotará para a questão.
As primeiras menções ao tema ocorreram antes de o BR-Linux migrar para o Drupal e eu não consigo encontrá-las com facilidade, mas algumas referências recentes dão o histórico:
- Sun responde: nada de Java open source;
- Sun, em reestruturação, diz que porta ainda está aberta para a idéia do Java open source (2004);
- Evangelista da Sun diz que o Java pode virar código aberto… eventualmente;
- Sun confirma que irá liberar boas porções do código do Java nos próximos 6 meses
- Stallman previu e comentou a abertura do código do Java;
- (De novo!) Sun vai abrir o código do Java?;
- De novo II: dessa vez a Sun *afirma* que vai abrir o código do Java;
- Guinada: Sun considera liberar Java SE e Java ME sob a GPL;
- Sun diz que está prestes a cumprir a promessa de lançar o Java como código aberto;
- Sun anuncia disponibilização de parte considerável do Java SE como código aberto.
Saiba mais (news.zdnet.co.uk).
oq que o teletubbies tem a ver com a sun… auhsaushu
denovo!!! denovo!!! denovo!!!
espero que seja mesmo assim vai pode haver um melhor integração com os ambientes graficos =)
A Sun já liberou 96% do código e está redesenvolvendo as partes que ela não tem direitos autorais, sendo que o J@ME já é 100% GPL. É incrível como ainda tem tanta gente que ironiza a abertura do código fonte e joga areia na iniciativa.
Com tanta coisa decente por aí, quem precisa dessas porcarias? (Java, C#, etc.)
hauahauh.
O Augusto pelo jeito tirou as fitas K7 dos filhos da gaveta…. hauahu
ps: se não tiver filho, foi do sobrinho então! ;-)
caramba, lá vem mais uma discussão quilométrica sobre o sexo dos anjos
java é live segundo a definição clássica:
-posso usar a vontade
-posso distribuir a vontade
-posso modificar *
* só que para modificar, tenho que seguir um rito específico e não simplesmente dar o commit num cvs público, tenho que apresentar minha sugestão de alteração ao JCP que vai aceitá-la ou não.
na prática não é muito diferente do linux, ou vcs acham que qualquer zé mané manda uma sugestão de alteração no kernel no linux e isso é aprovado pelo linus ou outro commiter?
O processo aí está muito simplificado, mas a ess6encia é essa. Se qualquer um puder fazer alterações a galega, simplesmente mata o diferencial da PLATAFORMA Java (que é diferente da LINGUAGEM Java)
Paulo Pontes, você esta equivocado.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_source
Com o Linux, utilizando o seu exemplo, qualquer “zé mané” pode sim altera-lo. O que você esta confundindo é que o tal do “zé mané” não poderá fazê-lo no código distribuído pelo Linus. Vai ter que dar um fork.
Que eu saiba, aquele código da máquina virtual Java e suas bibliotecas — conhecido como J2EE, J2RE e afins — sempre foi aberto (Open Source). O que eles querem é fazer com que esse código agora seja livre (Free Software).
Não, faz pouco tempo que a Sun tornou Open Source o código, ou ao menos a maioria dele, faltando os trechos mencionados na notícia.