Nextcloud – O futuro do serviço Open Source de armazenamento e sincronização de arquivos privados
Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)
Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)
Conhece a Rentcars? Somos o maior site de locação de veículos da América Latina. Lideramos o mercado brasileiro e também atuamos em mais de 140 países oferecendo aos nossos clientes centenas de locadoras de carros em todo o mundo.
Atividades: Prestar suporte de todos os níveis Monitorar rede/servidores Manter a infraestrutura de rede e telefonia em funcionamento. Documentar mudanças na infraestrutura atual Coordenar atividades de infraestrutura predial
Requisitos: Conhecimento avançado em sistemas operacionais GNU/Linux; Conhecimento avançado em Voz sobre IP (Asterisk e sinalização SIP); Conhecimento de bancos de dados LDAP; Conhecimento intermediário em sistemas operacionais Windows; Conhecimento intermediário de redes; Conhecimento intermediário em banco de dados (MySQL,Postgres); Conhecimento avançado em ShellScript; Conhecimento em versionamento (git). Inglês Técnico.
Experiências desejáveis: Domínio em: FreeIPA (LDAP), OpenVPN, IPTables, PFSense, DNS, CUPS, DHCP, SAMBA, Nginx; Conhecimento sobre ferramentas de monitoração (Zabbix); Sistemas de virtualização (KVM, Xen); Conhecimento em AWS Amazon (RDS,EC2,Route53, S3);
Interessados encaminhar currículo para: rh@rentcars.com
Enviado por Paula Hahn (paula·hahnΘrentcars·com)
Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)
O Window Maker, gerenciador de janelas de origem brasileira, teve lançada sua versão 0.95.8, trazendo como novidades alguns recursos adicionais de movimentação e posicionamento de janelas.

O Window Maker (originalmente WindowMaker) foi criado em 1997 pelo brasileiro Alfredo Kojima, hoje é parte do projeto GNU, e busca reproduzir a clássica interface do NEXTSTEP.
(via repo.or.cz - “Public Git Hosting - wmaker-crm.git/blob - NEWS”)
O pacote .deb disponibilizado no site do BB não é compatível com o Debian e seus derivados, apenas com o Ubuntu e seus derivados (...) na verdade o instalador que baixamos no site do BB é um instalador de outro instalador, o que para mim não faz o mínimo sentido, apenas dificulta o processo e cria dependências inexistentes.
Continue lendo… (https://talesam.org/2017/03/14/instalando-o-modulo-de-seguranca-banco-brasil-warsaw/)
Enviado por Tales Mendonça (talesamΘgmail·com)
A Novatec Editora acaba de lançar o livro A Linguagem de Programação Go , de Alan A. A. Donovan, membro da equipe de Go do Google, e Brian W. Kernighan, professor de ciência da computação de Princeton que trabalhou nos laboratórios Bell e tornou-se conhecido por ser co-autor do primeiro livro sobre a linguagem C junto com Dennis Ritchie.
O título é uma fonte confiável para programadores que querem conhecer a linguagem Go. Seu conteúdo mostra como escrever código claro e idiomático em Go para resolver problemas do mundo real, e não é necessário ter experiência com outra linguagem específica.
A Linguagem de Programação Go apresenta centenas de exemplos práticos de código Go bem escritos, seus pacotes mais importantes e uma grande variedade de aplicações. Todos os capítulos têm exercícios para testar a compreensão do leitor e explorar extensões e alternativas.
Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br)
Link de Inscrição: https://app.webinarjam.net/register/37942/04fda50c58
Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br)
Com carga horária de 8 horas, o treinamento é Mão na Massa, isso é: 100% prático De acordo com Jardel Fernandes, instrutor do treinamento, "Docker em breve não será mais um diferencial no mercado, e sim uma obrigação de todo dev/sysadmin".
Tópicos que serão abordados: Containers Docker Instalando Trabalhando com containers (Criação e Administração) Volumes Imagens DockerFile ShipYard - Gerenciamento centralizado
INVESTIMENTO: R$ 399,00 (assinantes Br-Linux tem 10% de desconto, para tanto, basta fazer sua inscrição normalmente após efetivar a inscrição entrar em contato com a tempo real eventos para fazer o abatimento do valor da sua inscrição)
Aqui está o site da atividade com todos os detalhes: http://www.temporealeventos.com.br/docker-treinamento-pratico-13-05
O treinamento acontecerá em São Paulo, na Avenida Paulista, 1159, 16o. andar
Dúvidas: faleconosco@temporealeventos.com.br
Enviado por ANDERSON OLIVEIRA DE PAULA (andersonopΘgmail·com)
Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br)
Neste webinar vamos apresentar a evolução das interfaces gráficas para o Asterisk, assim como mostrar as principais distribuições do mercado e suas características. Após esta apresentação inicial vamos convidar os participantes para falarem sobre experiências e expectativas sobre este mercado.
Este Webinar gratuito vai acontecer no dia 16/03/17 (quinta-feira), às 15:00 e às 20:00 (Brasília). Para inscrições favor enviar um email para treinamentos@portaldosaber.net.
Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘportaldosaber·net)
Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br)
Segundo Karl-Heinz Schneider, não há razões práticas, e vários dos problemas apontados na TI de Munique são reais mas não têm relação com o LiMux.
Schneider é responsável pela empresa IT@M, responsável por grande parte das ações de TI da prefeitura, e conclui que gastar milhões de euros para adotar novamente o Windows e retroceder na migração para Linux (com a distribuição local LiMux) feita há 10 anos é uma medida para a qual não há justificativas técnicas sólidas, apenas intenções de natureza política.
O artigo da TechRepublic revisita vários dos aspectos que sumarizamos em nossa recente notícia “Nesta semana: Município de Munique vai votar sobre reverter a adoção de Linux em seus 15.000 PCs”, e informa que o conselho municipal irá votar a questão após a conclusão de um levantamento sobre os aspectos financeiros envolvidos.
Segundo Schneider, os problemas com compatibilidade com MS Office estão resolvidos (nas máquinas que exigem trocar documentos em formatos específicos com organizações externas usuárias do MS Office) por meio de virtualização.
Ele também reafirmou a conclusão de estudos anteriores de que grande parte dos problemas apontados decorrem de más decisões administrativas, e não de características técnicas das soluções adotadas. Entre essas situações administrativas estão a competência compartilhada entre a gestão central de TI, a cargo da IT@M, e a gestão em cada unidade, a cargo de departamentos internos, o que levou a problemas como a continuidade do uso de versões antigas e de equipamentos mais lentos em determinadas unidades.
O artigo também inclui uma breve análise política, citando inclusive um representante do partido que se opõe ao retorno ao Windows, que diz que esse retorno é muito provável, devido ao apoio pela maioria dos políticos de Munique e à atratividade do negócio oferecido pela Microsoft.
Para uma perspectiva histórica, acrescento nosso post de 2003: Bastidores da vitória do Linux em Munique.
A Linux Foundation, cujos membros incluem nomes como Microsoft, Oracle, VMWare e Samsung, defendeu a importância de as organizações colherem a inovação compartilhada do código aberto. Ou, nas palavras de seu diretor Jim Zemlin, elas irão falhar.
Ele não se fixou apenas nesse aspecto da colheita, mas também tocou na importância de investir: segundo ele, os projetos open source mais valiosos são aqueles em que uma comunidade de desenvolvedores rica e diversificada é usada para criar valor que beneficia a indústria e a sociedade, e parte desse valor é reinvestida de volta nesse projeto.
A manifestação foi parte de uma palestra em uma conferência promovida pelo Google, cuja abertura foi de Vint Cerf, um dos pais do TCP/IP e da Internet, que destacou a importância que a abertura e desnecessidade de obter permissões para uso da tecnologia da Internet teve para a inovação ao longo de sua história.
O keynote teve ainda manifestação do vice-presidente de infraestrutura do Google, que opinou sobre o Linux. Segundo ele, o Linux ganhou algumas das batalhas do início da Internet porque era aberto, mas também porque era o mais inovador na época. Ele recomenda que as empresas trabalhem com o código aberto não só pelo valor do código, mas também pelos valores do ecossistema e da comunidade.
Doação corresponde a duas vezes e meia a contribuição que os membros Gold da Linux Foundation fazem a ela anualmente, mas me parece que a participação mais importante virá em termos de apoio ao desenvolvimento de suporte no FreeBSD a especificidades das plataformas Intel, incluindo itens como drivers e ferramentas relacionados a CPUs, produtos de rede, SSDs e mais.

Parabéns! Excelente notícia para o FreeBSD e para todos que se beneficiam do seu código aberto.
(via www.phoronix.com - “Intel To Increase Engagement With FreeBSD, Makes $250k Donation - Phoronix”)
Apenas para relembrar o porque: A Linux Foundation é uma associação de indústria, que defende os interesses de seus membros contribuintes. Não é uma instituição de caridade, e não faz "bem gratuito" em prol do Linux.
É um tanto estranho que uma empresa com o histórico da VMware se junte a uma aliança como a LF, ainda mais depois dos seus longos anos de desrespeito aos princípios mais básicos da comunidade FOSS (como o conceito de copyleft) e a sua continua saga de não assumir que distribuiu trabalho derivado da GPL sem o devido alinhamento legal, e até mobilizando diversos advogados para defender seu ponto de vista deturpado.
Resta aguardar, para ver que frutos sairão desta "parceria"
Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)