PCs da NASA na ISS agora rodam Debian

distribuicoes

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“A novidade foi compartilhada por Keith Chuala, da United Space Alliance, líder das equipes de laptops e integração da ISS. Ele disse à ZDNET, "Nós migramos as principais funções do Windows para o Linux porque precisávamos de um sistema operacional que fosse estável e confiável - um que nos daria o controle da casa. Então, se nós precisávamos de patch, ajustes ou adaptações, nós deveríamos fazê-lo. "

Para ser mais específico, esses computadores, que serão utilizados pelos astronautas da ISS estarão executado Debian 6. Anteriormente, Scientific Linux, um clone do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) foi inicialmente utilizado para o seu computador. ” [referência: debianmaniaco.blogspot.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Satélite da Nasa com Android começa a enviar imagens do espaço

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A NASA informou esta semana que seu mini-satélite “PhoneSat” – montado a partir de unidades do HTC Nexus One e Samsung Nexus S – começou a enviar imagens da Terra para a agência especial.

A iniciativa, que alimenta uma nova forma de exploração espacial com custos extremamente baixos, é parte de um experimento chamado de CubeSat Launch Initiative que incorpora produtos eletrônicos de consumo em nanosatélites.

“Durante o curto espaço de tempo que a nave estava em órbita, fomos capazes de demonstrar a capacidade dos smartphones em atuar como satélites em ambiente espacial”, disse Bruce Yost, o gerente de programa de tecnologia de satélite da NASA.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Instalando o Debian quase do zero

distribuicoes

Enviado por Fernando Auil (fernando·auilΘgmail·com):

“Este tutorial aborda uma maneira não usual para a instalação do Debian. O método dispensa o CD de instalação, mas requer uma conexão de rede. A configuração do sistema requer também um pouco mais de trabalho manual. Em compensação, é possível criar sistemas altamente costumizados e, durante o percurso, tal vez fique um pouco mais claro o funcionamento geral de um sistema GNU/Linux. Além disso, uma vez analizado o processo, o método pode ser automatizado para futuras instalações.

A primeira parte trata da instalação do sistema básico, o modo gráfico (servidor X) e um ambiente desktop leve (FVWM + ROX). Testado no Debian wheezy.” [referência: auil.net.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Cinnamon chega a versão 1.8 – Instale e descubra as novidades

aplicacoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Cinnamon , o ambiente desktop usado por padrão no Linux Mint, chegou a versão 1.8, agora com o seu próprio Centro de Controle, screensaver e muito mais. O Cinnamon é um fork do GNOME Shell, que tenta oferecer o layout e personalização do GNOME 2: por padrão, há um painel na parte inferior (mas opcionalmente, você também pode obter um em cima como no GNOME 2) que suporta auto ocultar, suporta applets, uma clássica bandeja de sistema e muito mais.

Mas ele tem muito mais que isso e você só saberá o que ele tem a oferecer se instalar e experimentar.” [referência: edivaldobrito.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Editor de texto open source da Adobe: lançado Brackets Sprint 24, codinome Jack Bauer

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Os desenvolvedores da Adobe liberaram a versão mais recente do seu editor de texto em código aberto, baseado em JavaScript, HTML5 e CSS, voltado para o desenvolvimento web.

Brackets Sprint 24, codinome “Jack Bauer”, introduz código type-aware, em JavaScript, utilizando o motor de análise opensource Tern. A nova versão também traz previews instantâneas de cores para CSS e outras melhorias na interface do usuário.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

FreeType recebe reforços vindos da Adobe e Google

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O motor de renderização de fontes FreeType foi aprimorado com um novo conversor de bitmap para fontes Compact Font Format (CFF), contribuição esta feita para o FreeType, através da Adobe e Google. Os novos detalhes sobre o Rasterizer foram incluídos no último changelog para a beta versão 2.4.12 do FreeType. A nova engine é dita como “muito superior a engine CFF atual e será substituída na próxima versão”.

Atualmente, porém, o novo motor está desativado por padrão e tem que ser habilitado em tempo de compilação. O próprio código é descrito como um “beta maduro”. O Google explica que as fontes CFF colocam mais um fardo para trabalhar fora do visor trade-offs no rasterizer, mais do que TrueType, a nova engine Adobe CFF para FreeType traz um motor de maior qualidade ao renderizador de fontes opensource, que é melhor capaz de fazer de forma adequada os trade-offs para uma ampla gama de monitores.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Instalando o Y PPA Manager no Ubuntu

distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você tiver atualizado a partir do Ubuntu 12.10 para Ubuntu 13.04, todos os seus PPAs foram desativados no processo. O Ubuntu 13.04 já tem a versão mais recente para a maioria dos pacotes, mas há alguns que não são a versão mais recente, ou você pode querer instalar alguns aplicativos que não estão disponíveis nos repositórios oficiais.

O Y PPA Manager pode ajudá-lo com isso: ele pode automaticamente reativar os PPAs que trabalham com o Ubuntu 13.04, deixando os outros desativados.” [referência: edivaldobrito.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Como criar uma pasta criptografada no Ubuntu

distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Embora você possa obter ferramentas proprietárias, como o TrueCrypt e LUKS, para criptografar pastas ou partições, o sistema operacional Ubuntu inclui uma ferramenta de diretório particular criptografada por padrão. Hoje mostraremos como usá-la.

Usar a ferramenta de criptografar do Ubuntu é muito fácil, basta atualizar e ativar a ferramenta para usá-la. Quando você criar um volume criptografado no Ubuntu, o volume recebe o nome de "~/.Private". Você pode atribuir uma senha quando o volume é criado e você usará ela para visualizar ou copiar arquivos de e para o diretório criptografado.” [referência: edivaldobrito.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Curso de Elastix em São Paulo (15 a 17/05/13) - Últimas Vagas

anuncio, curso

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):

“O curso é dirigido a profissionais que desejam adquirir em pouco tempo, conhecimento sobre a instalação, configuração e administração do Elastix, um dos produtos que está revolucionando as comunicações via Internet, utilizando os sistemas PBX IP baseados no Asterisk, sendo a distribuição mais recomendada atualmente, devido as grandes funcionalidades e facilidades na configuração e utilização.

O aluno realizará na prática a criação e configuração de uma Central Telefônica IP a partir do zero, criando os ramais, troncos, gravações de chamadas, relatórios, URAs, conferências, gerenciamento de filas, etc. O curso é 100% prático.

Próximos cursos: Telefonia IP com Asterisk - 22 e 24/05 Online; Elastix - 05 a 07/06/13 - Belo Horizonte; Elastix - 12 a 14/06/13 - Online e A2Billing - 17 a 21/06/13 Online noturno. Contato: treinamentos@innovus.com.br ou (11)4063-7416 (21)4063-7416 (24)3076-2325” [referência: elastixbrasil.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Treinamento sobre Cluster de Virtualização KVm ensina a criar Data Center

anuncio, curso

Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘgmail·com):

“Treinamento realizado pela Tempo Real Eventos em parceria com a Savant demostra na prática como Montar um Data Center através de Cluster de Virtualização com KVM.

Com 16 horas de duração, presencial, o treinamento aborda os seguintes tópicos: · Introdução à virtualização · Instalando o virtualization manager · Instalando o Virtualization Hypervisor · Criando o Data Center, Clusters e Storage Domains · Instalando virtual servers · Instalando virtual desktops · Trabalhando com snapshots de vms · Trabalhando com templates de vms · Configurando o Cluster KVM e migrando vms entre os hosts

De acordo com Marcos Sungaila e a Tempo Real Eventos, futuramente este mesmo treinamento também deverá ser ministrado no formato online (atualmente ele é oferecido apenas nos formatos presencial e In company)” [referência: temporealeventos.blogspot.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/05/2013

Você está usando com sucesso o OpenOffice? Pode compartilhar seu caso?

aplicacoes

Enviado por Albino B Neto (binoanbΘgmail·com):

“Estamos prestes para bater os 50 milhões de download do Apache OpenOffice 3.4. É um marco muito importante para toda comunidade. Como parte disso estamos buscando citações de algumas histórias "interessantes", de empresas médias (ou grandes), organizações sem fins lucrativos, ou de consultor que implantou o OpenOffice. Se você tiver uma citação ou história, não fique envergonhado em contar-nos (pode ser em português). Envie um e-mail para o PPMC e Commiter da ASF, o Rob Weir: robweir@apache.org” [referência: openoffice.org]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 7/05/2013

11 de maio: Movimento Mozilla na Baixada Santista

evento

Enviado por Carlos Valim "Coragem" (coragemΘcoragem·info):

“O Movimento Mozilla é uma ação regional voltada para o esclarecimento da comunidade da Baixada Santista em geral a respeito do software livre, open web e como a Mozilla, por meio de sua filosofia e seus produtos, trabalha para que esses ideais continuem relevantes e cada vez mais presentes no dia-a-dia para todos os usuários de tecnologia.

Programação: 10h00 – Abertura;

10h30 – Palestra: Comunicação, colaboratividade e a Mozilla, por Diego Souza “Apu” e Paulo “Kretcheu”;

11h40 – Palestra: Webmaker, por Ricardo Pontes “Chuck”;

12h40 – Coffee break;

13h10 – Hello from Mark Surman, Mozilla Executive Director;

13h25 – Palestra: TelaSocial, por Marcio Galli;

14h35 – Palestra: Firefox OS, por Fábio Magnoni e Clauber Stipkovic;

15h45 – Video conferência: How Free and Open Source Software transformed my life, por Jon “maddog” Hall, Linux International Executive Director;

16h15 – + coffeebreak e fim do evento;

A incrição é gratuita e livre! Link da inscrição para as atividades: [va.mu/…] Local: Av. Dom Pedro I, 3300 - Guarujá - SP, Universidade Unaerp Campus Guarujá. Ache o local no Google Maps: [va.mu/…] Nos vemos lá! =D” [referência: mozillabrasil.org.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 7/05/2013

Beta 2 do elementaryOS Luna

distribuicoes

Enviado por Carlos Gomes (cjgomes·itΘgmail·com):

“Foi um total de 5 meses até o lançamento do Beta1 e o time do elementaryOS tem estado trabalhando arduamente para trazer o próximo beta. elementary recebeu muitos feedbacks positivos dos usuários felizes em todo o mundo. Também foi recebido uma tonelada de testers e relatórios de bugs.

Nós do elementary OS Brasil estamos felizes em anunciar que o segundo beta está pronto e com mais de 300 correções, eis aqui alguns grandes:” [referência: elementaryos-br.info]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 7/05/2013

Entrevista em áudio sobre a importância da migração do samba3 para o samba4

administracao

Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘtemporealeventos·com·br):

“A Tempo Real Eventos disponibiliza mais uma entrevista Podcast: Samba 4: Saiba porque é necessário atualizar o seu Samba3. A entrevista descontraída feita com Marcos Sungaila, diretor da Savant Tecnologia, aborda os seguintes tópicos: - O que é o Samba4 - Compatibilidade com a versão Samba3 - Diferenças entre a versão samba3 - Recursos necessários - Estabilidade - Casos de sucesso Savant de implementações já realizadas - Benefícios - Pontos negativos - Processo de migração (dicas úteis) - Considerações gerais

Segundo Marcos Sungaila vale destacar que "O Samba3 não é mais atualizado desde Dezembro de 2012. Apenas correções críticas de seguranca estão sendo realizadas. Quem usa Samba mais cedo ou mais tarde terá que utilizar o Samba4. O processo de Migração pode não ser tão simples. Planejamento é fundamental e necessario!". A entrevista pode ser baixada em formato mp3 ou conferida na web e ainda em smart phone / tablet através do uso do aplicativo soundcloud. Escute agora: [soundcloud.com/…]” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 7/05/2013

Adicionando indicadores meteorológicos e agenda de compromissos no Ubuntu 13.04

aplicacoes, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Duas coisas que o Ubuntu não tem na instalação padrão são indicadores de tempo e de calendário. Possivelmente, os desenvolvedores do Ubuntu um dia irão suprir essa demanda, mas até lá, podemos usar alguns indicadores de terceiros que funcionam muito bem. Há um indicador de tempo disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu 13.04, mas ele não funciona corretamente, então vamos usar o My Weather Indicator. E se você usa o Google Calendar, irá gostar do Google Calendar Indicator, um aplicativo que pode ser usado para adicionar facilmente novos eventos do Google Calendar, exibir seus eventos atuais com as notificações, pesquisar seus calendários e assim por diante.” [referência: edivaldobrito.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 7/05/2013