II Evento Tecnológico Castanhal Tech, 26/6

evento

Enviado por Nayanne Pacheco (ascomΘvirtuallink·com·br):

“O 2º Evento Tecnológico Castanhal Tech será realizado pela VirtualLink na cidade de Castanhal com o tema: “A Internet das Coisas. Como usar?”. Seu objetivo é levar à cidade uma maior formação da competência técnica e promover o desenvolvimento científico-tecnológico da Região.

O evento acontecerá no dia 26/06 de 15h as 21h e é voltado para Executivos, Gestores, Auditores, Consultores, Gerentes, Professores, Profissionais da Área de TI, além de Acadêmicos dos Cursos de Tecnologia e todos os demais afins. Maiores informações: [castanhaltech.com.br/…]” [referência: castanhaltech.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/05/2013

Visite e ajude a testar o futuro novo layout do BR-Linux

br-linux

Estou planejando algumas mudanças debaixo do capô do BR-Linux, que deixará de ser baseado na dupla WordPress + MySQL, e aproveitei para dar uma reestudada no layout.

O novo layout é responsivo (ao visitá-lo, reduza a largura do seu navegador para ver como ele se adapta a larguras de tablets e de smartphones), tem bem menos distrações ao redor do texto, e usa fontes maiores e escolhidas com mais capricho.

O trabalho está em andamento, mas pretendo migrar oficialmente todos os meus sites, começando pelo caçula BR-Mac, que não tem nem 800 posts ainda, já nos próximos dias.

Não tenho como testar em todos os navegadores (atualizados) e plataformas, portanto conto com os interessados para visitar e comentar (aqui neste post, preferencialmente) sobre eventuais problemas, sugestões, críticas, etc.

O novo layout exibindo o conteúdo do BR-Mac é assim:

Naturalmente a versão para o BR-Linux terá algumas diferenças visuais. Mas você pode visitar a versão atual em trilux.org/temp (está em testes, pode estar lento, errado ou mesmo fora do ar no momento em que você chegar). Não há problema em comentar lá, mas é possível que eu não leia, e a área de comentários que está lá não é a que vai ser ativada quando o site for migrado. Portanto, se o comentário for a respeito do próprio site, prefiro que seja feito aqui ツ

Para quem gosta de saber o que ocorre por baixo do capô, eu estou substituindo o WordPress + MySQL pelo Axe, o CMS estático que estou desenvolvendo há algumas semanas. Os detalhes estão publicados lá no site de testes, neste post.

Obrigado pela atenção e pelos seus testes!

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/05/2013

Melhorando o uso e a vida da bateria

distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Júpiter costumava ser uma das primeiras coisas a se instalar após uma nova instalação do Ubuntu em equipamentos com bateria, mas, infelizmente, o aplicativo foi interrompido e a versão antiga não funciona corretamente no Ubuntu 13.04. Felizmente, existem outras maneiras de melhorar o uso da bateria de seu equipamento e é justamente isso que veremos hoje.” [referência: edivaldobrito.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/05/2013

Como configurar um Debian GNU/Linux-Libre sem softwares proprietários

distribuicoes

Enviado por Albino B Neto (binoanbΘgmail·com):

“O sistema operacional Debian não é reconhecido pela FSF (Free Software Foundation) como sendo um S.O 100% Free Software, isso porque ele possui repositórios que dão suporte a softwares e libs não livres: contrib e non-free, que são adicionadas no arquivo source.list. Veja como você pode mudar essa configuração no link a seguir.” [referência: albinopcs.wordpress.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/05/2013

LibreOffice 4.0.3

aplicacoes

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):

“Berlim - A Document Foundation (TDF) anuncia o LibreOffice 4.0.3, para Windows, MacOS X e Linux, o terceiro lançamento da família LibreOffice 4.0. Os pacotes para Mac OS X e Intel são agora assinados pela The Document Foundation e devem agora passar pelo controle do MacOS 10.8, sem intervenção do usuário.

Leia a postagem na íntegra: [blog.pt-br.libreoffice.org/…]” [referência: blog.pt-br.libreoffice.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/05/2013

Acessando ssh sem senha

aplicacoes

Enviado por Vinícius Muniz (vmunizmΘgmail·com):

“Escrevi um post sobre como acessar o ssh sem digitar a senha. Tentei colocar tudo passo a passo, bem simples, para não se ter erros. Acredito que seja bastante útil, para criar aplicações, que precisem transferir arquivos entre servidores, podendo facilitar o uso de rsync, scp, entre outras trocas de arquivos. Você pode conferir aqui : http://viniciusmuniz.com/usando-ssh-sem-senha/” [referência: viniciusmuniz.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/05/2013

O proprietário do software e o Proprietário do ser humano

copyright, opiniao

Enviado por Pe. Marcelo Gabert Masi (paroquiairajubaΘgmail·com):

“"Falando de propriedade e liberdade, como não querer colocar as coisas em ordem, dando a cada um o que lhe pertence? O software absolutamente livre possibilita a socialização da propriedade privada individual, o que é muito diferente do socialismo, que limita ao máximo a propriedade individual, fazendo a sociedade ser o sujeito no lugar da pessoa individual. As coisas tornadas propriedades privadas propiciam um melhor exercício da liberdade de seus donos, na medida em que o que se passe a uma verdadeira propriedade, que é mais do que uma mera posse."” [referência: catolicismointeligente.blogspot.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/05/2013

Vaga para sysadmin GNU/Linux na Zona Oeste de São Paulo

anuncio, emprego

Enviado por Gabriel SOUSA (gabriel·sousaΘgmail·com):

“Requisitos: Instalação e configuração de sistemas GNU/Linux Servidores Web Apache e Ngnix Firewall: Conhecimentos profundos de Iptables Balanceamento e HA: ipvsadm, pacemaker/heartbeat/rhcs Monitoramento: apto a configurar sistemas de monitoramento Nagios/Zabbix Rede: Profundos conhecimento de redes TCP/IP Roteamento: OSPF (Quagga), BGP, iproute2 (H)IDS: OSSEC, Snort VPN: IPSEC, OpenVPN Virtualização: XEN e KVM

Diferenciais: Protocolos de meio de pagamento Idioma Espanhol: para suporte e instalação em outros países da América Latina Benefícios: VR, VT, Plano de Saúde, PLR, Curso de Francês ou Inglês Salário: Entre 4.5K e 5K CLT Para marcar entrevista favor enviar e-mail para gabriel.sousa@gmail.com”

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 10/05/2013

"Click": Ubuntu pode adotar novo formato de pacotes

distribuicoes

O Ubuntu está considerando adotar um novo formato de pacotes, definido internamente, que no momento tem o nome de Click. A intenção é adotá-lo nos pacotes para o Ubuntu de aplicativos desenvolvidos por terceiros, e não para o sistema em si, que continuará baseado no dpkg.

A descrição técnica do estado atual da proposta e de sua implementação inicial (que já está rodando, embora ainda em fase inicial do seu ciclo de vida) é interessante; por exemplo, os pacotes Click são puramente declarativos (nada de scripts para execução durante a instalação ou remoção), têm poucas dependência referentes ao sistema do empacotador (basta ter um ambiente Python na máquina), o que naturalmente facilita atrair a atenção de desenvolvedores externos, que não precisariam nem mesmo ter o Ubuntu instalado para empacotar seus aplicativos para ele. Como curiosidade, no momento a implementação inclui os pacotes Click em containers em formato .deb, o que facilita a integração com ferramentas existentes.

Os detalhes que mais me chamaram a atenção lembram bastante características (mas nem tanto a forma de implemetação) do brasileiro e pioneiro Gobolinux, incluindo a ausência de dependências entre aplicativos (dependências entre cada aplicativo e o sistema base podem haver), a instalação de cada aplicativo em seu próprio diretório, e a possibilidade de instalação sem ser root. (via lwn.net - “"Click packages" for Ubuntu [LWN.net]”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 9/05/2013

Debian agora é o sistema operacional default da Google Compute Engine

distribuicoes

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“Google está trazendo o Debian para o Google Compute Engine e está tornando-o o sistema operacional default para os desenvolvedores que usam o serviço. A Google dará suporte tanto para o Debian 6.0 quanto para o 7.0, que foi lançado esta semana.

Há algumas razões muito claras pelas quais a Google está fazendo do Debian seu sistema operacional default no serviço. Primeiro de tudo, é gratuito, disse Krishnan Subramanian, um analista de cloud e fundador da Rishidot Research. "Com o Ubuntu e Red Hat, o Google tem de lidar com os vendedores que querem ganhar dinheiro eles mesmos", disse ele. Além disso, o Debian tem uma grande base de clientes. E ele se encaixa com a cultura nerd da Google.” [referência: debianmaniaco.blogspot.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 9/05/2013

HowTo Online: Curso de Nagios - início em 13/05

curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Está aí o que vocês queriam!! Curso de Nagios iniciando em 13/05. O curso do curso é de R$300,00, que podem ser pagos em até 10x no cartão de crédito.

O Nagios é o hoje o recurso mais utilizado pelas empresas para monitoria de servidores e serviços. Todas as aulas do curso são voltadas para a parte prática de monitoramento de servidores. Nas aulas serão vistos exemplos reais dos serviços mais utilizados no mercado. Serão utilizados servidores Linux e Windows nos laboratórios (se serão todos virtualizados). Serão vistas situações de alertas feitos através de e-mail e SMS.

Os recursos oferecidos são:

5 vídeos aulas práticas; Apostila do curso; Disponibilidade do instrutor para plantão de dúvidas, caso o aluno solicite; Conta de FTP para o aluno baixar as vídeo aulas; Portal do aluno, para ele assistir as aulas pela internet, acessar as apostilas e fazer os laboratórios.” [referência: brunoodon.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 9/05/2013

FenaLivre - Passo Fundo / RS

evento

Enviado por Matheus Carvalho (gnu·matheusΘgmail·com):

“O que é o Fenalivre? O Festival Nacional de Cultura Livre (Fenalivre) é um evento organizado por um grupo de voluntários e entusiastas do software livre para divulgar e compartilhar a cultura livre em todas as áreas do conhecimento.

O evento acontece semestralmente, na cidade de Passo Fundo/RS, e conta com palestrantes e profissionais da área de TI que ministram oficinas voluntariamente para compartilhar seu conhecimento.

Para que o evento sempre mantenha sua ideologia original, foram criados cinco princípios que norteiam a organização do evento. São eles: Colaboração voluntária; Pouca fala, muita prática; Sem vendas aqui!; Somente software livre!; Inovação, sempre!

Quer participar? Faça sua inscrição agora mesmo pelo site www.fenalivre.com.br” [referência: fenalivre.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 9/05/2013

Audacity: um editor de áudio open source

comunidade

Enviado por Rafael Schouery (contatoΘmafagrafos·net):

“O Audacity é um editor de áudio distribuído através da licença GPL e disponível para várias plataformas. O Audacity permite trabalhar com diversas faixas diferentes de audio e permite, entre outras coisas, a conversão entre diversos formatos de audio como WAV, OGG e MP3 (que requer que a biblioteca LAME seja instalada), realizar cortes e mixar várias faixas.

Nesse post falamos um pouco mais sobre o Audacity, inclusive mencionando a minha experiência em editar Podcast usando o Audacity.” [referência: mafagrafos.net]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 9/05/2013

Manjaro Linux 0.8.5.2

distribuicoes

Enviado por Holmes (holmes_holmesΘlive·com):

“Depois de algumas semanas do lançamento do Manjaro 0.8.5 e 0.8.5.1, a equipe acaba de lançar uma nova ISO numerada como 0.8.5.2. Devido às grandes mudanças ocorridas recentemente, a 0.8.5.2 se enquadra como uma versão de manutenção das anteriores (0.8.5 e 0.8.5.1). Essa versão inclui a nova estrutura dos repositórios, Pacman 4.1, GTK 3.8, também inclui a mais recente atualização do último dia 05 de maio. Os problemas relatados pela comunidade também foram corrigidos. As principais mudanças são: a) instalador gráfico atualizado e traduzido para os seguintes idiomas: ca, el, en, es, it, pt_BR e ro; b) Manjaro Settings Manager atualizado; c) Kernel Linux 3.8.11 como padrão; d) Xorg 1.14.1; e) problema de segurança resolvido, etc. Essa versão do 0.8.5.2 também inclui a edição oficial do Openbox, que também foi atualizado. Manjaro Openbox inclui uma série de mudanças em relação às versões anteriores, incluindo: a) suporte multimídia completo; b) aplicações multimídia adicionais, incluindo QupZilla, PAMAC, VLC e Xnoise; c) menu obmenu-generater revisado; d) um novo look baseado nas imagens AngieMyst’s wonderful “light vines”. Para mais informações visitem o Manjaro Brasil (http://www.manjaro-linux.com.br).” [referência: manjaro-linux.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 9/05/2013

Linux para hardware com recursos limitados

distribuicoes-nacionais

Enviado por Patrick d'Emmabuntüs (patrickΘemmabuntus·org):

Emmabuntüs 2 é uma nova distribuição Linux baseada no Xubuntu 12.04. Esta distribuição foi projetado para facilitar a renovação dos computadores dados a associações de ajuda humanos, especialmente das comunidades Emaús (onde vem o nome) e promover a descoberta de Linux por iniciantes, mas também para aumentar a vida útil dos equipamentos e reduzir o desperdício causado por excesso de consumo de matérias-primas.

Esta distribuição inclui muitas características modernas, como grande número de programas pré-configurados para o uso diário, dockbar para lançar aplicações, controle parental, fácil instalação de software non-free e codecs de mídia, e configuração rápida através de os scripts automatizados.” [referência: superdownloads.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 9/05/2013