NIC.br convida gestores de TI para conhecer e discutir a implantação do IPv6

Tags: evento

Enviado por NIC.br:

“Para conversar sobre como essa mudança afeta a área de Tecnologia da Informação das empresas e trocar experiências com empresários e gestores de TI, o NIC.br realizará no dia 13 de agosto, às 08h30, o evento IPv6 no Café da Manhã, com o tema IPv6 para gestores de TI.

O IPv6 no Café da Manhã será gratuito e terá possibilidade de participação presencial ou através da transmissão ao vivo que será realizada na Internet durante o evento. As vagas são limitadas. Aqueles que desejarem comparecer à sede do NIC.br devem se inscrever em http://ipv6.br/cafe/” [referência: ipv6.br]

Rails Girls Em Fortaleza - Um Palco Para a Criatividade Feminina

Tags: evento, curso, desenvolvedores, comunidade

Enviado por Marcelo Cavalcante (marceloΘmarcelocavalcante·net):

“O Rails Girls é um evento mundial, o qual acontece em datas diferentes em diversas cidades pelo mundo, inclusive Fortaleza.

Seguindo a descrição oficial do evento…

Nosso objetivo é dar ferramentas e uma comunidade para que as mulheres entendam tecnologia e desenvolvam suas próprias ideias. Fazemos isto fornecendo uma grande experiência em construção de coisas e tornando a tecnologia mais acessível.

Aprenda a desenho, prototipação, programação básica e seja apresentada ao mundo da tecnologia. O Rails Girls nasceu na Finlândia, mas hoje em dia é uma comunidade global de voluntários, sem fins lucrativos.

Mais uma vez Fortaleza será a sede de um Rails Girls no Brasil.

Venha participar desse curso, totalmente gratuito, com dois dias intensivos onde poderá aprender muito sobre o mundo do desenvolvimento de software utilizando Ruby on Rails e ver que computador não é “coisa de menino”. E o melhor, você não precisa saber nada sobre programação! Basta ter vontade de aprender coisas novas.

Quando? 16-17 de Agosto, 2013. Venha aprender como desenvolver aplicativos web com a ajuda de excelentes coaches. Você precisa de um laptop, curiosidade e imaginação.” [referência: blog.marcelocavalcante.net]

Programando o Raspberry Pi: livro da Novatec apresenta os primeiros passos com o Python, ganhe seu exemplar!

Tags: raspberry-pi, desenvolvimento, livro

O Raspberry Pi foi criado para despertar o interesse e as condições técnicas necessárias para que uma nova geração de estudantes aprendesse a gostar de programar, sem para isso ter de cursar computação ou outras áreas correlatas, e o livro Programando o Raspberry Pi mostra o quanto ele está apto a cumprir esse objetivo.

O autor, Simon Monk, não é novato na área: antes de se aventurar no Pi, ele já havia escrito sobre o Arduino, por exemplo. E neste novo livro ele trata do aprendizado da linguagem Python considerando o ambiente de desenvolvimento e execução proporcionados pelo diminuto Raspberry Pi.

Não que seja um ambiente limitado: pelo contrário, desenvolvendo para o Pi há oportunidade de experimentar conceitos que em um desktop tradicional podem ser mais complexos, em especial o interfaceamento com dispositivos.

Nas 190 páginas do livro você encontra 2 capítulos introdutórios apresentando o Pi e os passos iniciais de configuração, e a partir daí vêm 10 capítulos focados no aprendizado da programação, desde uma introdução à linguagem Python (incluindo tipos simples e estruturados, arquivos, conexões à Internet, interfaces gráficas), passando pela programação de jogos e até pela cereja do bolo: a interface com hardware, que vem em 3 capítulos, sendo 2 deles na forma de projetos de aplicação: relógio e robô.

Naturalmente boa parte do livro só faz sentido para quem ainda não programa em Python, já que as diferenças nos ambientes não são tão grandes a ponto de exigir um reaprendizado. A ideia que eu percebo no livro é exatamente a do objetivo inicial do Pi: transformá-lo em uma plataforma que permita e estimule o aprendizado não apenas da linguagem, mas das técnicas de programação.

O sumário está disponível em PDF, e o capítulo inicial, apresentando o Raspberry Pi, pode ser consultado online.

Li, gostei, e pela primeira vez estou com vontade de comprar um Raspberry Pi para colocar em prática alguns dos exemplos do livro ツ

Ganhe seu exemplar: Tenho um exemplar do livro para sortear entre vocês. Para participar, basta seguir o @brlinuxblog e twittar até a meia-noite de quarta-feira (7.8.2013) a seguinte frase: Estou concorrendo ao livro de programação Python no Raspberry Pi sorteado pela @novateceditora e pelo @brlinuxblog - http://br-linux.org/

Só vale um twit por pessoa, o sorteio será feito por mim com ajuda do random.org, e casos omissos serão resolvidos soberanamente pela administração do site BR-Linux. O vencedor será comunicado via @brlinuxblog.

Calligra 2.7 Released | Calligra Suite

Tags: office

Enquanto não faltam exemplos de projetos que parecem andar de lado há anos enquanto buscam novos ventos que os impulsionem, o Calligra, suíte de aplicativos de escritório do KDE nascida em 2010 a partir de um fork do KOffice, vem dando shows de avanço na sua lista de recursos a cada nova versão, e é o caso do Calligra 2.7, lançado no final da semana passada.

A nova interface de acesso às ferramentas é a da imagem acima, e está disponível no Words, Author, Sheets e Stage.

O Author, que é a ferramenta voltada a escritores, ganhou suporte ao formato EPUB3, que permite incluir fórmulas matemáticas e conteúdo multimídia, e passou a poder lidar com capas em formatos de imagem. As fórmulas podem ser entradas em 2 modos, um baseado no matlab/octave e outro no LaTEX.

O gerenciador de projetos Plan ganhou melhorias no agendamento de tarefas e passou a poder exportar seus dados como planilha ou texto CSV.

Já o editor de imagens 2D Krita recebeu uma série de novidades, incluindo uma nova ferramenta de paths à mão livre, melhorias nos filtros, nos enquadramentos, nas texturas, na importação e exportação para o Photoshop (PSD) e mais. (via calligra.org - “Calligra 2.7 Released | Calligra Suite”)

Migrar do MySQL para o MariaDB: passo a passo

Tags: admin

O MariaDB é um fork do Oracle MySQL criado em 2009 por Monty Widenius, criador original do MySQL, e que vem sendo adotado como sucessor da base de código original por vários projetos e distribuições.

De modo geral, é possível migrar do MySQL para o MariaDB e vice-versa sem modificar as bases de dados, se ambos forem da mesma versão major (ao menos por enquanto), e este tutorial do BeginLinux mostra passo a passo como fazer em um servidor baseado no Debian. Duas advertências: o passo a passo é para um caso simples, e a importância de fazer um bom backup e saber como recuperá-lo precisa ficar bem clara antes de começar.

Ubuntu Edge - A história do Software, vídeo da Canonical legendado

Tags: distribuicoes, video

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“Um dos trabalhos que é proposto ser feito no canal LinuxVlog, é o de legendagem de vídeos, trazendo conteúdo direto da fonte, em português brasileiro. Afinal não é só software que precisa ser traduzido. E aqui segue um dos vídeos legendados que fizemos a pouco: Um dos vídeos promocionais da Canonical sobre o Ubuntu Edge.

Você também pode nos ajudar com mais legendas, basta entrar em contato por qualquer rede social, e-mail, ou site. Até o próximo!” [referência: youtube.com]

Silica: Jolla anuncia nova versão do seu SDK

Tags: pos-pc, desenvolvedores

Enviado por Diogo (diogotrcΘgmail·com):

“Jolla, a empresa finlandesa formada por antigos funcionários da Nokia, criadores de grandes produtos como N900 e N9, já com seu smartphone em pré-venda, anunciou seu novo SDK, dessa vez baseado em Qt5, QtQuick2 & Wayland.

O SDK é compatível com Linux, Windows e OS X. Pegue o seu em: [sailfishos.org/…]” [referência: sailfishos.org]

Audio Recorder: um gravador de áudio para Linux

Tags: instalar

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Audio Recorder é um aplicativo gravador de áudio para o GNOME 3 e Unity. Este incrível programa permite que você grave o áudio de qualquer parte de seu PC para um arquivo.

Ele pode gravar áudio da placa de som do seu sistema, microfones, dos navegadores, webcams e muito mais. Simplificando, se o áudio sair dos alto-falantes do seu PC, você pode gravá-lo.” [referência: edivaldobrito.com.br]

ITIL: Ferramentas livres para apoiar projetos de governança de TI

Tags: itil

Enviado por Christian Guerreiro (christian·guerreiroΘgmail·com):

“Relacionei ferramentas livres, processos e características mais destacadas do ITIL, considerando as soluções que julguei mais úteis para apoiar projetos de implantação de governança de TI.

O resultado é um quadro resumo que destaca processos suportados, maturidade e outras características relevantes das ferramentas, considerando os levantamentos anteriores feitos com software livre relacionado a governança de TI, especialmente ITIL.” [referência: blog.tecnologiaqueinteressa.com]

Faça o download da Revista Espírito Livre n. 52

Tags: evento

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A nova edição da Revista Espírito Livre já está disponível. O número 52 é um especial concebido durante o fisl14. Parte das matérias foi redigida pelos voluntários da comunicação do evento, e o processo de design também iniciou por lá, na oficina "Diagramando a Revista Espírito Livre - Edição especial do FISL14", ministrada por João Fernando da Costa Júnior, editor-chefe, diagramador e responsável pela revista.

A edição inclui ainda um artigo do coordenador adjunto da Associação Software Livre.Org Thomas Soares sobre Revolução Energética, um artigo de Alessandro Moura explicando o Zabbix, e um "diário de bordo", no qual Hélio Loureiro conta sua experiência durante os quatro dias de Fisl.

Para ler e baixar, acesse o site da revista.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Configurando hora com NTP e definição de fuso horário no Debian e derivados

Tags: distribuicoes

Enviado por Mayck Xavier (mayckxavierΘgmail·com):

“NTP é um protocolo de sincronização de data e hora por uma conexão de rede, inclusive internet. O delta em relação ao GMT (horário de Greenwich) é uma das formas de indicar em qual fuso horário você está, e uma configuração errada pode fazer a diferença de até um dia no seu sistema operacional.

Em sua estréia, o Linux Troubles mostra como configurar NTP e GMT no seu sistema Linux.” [referência: linuxtroubles.com]

Curso Online: Cluster de Alta Disponibilidade a partir de 19.08.2013

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 19/08 a 23/08/2013, de 2a a 6a feira de 20h as 22h, acontecerá o curso Online Cluster de Alta Disponibilidade.

O objetivo desse treinamento é dar uma visão introdutória para a construção de clusters linux de alta disponibilidade.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

Linux Foundation agora é integrante do conselho da GNOME Foundation

Tags: linux, gnome, unidos

Karen Sandler, gestora da GNOME Foundation, anunciou na conferência GUADEC que a Linux Foundation agora faz parte do Conselho de sua entidade, onde se junta a organizações Google, Intel e Red Hat.

Os membros do Conselho apoiam as atividades do GNOME tanto em suas decisões quanto financeiramente, porque não é uma posição gratuita. Um representante da IBM declarou que é uma oportunidade para as duas influentes organizações trabalharem juntas. (via heise.de - “GUADEC: Linux Foundation joins the GNOME Foundation in | The H Open Source”)

Ficamos mesmo pra depois: Firefox OS chega à Colômbia e Venezuela

Tags: e-o-brasil

Em janeiro a Telefonica veio ao Brasil mostrar "oficialmente" o primeiro celular com o Firefox OS, e na mesma ocasião a Mozilla repetiu que "o primeiro país a receber o smartphone será o Brasil, país visto como um mercado forte para smartphones de baixo custo".

Aí o Firefox OS foi lançado em países europeus como Espanha e Polônia, e ontem foi lançado na Colômbia e na Venezuela, em aparelhos Alcatel e ZTE. "Na Colômbia, ambos os aparelhos, na modalidade pré-paga, custarão cerca de US$ 105. Na Venezuela, o Alcatel One Touch Fire custará cerca de US$ 276 e o ZTE Open, US$ 184." Na Espanha o ZTE Open sai por US$ 90, segundo a reportagem.

E o Brasil? Agora a Mozilla diz que os seus celulares chegarão ao nosso mercado no último trimestre de 2013. (via g1.globo.com - “Celular com sistema operacional Firefox chega ao Brasil até dezembro”)