Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Em tempos de bisbilhotice internacional, Serpro aponta software livre como resposta

Tags: snowden

Via info.abril.com.br:

“O mundo do software livre é uma belíssima resposta a tudo isso que está acontecendo no mundo hoje. Se nós trabalhamos com códigos fechados, que não nos permitem saber o que estão fazendo, é muito mais propício a uma decisão desse fornecedor se vai nos espionar ou não. No mundo do software livre, a decisão passa para nós, muda de lado, passa para o mundo do usuário”, explica o o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), lembrando que a implementação do software livre em plataformas de governos sempre teve como foco aumentar a segurança dos dados dos países.

Para debater essas e outras questões, o Serpro promove, de 13 a 15 de agosto, a sexta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), em Brasília. O tema deste ano é Portabilidade, Colaboração e Integração. “São temas muito atuais: estamos trabalhando com a lógica de que o mundo da tecnologia vai ter que suportar mobilidade, rede social, grandes quantidades de informações”, disse.

O evento terá 50 oficinas e 150 palestras, com a participação de representantes de diversos países, entre agentes públicos, movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para debater tecnologias que podem ampliar o acesso à informação e agilizar a prestação de serviços públicos.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

The H: uma das melhores publicações on-line sobre código aberto fecha as portas

Tags: adeus

São poucos os veículos on-line acessíveis gratuitamente que se destacam por publicar regularmente material bem-informado sobre código aberto, e agora temos um a menos: o The H fechou, após quase 5 anos de operação e incontáveis menções aqui no BR-Linux.

A razão foi claramente exposta: apesar de gerar bastante tráfego, não foi possível convertê-lo em faturamento suficiente para produzir um modelo de negócio viável.

Fácil de compreender, e mesmo assim impossível deixar de lamentar. Em especial, desejo aos articulistas e repórteres de lá que encontrem rapidamente outras publicações interessadas em suas habilidades, de preferência cobrindo a cena open source também. (via h-online.com - “The H is closing down - The H Open: News and Features”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Geeksphone recebe o Firefox OS 1.1

Tags: primeiro-no-brasil, pos-pc

O Firefox OS, sistema operacional que a Mozilla confirmou, no começo do ano, que seria lançado primeiro no Brasil, já está tendo atualizações nos aparelhos lançados no exterior, e talvez chegue em aparelhos do mercado brasileiro nos próximos meses.

Vale destacar que o desenvolvimento acelerado do navegador Firefox também vai acometer o Firefox OS, que terá versões trimestrais assim que a Mozilla conseguir.

Via info.abril.com.br:

A Geeksphone, primeira a adotar o novo Firefox OS, da Mozilla, liberou a atualização para a versão 1.1 do sistema.

Os proprietários dos modelos Keon e Peak podem atualizar manualmente seus smartphones. Segundo o Engadget, a atualização reduz o tempo de inicialização, corrige uma série de bugs e melhora a navegação e tela.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

"Filhos do Linux": vídeo mostra a reação de 2 garotos expostos ao Windows pela primaira vez

Tags: video

Enviado por Auder Faleiro (auder_2Θhotmail·com):

“Essa é uma matéria do olhar digital no qual mostra a reação de duas crianças acostumada desdo seu primeiro contato com o Linux ao ser deparar com o windows.” [referência: youtube.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

BitTorrent Sync vira beta, recebe controle de versões e um app para Android

Tags: pos-pc

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Está precisando de uma ferramenta segura para sincronização de arquivos peer-to-peer que funciona no Linux, Windows, Mac OS X e dispositivos NAS? BitTorrent Sync pode ser o que você quer.

O aplicativo é gratuito para usar, mas não é open source, embora os desenvolvedores tenham recentemente comentado que ainda podem considerar esta opção. Ele entrou em estado beta de desenvolvimento e nessa nova fase traz várias melhorias, incluindo um novo recurso de versionamento de arquivo chamado SyncArchive, bem como um novo aplicativo Android. Um aplicativo iOS está previsto para ser lançado em breve.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Amanhã: Hangout sobre Pfsense

Tags: instalar, evento, video

Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“Essa vai ser minha primeira experiencia com o Google Hangout como ferramenta de treinamento remoto e nisso estarei fazendo uma conferencia sobre uma apresentação do Pfsense e sua instalação e implementação básica. Neste hangout, estarei trabalhando com a versão 2.0.3 (última estavel), serão 2 horas programadas, sendo 1 hora para apresentação e mais 1 hora para perguntas e qualquer outro troubleshoot.

Como é uma apresentação do Pfsense e uma abordagem inicial de implementação do mesmo, não é exigido nenhum tipo de pre-requisito para participar.

Como o Hangout tem um limite de participação ativa de 15 pessoas, estarei nesse primeiro momento fazendo um cadastro via email para as pessoas que querem participar ativamente da conferencia, as outras pessoas poderão participar do mesmo ao vivo via youtube ou posteriormente com o hangout gravado disponivel também no youtube.

O Hangout esta programado para a próxima terça-feira (23/07), que quiser participar ativamente, envie-me um email para o endereço luizgustavo@luizgustavo.pro.br que no dia eu envio o convite de participação.

O horário do Hangout será de 20:00 as 22:00 (horário de Brasilia)

Qualquer dúvida, pode comentar abaixou ou me enviar email.” [referência: luizgustavo.pro.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

UbuntUCA, Ubuntu para o projeto Um Computador por Aluno

Tags: distribuicoes, inclusao-digital

Via ubuntero.com.br:

O UbuntUCA é um projeto educativo, social, voluntário, independente e sem fins lucrativos. É uma remasterização do Ubuntu (10.04.4), desenvolvida para os laptops do Programa UCA (Um Computador por Aluno), sendo uma solução ideal para embarcar os laptops do ProUCA da sua escola.

Sua interface é adaptada à telas pequenas, além de ser agradável, leve e funcional. Sua coleção de aplicativos é capaz de atender a praticamente todas as necessidades dos professores e alunos em sala de aula.

O UbuntUCA vem pronto para o uso, não sendo necessário nenhuma configuração extra do sistema após a instalação. É literalmente: Instalar e Usar!

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançado o Wine 1.6 – instale e experimente as novidades

Tags: drivers, instalar, distribuicoes

Veja a lista de softwares suportados pelo Wine.

Enviado por TK90X Fan (reikainosuke-tkΘyahoo·com·br):

Wine (Wine Is Not an Emulator) é um programa que permite um software do Windows rodar em outros sistemas operacionais como o Linux.

Depois de 16 meses de desenvolvimento, finalmente foi lançada a versão estável 1.6. Dentre as mudanças, destacam-se drive de Mac, suporte completo para transparência de janelas e novo pacote Mono para suportar aplicações .NET. O código fonte da nova versão está já disponível e, com tempo, os binários também serão compilados e oferecidos.” [referência: cantinhotk90x.blogspot.com.br]

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Após 16 meses de desenvolvimento, foi lançada uma nova versão estável do Wine: 1.6. A versão traz aproximadamente 10.000 alterações, incluindo suporte completo para a transparência de janelas, um novo pacote Mono para suporte de aplicativos .NET, bem como um novo driver de Mac. Ficou curioso? veja mais novidades e como instalar no Ubuntu.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Palestra online: principais vulnerabilidades em aplicações web - OWASP Top 10 2013

Tags: patrocinador, evento, curso, falha, vulnerabilidade

Enviado por Carim Fernandes (contatoΘclavis·com·br):

“A Academia Clavis ministrou uma palestra online gratuita sobre as principais vulnerabilidades em aplicações web com base na última versão do projeto OWASP Top 10. O objetivo do webinar foi apresentar a mudança destes últimos 3 anos, e quais pontos ainda continuam persistentemente vulneráveis no que tange aplicações web. Assista a palestra através do link: [blog.clavis.com.br/…]

A Academia Clavis Segurança da Informação ministra um treinamento online onde este e muitos outros assuntos são abordados: o Auditoria de Segurança em Aplicações Web EAD.

O treinamento Auditoria de Segurança em Aplicações Web visa apresentar os princípios e técnicas para auditorias de segurança em aplicações Web, abordando conceitos fundamentais da área, detalhando as principais vulnerabilidades, formas de exploração e métodos de mitigação destas falhas. Serão apresentadas metodologias e ferramentas, assim como cenários para demonstrações práticas de ataques à aplicações web.

O curso Auditoria de Segurança em Aplicações Web conta com um investimento de 12 parcelas de R$ 63,72 em 18 horas de duração. Os alunos inscritos nesta turma terão acesso gratuito aos vídeos dos últimos treinamentos online Linux Essentials EAD e Fundamentos – Redes de Computadores EAD, com 36 horas de aulas adicionais, totalizando então 54 horas de carga horária total! \o/” [referência: blog.clavis.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Intranet Open Source: Vindula é uma estratégia moderna e econômica de integração e comunicação

Tags: instalar, desenvolvedores

Enviado por Isabella Sarmento (isabellaΘmktcomunicacao·com·br):

“A distribuição de informações é uma tarefa complicada, principalmente em empresas que têm muitos funcionários. Para garantir que a comunicação seja realizada de forma segura, constante e confiável entre todos os departamentos envolvidos, muitas empresas (como Unimed, Fiocruz Bio- Manguinhos e a Accesstage), têm adotado essa ferramenta.

“Muitos segmentos têm experimentado bons resultados e investido cada vez mais neste tipo de projeto: é mais do que um canal de comunicação significativo. Trata-se de uma estratégia moderna e barata, dependo do tamanho do projeto”, pontua Fábio Rizzo, CEO do Vindula.

Criada para facilitar a vida de departamentos como o de RH, Marketing e Comunicação, a intranet vem se destacando pela possibilidade de interação que proporciona, como a inserção de recados, notícias e comunicados de forma instantânea, permitindo que colaboradores de diferentes setores comentem e contribuam as informações disponibilizadas sobre projetos da corporação.

Além de incentivar o trabalho em equipe, no Vindula é possível adequar diversas funcionalidades, tais como: edital, memorandos, aniversários, alertas, além de disponibilizar toda a documentação do funcionário e seu holerite, numa espécie de RH virtual, tudo de acordo com a necessidade da empresa e de seus departamentos. “É uma oportunidade para que gestores e o departamento de RH possam conhecer outras aptidões de seus colaboradores por exemplo” , finaliza Rizzo.

Primeira solução de intranet corporativa Open Source do Brasil, o Vindula é um software gratuito, desenvolvido com o intuito de ser um facilitador de comunicação entre os colaboradores e a empresa. De fácil instalação e navegação, a ferramenta permite total liberdade na alteração do código e manutenção do software. Além disso, o Vindula foi construído utilizando o gerenciador de conteúdo Plone, um dos gerenciadores Open Source mais poderosos do mercado, capaz de integrar qualquer tecnologia, Java, DotNet, PHP, todos através de interfaces de WebServices. Com interface ágil e intuitiva, o software agrega mais funcionalidade aos sistemas operacionais, podendo ser instalado na plataforma da empresa ou hospedado no sistema de nuvem através de SaaS. Acesse: www.vindula.com.br” [referência: vindula.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Controle de Acesso Web para o Framework CakePHP

Tags: comunidade, php

Enviado por Ribamar FS (ribafsΘgmail·com):

“Devolvendo um pouco do que aprendi e recebi da comunidade, venho trazer este pequeno componente que está me sendo útil e me ajudou a aprender mais sobre o Cake. Este componente controla o acesso de cada usuário a cada action do aplicativo. O gerenciamento das permissões de cada usuário é feito através de uma interface web.

O componente é pequeno e tem um código simples o que convida a customizar e melhorar o mesmo. Completando ele está no GitHub, que permite mais facilmente colaboração: [github.com/…] Download - [github.com/…]

Junto ao pacote, para facilitar os testes, adicionei um pacote (auth_acesso.zip) com o Cake e os componentes Auth e Acesso implementados, prontos para uso e para mostrar o funcionamento do componente Acesso. Apenas descompacte, crie o banco auth_acesso e importe o script sql do raiz. [localhost/…] Acesse com login - admin e senha - admin

Para gerenciar as permissões abra o controller privileges. [localhost/…]. Sugestões e críticas serão muito bem-vindas.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Aumentando a velocidade de arranque do LibreOffice

Tags: office, portugal

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“O LibreOffice é uma excelente suite de escritório pelo simples facto de proporcionar um ambiente muito profissional para desenvolvimento de documentos a um preço nulo, visto que é um programa Livre.

Apesar de ele ser ótimo no conjunto de funcionalidades que traz por padrão, na verdade há melhorias que se podia fazer, nomeadamente ao nível estético e ao nível da sua performance. Assim, neste artigo apresentamos-lhe uma alteração que poderá aumentar consideravelmente a velocidade de arranque do seu LibreOffice.” [referência: ubuntued.info]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Fórum oficial do Ubuntu atacado por crackers e alerta usuários para que mudem suas senhas

Tags: distribuicoes, seguranca

No fechamento deste artigo o site informa que a equipe de segurança da Canonical está trabalhando para restaurar as operações normais, confirmava que todos os logins, senhas (na forma de salted hashes) e endereços de e-mail dos usuários do Ubuntu Fórums estão nas mãos de quem atacou, e sugere fortemente que quem usava a mesma senha de lá em algum outro serviço a troque imediatamente.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Neste último Sábado, os fóruns oficiais da distribuição Ubuntu sofreram um ataque de defacement causado por um cracker chamado Sputn1k. Quem tentou acessar a página via a imagem de um pinguim segurando um fuzil AK-47 que, uma vez clicada, levava à página da conta do Twitter do autor.

No momento em que essa notícia é escrita, os fóruns estão fora do ar, com uma mensagem dos administradores, que indicam outros locais para se pedir ajuda relativa ao sistema.

Se você participa dos fóruns, é recomendável mudar sua senha.” [referência: ubuntuforums.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Por causa das taxas: Raspberry Pi pode ter fábrica no Brasil

Tags: importacao, taxa, pi

Vamos torcer.

Via tecnologia.ig.com.br:

Eben Upton, diretor-executivo do Raspberry Pi Foundation, que desenvolveu o computador mais barato do mundo, o Raspberry Pi, está estudando abrir uma fábrica no Brasil para baratear o preço do produto no País.

O RasberryPi é vendido por US$ 35 (R$ 78) no Reino Unido, mas chega ao Brasil custando US$ 85, cerca de R$ 189. "As taxas de importação do Brasil são quase proibitivas", diz ele em entrevista à BBC Brasil.

"Por isso, se conseguirmos produzir o Pi por lá, tornaremos o produto muito mais acessível e poderemos também facilitar a distribuição para toda a América Latina," acrescentando que considera a região um mercado prioritário.

Sem fornecer números precisos, Upton disse que atualmente vende "algumas milhares" de unidades do computador no Brasil, o que ele considera pouco diante do tamanho da população, renda média e "entusiasmo dos brasileiros por tecnologia."

Ele afirma que ainda está no estágio de reconhecimento do mercado e que ainda não negociou com possíveis parceiros a fabricação do Pi no Brasil.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Quase nativo: Wunderlist 2 agora tem versão empacotada no Chrome

Tags: pouco, tarde

No auge de sua popularidade, o app gratuito de gerenciamento de tarefas Wunderlist tinha versão nativa para Linux. Aí seus desenvolvedores lançaram o Wunderkit, pago, para concorrer com o próprio Wunderlist. Não deu certo, eles desistiram do Wunderkit, descontinuaram o Wunderlist, e lançaram o Wunderlist 2, que logo em seguida passou a ter opção de uso comercial – e do qual não houve versão nativa para Linux.

Mas dava de usar a versão web, e agora os desenvolvedores lançaram uma versão empacotada no Chrome, que roda como um aplicativo independente, e tem acesso a recursos do sistema como notificações e menus, além de permitir trabalhar offline, com sincronização posterior.

Usei o Wunderlist e o Wunderlist 2 por anos, mas recentemente cheguei ao meu limite com ele (contei os detalhes no artigo "Tchau, Wunderlist: perder meus dados (e nem saber dizer quais) é abuso demais"). Para quem gosta, entretanto, a versão empacotada no Chrome pode não ser um aplicativo nativo, mas em termos de interface é melhor do que rodar dentro do navegador. (via webupd8.org - “Popular Task Management App `Wunderlist` Available As Chrome Packaged App ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]