Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Palestra em vídeo sobre o framework Bang.sh - Bash Script no Velho Oeste

Tags: desenvolvedores

Via www.infoq.com:

Conheça o Bang.sh, um framework escrito em Bash Script com suporte a testes unitários, incluindo mocking, que permite disparar exceções e desfrutar de um options parser e uma série de funções utilitárias. De forma totalmente modular, desenvolva e teste seus scripts.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Videogame no tratamento de um transtorno psicológico

Tags: jogos

Enviado por TK90X Fan (reikainosuke-tkΘyahoo·com·br):

“Pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, em parceria com o departamento de Medicina Molecular da UFMG e com a Duke University, dos Estados Unidos, estão desenvolvendo um jogo cujo objetivo principal é treinar, nos jogadores, o controle inibitório que é a habilidade de frear respostas inadequadas a estímulos ambientais, algo que não funciona bem nos portadores da doença.

Para maiores detalhes, veja a notícia na Agência FAPESP.” [referência: cantinhotk90x.blogspot.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Untangle 10.0: gateway baseado no Debian

Tags: distribuicoes, patrocinador

Enviado por Paulo Oliveira (contatoΘlinuxsolutions·com·br):

“A Untangle anunciou o lançamento de Untangle Gateway de 10,0, um gateway de rede baseado em Debian com módulos para aplicações de rede, como bloqueio de spam, filtragem web, anti-vírus, anti-spyware, prevenção de intrusão, controle de banda, portal cativo, VPN e firewall.

"A Untangle, Inc. anunciou o lançamento do Untangle 10.0, a última versão de seu software de firewall multi-função premiada. O Untangle 10.0 é a atualização mais significativa para a plataforma popular em mais de cinco anos. A versão 10.0 inclui um novo aplicativo, HTTPS Inspector, bem como uma refatoração completa de sua arquitetura de rede mais e mais sites e aplicações populares exigem que os usuários se conectem via HTTPS".

Para baixar o Untangle, acesse: [download.untangle.com/…] (32 bits) ou [download.untangle.com/…] (64 bits)

Leia o press release em: [untangle.com/…]” [referência: untanglebrasil.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Consumo de software pirata cai 11%, diz estudo | INFO

Tags:

Via info.abril.com.br:

O brasileiro tem consumido menos softwares ilegais do que há sete anos: em 2005, o consumo era de 64% em relação ao total comercializado e, no ano passado, esse valor caiu para 53%, segundo pesquisa inédita divulgada nesta quarta-feira, 18, pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP). O estudo indicou que em 2012 a população brasileira gastou R$ 23,8 bilhões com produtos piratas.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Torvalds confirma desconfirmando que o governo dos EUA já o abordou para colocar backdoor no Linux

Tags: nsa

Durante uma das sessões de perguntas e respostas da LinuxConf, Linus Torvalds recebeu uma pergunta direta: se ele já foi abordado pelo governo dos EUA para inserir um backdoor no Linux.

Ele respondeu um firme "não", enquanto fez que sim com a cabeça. (via www.eweek.com - “Linus Torvalds Talks Linux Development at LinuxCon”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Público e grátis: Governo argentino apresenta sua distribuição, o Huayra

Tags: governos, distribuicoes

O governo federal argentino lançou o Huayra, sua distribuição própria baseada no Debian e projetada para rodar nos 3.000.000 de netbooks que foram distribuídos a professores e alunos do país.

Huayra significa vento no idioma quíchua, e seu site informa que ele é "mais seguro, mais ágil e desenvolvido na Argentina, levando em conta as necessidades de alunos e de professores, e mantendo a identidade nacional".

A distribuição governamental argentina tem repositórios próprios e abertos, e seu desktop é baseado no Mate. (via www.canal-ar.com.ar - “El Gobierno presentó Huayra, su sistema operativo libre - CanalAR”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

100.000 domínios por máquina por semana: Joomla e WordPress sob ataques constantes de botnets

Tags: curso, servidor

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Sites comprometidos fazem parte de muitos ataques online, como muitos de nós sabemos. Eles podem ser usados ​​para hospedar uma variedade de ameaças, que vão desde simples páginas de spam, redirecionamento de páginas, até mesmo arquivos maliciosos reais. em face disso, recentemente, os pesquisadores da Trend Micro depararam com um caso que destacou a dimensão dessa ameaça. Um backdoor (detectado como BKDR_FIDOBOT.A), estava sendo usado para ataques de força bruta contra muitos blogs WordPress.

Ele tenta entrar em páginas de administrador do Joomla e WordPress em /administrator/index.php e /wp-login.php. Para fazer isso, ele se conecta a um servidor C & C, onde ele baixa uma lista de sites para atingir, bem como senhas para uso..

Durante o curso de um único dia, isto foi utilizado de forma secreta para tentar atacar mais de 17.000 domínios. Isto envolveria mais de 100.000 domínios no decurso de uma única semana. Esta investida foi a partir de uma única máquina infectada sozinha, com qualquer botnet de tamanho suficiente envolvendo mais locais que correriam riscos de ataques.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Receba adesivos do Ubuntu na sua casa, cortesia da System76

Tags: distribuicoes, comunidade, ubuntubrsc

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“A System76 é conhecida mundialmente por comercializar dispositivos exclusivamente com Ubuntu como sistema operacional.

Apesar de não manter operações comerciais na América Latina – infelizmente -, a empresa disponibiliza gratuitamente os adesivos "Powered by Ubuntu" para comunidade de diversos países – dentre elas a brasileira.

Veja como pedir o seu!” [referência: ubuntubrsc.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Detalhes sobre o LG D300 com Firefox OS no Brasil

Tags: distribuicoes, pos-pc

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“Depois de muita expectativa, foi enfim confirmado que o primeiro smartphone com Firefox OS será lançado no Brasil. A empresa responsável é a LG, com o modelo que por muito tempo foi chamado de LEO e embora pessoal da Mozilla negue, deve ser lançado entre o final de Setembro (mas não estranhe que seja adiado para Outubro).

Aproveite para conferir outros posts, como a entrevista de Javier Aguera, um dos fundadores da Geeksphone, que explica o porque de optar pelo Firefox OS e não pelos também novatos Tizen, Sailfish e Ubuntu Phone.

Se ainda não sabe, de boas risadas com a "promoção" da gigante de Redmon para tentar desencalhar seu tablet e de quebra, ganhar mercado da Apple.” [referência: openapps.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo - elementary OS: Nome da próxima versão, AppCenter, sincronização com Google Agenda e notificações

Tags: video

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“Nova série sobre o elementary, hoje apresentando o nome da próxima versão do sistema, central de apps própria, sincronização do calendário com o Google Agenda, e um centro de notificações muito interessante.

Mais vídeos sobre elementary - [bit.ly/…] Googleplus - [gplus.to/…] Facebook - [facebook.com/…] Twitter - [twitter.com/…]” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sincronizando o áudio de um vídeo com Avidemux

Tags:

Enviado por Tales A. Mendonça (talesamΘgmail·com):

“Esses dias me deparei com um problema um pouco chato. Fui assistir um vídeo dublado e o áudio estava dessincronizado com a fala do personagem, que chaga a ser algo medonho, parecendo dublagem de novela mexicana. A minha preferência por filmes dublados se dá por eu ser disléxico – e quiser saber o que é isso, dá uma googlada!. A meu ver o áudio estava cerca de 1 segundo adiantado, ou seja, eu teria que encontrar um programa que atrasasse o áudio cerca de 1 segundo. Como já conheço e brinco um pouco com o Avidemux, sei de alguns recursos dele e esse é um deles, muito útil e simples por sinal. Como eu disse, a olho nu parecia estar adiantado 1 segundo, mas com testes até chegar à “perfeição”, concluí que o áudio estava 700 milissegundos adiantado.

Lembrando que: A configuração se dá em milissegundos. Então, 1 segundo = 1000 milissegundos. Caso o áudio venha antes da fala, então você usará um valor positivo – não é preciso colocar sinal para esse caso – para atrasar o áudio. Por exemplo, atrasar o áudio em 2 segundos = 2000 (milissegundos). Caso o áudio venha depois da fala, então você usará um valor negativo para adiantar o áudio. Por exemplo, adiantar o áudio em 3 segundos = -3000 (milissegundos). Repare que o valor é inversamente proporcional, pois para adiantar o áudio, usa-se um valor negativo e para atrasar o áudio, usa-se um valor positivo.

Continuar lendo… (http://www.talesam.org/blog/sincronizando-o-audio-de-um-video-com-avidemux/)” [referência: talesam.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Contra: Free Software Foundation se posiciona a respeito do iPhone 5S

Tags: bom-doutor

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Free Software Foundation, organização fundada por Richard Stallman, por sua vez, se posicionou a respeito, desta vez através do diretor executivo John Sullivan. A seguir trexho do texto de Sullivan:

“Telefones celulares são os dispositivos mais amplamente usados e os mais pessoais. Com todos os e-mail, mensagens de texto, fotos e vídeos gerenciados por eles, é essencial que o software que eles rodam seja completamente controlado por seus usuários. Ao invés disso, a Apple entrega um novo hardware com as mesmas restrições de sempre, permitindo apenas software aprovado por ela, deixando seus usuários – e seus dados, sua privacidade e sua liberdade de expressão – à mercê de programas cujas operações são secretas e demonstram desconfiança. Nós não podemos imaginar um movimento mais hostil à onda de ameaças à privacidade que o mundo sofre agora do que a Apple apresentar um scanner de impressões digitais proprietário como seu novo ‘feature’."” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Computador com Linux num cartão SD

Tags: pos-pc

Enviado por Carlos Augusto (carlosΘce·com):

“Já temos visto computadores de tamanho compacto, em pequenas caixas pouco maiores que uma fonte de alimentação; ou até mais compactos como o Raspberry Pi. Mas, e se quisessem algo ainda mais compacto… algo da dimensão de um cartão de memória? Afinal, é mais simples do que poderá parecer.” [referência: abertoatedemadrugada.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Distrowatch - Debian passa Ubuntu

Tags: distribuicoes

O ranking do Distrowatch, como de hábito, é um excelente indicador sobre quais as páginas de distribuições mais acessadas no próprio Distrowatch. Nossas congratulações à página do Debian no Distrowatch pelo avanço, e à do Ubuntu por ser usado como o termo de comparação!

Enviado por Marcelo Ulianov (marcelodequeirosteixeiraΘgmail·com):

“Sintomático? Ou agora o Distrowatch não vale mais? Ubuntu continua em queda livre…” [referência: distrowatch.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Cyanogen recebe US$7 milhões, vai mudar de nome e quer ser o terceiro colocado entre os SOs pós-PC

Tags: pos-pc, mercado

A Cyanogen, que faz a popular ROM alternativa para aparelhos Android, é uma companhia, recebeu um bom investimento da Benchmark Capital e da Redpoint Ventures, e planeja se posicionar no 3º lugar entre os sistemas operacionais móveis, atrás do Android e do iOS.

Talvez a meta esteja mais perto do que parece: só entre os usuários que optam por compartilhar informações com os mantenedores do CyanogenMod, eles já têm uma fatia de mercado de 8 milhões de aparelhos. Dependendo de como se estima o número de usuários que optam por não compartilhar as informações, é possível que o total geral já ultrapasse o de concorrentes como o Windows 8.

Com o dinheiro, a Cyanogen já contratou 17 funcionários, e planeja seus próximos passos para ser percebida como outra plataforma, e não uma ROM alternativa: um instalador fácil a partir do Windows, por exemplo.

Outras medidas planejadas incluem trocar o nome Cyanogen por outro a definir, e uma parceria com um fabricante de hardware, que deve ser anunciada na próxima semana.

Steve Kondik, fundador do CyanogenMod, diz que o plano é manter o firmware como código aberto, e não revela qual o plano para gerar faturamento. O sistema, como sabemos, é um mod do código do Android. Não se sabe como vai ser a relação entre ele e os Google Play Services, parte cada vez mais fundamental da experiência de usuário no Android, e que exige jogar pelas regras do Google. O próprio Google, consultado, optou por não comentar. (via www.theverge.com - “Fork in the road: Cyanogen raises $7 million to build a better version of Android | The Verge”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]