Cyanogen recebe US$7 milhões, vai mudar de nome e quer ser o terceiro colocado entre os SOs pós-PC
A Cyanogen, que faz a popular ROM alternativa para aparelhos Android, é uma companhia, recebeu um bom investimento da Benchmark Capital e da Redpoint Ventures, e planeja se posicionar no 3º lugar entre os sistemas operacionais móveis, atrás do Android e do iOS.
Talvez a meta esteja mais perto do que parece: só entre os usuários que optam por compartilhar informações com os mantenedores do CyanogenMod, eles já têm uma fatia de mercado de 8 milhões de aparelhos. Dependendo de como se estima o número de usuários que optam por não compartilhar as informações, é possível que o total geral já ultrapasse o de concorrentes como o Windows 8.
Com o dinheiro, a Cyanogen já contratou 17 funcionários, e planeja seus próximos passos para ser percebida como outra plataforma, e não uma ROM alternativa: um instalador fácil a partir do Windows, por exemplo.
Outras medidas planejadas incluem trocar o nome Cyanogen por outro a definir, e uma parceria com um fabricante de hardware, que deve ser anunciada na próxima semana.
Steve Kondik, fundador do CyanogenMod, diz que o plano é manter o firmware como código aberto, e não revela qual o plano para gerar faturamento. O sistema, como sabemos, é um mod do código do Android. Não se sabe como vai ser a relação entre ele e os Google Play Services, parte cada vez mais fundamental da experiência de usuário no Android, e que exige jogar pelas regras do Google. O próprio Google, consultado, optou por não comentar. (via www.theverge.com - “Fork in the road: Cyanogen raises $7 million to build a better version of Android | The Verge”)
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados