Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Zentyal 3.2 - uma solução completa para administrar sua rede

Tags: distribuicoes, servidor

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Zentyal foi desenvolvido com o objetivo de aproximar o Linux para pequenas e médias empresas e para lhes permitir tirar o máximo do seu potencial como um servidor corporativo - oferecendo as principais funcionalidades requiridas na administração de redes. Baseado no Ubuntu Linux 12.04 LTS (kernel 3.8), Zentyal se torna uma excelente alternativa ao Windows Small Business Server.

O Zentyal permite que os profissionais de TI gerenciem todos os serviços de rede, tais como os de acesso à Internet, segurança de rede, compartilhamento de arquivos, infraestrutura de rede ou de comunicações de uma forma fácil através de uma única plataforma. Lançada recentemente (setembro/2013), a versão 3.2 do Zentyal vem com novas características que a enriquecem muito mais. No mercado desde de 2004, o Zentyal ganha cada vez mais espaço no mercado!” [referência: linuxdescomplicado.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Roadshow PostgreSQL em Brasília

Tags: evento, curso, banco-de-dados

Enviado por Tibeti Caviglioni (contatoΘdextraining·com·br):

“O mercado tem adotado o PostgreSQL como o melhor banco de dados Open Source.

A Dextraining é pioneira no Brasil em serviços profissionais com o PostgreSQL e já treinou centenas de profissionais neste banco. Em nossos cursos transferimos a experiência prática acumulada em anos de projetos, dando ao participante uma formação que o permita explorar os limites deste avançado banco dados.

Esta é a chance de se capacitar com o que existe de melhor em treinamento PostgreSQL no Brasil!

Mais informações: [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso On Line de Alta Disponibilidade

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Bruna Ribeiro Goulart (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Pessoal, bom dia! A Escola Linux irá ministrar o curso de Alta Disponibilidade em Linux, entre os dias 07/10 e 11/10.

Horário: Das 20h às 22h. Carga horária: 10 horas. Valor: R$ 240,00 via PagSeguro (Em até 12X SEM JUROS no cartão de crédito). Pagamento à vista tem desconto!

Inscrições: [escolalinux.com.br/…]. Maiores informações: treinamento@linxsolutions.com.br, Equipe Escola Linux (21) 2526-7262” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

CloudConf 2013: 2 e 3 de outubro em SP

Tags: evento

Enviado por Flávia Jobstraibizer (fjobsΘlinuxnewmedia·com·br):

“Facebook, Locaweb, Red Hat, Uol Host, SERPRO, Petrobras e muito mais na CloudConf 2013, que acontece nos dias 02 e 03 de outubro na AMCHAM, em São Paulo.

Alinhado às necessidades do mercado, considerando as demandas por informações consolidadas sobre os diversos temas relacionados à computação em nuvem, o conteúdo do evento abrangerá uma grande gama de tópicos, com o objetivo de dirimir dúvidas e extinguir mitos, fornecendo aos CIOs e profissionais de TI um panorama claro do conjunto de tecnologias que formam o arcabouço da Cloud Computing.” [referência: linuxmag.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Cheat Cubes para Linux

Tags: office

Enviado por Everton (espirito_de_fogoΘmsn·com):

“Chegaram os Cheats Cubes para sistemas Linux!!

Agora ficou mais fácil visualizar aqueles comandos básicos que de vez ou outra nos esquecemos e quando precisamos nunca tem uma forma rápida de encontrar. Pois é além de prático, esteticamente também é ótimo pra ser colocado na mesinha de trabalho ou no seu home office!

Para uso pessoal ou até educacional esses cubos são uma mão na roda! E além do mais mostrará ao mundo sua forma de contribuir para o conhecimento de forma free ;)” [referência: produto.mercadolivre.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Certificação ZABBIX em Porto Alegre - Novembro 2013

Tags: evento, curso

Enviado por Vanessa Ramires (treinamentoΘunirede·net):

“A Unirede Soluções Corporativas e seu parceiro Zabbix SIA promovem treinamento para a certificação Zabbix no próximo mês de Novembro, em Porto Alegre.

Os cursos ZABBIX Certified Specialist  e ZABBIX for Large Environments serão ministrados por Luciano Alves, CEO da Unirede e primeiro instrutor oficial da Plataforma Zabbix para o Brasil e países de língua portuguesa e espanhola. Com foco na versão ZABBIX 2.0, o curso também abrange os novos recursos para o monitoramento de ambientes em TI. O software já é amplamente utilizado no Brasil, com o aporte de clientes como Petrobrás, SERPRO, Dataprev, Lojas Renner, Caixa Econômica Federal, CPFL, Grupo Abril, Globo.com, entre outros.

"Esse treinamento irá fornecer conhecimentos profundos sobre as funcionalidades e configurações do Zabbix. Aproximadamente 40% do tempo será utilizado em aulas práticas/laboratórios. É uma grande oportunidade para aumentar o conhecimento e obter detalhes sobre as melhores práticas utilizando o Zabbix em grandes ambientes," é o que afirma o instrutor Luciano Alves.

Os treinamentos serão inteiramente ministrados em português e realizados entre os dias 04 a 08 de Novembro, em Porto Alegre / RS.

Para maiores informações nos contate: Visitando a URL: [unirede.net/…] e-mail: treinamento@unirede.netPor Telefone: +55 51 3012-1920 +55 11 3522-9045” [referência: unirede.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Meia-volta: NVIDIA vai colaborar com desenvolvedores do driver open source e disponibilizar documentação de suas GPUs

Tags: nvidia, gestos, kernel

A NVIDIA, que já mereceu gestos e palavras grosseiros e inequívocos da parte de Linus Torvalds devido à política de afastamento que mantém em relação aos desenvolvedores de drivers comunitários para suas placas gráficas, deve ter percebido alguma circunstância de mercado em que o apoio ao desenvolvimento comunitário estava proporcionando vantagem às suas concorrentes Intel e AMD, e resolveu embarcar no mesmo trem.

Segundo a empresa, documentação de suas GPUs será disponibilizada (um dos manuais técnicos já foi entregue), a lista dos desenvolvedores do driver open source vai ser acompanhada oficialmente, e um endereço de e-mail da empresa vai ser criado para que os desenvolvedores da comunidade possam encaminhar pedidos de informações. (via www.muylinux.com - “NVIDIA liberará documentación sobre sus GPUs - MuyLinux”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mesmos Moldes do Expresso – e-mail dos Correios feito pelo Serpro deve ser testado no mês que vem

Tags: mail, gratis, medo

Via agenciabrasil.ebc.com.br:

Até o fim do ano, o governo deverá oferecer um serviço de e-mail gratuito criptografado para a população. O sistema, que será oferecido pelos Correios, está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O presidente do Serpro defende que o sistema do órgão é mais seguro por usar infraestrutura própria e software livre, além de ser um e-mail criptografado. "A gente tem um domínio maior. No mundo da tecnologia, não podemos dizer que todas as portas estão fechadas, mas é auditável porque usa software livre", disse.

Segundo ele, o Serpro vai fazer o trabalho técnico junto com os Correios. Caberá ao Ministério das Comunicações fazer uma articulação para potencializar uma infraestrutura capaz de atender à população do país. O e-mail será gratuito, e o projeto será custeado pelo governo, informou. O sistema deverá ser nos mesmos moldes do serviço de e-mail expresso que já é oferecido pelo Serpro a seus clientes corporativos.

(grifos meus)

O G1 complementa: "O ministro das Comunicações disse nesta terça-feira (24) que o ministério deve testar, já em outubro, um serviço de e-mail criptografado desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)."

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Transmissão online da III LibreOffice Conference

Tags: office

Enviado por Klaibson Ribeiro (maffeiΘriseup·net):

“Quem quiser acompanhar o LibreOffice Conference, que inicia hoje e vai até depois de amanhã, pode ter detalhes em [officelivre.ws/…]

Um abraço.”

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Por que o elementary OS não tem Minimizar?

Tags: minimizar

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“Talvez a diferença mais drástica que os usuários que vêm de outros sistemas percebem seja a falta do botão minimizar nas janelas do elementary. Inclusive já demos uma dica aqui no blog, de como inserir o botão minimizar novamente, porém é interessante entender o porquê da falta deste botão, e por isso trazemos a vocês este artigo traduzido do site oficial do elementary.” [referência: elementaryosbr.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

PGDay Campinas 2013 – Relato

Tags: patrocinador, evento, curso, banco-de-dados, comunidade

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“A 6ª edição do PGDay Campinas foi muito bacana, foi até além de nossas expectativas iniciais. Esperávamos entre 100 e 150 inscritos, na previsão mais otimista.Tivemos 230 participantes da comunidade brasileira de PostgreSQL! O evento foi uma grande oportunidade de aprender coisas novas, conhecer pessoas e reencontrar velhos conhecidos.

Contamos mais uma vez com a presença de participantes de outros estados, como as cidades de Maringá, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Rio de Janeiro e Joinville, o que reforça a ideia de que os PGDays podem ser eventos de maior abrangência.

Este ano nos propusemos a fazer várias coisas diferentes das cinco edições anteriores. Seria um evento de dia inteiro, no Centro de Convenções da Unicamp, com 7 palestras, camisetas, com patrocinadores e com custo de inscrição para pagar tudo isto. Por ter tanta novidade, não saberíamos como o público reagiria. Para a nossa surpresa, o retorno do público foi muito maior do que o esperado. O mesmo aconteceu com o interesse dos patrocinadores, 6 empresas acreditaram no PGDay e patrocinaram o evento. Também tivemos 12 apoiadores, que nos ajudaram a fazer a divulgação. Realizar um evento é um trabalho bem grande, que envolve o esforço e a mobilização de muita gente, com uma infinidade de detalhes. Além das equipes da Dextra e Dextraining, tivemos a ajuda de muita gente. Em especial, o Rubens Queiroz, do Centro de Computação da Unicamp, merece uma menção honrosa pelo constante apoio desde o primeiro PGDay que fizemos, em 2007.

Mais uma vez contamos com um público bastante variado, com profissionais de empresas, profissionais de software e universitários de diversas faculdades da região. DBAs, desenvolvedores e equipes de infraestrutura tiveram acesso a palestras de alto nível e conteúdo extremamente relevante.

Depois da cerimônia de abertura, com a participação dos patrocionadores, o evento começou com a palestra do Rogério Bassete, da MicroWork. Ele mostrou em exemplos as funcionalidades Common Table Expression (CTE) e Window Functions, que realmente são recursos poderosos e ainda desconhecidos por muito desenvolvedores. Esses recursos facilitam o desenvolvimento e podem economizar horas de programação e linhas de código, sem contar os ganhos de performance e legibilidade do código SQL.

Eduardo Horai, arquiteto da Amazon Web Services, apresentou os serviços disponíveis para ambientes Postgres de pequeno a grande porte na nuvem. Após o coffe-break, Matheus Oliveira e Vinicius Schmidt, da Dextra, mostraram como o Postgres-XC pode abrir várias possibilidades de arquitetura para ambientes com altas taxas de escrita. Foi sensacional ver na prática um cluster Postgres-XC com escalabilidade de leitura e escrita na nuvem, através do próprio serviço de Load Balancer da Amazon.

Em seguida, Fabio Caiut, do Tribunal de Justiça do Paraná, e Matheus Espanhol, da Dextra, apresentaram o caso de sucesso no uso do Postgres nos diversos sistemas do Tribunal, em especial o Projudi. Este sistema torna todo o processo judicial 100% eletrônico. As estatísticas de utilização e a complexidade desse ambiente realmente fazem do Projudi um dos maiores sistemas de missão crítica que rodam em Postgres no Brasil. Após o almoço, foi a vez do Flavio Gurgel, da 4Linux, nos apresentar dicas valiosas para trabalhar com processos de ETL com Foreign Data Wrappers (FDW) e PL/PgSQL, permitindo solucionar problemas de desempenho utilizando o conhecimento do DBA no ambiente de BI.

Em seguida, Juliano Atanazio, do SERPRO, mostrou como utilizar o poder da busca textual no próprio Postgres. Os recursos de Full Text Search, nativo do Postgres, permitem a execução de buscas rápidas e ordenadas por relevância, recursos que podem trazer benefícios para boa parte dos sistemas. Para finalizar o nosso dia, Everton Gago, da Dextra, apresentou o resultado de um estudo de caso sobre mineração de dados, através da biblioteca Madlib, disponível para PostgreSQL e Greenplum. Após uma aula de mineração de dados e machine learning, foi possível conhecer mais um recurso avançado do Postgres que pode fazer muita diferença na implementações de algoritmos para Big Data.

O evento terminou com a sessão de palestras rápidas, os Lightning Talks. A pesquisa de avaliação, feita após o evento, mostrou uma avaliação de 50% como Excelente, 44% como Bom e 6% com Regular. Além disto, recebemos sugestões para fazer um próximo PGDay com mais dias ou com salas em paralelo. Esta avaliação dos participantes nos deixa muito felizes e sinaliza que estamos no caminho certo. E foi assim o PGDay Campinas 2013! Como recordação temos a camiseta “All your base are belong to us”, além de muita experiência compartilhada. Aproveitando a oportunidade, já temos a data para o PGDay Campinas 2014. Será no dia 10 de Setembro de 2014, no mesmo Centro de Convenções da Unicamp. Reservem a data! Esperamos ter novos palestrantes, novas experiências e mais novidades para fazer um evento cada vez mais forte.

Fica o convite para nos acompanharem nas mídias sociais: Curta a página no Facebook: PGDay Campinas Siga no Twitter: twitter.com/PGDayCampinas

Contamos com todos vocês!” [referência: pgdaycampinas.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Oppo Find 5: Grupo de usuários quer criar sua alternativa de celular rodando Ubuntu

Tags: distribuicoes, pos-pc

A ideia deles é mais simples do que fazer crowdfunding de milhões de dólares para produzir seu próprio celular: o que eles pretendem é portar o Ubuntu Touch para o aparelho Oppo Find 5, oferecido ao mercado como sendo compatível com o CyanogenMod, Paranoid Android e PAC ROM.

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“Com o cancelamento da produção do smartphone Edge, os interessados em ter um dispositivo potente com Ubuntu Phone passaram a ficar com a dúvida: esperar por uma parceria ou desistir?

Se depender de um grupo de membros do fórum Oppo Eoghan, logo teremos uma excelente alternativa (que infelizmente não é oficial com a Canonical) com o Oppo Find 5. Outra novidade é a disponibilização do APP para navegação no Facebook, que utiliza um padrão de notificações no estilo que existe no Unity.

Novidade dos demais SOs mobile é a confirmação do fabricante do tablet quad-core com Firefox OS e o comentário de que, embora a Intel esteja apostando forte no Tizen, está também de olho no Firefox OS.” [referência: openapps.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Conhecendo a distribuição Parted Magic

Tags: instalar

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Existem tantas distribuições Linux que é difícil conhecer todas. Por isso, mostrarei aqui algumas que podem ser úteis em algumas situações. São distribuições em formato Live, que podem ser usadas para inicializar um computador (sem precisar instalar nada), fazer algumas tarefas e depois voltar a usar o sistema original. A primeira delas é a distro Parted Magic.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

SteamOS: o que me chamou a atenção no anúncio de ontem da Valve

Tags: portugal, jogos, jogos, comunidade

Um sistema operacional construído ao redor da Steam, como a Valve descreveu, certamente não é a sua típica distribuição de cada dia. Mas o fato de a Valve ter dito que os usuários poderão trocar componentes de hardware e software indica que algo de aberto (no sentido de alterável pelo interessado) a plataforma realmente deve ter.

Será que isso significa que os jogos AAA nativos prometidos para o Steam OS no ano que vem vão rodar também no Fedora, no Ubuntu e no SUSE, com instalação de pacotes adicionais providos nos repositórios das próprias distribuições? Compartilho com vocês: isso me surpreenderia bastante.

Mas mesmo que não ocorra, que é o que eu acho mais provável, sua distribuição Linux deve sair ganhando algo do trabalho próximo que a Valve vem fazendo com fabricantes de hardware, para aumentar a velocidade e reduzir latências de sistemas relevantes para jogos mas também para várias outras aplicações, como vídeo, áudio e controles.

A Valve quer caprichar nesses elementos de desempenho pra oferecer algo mais em relação aos jogos para Windows, além da possibilidade de os fabricantes conhecerem e até interferirem nas entranhas da plataforma. E para os jogos hoje existentes para Windows, ela oferece uma alternativa na forma de streaming sem fio a partir do jogo rodando em um PC com Windows, algo cuja praticidade, do ponto de vista de um gamer, eu não consigo estimar.

A esta altura todos vocês já sabem que ontem a Valve anunciou seu sistema operacional para entretenimento que faz uso do Linux, e que amanhã vai anunciar algo mais, que eu acredito que será o próprio equipamento dela pra ser vendido com o Steam OS, como alternativa aos que outros interessados queiram montar. Um pouco mais de detalhes, direto de Portugal:

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“A Valve está a apostar muito no Linux e em ambientes comunitários. Inicialmente desenvolveu o Steam para criar um ambiente de comunidade para os fãs de jogos. Rapidamente decidiram disponibilizar jogos não só para Windows, mas também para MacOS e para Linux. Depois de terem lançado o Steam para Linux, houve muitos utilizadores que disseram que havia planos maiores. E de facto havia!

A Valve decidiu publicar informações sobre o seu mais recente investimento: a construção de uma distribuição Linux completamente focada na disponibilização do sistema multimédia Steam. Esta distribuição será chamada de SteamOS e tem o objetivo de trazer o steam para a TV de sala, onde os utilizadores poderão não só jogar as dezenas de jogos atualmente disponibilizadas pelo Steam, mas também assistir a formatos multimédia como jogos, músicas e filmes.” [referência: ubuntued.info]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Markdown no Linux com os editores Kate e Gedit

Tags: editor

Markdown é um estilo de formatação a partir de arquivos-texto, criado com o objetivo de permitir digitar textos usando uma forma de marcação padronizada, que fosse ao mesmo tempo fácil de ler (quando em edição) quanto permitisse fácil conversão para formatos estruturados mais complexos, como HTML, PDF, impressão formatada, etc.

Este artigo do MuyLinux explica como usar o Markdown nos editores Kate e Gedit (acima), no Linux. Incluídos no texto estão as dicas sobre ativar a sintaxe colorida, exportação e preview da formatação. (via www.muylinux.com - “Markdown en Kate y Gedit - MuyLinux”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]