Linux Acessível, retrospectiva e avaliação

distribuicoes, comunidade

Enviado por Zandre Bran (zandrebranΘubuntu·com):

“Eu e o Fabiano Fonseca nos afastamos literalmente do linuxacessivel.org entre o final de 2011 e inicio de 2012. E estas pessoas que reunimos através de emails simplesmente reinventaram a roda. Literalmente como de fato uma comunidade software livre para acessibilidade. Este olhar de fora mudou minha forma de ver. Em comunidades SL vivenciei o quanto é primordial que em um determinado momento ela tenha capacidade de em conjunto (ou não) ir (ou não) e decidir (ou não) o seu próprio rumo. Sem líderes e posições sociais dentro da comunidade. Sem um código de bits centralizador como único bem comum. Continua…” [referência: zandrebran.blog.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/10/2013

Hackers criam apps para dar transparência a ações da Câmara

Via tecnologia.terra.com.br:

Nesta terça-feira, 50 hackers iniciaram uma maratona na Câmara dos Deputados para desenvolver projetos de aplicativos com o objetivo de dar mais transparência ao Legislativo do País. Os programadores têm até sexta-feira para completar suas criações na fase final do primeiro Hackaton da Casa.

​​Os 50 participantes foram escolhidos entre 183 inscritos e, juntos, apresentaram 27 propostas de aplicativos. Entre as ideias estão um jogo para compreensão do processo legislativo, um mapa da seca no Brasil para monitoramento pela Comissão de Meio Ambiente e um programa para acompanhar a atuação parlamentar da bancada feminina.

O coordenador do evento e servidor da Câmara, Cristiano Ferri, acredita que a medida deve estimular a interação entre a sociedade e os parlamentares.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/10/2013

Motorola divulga projeto Ara - iniciativa open-hardware para celulares

pos-pc

Enviado por Becker (apoenaΘhotmail·com):

“A Motorola anunciou uma nova iniciativa para ajudar usuários de smartphones a levar suas customizações além de toques, papéis de parede, e cores. A proposta completamente modular busca deixar o usuário trocar itens como teclados, baterias e telas para que o seu sistema permaneça atualizado por mais tempo do que os smartphones atuais.” [referência: news.cnet.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/10/2013

Intensivão de PostgreSQL em São Paulo

evento, curso, banco-de-dados

Enviado por Dextraining (contatoΘdextraining·com·br):

“A Dextraining é pioneira no Brasil em serviços profissionais com o PostgreSQL e já treinou centenas de profissionais neste banco. Em nossos cursos transferimos a experiência prática acumulada em anos de projetos, dando ao participante uma formação que o permita explorar os limites deste avançado banco dados.

Esta é a chance de se capacitar com o que existe de melhor em treinamento PostgreSQL no Brasil.

Inscreva-se já! Mais informações: [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/10/2013

I Fórum Tocantinense de TI/VII Conferência Nacional de Blender

Enviado por J. Neto (josenetodinoΘhotmail·com):

“Ocorrerão, simultaneamente, nos dias 03, 04 e 05 de Novembro o I Fórum Tocantinense de TI e a VII Conferência Nacional de Blender. Entre os palestrantes estará um velho conhecido aqui do BR-Linux: Cícero Moraes. Mais informações: I Fórum Tocantinense de TI, VII Conferência Nacional de Blender” [referência: uft.edu.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/10/2013

Big Brother Awards: Canonical é premiada na Áustria por violação de privacidade

distribuicoes

Enviado por Joaquim Mariano (JoaquimMarianoΘyahoo·com·br):

“No último dia 25 de outubro, Ubuntu e a pesquisa da Amazon integrada ao Unity fizeram a Canonical ser agraciada com o Big Brother Awards Austria na categoria Comunicação e Marketing. A Canonical não ficou desacompanhada: Microsoft e NSA também foram premiadas em outras categorias.

É obvio que, considerando o conjunto da obra, Microsoft, NSA e amigos estão muito à frente da Canonical no que diz respeito à violação de privacidade. A escolha da Canonical, todavia, não deixa de ser interessante e sintomática.” [referência: omgubuntu.co.uk]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/10/2013

5 recursos interessantes do media player VLC que você talvez não conheça

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“O VLC é um media player para múltiplas plataformas, que reproduz a maioria dos arquivos multimídia, como DVD, CD de Áudio e vários protocolos de fluxo. Contudo, ele não é apenas um media player - é praticamente um "canivete suiço" para recursos multimídia, com diversas funcionalidades interessantes. Sendo assim, se você usa o VLC apenas para escutar músicas ou rodar seus vídeos; você não está usando todo o potencial desse programa e deve conferir essas dicas!” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/10/2013

A cooperação como pedra fundamental do agile

patrocinador, desenvolvedores

Enviado por Leandro Guimarães (leandro·guimaraesΘdextra-sw·com):

“O termo “pedra fundamental” tem origens celta e maçônica. Foi criado para nomear uma cerimônia simbólica que celebra o início efetivo de uma edificação ou de uma obra importante. Em uma livre interpretação da nossa parte, a pedra fundamental é o cerne, a sustentação para a construção de uma nova realidade. E qual seria a pedra fundamental do agile?

Há quem defenda que a pedra fundamental para uma adoção de sucesso de métodos ágeis é o ciclo PDCA: de forma constante e cíclica se planeja, executa, confere-se a execução e atua-se visando a melhoria de um novo ciclo de planejamento / execução. Há quem diga que a base para uma implantação ágil é a ocorrências de iterações curtas que permita um rápido feedback. Há quem ache que, na verdade, são as práticas técnicas, como TDD, ou a existência de papéis como Scrum Master.

Leia mais em: [dextra.com.br/…]” [referência: dextra.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/10/2013

init: Debian considerando adotar o Systemd ou o Upstart

jihad

O Debian é um dos últimos bastiões do clássico sistema de inicialização Sys V init, e continuar a basear-se em um sistema que não inclui alguns dos recursos encontrados nos seus sucessores mais recentes já vem significando ter de se esforçar mais para suportar determinados casos de uso, a ponto de justificar o esforço de trocar de sistema de inicialização - tarefa nada trivial, ainda mais para uma distribuição comunitária e multi-kernel.

Para complicar ainda mais, não há acordo sobre qual deveria ser o sucessor a adotar: o Systemd, do freedesktop.org, adotado como default no Fedora, Arch, Mageia e openSUSE, ou o Upstart, da Canonical, default no Ubuntu e Chrome OS.

Na ausência de acordo, a decisão foi levada para o Comitê Técnico do Debian. Segundo a matéria do Phoronix, 3 dos 7 integrantes do Comitê são funcionários ou ex da Canonical, e 2 deles são integrantes do grupo Upstart-developers no Launchpad, razão pela qual talvez vá haver pouca surpresa na escolha a ser efetuada pelo grupo. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Debian To Switch To Systemd Or Upstart”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/10/2013

Alemanha defende “internet local” após escândalo de espionagem

exportar

Pode ser uma oportunidade de ouro para o Brasil exportar o presidente do Serpro.

Via g1.globo.com:

Em meio à crise diplomática entre Estados Unidos e Europa devido às acusações de espionagem, a empresa Deutsche Telekom, parcialmente controlada pelo Estado alemão, quer que as empresas locais de comunicações cooperem para blindar o tráfego da Internet contra a ação de serviços de inteligência estrangeiros.

Mas esse esforço incipiente, que ganhou urgência após a Alemanha revelar na quarta-feira que encontrou indícios de espionagem norte-americana contra o celular da chanceler alemã, Angela Merkel, pode não passar de um golpe publicitário.

A blindagem não funcionaria, por exemplo, quando alemães navegassem em sites hospedados em servidores no exterior, como é o caso do Facebook e do Google, segundo entrevistas com seis especialistas em Internet e telecomunicações.

A Deutsche Telekom também teria problema em atrair seus concorrentes entre os provedores de Internet banda larga, já que essas empresas ficariam incomodadas em partilhar informações sobre suas redes.

Acima de tudo, a iniciativa contraria a forma como a Internet funciona hoje -- com tráfego global passando de rede em rede, sob acordos gratuitos ou pagos, mas sem qualquer consideração por fronteiras nacionais.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/10/2013

Tutorial: Modelagem Realista com o Blender

Enviado por Guilherme Razgriz (razgrizΘogimp·com·br):

“De tempos em tempos muita gente me pedia para elaborar um pequeno documento sobre modelagem realista 3D com o Blender para Leigos, ou seja para quem nunca se quer encostou o mouse no Software e finalmente pude fazer isso =] O link pode ser visto abaixo e bons estudos!

[vivaolinux.com.br/…]” [referência: vivaolinux.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/10/2013

Embarcados: Embedded Linux Build Systems

desenvolvedores

Enviado por Diego Sueiro (diego·sueiroΘembarcados·com·br):

“O uso do Linux como sistema operacional em dispositivos eletrônicos vem crescendo cada vez mais. Neste artigo, o Embarcados, fala sobre as opções open-source mais utilizadas para gerar distribuições customizadas para Linux embarcado no desenvolvimento de produtos eletrônicos.” [referência: embarcados.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/10/2013

Chive: uma alternativa ao phpMyAdmin para gerenciar base de dados Mysql

banco-de-dados

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“O Chive é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar base de dados MySQL a partir do browser, como a famosa ferramenta phpMyAdmin. Contudo, essa ferramenta oferece uma interface bem desenhada (minimalista), editor de queries SQL com realce da sintaxe; e outras características. Portanto, além do phpMyAdmin e de ferramentas como o Adminer e SQL Buddy (outras alternativas para gerenciamento de bancos Mysql), você deve conhecer o Chive!” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/10/2013

10 Boas Práticas de Segurança no MySQL

banco-de-dados, vulnerabilidade, servidor, comunidade

Enviado por Celso Crivelaro (celsocrivelaroΘgmail·com):

“MySQL é um dos Banco de Dados mais conhecidos e utilizados pela comunidade de Software Livre por desenvolvedores e webmasters pela sua simplicidade , fácil deploy e especialmente por ser padrão de algumas plataformas como Wordpress.

Por ser tão popular, o conhecimento de brechas de segurança por usar a configuração padrão deixa o sistema com alto risco de invasão. Quer um exemplo? O usuário e senha padrão do super usuário é 'root' com senha '', um prato cheio para qualquer invasor ter acesso total ao seu banco de dados para alterar ou apagá-lo por inteiro.

Neste artigo são mostradas 10 boas práticas de configuração que deixam o seu MySQL seguro contra invasões de usuários mal intencioados e ao mesmo tempo protegendo os seus dados e o seu servidor.” [referência: devopsfordummies.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/10/2013

Vaga de desenvolvedor Perl + Linux em Curitiba

desenvolvedores, emprego

Enviado por Carlos Alberto Mazzer (carlos·mazzerΘgvt·com·br):

“Desenvolvedor Perl + Linux em empresa de Telecomunicações em Curitiba. Conhecimentos necessários: Programação Perl, Shell Script, CGI, Banco de Dados, Linux, SNMP, Ferramentas de monitoramento de rede (RRDTool, Mrtg, Cacti, Cricket) será um diferencial. Interessados enviar currículo para carlos.mazzer@gvt.com.br com assunto: desenvolvedor perl.”
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/10/2013