HP lança seu primeiro computador de mesa com Android

pc-pos-pc

Via tecnologia.ig.com.br:

Já presente em smartphones e tablets, o sistema Android , do Google , começa a aparecer também em desktops (computadores de mesa). A HP apresentou nesta quarta-feira (30) o desktop Slate21, que tem tela sensível ao toque e roda a versão 4.2 do Android. O produto será vendido no Brasil com preço de R$ 1.899.

O Slate21 tem processador Tegra 4 com velocidade de 1,6 GHz, o mais poderoso da Nvidia, e 1 GB de RAM. A tela de 21,5 polegadas com tecnologia IPS tem resolução Full HD e o desktop tem 8 GB de armazenamento interno, além de entrada para cartões de memória SD.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/11/2013

Review LG Fireweb - O primeiro smartphone vendido no Brasil com o Firefox OS

pos-pc

Loooongo review, bem interessante. Colho um trecho da conclusão: "Se descartarmos o apelo da abertura do sistema e da preocupação com a privacidade do usuário, o que deveria ser um grande trunfo é a capacidade de aplicar a experiência da Mozilla em navegação na Web. Contudo, a falta de recursos do navegador gera limitações de navegação tornam o potencial numa grande fonte de frustração."

Enviado por Bruno (vegetandoΘgmail·com):

“O LG Fireweb (D300f) é um dos primeiros aparelhos lançados com o Firefox OS. No Brasil, é o primeiro deles a ser vendido. Apesar de o aparelho ter hardware equivalente a um Android low-end, a proposta não é nada modesta: usar padrões abertos da Web como plataforma para desenvolver um ecossistema que ofereça uma boa experiência para usuários mesmo em equipamentos de baixo custo.

No review, são detalhadas características do aparelho e do sistema operacional, analisando como a Mozilla tem se saído em seu objetivo.” [referência: freebird.blog.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/11/2013

Benchmark: Raspberry Pi como cache DNS

pos-pc

Enviado por Czar (unkzoΘtsar·in):

“Mais uma série de muitas que vão envolver testes de desempenho e agora é a vez do cache de dns.

Já faz um tempo que estou querendo usar um Raspberry Pi como cache de dns na rede local. Mas afinal quantas requisições por segundo vindas do cache ele consegue entregar?” [referência: everpi.tsar.in]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/11/2013

Wikipedia tenta se livrar de artigos encomendados

Matéria do Observatório da Imprensa enviada por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Editores da Wikipédia expressaram “choque e decepção” pela descoberta de centenas de contas de usuários utilizadas para escrever artigos em troca de dinheiro. O comércio de artigos e o uso de identidades falsas são proibidos pela enciclopédia virtual colaborativa.

Segundo Sue Gardner, editora-executiva da Wikimedia Foundation, responsável pela Wikipedia, “várias centenas” de contas são suspeitas. Até agora, mais de 250 usuários foram excluídos. “Nosso objetivo é prover informação confiável e neutra para nossos leitores. Qualquer coisa que afete isso é um problema sério”, disse Sue. “Estamos examinando ativamente a situação e explorando nossas opções”.

De acordo com uma investigação feita por editores da enciclopédia online, a maioria dos artigos polêmicos foi redigida por uma empresa dos EUA chamada Wiki-PR (Wiki-Relações Públicas, em tradução literal), que alega “criar, manter e traduzir páginas da Wikipedia para mais de 12 mil pessoas e companhias”.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/11/2013

Vaga para Administrador de Redes na Milenium Informática - Campo Grande-MS

Enviado por Ana Pissin (ana·pissinΘmilenium·inf·br):

“A Milenium Informática atuante na área de Código Aberto, com 19 anos de experiência na prestação de serviços no mercado de TI de Campo Grande-MS e região, está selecionando candidatos ao cargo de Administrador de Redes. Para mais informações acesse o link a seguir.” [referência: mileniuminformatica.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/11/2013

Lançado VirtualBox 4.3, com suporte a captura de vídeo

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Oracle liberou o VirtualBox 4.3.0, sua famosa aplicação doméstica para virtualização de máquinas, com novidades incríveis que vão desde suporte a captura de vídeo à suporte ao Windows 8.1.

Algumas novidades interessantes: implementação de um sistema intérprete para situações não tratadas por virtualização de hardware; adicionado suporte a CD-ROM SCSI, incluindo suporte de inicialização; suporte à IPv6; modo de router virtual experimental: várias VMs estão ligados à mesma rede interna, compartilhadas em um serviço NAT; melhoria no suporte a vários monitores; entre outros. Via Seja Livre.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/11/2013

Formação Java - início em 26/nov

curso, desenvolvedores, patrocinador

Enviado por Dextraining (contatoΘdextraining·com·br):

“Corra e se inscreva agora! Turma com início em 26/Novembro. A formação cobre a linguagem Java, tecnologias como JSP, JSF, Hibernate, EJB3, para criação de sistemas corporativos para a web e desktop.

Mais informações: [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/11/2013

R$ 1.299: Acer lança hoje primeiro Chromebook no Brasil

netbook

Quem andava com saudade dos netbooks pode ter interesse nessa categoria, que roda um sistema operacional proprietário1 do Google com kernel baseado no Linux.

A descrição inicial do sistema, em 2009, era bastante eloquente: "um Linux podado, webapp-cêntrico, com um front-end baseado no Chrome". Esse sistema "podado" era inicialmente derivado do Ubuntu, mas a partir de 2010 passou a ser baseado no Gentoo.

Via tecnologia.ig.com.br:

O primeiro Chromebook, notebook com sistema operacional ChromeOS, acaba de chegar ao Brasil. A fabricante de computadores Acer anunciou a chegada do modelo C710 ao País, com preco de R$ 1.299. O notebook tem tela de 11,6 polegadas e é equipado com processador Intel Celeron com dois núcleos. O produto estará disponível no varejo e sites de comércio eletrônico a partir desta quinta-feira (1º).

 
  1.  Embora derivado diretamente do Chromium OS, que é open source.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/10/2013

Cisco abre código do codec H.264 e se propõe a pagar os royalties para nosso uso dele na web

jihad

A Guerra dos Codecs na Web está em andamento já há alguns anos, com participação de quase todas as entidades com interesses na área: FSF, Mozilla, Google, MPEG LA e mais.

A Mozilla, que no passado já rejeitou enfaticamente o padrão proprietário H.264 mas em agosto do ano passado concretizou sua meia-volta e aceitou inclui-lo em seus produtos em nome da competitividade no mundo mobile, agora tem uma razão mais palatável para aceitá-lo: A Cisco vai lançar uma versão open source do H.264.

Não apenas open source: a Cisco vai se encarregar de pagar os royalties junto à MPEG LA, vai disponibilizar o código-fonte sob uma licença verdadeiramente livre, e vai oferecer gratuitamente binários compilados a partir desses fontes, para que o Firefox possa instalar automaticamente no momento em que seus usuários necessitarem do codec, conforme a Mozilla já confirmou.

A Cisco não está fazendo isso por ser boazinha: os negócios dela vão se beneficiar bastante de ter todo mundo usando um mesmo Codec para transmitir vídeos na web, evitando assim a custosa tarefa de transcodificação.

Mas o sucesso dela nisso depende ainda de no começo de novembro os representantes da indústria concluírem, na reunião marcada para essa escolha, que o H.264 será o padrão de codec a ser usado no WebRTC.

A conferir, porque há interesses gigantescos envolvidos que podem fazer com que a escolha seja bem menos do que óbvia. (via ostatic.com - “Cisco Unlocks H.264 Codec, Opens Doors for Mozilla and Others”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/10/2013

Na Suécia, Samsung não assume responsabilidade pelo bug na UEFI que desativa permanentemente seus notebooks

vergonha

Parece que o descaso da Samsung com consumidores afetados por produtos seus com defeitos de projeto não é ''privilégio'' do Brasil: este usuário sueco acaba de descobrir que a Samsung não está nem aí para o notebook dele que parou de dar boot após 3 meses de uso.

A causa da pane permanente é um bug conhecido desde agosto de 2012 na implementação do firmware UEFI da Samsung, que pode ocorrer em qualquer sistema operacional (já foi demonstrado em Windows, inclusive) mas, para azar do consumidor em questão, frequentemente ocorre durante uma instalação de Linux – e foi o caso dele.

Ele foi à loja, que disse que "trocar de sistema operacional é como trocar o motor de um carro transformando-o em outro", e assim não iria honrar a garantia.

Ele foi ao suporte da Samsung, que disse que negou ajuda e o mandou "procurar a Linux e pedir ajuda".

Ele foi à ouvidoria da Samsung na Europa, que não apenas negou que exista alguma falha na implementação da UEFI da Samsung, como ainda confirmou que a empresa não oferece garantia do hardware em caso de troca de sistema operacional pelo usuário.

O valor que a Samsung dá à satisfação de seus clientes e à solidez de seus produtos podem ser avaliados por cada interessado. (via scienceblogs.com - “Samsung Sweden to Linux User: “UEFI BIOS Bug Not Our Problem” – Aardvarchaeology”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/10/2013

Curso de Reconstrução Facial Forense com SL na PUCRS (Porto Alegre)

curso, gente-que-faz

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“O Curso de Reconstrução Facial Forense com Software Livre está sendo oferecido pela PUCRS em Porto Alegre do dia 16 a 19 de Dezembro. As inscrições poderão ser feitas até o dia 13/12/2013.

Com 32 horas/aula o curso abordará desde os princípios históricos e éticos até as técnicas (práticas) de modelagem 3D no campo da reconstrução facial forense.

Todos os softwares utilizados são livres e gratuitos, oferecendo além de alta performance uma acessibilidade sem precedentes na tecnologia de modelagem e digitalização 3D.

Mais detalhes no link: [ciceromoraes.com.br/…]” [referência: ciceromoraes.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/10/2013

Archimesh: add-on para o Blender para desenho de ambientes e imóveis

Enviado por Guilherme Razgriz (razgrizΘogimp·com·br):

“O Archimesh é um Addon que permite criar desde simples quartos até casas e apartamentos completos utilizando o Blender de forma rápida, prática e extremamente intuitiva, mesmo que você saiba pouco ou literalmente NADA sobre a construção de espaços 3D, o tutorial incluindo a url para baixar está no link abaixo. Bons estudos!

[razgrizbox.tumblr.com/…]” [referência: razgrizbox.tumblr.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/10/2013

Vaga CLT para Desenvolvedores PHP, Zend, MYSQL e HTML - Curitiba – PR

Enviado por DJALMO AQUINO - DIRECTCALL BR (djalmoΘcreapr·org·br):

“Com experiência de pelo menos 1 ano na área; CLT, horário comercial flexível; VT, VR, Plano de saúde e remuneração compatível.

Ótima oportunidade para trabalhar com um projeto inovador. Desenvolvemos APIs e ADDONs cloud que facilitam para desenvolvedores em geral habilitar: Ligação telefônica a partir do seu software; Gravação telefônica; SMS; Mensagem de Voz, Gestão de linhas telefônicas, de atividades… ( +Inf.: [directcall-api.com.br/…] )

Interessados podem enviar currículo a partir deste endereço: [directcall.com.br/…] )” [referência: directcall.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/10/2013

Comunidade Untangle Brasil

patrocinador, comunidade

Enviado por Paulo Oliveira (comercialΘlinuxsolutions·com·br):

“É com prazer que anunciamos o lançamento do site www.untanglebrasil.com.br (Untangle Brasil). Nesse esite existem informações sobre o Firewall Untangle e suas funcionalidades.

Estamos disponibilizando uma área comunitária sobre o Untangle:

[untanglebrasil.com.br/…]” [referência: untanglebrasil.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/10/2013

Transforme seus ajax em funções, transforme suas funções em objetos

desenvolvedores, patrocinador

Enviado por Erick Zanardo (erick·zanardoΘdextra-sw·com):

“A reutilização de código é um problema comum, existente em todos os tipos de projetos, em todas as linguagens, e que possui mil maneiras diferentes de ser resolvidos.

Neste artigo, trago um problema de reutilização de chamadas ajax em projetos javascript, e uma solução que aplicamos no nosso projeto.

Leia post completo em: [dextra.com.br/…]” [referência: dextra.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/10/2013