Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Jon maddog Hall publica carta aberta à Presidente da República em sua coluna na Linux Magazine

Tags: xerife, governos, privacidade

Repetindo em boa parte o que já havia dito recentemente durante sua participação na Latinoware, em Itaipu, o diretor executivo da Linux International expôs longamente sua opinião sobre a relação entre o uso de computação em nuvem baseada em recursos dos EUA, o software proprietário e os recentes casos de espionagem praticados contra a chefe do poder executivo brasileiro.

Na mesma esteira, maddog aproveitou para descrever seu Projeto Cauã (ver "Projeto Cauã: Jon Maddog Hall quer colocar um servidor no porão de cada prédio de SP e criar 2.000.000 de empregos"), cujos frutos previstos ele relaciona com o fomento à independência tecnológica do Brasil.

Ao final, ele ainda inclui um convite para que o staff técnico da Presidência e outros membros do governo brasileiro compareçam a um evento em Brasília ao qual ele estará presente em novembro, para discutir as suas sugestões.

Via www.linuxnewmedia.com.br:

Eu não espero que a senhora esteja lá, pois a senhora é muito ocupada, mas eu gostaria de discutir seriamente com os membros do seu staff técnico e outros membros do governo brasileiro alguns metódos para ajudar o Brasil direcionar seu próprio futuro na área tecnologia da informação e talvez usando parte ou tudo o que se propõe no Projeto Cauã.
 
Isso talvez leve 10 anos para ser concluído, mas se a senhora não começar agora, nunca vai chegar lá.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

uProxy: Google anuncia extensão anti-censura para Chrome e Firefox para quem não tem VPN internacional mas tem um amigo

Tags: privacidade, xerife

Via g1.globo.com:

O Google anunciou nesta segunda-feira (21) o uProxy, um aplicativo desenvolvido pela Universidade de Washington com idealização e financiamento do Google Ideas.
O uProxy será uma extensão para os navegadores Chrome e Firefox que permitirá a um usuário compartilhar sua conexão de internet com outra pessoa. Dessa forma, alguém que esteja com dificuldade para acessar um site poderá usar a conexão de um amigo para acessá-lo.

Quando o acesso é autorizado, o navegador passa a utilizar a conexão de internet do amigo como uma "ponte", burlando, por exemplo, filtros de internet que afetam usuários de um determinado o país.

Por enquanto, o software está disponível apenas em um programa de testes (beta) restrito. Na página oficial, uProxy.org é possível preencher um formulário para manifestar interesse no programa, que deverá ser distribuído para mais usuários em breve.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Workshop Online Gratuito - Ferramenta de backup Bacula

Tags: patrocinador, evento

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“No dia 24/10/2013 entre 20h as 22h, acontecerá o Workshop Online Gratuito - Ferramenta de Backup Bacula. Neste workshop iremos demonstrar o uso da Ferramenta de Backup Bacula. Para se cadastrar, envie email com seu nome para workshop@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Jornal da ABO-SP traz matéria sobre reconstrução facial com o uso de softfware livre

Tags: gente-que-faz

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Tive a honra de receber um convite dos editores do Informativo da Associação Brasileira de Odontologia, Seção São Paulo (ABO-SP), para redigir uma matéria no ABO News #40 sobre reconstrução facial forense, onde destaquei o uso do software livre para tal fim.

A matéria em questão está na página 7. É pequena, não traz o assunto em detalhes, mas o importante é que o software livre está lá e o texto só foi redigido por conta de trabalhos executados com ele.

Caso deseje baixar o jornal, acesse o link direto:

[abosp.org.br/…]

Boa leitura!” [referência: abosp.org.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Cursos na Dextraining com descontos de até 50%

Tags: pos-pc, desenvolvedores, patrocinador

Enviado por Dextraining (contatoΘdextraining·com·br):

“Chegou a hora de se atualizar. Cursos de férias é na Dextraining. Aprenda com quem faz na prática. Cursos de Lógica de Programação, Fundamentos de Teste de Software, Cloud Computing, Programação Orientada a Objetos, Continuous Delivery, Programação Java, Android e Scrum com descontos de até 50%. Confira: [bit.ly/…]” [referência: bit.ly]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo livro sobre Servidores Linux

Tags: apache, instalar, distribuicoes, servidor

Enviado por Luciano Andress Martini (analistaunixΘgmail·com):

“Foi lançado em 21/10 para venda o livro "Linux para Servidores" da editora Viena, autores: Luciano Andress Martini e Gustavo Turin Maiaves.

É um livro para aqueles que desejam configurar ou dar manutenção em seu proprio servidor Linux. Abrange a instalação do Linux; a configuração de diversos serviços como Dhcp, DNS, Squid, Apache, Mysql, Iptables, Samba, Tomcat e NFS; a virtualização dedicada com Xen e também a programação Shell Script. A melhor opção custo/beneficio para os profissionais que desejem ingressar na áŕea.

A distribuição base é Debian, mas ensina também a configurar os serviços em derivadas do redhat.” [referência: lojaviena.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lendo e filtrando arquivos no Linux - grep

Tags: grep

Enviado por Celso Crivelaro (celsocrivelaroΘgmail·com):

“Para quem está iniciando no Linux e precisa debugar a sua aplicação por um log, sabe o quanto é difícil entender como funciona o grep e leitura de arquivos. Esta introdução ajuda os iniciantes a conhecerem as ferramentas de leitura e filtragem em arquivos no Linux.” [referência: devopsfordummies.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Intel Software Day

Tags: evento, desenvolvedores

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):

“O evento Intel® Software Day tem como objetivo principal levar o que existe de mais novo em desenvolvimento de software para o ecossistema de tecnologia brasileira, composto por empresas de software, desenvolvedores independentes, universidades e estudantes de tecnologia. Embora este evento não foca o software-livre, estarei compartilhando espaço na palestra sobre a tecnologia Intel Perceptual Computing SDK com o Felipe Pedroso da Intel, onde mencionarei sobre a tecnologia Certiface e o como consegui obter a camera 3D da inte.

DATAS: 22 e 23 de Outubro LOCAL: Centro Universitário Senac - Santo Amaro

[slideshare.net/…]” [referência: softwareday.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Hangout - Desenvolvimento no Pfsense

Tags: desenvolvedores

Enviado por Luiz Gustavo S. Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“Nossa trilha continua! O Hangout consiste em uma série de assuntos que abordam o processo de desenvolvimento do Pfsense e como desenvolver o seu código, vamos conhecer o repositorio de fontes do projeto, como criar um clone e alterar um “Pfsense” seu, com suas alterações.

O Hangout Tutorial acontecerá agora no sábado, dia 26/10, as 18:00hrs com previsão de termino para as 20:00h. A ideia é que o usuário possa interagir melhor com os fontes de código do projeto e seja capaz de criar versões personalizadas ao seu gosto.

Abordando coisas como criação de livecd, alteração de template e até a criação de pacotes personalizados com o uso do gerenciador PBI, portado para a versão 2.1 do Pfsense. Para participar deste Hangout, o minimo necessário do usuário é ter noção básica de uso da interface web e ter noção básica de rede (TCP,pacotes de rede, dns, etc)

O requisito básico para participação é que o usuário tenha uma minima noção de desenvolvimento e conheça o básico de Shell-script e PHP.

Iremos trabalhar com a versão 2.1 do Pfsense e iremos implementar uma mão na massa com situações propostas pelo os participantes do Hangout.” [referência: luizgustavo.pro.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ajude a escolher o local do II Encontro Nacional do LibreOffice

Tags: office, comunidade

Enviado por Klaibson Ribeiro (maffeiΘriseup·net):

“A Comunidade LibreOffice Brasil gostaria de ouvir a sua opinião na escolha do local para a realização do 2o. Encontro Nacional do LibreOffice. A data do próximo encontro será nos dias 11 e 12 de abril de 2014. Período da pesquisa: 21/10/2013 a 05/11/2013

Vote em [goo.gl/…]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Desmistificando o TDD

Tags: desenvolvedores, patrocinador

Enviado por Guilherme Vicente (guilherme·vicenteΘdextra-sw·com):

“Quando você pretende comprar um sapato novo, qual a primeira coisa que você faz? Normalmente as pessoas experimentam o sapato, vêm se é confortável, como é andar com ele, se combina com seu estilo, se te deixa mais alto, mais baixo… Tudo isso para que depois de algumas perguntas e especulações para si mesma ela opta por comprar ou não o sapato.

E com seu código, você também faz isso? Antes de utilizá-lo efetivamente, você faz perguntas para si mesmo se ele está bom, se passa no teste de “qualidade”, será fácil para posteriormente alguém utilizá-lo… Ou seja, você testa o seu código efetivamente?

Leia mais em: [dextra.com.br/…]” [referência: dextra.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

A mão de ferro do Google no Android: Controlando o código aberto por qualquer meio necessário

Tags: pos-pc, clopen

Um cinturão de código fechado que complementa trechos do Android em código aberto que viraram abandonware é a chave para entender a tática atual do Google para garantir que os distribuidores do Android continuem operando a seu favor.

Essa é a observação do autor, e vale a pena dedicar 20 minutos para ler as 4 longas páginas deste artigo do ars technica cujo título traduzido seria “A mão de ferro do Google no Android: Controlando o código aberto por qualquer meio necessário”.

O artigo narra o histórico do posicionamento do Google quanto ao Android: desde o início, quando a plataforma Android servia como um fosso de código aberto ao redor do castelo das propriedades do Google, que precisavam ser protegidas contra a prevalência da plataforma iOS (e aí fazia sentido oferecê-lo de maneira amplamente aberta), até a situação atual, em que o Android passou a ser parte do castelo, e assim ganhou um fosso proprietário ao seu redor.

O artigo apresenta a ameaça da qual o Google considera que seus interesses no Android precisam ser defendidos: modificações como a que a Amazon fez no Kindle Fire, que usa a parte em código aberto do Android mas não inclui o Google Play e outros serviços do Google, substituindo-os por seus próprios serviços concorrentes.

Mas não pense que é fácil fazer o que a Amazon fez: para começo de conversa, todas as montadoras de equipamentos (Foxconn, etc.) autorizadas a montar aparelhos com o selo e o acesso ao ecossistema oficial do Android são impedidas (a Acer tentou e teve que voltar atrás...) de montar aparelhos com versões derivadas do Android sem a aprovação oficial. Hoje a Amazon monta o Kindle Fire na Quanta, e possivelmente não teria muitas outras alternativas.

Além disso, a Amazon tem força e recursos para duplicar as funcionalidades negadas a quem usa Android sem as bênçãos do Google, mas jamais precisou se defrontar com a decisão que hoje empresas como a Samsung e a HTC precisariam encarar se considerassem incluir em sua linha algum aparelho com Android sem os serviços do Google: no momento em que lançarem o primeiro, precisam dar adeus a todos os outros que já usam o Android com os serviços proprietários do Google.

Além disso, segundo o artigo, para aumentar a força que leva os distribuidores a se manter ligados aos serviços do Google, e não apenas aproveitar a parte em código aberto do Android, recentemente o Google vem seguindo uma prática de ir descontinuando aos poucos vários serviços do Android em si (cujos trechos de código viram desde relíquias de funcionalidade da época do Android 2 até algo mais próximo a abandonware), substituindo-os por apps proprietários oferecidos via Google Play.

O artigo lista e detalha exemplos desses apps proprietários que substituíram e imediatamente descontinuaram a manutenção de itens como o Android Search, Music, Calendar, Camera e até o teclado, além do já mencionado Google Play Services, que inclui cada vez mais funcionalidades básicas que fazem com que apps desenvolvidos para uso no Android recorrendo a elas passem a ser imediatamente incompatíveis1 com forks do Android que não incluam os Services.

O Android (não o distribuído nos aparelhos, mas o disponível para download no Google) continua tendo um código aberto, mas no que diz respeito à distribuição em produtos o artigo o chama de aberto no estilo “olhe mas não encoste”. E explica, em sua conclusão que reproduzo em versão minha:

Você pode contribuir com o Android e você pode usá-lo para seus pequenos passatempos, mas em quase qualquer área, as circunstâncias foram definidas contra qualquer um que tente usar o Android sem a bênção do Google. No segundo em que você tenta pegar o Android e fazer algo que o Google não aprova, ele derrubará o mundo em sua cabeça.

(via arstechnica.com - “Google’s iron grip on Android: Controlling open source by any means necessary | Ars Technica”)

 
  1.  Ao menos sem medidas especiais...

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Presidente do Serpro afirma que sistema de e-mail da MS tem backdoor e que o dele é seguro por estar na sua rede

Tags: garantia, soy

Enviado por André Felipe Machado (afmachado1963Θgmail·com):

“Nova entrevista, com mais informações.

Trechos: "Zero Hora — O que leva o senhor a crer que os dados do governo estarão mais protegidos por um sistema desenvolvido no Brasil?

— O sistema, sozinho, não é seguro. Ele é seguro por estar dentro da nossa rede. A gente cria uma situação de robustez muito maior. E, como todo ele é baseado em software livre, é auditável. Já o sistema americano tem o backdoor (um mecanismo que faz com que um software americano, mesmo comprado no Brasil, continue enviando informações para seu fabricante. E o governo dos EUA, alegando razões de segurança, pode acessar esses dados). A Microsoft faz isso porque a legislação dos EUA manda. O Estado americano diz a todas as empresas que ele se reserva a esse direito. É uma questão muito mais jurídica do que técnica. "

"ZH — A presidente pediu algo em especial para o sistema de e-mail?

— Reforçar toda a parte de criptografia. Por exemplo, quando a presidenta manda mensagens para fora do sistema. A ferramenta vai criptografar todo o conteúdo da mensagem. Para ela ter segurança, a pessoa lá do outro lado vai ter de ter uma chave para abrir. Depois vai ficar gravado lá? Vai. Essa fragilidade permanece."” [referência: zerohora.clicrbs.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LG FireWeb: celular com Firefox OS, na Vivo, por R$ 449

Tags: pos-pc

No momento em que escrevo, a referência ao Firefox OS está na capa do site da Vivo, mas leva para uma página em branco, razão pela qual só tenho as informações enviadas do MiniGeek.

Não sei avaliar se R$ 449 é caro ou barato para essas especificações, mas ao menos parece ser um modelo recente, ao contrário do que eu imaginava. E no que diz respeito ao preço, dependendo do plano que você contratar com a Vivo, o preço do aparelho pode cair para R$ 399 ou até para R$ 129.

Enviado por Calebe Aires (calebeairesΘgmail·com):

“Sem alardes, a VIVO começa a vender aparelho aparelho celular com FirefoxOS. O LG FireWeb D300 é um smartphone com 4 polegadas, câmera de 5 MP e memória compartilhada de 2GB. Com um design retangular e apenas na cor preta, a textura na traseira do aparelho se parece muito com a que temos no Nexus 4.” [referência: minigeek.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Proxy com Squid3 + SquidGuard no Ubuntu

Tags: distribuicoes, servidor

Enviado por Pedro Delfino (pedro·delfino3Θgmail·com):

“Proxy com Squid3 + SquidGuard é uma ótima solução para controlar acesso a internet. Seja em uma grande rede com mais de 500 usuários ou uma pequena rede.

O Squid é o nosso servidor proxy; O squidGuard é o software que irá controlar nossas Blacklists, ou seja nele vamos dizer quais sites não podem ser acessados. (...)” [referência: e-tinet.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]