Logi-pi: uma placa de desenvolvimento FPGA para Raspberry Pi

pos-pc

Enviado por Czar (unkzoΘtsar·in):

“Logi-pi é mais uma das muitas placas de expansão para trabalhar em conjunto com o Raspberry Pi, que traz consigo a idéia de iniciantes em FPGA aprenderem e ou melhorarem seus estudos em torno da programação para FPGA(Verilog, VHDL).” [referência: everpi.tsar.in]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/11/2013

Lançado Pear OS 8 para PC e, se conseguir financiamento, também sai para tablets

distribuicoes, pos-pc

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Depois de seis meses de desenvolvimento anuncia-se a nova versão do Pear OS, a distribuição da pêra que tenta disponibilizar o sistema da maçã como nem sequer o elementary se atreveu a fazer. O Pear OS 8, em todo caso, vem com várias novidades que não são as que se espera, isso seguro (a imagem sobre estas linhas pode você dar uma ideia).

Para começar, não espere ler a típica lista de componentes básicos que do sistema, porque me foi impossível localizar essa informação. Já que Pear OS 7 baseava-se em Ubuntu 12.10, então supomos que o Pear OS 8 deve ser baseado em Ubuntu 13.04 ou Ubuntu 13.10. Os requisitos mínimos recomendados podem ser consultados aqui.

As novidades deste lançamento seguem outras frentes: chegam o Pear Cloud e o Pear ID, ou a nuvem do Pear OS e a conta para essa nuvem, respectivamente, com 2 GB de espaço gratuito para armazenar e sincronizar arquivos e um plano de preços para ampliar o armazenamento. Parece, ainda que não se indique em nenhum lugar, que a nuvem do Pear OS é baseada no ownCloud.

O Pear OS 8 Tablet Edition é a outra novidade que acompanha este lançamento. Como seu nome aponta, se trata de uma versão do Pear Os destinada para funcionar em tablets ou dispositivos de interface táctil, tanto para arquitecturas ARM como x86, com dispositivos como o Surface da Microsoft ou Galaxy da Samsung, Nexus do Google, etc.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/11/2013

Holanda também recomenda desktop open source como substituto do Windows XP

distribuicoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Segundo informa o Open Source Observatory, o centro de segurança informática do governo holandês, órgão do Ministério de Segurança e Justiça, registrou: “Linux é adequado para usuários pessoais e de negócios” e assinalam o Ubuntu e Red Hat como alternativas viáveis àqueles que ainda estão estancados no Windows XP.

O motivo é provavelmente já de conhecimento de todos: segurança. O órgão anuncia que é necessário atualizar as versões do Windows como antes, com o consequente custo de licenças de software e hardware de atualização de máquinas obsoletas para os padrões atuais, ou mudar para um sistema operacional livre e de código aberto como o GNU/Linux.

O relatório oficial em PDF traz maiores informações sobre as sugestões do Open Source Observatory.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/11/2013

Boas Práticas de Tuning no MySQL

desenvolvedores, banco-de-dados

Enviado por Celso Crivelaro (celsocrivelaroΘgmail·com):

“Qualquer desenvolvedor com uma certa experiência já passou pela reclamação do cliente que o sistema está lento o que gera problemas aos usuários para operá-lo e pior, se for um site, pode cair no ranking do Google.

Se está usando MySQL, como descobrir quais queries estão gargalando o sistema? Que ações podemos tomar para aliviar o banco? Algo pode ser feito em tempo de projeto para que evitar que problemas futuros ocorram? Índice ajudar em tudo?

Neste artigo seguem várias dicas de como tunar o seu banco de dados MySQL para que consiga a melhor performance para que a sua aplicação decole.” [referência: devopsfordummies.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/11/2013

BeagleBone Black + Yocto

pos-pc, desenvolvedores, comunidade

Enviado por Henrique Pérsico Rossi (henrique·rossiΘembarcados·com·br):

“A placa BeagleBone Black está em minhas mãos. O que faço agora? Siga este tutorial para aprender a customizar a imagem gravada nesta placa usando o Projeto Yocto.

Muito tem sido falado sobre plataformas de desenvolvimento suportadas por grandes comunidades, tal como a BeagleBone Black e a Raspberry Pi. Ambas têm atingido um grande público em específico, aquele ávido por conhecimento em Linux embarcado.

Aproveitem e comentem os seus resultados!!” [referência: embarcados.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/11/2013

Últimas vagas curso Teste de Invasão (Pentest) em Redes e Sistemas online

patrocinador, evento, curso

Enviado por Carim Fernandes (contatoΘclavis·com·br):

“Estão disponíveis poucas vagas para a próxima turma online do curso Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD. Este treinamento é ideal para profissionais que querem determinar a postura de segurança de uma empresa e identificar potenciais problemas em processos e ativos críticos de seu negócio. Dessa forma, sua empresa poderá tomar decisões e alocar recursos para segurança baseando-se na situação real de seus sistemas e processos, enxergando o ambiente real por trás das estatísticas.

O curso Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD conta com um investimento de 12 parcelas de R$91,43 no cartão de crédito. Este é um dos cursos que fazem parte da Formação de 100 horas – Auditor em Teste de Invasão da Academia Clavis Segurança da Informação.

Que tal aproveitar a oportunidade e verificar as avaliações das últimas turmas da Academia Clavis Segurança da Informação? As últimas avaliações feitas pelo alunos da Clavis obtiveram média de 9,28, 9,53 e 9,44.” [referência: clavis.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/11/2013

Como criar relatórios PDF a partir de HTML

desenvolvedores, patrocinador

Enviado por Tomás Queiroga (tomas·queirogaΘdextra-sw·com):

“Acredito que seja consenso o fato de que “montar um relatório usando HTML, CSS e JavaScript é muito mais fácil do que um em PDF (usando iText, Crystal Reports entre outros)”. E isso por diversos motivos, e citarei apenas um: é muito mais provável que o cliente ou webdesigner não saiba como fazer um relatório em Java, mas tenha maestria com HTML, CSS e JS. Todavia o formato PDF é amplamente requisitado, então acaba-se fazendo o relatório da maneira mais complexa e custosa - em tempo e depois em manutenção.

Podem até dizer que existem APIs em Java e outras linguagens que convertem o HTML em PDF, mas muitas vezes ela falha por completo, ou tem de se fazer algum “ajustezinho”, ou “soluções mirabolantes” para tratar de um caso, com outra para outro caso, então o layout muda, e essa “solução” já não serve mais. Por exemplo, se as larguras das colunas de uma tabela estiverem em uma tag HTML col - o que é comum quando o HTML é gerado via alguma ferramenta, como Pentaho Report Designer - o com.itextpdf.tool.xml.iText.XMLWorkerHelper se perde na transformação HTML ➡ PDF, pois ele remove todas as tags de conteúdo antes de gerar o PDF, desformatando a tabela por consequência.

E como fazer para explicar ao cliente que não dá para gerar o relatório do jeito que ele quer, sendo que ao clicar em “Imprimir como PDF” no browser fica como ele deseja?

Leia mais: [dextra.com.br/…]” [referência: dextra.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/11/2013

5ª Edição do Mundo Senai em Florianópolis

evento

Enviado por Bruno Gomes da Silva (bruno·g81Θgmail·com):

“Neste mês de novembro acontece a 5ª edição do Mundo Senai, são 3 dias de evento que acontece em várias cidades do país inteiro e claro que Florianópolis está inclusa da lista!

O Evento engloba palestras, mostras tecnológicas e minicursos, também conta com orientação profissional e visita a laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.” [referência: guialinux.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 12/11/2013

Slackware traz suporte a UEFI e várias atualizações

distribuicoes

A mais antiga distribuição em atividade lançou no final da semana passada a sua versão 14.1, a primeira com suporte a sistemas com UEFI (como os que vêm com o selo de homologação do Windows 8). Outras atualizações incluem o Linux 3.10.17versões atualizadas do Xfce e KDE, e mais. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Slackware 14.1 Adds UEFI Support, Updated Software”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/11/2013

GIMP abandona SourceForge devido a anúncios suspeitos e instalador mais ainda

Lembra de quando o SourceForge era um serviço de suporte ao desenvolvimento e um repositório tradicional e confiável para projetos de código aberto?

Bons tempos. Mas os anos passaram, e em 2012 o portal, que já fazia parte da GeekNet, uma holding que também controlava o Slashdot e o FreeCode (ex-Freshmeat), foi comprado pela Dice, uma empresa que, antes da bolha .com, no final dos anos 90, era um portal de empregos, e hoje é alguma outra coisa na qual não estão presentes os princípios originais de alguns dos sites que absorveu.

Até o início da semana passada, os desenvolvedores do Gimp ainda usavam o SourceForge para hospedar seus downloads, mas anúncios como os da imagem acima (que eu rotacionei para você não pensar que fosse um banner comercial sendo exposto aqui no BR-Linux), que talvez você já tenha visto em outros sites de downloads e que tentam induzir o leitor a ir para algum outro site – frequentemente suspeito – achando que estará fazendo o download do programa que veio buscar.

E isso não é o pior: nas versões para Windows, o SourceForge estava incluindo um instalador que inclui ofertas de terceiros junto aos executáveis de projetos open source. Triste fim. (via www.theregister.co.uk - “GIMP flees SourceForge over dodgy ads and installer • The Register”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/11/2013

Mark Shuttleworth se desculpa por 2 erros recentes

distribuicoes, ditador-benevolente

Os incidentes foram (1) a recente providência para fazer tirar do ar, mencionando razões de proteção de marca registrada, o domínio fixubuntu.com, de um site de um membro da EFF dedicado a alertar usuários sobre questões de privacidade na distribuição, e (2) o posicionamento do próprio ditador benevolente perpétuo do Ubuntu, que fez uma generalização negativa político-partidária contra boa parte dos indivíduos com posturas críticas ao quea Canonical vem fazendo ultimamente.

Enviado por Carlos Felipe Pessoa de Araújo (carlosxfelipeΘoutlook·com):

“Mark Shuttleworth reapareceu em seu blog pessoal para desculpar-se pelos últimos tropeços cometidos por ele mesmo e pela Canonical.

Em suma, se desculpa pelo incidente com fixubuntu.com, que qualifica de engano sem intenção e por ter utilizado o termo ‘Tea Party’ para referir-se aos detratores de Mir.

O site fixubuntu.com foi repreendido (censurado) por advogados à serviço da Canonical para remover as referências à marca "UBUNTU".” [referência: muylinux.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/11/2013

Está aberta a Temporada 2013 do Openbeach

evento

Enviado por Douglas Conrad (conradΘopens·com·br):

“Nós nos reunimos para falarmos de tecnologia, software livre, cerveja artesanal, cachaça artesanal e nos divertirmos um bocado. Por mais de 12 anos que sem falhar fazemos amigos e reencontramos outros em Floripa, Santa Catarina, trazemos nossas famílias, namoradas, namorados, amigos e ficamos de papo para o ar de sexta a domingo na Beira da Praia de Canasvieiras em Florianópolis.

É um momento muito bacana porque estamos sempre no final do ano precisamos recarregar as baterias, quebrar um pouco a rotina, dar umas risadas e falar bobagens com amigos e fazer novos. Todos os anos acabamos fazendo amigos que se tornam parceiros de verdade e que ao longo deste tempo vemos cada um seguir seu caminho, mas acabamos nos reencontrando e agregando outros parceiros durante cada Openbeach.

Foi assim que conheci Jon Maddog Hall 11 anos atrás e desde então somos amigos, sócios, cumpadres. Maddog: "I attend Open Beach every year because I get to see the friends that I normally only "see" over the Internet. We start with a great party at a local bar, and the next day we partake of a lot of different activities, but in a slow, easy fashion that is relaxing. This year we will learn how to mix different drinks with Cachaca, make homemade hot sauces, learn more about brewing beer, and enjoying each other's families. While a lot of the people are involved with computers or the computer industry, some are not, yet we all have a lot of fun."

Este ano será nos dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.openbeach.org.br Esperamos revê-lo ou conhecê-lo. Faça já sua inscrição e tire 3 dias antes do final do ano para dar uma relaxada!

Douglas Conrad” [referência: openbeach.org.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/11/2013

Zappwm 4.0 - Desktop alternativo baseado em Rox

instalar, distribuicoes, comunidade

Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com):

“Cansado de utilizar as pesadas interfaces tradicionais do Linux, sobretudo Unity e Gnome, resolvi ressuscitar um antigo projeto de gerenciador de janelas para Linux: O Zappwm. À época em que foi lançado, em 2004, o foco eram os usuários do finado Kurumin, mas acabei atraindo a atenção da comunidade Slackware.

Esta nova versão é baseada no ROX e no Fluxbox e está totalmente customizada para Ubuntu/Mint/Debian e congêneres. Tem atalhos para as principais redes sociais, contas de email, cloud computing, blogs etc, através da janela "Social Life". Atalhos para os principais aplicativos utilizados em um desktop linux no Link "QuickApps" e Links para todos os programas instalados em "All Apps". Sem contar na vantagem de que, sendo basedo no bacaníssimo ROX, o usuário tem suporte a Drag'n Drop total: Pode arrastar aplicativos, pastas e arquivos para o painel, área de trabalho, pastas etc.

O ideal é baixar o arquivo para Debian/Ubuntu/Mint etc, mas se você usa outra distro, pode tentar pelo source, que é todo escrito em Shell e Zenity, sendo muito simples. E antes que eu me esqueça, o software está na versão Beta. Leia o README antes.” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/11/2013

speedtest-cli: Teste a velocidade da sua internet pela linha de comando

conectividade

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“O speedtest-cli é uma ferramenta, desenvolvida em python, que testa a conexão da sua internet usando as configurações do popular SpeedTest.net; com a característica em realizar tudo pela linha de comando.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/11/2013

RC1 do OpenMandriva Lx 2013

drivers, kernel, distribuicoes

Enviado por Diogo Travassos (diogotrcΘgmail·com):

“A Associação OpenMandriva tem o prazer de anunciar o lançamento do OpenMandriva Lx 2013.0 RC1! RC1 traz muitas correções desde a versão beta. A versão do kernel foi atualizado para 3.11.6 , com vários novos patches focados no desempenho (como o BFS , BFQ e UKSM ). Também fornecemos atualizações de bibliotecas e drivers com alta compatibilidade de hardware.

RC1 usa o KDE 4.11.2 como o nosso ambiente de trabalho para este lançamento, e ainda oferece quatro lançadores (Kickoff , SimpleWelcome , Lancelot, e Homerun), de modo que os usuários possam avaliar o melhor lançador para as suas necessidades e diga-nos qual eles gostariam de ver como padrão, que serão escolhidos em tempo para RC2.

RC1 inclui também o Centro de Controle OpenMandriva - uma ferramenta útil e intuitiva para gerenciar o sistema. Você pode usá-lo para gerenciar software, configurar sua placa de vídeo , adicionar ou remover usuários do sistema, e muito mais!

Nós corrigimos mais de 75 erros desde a versão beta - ajude-nos a aumentar a contagem de erros sempre que você vê um! De acordo com o cronograma, RC2 será liberado aproximadamente em uma semana após esse lançamento! Estamos trabalhando rápido para lançar a nossa versão final o mais rápido possível, por isso, certifique-se de testar e dar-nos um feedback sobre o que pode ser feito!

Divirtam-se! [mandrivabrasil.org/…]” [referência: mandrivabrasil.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 11/11/2013