Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade

Projeto Cauã: Jon Maddog Hall quer colocar um servidor no porão de cada prédio de SP e criar 2.000.000 de empregos

Ninguém pode chamar Jon maddog Hall de pessimista: seu Projeto Cauã, que vem sendo apresentado em eventos de software livre no Brasil há alguns anos, tem metas bastante ambiciosas, e a TechWorld o ouviu para saber detalhes.

Segundo a matéria, o projeto será lançado em julho com base na ideia de instalar servidores nos porões dos prédios paulistas para oferecer uma nuvem privada a cada edifício, com thin clients nas suas unidades de ocupação (lojas e apartamentos) e assim gerar até 2 milhões de empregos de alta tecnologia no Brasil e até 4 milhões no restante da América Latina.

A origem dos empregos é explicada com clareza meridiana: tantos servidores e thin clients exigirão muitos administradores de sistemas, e os interessados nas vagas poderão ser treinados on-line e, após certificados, poderão receber autorização governamental para um financiamento da compra do equipamento e da instalação.

E não é só isso! O projeto ainda busca reduzir o uso de energia pelos computadores atuais e futuros, facilitar e tornar mais eficientes as atividades dos usuários finais e melhorar a integração de tecnologias.

Claro que um projeto desse porte não cresce do dia para a noite, mas o seu criador é modesto: acredite que nos próximos 2 anos haverá 100.000 pessoas trabalhando em atividades no estilo Cauã. Boa sorte, maddog! (via news.techworld.com - “Project Cauã: revolutionising IT for the masses - Techworld.com”)

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados