Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Os diferenciais do KDE 4.12

Tags: aplicacoes

Enviado por Filipe Saraiva (filipeΘkde·org):

“Foi lançado na metade de dezembro passado a nova versão estável do KDE, numerada como 4.12.

Esse lançamento é um pouco diferente dos anteriores, mais focado nas Aplicações. O Espaço de Trabalho Plasma e a Plataforma KDE estão congeladas para novas funcionalidades, com os desenvolvedores trabalhando atualmente na criação do KDE Frameworks 5 e no Plasma 2. Entretanto, essas duas partes do KDE receberam correções de bugs.

Mas há muitas novidades nas aplicações: há melhorias no KDE PIM, o Kate, KDevelop e Cantor ganharam suporte a Python, Okular ganhou suporte a multimídia em arquivos ePub, KWallet agora tem um novo backend para chaves GPG, KWebKit redimensiona automaticamente a apresentação de conteúdo de acordo com o tamanho da tela de exibição, mais jogos do kdegames foram portados para QML, novas funcionalidades estão presentes em vários softwares do kdeedu, o KMail ganhou suporte a AdBlock, e muito mais.

As notas de lançamento podem ser lidas em português na página do anúncio.” [referência: kde.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Disponível e-book: Certificação e Administração Linux - LPIC-1 101 grátis

Tags: patrocinador

Enviado por Juliano Ramos (linux·julianoΘgmail·com):

“Senhores(a) visitantes do br-linux, acabei de disponibilizar um e-book para quem pretende obter à certificação LPIC-1 101 ou compTIA Linux+ de graça, o e-book aborda: Origem do sistema Gnu/Linux - Arquitetura de Hardware - Instalação de distribuição 100% livre – Trisquel - Instalação e gerenciamento de pacotes (DEB, RPM, YUM, FONTE) - Instalação de gerenciamento de boot - Gerenciamento de bibliotecas compartilhadas - Comandos Gnu e Unix - Gerenciamento de Arquivos (FHS) - Processos - Expressão Regulares - Sistema de Arquivos - Quotas de Discos - Permissões” [referência: lcenter.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar a IDE NetBeans 8.0 Beta no Ubuntu e derivados

Tags: instalar, distribuicoes, desenvolvedores

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“A IDE Java NetBeans 8.0 Beta foi lançado recentemente. A nova versão vem com analisadores de código e editores para trabalhar com as últimas tecnologias Java SE 8, Java SE Embedded 8 e Java ME Embedded 8. O IDE também tem uma gama de novos aprimoramentos que melhoram ainda mais o seu suporte para Maven e Java EE com PrimeFaces; novas ferramentas para HTML5, em particular para AngularJS e melhorias para PHP e suporte a C/C++.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sorteio do livro Aprenda UML por Meio de Estudos de Caso

Tags: livro

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“No dia 30 de janeiro de 2014, com parceria Editora Novatec e Linux Descomplicado, será feito o sorteio do livro "Aprenda UML por Meio de Estudos de Caso", do Wilson Moraes Góes, publicado em 15 de janeiro de 2014. Em resumo, o livro mostra como a UML pode ser utilizada no processo de análise e no projeto de sistemas de informação com exemplos práticos e estudos de caso.” [referência: linuxdescomplicado.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso de Elastix em São Paulo - 22 a 24/01/14 - Últimas Vagas

Tags: instalar, evento, curso

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘinnovus·com·br):

“O curso é dirigido a profissionais que desejam adquirir em pouco tempo, conhecimento sobre a instalação, configuração e administração do Elastix, um dos produtos que está revolucionando as comunicações via Internet, utilizando os sistemas PBX IP baseados no Asterisk. O curso é no formato hands on, onde os alunos configuram 2 centrais Elastix com todas as funcionalidades e depois fazem a interligação.

Cursos programados: Telefonia IP com Asterisk - 28 a 30/01 Online; Telefonia IP com Asterisk/Elastix - 03 a 07/02 Aracaju; Elastix - 12 a 14/02 Recife; Tarifação com A2Billing - 18 a 21/02 São Paulo; Certificação Elastix 101 - 19 e 20/02 São Paulo; Elastix - 25 a 27/02 Online e Telefonia IP com Asterisk/Elastix - 24 a 04/04 Angola tarde e noite. Contatos treinamentos@innovus.com.br.” [referência: elastixbrasil.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Pesquisador expõe método para identificar e obter a chave de qualquer volume TrueCrypt

Tags: bino

O Truecrypt é um popular utilitário gratuito de criptografia de disco multiplataforma e com código-fonte disponível, mas a confiança (ao menos de parte dos usuários bem informados) nele vem sofrendo alguns abalos recentemente, como vimos em “Truecrypt: muita gente usa, ninguém sabe quem criou, e o código-fonte disponível não basta para garantir contra a NSA”.

A afirmação mais recente (mas ainda não auditada por fonte independente) é que o pesquisador Michael Ligh expôs duas ferramentas que aplicam à busca na memória os mesmos métodos que o TrueCrypt usa para localizar as suas chaves, e assim conseguem identificar a chave completa de qualquer volume montado com o TrueCrypt, além de identificar qual o arquivo que corresponde à imagem de disco criptografada, quando estiver em uso o recurso de ofuscação do TrueCrypt.

Nos casos em que o TrueCrypt estiver sendo usado em computadores com Windows, o documento publicado por Michael expõe ainda um método que permite obter o conteúdo decodificado dos componentes de sistema do TrueCrypt e de arquivos criptografados que tenham sido abertos, por meio de uma busca no cache do próprio Windows: segundo ele, como a criptografia do TrueCrypt é transparente para o sistema operacional, seu conteúdo pode ser colocado no cache como qualquer outro arquivo.

A possibilidade desse tipo de ataque às chaves na RAM não é novidade: consta na documentação oficial e até já existiam ferramentas capazes de encontrar alguns dos tipos de chave suportados.

Mas dispor de uma ferramenta em Python que faz a busca completa e mostra todos os dados que permitem o acesso ao conteúdo criptografado é uma razão forte para ter bem mais atenção à segurança do acesso ao sistema que estiver rodando o TrueCrypt. E o autor diz que ela será disponibilizada ao público em geral em breve. (via volatility-labs.blogspot.com.br - “Volatility Labs: TrueCrypt Master Key Extraction And Volume Identification”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Cyanogen quer tornar o Android mais adaptável e útil

Tags: pos-pc

O trecho que eu mais gostei: "Ele complementa dizendo que espera que os usuários aprendam que podem confiar novamente em sua tecnologia. “Seguimos a filosofia Open Source e somos usuários construindo coisas para os usuários. É fácil ver o que estamos fazendo. Atualmente ninguém tem nenhuma idéia do que está acontecendo por trás dos panos em seus aparelhos. Ter a capacidade de manter o controle sobre seus dados é algo libertador”."

O longo artigo na PC World começa assim:

Via pcworld.uol.com.br:

Quando a Cyanogen, desenvolvedora de versões customizadas do Android, anunciou seus planos para se tornar uma empresa, o anúncio foi uma grande notícia para os fãs de seu sistema operacional Open Source, o CyanogenMod. O unido grupo de 10 desenvolvedores que trabalhou arduamente na criação de sua própria versão de um “Android melhor” finalmente teria a chance de cumprir sua promessa em grande escala. 

A princípio a história da Cyanogen parece uma típica fábula do vale do silício: uma pequena equipe de hackers e programadores trabalhando apaixonadamente por dias e noites em sua popular variante do Android, quando de repente alguns gentis investidores aparecem do nada e colocam US$ 7 milhões sobre a mesa.

Mas mesmo com o dinheiro, a Cyanogen tem um longo caminho a percorrer antes que possa ser considerada como uma das grandes plataformas móveis. Por enquanto a empresa está focando seus esforços em pontos chave, como colocar um smartphone com seu software pré-instalado nas mãos dos consumidores, mas espera que seu objetivo de tornar o Android mais adaptável e útil desperte o interesse dos usuários.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

OpenBSD busca por fundos para pagar eletricidade - parte 2 - situação crítica

Tags: comunidade

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com):

Continuando a saga da arrecadação de fundos para financiar a energia elétrica do OpenBSD, Bob Beck, diretor da OpenBSD Foundation adiciona a seguinte informação a discussão. Tradução a mão livre:

"Com relação ao encolhimento das arrecadações, precisamos de novas fontes para cobrir os gastos do projeto. Se necessário, a OpenBSD foundation se involverá no recebimento de doações para cobrir os custos de eletricidade.

Mas a realidade agora é: O OpenBSD fechará as portas caso não consiga as doações que manterão as luzes ligadas.

Se você ou sua empresa podem nos amparar será de grande valia, mas em previsões, enfrentaremos uma significante redução das doações ao longo do ano atual (2014) - Isto significa que não poderemos cobrir o valor de 20 mil dolares em eletricidade sem remanejar o dinheiro que está destinado a outras áreas do projeto. Tal situação não é sustentável"” [referência: marc.info]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Brasileiro vai reconstruir o rosto de Santo Antônio com software livre

Tags: gente-que-faz

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“'O brasileiro Cícero Moraes vai reconstruir o rosto de Santo Antônio e entregar a imagem em 3D ao Museu de Estudos da Universidade de Pádua em novembro deste ano para uma exposição aberta ao público. O projeto Il Volto di Sant'Antonio foi encomendado ao grupo de pesquisas Arc-Team, da Itália, que tem a colaboração de Moraes. O trabalho será todo feito usando software livre.'

Fonte: [bwcomunica.com.br/…]” [referência: bwcomunica.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Entenda como funciona internamente o acesso root em dispositivos Android

Tags: pos-pc, gente-que-faz

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“A Internet esta repleta de artigos explicando como fazer root em um dispositivo Android.

Mas o que significa esse tal de acesso root e como ele funciona internamente? É o que veremos neste artigo.” [referência: sergioprado.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novatec lança livro Aprenda UML por meio de estudos de caso

Tags: comunidade, desenvolvedores

Enviado por Stephanie Milate (smilateΘnovatec·com·br):

“Autor Wilson Moraes Góes ensina a utilizar a UML por meio de exemplos práticos e estudos de caso

Com o mercado em alta, a demanda por bons profissionais de desenvolvimento de software aumenta a cada dia. Para os desenvolvedores, isto é um ótimo sinal.

Entre os processos de análise e projeto de sistemas de informação, destaca-se a Linguagem Unificada de Modelagem (UML) como a norma da indústria da informática para descrição gráfica do software. A UML é utilizada por arquitetos de sistemas, engenheiros de software e desenvolvedores para proporcionar um conjunto de ferramentas para análise, projeto e implementação de sistemas e para modelagem de processos. Ele permite pensar antes de codificar e trabalha com um conjunto de diagramas com notação clara e consistente. Também facilita a comunicação entre a equipe de desenvolvimento e os usuários do sistema e ajuda a prever e apontar inconsistências e omissões.

Com o objetivo de ensinar como a UML pode ser utilizada no processo de análise e no projeto de sistemas de informação, o autor Wilson Moraes Góes reuniu, no livro Aprenda UML por meio de estudos de caso, publicado pela Novatec Editora exemplos práticos e estudos de caso para explicar profundamente as teorias e práticas relacionadas aos diagramas de caso de uso, classe, atividade, máquina de estado, objetos, implantação, comunicação, componentes, pacotes e sequência previstos na UML, além de conceitos como prototipação e construção de especificações funcionais.

O livro é indicado para estudantes, professores, profissionais liberais e todos que ensinam ou querem aprender e estão ativamente ligados ao processo de análise e projeto de sistemas de informação.

Sobre o autor: Wilson Moraes Góes é mestre em Saúde na Comunidade pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, graduado em Matemática e pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas de Informação. É autor de dois livros, diretor de Informática do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, professor de informática do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e do Centro Universitário Claretiano de Batatais. Pode ser contatado por meio do endereço eletrônico wilson.goes@novatec.com.br.” [referência: novatec.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Canonical divulga resultado anual: receita crescente, mas fechou com prejuízo de mais de US$ 20 milhões

Tags: mercado

O relatório anual auditado, contábil e financeiro da Canonical referente às operações (no Reino Unido e subsidiárias consolidadas) no ano fiscal encerrado em 31 de março passado foi publicado, revelando receitas crescentes, mas continuidade na operação com prejuízo (também crescente).

Você encontra todos os valores no link acima, e reproduzo apenas alguns números gerais: o resultado encontrado pela Canonical em 2013 foi um prejuízo de US$ 21,3 milhões, ou quase US$ 10 milhões a mais que o prejuízo do ano anterior.

Mesmo tendo fechado o ano com prejuízo contabilizado crescente, o resultado publicado não tem só más notícias: a receita cresceu, e foi de US$ 65,7 milhões. Na demonstração de resultados pode-se perceber que o prejuízo encontrado deve-se ao grande aumento das despesas administrativas, que fecharam em US$ 82 milhões.

A Canonical corresponde a uma parte essencial da definição de empresa startup, pois continua sendo financiada por recursos que não são produzidos por ela mesma enquanto procura por um modelo de negócio escalável e que possa ser repetido.

Por outro lado, ela completa 10 anos agora em 2014, e a idade é um dos fatores que a fazem escapar do que normalmente encontramos na categoria startup.

Tenho vários amigos e pessoas que admiro trabalhando nela, e espero que os bolsos de Mark Shuttleworth continuem fundos o suficiente1 para manter a empresa desenvolvendo o que quer que seja a sua visão, e que os esforços para encontrar parceiros interessados em levar produtos baseados nas tecnologias que ela integra ou cria cheguem a frutificar de uma forma que agrade simultaneamente a investidores, mercado e comunidade. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Canonical Is Still Operating At A Significant Loss”)

 
  1.  Segundo o relatório, o prejuízo acumulado da Canonical já passou de US$ 50 milhões.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Impressoras e multifuncionais HP no Linux: como instalar ou atualizar para HPLIP 3.14.1 no Ubuntu e derivados

Tags: distribuicoes

Via www.edivaldobrito.com.br:

HPLIP ou HP Linux Imaging and Printing, é um software que vem com drivers de impressão, fax e digitalização para cerca de 2.295 impressoras HP sob sistemas baseados em Linux. Ele é um software livre, de código aberto distribuído sob a MIT, BSD e licença GPL.

Se você tiver instalado o software HPLIP no Linux ou tem alguma impressora da HP e precisa de suporte a ela no seu sistema Linux, instale ou atualize para a versão mais recente, seguindo os passos desse tutorial.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Em segunda instância, judiciário dos EUA invalida norma de neutralidade de rede

Tags: conectividade, bino

Via computerworld.uol.com.br:

Um juiz de apelação nos Estados Unidos derrubou as regras de neutralidade da rede criadas pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) ao decidir favoravelmente ao pedido de revisão feito pela Verizon Communications.

O Tribunal de Apelação do Distrito de Columbia, declarou nesta terça-feira, 14/01, que a FCC não tem autoridade para impor regras proibindo os provedores de banda larga de seletivamente bloquear ou diminuir a velocidade de acesso de seus usuários quando utilizando diferentes conteúdos na internet.

A FCC tinha aprovado as regras de neutralidade da rede, também chamadas de Open Internet Order, em dezembro de 2010, mas a medida foi contestada pela operadora Verizon Communications, que alegou que o Congresso americano não teria dado à agência a autoridade para regular os provedores de banda larga.

Embora o Telecommunications Act de 1996 permita à FCC  "promulgar regras governando o tratamento dos provedores de banda larga sobre o tráfego de internet", a comissão não pode contradizer o Congreso, escreveu o juiz David Tatel em sua decisão. "Dado que a comissão escolheu classificar os provedores de banda larga em uma categoria diferente dos provedores comuns, o Communications Act expressamente proíbe a comissão de tratá-los da mesma forma."

O Telecom Act separa os provedores de serviços básicos de telecom dos provedores de serviços mais avançados, o que faz com que essa categoria não possa ser reguladas pelas mesmas regras dos chamados provedores comuns, escreveu Tatel.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Treinamento LibreOffice Draw e Impress no RJ

Tags: office, evento

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘlibreoffice·org):

“O Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (CISL), abre vagas para o Curso de LibreOffice Impress e Draw no Rio de Janeiro. Maiores informações: [blog.pt-br.libreoffice.org/…]” [referência: blog.pt-br.libreoffice.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]