Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre Cloud Computing

Enviado por Wagner Souza (wagnerszaΘgmail·com):

“Conversando com amigos da área de Tecnologia da Informação e lendo muitos artigos, percebi que todos vendem Cloud Computing (conhecido também em português como computação na nuvem) com uma idéia matadora de simples implementação, que vai resolver todos os problemas das empresas, mas ninguém diz como, e muito menos a que custo.

Cloud é sim uma idéia revolucionária que agrega valor as empresas, mas ainda é um conceito muito novo, e que gera muitos desafios, e alguns ainda não resolvidos plenamente pelos grande players do mercado mundial.

Muita coisa deve ser levado em conta na hora de encarar esse novo desafio, além do lado técnico e financeiro, existe o fato de ser uma grande mudança de paradigma, exigindo grandes esforços de todas as áreas técnicas e também gestão de TI das empresas.

Ir para o modelo de Cloud exige uma mudança para um modelo de serviços, que traz atrelado a ele uma serie de mudanças na forma como as empresas lidam e interagem com as áreas de TI.

Oferecer os recursos de TI como serviço significa tirar das mãos das áreas de infra estrutura o controle sobre o consumo de tais recursos e passar para as áreas de produto e desenvolvimento das empresas. Sair de um modelo de rateio para um modelo onde cada um paga pelo seu.

Isso muda completamente a forma de trabalho das áreas de TI mas gera também mais transparência e controle da utilização dos recursos.

Adotando esse modelo, as áreas de desenvolvimento e produtos passam a saber exatamente o que estão consumindo de infra estrutura, o que no modelo tradicional é praticamente impossível de saber, já que a utilização geralmente é dividida entre todas as áreas das empresas.

Já a área de infra estrutura, passa a ter um papel de “vendedor” de recursos de TI. E disponibilizar o recurso significa oferecer uma interface web, command line e ou APIs para que os consumidores consigam seus recursos de forma automatizada. Impacto também na gestão de infra estrutura que terá que se adequar a esse novo modelo de gestão.

Em resumo, mudar para o modelo de cloud é uma boa idéia, mas é bem mais complexo que se parece, ou da forma como é vendido, hoje já existem vários projetos opensource que podem ajudar nessa nova jornada, e também produtos comerciais, mas a grande maioria ainda em fase de evolução, ou seja falta um pouco ainda para que tenhamos um solução fechado de ponta a ponta, rodando redondinho.

Nos próximos posts, vou exemplificar como seria o fluxo de migração para o modelo de Cloud, que ferramentas existem e como elas podem ajudar nesse processo.” [referência: itinfratools.com]

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados