Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Cursos de Verão em São Paulo/SP.

Tags: curso

Enviado por Paulo (pauloΘvantageti·com·br):

“Cursos presenciais em São Paulo/SP. O Conteúdo Programático e todos os detalhes dos Cursos estão no Site Oficial : [vantageti.com.br/…] (link : Cursos Presenciais)

AGENDA VERÃO 2014:* #Pfsense : 30 , 31/01 , 01 e 02/02. * #Samba4 : 15 e 16/02. * #Zabbix : 22 e 23/02. * #Bacula : 01 e 02/03. * #ProxMox : 14, 15 e 16/03. * #Zimbra : 29 e 30/03. Vagas limitadas.” [referência: vantageti.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Software Livre marca presença na Campus Party Brasil 2014

Tags: evento, comunidade

Enviado por Paulo Santana (phls00Θgmail·com):

“A comunidade de Software Livre marca presença na Campus Party Brasil (CPBR), desde que foi criado, há sete anos atrás. O maior evento de tecnologia da América Latina inicia dia 27 de janeiro e tem atividades em diversos palcos, com assuntos que vão desde robótica, design, desenvolvimento a astronomia, modding, hardware. Durante uma semana, visitantes de todo o país e palestrantes internacionais navegam em alta velocidade na internet e compartilham ideias. Este ano a CPBR7 terá no Palco Sócrates assuntos que abordam temas voltados para usuários de softwares livres a desenvolvedores. Muitos conteúdos em formato de painel também prometem reunir milhares de pessoas em torno do tema. As atividades encerram no domingo (2 de fevereiro).

Para este ano, a área “SL Campus Party” traz uma programação bem diversificada e com formatos variados, que vão desde palestras convencionais a painéis com a presença de vários convidados, onde temas serão discutidos em forma de cases e debates, interativos e retrospectivos. A equipe também preparou novidades: diversos concursos culturais e brincadeiras para distribuição de brindes fornecidos por empresas e entidades parceiras que apoiam a área. Todo o conteúdo preparado pela comunidade SL pode ser conferido em: [campus-party.com.br/…]” [referência: slcampusparty.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Gerenciador de fotos do Flickr: Instale Frogr no Ubuntu e seus derivados

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você usa o Flickr e procura um gerenciador de fotos desse serviço para usar no Ubuntu, experimente instalar o Frogr. Frogr é um aplicativo Gnome que permite gerenciar suas contas no site de hospedagem de imagem Flickr. Ele suporta todas as características básicas do Flickr, incluindo upload de fotos, adição de descrições e definição de tags.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Governo britânico compara segurança de 10 sistemas operacionais, e o Ubuntu 12.04 se saiu melhor

Tags: distribuicoes

Um grupo do governo britânico que se dispôs a avaliar 10 sistemas operacionais para desktop, smartphone e tablet no que diz respeito à adequação de segurança para o nível OFICIAL (a mais baixa das classificações de segurança deles) concluiu que nenhuma das alternativas testadas é tão segura quanto eles gostariam.

Os testes incluíram versões do Android, do Windows, do iOS, Chrome OS, BlackBerry e mais, e o Ubuntu 12.04 LTS foi o único representante das distribuições Linux desktop.

Apesar da conclusão negativa, o Ubuntu 12.04 foi o que obteve o maior score entre as alternativas testadas. Dos 12 critérios de avaliação, ele não recebeu aprovação em 3: VPN, criptografia de disco e Secure Boot. (via www.zdnet.com - “UK's security branch says Ubuntu most secure end-user OS | ZDNet”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Mozilla testa protótipo de tablet com sistema Firefox OS

Tags: pos-pc

Via g1.globo.com:

A Mozilla, organização que desenvolve o navegador Firefox e o sistema operacional móvel Firefox OS, começou a testar uma versão do seu sistema operacional móvel em tablets, criando um protótipo de aparelho exclusivo para as pesquisas. A intenção é que o FirefoxOS integre, além dos smartphones, televisores, tablets e outros dispositivos conectados.

O protótipo foi construído pela Foxconn e tem uma tela de 10 polegadas com resolução de 1280x800, 2 GB de memória RAM e 16 GB de espaço de armazenamento, além de conexões Wi-Fi e Bluetooth. Tem câmeras frontal e traseira, entrada para cartão de memória microSD e porta micro USB.

Com configurações inferiores a produtos como iPad Mini com tela retina, Nexus 10 ou o Nexus 7, a Mozilla aposta em mercados emergentes.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ameaça de ataques informáticos cresce diante da falta de especialistas em segurança, segundo a Cisco

Tags: mercado

“Piratas”.

Via g1.globo.com:

As ameaças de hackers atingiram "níveis alarmantes" em 2013, segundo um relatório de segurança da empresa Cisco divulgado na quinta-feira (16), no qual adverte para a falta de profissionais bem preparados para proteger redes e computadores.
A Cisco destacou que os ataques informáticos atingiram os maiores níveis desde que o problema começou a ser acompanhado no ano 2000 e destacou que a tecnologia e as táticas dos criminosos cibernéticos superaram a habilidade dos profissionais de segurança.

O problema é que a maioria das organizações carecem de pessoal ou de sistemas para detectar o conter os ciberataques rapidamente, afirmam.
"Os especialistas devem entender os agressores, suas motivações e seus métodos antes, durante e depois do ataque", destacou o encarregado do departamento de segurança da Cisco Threat Response Intelligence.

(...) As táticas dos hackers incluem fraudes praticadas contra os usuários para que revelem senhas e outras informações confidenciais, como dados pessoais ou financeiros.

A linguagem Java continua sendo a mais usada pelos piratas, segundo a Cisco, que alertou para um "crescimento significativo" de ataques contra as indústrias agrícola e de mineração, enquanto é registrado um aumento contínuo nos setores de energia, petróleo e gás.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

VPN pessoal gratuita e fácil de instalar

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Haroldo Barbosa (haroldobΘgmail·com):

“(...) Encontrei o [autistici.org/…], que oferece alternativas de e-mail, blogs e até serviço de uma Rede Privada Virtual - VPN pessoal, tudo transparente e gratuito. Existem muitos outros serviços de VPN gratuitos, mas o do site AUTISTICI impressiona pela facilidade de implementação e pela recomendação do site PRISM BREAK.

Basicamente você acessa o serviço, cria uma conta (já recebe um e-mail) e a partir daí pode solicitar outros serviços. No caso da VPN, você gera um certificado e já recebe o download de uma pasta com sua chave de acesso. Descompacte esta pasta e dê uma olhada nos arquivos, principalmente em README.txt.

Se ainda não tem o Open VPN instalado, instale (nas distros Gnu-Linux baseadas em Debian, digite no terminal: “sudo apt-get install openvpn”). Após a instalação, vá para a pasta onde foi feito o duwnload. No Ubuntu, algo como “cd /home/usuário/Downloads/pasta_do Download” e depois ainda no terminal “sudo openvpn —config openvpn-sua chave”. Estas instruções estão no arquivo README.txt.

E pronto. Confira seu IP para ver se está funcionando e mantenha o terminal aberto enquanto estiver usando o serviço. Fique atento para as permissões de arquivo na pasta (principalmente para o arquivo tlsauth.key e, se usa firewall, talvez seja preciso liberar o acesso. Testei no Ubuntu 13.10 e funciona muito bem. Se puder fazer uma doação ao projeto AUTISTICI, tenho certeza que será bem-vinda.” [referência: bitautonomo.blogspot.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

RC da Mageia 4

Tags: kernel, office, instalar, jogos, distribuicoes, desenvolvedores, falha, comunidade

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“Esta versão vem atualizada com o kernel 3.12.7, Systemd 208, Perl 5.18.1, Mesa 10.0.2, com os ambientes gráficos KDE 4.11.4 e GNOME 3.10.1, além de outros: LXDE, XFCE, RazorQt, E17, MATE e Cinnamon. Dentre os aplicativos, destacamos o Libreoffice 4.1.3.2, o Firefox 24.2.0 ESR (e muito outros navegadores como o Chromium-browser, Opera, etc), Gimp 2.8.6, o Steam 1.0.0.36 e muito mais. O menu de inicialização GRUB legacy vem como padrão e o GRUB2 como opção.

A MageiaWelcome, um aplicativo com ferramentas úteis para iniciantes, está traduzida para o português do Brasil, facilitando ainda mais para quem estiver conhecendo a Mageia pela primeira vez.

Para mais informações, ver Notas de lançamento, ver Errata e ver mais notícias sobre a Mageia 4 aqui.

O Lançamento final da Mageia 4 está previsto para fevereiro de 2014. Participe do desenvolvimento desta distro comunitária colaborando em alguma das equipes Mageia, auxiliando na caça aos bugs, dando sugestões ou simplesmente participando da comunidade.

Lembramos que esta versão RC ainda é uma versão para os últimos testes de desenvolvimento, por isso, não deve ser instalada em máquinas de produção.” [referência: ]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Dicas de atualização do FreeBSD 9.2 para a versão 10.0 compilando tudo

Tags:

Enviado por Marcelo Gondim (gondimΘbsdinfo·com·br):

“Para quem é fã do sistema do diabinho, está para ser anunciado dia 20/01 o FreeBSD 10.0 Release. Acredito que muitos, assim como eu, gostem de um sistema todo compilado e otimizado e por isso usam o src e o ports. Fiz um pequeno post sobre algumas dicas para evitar alguns problemas que passei em testes e facilitar a migração do FreeBSD 9.2 para o FreeBSD 10.0. Espero que ajude. :)” [referência: bsdinfo.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar o conversor de mídia Format Junkie no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você está precisando de um conversor de mídia versátil, experimente instalar o Format Junkie no Ubuntu e seus derivados. Format Junkie converte uma grande variedade de formatos de áudio e vídeo, e até mesmo pode converter arquivos ISO para outros formatos de imagem de disco. Além de áudio, vídeo e arquivos de imagem de disco, esse conversor ainda converte imagens e converte todos os formatos populares.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Oportunidade para programador Lazarus em Campinas

Tags: emprego

Enviado por Claudio Ballande (claudioΘidbex·com):

“Centro de Pesquisas procura um programador para trabalhar na região de Campinas, com desenvolvimento de Software em Lázarus.

Pode ser alguém que tenha experiência com Pascal e/ou Delphi e familiaridade para o desenvolvimento de projetos com e em Linux”

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Bacon confirma: Ubuntu Touch continua sem grandes parceiros, Ubuntu TV no fim da fila, Ubuntu Edge já era

Tags: distribuicoes

Uma sessão de perguntas e respostas realizada nesta semana por Jono Bacon, o gestor da comunidade Ubuntu na Canonical, acabou sendo manchete em vários sites porque nela houve mais uma vez a informação de que o lançamento de aparelhos de operadoras ou fabricantes expressivos usando o Ubuntu Touch não é mais esperado para o ano que está começando.

Na minha opinião, entretanto, há vários outros aspectos igualmente importantes, interessantes ou curiosos abordados por Bacon na conversação, alguns dos quais quase mereceriam notícias adicionais só para eles.

Em vários deles noto uma inversão de atuação: nos primeiros anos a Canonical vivia me impressionando positivamente por oferecer bem mais do que eu imaginava que ela poderia entregar; agora frequentemente vejo ela modificando metas que ela mesma definiu para si, e depois descobriu que não alcançava. É lamentável, porque se não fosse por descumprir a meta, muitos dos resultados alcançados (como o total de dinheiro que poderia ter sido arrecadado no crowdfunding do Ubuntu Edge em 2013) poderiam ser vistos como vitórias por bem mais gente.

Recomendo a leitura das respostas originais do Jono Bacon, mas colho de lá e do sumário preparado pelo LinuxGizmos alguns aspectos que me chamaram especialmente a atenção:

  • Bacon confirmou que a Canonical ainda não tem a assinatura de nenhuma grande OEM ou operadora para produzir/distribuir um telefone com o Ubuntu.
  • Quando perguntado se haveria algum benefício para um usuário de um Ubuntufone se ele usasse um desktop Ubuntu, e não Mac ou Windows, ele respondeu que no momento não estão planejando nenhuma integração especial entre dispositivos Ubuntu. Para o futuro, isso é algo que eles desejam.
  • Bacon repetiu a informação de que não há mais planos para reintroduzir o Ubuntu Edge, aparelho mezzo PC, mezzo celular que tentou obter recursos via crowdfunding no ano passado – mas acrescentou que a resposta obtida dos usuários ajudou a despertar interesse de operadoras e OEMs.
  • Ele gosta muito do trabalho do Fedora. Também gosta muito do Mint e acha que estão fazendo um bom trabalho
  • Ele não joga jogos da Steam. Ele tem um PS4 e gosta muito do Battlefield 4.
  • Segundo Bacon, a Canonical não planeja produzir hardware.
  • Para um usuário que falou sobre a dificuldade de encontrar laptops vendidos com Ubuntu, ele respondeu que a Dell, Acer e Lenovo vendem com Ubuntu.
  • Ele informou que o SDK da Canonical para o Ubuntu Touch não inclui a possibilidade de apps feitos em Python porque eles não rodariam rápido o suficiente nos dispositivos.
  • Ele voltou a afirmar que o Ubuntu TV não morreu, mas tem prioridade baixa em relação ao Ubuntu em telefones e tablets.

Ele preferiu não dizer que ano será "o ano do Linux no desktop", mas disse que 2014 será um ano de definições para o Ubuntu e sua estratégia de convergência. (via linuxgizmos.com - “Ubuntu phones likely delayed to 2015 ·  LinuxGizmos.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Gestor de comunidade: Schulz deixa a Mandriva, deseja boa sorte à OpenMandriva

Tags: distribuicoes, mercado

Parece que foi ontem que a Mandriva anunciou que havia contratado Charles-H. Schultz para ser seu gestor de comunidades e, na prática, criar as regras e a transição para a criação da comunidade OpenMandriva como mantenedora (gerenciada pela Mandriva) de uma distribuição comunitária na qual a Mandriva basearia seus produtos comerciais.

Parece que foi ontem, mas foi em 2012. E ontem, na verdade, foi o dia em que recebi a notícia de que Schultz saiu da Mandriva.

Na saída ele fez algumas declarações, incluindo a de se orgulhar de ter ajudado a reestruturar a empresa, de que o OpenMandriva não é uma duplicação de esforços em relação à Mageia, e que tem como diferenciais um KDE altamente customizado, e um formato de pacotes ímpar.

E mais: ele deseja "sucesso e boa sorte" ao OpenMandriva. (via ostatic.com - “Schulz Leaves Mandriva, Wishes OM Well”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Concentrando esforços: Ubuntu Touch deixa de suportar Galaxy Nexus, Nexus 7 (2012) e Nexus 10

Tags: distribuicoes, pos-pc

O suporte aos aparelhos Galaxy Nexus, Nexus 7 (de 2012) e Nexus 10 está em vias de ser removido do Ubuntu Touch, segundo divulgado pela empresa na lista oficial do projeto. Os esforços da empresa serão consolidados no desenvolvimento voltado ao Nexus 4 e ao Nexus 7 (de 2013), que compartilham o mesmo chipset.

Embora possa ser uma má notícia para a intersecção entre o conjunto das pessoas que possuem um aparelho Nexus não tão recente e o das pessoas que têm interesse em instalar o Ubuntu Touch em seus aparelhos1, a mim parece que qualquer organização com recursos limitados terá mais chance de sucesso se concentrar seus esforços nas atividades que conduzam mais diretamente aos seus objetivos estratégicos. Raciocinando friamente, manter a compatibilidade com dispositivos adicionais durante a fase de testes não me parece muito perto do topo dessa pilha.

A mensagem que informou que a Canonical vai parar de investir no suporte a algumas das plataformas originalmente suportadas também apresentou um convite a membros da comunidade que porventura queiram assumir a continuidade delas. (via www.technobuffalo.com - “Ubuntu Touch Support Dropped for Galaxy Nexus, Nexus 7 (2012), and Nexus 10 | TechnoBuffalo”)

 
  1.  Sei que há quem tenha comprado aparelhos como esses no ano passado especificamente para poder rodar esse sistema operacional.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

11 razões para considerar o Raspberry Pi ao planejar um pequeno servidor

Tags: mercado

O artigo é bem interessante, e tem algumas boas razões: consumo de energia, silêncio, ausência de peças móveis, preço, expansibilidade e mais.

Ele menciona alguns pontos negativos também, e eu gostaria que tivesse sido incluída uma contextualização de quais serviços e em que ambientes o autor tinha em mente o uso como servidor. (via www.zdnet.com - “Raspberry Pi: 11 reasons why it's the perfect small server | ZDNet”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]