Flisol Chapecó 2014, em abril

evento

Enviado por Álisson Bertochi (alissonΘbertochi·com·br):

“No dia 26 de abril acontecerá o Flisol (Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre) em Chapecó, bem como em todas as cidades participantes do Festival na América Latina. Várias palestras e oficinas de Software e Hardware Livre estarão disponíveis para os presentes, caracterizando uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimento e fazer um ótimo networking. Mais informações no site do OeSC-Livre (Grupo de Usuários de Software Livre do Oeste Catarinense), organizador do evento: [oesc-livre.org/…]” [referência: oesc-livre.org]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 17/03/2014

Chamada para Encontros Comunitários e Grupos de Usuários no fisl 15

Enviado por Paulo Meirelles (pauloΘsoftwarelivre·org):

“A chamada para propostas de Encontros Comunitários e de Grupos de Usuários para o #fisl15 foi prorrogada para até o dia 21/03/2014. Conheça essas possibilidades e participe do #fisl15!” [referência: softwarelivre.org]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 17/03/2014

Ficou para 2016: Mark Shuttleworth agora espera que o Mir esteja pronto para ser default no Ubuntu 16.04

distribuicoes

No seu keynote durante o evento regular da Canonical para os desenvolvedores, o ditador benevolente perpétuo do Ubuntu confirmou: agora a expectativa dele é que o Mir seja o servidor gráfico default do Ubuntu só daqui a 2 anos, na versão 16.04 da distribuição.

Isso não impede, claro, que ele também tenha a expectativa de que muitos usuários queiram ativá-lo desde antes disso.

Ele falou sobre vários outros assuntos também. (via lwn.net - “Ubuntu’s Mir display server may not be default on desktop until 2016 (ars technica) [LWN.net]”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/03/2014

Vídeo: Mozilla e Epic Games demonstram o Unreal Engine 4 rodando no Firefox

jogos, pos-pc

Com a tecnologia demonstrada pela Mozilla e pela Epic Games, é possível não apenas converter os jogos originalmente desenvolvidos em C/C++ para rodar em um ambiente asm.js (sim, baseado em Javascript), mas ainda por cima rodá-lo a até 67% da velocidade do código nativo na plataforma.

Com a tecnologia demonstrada, os jogos nos quais você pode simplesmente clicar em um link e jogar no próprio navegador vão poder ficar mais próximos daqueles que exigem download e instalação no sentido tradicional.

O asm.js pode rodar em qualquer navegador moderno, mas o Firefox conta com otimizações específicas para garantir uma experiência suave e consistente. (via blog.mozilla.org - “Mozilla and Epic Preview Unreal Engine 4 Running in Firefox | The Mozilla Blog”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/03/2014

Microsoft publica e abre código de SDK Android para Office 365

desenvolvedores

A Microsoft disponibilizou no Github um kit de desenvolvimento de software para quem queira dotar seu app no Android da capacidade de acessar dados armazenados no serviço online Office365. O SDK está sob a licença Apache 2.0 e suporta os serviços SharePoint e Exchange. (via softlibre.barrapunto.com - “Barrapunto | Microsoft publica un SDK Android para Office 365 como Open Source”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/03/2014

Ficou pra semana que vem: Votação do Marco Civil da Internet é adiada mais uma vez

desde-outubro

Via computerworld.com.br:

Após pedido do governo para tentar construir a maioria necessária à aprovação do Marco Civil da Internet, o presidente da Câmara dos Deputados decidiu transferir para a próxima semana a votação do projeto.

"Recebi um apelo do ministro da Casa Civil e do ministro da Justiça para adiar a votação por mais uma semana, para tentar acordar o texto, para que seja um texto aprovado por toda a Câmara. Como eu acho que o tema merece essa compreensão e esse consenso, estou retirando de pauta. Mas já pautei para terça-feira que vem", disse hoje.

O Marco Civil da Internet tramita em regime de urgência a pedido do próprio governo. Por falta de consenso, não foi votado no ano passado, trancando a pauta da Câmara desde outubro.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/03/2014

Opencast 32 – Hardening

Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ubunteroΘubuntero·com·br):

opencast-32-hardening Voltamos com o Opencast depois de uma boa parada para espairecer. Neste episódio Ivan, Aprígio Simões, Diego e Og Maciel falam sobre o processo de “endurecimento” de um sistema. Na verdade o episódio é quase um monólogo do Aprígio que foi quem sugeriu a pauta e também foi o especialista “convidado”.” [referência: ubuntero.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/03/2014

Dicas de segurança para WordPress

instalar, distribuicoes

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“Nos dias atuais, infelizmente a segurança WordPress não tem sido encarada da forma que deveria por muitos desenvolvedores, e até mesmo pelas empresas de hospedagem.

É muito comum encontrarmos instalações sendo invadidas pelo descuido em questões básicas de segurança. Com base nisso, resolvi publicar aqui um simples tutorial separado por etapas com algumas boas dicas de segurança focadas em WordPress.” [referência: tiagohillebrandt.eti.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/03/2014

Oportunidade de emprego no Rio: administração de rede e servidores na ONU

emprego

A descrição da vaga (administração e suporte a servidores, desktops e rede) e os requisitos constam no documento do link a seguir. (via onuhabitat.org)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/03/2014

Palestra: LibreOffice 4.2, novidades de lançamento

office, evento, gente-que-faz

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (ciclodepalestrasΘsindpdrj·org·br):

“Em virtude da manifestação no dia 10 de fevereiro de 2014 no Rio de Janeiro, a palestra foi adiada para o mês de março. Segunda-feira, 17 de março de 2014 às 19:00 horas, tem Ciclo de Palestras Software Livre no SINDPD-RJ. Eliane Domingos de Sousa e Olivier Hallot apresentarão: LibreOffice 4.2 - Novidades de lançamento. ENTRADA FRANCA - - Ao final da palestra, sorteio de 5 cordões e 5 bottons do LibreOffice. Sorteio válido somente para os presentes no local.” [referência: doity.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 14/03/2014

Salva de palmas: Valve abre código do seu tradutor de Direct3D para OpenGL

jogos

Uma salva de palmas para a Valve, que literalmente arrancou do código proprietário do seu jogo DOTA2 os trechos responsáveis por converter Direct3D (a API 3D do Windows e XBox) para o OpenGL (a API 3D aberta usada no Linux e em outras plataformas) e publicou-os no GitHub, para estudo, uso, modificação e redistribuição por quem estiver interessado.

O tradutor da Valve consegue traduzir um subconjunto limitado do Direct3D 9.0c, e além de poder ser utilizado por outros interessados em portar jogos modernos para o Linux e outras plataformas, pode também interessar a quem emula ou simula plataformas, incluindo o pessoal do WINE. (via www.gamingonlinux.com - “GamingOnLinux - Valve Has Posted Their Direct3D To OpenGL Translation Layer Onto Github”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2014

Projeto Replicant (versão free software do Android) encontra e remove backdoor da Samsung nos aparelhos Galaxy

pos-pc

Segundo um release da Free Software Foundation, os desenvolvedores do Replicant, uma versão do Android isenta dos trechos não-livres e apoiada pela FSF, encontraram (e fecharam, na sua versão) um backdoor que demonstra o quanto é difícil para um usuário bem informado chegar a ter confiança no seu celular.

A explicação é complexa, mas parte de uma premissa simples: todo smartphone é composto por (pelo menos) 2 processadores diferentes e independentes, sendo um deles o que roda o sistema de aplicações (o Android, por exemplo), e outro (usualmente chamado de "o modem" ou "o rádio") que sempre roda software proprietário, e serve para se comunicar com a rede de telefonia ou de dados provida pelas operadoras.

Os 2 sistemas - o processador de aplicações e o modem – comunicam-se entre si como se fossem aparelhos independentes, o que na prática são mesmo.

Ocorre que os desenvolvedores do Replicant, analisando o código do sistema da Samsung que roda no processador de aplicações para fazer a interface com "o modem", descobriram que ele inclui formas de permitir que comandos remotos recebidos por meio do modem tenham acesso – direto e sem controle pelo usuário – aos recursos do processador de aplicações, incluindo microfone, GPS, câmera, os dados do usuário e mais.

O programa em questão é incluído pela Samsung nos seus aparelhos Galaxy e, em alguns modelos, dá acesso até mesmo aos arquivos do usuário.

Na versão distribuída pelo Replicant, o backdoor foi removido, mas a situação continua a servir para ilustrar a ausência de transparência e de possibilidade de controle pleno pelo usuário, especialmente quando consideramos a possibilidade de "o modem" também ter possibilidade (por algum outro mecanismo) de sobrescrever os arquivos do próprio sistema operacional, ou o conteúdo executável da memória do processador de aplicações. (via lwn.net - “FSF: Replicant developers find and close Samsung Galaxy back-door [LWN.net]”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2014

XO-1: OLPCNews dá adeus ao One Laptop per Child

olpc

O artigo de despedida abre com a pergunta: 8 anos depois, você recomendaria a alguém dar início a um projeto usando o XO-1?

Além do avanço tecnológico e de outras alternativas educacionais bem-vindas que chegaram depois, e do tempo de vida daqueles primeiros e coloridos XO-1 (para os quais já é difícil encontrar peças), a própria organização OLPC já não é a mesma: a sede de Boston, que nasceu com laços com o MIT, já não existe nem funciona, e o fundador Nicholas Negroponte foi em busca de outros projetos interessantes (ligados à alfabetização).

Mas a sede de Miami ainda existe e presta suporte a iniciativas com os aparelhos no Uruguai, Peru e Ruanda, onde imagino que muitas crianças tiveram seu primeiro contato com a informática por meio do XO e de seus herdeiros – hoje produzidos pela Vivitar, que licenciou a marca para vender descendentes do XO para as crianças dos EUA.

Esses descendentes do XO original continuam sendo resistentes para aguentar o tranco do uso infantil, mas uma parte importante do projeto original não os acompanha: o ambiente Sugar como uma plataforma de criação – nos modelos atuais, o usual é dual boot de Android + Fedora/GNOME.

Consta que os ativos da OLPC Association foram recentemente comprados por um banco, mas a associação continuou a ser a dona das dívidas que criou, que montam a mais de US$ 3 milhões. E certamente continuam existindo pessoas que foram inspiradas por seus ideais e darão continuidade à busca dessa redefinição das metas de informatização escolar. (via www.olpcnews.com - “Goodbye One Laptop per Child - OLPC News”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2014

Raspberry Pi ganha uma placa de som específica, de US$ 33

pos-pc

O diminuto Raspberry Pi agora tem uma placa de som com recursos avançados (considerando o contexto) feita especificamente para ele, com encaixe em seus pinos P5.

A imagem acima mostra a placa de som já encaixada ao Raspberry Pi. A placa de US$ 33 suporta áudio de alta resolução (24 bits, 192KHz) e pode ser conectada a um amplificador por meio de interface analógica (line out de 3,5mm) ou digital S/PDIF. As entradas de áudio incluem 2 microfones on-board, uma entrada analógica de microfone (3,5mm) e uma entrada digital S/PDIF.

Imagino que em breve veremos uma profusão de aplicações do Raspberry Pi (ou de múltiplos Raspberries) voltadas a produção de áudio, a VoIP, a controle de automação via voz, e outras áreas criativamente escolhidas. (via www.engadget.com - “Raspberry Pi gets its own sound card”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2014

Actionaz: app para automatizar tarefas no desktop

instalar, distribuicoes, desenvolvedores

Eu uso ferramentas que automatizam tarefas (simulando de forma previamente programada uma série de seleções em menus, preenchimento de campos, cliques em janelas ou ícones, etc.) como parte dos meus recursos de produtividade diária, e o Actionaz oferece esse tipo de solução, para usuários de Linux e de Windows.

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Que tal automatizar tarefas no seu sistema de um jeito fácil? Então experimente instalar o Actionaz no Ubuntu e derivados.

Actionaz é uma ferramenta de automação de tarefas escrito em C++/Qt e disponível para Linux e Windows. Com ele, você pode executar tarefas repetitivas automaticamente, tudo isso sem ter que saber qualquer linguagem de programação.

O programa pode emular cliques do mouse ou pressionamento de teclas, caixas de mensagem de exibição, editar arquivos de texto, fazer o download de um arquivo, reproduzir um som e etc. Ele pode por exemplo, iniciar uma aplicação, executar alguma tarefa repetitiva e, em seguida, fechá-lo, tudo automaticamente.” [referência: edivaldobrito.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 13/03/2014