Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Webinar 10/08/17 - O Arduino e a Indústria 4.0

Tags: evento, embarcados

Fala-se muito em novas tecnologias, automação, revolução industrial, indústria 4.0, internet das coisas… Mas poucas pessoas estão percebendo realmente a importância que tem, em meio a todas essas mudanças, uma placa eletrônica desenvolvida na Itália, chamada Arduino.

Neste webinar vamos falar sobre como a tecnologia vai afetar nossas vidas, empregos e negócios daqui pra frente, como nos prepararmos para as grandes mudanças que ocorrerão até 2020, e mostrar como o Arduino se tornou uma chave tão importante neste processo todo.

Este Webinar gratuito vai acontecer no dia 10/08/17 (quinta-feira), às 20:00 (Brasília), com duração de 1 hora. As vagas são limitadas e para se inscrever neste Webinar, favor enviar um email para treinamentos@portaldosaber.net

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘportaldosaber·net)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Variáveis globais em Python

Tags: desenvolvedores

Em Python, as variáveis definidas ficam acessíveis às funções declaradas dentro de um mesmo escopo mas há alguns detalhes a se considerar para utilizá-las de forma efetivamente global e “meio global” — no caso algo mais específico da versão 3.x do Python.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Generosa doação de empresa de VPN resolve a crise na Fundação Krita

Tags:

Boa notícia sobre a crise na fundação Krita após auditoria fiscal, noticiada ontem: uma generosa doação de 20.000 libras pelo serviço de VPN Private Internet Access, aliada aos quase 10.000 euros arrecadados junto à comunidade, recolocou a fundação em equilíbrio financeiro.

Parabéns a todos que contribuíram, e também à Fundação pela transparência e pelo tom positivo das comunicações a respeito da crise, que incluem até mesmo um resumo do roadmap do projeto agora que os desenvolvedores poderão voltar a ter segurança sobre a continuidade do seu patrocínio.

(via krita.org - “Krita Foundation: Update | Krita”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Crise na Fundação Krita após auditoria fiscal

Tags:

Auditoria fiscal holandesa concluiu pela existência de débito de 24.000 euros da Fundação Krita.

A comunidade que desenvolve o aplicativo gráfico open source Krita se organizou na forma de uma fundação sediada na Holanda, para receber as contribuições financeiras dos interessados e repassá-las na forma de pagamentos a desenvolvedores dedicados ao projeto.

O formato escolhido para isso permitia um conjunto de incentivos fiscais, mas a auditoria das autoridades verificou uma situação que foi além dessa descrição: eles também vendiam vídeos e materiais de treinamento, o que modifica a aplicação das isenções e, para complicar a situação, faz com que a situação se torne devedora de impostos na Holanda sobre uma atividade desenvolvida na Rússia por um de seus principais desenvolvedores (sendo que na Rússia essa atividade é isenta desse imposto).

Complicado? Certamente. Mas resultou em uma conta de impostos no valor de 24.000 euros, que um contador especializado conseguiu reduzir para 15.000 euros, cobrando 4.000 euros por esse serviço.

Os meses de envolvimento com essa situação também causaram impacto no calendário de desenvolvimento, que agora recomeçou a avançar - e você pode contribuir, pelo formulário de doação presente ao final da página do link abaixo.

O Krita é um aplicativo gráfico muito interessante e que avança a passos largos, e problemas de governança são uma causa comum de crises que colocam em risco a continuidade de agremiações voltadas a atividades comunitárias.

Minha torcida é para que a Fundação Krita consiga manter todo o seu serviço em andamento e fique ainda mais sólida após a solução da crise atual mas, especialmente, para que quem contribui organizando ou dirigindo esse tipo de agremiação se inspire e tome os passos preventivos que podem garantir a regularidade e evitar esse tipo de situação.

(via krita.org - “Krita Foundation in Trouble | Krita”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

openSUSE Leap 42.3 disponível – Confira as novidades

Tags:

Seguindo as atualizações do SLE 12 SP3 foi liberada a point release openSUSE Leap 42.3. As atualizações contidas tendem a melhorar a estabilidade do sistema e corrigir erros anteriores. Deixando como principal “mudança” o alinhamento no calendário (SLE e openSUSE Leap) dos próximos lançamentos. Em 2018, a próxima versão do LEAP será a 15.

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sai GCC, entra LLVM: OpenBSD troca seu compilador padrão

Tags: bsd, desenvolvedores

Neste commit, o clang(1) foi importado ao branch -current do OpenBSD e habilitado como compilador padrão para as arquiteturas i386 e amd64. Lembrando que no release 6.1 do OpenBSD a plataforma arm64 foi adicionada já utilizando o clang como compilador padrão.

Além do Sistema Operacional, o compilador padrão para os ports também foi alterado para o llvm nas arquiteturas acima citadas.

Qual será o próximo *BSD a fazer o chaveamento?

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Lançado o FreeBSD 11.1

Tags:

O Release Engineering Team do FreeBSD anunciou a disponibilidade da versão 11.1-RELEASE. Esta é a última versão estável deste famoso SO de código aberto, e esta versão teve os seguintes itens como destaque:

- Ferramentas relativas a compilação(clang, llvm, lldb, lld, libc++) atualizadas para a versão 4.0.0

- Softwares de terceiros importados a base foram atualizados: Elf Tool Chain, ACPICA, libarchive(3), ntpd(8), unbount(8) e outros.

- Suporte ao blacklistd(8) adicionado ao OpenSSH.

- O utilitário zfsbootcfg(8) foi acidionado, para facilitar configurações de um boot apenas no estilo do boot.config(5) para o zfsboot(8)

- O utilitário efivar(8) foi adicionado para criar a interface de gerenciamento de variáveis UEFI.

- Suporte a segunda geração de hardware virtual para o Microsoft® Hyper-V™ foi adicionado.

- Driver ena(4) adicionado, provendo suporte para a próxima geração da plataforma Enhanced Networking on the Amazon® EC2™

- Cliente NFS suporta o Amazon® Elastic File System™ (EFS).

- EFI loader pode acessar arquivos adicionais via TFTP em adicão aos acessados via NFS para a configuração.

- ZFS armazena dados comprimidos em cache, aumentando a performance de hit rate em cache.

- Diversas atualizações para uma melhor reprodutibilidade das builds do sistema.

O anúncio de lançamento pode ser encontrado aqui, e as notas que detalham todos os aspectos do lançamento estão neste link.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Kali Linux oferece ebook gratuito para dominar de vez sua plataforma

Tags: evento

Criado pelos próprios mantenedores do Kali Linux, o treinamento “Kali Linux Revealed” visa dar condições para iniciantes ou mais experientes familiarizarem-se com o sistema.

Assim, destaco que o objetivo principal não é dominar todas as ferramentas oferecidas no Kali (quase impossível), mas sim ter uma compreensão geral da distro e atender às necessidades de cada um.

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo site com vídeos de palestras de Software Livre

Tags: evento, desenvolvedores, comunidade

Estou lançando um novo site que servirá como índice de vídeos de palestras em português sobre diversos assuntos relacionados Software Livre.

Lá você pode acessar vídeos dos nossos colegas da comunidade de Software Livre nas edições da Campus Party no Brasil, na MiniDebConf Brasil, no FLISOL, na Python Brasil, etc.

O endereço é: http://videos.softwarelivre.org

Enviado por Paulo Henrique de Lima Santana (phlsΘsoftwarelivre·org)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Finalizando a personalização do Gentoo Linux

Tags: instalar, video

O Gentoo Linux pronto para uso! Nesse vídeo mostra o estado depois de instalados alguns aplicativos.

Enviado por Marcos Oliveira (terminalroottvΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Hangout Gratuito Escola Linux: Manipulando Access Lists com Mikrotik Router OS, dia 3/8

Tags: patrocinador, evento

Inscreva-se no Hangout Online e Gratuito Escola Linux - Hangout Online e Gratuito Escola Linux - Manipulando Access Lists com Mikrotik Router OS nessa 5a feira (3/8/17) as 20h!

Link de inscrição: https://app.webinarjam.net/register/37942/49802f6d82

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Em busca do desktop linux perfeito com o Debian 9

Tags: distribuicoes

Você gostaria de usar o Debian 9 em seu desktop doméstico? Confira nesta postagem dicas de aplicativos e personalização do Debian para se um ótimo sistema operacional para uso cotidiano.

Fonte: http://universidadelinux.net.br/2017/07/30/em-busca-do-desktop-perfeito-debian-9/

Enviado por Giovanna Santos (giovannaΘuniversidadelinux·net·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

A Senhora de K’anamarka e a relevância da computação gráfica para o turismo

Tags: gente-que-faz

Estou meio cansado de falar sobre isso, mas o trabalho de pesquisa é quase sempre uma atividade que acontece longe do conhecimento do grande público e dos holofotes da imprensa. No entanto, quando esse trabalho é reconhecido o sentimento de gratidão extrapola os limites do corpo e do sorriso. Sinto-me honrado por fomentar o turismo de uma região e, de certa forma, causar notoriedade aos locais por onde apresento as faces. A alegria da conquista só é maculada, pela saudade ao me distanciar dos grandes amigos que vou angariando nessas viagens.

Enviado por Cicero Moraes (cogitas3dΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Livro ensina a explorar os diversos recursos do Wireshark e a tornar sua rede mais segura

Tags: jogos, desenvolvedores, livros, containers, certificacao, games

Novatec lança novo livro de segurança, um guia essencial para segurança de rede e para o Wireshark.

O Wireshark disponibiliza um conjunto eficaz de recursos que permite inspecionar a sua rede em um nível microscópico. Os diversos recursos e o suporte a vários protocolos fazem do Wireshark uma ferramenta de segurança de valor inestimável, mas também o tornam difícil ou intimidador para os iniciantes que queiram conhecê-lo. Wireshark para profissionais de segurança é a resposta: este livro ajudará você a tirar proveito do Wireshark e de ferramentas relacionadas a ele. Este livro inclui uma introdução completa ao Metasploit, que é uma ferramenta de ataque eficaz, assim como da linguagem popular de scripting Lua. Wireshark para profissionais de segurança é um guia extremamente prático que oferece o insight necessário para você aplicar o resultado de seu aprendizado na vida real com sucesso.

Os exemplos mostram como o Wireshark é usado em uma rede de verdade, com o ambiente virtual Docker disponibilizado; além disso, princípios básicos de rede e de segurança são explicados em detalhes para ajudar você a entender o porquê, juntamente com o como. Ao usar a distribuição Kali Linux para testes de invasão, em conjunto com o laboratório virtual e as capturas de rede disponibilizadas, você poderá acompanhar os diversos exemplos ou até mesmo começar a pôr em prática imediatamente o seu conhecimento em um ambiente de rede seguro. A experiência prática torna-se mais valiosa ainda pela ênfase em uma aplicação coesa, ajudando você a explorar vulnerabilidades e a expandir todas as funcionalidades do Wireshark, estendendo-as ou integrando-as com outras ferramentas de segurança.

Enviado por Ana Carolina Prates (acpratesΘnovatec·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ring 1.0 – software de comunicação open source recebe sua primeira versão estável

Tags: comunidade

Ring é um software livre de código aberto para a comunicação. Ele permite realizar chamadas de áudio ou vídeo, enviar mensagens com segurança e privacidade. O Ring é desenvolvido por uma comunidade de colaboradores chamada Savoir-faire Linux.

Semana passada foi liberado para download o Ring 1.0, codinome “Liberté, Égalité, Fraternité”. Essa é a primeira versão estável do software. Inclusive, há alguns meses também faz parte do projeto GNU. Tendo como principais características… foco na segurança e privacidade do usuário.

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]