Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Vìdeo: Texto atrás de um objeto no Gimp

Tags: video

Vamos ver como trabalhar com textos no Gimp e como colocar um objeto, no caso um texto, atrás de outros objetos. Para isso vamos utilizar o recuros de máscara de camada e um processo de seleção bem simples.

Duração: 03:27

Enviado por Marcello de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Usando o MongoDB - parte 3

Tags:

Esta é a continuação da segunda parte com a sequência das operações do CRUD dentro do MongoDB Shell e contemplando atualização e remoção de documentos dentro de coleções. E assim como foi feito com inserção e recuperação também incluirei, para comparação, os comandos análogos no SQLite3.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Servidor Proxy Squid no Linux CentOS 7 com Autenticação Local

Tags: instalar, servidor

Em nosso post tutorial de hoje vamos abordar a instalação e configuração de um servidor Proxy com Squid no Linux CentOS 7, a base de usuários para acesso ao squid será local.

Enviado por Johnny Ferreira (contatoΘplugazoom·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Privacidade: Entrevista com Gus sobre Projeto Tor e Cryptorave

Tags: video

No Papo Binário #33 convidamos o Gustavo Gus, organizador da Cryptorave e colaborador do Projeto Tor para explicar melhor sobre ambos os projetos. Acabou que a entrevista se concretizou como um material muito rico para quem tem interesse em privacidade na rede. Vale a pena assistir. :)

Enviado por Fernando Mercês (nandu88Θgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como Instalar e Usar o Shell ZSH e o Oh My Zsh!

Tags: instalar, desenvolvedores, shell, video

Zsh é um shell de login interativo que também pode ser usado como um poderoso intérprete de linguagem de script. É semelhante ao bash e ao Korn shell, mas oferece uma grande capacidade de configuração.

Assista ao Vídeo

Enviado por Marcos Oliveira (marcosΘterminalroot·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como Instalar o Wordepress usando o XAMPP no seu computador

Tags: apache, instalar, desenvolvedores, banco-de-dados

Se você está pensando em começar um blog, ou um site, é interessante que você faça a instalação do WordPress no seu computador para realizar alguns testes, modificações de temas ou qualquer personalização que julgar necessário. Uma ferramenta que pode te ajudar nessa missão, é você fazer a instalação do XAMPP, que é um componente gratuito que integra o Apache, MySQL, PHP e Perl.

Enviado por Aprendendo TI (adminΘaprendendoti·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como instalar o Zabbix

Tags: instalar, monitoramento

O Zabbix é um ambiente de monitoramento de ativos de rede, no qual é possível monitorar sistemas operacionais, serviços de redes, sistemas web, dispositivos de redes e aplicações internas. Hoje vamos fazer um passo a passo de como instalar o Zabbix.

Enviado por Aprendendo TI (adminΘaprendendoti·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Pará: Formação em Software Livre através da Amizade

Tags:

No Norte do Brasil, há uma Ação que visa transformar Amizades em oportunidades em Software Livre. Mais especificamente em Belém do Pará, está ocorrendo uma ação chamada Amigos Linux, onde a relação humana está sendo valorizada para resgatar um sentido, na forma que vemos o próximo em meio à tantas tecnologias que nos dão a ilusão de proximidade, enfim, essa ação vem para realmente valorizar e tornar acessível a todos uma boa formação. Visando garantir com que o maior número de profissionais possam obter o conhecimento apropriado nessa plataforma de Software Livre tão importante e necessária, e assim, atender a crescente demanda para este profissional no mercado.

Enviado por Laurence Oliveira (ascomΘvirtuallink·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

COMBO com até 70% OFF - Cursos de Issabel, Elastix, Asterisk e Call Center

Tags: instalar, evento, curso

Melhore a sua carreira profissional realizando um dos cursos sobre os PBX IPs baseados em Software Livre. Em cada curso você vai aprender a instalar, configurar e explorar diversos recursos como URA, fila, conferência, DISA, Call Back, etc., além do conhecimento técnico necessário para a utilização correta desta tecnologia.

Aproveite o desconto de 70% até o dia 28/02, fornecendo o código 7100 para obter o CUPOM DE DESCONTO. Solicite maiores informações no email treinamentos@portaldosaber.net

Maiores informações em https://goo.gl/aXNmbg

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘportaldosaber·net)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Livro gratuito: Preparatório Comptia Linux+ e LPIC

Tags: livros, certificacao

Olá leitores do Br-linux, orgulhosamente estou distribuindo o meu mais novo livro (ebook) preparatório para a certificação comptia linux+ e LPIC, primeira prova: LPIC-1 e/ou LX-103.

O livro tem todo o conteúdo da prova, organizado em uma ordem linear, de forma que você pode estudar e evoluir o conhecimento conforme avança a leitura no livro.

Link: https://certificacoes.kpages.online/copia-1519737416

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Dtrace agora é GPL e está na mainline do Kernel

Tags:

Notícia boa para o Linux, especialmente na área de ferramentas para "probing" do sistema. Talvez por conta da evolução do BPF, a Oracle resolveu implementar corretamente o suporte ao Dtrace no Linux: GPLv2 em toda a parte que toca o Kernel, e um misto de GPLv2 e um misto de UPL(Universal Permissive License) + GPLv2 nas ferramentas de userspace. A UPL é compatível com a GPL segundo a FSF.

Parece algo impressionante por conta da história de amor que esta empresa tem com a CDDL, mas ela está finalmente largando de mão esta licença no Dtrace para uma implementação mais alinhada com as licenças do Linux.

Outras ferramentas como o systemtap(backend para o bpf) vem investindo na mainline por anos e criando funcionalidades para ajudar os desenvolvedores a debugar/perfilar/otimizar o Kernel. Resta saber como o Dtrace usará estes mecanismos já criados, ou implementará os seus.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Chaves Artificiais no PostgreSQL: desempenho!

Tags: banco-de-dados

Falamos sobre a criação de chaves artificiais, sobre como usar UUID ou sequencias, inclusive sobre a nova sintaxe adotada no PostgreSQL 10 utilizando as chamadas IDENTITY COLUMNs. Uma reação comum que eu vi por aí é achar que é mais simples usar UUID sempre, uma vez que você não tem risco de colisão e pode usar em sistemas distribuídos. Bom, a história não é bem assim. Existe um custo adicional ao se escolher UUIDs ou mesmo gerar hashs enormes e armazenar no banco de dados. Vou aqui explorar algumas possibilidades, entre utilizar uma SEQUENCE armazenada num campo INTEGER e índices do tipo BTREE e HASH (que melhorou muito no PostgreSQL 10). Depois vamos utilizar campos do tipo UUID, VARCHAR e CHAR, também com índices BTREE e HASH.

Enviado por Fábio Telles Rodriguez (fabio·tellesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Devuan 2.0 Beta está disponível para download

Tags: instalar, distribuicoes, comunidade

Faz algum tempo que não há grandes movimentações na comunidade Devuan, o derivado do Debian com foco em "init freedom" e entrega de pacotes Debian sem qualquer dependência do systemd.

O Devuan 1.0 foi lançado no ano passado sendo baseado no conjunto de pacotes do Debian Jessie, enquanto o desenvolvimento do Devuan 2.0 focava num lançamento baseado no Stretch. Muitos pacotes foram atualizados enquanto esta distribuição continua comprometida em entregar um produto sem o systemd e com experiência de desktop(alguns até adicionaram o systemd como dependência).

Apesar destas atualizações, o Devuan 2.0 adicionou suporte a instalação do OpenRC através do instalador no modo expert. O eudev faz as vezes de substituir o udev do systemd no Devuan. Também há o elogind como alternativa ao ConsoleKit. O Xfce foi eleito o desktop padrão do Debian 2.0 mas outros como KDE / Cinnamon / LXDE / LXQt e MATE são opções disponíveis em seus repositórios.

Para os que desejam dar uma olhada no Devuan 2.0 "Ascii", ele pode ser encontrado no seguinte espelho. Nota: A nomenclatura do Devuan utiliza planetas menores como fonte de apelidos para o lançamentos, sendo Jessie um nome comum entre os esquemas de nomenclatura do Debian e Devuan.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Storage NFS em menos de 8 minutos - com OviOS Linux

Tags: instalar, containers, video

Um video mostrando ativação e configuração de Storage NFS com OviOS Linux. Nos 8 minutos do vídeo, foi criado storage, compartilhado com Proxmox via NFS e instalado duas VM's, uma container LXC e outra KVM!

Divirtam-se.

Enviado por Gilberto Ferreira (gilberto·ferreiraΘkonnectati·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

myrbackup - Uma aplicação em ruby para backups

Tags: banco-de-dados, shell

Essa ferramenta permite criar backups de engines como MySQL e PostgreSQL de forma fácil e armazenar estes backups localmente, remotamente via SSH ou na nuvem (AWS S3).

A configuração pode ser feito em um arquivo YAML que não permite a utilização de passwords (Apenas criptografados).

Enviado por Leonardo Damasceno (damasceno·lnxΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]