Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Inscrições abertas para o PGConf Brasil 2018

Tags: evento, banco-de-dados, comunidade

Nos dias 3 e 4 de agosto de 2018 está ocorrendo a PGConf Brasil 2018, em São Paulo, SP.

A PGConf é uma conferência de nível mundial, que parte dos esforços de profissionais e entusiastas para expandir a comunidade do PostgreSQL, possibilitando que os participantes desenvolvam novos conhecimentos através de palestras e treinamentos. A PGConf.Brasil é uma renovação a partir das ramificações existentes na comunidade brasileira, em prol do alinhamento com as conferências do resto do mundo.

Estamos oferecendo um desconto para os 20 primeiros inscritos no evento e um brinde exclusivo para todos que fizerem inscrições antecipadas.

A chamada de trabalhos também já está aberta e vai até o final de janeiro de 2018.

Enviado por Fábio Telles Rodriguez (tellesΘtimbira·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Red Hat, IBM, Google e Facebook mudam suas políticas para casos de violação da LGPL e GPL v2

Tags:

Quem violar o licenciamento de códigos da Red Hat, IBM, Google e Facebook sob as licenças GPL 2.0 ou LGPL 2.0 ou 2.1 não estará mais sujeito ao cancelamento imediato da licença, e terá um prazo para corrigir ou remediar suas ações e passar a cumprir os termos do licenciamento.

A cláusula 4 da GPL v2 estabelece o término automático da licença em caso de violação. A partir desta semana, entretanto, as 4 empresas anunciaram que passarão a aplicar a essas populares licenças os mesmos termos definidos pela GPLv3, licença que oferece prazos para correção por parte dos responsáveis por violações.

Os prazos podem ser consultados no comunicado da Red Hat e variam de acordo com as circunstâncias: se o fim da violação ocorrer por iniciativa própria (antes do recebimento de alguma notificação por parte do autor do código), por exemplo, a licença será permanentemente reativada automaticamente 60 dias após o fim da violação. Já um violador que não seja reincidente, nos termos da licença, terá 30 dias para corrigir a situação, caso venha a ser notificado enquanto a infração ainda estiver em curso.

(via lwn.net - “Several companies clarify GPL enforcement policies [LWN.net]”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Emuladores: Lançado o Lakka 2.1

Tags: drivers, kernel, jogos, pos-pc, games

Ao contrário das outras distribuições Linux com foco em emulação, o Lakka é a distribuição oficial onde as coisas acontecem no retroarch, este emaranhado de softwares que possui a finalidade de ter todos os emuladores conhecidos em um único lugar. O LibreELEC é usado como sistema base para o Lakka, e não há uma integração com EmulationStation, scrappers ou quaisquer outros softwares que sirvam para "perfumaria"(do ponto de vista dos desenvolvedores).

O Lakka utiliza a interface simples do retroarch que consome poucos recursos, e os pontos fortes desta distribuição são as otimizações para fazer com que os emuladores funcionem de forma mais performática possível sem abrir mão da emulação correta nos aspectos cores, quadros, velocidade dos jogos, etc. Os destaques da versão 2.1 são:

- LibreELEC 8.2 foi incorporado ao Lakka. Isto inclui Kernel, drivers wifi, Samba 4 e firmwares do RPI
- Retroarch v1.6.9: Atualizandos cores(emuladores compilados como biblioteca), shaders, autoconfiguração de joysticks, background animado, traduções, aba de favoritos, Parallel-N64 com emulação multithread de Nintento 64.
- Diversos cores alterados. O projeto retroarch sempre busca dentro do Lakka prover aqueles que sejam mais precisos no quesito emulação.
- Modo Kiosk: Usuários não conseguem alterar configurações sem que digitem a senha de desbloqueio, prevenindo alterações de configuração acidental.
- Possibilidade de utilizar o Raspberry Pi como Access Point Wi-Fi enquanto o Lakka está em execução.
- Correções diversas para a Wetek2, OdroidUX4
- Suporte a novas placas baseadas no Rockchip: ASUS TinkerBoard, MiQi e ROCK64
- Imagens Allwinter alinhadas com a mainline do kernel e u-boot. Isto significa maior facilidade ao portar novas placas, e uma imagem unificada para a10, a20, H3 e BananaPI.
- OdroidXU4: Problemas no boot com eMMC corrigidos, melhor detecção de TV em resoluções diversas. Colaboração do pessoal da Hardkernel para prover melhores drivers ao dispositivo, e placas XU4 foram doadas ao projeto Lakka.
- netcat e sixpair adicionados.
- Kernel: Rockchip - 4.4.99 LTS, Allwinter - 4.14 LTS, mais drivers de controles adicionados, kernel realtime para PC e RPi que deverá reduzir latências de entrada, governor padrão "performance" para o PC e RPi.

Para atualizar o Lakka 2.0 para o 2.1 é só copiar o arquivo img.gz no diretório Update e reiniciar. A exceção aqui é para as novas imagens Allwinter, que exigirão do usuário um upgrade manual.

Maiores detalhes no link de referência.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Um exemplo prático de coprocesso em Bash

Tags: desenvolvedores, shell

Algo totalmente fora do planejado e feito mais como prova de conceito mas que acabou ficando tão interessante que resolvi tornar público. Uma “biblioteca” que permite a scripts escritos em Bash acessarem bases de dados do SQLite utilizando uma conexão persistente implementada através de um coprocesso. É uma abordagem bem diferente da forma padrão com a execução do SQLite via pipe e bem mais próximo da forma como é feito em outras linguagens de programação.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como Instalar e Utilizar as Funções ZZ

Tags: video

Uma coletânea com 178 miniaplicativos de utilidades diversas, acessíveis e prontos para serem via linha de comando.

Enviado por Marcos Oliveira (terminalroottvΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Webinar 30/11/17 - Configurando corretamente os codecs no Issabel

Tags: evento

Neste webinar você vai conhecer o padrão de áudio utilizado na telefonia tradicional, assim como os principais codecs utilizados no VoIP, as suas características e utilização e a correta configuração no Issabel, para obter a melhor qualidade do áudio em cada situação.

Este Webinar gratuito vai acontecer no dia 30/11/17 às 15:00. Inscrições no email treinamentos@portaldosaber.net.

Maiores detalhes: https://goo.gl/N7vu8a

Enviado por Alberto Mitsuo Sato (amsatoΘportaldosaber·net)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

OpenStack - Instalar, Configurar e Gerenciar os Principais Recursos - Última turma de 2017

Tags: instalar, evento, curso, firewall

16 de Dezembro, sábado, acontecerá a 5ª edição Treinamento OpenStack. Será no formato presencial, das 9h às 18h, em São Paulo.

Tópicos: Entendendo Cloud-Computing (conceitos) - Pré requisitos para instalar o Ambiente - Conhecendo os componentes do Openstack (Horizon, Keystone, Neutron, Cinder, Nova, Glance, Swift, Ceilometer e Heat) - Instalando o Openstack - Requisitos para subir uma Instância - Subindo uma Instância - Acessando a Instância Openstack na linha de Comando.

Mais Informações e Inscrições https://www.temporealeventos.com.br/openstack-curso-presencial

Enviado por Anderson Oliveira de pAULA (andersonopΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Kubernetes: Instalando Minikube no Debian

Tags: instalar, containers

Utilize este tutorial para instalar o Minikube (Versão single-node do Kubernetes) e estudar sobre k8s, o futuro dos containers.

Enviado por Leonardo Damasceno (damasceno·lnxΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Supercomputador Tupã, do Cptec do Inpe, pode parar sem aviso prévio por falta de recursos

Tags:

A principal máquina de previsão do tempo no país está à beira da morte. Aos sete anos de idade, o supercomputador Tupã, do Centro de Previsão de Tempo e Meteorologia (Cptec) do Inpe, em Cachoeira Paulista, chegou ao que os especialistas chamam de "end of life", ou fim da vida. É o ponto em que, mesmo com manutenção constante, a máquina pode parar a qualquer momento.

"Se isso acontecer, o Cptec para", diz o chefe de Operações do centro, Gilvan Sampaio. E, com ele, a previsão do tempo no Brasil inteiro, com consequências imediatas para setores como agricultura, energia e prevenção de desastres naturais.

Comprado em 2010, por R$ 50 milhões, o Tupã era à época um dos 30 computadores mais velozes do mundo, com capacidade para realizar 258 trilhões de cálculos por segundo. Hoje, não entra nem no top 500, mas ainda é o "cérebro" da meteorologia nacional.

Enviado por Fábio Rodrigues Ribeiro (farribeiroΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como Instalar e Utilizar o Pacote terminalutils

Tags: instalar, video

Veja também: Funções ZZ.

Terminalutils é um pacote que possui um conjunto de ferramentas para usar no dia a dia.

Enviado por Marcos Oliveira (terminalroottvΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Novo Livro: Pro MySQL NDB Cluster

Tags: banco-de-dados, livros

O livro Pro MySQL NDB Cluster é escrito por dois engenheiros de suporte do time Oracle MySQL, Jesper W. Krogh e Mikiya Okuno. É um mergulho profundo de quase 700 páginas no produto, publicado pela Apress (em Inglês).

É importante enfatizar que há várias formas de trabalhar com o MySQL em Cluster. Há a Replicação nativa do MySQL, há também o MySQL InnoDB Cluster e o MySQL (NDB) Cluster. O livro é dedicado inteiramente a este último.

De forma sucinta, o MySQL NDB Cluster é uma solução que vai atender muito bem alguns requisitos, como: disponibilidade de 99,999%, workloads transacionais (OLTP), replicação geográfica ativo-ativo, tempos de respostas consistentes da ordem de milésimos de segundo, escalabilidade praticamente linear (inclusive de escritas) e capacidade de atender dezenas de milhares de transações por segundo. Contudo, o MySQL Cluster não vai ser uma boa escolha para executar consultas analíticas (OLAP) e, por se tratar de um sistema distribuído, vai adicionar maior complexidade na implantação e administração. Para entender os motivos, é necessário conhecer um pouco da sua origem e arquitetura, tópicos muito bem cobertos no livro.

Para quem usa o MySQL NDB Cluster, pretende usar ou mesmo se interessa por Sistemas Distribuídos de alta performance é leitura obrigatória.

Enviado por Airton Lastori (alastoriΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Intel planeja encerrar suporte ao Legacy BIOS em 2020

Tags:

Se você é daqueles que acha que os computadores atuais vêm "travados" e a primeira coisa que faz ao pegar um PC novo é mudar para o modo Legacy/CSM, é melhor se adaptar! A Intel está planejando encerrar o suporte à Legacy BIOS em suas novas plataformas a partir de 2020,ao requerer que os mesmos tenham UEFI Classe 3 ou superior. Essa classe de firmware suporta apenas a especificação UEFI, sem suporte aos modos Legacy ou CSM.

Dentre algumas vantagens sobre a remoção do suporte, podemos citar a mitigação de alguns riscos de segurança, a necessidade de menos validação dos fornecedores, o suporte a novas tecnologias, entre outras.

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

O comando 'select' do Bash

Tags: shell

O select é um comando interno do Bash e sua função é construir dinamicamente um menu a partir de uma lista de opções. Isto é, ele atribui um valor numérico para cada item, lista na tela, exibe um prompt e fica aguardando a seleção do usuário antes de seguir adiante.

E se você já utilizou o comando tzselect alguma vez na vida, saiba que já esbarrou com ele pela frente… :-)

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Manpages, Abba e stderr: qual a relação?

Tags: instalar, desenvolvedores, servidor, comunidade

Na comunidade Unix&Linux do site StackExchange, o usuário Jaroslav Kucera relatou um erro um tanto incomum, que durante testes automatizados do sistema as 00:30, a mensagem "gimme gimme gimme" aparecia em stderr, quebrando seu fluxo de testes. Após questionado, ele afirmou que um dos testes feitos em seu script era a execução do comando "man -k".

Porque? Por conta de uma piada. Marnanel Thurman(pseudo nome), amigo do mantenedor do pacote man do gnutils, solicitou ao seu camarada seis anos atrás que inserisse no código um print "gimme gimme gimme" por conta da música da banda Abba "Gimme gimme gimme a man after midnight" como uma brincadeira. O amigo acabou atendendo e passados os anos, alguém sentiu os efeitos.

Qualquer um pode fazer o teste instalando o pacote faketime e usando a seguinte linha de comando: faketime 00:30 man (ou alterando a hora do servidor, esperando ansiosamente as 00:30…).

A lição que fica? Qualquer coisa pode quebrar o workflow de um usuário. Até uma piada.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LPIC-OT - lançada a certificação DevOps LPI

Tags: patrocinador, certificacao

A tão esperada certificação DevOps da LPI chegou e veio pesada.

Não é novidade nenhuma a crescente demanda de mercado por profissionais DevOps, aqueles mesmos profissionais que jogam bem nos times de desenvolvimento e operações. Por este motivo, já estava (há alguns anos) sendo desenvolvida a certificação LPIC-OT, que contempla este nicho de profissionais.

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]