Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Pioneira revista Mondo 2000 é relançada online

Tags: jogos, livros, games

A revista Mondo 2000 foi uma revista californiana publicada entre 1989 e 1998 por R. U. Sirius que cobria assuntos da cultura cyberpunk, como realidade virtual e drogas inteligentes. Agora, como noticia o Slashdot, a publicação está sendo relançada online.

De acordo com o autor, "nós tínhamos de trabalhar para convencer as pessoas que a tecnologia estava definindo o futuro. Ninguém realmente entendia". Doug Rushkoff escreveu seu livro Cyberia, e sua primeira editora cancelou sua publicação porque eles disseram que a internet era uma mania que teria passado quando o livro fosse lançado. Apesar de usar o Facebook e o Twitter, Sirius critica seus papéis de colonização no que fora, uma vez, um espaço democrático e aberto.

O novo site inclui uma conversa em áudio entre William Gibson e Timothy Leary sobre um jogo de Neuromancer, que acompanharia um filme baseado no livro, em 1989, que nunca foi lançado, e uma conversa com William Burroughs, em 1987, sobre tecnologias mentais.

Enviado por K (asdΘasd·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

As diversas formas de escrever código assíncrono em Javascript

Tags: desenvolvedores

Javascript é uma linguagem que tem evoluído bem rápido ultimamente e por causa disso, existem diversas maneiras de resolver o mesmo problema na linguagem. Uma das coisas que talvez cause um pouco de confusão é a sua natureza assíncrona de execução. Neste post venho apresentar duas formas de lidar com a execução assíncrona de funções, utilizando Promises e async/await. Vamos lá ?

Enviado por Ricardo Gomes (desk467Θgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Debian está avaliando continuar ou não a produzir imagens Debian Live

Tags: instalar, distribuicoes, comunidade

Recentemente, no lançamento do Debian 9 alguns problemas com as imagens Debian Live foram expostos. Inclusive, alguns dias após esse lançamento.

Entre vários motivos possíveis, as discussões sobre esse assunto estão ficando mais latentes no meio da comunidade de desenvolvedores. Colocando em pauta, até, a qualidade das imagens Debian Live – consideradas com níveis não desejados.

Devido a “falta de qualidade” das imagens do Debian Live, os desenvolvedores estão pensando em removê-las nos próximos lançamentos. Isso deixaria apenas as imagens do instalador Debian disponíveis.

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Entrega Contínua com Jenkins e Docker - Presencial ou EAD, 10% de desconto para leitores do BR-Linux

Tags: evento, containers

A Equipe Tempo Real Eventos inicia a Formação da 3ª edição do treinamento "Entrega Contínua com Jenkins e Docker": O treinamento é 100% prático e tem 8 horas de duração, sendo possível optar por participar através dos Formatos EAD (via Hangout) ou Presencial (São Paulo).

Público Alvo Programadores que desejam aprender sobre a estrutura de CI utilizando docker e Jenkins, SysAdmins que desejam saber mais sobre a versão 2 do Jenkins CI e o Pipeline as Code e Publico em geral que deseje aprender sobre Continuous Integration, e Build and Ddeploy com o ambiente do Docker.

Assinantes Br-Linux tem 10% de desconto ( basta informar ser do BrLinux ao manifestar seu interesse para alguma das turmas )

Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Debian Day SP - 16 de agosto no Viva Real

Tags: distribuicoes

Pessoal, nós do GCCSD estamos organizando o Debian Day na cidade de SP em forma de meetup. Será no dia 16/08.

Mais informações: https://www.meetup.com/Grupo-de-Compartilhamento-do-Conhecimento-Santos-Dumont/events/242207831/

https://wiki.debian.org/DebianDay/2017/Brasil/SaoPaulo

O RSVP já esta aberto, quem tiver interesse, se inscreve lá. :-)

Enviado por Gustavo Lichti Mendonça (gustavo·lichtiΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Treinamentos Linux gratuitos on-line: Iptables+Squid, Shell Script e Nagios

Tags: patrocinador, evento, curso, firewall

O HowTo Online liberou 3 treinamentos on-line para ingresso gratuito: Iptables+Squid, Shell Script e Nagios. Os cursos são baseados em laboratórios.

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Definindo perfil administrativo para o comando sudo

Tags: video

Aprenda nesta videoaula a editar o arquivo de configuração do comando sudo, definindo categorias de administração.

Enviado por Juliano Ramos (profjulianoramosΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Firefox Send: ferramenta de compartilhamento de arquivos privados com expiração em 24h

Tags: servidor

A Mozilla acaba de lançar o Firefox Send – um novo serviço que permite enviar e compartilhar arquivos grandes com segurança.

O arquivo é criptografado antes de ser enviado para um servidor remoto. Os servidores da Mozilla armazenam o nome e o tamanho do arquivo, mas não acessam seu conteúdo.

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Nmap 7.60 lançado: SSH, SMB2, SMB3, e 14 scripts

Tags: desenvolvedores, livros, monitoramento, shell, servidor

O Nmap é aquela ferramenta livre e opensource para auditoria de redes que todos os administradores deveriam ter conhecimento. É útil para tarefas como inventário, monitoramento durante períodos de atualização, monitoramento de nós na rede e uptime(além de pentesting).

Os scripts da nova versão lançada recentemente podem fazer ataques de força bruta contra SSH, buscar em servidores quais são os métodos e tipos de chaves públicas aceitas, e até mesmo logar em um sistema com credenciais conhecidas ou adquiridas em um ataque para executar código arbitrário através de comandos pré-configurados. A atualização 7.60 abre as portas para diversas possibilidades de ataque.

Esta versão vem com 14 novos scripts NSE(Nmap Scripting Engine), e algumas melhorias para SMB2/SMB3. Alguns dos principais itens que são destaque com relação a versão 7.50:

Versão da Npcap atualizada da 0.91 para 0.93 resolvendo problemas do Windows 10 Creators Update. • Scripts NSE possuem suporte SSH através da libssh2, incluindo brute-forcing de senhas e execução de comandos remotos. • Adicionados 14 novos scipts NSE criados por 6 autores, totalizando 579! • Remoção da funcionalidade smbv2-enabled, que era incompatível com as novas implementadas para os protocolos SMBv2/3. Substituição completa ocorreu com o script smb-protocols. • Adicionado suporte ao Datagram TLS(DTLS) ao Ncat em ação de connect(cliente) no modo -udp -ssl. Adicionado também suporte ao Application Layer Protocol Negotiation(ALPN) através da opção -ssl-alpn. • Atualizada a lista de cifras padrão do Ncat e a lista de cifras seguras para o Nsock usando "!aNULL:!eNULL" ao invés de "!ADH". Com o aprimoramento do ECDH, ECDH anônimo é permitido. • Corrigido ndmp-version e ndmp-fs-info ao escanear o Veritas Backup Exec Agent 15 ou 16. • Adicionada nova biblioteca SMB2/3 e scripts relacionados. • Adicionada detecção de coringa ao dns-brute. Apenas hostnames que resolvam endereço único serão listados. • Scripts FTP como ftp-anon e ftp-brute agora lidam corretamente com serviços protegidos por TLS, usando o STARTTLS quando necessário. • A função url.escape não mais codifica caracteres não reservados como hífen, ponto, underscore, e til conforme RFC 3986. • Função http.pipeline_go não mais assume que conexões persistentes são suportadas em alvo HTTP 1.0(a não ser que seja explicitamente declarado), conforme RFC 7230. • O HTTP response object tem um novo membro, versão, que contem a versão do protocolo HTTP em uma string retornada pelo servidor, como por exemplo "1.0". • Corrigida manipulação do atributo objectSID do Active Directory pelo ldap.lua. • Corrigido o final de linha na lista dos Oracle SIDs utilizado pelo oracle-sid-brute. Caracteres de retorno de carro são enviados(carriage return) nos pacotes de conexão, resultando em falha do script. • http-useragent-checker agora busca alterações no HTTP Status(geralmente 403 Forbidden) em adição a redirects para indicar User Agents bloqueados.

Enviado por Nícolas Wildner (nicolasgauchoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Ubuntu 17.10 com Wayland por padrão e GNOME Shell ‘personalizado’

Tags: distribuicoes, shell, servidor

Como disse o J.Pomeyrol, os usuários podem esperar "un GNOME Shell pelado, pero ligeramente retocado" – itens como HUD, menu global, lentes, e outros não devem estar presentes na próxima versão.

Apesar de no último mês a Canonical ter dito que o Wayland não estava pronto, ela confirma que ele será o “novo” servidor gráfico da sua próxima versão do Ubuntu, a 17.10 ‘Artful Aardvark’.

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

RPCS3 – Emulador open source multiplataforma do PlayStation 3 com a maior lista de jogos compatíveis existente

Tags: jogos, games

O RPCS3 é o primeiro emulador de Playstation 3 a dar resultados. Começou seu desenvolvimento em 23 de maio de 2011 e conta com APIs como o Direct3D 12, Vulkan e OpenGL. Recentemente, o foco no desenvolvimento é a compatibilidade com novos processadores, novos jogos e sistemas operacionais; aumentando sua portabilidade. Assim, o RPCS3 é, atualmente, o “melhor” e mais completo emulador de PlayStation 3; embora a lista de jogos compatíveis não inclua ainda muitos jogos comerciais.

Enviado por RICARDO FERREIRA COSTA (linuxdescomplicadoΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

BBR, Google detalha seu algoritmo de congestionamento

Tags: kernel

O Google detalhou no blog do Google Cloud Platform, o BBR, o seu algorítimo de congestionamento para o protocolo TCP, também suportado pelo protocolo QUIC (variante do UDP), usados pelos navegador Chrome e seus variantes.

Com resultados de melhoras na performance até 14%, segundo testes em seus sites, sua maior habilidade é trazer o uso integral do banda em menos tempo. O esforço em trazer este novo algorítimo traz benefícios principalmente para streaming de vídeos. O algorítimo já está presente na mainline do kernel mais recentes, em algumas distribuições já está como opcional, e este recurso não necessita a implementação no lado cliente, porém desejável, o Google espera que seja o algorítimo padrão nos próximo anos.

Enviado por Fábio Rodrigues Ribeiro (farribeiroΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Tchelinux 2017: Chamada de palestras para Bagé e Gravataí, programação de Novo Hamburgo liberada

Tags: evento, curso, gente-que-faz, desenvolvedores, containers, comunidade

É com orgulho que anunciamos mais três eventos do Tchelinux este ano!

Para quem ainda não conhece, o Tchelinux é um grupo comunitário que reúne entusiastas, usuários e desenvolvedores de Software Livre no Rio Grande do Sul. O evento, organizado por membros deste grupo e voluntários, tem como objetivo integrar a comunidade de Software Livre com palestras, oficinas e outros eventos, a fim de fortalecer a cultura de Software Livre no estado do Rio Grande do Sul. Todos os eventos do Tchelinux são sempre gratuitos, porém os participantes são encorajados a doar 2kg de alimentos não-perecíveis, que são encaminhados a instituições de caridade da cidade onde ocorre o evento.

Primeiramente, temos um evento que já está com a programação fechada e com suas inscrições abertas, na cidade de Novo Hamburgo, que ocorrerá dia 12 de Agosto na FTEC. Serão mais de 15 palestras e um painel ao longo de 8 horas de evento, abordando temas atuais como virtualização, Git, Ceph, PHP, OpenStack, Docker e muitos mais. Maiores informações sobre o evento de Novo Hamburgo podem ser encontradas no seguinte link:

https://nh.tchelinux.org/

Posteriormente, temos duas cidades que estão com a chamada de palestras aberta.

Bagé, localizada perto da fornteira com o Uruguai, está com a chamada de palestras aberta até dia 07 de Agosto. Então corre lá para participar!

https://bage.tchelinux.org/

Gravataí, cidade na região Metropolitana de Porto Alegre, está com a chamada de palestras aberta até dia 12 de Agosto. Mais informações no link abaixo:

https://gravatai.tchelinux.org/

Tanto os participantes como os palestrantes destes 3 eventos receberão 2 cursos gratuitos do nosso patrocinador Baciotti Cursos, correspondendo a mais de cem reais de brinde para aqueles que comparecerem!

Enviado por Jerônimo Medina Madruga (jeronimo·madrugaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Turma "Os primeiros passos - PYTHON" confirmada para 2 de Setembro - leitor do Br-Linux ganha 15% de desconto

Tags: evento, curso, desenvolvedores

A turma "Os primeiros passos - PYTHON" está confirmada para o dia 2 de Setembro, sábado das 9h00 às 18h00.

É mais uma atividade da Tempo Real Eventos 100% Mão na Massa.

Assinantes Br-Linux tem 15% de desconto - Cupom: d6sgcc.

TÓPICOS: Feijão com Arroz - Introdução ao Python - Configurando o ambiente - Objetos: entendendo seu ciclo de vida - Variáveis - Tipos de dados - Operadores - Um pouco mais sobre a classe String - Tipos de dadaos elegantes: List, Tuple and Dict - Entrada e Saída de dados - For, While e a função Range - Funções - Uma visão mais profunda sobre as funções - ​ - Hora dos macetes - Módulos - Manipulando arquivos - Data e Hora - Um pouco de programação Funcional - Decorators - Introdução a programação orientada a objetos - ​ - Programação orientada a objetos - Classes - Método __init__ e __done__ - Modificadores de acesso - Propriedades - Classes abertas - Herança simples e Herança múltipla - Sobrecarga em Python - Polimorfismo - MetaClasses.

Enviado por Anderson Oliveira de Paula (andersonopΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Curso Proxmox VE Essentials

Tags: instalar, curso, containers

Estamos lançando nossa plataforma de cursos. Por enquanto estamos com o Curso Proxmox VE Essentials, onde é ensinado o Básico do Proxmox, como instalação, Storage, Criação de VM LXC e KVM. Leitores do blog BR-Linux tem 25% de desconto. Basta usar o cupom br-linux.

Enviado por Gilberto Ferreira (gilberto·ferreiraΘkonnectati·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]