Aprenda a plataforma Linux em Belém
Enviado por Virtuallink (ascomΘvirtuallink·com·br):
Enviado por Virtuallink (ascomΘvirtuallink·com·br):
Enviado por Filipe Saraiva (filipeΘkde·org):
O LaKademy - abreviação para Latin America Akademy - é o encontro dos usuários e colaboradores latino-americanos do KDE. Este ano será a quarta reunião da comunidade, e esse encontro mostra-se muito importante para desenvolvermos ações para a América Latina e também para trabalharmos juntos nos diferentes projetos que desenvolvemos.
KDE é uma das maiores comunidades de Software Livre do mundo, e juntos desenvolvemos uma ampla gama de aplicações de todos os tipos, que são utilizadas por diversas pessoas em diferentes projetos. A comunidade Latinoamericana é pequena, porém bastante ativa no desenvolvimento e na promoção do projeto, inclusive fora do continente.
A meta de arrecadação está em 10 mil reais, que será investido nos custos de passagens e hospedagem em hostel para 8 colaboradores vindos de diferentes partes da região. Ajude a divulgar e colabore! Faça o LaKademy 2015 acontecer! Obrigado, em nome da comunidade KDE.” [referência: http:]
Enviado por Pedro Jefferson (pedrojefferson·developerΘgmail·com):
No rastro do lançamento do Ubuntu 15.04.
Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):
Enviado por Mauro Pichiliani (pichilianiΘgmail·com):
Enviado por Fernanda Santos (fefaoleverΘgmail·com):
Preço promocial: R$ 70,00. Professor: Ronaldo Ferreira, Programador Shell há mais de 10 anos e consultor Unix. Link informativo: http://tux4.com.br/elearning/Cursos/introducao-ao-shell-script/
* Disponível também o curso Unix Shell de nível intermediário.” [referência: tux4.com.br]
Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):
O Hangout esta agendado para o dia 12 de Maio/2015, em uma terça-feira, com inicio as 20:00hrs
Antes de mais nada, o que é OPNsense? OPNsense é um projeto que nasceu como fork do pfSense 2.2.x com o intuito de melhorar a parte de interface e aprimorar componentes internos com métodos alternativos ao usado no pfSense®.
Todas as informações sobre o projeto, você poderá encontrar nesse link ou no dia do Hangout :-) Sobre o que vamos falar então no Hangout ?
Bom, serão 2 (duas) horas de interatividade através da ferramenta da Google, abordando os seguintes itens: Introdução - Sobre o Projeto - Vantagens vs. Desvantagens - Porque usar OPNsense ? - Mão na massa - Ambientes - Instalação - Configuração inicial - Características da interface - Um pouco de console - Tempo para responder dúvidas
Para participar deste Hangout, o minimo necessário do usuário é ter noção básica de utilização de interfaces de gerenciamento web, assim como estar familiarizado com ambiente de firewall.
Iremos trabalhar já com a versão a última versão disponível para o dia do Hangout e iremos implementar uma mão na massa de ambientes propostos pelo os participantes do Hangout.
Semelhantes aos outros Hangouts, as pessoas que querem participar ativamente do Hangout com perguntas, devem enviar um email para mim no endereço luizgustavo@luizgustavo.pro.br estarei fazendo uma cobrança de R$ 50,00 para a participação, o limite de participantes é de 10 pessoas. Envie um email solicitando o convite e a data em que irá participar que eu irei enviar instruções de pagamento (Paypal esta incluido).” [referência: luizgustavo.pro.br]
Enviado por Sergio Durigan Junior (sergiodjΘsergiodj·net):
O FLISoL Campinas será totalmente alinhado com o Movimento Software Livre, o que significa que os participantes poderão instalar distribuições 100% Livres, como aquelas que o projeto GNU reconhece como compatíveis com as Recomendações para Distribuições de Software Livre, e o Debian GNU/Linux (*somente o repositório main*).
Gostaríamos também de aproveitar e convidar palestrantes para o evento. Como estamos falando de um evento sobre Software Livre voltado para usuários, a prioridade será dada para propostas de palestras que tenham como enfoque ensinar os usuários sobre Software Livre e/ou sobre alguma ferramenta Livre; palestras que sejam voltadas para desenvolvedores, por exemplo, receberão prioridade menor na seleção. Para ajudar, criamos uma lista de possíveis áreas específicas que podem ser o tema de alguma palestra:
1) Suítes de escritório Livres (LibreOffice, Calligra, etc.).
2) Softwares Livres para edição gráfica (GIMP, Inkscape, etc.).
3) Jogos Livres.
4) Software Livre educacional e para crianças.
5) Navegação segura na Web utilizando Softwares Livres.
6) Software Livre para edição de vídeos (Kdenlive, etc.).
7) Software Livre para editoração.
8) Software Livre para música (Lilypond, Denemo, Audacity, Ardour, etc.).
9) Ferramentas de desenvolvimento Livres (IDE's)
Obviamente, essa é só uma lista de possíveis tópicos; é perfeitamente possível sugerir novos assuntos, desde que eles sejam relacionados ao Software Livre (mas a gente nem precisava falar isso, né? :-).
Se você estiver interessado em propôr uma palestra, atividade, ou a ajudar na organização, pedimos que entre em contato conosco através da nossa lista de discussão, em: flisol-campinas@lists.libreplanetbr.org
Você pode se inscrever na lista aqui: http://lists.libreplanetbr.org/cgi-bin/mailman/listinfo/flisol-campinas
E sugerimos também que você acompanhe nosso site: http://libreplanetbr.org/flisol-campinas/2015/index.html
Postaremos atualizações e nossa grade de programação lá! Esperamos você no dia 25 de Abril de 2015 no LHC! Venha nos ajudar a fazer um FLISoL 100% Livre!” [referência: libreplanetbr.org]
Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):
Experiência do usuário aprimorada e melhor exploração do ambiente…
Centreon 2.6 oferece uma série de melhorias e aprimoramentos para permanecer fiel ao que os usuários de longa data mais esperam sobre o Centreon, em destaque:
Escalabilidade continua em termos de uso - Melhor controle do usuário e adaptabilidade - Configuração mais fácil no uso geral - Adicionais de compatibilidade com os padrões da indústria de código aberto
Continua Escalabilidade de Usuário
Gerenciamento de ACL foi melhorada para permitir um maior número de usuários simultâneos para trabalharem na mesma plataforma de monitoramento. Com o lançamento do 2.6, Centreon está aumentando esses limites ainda mais.
Agora você pode esperar de forma razoável, a ter 30 usuários que exploram a mesma plataforma de monitoramento, trabalhando em mais de 200 mil checagens a cada vez. Melhor de Controle do Usuário
Uma das maiores vantagens da utilização de código aberto está na flexibilidade para adaptar as suas capacidades técnicas ao nível do contexto do usuário e ambiente. No Centreon, mantemos essa vantagem e para oferecermos tais capacidades para nossos usuários.
Na versão 2.6, um desses recursos é permitir que você possa promover traps SNMP com execução do Centreontrapd. Você tem agora a possibilidade de:
Transformar ou adaptar uma mensagem de saída de um trap SNMP, por exemplo, para padronizar as mensagens de saída de acordo com o que você precisa para monitorar; Executar um código específico vinculado à uma mensagem de um trap SNMP, para acionar, por exemplo, algum serviço ou reiniciar processo; Desconsiderar alguns traps SNMP de um host específico quando é declarada um tempo de inatividade.
Outro exemplo, 2.6 permite reconstruir de forma eficiente a sua visão de relatórios no caso de perda de informações devido a um incidente. Centreon 2.6 faz isso executando uma simples análise do banco de dados de log para regerar eventos necessários para a reconstrução. Tudo que você precisa fazer é especificar uma data de início do incidente para recuperar as informações necessárias. Dessa forma, a análise de todo o banco de dados não é mais necessário e você economiza tempo e recursos. Mais fácil de configurar
A configuração é simplificada com o lançamento da versão 2.6, para alcançar uma integração homogénea com alterações óbvias para o ambiente de monitoramento existente.
Centreon 2.6 introduz a capacidade para os serviços dependentes de uma série de herdar automaticamente a sua criticidade configurado. Também é possível definir os níveis de criticidade global de um determinado host e de cluster serviços dependentes, graças à utilização de templates.
Compatibilidade com a versão 5.4 do PHP
Fãs de Debian 6, Ubuntu 13.04, Redhat 7 e CentOS 7 vai apreciar a nova compatibilidade da versão 5.4 do PHP para a interface de usuário do Centreon 2.6.
A instalação do Centreon 2.6 para versão Entreprise é muito simples e de forma rápida, terá um ambiente de monitoramento homogêneo, distribuído e seguro!
Disponibilizado pela primeira vez na versão 2.6, a compatibilidade PHP é planejada como uma melhoria ao longo do tempo para todos os produtos Centreon, de forma gradual e segura.” [referência: luizgustavo.pro.br]
Enviado por :
Para quem quer entender o por que ficamos tanto tempo sem episódios, este é o episódio certo. Mas o assunto principal deste episódio não é os problemas que o site passou, mas sim o Flisol, Festival latino americano de instalação de software livre. Para explicar melhor como funciona o evento, convidamos o Thiago Paixão, Coordenador nacional do evento, para nos explicar todos os detalhes deste que é o maior evento de software livre do planeta. Claro que também falamos sobre a polêmica gerada pela declaração do Thiago sobre a não instalação do Ubuntu durante o Flisol 2015.” [referência: tecnologiaaberta.com.br]
Enviado por Christian Guerreiro (chriscgsΘaim·com):
Enviado por Pedro Jefferson (pedrojefferson·developerΘgmail·com):
Algo que muitos programadores simplesmente ignoram, seja por preguiça ou qualquer outro motivo obscuro, é a parte de automação de testes.
Confira!” [referência: blog.butecopensource.org]
Enviado por Rafael Gomes (gomexΘriseup·net):
Entre as novidades desse lançamento temos: Label para containers, cliente Docker para Windows, driver para log. Isso sem contar com os lançamentos do compose 1.2, Swarm 0.2 e machine 0.2. Vamos detalhar um pouco esse mega release.” [referência: techfree.com.br]
Enviado por Filipe Saraiva (filipeΘkde·org):
Entre as novidades dos 172 softwares disponibilizados, mais programas foram portados para Qt5/KF5 (incluindo muitos do KDE Edu e KDE Games), Kdenlive completou seu processo de incubação e agora é um software da família KDE, KDE Telepathy passa a utilizar KAccounts e também entra para o pacote Applications, Umbrello e Rocs foram profundamente remodelados, entre muitas correções de bugs, atualizações nas traduções para 54 idiomas, e adições de outras funcionalidades nos diferentes programas.
A nota de lançamento foi traduzida pela equipe do KDE Brasil e está disponível no link.” [referência: ]
Enviado por Josiel Santos (josiel·lkpΘgmail·com):
Estava satisfeito com o que tinha, claro… Mas esse artigo apareceu no meu leitor RSS, falando sobre o HTTPie um cliente HTTP escrito em Python, multiplataforma e fácil de usar.
Nesse artigo mostro algumas opções simples que eu uso bastante e foco em interações com API REST nos exemplos.” [referência: josielsantos.com]