Palmas: primeiro laboratório para testes do Ginga é inaugurado pelo governo
Ginga, você sabe, é o padrão livre para suporte a interatividade na TV Digital brasileira, que caminha a passos lentos desde 2007 e, embora já tenha havido a decisão de obrigar 75% dos aparelhos fabricados no país a inclui-lo já a partir de 2012, esse degrau de obrigatoriedade sofreu adiamento.
E adiar deve ter sido uma boa ideia, se a notícia estiver correta e este for mesmo o primeiro laboratório de testes de conteúdo a ser oferecido pela entidade padronizadora aos interessados.
O primeiro laboratório do Ginga BR Labs foi inaugurado na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas. O novo centro tecnológico será utilizado para a realização de testes de conteúdos e aplicações para a TV digital pública brasileira. “Nossa ideia é que, além da emissora que foi contemplada, os desenvolvedores e produtores de conteúdo audiovisual interativo de cada localidade também possam utilizar o laboratório”, destaca o secretário-executivo substituto do Ministério das Comunicações (Minicom).
Como exemplos de conteúdos que podem ser testados estão aplicativos de governo eletrônico, que dão acesso a serviços públicos pela televisão, ou produtos audiovisuais como séries e documentários que utilizem a interatividade.
Comentar
comments powered by DisqusComentários arquivados