Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Windows está presente em 96% dos netbooks fabricados em fevereiro

Segundo NPD Group, tendência é completamente oposta ao ano de 2008, quando o Linux era o sistema dominante dos ultraportáteis.

Quase todos os netbooks vendidos em fevereiro deste ano tinham o Windows pré-instalado, afirmou nesta quarta-feira (08/04) o NPD Group, que realiza pesquisas periódicas sobre o mercado de tecnologia. A tendência é totalmente oposta à registrada no primeiro semestre de 2008, quando a maioria dos ultraportáteis saía de fábrica com o Linux.

Brandon LeBlanc, da Microsoft, aproveitou para alfinetar e disse que “tanto a MSI (fabricante) quanto a Canonical (desenvolvedora do Ubuntu) admitiram publicamente que as taxas de retorno do Linux foram quatro vezes maiores que as do Windows”. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Johny Blaze (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 1:35 pm

    Isso já era esperado. A maioria das pessoas compra Netbook com Linux porque é mais barato, depois coloca Windows.
    É claro que a Microsoft está feliz com isso. Afinal, é mais dinheiro para eles. Mas que vou gostar quando a Microsoft deixar de ter tanta importância, ah, eu vou mesmo. Vai ser aquele gostinho de vingança que tive quando a IBM, de nariz empinado, se ferrou também.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 1:36 pm

    Complicado isso… Penso que o mercado de netbooks é como o de celulares: não importa se você roda Windows, Linux (Android incluso), Symbian ou até o SO do iPhone, só importa que seja prático para o usuário.

    Eu mesmo, comprei meu Eee PC no ano passado, com o Xandros customizado. A interface é bonitinha, coisa e tal, mas é um inferno pra configurá-lo bem. Instalei o Mandriva nele, e tô quase instalando o Eeebuntu por cima. Um usuário normal colocaria, obviamente, um Windows piratão nele.

    (comparando com celulares: tem vários power users de Windows gostam do Symbian, preferindo-o ao Windows Mobile. O problema não é o SO em si, e sim o polimento que dão a ele nos netbooks)

    E, sinceramente, não me lembro de ter visto (no Brasil) um netbook com Ubuntu.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:14 pm

    Não vinga. o usuário de Netbook traz o vício do PC, do notebook, ele bota Windows, e ainda mais Vista! Um sistema operacional que leva 10 minutos para inicializar num core2duo está derrubando o Ubuntu, que leva menos de 1 min.(o beta do 9.04 leva 20 seg!).

    Essa é a verdade, falta logística, marketing e sobretudo, design de qualidade, com fácil interação com o usuário final. Além de tudo, há o preconceito com uma coisa “de graça”. Acho muito díficil Ubuntu brigar com a Windows. A Canonical humanizou mais o Linux, aproximou das pessoas simples, mas o sistema de empacotamento segue sendo complicado para o usuário simples, não há interesse da parte de fornecedores de software proprietário e a “filosofia livre” adotada é contra a simples manutenção de drivers proprietários no sistema.

    Ubuntu ainda segue com problemas sérios de design: Três menus superiores (Applications, Places e System), quando deveria ter somente um ou dois, duas barras (superior e inferior) ocupando 20% do desktop (fora a barra das janelas), no menu system temos Preferences e Administration, que claramente deveriam ser somente 1 menu, e por fim ainda temos 3 malditos sistemas de som (Alsa, OSS, Pulse etc), que nem deveriam ser visíveis para o usuário final.

    tenchi (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:17 pm

    “Opa, o povo acha que os netbooks virão com Windows. Vamos colocar Windows neles então para não ir contra as previsões.”

    Uma pergunta: que windows que equipa os netbooks? Deixa eu ver: sem aquele desempenho de uma bom computador, hd sólido (tamanho normalmente reduzido)… Que tal um Windows Vista ou 7 que ocupe 20GBs só na instalação?… (ainda não vi o Windows 7 num computador que não seja de última geração rodando o 7, mas acredito que qualquer customização de uma distro linux ou BSD atual ganhe em desempenho e recursos).

    Ou não! O Windows XP! Talvez o melhor sistema já produzido pela Microsoft (e foi sim, até eu acho ele um bom sistema), mas em “fim-de-linha” e com suporte que a Microsoft diz que acabará em (ano atual)+1.

    O Linux e a maioria dos aplicativos são em minha opinião muito melhores que um Windows num netbook, já que o Linux tem toda aquela questão da customização. Mas falta um MSN Messenger. Simples. O MSN é o maior trunfo da Microsoft em se tratando de sucesso com o usuário desktop.

    Sem MSN no Linux, sem Linux para o usuário comum. O grande “mal” da microsoft não é, nem de longe seus programas proprietários, que são bons em sua maioria (office, msn messenger, etc) mas com relação aos protocolos/formatos de mídia (DOC, protocolo MSN, etc). Ela simplesmente não quer que outros clientes suportem o protocolo MSN pois isso significaria que não há nada que obrigue a maioria dos usuários a usar Windows.

    E sim, ainda bem que a maioria dos netbooks não usam distros do tipo Satux, mas precisariam, em minha opinião, utilizar uma versão comum do Linux, como um Ubuntu (mesmo que seja todo customizado, deixar o logo “Ubuntu” visível). Quem sabe até um adesivo daquele “powered by ubuntu”… :-)

    Ah sim, nunca entendi porque as pessoas gostam tanto de um programa que exibe um monte de propagandas e de um site tão poluído quanto o site do MSN/Hotmail…

    israroot (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:22 pm

    Espero ansioso por uma interface para netbook baseada no KDE4.
    Será ótimo para redimensionar janelas maiores que a tela.

    tenchi (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:30 pm

    bebeto_maya, para mim o menu do gnome é bem mais realista que o menu iniciar do Windows.

    Pense: O que tenho no computador? Programas! Clico em aplicações e vejo se acho, nas categorias existentes, o programa que quero. Se não houver, neste mesmo menu existe uma opção “adicionar/remover”. Adicionar/remover o que? Aplicações, ora!

    Quero navegar pelo sistema de arquivos? Aliás, qualquer sistema de arquivos? Clico em locais! Que coisa mais óbvia que isso?

    Quero fazer alguma coisa referente à configuração do sistema? Está tudo num menu sistema. Se quero desligar (o sistema) faço o que? Menu sistema -> desligar. Compare isso com “Iniciar -> desligar”.

    Não sou fã do menu do gnome, mas acho ele muito mais “usuarificado” que o menu do Windows, embora num netbook o menu não seja um problema, já que a interface é adaptada para abrir as aplicações com poucos cliques (ou toques) a partir de botões na área de trabalho, como na maioria dos celulares.

    E sim, você pode mudar o menu do GNOME para concentrar todas as opções a partir de um só botão (como no Windows ou KDE) ou mesmo editar o menu para adicionar ou remover opções.

    As interfaces do Linux normalmente fazem muito mais que qualquer interface do Windows, mas quase sempre não conseguem fazer o que o Windows faz e que é o que o usuário quer. Talvez o Linux só faça sucesso numa próxima civilização que não esteja contaminada com o modo Windows de fazer as coisas :-)

    Resposta da Canonical.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:46 pm

    A pesquisa do NPD Group não leva em conta vendas online.

    http://blog.canonical.com/?p=151

    http://blogs.computerworld.com/ubuntu_accuses_microsoft_of_linux_netbook_fud

    Esgaroth (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 2:59 pm

    Isso já era previsível desde que os eeePC passaram a sair de fábrica também com Windows.

    Houve um tempo (quando saíram os primeiros eeePC) em que os ingênuos de plantão diziam que os netbooks seriam a redenção do Linux, que iniciaria ali sua arrancada em direção ao topo. Coitados, parece que não conhecem o (ex-)todo poderoso mercado…

    self_liar (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 3:14 pm

    Devemos tomar cuidado com as notícias do idg pois ela tem parceria com a microsoft.

    self_liar (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 3:21 pm

    E a microsoft tem parcerias com a intel ,dell e outras OEM para impedir a concorrencia.

    Contratos que somente a microsoft e as outras OEM sabem .Aquele que nao pode manter um dual boot na máquina e nem outros SOs alternativos.

    Eu gostei do que a carla Schroeder publicou sobre a real interpretação dessas notícias e números

    http://blog.linuxtoday.com/blog/2009/04/windows-owns-96.html

    Quem tiver dificuldade em entender inglês pode usar um tradutor automático

    http://translate.google.com/translate?prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fblog.linuxtoday.com%2Fblog%2F2009%2F04%2Fwindows-owns-96.html&sl=en&tl=pt&history_state0=

    Dêem uma lida.

    Vejamos o que acontece no mercado de computadores. No início do ano passado eu consegui obter o reembolso de um windows vendido de forma casada com um notebook Dell e publiquei um howto disso aqui

    http://br-linux.org/2008/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-windows-em-um-pc-dell-outra-experiencia/

    Meses depois a Dell brasileira começou a endurecer o processo e uma outra pessoa teve que usar o Procon para conseguir o mesmo direito

    http://br-linux.org/2008/reembolso-do-windows-vista-no-computador-dell-mais-um-caso-de-sucesso/

    Na semana passada uma pessoa, lendo o meu artigo, me mandou um email dizendo que a Dell estava recusando a reembolsar o windows e pediu a minha ajuda. Dei a ele o número da minha nota fiscal e processo de compra e mesmo assim eles tiveram coragem de dizer que eu havia devolvido o micro junto com a licença MAS NÃO FOI VERDADE. Eu mesmo liguei para a Dell para tentar ajudá-lo e confrontá-los com a mentira que aquela atendente tinha falado sobre minha compra.

    Deram 1001 desculpas para não reembolsar o windows, dizendo que a Dell não fazia mais essas coisas e, no final, depois de ameaçar processá-los, usou o argumento de que o rapaz havia solicitado o reembolso somente 8 dias após o recebimento do micro, mais do que os 7 dias legais de devolução.

    Resumindo: a Dell no Brasil parece estar sendo pressionada a não fazer o reembolso do windows, dificultando ao máximo algo que está escrito na própria EULA da MS.

    Enquanto isso a Dell americana vende 1/3 de netbooks com linux

    http://br-linux.org/2009/um-terco-dos-netbooks-inspiron-mini-9s-da-dell-“rodam”-linux/

    Podem apostar que a pressão que a Microsoft faz nos fabricantes de micros é grande e inclusive já foi processada e condenada por isso lá fora.

    Um sintoma disso é que mesmo quando vendem notebooks/netbooks com linux sempre são somente ALGUNS modelos e quase sempre os com pior hardware e desempenho. Por que simplesmente não colocam sempre as duas opções (linux e windows) em todos os modelos ? Porque simplesmente não vendem SEM SISTEMA OPERACIONAL já que usam a desculpa de que há sempre um custo extra do suporte ?

    Rhob (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 3:46 pm

    Eu acho mais do que normal.

    SUBNOTEBOOKs em sua maioria são comprados como se fossem um notebook normal, por pessoas que só olham para o preço final e acham a aparencia “bonitinha”.

    A grande maioria dessas pessoas sáo aquelas que caem nos e-mails da “tim/vivo/claro, receita federal, etc”
    São pessoas com preguiça de pensar ou sequer de ler coisas importantes, e se elas estão acostumadas com WIndowsXP, elas vão querer usar WindowsXP… Se elas nunca usaram antes, os conhecidos vão dizer que WindowsXP é melhor e mais fácil.

    Tenho visto muitas pessoas usando para trabalho, pela facilidade de transporte e relativa duração da bateria.
    Também é normal. No nível que o WinXP se encontra, é só plugar e funcionar. Não tem risco de “talvez funcione”, ou então ter q procurar em fóruns como resolver tal problema.
    Fora os que usam a webcam para vídeoconferencias… =)

    self_liar (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 3:51 pm

    Microsoft faz contratos clandestinos ,muito conhecidos por MOUSs

    http://www.theinquirer.net/inquirer/news/956/1027956/newham-covers-microsoft-moo

    A microsoft contrata trolls de plantão e “analistas independentes “:

    http://www.pjprimer.com/jihad.html

    http://www.groklaw.net/article.php?story=20071023002351958

    self_liar (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 3:53 pm

    Conexão com o povo idc and idg:

    http://boycottnovell.com/2007/12/08/idc-gartner-microsoft-connection/

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 4:02 pm

    O engraçado é que pode até impressionar o KDE 4, mas quando o usuário do Windows vai realmente utilizar o Linux é obrigado a mudar tudo o que conhece, por exemplo quer um conversor de arquivos terá que usar linha de comando ou uma interface, se existir, ridícula e ainda vai receber o comentário muito amigável:”Quer uma GUI faça você mesmo, pois o conversor de arquivos foi somente para solucionar o problema do desenvolvedor nada mais.”, por isso o Windows continuará sendo o sistema dominante por muito tempo. Quer mais usuários, principalmente do Windows construam GUIs, principalmente bonitas e fáceis de utilizar.

    Os desenvolvedores Linux tem que começar acordar para o ambiente gráfico, não apenas o pesoal do Gnome e do KDE, pois o Linux terá um ambiente maravilhoso para rodar o Konsole e o Gnome Terminal, mas não terá GUIs de programas que farão os usuários do Windows e de outros sistemas se interessar pelo Linux.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 4:30 pm

    O que Microsoft faz, Apple faz, mas IBM não faz mais e Canonical é muito moralista para tal. Ou seja: Jogar sujo.

    @Covarde Anonimo, conversor de arquivos? De mídia? Conheço vários com interface gráfica. Um exemplo? O VLC.

    Para mim faltam GUIs para coisas de administração do computador, pois, por exemplo, nos baseados em debian quando a lista de pacotes corrompe (processo morto de forma abrupta) é necessário abrir um terminal e digitar um sudo dpkg –configure -a.

    Ferramentas para, por exemplo, configurar uma rede ou um servidor de arquivos básico. Há muito sendo feito pelo pessoal da Mandriva (o centro de controle do mandriva é muito bom e faz tudo isso que eu disse, mas quem precisava de algo assim era o Ubuntu).

    O problema é que em geral o Linux faz coisas básicas de forma diferente do Windows, e isto assusta a muitos. A falta de um gerenciador de hardware é uma delas.

    Ozzy (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 6:12 pm

    Tudo bem…

    Pode ser que demore, mas um dia a Canonical fechará o bug 001 !!!

    https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/1

    O.O.

    sblsks (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 6:13 pm

    - O Linux não depende de vendas mas a Microsoft sim.

    - A comunidade Linux não age deslealmente mas a Microsoft já foi, ou até pode estar sendo processada por esse motivo.

    - A comunidade Linux não depende de mentiras, o sistema responde por si mesmo, é robusto, ñ precisa ser reinstalado a cada 6 meses por ficar lento, etc…

    - A comunidade Linux não está desisperada, ñ tem motivo algum para isso, continuamos fortes nos servidores e tem um bom desktop. A Microsoft possivelmente tem muitos motivos para estar preocupada, seu último sistema operacional foi o fiasco do ano, software como o Firefox estão ameaçando tomar o lugar do IE no mundo dos navegadores, a “computação nas nuvens” estão tirando a importância do sistema operacional em si mesmo, já que os aplicativos neste caso não depende dele, e ela mesmo ñ está trazendo inovações como antes, mas agora esta na categoria de copiadora em muitos casos. Fico pensando, se o Vista apesar de todo tempo que levou ñ foi bom, será que um sistema feito as pressas em menor tempo vai ser algo revolucionário, como muitos acreditam? Impossível ñ é, mas é dificil, e ela sabe disso.

    - Minha opnião é que tem algo errado com essa pesquisa ai, ou é a pesquisa em si, ou é pressão vinda de algum lugar.

    Muitas categorias de usuário têm as suas justificativas para ficarem longe do Linux, algumas questionáveis, mas a maioria realistas. Não vejo isso com maus olhos, muito menos me convenço de que o Linux está pronto para satisfazer quem quer que seja, dependendo única e exclusivamente de sua vontade de aprender.

    Quanto a notícia, desagradável, mas nenhuma surpresa.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 7:13 pm

    Tenchi quando comentei sobre conversor estava me referindo a converter de um formato para outro, o VLC faz isso?
    As GUIs que encontrei, como já comentei são ridículas.

    A questão é que não sou contra o Linux, sou usuário de Linux, mas a visão do desenvolvimento no Linux não é a mesma visão de vocês que comentam aqui no BR-Linux.org ou em outros blogs. A visão da maioria dos desenvolvedores Linux é igual ao comentário que reproduzir no meu último. Que é resolve um problema do desenvolvedor, e não pensa em criar uma GUI para que tanto ele quanto qualquer usuário possa utiliza. Enquanto isso a visão do desenvolvedor Windows é criar GUIs para que outros usuários possam utilizar, além é claro do próprio desenvolvedor.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 7:14 pm

    Corrigindo:
    Que é resolve -> Que resolve

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 7:17 pm

    Corrigindo: (2 – A Missão :P)
    Que resolve -> Que é resolver

    Acho que a análise está certa, mas não a diferenciação apontada como causa. Uma proposição que eu imagino mais acertada seria: “projetos de software aplicativo voltados para o mercado são automaticamente estimulados a oferecer interfaces amigáveis à maioria dos seus consumidores”. Nos demais casos, os estímulos não necessariamente conduzem à mesma direção, embora às vezes conduzam.

    Não há dúvida de que nos ambientes proprietários, o desenvolvimento de aplicativos por interesse comercial é bem mais frequente, e assim o estímulo ao desenvolvimento de uma interface reconhecida como amigável pelos usuários tidos como potenciais compradores é muito maior.

    A mesma idéia vale, por exemplo, para boa parte dos integradores de software de código aberto que os distribuem com interesse primordialmente comercial – a questão da interface, sistemas de ajuda, “amigabilidade” e outros detalhes cuja percepção pelo consumidor em potencial é imediata tendem a receber maior atenção.

    Mas quando o software é desenvolvido sem intenção de ser vendido a você, e para atender a um determinado uso ou interesse de seu desenvolvedor, é natural que a sua interface (bem como outras características mencionadas acima) não seja criada tendo em mente a expectativa que você tem. Assumir que cada desenvolvedor de software livre é um paladino em busca da disseminação cada vez maior do seu próprio software, ou do software livre em geral, entre todos os públicos é uma premissa errada, que leva à conclusão de que eles estariam fazendo menos do que deviam.

    Mas muitas vezes eles estão fazendo o software para eles, e disponibilizando a você caso queira usá-lo. Caso não queira, o ideal é mesmo procurar alguém mais que lhe ofereça um software com as especificações que você procura – e não necessariamente um software livre já as terá implementado no momento em que você buscar.

    Philippe (usuário não registrado) em 11/04/2009 às 8:43 pm

    Eu, que sou entusiasta linux há 5 anos, comprei um Dell Mini 9 nos EUA com Ubuntu 8.04 e meu irmão comprou um EeePC com XP, de características identicas (a única diferença é o tamanho do HD SSD de 32 GB meu e 16 dele). A diferença de desempenho foi tão gritante que ele desidiu trocar pra Ubuntu 8.10. Agora da pra usar como note normal. Usa MSN com Pidgim, Firefox (já usava), OpenOffice.org, etc.
    Eu sinceramente não consigo entender como alguém usa o XP num Netbook. É tao lento, mas tao lento que nao da pra usar. Pelo menos foi a experiencia qeu eu tive. Ou seria alguma configuracao??

    Bom, tudo isso teve o lado positivo. É cada vez mais claro que a grande maioria dos usuários comuns não querem linux, seja qual for a distribuição, querem simplesmente usar o Windows e seus softwares que já conhecem.
    Pra piorar, a quantidade de computadores com Linux mal configurado ainda deu fama ruim pro Linux.

    Antigamente era comum os usuários de Linux acharem que a culpa era de contratos secretos da MS, lobby com vendedores, planos secretos mirabolantes, etc. Hoje isso está caindo por terra.

    Se o Linux quiser realmente aumentar sua participação de mercado, as distribuições e desenvolvedores de software pro SO precisariam repensar bastante suas políticas pra conseguir atrair as empresas de softwares consagrados na outra plataforma pra serem portados. E algumas mudanças no modo de trabalhar das IDEs e do sistema pra que fique de acordo com o que o usuário deseja.

    A impressão que se tem é que o Linux procura fazer o que acredita ser o melhor para o usuário e a empresa, enquanto o Windows e o Mac OS tentam fazer o que os usuários e as empresas querem.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 1:19 am

    Augusto e Marcos Alex concordo com vocês.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 1:24 am

    Marcos só um acréscimo, além de IDEs, o Linux precisa urgentemente de programas RADs, pois facilitaria para os programadores de eventos, que é a maioria hoje e principalmente no Brasil.

    benjamim (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 1:46 am

    Na minha opinião, o que está queimando o filme do linux é grande quantidade de computadores vendidos com linux mal configurados, um amigo meu comprou um Notebook da Amazon que nem mesmo a placa wireless estava funcionando ! ele nem conseguida entrar na internet para TENTAR concertar o problema… Satux, Librix, Fenix.. Porque será que os fabricantes não simplesmente adotam Ubuntu, Mandriva ou Opensuse ?? Ou pelo menos configurem o hardware !! Isso tudo está passando a imagem de que o linux é algo de baixa qualidade e deve ser discartado…

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 2:22 am

    @marcosalex
    Se o Linux quiser realmente aumentar sua participação de mercado, as distribuições e desenvolvedores de software pro SO precisariam repensar bastante suas políticas pra conseguir atrair as empresas de softwares consagrados na outra plataforma pra serem portados.

    O problema não é da comunidade de SL se adaptar às empresas, e sim o contrário. A Adobe, por exemplo, há anos mantém uma versão do FrameMaker (um genérico do LaTeX) para Linux, fez questão de adaptar o Flex pro sistema, mas não se interessa nem um pouco em portar o Photoshop ou o InDesign para ele.

    E ainda tem o caso da Corel, que portou até o Draw pro Linux, mas por pouco tempo.

    Acredito que essa “atração” só acontecerá se os softwares livres semelhantes aos “consagrados” atingirem um indiscutível patamar de qualidade, forçando as empresas de software proprietário a se readaptarem, para continuarem no mercado.

    @Covarde Anônimo
    Acho que o Glom é uma boa alternativa para os “programadores de eventos” :D

    @all: O Windows não vem com conversor de mídia o/

    Grobsch (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 7:28 am

    O Window é ruim, ponto… Alguns aplicativos feitos por terceiros são bons, ponto… Tive trabalho para achar vendendo netbook de 10′ com Linux, tentem achar o da Positivo, é bem mais fácil achar o com Windows, que não compraria por nada.

    Comprei um Asus 1000HD, tudo funciona bem tanto na distro original o Xandros, quanto com o GoblinX. E quanto as tais distros que invadem os micros brasileiros, isso vai mudar…

    “Porque será que os fabricantes não simplesmente adotam Ubuntu, Mandriva ou Opensuse ??”
    Como eu já expliquei aqui, o fabricante está pouco se lixando para o usuário, ele quer colocar a máquina dele no mercado pelo menor preço possível, assumindo que o usuário vai instalar um XP pirata mesmo no equipamento. Empresas sérias, que tem centenas de funcionários dedicados à desenvolvimento, suporte, QA, parcerias, etc, não conseguem competir em preço com alguém que pega uma distro qualquer, martela ela até que ela funcione(?) em um determinado equipamento (que é a parte mais fácil, manter depois que é o problema) e repassa ao fabricante por metade do custo das outras ou menos.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 11:53 am

    Tercio dei uma olhada neste Glom que você mencionou e não é o que estava me referindo. O RAD que estava me referindo é igual ou parecido com o Kylix ou o Delphi.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 12/04/2009 às 11:53 am

    Tercio -> Tércio, desculpe.

Este post é antigo (2009-04-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.