Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista com o Dr. Richard Stallman sobre assuntos variados, incluindo a democracia na comunidade livre

Federico Biancuzzi publicou uma entrevista que chama a atenção pela sintonia: o entrevistador e o entrevistado estão tão alinhados, que a sessão já inicia por uma oportunidade expressa para uma repetição de um discurso favorito (“Você pode nos lembrar o que significa software livre?”), e logo pula para uma campanha predileta (“Qual o relacionamento entre GNU e Linux?”).

Ainda assim, há informações interessantes sobre o Dr. Richard Stallman, a Free Software Foundation, a GPL, a campanha do Dr. Stallman contra o uso de conteúdo Flash em sites web (apesar da existência do Gnash como projeto ativo sob o guarda-chuva do GNU), e mais.

Separei um pequeno trecho contínuo, que traduzi livremente, e me chamou a atenção exatamente porque acho que não há nada de errado ou incomum em uma entidade privada não escolher suas lideranças democraticamente, o que para mim tornaria desnecessário empregar algum artifício retórico para deixar de responder diretamente (usando a palavra “sim”, ou “não”) sobre se a FSF é ou não forte o suficiente para permitir que sua comunidade escolha democraticamente seu presidente e seus diretores, assumindo ser plausível imaginar que a pergunta feita se restringia exclusivamente a líderes ad hoc de projetos ou de grupos de trabalho, e não às categorias de líderes formalizados usualmente escolhidos por votação em determinadas organizações de caráter público, como presidentes e direção:

A comunidade software livre (e a FSF em particular) é forte o suficiente para seguir em direção a um sistema democrático (eleições) para escolher seus líderes?

Richard Stallman: nós já temos um sistema muito melhor do que este: você pode escolher quais líderes deseja seguir, e quanto. Se você deseja ser um líder, comece a liderar, e veja quem quer ajudar.

Qual seu papel na FSF?

Richard Stallman: Sou o presidente, e tomo as principais decisões, ocasionalmente consultando a diretoria para aquelas que são muito importantes. O diretor executivo é responsável pela operação do dia-a-dia.

Considerando que você também é um hacker, você ainda tem tempo para programar?

Richard Stallman: Muito pouco, hoje em dia. Programar é divertido, mas o movimento software livre é realmente importante, então assume a precedência. (via broadcast.oreilly.com)

Saiba mais (broadcast.oreilly.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Raphael Bastos (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 8:16 am

    Só uma pergunta? pq DR.? ele tem doutorado por acaso?
    Dr. RMS GNU/HURD MANIAC….. hauhahaahu

    Sim, diversas universidades (da Suécia, Escócia, Bélgica e outros países) concederam a ele o grau/título de doutor.

    Sergei Boschta (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 8:39 am

    À propósito, ouvi que o cara vai estar no FISL. Todos que já falaram com ele dizem que ele é uma mala. Lembro até de um lance de que ele cobra para tirar foto com a galera! No entanto fiquei com vontade de ir ao FISL só para ver esse ‘doutor’. Mala ou não, o cara é o pai do Software Livre.

    O problema é que o dinheiro anda curto. Alguém sabe de alguma caravana de Curitiba?

    Alexandre (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 8:43 am

    agora o flash ! logo a coca-cola, omo, miojo, soyo…..

    MaxRaven (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 9:13 am

    Coca-cola não, senão ele morre de sede :p, mas o Cardoso disse que já providenciou gelo com selo de procedência, assim quem sabe o suco de laranja caia no gosto dele :p

    Será que ele aguentaria um eleição direta? Dependendo do candidato tenho minhas duvidas, mas estou com o Augusto, numa entidade, diferente de um Estado, eleição ou não tanto faz, no final cabe a ela mesma (seu corpo) decidir o que é melhor para cumprir seus fins.

    Cardoso (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 9:23 am

    Nessa ele está certo. Senão a coisa vira democratite. Já imaginaram se o Linus tivesse que pagar de bonzinho pra ganhar votos e continuar líder do projeto?

    Por isso os projetos Open Source chamam de COLABORADORES, não “sócios”.

    A A FSF não é um clube de subúrbio. Quem se alinha com as idéias do Stallman que o siga, quem não gosta, cai fora.

    Flavio (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 9:37 am

    Eu fui em todas as edições do FISL, vou a esta novamente, embora não seja nenhum hacker e pouco conhecer das profundezas da informática, reconheço o trabalho sem igual que ele sempre fez e faz pelo movimento do software livre (que na verdade já existia, mas ele formalizou). Recomendo a todos a participação no FISL. Abraços

    O Richard Stallman é doutor honoris causa. Da mesma forma que o presidente Lula também tem esse título.

    Sim, ambos receberam o grau/título de doutor.

    John (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 10:51 am

    A diferenca eh que o rms teria competencia para conseguir tal titulo, ja o nosso querido “prezidente”…

    Smaug (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 10:52 am

    Dr. Lula? Legal, heim?

    ejedelmal (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 11:02 am

    Feudalismo! Feudalismo!

    tenchi (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 11:15 am

    @Sergei Boschta, não, o Stallman não cobra para tirar fotos. Isso provavelmente é invenção daqueles que vivem gritando aos quatro ventos que o cara é um louco mas nunca ouviram o que o cara realmente diz que não pelo filtro dos sites tendenciosos.

    E porque diabos comparam o uso de flash com beber coca-cola? Isto é algo como dizer que copiar informação digital é o mesmo que roubar! São ações parecidas mas em domínios diferentes e que tem resultados também distintos.

    Usar flash – ou outra tecnologia proprietária e restritiva – muitas vezes significa estar exigindo que, para ter acesso a uma informação é obrigatório usar um produto específico (no caso o plugin flash, fechado, incompatível com 99% dos sistemas operacionais e sem possibilidade de porte sem a permissão da empresa detentora da tecnologia). Mas o que isso tem a ver com beber cola-cola? Eu tô pouco me lixando, bebo Tika Cola (é um refrigerante de coca-cola daqui da minha região, e é ruim pra caramba), e isso de forma nenhuma restringe o acesso que tenho a uma informação que preciso.

    Por exemplo, entrei num curso de inglês estes dias, e o CD “multimídia” que veio junto com o livro que comprei tem um aplicativo em flash e somente por meio deste aplicativo é que eu consigo acessar as informações do CD. Acontece que o programa aliás é um .exe, restrito a usuários Windows. Percebeu outra restrição? Sorte minha que possuo razoável conhecimento e sei que sou capaz de “emular” via wine o aplicativo. Mas o pessoal do wine trabalha na base da engenharia reversa. Viram porque todos os formatos de arquivos e protocolos de comunicação devem ser abertos?

    Imagine que eu esteja utilizando o SeverinoOS e não exista um port do flash neste SO. O que faço? Se fosse uma tecnologia aberta eu bem que poderia criar um port do flash para este meu SO. Mas como é uma tecnologia fechada eu simplesmente não posso! Cadê a cola-cola??!

    Na minha opinião a principal guerra aqui não é entre aplicativos, mas entre formatos, protocolos de comunicação. Por exemplo, você sabia que não pode existir um programa livre tão bom quanto o AutoCAD já que o formato de arquivo [1] deste programa é restrito a ele ou a um determinado número de programas? Não que eu acredite que esta seja a razão de não termos uma alternativa livre ao AutoCAD, mas vejam que irracionalidade! Acham que a guerra é entre OpenOffice e MS Office? Entre Linux e Windows? Não. É entre ODF e OpenXML ou binários conhecidos somente pela MS (ou quem quer que detenha as informações sobre um formato ou modelo). É entre a forma como computadores se comunicam entre si numa rede ou por um cliente de mensagens instantâneas (pessoal do samba e os que trabalham em descobrir como funciona o protocolo msn).

    Programas são informações específicas mas manipulam informações gerais, que são as informações que precisamos. Defendo a liberdade de informação. Não que a informação deva ser vista por qualquer pessoa, mas que eu possa ter acesso à informação que quero independente de SO, Navegador, Empresa ou nacionalidade. E que, caso atualmente não tenha um meio de obter a informação a partir do que uso, que tenha informações suficientes para implementar uma solução (formatos e tecnologias abertas).

    Mas eu quero Cola-Cola!!!!!!!!! Oh não! Pepsi e Coca-cola se juntaram! Minha vida acabou! Mais um monopólio!!! :-)

    [1] http://en.wikipedia.org/wiki/.dwg#Legal_issues

    Tenchi, possivelmente vários dos brasileiros que já pagaram para tirar fotos ao lado do Dr. Stallman divergirão desta sua alegação de que é invenção. Não há nada de fantasia nisso, o próprio Stallman escreveu a respeito, declarando que havia sim tomado a decisão de cobrar de quem quisesse autógrafos ou fotos ao seu lado, e que havia colocado esta política em prática no FISL, aqui no Brasil.

    Um caso específico que eu me lembro, entre outros tantos do FISL 2006, é o do Alessandro Faria, que pagou os R$ 5 solicitados pelo modelo e depois disponibilizou a foto sob a LGPL.

    Cardoso (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 12:13 pm

    Só complementando, você está errado, Tenchi. O Stallman cobra SIM para tirar fotos e dar autógrafos, como já foi noticiado aqui:

    http://br-linux.org/linux/stallman_pessoa_e_ideia

    e aqui:

    http://br-linux.org/linux/slashdot_stallman_vendendo_autgrafos

    No último FISL o RMS cobrava sim, pelas fotos dele tiradas. O argumento é que o dinheiro seria pra a FSF. Aqui no BrLinux foi até citado isso.

    Uhu… Então entraremos num acordo: o Stallman cobra de uns e de outros não. De mim ele não cobrou – embora quem tenha tirado a foto tenha sido o pessoal do evento e até agora não tive acesso à danada da imagem. Talvez não tivesse filme (?) na câmera. Foi isso então!

    Ah sim, foi no Latinoware de 2007, em Foz do Iguaçu. Como aglomerou muita gente a organização combinou que eles tirariam as fotos e nos enviariam posteriormente. Mas não enviaram. Sacanagem… Foi a organização mais desorganizada que já vi na vida… :-(

    Aí no dia seguinte uns colegas meus o encontraram nas Cataratas do Iguaçu (descendo de barril!!!?) e de lá tiraram algumas fotos com ele. Sem pagarem nada. Fiquei fod*&* da cara por não ter ido, pois estava em compras no Paraguai. O pior é que era dia um dia anterior ao meu aniversário, e não há presente maior para um (GNU/)Linuxer tirar uma foto com seu grande ídolo (aquele poster do Stallman pelado que eu tenho no meu quarto é montagem hauahuahauahauh).

    Cheguei a uma conclusão! O Stallman só cobra quando toma banho!

    Ah, a história do pôster é brincadeira.

    Entraremos em um acordo de que a prática de cobrança por fotos não é invenção do público.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 12:54 pm

    Democracia na FSF ?

    Chamem o Bush, ele providencia democracia na marra, destruindo o que estiver no caminho. :D

    jlar@jlar.com.br (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 1:39 pm

    Tenchi:

    1) vc já mostrou que decorou alição direitinho…
    2) vc é um chato!!!

    alberto (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 2:01 pm

    Só falta explicar por que tanta gente quer fotos com ele…

    Alexandre (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 2:58 pm

    se ele aceitar tirar uma foto comigo de camisa da Microsoft ou Apple eu pago :P brincadeira.

    quanto a comparar com coca-cola, foi pra dizer que volta e meia ele lança uma campanha para não usar algo, para ele não falta muito querer criar campanhas para produtos.

    Vai ver ele não cobra fotos de alguns, que babem o ovo dele !

    e Tenchi, vc viaja muito !

    tenchi (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 3:26 pm

    0) Sim, eu sou chato.
    1) Sim, falo muita besteira.
    2) Sim, ele cobra para tirar fotos. Mas não cobra de todos.
    3) Ok, onde eu assino?

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 4:06 pm

    Programar é divertido, mas o movimento software livre é realmente importante, então assume a precedência.

    Como assim? O “movimento software livre” é programar!

    Quer dizer que, além de mentiroso e hipócrita, também é incoerente! Por que eu não me surpreendo?

    Jefferson Daniel (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 4:58 pm

    Exato Programar é o Espirito da coisa!

    maldita inclusão digital!

    eu queria uma foto com o tio Richard….xD

    O “movimento software livre” é, antes de qualquer outra coisa, um movimento social.

    O “software livre” inclui programar.

    Esse é o mínimo do mínimo que alguém deveria ter obrigação de ter consciência antes de abrir a boca. Que tal dar parar um minuto na programação e olhar para o mundo à sua volta?

    André Caldas (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 9:37 pm

    @Jack Ripoff,

    Se tem uma pessoa que não dá pra dizer que é incoerente, é o Stallman!! E você? É coerente? Sabe do que está falando?

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 15/04/2009 às 10:30 pm

    O “movimento software livre” é, antes de qualquer outra coisa, um movimento social.

    Essa é uma definição do próprio Stallman (que eu considero incoerente), o que torna o seu argumento um argumento circular.

    Eu a considero incoerente porque ela pretende impor a liberdade do software, mas impor vai contra o ponto da liberdade em primeiro lugar. Sem falar na sua definição de liberdade cheia de restrições (paradoxal)…

    Se tem uma pessoa que não dá pra dizer que é incoerente, é o Stallman!!

    Por que não? Por acaso ele é mais (ou menos) ser humano do que qualquer um de nós? Ou será por que você não quer que ele seja incoerente?

    E você? É coerente? Sabe do que está falando?

    Eu sei. Talvez seja você que deva saber um pouco mais a respeito do sujeito:

    http://kerneltrap.org/mailarchive/openbsd-misc/2008/1/2/533804

    LKRaider (usuário não registrado) em 16/04/2009 às 12:28 am

    http://en.wikipedia.org/wiki/Free_software

    e

    http://en.wikipedia.org/wiki/Free_software_movement

    Para mim brincadeiras são a mais eficiente forma de criticar ou elogiar alguém.

    Vamos por partes:
    Lula doutor: Tecnicamente é correto chamar nosso presidente de doutor e o Stallman
    também, na prática ambos são ‘muito mais doutores’ do que os médicos que são chamados
    de doutor todos os dias (somente alguns poucos realmente são doutores).

    Tirar foto: Não tenho muita coisa a acrescentar à discussão, mas no geral os moradores
    dos EUA teem uma visão muito diferente disso, a coisa é muito mais ‘um mercado’. Muita gente
    tem vários autógrafos e fotos de vários artistas como um ‘investimento’ que podem vender depois
    e isso planejadamente. Numa sociedade com este tipo de visão (de autógrafos e fotos como um
    ‘bem’) a idéia do Stalman tem uma lógica, não é uma invenção ‘do nada’ (reparem eu não estou
    dizendo que está certo nem errado, to mostrando apenas como essa coisa nasceu).

    Coca cola – TI é uma área bastante sui generis, o mais próximo que chegamos da pós-escassez,
    por isso as idéias de liberdade merecem uma discussão mais cuidadosa. Um projeto de software pode
    ser desenvolvido por milhares de pessoas de maneira consistente com um custo pequeno para cada um,
    o custo de juntar os esforços também é pequeno e o custo para distribuir também é muito pequeno.
    Eu nunca gostei de flash e o único site que eu vi com algo realmente diferente e útil com flash que
    dificilmente poderia ser feito com outra tecnologia foi o youtube (e seus similares).

    Democracia/governo – Sobre a questão da eleição da democracia na FISL, a discussão é bem conceitual.
    É preciso notar que uma fundação não é governo, logo não impõe nada, segue quem quer, mas eu queria propor
    um avanço na discussão: justamente por motivos como esses é que eu sou contra o governo dar dinheiro para
    este tipo de organização ( no brasil ongs de várias áreas só tem o n na sigla … ).

    Henrique Becker (usuário não registrado) em 20/04/2009 às 9:42 am

    Acho que Stallman só não disse com todas as letras que a comunidade de software livre é anarquista e não democrática, baseada na meritocracia e não em votações (como prega a cultura hacker) para não assustar gente (investidores, usuários, etc..) por ai.

    lorenz (usuário não registrado) em 20/04/2009 às 9:47 am

    @Henrique Becker

    lorenz (usuário não registrado) em 20/04/2009 às 9:54 am

    @Henrique Becker
    As comunidades SL estao longe de serem anarquistas. Em todo projeto existe hierarquia que deve ser seguida. Se voce nao gosta, voce pode criar o seu proprio fork do projeto e esperar que as pessoas te sigam, o que pode ou nao acontecer. A meritocracia existe sim, soh que nem de longe isso eh sinonimo de anarquia. Quanto ao Stallman temer “assustar” alguem, isso eh algo que nao preocupa ele. Ele quer que as pessoas usem software livre tendo total consciencia do que estao fazendo, evitando assim mascarar qualquer objetivo visando popularizar e difundir o SL a qualquer custo.

Este post é antigo (2009-04-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.