Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Debian GNU/Linux 4.0 Etch


“O Debian GNU/Linux 4.0 (a.k.a. etch) foi lançado em 8 de Abril de 2007. A nova versão inclui muitas alterações importantes, descritas nas Notas de Lançamento.”


Enviado por Guilherme (grpsulΘgmail·com) - referência (us.debian.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Rubens
Antes tarde do que nunca =): Antes tarde do que nunca =)
Comentário de JPayne
Quem usa ou trabalha com Debian sabe....: Quem usa ou trabalha com Debian sabe que debian é uma distro estável, robusta e segura. Logo, a nota de lançamento em si é só um meio oficial de lançar a versão nova, pois podemos ver casos de muita gente que já usa sem problemas a versão etch mesmo quando ainda era definida como "beta".

Fico feliz por finalmente o lançamento oficial ter acontecido. Mas pra quem usa o debian e já conhece a distro, sabe que isso é só um porém. Conheço muita gente que já usa o debian desde Outubro sem problema nenhum, a não ser claro, pequenos bugs ou aplicativos não completos. Mas nada que inviabilize o uso dela.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de leo.fontenelle
Gnome 2.14: O Debian Etch, lançado hoje, inclui a versão do GNOME lançada 2 anos atrás! Enquanto isso, o Ubuntu 7.04 deverá incluir o GNOME 2.18, e com algumas gambiarras já estou usando o GNOME 2.18 no meu Gentoo.

Não digo que os desenvolvedores Debian sejam ruins, ou que estejam de má vontade. Mas foi exatamente esse atraso que me fez deixar o Debian, ainda que eu tenha um imenso carinho pela distribuição.

Pelo que foi divulgado ontem, esse lançamento do Debian deverá incluir o recém-lançado XFCE 4.4. Será que o Patrick Volkerding tinha razão quando retirou o GNOME do Slackware? Na época ele teria dito que o GNOME ocupava um terço do tempo de desenovolvimento da distribuição, e que o GNOME seria difícil de compilar e mal documentado. Por outro lado, desenvolvedores do GNOME o compilam cotidianamente com o JHBuild e o GARNOME, e a equipe do Gentoo não parece estar enfrentando dificuldades com a tarefa.
Comentário de Clésio Luiz
Taí uma coisa a se: Taí uma coisa a se comentar. Porque isso, quando eles usam uma versão recente do Kde (3.5.5), que saiu em 11/10/2006, ou seja de 6 meses atrás. Não que eu ligue, já que uso KDE, mas essa versão do Gnome tá muito ultrapassada mesmo.
Eu estava usando o Resulinux, que é baseado no Etch, e me incomodou muito os pacotes antigos, muito programa que eu uso não conseguia isntalar pq as dependências de pacotes antigos impediam. Tem pacote no Ubuntu 7.04 que nem no Experimental existe ainda.
Comentário de Lucas Arruda
Era beta, mas...: Era beta mas não estava suficientemente estável para o controle de qualidade da Debian. E foi justamente isso que fez com que o processo demorasse tanto, pois o processo do Debian é algo que garante que a distro pode ser usada num servidor mantendo alta estabilidade.

Deixa em beta era garantir que o selo de garantia chamado Debian fosse mantido. Acho que pelo em uma coisa toda a comunidade Debian acha que deve ser mantido: a qualidade.
Comentário de giganttee
Pois é né. Se os DDs: Pois é né. Se os DDs também fossem pagos por uma empresa para se dedicarem aposto que teríamos Gnome novinho, etc, etc, etc. Mas é uma pena que Debian seja uma distribuição comunitária e que é formada por voluntários, que ficam testando até que esteja realmente estável... uma pena que ainda exista essas coisas quando o que importa é ter a versão mais nova de tudo que puder. Tsc tsc tsc, realmente os DDs deram mancada.

Comentário de filipe
Pessoal veja bem a versão: Pessoal veja bem a versão lançada agora é a stable, o debian tem seus critérios para colocar na stable que diga-se de passagem é bem rígido, mas ao pessoal que reclama dos pacotes, alguns até ja usaram o debian parecem nao saber disso.O pessoal que desenvolve deixa bem claro que a versão estável é de uso recomendado para servidores, esse etch vem de um cíclo longo de testes para se tornar uma versao estável, a esses que procuram pacotes mais atuais deve se usar a versão teste, que os desenvolvedores deixam claro que é a versão ideal para desktops.

A versão de teste também passa por um peíodo de avaliação que é a versão unstable, que se torna teste e depois estável.O nome teste pode parecer um poco arriscado a se usar mas nao, ela é teóricamente livre de bugs.



Comentário de JPayne
Concordo...: Concordo...

O que eu quis dizer é que qualquer usuário consegue usar o debian etch beta sem problemas, apesar de ser beta e claro não ter a mesma confiança que uma versão final tem. Em servidores de produção, só um louco colocaria um sistema operacional em versão beta.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de JPayne
Realmente...: Realmente, o debian etch estável vem com o Gnome 2.14, mas vamos levar em conta o seguinte: a versão estável é destinada a servidores, então quem vai instalar o Gnome num servidor ??? ou mesmo que instale, qual o recurso que tem no Gnome 2.18 e não tem no 2.14 e que faria uma falta imensa num servidor ??? creio que nenhum, logo, é preferível ter a versão 2.14 ultra testada do que a recem-lançada 2.18 com bugs que nem foram descobertos ainda. Aí está a diferença. Uso o debian sid na minha máquina e há mais de anos não tenho problemas com a árvore de pacotes há ponto de ter de reinstalar o sistema. O máximo que pode acontecer é vc atualizar o X e alguma coisa estranha acontecer. Nada que 1 ou 2 dias depois não esteja atualizado. Portanto, mesmo a versão instável é bastante utilizável sim !!!

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Douglas
Coincidência?: A Globo passou nesse domingo, 08/04, dia do lançamento desta versão, Toy Story (de onde o Debian tira o nome das versões)... sinistro...
Comentário de JPayne
Bem lembrado....: Bem lembrado... realmente passou mesmo o Toy Story. Caraca, seria um sinal de que a Globo está por trás do Debian, ou tem algum fã do debian trabalhando na programação da Globo ??? Ou será que algum hacker usuário do debian invadiu os servidores de programação da Globo alterando a programação para passar Toy Story no dia do lançamento ??? Ou seria um grande sinal do além, o Toy Story passar no Brasil no dia do lançamento da nova versão do debian, no mesmo dia que é comemorado o renascimento de Cristo, querendo assim dizer que o Debian está renascendo ???

Mistérioooooooooooo...........rs...



--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergon
Comentário de jamelao
foda-se?: foda-se?
Comentário de miguel
Gnome 2.14 X 2.18?: Eu uso o Debian Etch e Gnome. Quanto ao assunto "Gnome atualisado", _vários_ componentes do Gnome no Etch são do 2.16:

debian:/home/miguel# dpkg -l | grep 2.16 | awk '{print $3 " " $2}'
2.16.3-3 eog
2.16.0-2 gconf-editor
2.16.1-1 gconf2
2.16.1-1 gconf2-common
2.16.4-1 gdm
2.16.2-1 gnome-backgrounds
2.16.3-1 gnome-cards-data
2.16.3-1 gnome-games
2.16.3-1 gnome-games-data
2.16.0-2 gnome-keyring-manager
2.16.1-3 gnome-menus
1.2-16 libft-perl
2.16.1-1 libgconf2-4
2.16.1-3 libgnome-menu2
2.16.0-2 libgnome2-0
2.16.0-2 libgnome2-common
2.16.5-3 libtotem-plparser1
2.16.1-3 python-gmenu
2.16.5-3 totem
2.16.5-3 totem-mozilla
2.16.5-3 totem-xine
2.16.0-5 vino

Outro ponto que eu quero levantar, é que o Gnome ultimamente não tem nada de realmente novo, e as mudancas entre as versões 2.14 e 2.18 sinceramente são _bem_ modestas, se resumindo mais a applets e eye candy. Eu não consigo ver nenhuma diferenca assim super importante ou matadora entre essas versões.

E existem partes do "Gnome Desktop" que estão sincronizados com suas versões upstream, como o Mono, no Etch temos a última versão estável, 1.2, dentre outros.

Outro ponto que eu quero acrescentar, é que o Gnome em si, é apenas coadjuvante no meu dia a dia, e acredito que no de vocês também. O Etch tem todos os programas que eu uso diariamente sincronizados com os realeses stable dos autores, por exemplo:

Firefox 2.0
Thunderbird 1.5
Gaim 2.0
VLC 0.8.6
Gstreamer 0.10
Xine 1.1
Azureus 2.5
Gimp 2.2

E a lista vai longe. A detalhe, ouvir MP3 funciona por padrão, isso sim que é desktop!




Comentário de hamacker
...mas vamos levar em conta: ...mas vamos levar em conta o seguinte: a versão estável é destinada a servidores, então quem vai instalar o Gnome num servidor ???

Além das CDDs, existem muitas distros que são baseadas no Debian, então não podemos pensar apenas em servidor. Na maioria dos servidores só o terminal mesmo, em instalações recentes e em alguns tipos de servidor tenho instalado o WindowMaker (talvez fosse melhor eu trocar por fluxbox) por questão de comodidade de administração. Mesmo assim, não devemos pensar apenas em servidor.
Comentário de Douglas Augusto
Mãos da comunidade:
Mas é uma pena que Debian seja uma distribuição comunitária e que é formada por voluntários,


Pena?!? Eu acho uma puta vantagem o Debian ficar nas mãos de voluntários em vez de dependente de capital de empresas. Isso nada mais reflete o espírito democrático e robusto do projeto. Coloque uma empresa por trás e você terá enviesamento político nas decisões e colocará o futuro do projeto à mercê da disponibilidade continuada de financiamento.

Lembre-se, o projeto Debian é imenso. São onze arquiteturas oficialmente suportadas só na versão estável recém lançada; mais de 18 mil pacotes que precisam rodar suavemente nessas 11 arquiteturas (o que equivale manter quase 200.000 pacotes). O Debian possui um padrão de estabilidade rígido, construído ao longo de sua existência. O projeto precisa manter tudo isso, precisa manter sua identidade. E isto vai muito além de pagamento monetário, é necessário gostar de contribuir, estar ali por prazer.
Comentário de JPayne
Acho que você não entendeu...: Nosso amigo aí em cima, falou no sentido figurado... leia novamente a reposta dele antes de sair criticando.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!

Comentário de JPayne
Claro...: Pois é, o projeto Debian tem que ser responsável por si só, e não por filhos e netos que aparecem em todo canto do mundo e a toda hora. Se as versões antigas dos pacotes não servem para desktop, por que essas distros não se baseiam no ubuntu por exemplo ??? pra que usar o debian como base se os pacotes do debian são desatualizados ???

Seria demais querer que o debian mude seu sistema de qualidade pra agradar distribuições menores que ficam fazendo uso de sua estrutura e de seus repositórios.

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de hamacker
O assunto "desatualizado": O assunto "desatualizado" ocorre na minha opnião porque o tempo de desenvolvimento do debian entre a versão de testes(beta) até o lançamento ter demorado muito.

Em algum momento do desenvolvimento é necessário o congelamento de versões(freeze) para que os desenvolvedores testem suas versões (normalmente estágio beta) sem o íncomodo de ter que testar de novo numa versão diferente. Só que o tempo de testes até o lançamento da versão final 4.0 foi tempo suficiente para terem lançado quase 2 versões do GNOME (este tem uma atualização a cada 6 meses).

Minha surpresa fica por conta do XFCE cuja nova versão rompeu a camisinha "freeze", eu achava que o time do debian nunca permitiria isso, mas tá lá :
apt-cache policy xfce4
xfce4:
Instalado: (nenhum)
Candidato: 4.3.99.2
Tabela de versão:
4.3.99.2 0
500 http://linorg.usp.br etch/main Packages

É exatamente a última versão lançada (presente também no Ubuntu Feisty), ou seja, quando eles querem, fazem o "unfreeze" temporário e botam a última versão de qualquer pacote.
Comentário de Douglas Augusto
a versão estável é:
a versão estável é destinada a servidores,


Ser mais utilizada em servidores não quer dizer que seja destinada a eles. A versão estável é, como o nome sugere, estável, apenas isto. Não há nenhuma seleção de pacotes orientada aos servidores; todos os sabores de programas são incluídos desde que obedeçam a política Debian.

Se você é um usuário que prima pela segurança, não é aficionado por lançamentos, não quer correr o risco do sistema quebrar em uma atualização, ou não quer gastar banda com atualizações de pacotes, então você é um excelente candidato a usar a versão estável do Debian.
Comentário de mirante
Foco: Até hoje, o Debian sempre presou pela estabilidade, logo seu release sempre contou com pacotes testados mas não atuais. Hoje em dia, temos um apelo ao desktop muito mais forte que há algum tempo atrás. Isso, poderia ser discutido pelos desenvolvedores e líderes do projeto para ser compatibilizado com a demanda atual. Isto é, poderia-se lançar uma versão desktop todo ano, com uma ampla atualização depois de seis meses, ou seja, em dezembro lança-se uma versão desktop e em julho uma atualização desta versão. A versão servidor(isso mesmo) seria lançada a cada dois ou tres anos com o máximo de estabilidade(e sem pressa). É uma sugestão para os dias atuais e para a demanda atual. Longa vida ao Debian
Comentário de JPayne
ótima sugestão a sua...: Ótima sugestão a sua, mas será que vale a pena pro projeto debian empenhar tanto trabalho para manter o desktop atualizado, sendo que já existem desktops como o Ubuntu, que tem sua estrutura parecida com o debian ??? Eu acho que o Ubuntu nasceu justamente dessa necessidade. Tinha-se por exemplo uma distro robusta e madura como o debian, mas era não era uma distro fácil para um usuário comum, então surgiu a idéia do ubuntu, usar toda a estrutura de uma distro já bastante aceita devido a sua estabilidade e confiabilidade para fazer uma distro mais fácil pro usuário comum, que não conhece linux. Então a pergunta acho que seria: qual o interesse do debian em concorrer com o Ubuntu, mandriva, opensuse e outras ??? talvez uma resposta seria devido ao número de arquiteturas suportadas pelo debian, de qualquer forma acho pouco provável que os desenvolvedores voluntários vão querer acumular mais trabalho só pra fazer com que o lado desktop do debian "domine esse mercado".

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!
Comentário de Douglas Augusto
Reli e o texto e continua: Reli e o texto e continua característico daquele que ataca o "esdrúxulo" modelo de desenvolvimento não baseado em capital. Brincar de ironia na internet, sobretudo de forma sutil e sem as devidas indicações, é brincar de roleta-russa.
Comentário de Linuxer
Olá pessoal,: Olá pessoal,

Realmente vi algumas opiniões bem ponderadas aqui ! :) Bem, sobre o fato de alguns pacotes serem "desatualizados", acho um termo... digamos... "pesado". Não acredito que a maioria dos pacotes mais recentes tenha alguma novidade realmente avassaladora. O próprio Gnome, citado pelos colegas, é um exemplo perfeito. Existem pacotes mais recentes sim, mas os pacotes oferecidos pelo Debian estão longe de serem obsoletos.

Vale ressaltar que a estabilidade não é um diferencial imporante apenas para servidores. Tenho algumas máquinas voltadas para o desenvolvimento web, e experiencia com a utilização do Debian é ótima. Tanto pela estavlidade, quanto pela quantidade e variedade de pacotes oferecidos.
Comentário de hamacker
A questão é que, por: A questão é que, por exemplo, estou usando o GNOME 2.18 e ele está melhor que as versões anteriores em velocidade e estabilidade. É certo que nem todos os softwares atualizados oferecem estabilidade, por exemplo, o GAIM. A reclamação de softwares desktop estarem desatualizados é enorme, e algumas coisas são "curvas" como o fato do XFCE estar atualizadissimo e ser uma versão super recente, mas o GNOME cuja versão nominal é de duas versões atrás.
Comentário de JPayne
Nesse caso especificamente...: Nesse caso especificamente talvez seja por causa daquela questão super citada já... o Gnome parece não ajudar muito na hora de compilar.

Talvez o XFCE por ser menos pacotes, ser menos integrado ao sistema e ser menos usado que o Gnome e KDE talvez tenha conseguido entrar na ultima hora de fechar a distro. Já o Gnome por ser o desktop padrão, e aparentemente não ajudar muito na hora de compilar... talvez por isso os desenvolvedores tenham optado por deixar a versão antiga que já está ultra testada....

--
--
João Paulo
Linux User #345200
Aumento do próprio salário em 91% ???
Eu tenho vergonha dos políticos do meu país !!!!
Comentário de leo.fontenelle
Outra possibilidade seria: Outra possibilidade seria por causa das tecnologias que o GNOME usa. Por exemplo, antes do 1.0 o D-BUS mudava a API direto.
Comentário de Ark
Exagero: Talvez se a distro não tivesse o tamanho de 3 DVDs (!!!), ajudaria a ser lançada mais rápido.
Comentário de Bruno Laturner
Hummm?: Hummm?

Por que então não baixa a versão mínima/netinst? Tem nas versões 159 MB e 32 MB. E ainda dá pra achar elas na mesma página de download da distro:

http://cdimage.debian.org/debian-cd/4.0_r0/i386/iso-cd/

Ou, se quiser, a versão Sid, montada diariamente:

http://cdimage.debian.org/cdimage/daily-builds/daily/arch-latest/i386/iso-cd/


Comentário de Adilson Bonan
Debian Novo: Ola a todos, pessoal nesse link eu nao achei o Debian novo com o Gnome...a nao ser as "velhas novas" .iso já conhecidas... e nada mais nada menos do que 22 CDs... minha nossa o que que é isso.

Link
http://cdimage.debian.org/debian-cd/4.0_r0/i386/iso-cd/

Sou intrutor LPI Certified e ja ministrei treinamentos em varios estados brasileiros e ate mesmo no exterior... e digo a verdade pra vcs, o Debian é muito querido... mas...

Sempre perde para outras distribuições, é uma pena... mas essa é a verdade...gosto muito dessa distro....mas nao podemos ocultar a verdade...

Recentemente ministrei um treinamento fora do Brasil e o pessoal (todos) mudaram para Fedora/Red Hat porque o Debian nao tinha suporte nativo aos novissimos HDs SATA de 320 GB... é uma pena, nao deu pra convencer o pessoal, porque ele nem mesmo instalava...

É dificil vc convencer alguem com uma versao nova da distro com tudo o que já tinha a muito tempo nas outras...pena, mas é verdade, acho que pessoal, precisa repensar sobre isso, pois estou vendo muita gente "fiel" a distro "testar" outras distro só pra ver e esse "só pra ver" acaba ficando por definitivo na maquina....falo isso porque sou instrutor e vejo isso toda hora todo o dia...

Mas como eu gosto, sempre recomendo, essa distro, e sempre carrego comigo uns 30 CDs para distribuir para quem quer conhecer...

Fica aqui meu abraço a todos da comunidade...

Adilson Bonan ,
LPI Instructor Certified.
Comentário de manoel_lobo
Creio que o colega esteja se: Creio que o colega esteja se referindo ao antigo stable, codinome sarge.

Não sei quanto a limitação de 320GB, mas consegui utilizá-lo em uma máquina com HDs SATA (160GB), não foi necessário trocar e nem recompilar o kernel.

A instalação original foi feita em uma máquina com HDs PATA, posteriormente "clonada" com tar + gzip e replicada no hardware-alvo, utilizando um live-CD de reparo (System Rescue CD).

A "manha" consistiu em editar o arquivo de configuração do initrd, responsável pelos módulos que serão inclusos na imagem, adicionei os módulos referentes à discos SCSI, controladora SATA presente, e obviamente aqueles que possuiam dependências.

Após dezipar meu clone nas partições da máquina de destino, montei-as, dei um 'chroot' na falsa partição-raíz, gerei o novo initrd e instalei o GRUB.

Funcionou perfeitamente, embora tenha pecado no quesito praticidade, não foi necessário correr atrás de outra(o) distro/kernel por causa de uma simples controladora SATA, me manti fiel ao Debian, e continuo até hoje.
Comentário de Ark
?: Se você reparar bem (desculpe, não estou querendo ser grosso), eu estou me referindo ao atraso da distribuição devido ao volume exagerado de pacotes incluídos, e não a demora do download.
Comentário de leo.fontenelle
Repertório do Debian: Concordo que uma distribuição mais enxuta é mais fácil de ser lançada, mas a variedade de pacotes no Debian é um de seus pontos fortes. Ao invés do Debian ser uma distribuição especializada, ele é flexível e pode ser usado por qualquer um, para qualquer coisa - até mesmo criar outra distribuição.

Se outra distribuição tem exatamente os pacotes de que você precisa, ótimo. Mas, para mim, diversidade é importante, e já deixei de usar, por exemplo, o Slackware, não porque seja difícil, mas porque eu passava muito tempo compilando programa “na unha”.

Pessoalmente, uso Gentoo porque não sei mais viver sem as “USE flags”, mas meu coração tem um canto só para o Debian e seus derivados.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004