“Há poucos dias do anúncio oficial que marcará o lançamento do Debian GNU/Linux 4.0 - codinome Etch, diversos desenvolvedores do projeto se apressam, cada um a seu modo, sendo uns concentrados em preparar as imagens finais que iremos baixar, outros debruçados em seus computadores escrevendo e revisando o comunicado à imprensa, e vários organizando festas em comemoração. Afinal, depois de 21 meses em desenvolvimento, o que vem por aí ?
Vamos a uma lista de alguns itens importantes:
* Opção para instalar o sistema utilizando uma interface gráfica em GTK+ que usa diretamente o framebuffer e não o Xorg. Sendo assim, mais leve que a geração anterior de instaladores gráficos ainda sendo utilizada em diversas distribuições. Vale a pena notar também que o instalador já foi traduzido para 58 línguas diferentes, até o momento.
* Debian Desktop integrado ao instalador tendo o GNOME 2.14 (com diversos módulos do GNOME 2.16) como ambiente de desktop padrão, com a possibilidade de se instalar também KDE 3.5 ou Xfce 4.4.
* Suporte a multimídia nos navegadores, possibilitando a reprodução de diversos formatos de arquivos, tais como: mov, avi, asf, wmv e outros.
* Suporte para 11 arquiteturas de processadores diferentes. Nessa versão incluíndo amd64.
* Mídias multi-arquiteturas, que permitem com um mesmo CD ou DVD a instalação do sistema operacional em diversas arquiteturas diferentes. Como exemplo, é possível com uma só mídia (e não três) instalar o Debian 4.0 em um desktop comum (i386), em um ibook (powerpc) e em um novíssimo servidor (amd64).
* Novo tema para os ambientes desktop: O debian-moreblue. Tal trabalho de arte foi concebido por um brasileiro, o André Luiz Rodrigues Ferreira.
* Baseado no hardware, o instalador sugere (se aplicável) a instalação do conjunto de pacotes para um desktop e/ou laptop.
* Mais de 15.000 softwares prontos para serem utilizados.
Após o lancamento do Debian 4.0, as imagens dos Live CDs não oficiais disponíveis em: http://live.debian.net/. Serão preparadas para publicacao no repositório oficial de imagens do projeto Debian em: http://cdimage.debian.org. Com algumas contendo também o instalador gráfico, que possibilitará os usuários optarem por testar e instalar o ambiente desktop de sua preferência, ou até mesmo instalar um servidor a partir dos Live CDs.”
É preferível informar uma data bem folgada para os desenvolvedores e lançar ANTES do previsto do que divulgar datas extremamente apertadas e errar novamente o alvo.
A última previsão oficial foi do Luk Claes e dizia que o alvo era 02/04/2007.
Eu respondi a ele em PVT informando que esse prazo ainda era muito otimista, irreal, e já que o Release Team já tinha divulgado outras 2 previsões ERRADAS, o ideal seria divulgar um prazo mais realista ao invés de fazer previsões otimistas e frustar os usuários NOVAMENTE com datas impossíveis de serem seguidas.
E o que eu recebi dele foi:
..."You're the first one to say that April 2nd is not realistic..."
Minha sugestão é: entre 30/04 e 07/05, pois ainda existem 18 bugs RCs a serem corrigidos, e a média desses últimos 21 dias de desenvolvimento indicam uma resolução de 0,8 bugs RCs a cada dia.
É preferível informar uma data bem folgada para os desenvolvedores e lançar ANTES do previsto do que divulgar datas extremamente apertadas e errar novamente o alvo.
Um abraço,
Renato