Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lula quer PC Conectado aprovado com urgência

Thlux-BD (thluxx(arroba)yahoo.com.br) enviou este link do IDG Now e acrescentou um trecho: “Segundo Lula, o governo definiu que o projeto será encaminhado em caráter de urgência ao Legislativo. "Um projeto dessa magnitude não pode ficar três, quatro, cinco, dez, doze, quinze anos tramitando. Essa tem que ser uma coisa de poucos dias", disse ao participar de um evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O presidente destacou que o PC Conectado irá oferecer a população mais pobre oportunidade de aprender utilizando o computador. "Para a gente garantir que a nossa gente mais humilde tenha acesso às informações para poder trabalhar a partir da sua própria casa e, quem sabe, a gente esteja formando novos e melhores profissionais no nosso País", disse. (...) O projeto já foi adiado várias vezes por não chegar a uma conclusão a respeito de diversos fatores, como financiamento, incentivos tributários e sistema operacional.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sevrale
PC Conectado: Estranho que não tenha havido qualquer comentário neste site, sobre uma notícia divulgada, há poucos dias, de que 30 (trinta) congressistas brasileiros (deputados e senadores) estarão participando de uma reunião nos "states", com passagens e estada pagas pela Mycrosoft, onde os palestrantes serão Bill Gates e Colin Powell. O assunto, diz-se ser sobre segurança mundial (não sei de que!).
Será que isso apressou o Presidente, por pareceremm óbvias as verdadeiras intenções do Mr.Gates, considerando, inclusive, que há membros do PT participando do evento e as pressoões mais recentes em críticas incisivas, recentemente divulgadas, do Ministro Furlan sobre a disposiçao do Governo em usar o Linux no programa do PC Conectado?
Comentário de Patola
Também acho: E isso porque eu indiquei essa mesma notícia duas vezes :)

Acho que o Augusto não publicou porque o Kid-X fica reclamando que a gente fala muito da Microsoft.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Kid-X
Opa, não foi culpa minha!: Eu também gostaria que o Augusto Campos mostrasse mais esses tipos de coisas para fazer os fatos ficarem mais nítidos. É diferente de reclamar à toa da Microsoft. Por isso, Patola, não foi minha culpa! ;-)

Por exemplo, deveria ter publicado o manifesto do William da Rocha Lima contra a comunidade Linux (nacional). Pelo menos o wrochal está sendo realista e publicando um texto de moderação. Cadê a moderação, Augusto? Você chama isso de moderação?!

PS: Eu não mando em nada aqui! Falar que não publicou notícia por minha culpa é o pior!
Comentário de Sevrale
PC Conectado e Microsoft: Falar da Microsot não implica, necessariamente, em falar mal, mas num assunto como esse, é pertinente discutir todas as implicações políticas e econômicas, principalmente, com interesses os mais diversos, refletidos em vários posicionamentos suspeitos que defendem, de forma direta ou velada, os interesses da Microsot.
Comentário de Hermesdsb
Eu Também: Eu Também indiquei a noticia, mas quando vi que não fui publicada pensei melhor e vi que isto poderia virar mais um tópico de ofensas e baixarias.
O Importante é ficarmos de olhos nas ações dos deputados ali nominados.
Quanto à urgência do Projeto no Legislativo, bem eu diria que agora só nos resta rezar, por que aquilo é outro mundo.
Comentário de stpa
Será?: Se quizesse vê-lo aprovado com urgência, teria editado um decreto e não decidido enviar um projeto de lei ao Congresso. Parece que resolveu entregar o boi às piranhas (no sentido figurado, por favor, leitores) ou repassar a reponsabilidade pelo fracasso da idéia ao Congresso. Ficaria surpreso se isso vier a ser votado logo e sem mudanças significativas. A pauta do Congresso vive trancada pelas medidas provisórias e muitas outras discussões tomam todo o tempo restante. Por isso acho que o título dessa notícia seria mais elucidativo se enunciado como "Lula decide enviar PC Conectado como projeto-de-lei ao Congresso".

Pois é, se tivessem decidido adotar medidas eficazes e pontuais, por exemplo, revendo a carga tributária, implantando políticas de financiamento e incentivo, todas a seu tempo, a coisa já estaria andando e benificiando toda população (com enfase no toda). Não, peferiram juntar tudo em um pacote paternalista com apelo publicitário, optando pelo recorrente marketing político. Ai a coisa desandou.

Estou ansioso para ver o próximo capítulo...


Comentário de adilson
Não me impressionou muito: Este evento, com passagens pagas, etc, não é novidade. Ocorre a alguns anos já (6?) e, até o momento, não parece ter influenciado muito, principalmente neste últimos tempos.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Patola
Por outro lado...: ...muita gente não sabe disso, e seria a notícia ideal para afastar preocupações.

Tem certeza que todo ano 30 deputados e senadores viajam por conta da Microsoft para passar uma semana nos EUA? Desde 6 anos atrás?
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Job
IDGNow: Pois é quando vc ve a noticia na IDGnow, as noticias relacionadas, só falam da MS ou sobre o projeto em si, nenhum lugar aparece o Linux.
Quando a grana... bem políticos ...
Veja só a história de patentes na EU, de repente a MS aparece lá.
O Bill Gates, tem bilhões de "justificativas" par adar aos políticos, ansiosos por recebe-las.
Comentário de henrique
Relevância, Urgencia, Vontade: Se fosse para ser urgente, teriamos uma MP... elas já estão descaracterizadas, já são usadas pra tudo mesmo, quer dizer ....

Henrique.
Comentário de adilson
Eu li isso no Estadão: Mas não me lembro dos detalhes.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de CWagner
ALguém tem que falar com o L: ALguém tem que falar com o Lula que fica difícil aprovar um projeto que promova o desenvolvimento da população mais carente se até mesmo o Ministro do Desenvolvimento fica metendo o bedelho pra incluir a M$ à força.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Patola
Critério: Por exemplo, deveria ter publicado o manifesto do William da Rocha Lima contra a comunidade Linux (nacional).

Mas você submeteu o tal manifesto? Porque também não dá pra exigir do Augusto publicar algo que nem foi levado ao seu conhecimento.

O Augusto procura publicar o máximo de notícias, mas às vezes eu discordo do critério dele para as que não publica, como esta dos 30 parlamentares: acho muito importante para viabilizar certas mobilizações políticas.

Quanto ao manifesto do WRochal, no meu critério ele também não teria sido publicado a menos que o dia estivesse fraco de notícias. Achei a idéia de reclamar da comunidade meio "boboca". Também já me achincalharam bastante por minhas opiniões (especialmente entusiastas do Slackware, quando eu manifestei minha opinião sobre o sistema), mas não julguei necessário me expressar assim e não julgo que seja necessário para o William.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Patola
Tratamento da Verdade: Eu Também indiquei a noticia, mas quando vi que não fui publicada pensei melhor e vi que isto poderia virar mais um tópico de ofensas e baixarias.

Pode até ser que desse margem a ofensa e baixarias, mas isto é razão suficiente para deixar de informar? Ainda mais algo com conteúdo importante? Eu acho extremamente distorcido este tipo de pensamento: a Verdade deve ser mostrada sem sapatinhos de cristal ou luvas de pelica. E sem levar em conta a reação dos que se ofendem ou agitam com ela.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Tércio Martins
Enquanto isso, no encontro da M$...: Microsoft afirma que software livre afeta economia

Washington - O vice-presidente da Microsoft para a América Latina, Eugenio Beaufrand, afirmou que o impulso do uso de software de código aberto prejudica o desenvolvimento econômico da região. O diretor mostrou preocupação com a idéia de criar leis que regulem o uso de software livre. Segundo Beaufrand, "criar esquemas que dão preferência a um determinado sistema, mais do que criar opções e competitividade, limita as opções tanto para o governo como para a iniciativa privada", afirmou. Para ele, os programas de código aberto poderiam aumentar os custos governamentais.

Beaufrand afirmou que a Microsoft investirá este ano quase 7 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, o que, segundo ele, se traduz em plataformas de software que diminuem os custos de administração dos sistemas. "Isso é muito diferente do que fazem outras empresas", explicou. Beaufrand passou a mensagem no "Fórum Microsoft para as Américas de Líderes Governamentais", do qual participam mais de 100 líderes regionais.

O diretor comentou os problemas da pirataria na região e afirmou que a prioridade é lutar contra as máfias. Segundo o diretor, "a Microsoft sobreviverá com ou sem pirataria". Sobre a tendência política da região, ele não acha que a maior presença de governos de esquerda altere a relação entre a Microsoft e os organismos oficiais e afirmou que "todos os líderes da região" reconhecem o poder de transformação da tecnologia.

A Microsoft fatura cerca de 800 milhões de dólares na América Latina, o que representa entre 3 e 4% do faturamento mundial. Brasil e México são os principais mercados, com uma fatia entre 55 e 60% da receita na região. O governo brasileiro estuda o uso de sistemas de código aberto para baratear os custos do programa "PC Conectado", de inclusão digital de pessoas de média e baixa rendas e que prevê a venda subsidiada de um milhão de computadores mais baratos.

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2005/abr/26/218.htm
Comentário de bogus
Manifesto: Esse manifesto é uma piada. Os problemas que o wrochal está sofrendo são fruto da antipatia que ele mesmo ajudou a florescer. Eu não concordo com algumas pessoas que o insultam toda vez que ele aqui deixa um comentário, mas não é desta maneira que ele vai mudar a má imagem que construiu a seu respeito. É bom lembrar que o William não admitiu simplesmente os seus erros, ele foi desmascarado após diversas tentativas de negar o ocorrido e uma série de provas apresentadas que não deixaram outra opção.

Está claro que reconstruir uma nova imagem agora dá o dobro do trabalho, mas respeito e credibilidade não se conquista do dia pra noite mesmo e não há nada a fazer. Se passar por vítima é que não ajuda.
Comentário de Kid-X
PC Conectado: Se o PC Conectado for vendido com o Windows XP-SE, eu prefiro que nem vendam esse PC Conectado, porque aí só serviria para promover marketing da Microsoft.

Tem cabimento trocar um sistema operacional cheio de opções, funcionalidades, etc. por um outro que é super limitado? Mas já não confirmaram que ele seria vendido com software livre?
Comentário de Ananias
Traduzindo: Eu li isso no Estadão, mas não me lembro dos detalhes.

Signficado: inventei.
Comentário de Manoel Pinho
Entrelinhas: "Microsoft afirma que software livre afeta economia"

Leia-se

"Microsoft afirma que software livre afeta a sua receita"...


Se o Brasil representa menos de 0,6 * 0,04 do faturamento mundial da M$ e ela está se importando tanto em atacar o software livre então esses números só podem ser mentirosos...
Comentário de Kid-X
Caro Patola....: Sobre o seu flamewar sobre o Slackware, achei isso aqui no arquivo de notícias: Efeito Patola;
É uma notícia/artigo bem velho, não vale mais a pena ficar discutindo sobre isso... Mas você até que conseguiu fazer mais barulho que eu!

Agora, vou te falar uma coisa com TODA a minha sinceridade: Uso Slackware Linux sim! E uso o Slackware não porque ela seja a melhor distro......
..........Mas porque ela é a dristo MENOS PIOR DE TODAS!!!!!!!!
Comentário de adilson
Ok, vou morder desta vez: Ananias, normalmente eu não ligo muito para seus comentários mas ficar me chamando pessoalmente e publicamente de mentiroso é ridículo.
Posso não me lembrar dos detalhes específicos mas aqui, nesta notícia que me dei ao trabalho de procurar, pode-se ler:
"Este é o oitavo ano consecutivo que a Microsoft promove o seminário para líderes de governo e convida parlamentares e representantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de educadores."
O que torna, na verdade, 8 anos e não 6 como eu achei que eram.
Gostaria sinceramente que você tentasse fazer algo produtivo ao invés de tentar insultar pessoas para tentar exaltar seu ego e melhorar sua provável baixa estima.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de chatus
maluquete: meu fio...o Wikipedia PhD é um maluquete antiiiigo, ele ficou um tempão lá no fgdh barbarizando, foi expulso e agora ele montou a cabana por aqui.
O grande barato dele é alisar o ego mesmo, estou com pena de vocês.
"Wikipedia PhD" foi ótima...huahuahua
Atenção, nada contra a Wikipedia, a mesma serve apenas para dar uma idéia sobre qualquer assunto (como toda enciclopédia)...mas usá-la para "destilar conhecimento" é patético!
Comentário de ano@nimo.com
"Se o PC Conectado for vendid: "Se o PC Conectado for vendido com o Windows XP-SE, eu prefiro que nem vendam esse PC Conectado, porque aí só serviria para promover marketing da Microsoft."

Positivo. Do que adianta vender um pc popular precario que só roda 3 programinhas ao mesmo tempo e só 3 janelinhas de cada vez. Que não podera ganhar mais memoria ou um hd maior.

Ser de baixa renda no Brazil já é uma porcaria, mas humilhar as pessoas com subsistema operacional é demais.

Uma distro linux é um sistema de computação completo e de alto desempenho, quem comprar deve ser informado que terá um equimento seguro e quase aprova de virus.

Tera ao seu alcance ferramentas open source/freesoftware que é usado por grandes empresas no mundo todo. Será que todas elas estarão erradas.

Em ultimo caso, se o ministro bonzinho quiser mesmo torrar dinheiro do contribuinte porque não comprar uma distro linux de qualidade e com suporte profissional tipo Suse, Xandros, Mandriva (meio verde-amarela), Mepis etc ?

Outro detalhe, se o PC for destinado a ser usado em Linux desde o começo ele poderá ser montado usando componentes compativeis com Linux. Quer dizer que um dos problemas sempre citados ao se falar de Linux (falta de hardware - geralmente modem ou impressora, já que todo o resto funciona no Linux melhor do que no XP).

E se o usuario no final não gostar do Linux pre-instalado, leva de volta pra loja e pede para instalar um XP de verdade, não esta humilhante versão XP Poor Edition
Comentário de Patola
Esmero: Existem voluntários bem esmerados na Wikipedia, fazendo alguns verbetes serem muito mais do que "apenas uma idéia sobre o assunto", indo profundamente no tópico e sendo bem completos.

Quanto ao troll, em minha opinião algumas observações dele são ótimas e outras parecem birra de criança de tão má-vontade de olhar para os fatos com que são feitas.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Damarinho
Arapuca: (*_*)

- Em notícia de TV-Goiás, em 28.04.2005, 18:00h +/-, o Governador de
Goiás informou sobre a implantanção de TeleCentros em Goiânia e em
outros municípios do Goiás, e atualizar seus departamentos em informática. PASMEM ! - A Microsoft fará doação de 1.000 computadores,
inicialmente, inclusive software, e todo o treinamento necessário. !!!


Comentário de Manoel Pinho
Bill tour: M$ paga viagem e mordomias de parlamentares: Saiu no softwarelivre.org

http://www.softwarelivre.org/news/3885

Bill tour: Microsoft paga viagem e mordomias de parlamentares brasileiros

Editoria: Geral
24/Apr/2005 - 09:28

Enfrentando a política do governo federal em adotar o software livre e as iniciativas da Frente Parlamentar pelo Software Livre e Inclusão Digital, uma caravana de deputados e senadores vai passar a semana nos Estados Unidos, tudo por conta da Microsoft, do megaempresário Bill Gates. Será pelo menos uma semana em Washington, DC. Vamos divulgar e denunciar, aqui e em outras listas da comunidade, o nome destes turistas e acompanhar de perto o futuro desempenho destes parlamentares seduzidos.

(continua na notícia original)
Comentário de Elisângela
PC CONECTADO: Gente, quando que esse computador vai realmente sair???
Comentário de Nikolas
PC Conectado foi lançado hoj: PC Conectado foi lançado hoje pelo governo vai custar R$ 1.400 com linux e mas 26 programas instalados.

Niqguimaraes
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004