A maior parte dos freqüentadores de sites de tecnologia conhece o efeito Slashdot (se você não conhece, visite esta "definição oficial"). Mas aqui no Linux in Brazil estamos assistindo há algum tempo um efeito diferente, que eu já vi antes (especificamente no PontoBR) e batizei como "Efeito Patola".
A descrição deste efeito, as conseqüencias, os protestos e os pedidos em prol da redução dos flame-wars aqui no site você encontra nos DETALHES desta notícia, juntamente com os mais de 60 comentários postados nas primeiras 24h desta notícia. Agora bloqueei os novos comentários porque já estava virando flame-war também. Vamos torcer que sem provocações freqüentes a coisa diminua. Faça sua parte, não provoque e ignore as provocações - todo mundo sabe que a sua distribuição é a melhor, e que aquele ambiente gráfico não presta, não precisa ficar repetindo nem discutindo ;-)
A princípio ocorria apenas eventualmente e com notícias que citavam a distribuição Slackware: o Patola (que sempre colaborou com o site e certamente não faz por mal) emitia comentários bastante diretos sobre coisas que ele vê como pontos fracos desta distribuição, e eventualmente começava discussões bastante ácidas, incluindo a única que eu já me vi obrigado a retirar do site.
Isto aconteceu devido ao nível de linguagem que apareceu a partir da trigésima resposta, mais ou menos, e a discussão começou a partir de um comentário do Patola, claro ;-) Coloquei um trecho do comentário nos DETALHES desta notícia, para melhor compreensão, mas é bom notar que a notícia em si era sobre o lançamento de dois sites nacionais, e o Slackware entrava nela apenas indiretamente (era o tema de um dos sites).
Com o tempo, o efeito foi se ampliando, e atualmente ocorre em todo tipo de notícia. O Patola nem precisa mais se manifestar - sua legião de inimigos posta comentários criticando-o antes mesmo de ele falar, ou posta comentários absurdos assinando com o nome dele, ou até mesmo xinga a pessoa dele diretamente, "fingindo" ser ele que escreveu.
Durante semanas eu fui vendo isso acontecer, e silenciosamente excluía os comentários mais exagerados, e relutava em tomar alguma atitude mais drástica, mas acho que já saturou, a brincadeira deixou de ser engraçada.
Assim sendo, e sabendo que medidas como exigir o cadastramento prévio dos usuários não resolveriam o problema (eles continuariam sendo os "Patrolhas" e "Pato1a" da vida, postando as mesmas coisas), eu vim aqui fazer algo diferente.
O que quero é *pedir* que vocês procurem o Patola diretamente. O e-mail dele está nos DETALHES desta notícia. Falem o que quiserem pra ele diretamente, e por favor deixem de poluir o Linux in Brazil com as suas sátiras. O tempo que tenho para dedicar ao site é cada vez menor, e não quero ter de gastá-lo implementando medidas de censura e controle, coisa que venho conseguindo evitar até aqui. E, fora esse problema entre vocês, o volume de comentários ofensivos não justifica nem a implantação de um sistema de moderação, que é algo que também acabaria não detendo vocês.
Já mandei um mail particulkar ao próprio Patola explicando bem claramente a ele o que penso sobre o papel dele em tudo isso, e espero que ele continue sendo um participante da comunidade que integra este site, mas consciente dos efeitos de seus atos.
Tenho certeza de que esses ataques vêm de pessoas que integram a comunidade Linux, e que têm interesse no seu desenvolvimento. Portanto peço que me ajudem a manter a qualidade deste site sem ter de recorrer a medidas antipáticas, pouco eficazes e que iriam me deixar ainda menos tempo para as notícias.
Obrigado.
Trecho da mensagem do Patola que iniciou o grande flamewar de Janeiro, o qual inclusive foi debatido no site do CIPSGA e em várias listas de discussão nacionais, levando consigo o nome do Linux in Brazil:
"Considerem esta mensagem um flame, se assim o desejarem. Mas não sou o único a ter esta opinião (e não vejo o que há de errado com ela). O Slackware é a antítese de tudo o que o GNU/Linux deveria ser. Ele é cru, mal preparado, mal atualizado, tem manutenção difícil, segue padrões obsoletos e só serve um pouco para fins didáticos. E não, os Unixes comerciais de hoje em dia não são assim - todos eles têm instalações mais amigáveis, sistemas de pacotes, múltiplas bibliotecas de segurança e tantas outras coisas."
"Sinceramente, eu torço para que o Slackware morra logo (mudei de opinião recentemente), pois acho que é um entrave na história do sistema. O pior de tudo é vendo pessoas serem apresentadas ao Slackware como se fosse "o Linux", quando ele é apenas uma das piores distribuições."
"Podem me mandar pedras e tomates virtuais, mas se alguém disser argumentos de verdade (e não vale aquela bobeirada de "ah, mas funciona bem aqui comigo do meu jeito": quero argumentos para uso disseminado!), juro que vou ler e considerar. Do contrário, continuarei recomendando às pessoas que não cheguem a 100 m dele."
O e-mail de contato do Patola é: patolinux@terra.com.br
Por favor deixem o Linux in Brazil fora da discussão entre vocês.
Comentários após 24h:
Linux in Brazil
Comments: O "efeito Patola"
Apoiado !!
Posted by Nilton at março 19, 2003 09:41 PM
Coloquei uma pequena observação no topico sobre o " Slackware 9!!! " se quiserem confirmar esta na 33 postagem de comentarios.
( Buenas,
Pessoal so o Patola postar algo que vocês criticam.
Somos democraticos parece que vocês ficam aguardando ele postar algo para poderem cair de pau em cima do cara.
Acho que todo mundo deveria postar o seu comentario dentro de cada topico e não ficar criticando.
Esse topico estava ocorrendo tudo bem um ajudando o outro " Posted by Ark at março 19, 2003 09:51 AM " começou falando do slackware rolando assim um "FLAME" )
Posted by hyperblade at março 19, 2003 09:51 PM
Eu penso que cada um antes de criticar algo, deveria pensar no que pode fazer para melhorar, e se não puder fazer nada não se meter no que está feito.
Não adianta dizer que essa ou aquela distribuição é a melhor, sendo que sequer faz algo melhor, se quiser uma perfeita que faça uma, não fique chingando as outras que não são bonitinhas para vocês.
Como aquela frase "Cada um cheira o seu", que sirva para as distros também. "Cada um usa a sua e ponto final"...
Abraços
Marcus Grando
Posted by Marcus Grando at março 19, 2003 11:16 PM
Você que é uma "FLAME" de usuário Linux, se quiser coisa fácil de utilizar, instale o Mandrake ou continue utilizando windows, que acho sero único sistema operacional compatível com a sua capacidade.
Posted by Anonymous at março 19, 2003 11:58 PM
Cruz credo, até qui aparece guerrinha de xiita. O site é sobre linux e vem ajudando a esclarecer um monte de gente. Discussão sobre distros era para ser a coisa mais natural do mundo, mas o povo vive levando para outro caminho. Parece coisa de adolecente (o meu é maior que o seu!). Falta maturidade a quem posta comentários agressivos. Não interessa se você gosta ou não da distribuição, o fato é que se deve criticar somente em cima de fatos e aceitar a posição dos outros. Eu particulamente tenho uma certa resistência com o Conectiva, algo como "meu santo não bate com o dela", mas nunca alguém vai me ver falando que o Conectiva é uma b.... Inclusive, acredito que eles fizeram uma grande coisa portando o apt. Para melhorar o nível do site, basta que todos tenham em mente que computação também é uma ciência (eu sou farmacologista) ;) e que qualquer comentário deve ser baseado em fatos e não em quem redigiu o texto anterior.
Posted by Léo at março 20, 2003 07:35 AM
Eu acredito que assim como o próprio Augusto comentou, ele é sim um grande contribuidor, poxa gente, mas somos todos adultos, ficar com essa bobagem de cair de pau em cima do cara não é legal e muito menos interessante no que diz respeito ao conhecimento. Augusto você está certíssimo, tomara que isso seja suficiente para resolver este pequeno problema... Vamos lá pessoal!!!!
Posted by Cássio at março 20, 2003 08:14 AM
Pois é Augusto, concordo plenamente com seus comentários, porém, o problema é que existem certos indivíduos que ainda não amadureceram o suficiente, e por isso não sabem respeitar a opinião dos demais!
Meus caros amigos Linuxer´s, vâmos ser conscientes, vâmos saber respeitar a opinião dos outros e seus pontos de vista, podemos até não concordar, mas nem por isso vamos xingar e odiar a pessoa que não pensa como nós pensamos! Pois no fundo, o importante é que todos nós utilizamos Linux, e ele é FREE SOFTWARE, isso sim é importante!!!! Pois na verdade, o que difere as distribuiçôes são os programas que vêm com elas e seus scripts (segurança, atualização, etc), mas o kernel é o mesmo, é Linux, é Free!!! E isso é o que importa!! Somos uma comunidade, e isso é o que importa!!!!!!!!!!!
Posted by RPontes at março 20, 2003 09:19 AM
Sabe o que é pior? Quanto mais infantilidade e falta de maturidade aparecem nos foruns de Linux, fica mais difícil combater comentários contra o Linux pois a comunidade mostra sua cara justamente nesses comentários. Isso da brecha pra centenas de chatos apontar e dizer: "Tá vendo, um bando de xiitas sem causa"
Posted by macaco at março 20, 2003 09:47 AM
Augusto, não recebi seu email.
Se importaria de eu atentar para o fato de que, por mais aborrecidos que sejam esses ataques de trolls, o pior mesmo seria não poder enunciar minha opinião?
Pois é. Nesta madrugada eu fiz um comentário - mais uma vez - enunciando em por que eu acho o Slackware despreparado para qualquer coisa, no tópico do Slackware 9.0.
Acho que você deve estar aborrecido porque mensagens minhas suscitam outras inflamadas, e imagino até que tenha enviado no email algo pedindo pra eu parar de dizer o que penso ou maneirar nas críticas.
Devo fazer isso mesmo? Devo permitir que a comunidade GNU/Linux vire um clube da Luluzinha, com uns se auto-elogiando aos outros e perdendo a perspectiva do que é bom e o que é ruim?
Não acho que é por aí não. Eu postei novamente a minha crítica. Se minha opinião está errada, mais vale que alguém discuta racionalmente, ao invés de a censurar ou me xingar.
Posted by Patola at março 20, 2003 10:35 AM
Patola, se foi você mesmo que escreveu isso, manda por e-mail :) Aqui pelo site eu de fato não tenho como ter certeza, na situação atual.
Eu removi o comentário porque, em seus 21 parágrafos, ele consegue falar mal do Slackware, do Mandrake, do KDE 3.0 rcX da Conectiva, dos artigos do Piter Punk e de nem sei mais o que. Flame bait puro, daqueles que o patola depois colocava um outro comment logo abaixo: "mas vocês não percebem que não fui eu que postou isso?".
E, só para esclarecer, os e-mails que foram enviados para o Patola não pedem para ele parar de emitir sua opinião não.
E se aquele post que eu removi for mesmo do Patola, aí eu acho que ele está precisando maneirar sim, porque cross-flamebait-offtopic já é exagero demais, até pra ele :-)
Posted by Augusto Campos at março 20, 2003 10:47 AM
Já eu não achei esse exagero todo e acho que o restante dos leitores também não acharam, tanto que não havia alguma resposta para o comentário do Patola. Achei o comentário muito direto e se realmente o que está escrito ali não é verdade, acho que cabe aos usuários de Slackwares provarem o contrário, sem infantilidades e imbecilidades,e sim com respostas à altura e técnicas.
Posted by FAS at março 20, 2003 11:24 AM
Augusto,
Aí é que está o problema! Se eu fiz várias críticas a várias distribuições, foi pra mostrar que eu não tenho os olhos fechados somente por usar algumas delas! Eu uso Conectiva e nem por isso acho ela o máximo, nem por isso a aconselho para todas as situações. Eu gosto do mandrake mas nem por isso deixo de perceber que ela é bugada que nem o demônio. A questão é essa -- quem usa Slackware simplesmente NÃO VÊ as falhas de sua distribuição, é como uma cegueira seletiva. E é justamente isso que eu acho que é a doença que tem que ser curada!
Offtopic não é. Respondi sobre o Slackware, tópico da discussão, e referenciei a mensagem anterior, do Evandro.
E como não concordo com a sua censura, estou, de novo, postando a mesma mensagem.
Posted by Patola at março 20, 2003 11:53 AM
Patola, acho que se você detesta tanto o Slackware, deveria fazer um site tipo: www.euodeioslackware.hpg.com.br ou fazer a distro Patolaware Linux e provar que você tem algo melhor para oferecer. Venho a este site obter informações e gosto de ler os comentários. Já li inúmeras críticas suas sobre o Slackware, todas com os mesmos argumentos repetitivos e sem base alguma. Apresente algo que preste: benchmarks, pesquisas de opnião, resultados de scanners de segurança de várias distribuições após sua instalação comparado ao Slack, estatítiscas ou então uma razão para o Slackware deixar de ser umas das 10 distros mais usadas no mundo. Não fique apenas na sua opnião, tenha algum embasamento!
Sinceramente eu já estou casado de ler suas críticas. Uma coisa é criticar, outra é ficar batendo na mesma tecla igual aquelas pessoas que ficam insistindo para que você mude de religião. Uso o Slackware em casa e no serviço e não tenho nenhum problema e não tenho nenhum interesse de trocar de distro. Também não fico falando, por exemplo, da Conectiva, porque eu nunca usei ela a fundo para poder comparar e nem fiz TESTES CIENTÍFICOS para poder criticar.
Deixe de ser o "Pai dos Flames".
Com todo o respeito.
Posted by Mandark at março 20, 2003 11:54 AM
Mandark,
Você está levando a coisa para o lado pessoal, não faça isso. Se nas minhas críticas eu repito argumentos, é porque eles não foram respondidos. Sobre suas considerações: benchmarks seriam inúteis, nunca falei do desempenho do Slackware. Resultado de scanners de segurança: não é um ponto forte de minhas críticas. Slackware ser uma das 10 distros mais usadas: quantidade não é sinônimo de qualidade. Sobre fazer o site ou a distro Patolaware Linux: não tenho tempo e não me interessa.
Se minhas críticas não têm embasamento, eu adoraria saber por quê. Você se incomodaria de responder a cada ponto da minha última crítica neste site, se o Augusto não a apagar novamente?
E de novo: não leve para o lado pessoal.
Posted by Patola at março 20, 2003 11:59 AM
Que saco. Patola, então continua na tua missão de demonstrar ao mundo que tu teve a visão que revela a verdadeira natureza de todos os usuários de uma determinada distribuição de Linux. Mas por favor, não faz isso aqui no meu site.
Eu não vou cortar mais aquele teu comentário, mas não fica repetindo esses mesmos argumentos em todo post que referenciar as distribuições que tu não gosta, tá?
A consequencia são flame-wars e elas diminuem a qualidade do site. E com posts como esse teu, não há sistema de logon, moderação ou intervenção que evite as manifestações raivosas de quem discorda, tu parece que tenta enervar o maior número possível de usuários da comunidade de uma vez só.
Quanto aos demais usuários, por favor tentem não responder às provocações, quem sabe assim ele se acalma ou vai procurar outra turma que ainda não esteja vacinada contra ele.
Posted by Augusto Campos at março 20, 2003 12:02 PM
Eu acho muito maneh fica falando todas essas baboseiras que voces falam sobre as distrubuicoes... O slackware nao vai morre e o Conectiva melhora muito a cada dia... Para qualquer distribuicao funcionar 100% de acordo com o esperado depende diretamente da vontade da pessoa que esta no teclado... Porra, se sabem tanto assim, para criticar tudo do linux, meu ganha pao de todo dia, porque nao colaboram com o forum aqui do site e criacao de manuais de instalacoes... Cada um faz a sua parte para ajudar as duvidas de outras pessoas assim o linux sempre vai continuar a ser um sistema onde todas as pessoas que usam interagem entre elas... Mas nao, ficam dando meritos ao proprio orgulho e estragando a contribuicao das pessoas de boa feh. Qualquer pessoa tem o direito de aprender qualquer distro que desejar, e sempre vai haver pessoas para ajudar estes, pois ninguem aprende o inicio sozinho, ou voces aprenderam a ler e escrever sozinhos???? desculpa as acentuacoes, escrevi de um servidor. Nos vemos no forum.
Posted by clandestino at março 20, 2003 12:07 PM
Augusto Campos:
Estranho você permitir trolls anônimos e agora querer barrar os comentários do Patola. Veja o que ele disse: "estou apontando os defeitos de cada distro, e não uma em particular". Eu CONCORDO com ele nestes exatos pontos, e acho totalmente ditatorial você querer excluir ele por isso. Eu uso Debian, e nem por isso deixo de ver os defeitos, e nem saio dizendo que alguém que aponta um defeito é um "flamer". Até hoje considerei você uma pessoal muito equilibrada em suas opiniões e decisões, mas creio que até você esteja exagerando.
Posted by Peter Parker at março 20, 2003 12:27 PM
Peter Parker:
Obrigado por sua contribuição.
Augusto
Posted by Augusto Campos at março 20, 2003 12:34 PM
Patola, como você viu, ninguém te quer, até mesmo o Augusto o expulsou: "quem sabe assim ele se acalma ou vai procurar outra turma que ainda não esteja vacinada contra ele".
Quem sabe assim você distingue as diferenças existentes no cataclisma óptico, ou seja, entre o bem e o mal. Hahahahhahaha!
Posted by Alotap at março 20, 2003 12:38 PM
Estou achando essa atitude do Augusto um pouco anti-democrática, todos devem ter o direito de expressar suas opiniões, mesmo que isso deixe marcas. Como eu já disse anteriormente continuo achando a opinião do Patola válida, o que ele disse são exatamente os pontos fracos do Slackware e parece que quando alguém fala sobre isso, há sempre alguns que se inflamam. Alguns usuários não reconhecem os erros de sua distribuição predileta e parte com muitas pedras na mão para que a criticou. Até agora nunca vi um usuário do Slackware reconhecer essas falhas da distribuição. Não estou pedindo que ninguém deixe de usar o Slack, mas tentando deixar claro para quem vier a usá-la que o principal fator de tanto amor por ela e que tantos de seus usuários defendem, pode ser conseguindo em qualquer distribuição Linux. Em todas as distribuições podemos editar aquivos de configuração diretamente, e na maioria delas o que é questionado pelo Patola existe. Ou seja há a rigidez e a flexibilidade, há o atraso e ao mesmo tempo a modernidade, há o difícil e a facilidade. É isso aí, está na hora de pararmos para pensar e avaliarmos os nosso erros, e tentarmos consertá-lo. Porque defender o indefensável, sem justificativas concretas e reais????
Posted by FAS at março 20, 2003 12:51 PM
Augusto,
Faz tempo que eu não vejo os fóruns do site e não posso afirmar com certeza sobre os tais flame-wars causados ou não pelo Patola (que sempre me pareceu uma pessoa razoável no passado). Mas o mecanismo atual do fórum, que não exige autenticação, dá muita margem para flame-wars iniciados por trolls que não têm o que fazer.
Talvez valha a pena considerar o uso de algum forum Open Source como o phpBB ou o Phorum, com seus módulos de autenticação e de moderadores, etc. Tenho certeza de que o número de participantes diminuiria consideravelmente, mas os verdadeiros interessados iriam se cadastrar e manter um bom nível nas discussões, contribuindo melhor com o site de uma forma geral.
Além disso, caso você não tenha tempo suficiente para atuar como moderador, poderia delegar esta tarefa para um contribuidor de sua confiança. Assim, fica muito mais fácil eliminar mensagens (ou threads inteiras) inúteis de trolls.
Aquele abraço,
DeadFish Man
Posted by DeadFish Man at março 20, 2003 12:53 PM
Não acho a atitude do Augusto anti-democrática. Os flames criados pelo Patola já deram no saco. É sempre a mesma coisa, o cara só reclama, reclama e NUNCA aceita os argumentos de quem tenta responder pra ele. Tem a cabeça fechada e não vai mudar de opinião nunca, nem que provem por A+B que ele está errado. Seria ótimo se ele, por livre e espontânea vontade desaparecesse daqui. O Linux in Brazil ficaria muito mais limpo e com muito mais conteúdo técnico nos comentários. Já está desanimador chegar aqui pra ler um comentário e encontrar o Patola falando mal de alguma coisa. Acho que um dia se continuar assim, vamos chegar ao absurdo de ter um filtro na publicação da mensagem bloqueando palavras do tipo patola, patrola, pato1a, p4tola, pat0la........
Já deu nao acham nao??
Posted by todorov at março 20, 2003 01:58 PM
Parabéns, o Patola conseguiu a fama e a atenção que ele tanto procura.
Posted by igu at março 20, 2003 02:06 PM
Só pra completar. Sem querer parecer um ignorante, mas se eu trombasse o Patola na rua eu quebrava os dentes dele na calçada =]
Posted by igu at março 20, 2003 02:07 PM
Vamos simplesmente ignorar as flames naum respondendo e sim discutindo sobre o tema da noticia.
Posted by iceknight at março 20, 2003 02:13 PM
Ah! Eu quero é que todos os slack-users vão para Bagda!.
Cansei desta porra aqui.
Posted by Patola at março 20, 2003 02:17 PM
Aquela mensagem foi mesmo do Augustou
ou alguém zuou botando o nome dele?
Posted by Felipe Raposo at março 20, 2003 02:36 PM
Todorov,
mas quem conseguiu provar por A+B que
ele está errado? Eu não me lembro de
um post que fizesse isso.
O pessoal poderia começar a responder
os posts sem ofensas, né?
Posted by Felipe Raposo at março 20, 2003 02:41 PM
Deu pra bola.
Posted by danieldefloripa at março 20, 2003 02:43 PM
Bom, eu sou um usuario assiduo do Linux in Brazil ha varios meses. Nao eh sempre que eu leio o forum, portanto nao peguei nenhuma "raiva" do Patola, apesar deste nome ja estar na minha memoria RAM. Gosto das criticas pq elas as vezes no faz acordar e perceber que a distro que usamos nao eh a melhor em tudo. Atualmente uso RedHat em todas as maquinas de meus clientes... mas tenho a mente aberta... ja fiquei com vontade de fuçar no Debian e no Slackware, mas nao o fiz ainda por falta de tempo.
Pra descontrair: eu morri de rir do comentario do todorov ("bloqueando palavras do tipo patola, patrola, pato1a, p4tola, pat0la"). Ja pensaram se a situaçao chegar no ponto onde o Patola vai ter que assinar como (parodiando Harry Poter): Aquele_cujo_nome_nao_deve_ser_mencionado ?
Abraços !!!
Posted by Insane at março 20, 2003 02:54 PM
Se não houver criticas, não há mudanças.
mudanças podem ser boas ou ruins, mas só saberemos depois de experimentar. O q acham de simplesmente ignorar os comentários do Patola se não concordar com ele.
Já li diversos posts dele e não encontrei nada demais.
Não estou aqui pra defende-lo nem pra condenar o Augusto, mas democracia e liberdade de expressão faz parte da comunidade OpenSource/FreeSoftware. Nem não gosta disso que caia fora e retorne ao bom velho MS-DOS, ou se aventure no fantástico mundo do OS/2 (que Deus o tenha) ou do BeOS
Posted by Firewall at março 20, 2003 03:07 PM
Concordo plenamente com o Felipe, tirando poucas respostas de alto nível, nenhuma chegou a desqualificar tecnicamente os argumentos do Patola. No mais, apesar de não ser partidário de seu estilo demasiadamente franco, nunca vi esta pessoa se entitulando senhor-da-verdade-absoluta, mas sempre pôs ênfase em ser aquela a sua(dela) opinião e disposto a ceder perante argumentos tecnicamente baseados.
Augusto, dá uma olhada no fórum do The Server Side, em que os usuários podem marcar uma resposta como "noisy", um tipo de moderação comunitária.
Posted by Pacozila at março 20, 2003 03:17 PM
Pois é . . . já não basta aquela guerra inútil entre EUA e Iraque?
Prá quê criar outras guerras?
Se o Patola não gosta do Slackware, ele que fique com o Patolaware dele.
Posted by Cadu at março 20, 2003 03:27 PM
E o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais ...
( Isso se não for o próprio entrando para se dar razão )
Posted by linux at março 20, 2003 03:30 PM
Isso parece fanatismo. Ai vc adota uma distribuição/programa/cueca e simpatiza com seus métodos e **NÃO** existe falhas/erros nela. Tá parecendo clube de futebol - meu time é fantástico, ganhou isso e aquilo, mas ninguém aceita críticas/pontos de vista diferentes. Não concordo com todos os comentários do Patola, mas não o vejo como criador de brigas. Ele simplismente expõe o que acredita - se vc apoia ou discorda, basta mandar um comentário comentando os pontos - só isso! Por que é tão difícil entender que um forum é a coleta de idéias diversas que nem sempre batem? Acho que o que falta pra muitos aqui é aprender a discutir de maneira sadia. Eu tenho minha opinião, pelos motivos XYZ e vc tem as tuas. Quando cruzamos as idéias, talvez apareçam divergências que podem contribuir para ambas as partes! Isso é um forum oras... É melhor ler os comentários do Patola que contém algum embasamento do que ler ´SlAcK rUleZz´ e ponto final. E quem parte para agressão pessoal simplismente perdeu - apelou, perdeu. Ao abrir um comentário do Patola (ou qualquer outro), analise o ponto de vista, critique de forma conciente e tente argumentar, possivelmente levando algo de bom consigo. Isso chama-se conviver.
Posted by macaco at março 20, 2003 03:59 PM
bom, não é sempre que eu coloco mensagens aqui no LIB e teve épocas que eu já cheguei a ser mais frequente aqui no site (não que fizesse alguma diferença, geralmente meus caminhos sempre são os mais dificeis). mais leio todas as notícias e a maiorias dos comentários e o patola nunca me irritou, pelo contrario, os comentários dele me agradam pelo seu tom crítico.
eu so novo ainda tenho só 19 anos e to no 1o ano de computação e so daqueles que sempre experimenta aquelas distros que vem com revistas e tal, pq é a única maneira de eu pegar linux, já que não tenho speedy ou coisa parecida.
mais é justamente por eu ser um rookie (digamos assim) que eu me sinto capacitado pra participar dessa discussão: eu não tenho distro preferida e posso ler as opiniões dos outros de um modo mais crítico. apesar de não manjar muito, acho que tenho capacidade pra perceber quem está certo (ou ,pelo menos, mais certo) numa discussão. e ninguém conseguiu desmerecer os argumentos do patola, o único erro dele foi ser crítico de mais, pegar no ponto fraco dos slack-users e isso irritaria qualquer um, até mesmo o próprio patola se conseguissem achar o ponto fraco dele (pelo jeito o mais perto que chegaram disso foi atiçar a ira do Augusto que é o, por assim dizer, dono do site).
na minha visão, os slack-users só desmerecem mais o sua distro quando começam a insultar o patola.
posso resumir oq aconteceu? posso mesmo? ótimo
*patola critica slackware
*slack-user responde - "oq? vc achou falhas na minha distro preferida? ... tá bom, intão, vc é... vc é... vc é um bobão patola!"
alguém consegue desmentir oq eu falei no último parágrafo? acho que não né? comecem a argumentar de maneira racional gente, por favor... o problema não é o patola e sim os slack-users que parecem sofrer de algum problema na área do cerebro destinada a argumentação (nada pessoal, mais é a real)
patola, vc tá certo, continua assim, seu único erro foi deixar os outros sem argumentação... quando isso acontece as pessoas costumam ficar bravas hehehehe.
e Augusto, vc tava no install-fest do debian e acompanhou algumas palestras em campinas ano passado né? na open house?
naquela época vc me pareceu ser bem mais razoável e equilibrado do que está sendo agora... agora vc está me decepcionando.
só pra dar minha opinião: se quantidade fosse sinonimo de qualidade o Windows seria perfeito não? por isso não digam que o slack é bom pq ta entre os 10 primeiros. E as criticas do patola se restringiram a usabilidade do slack e não a segurança ou desempenho.
Posted by Knuckles at março 20, 2003 04:01 PM
De todos, está sendo o post mais ridículo que eu já vi nesse site. Parece um bando de adolescentes na escola no meio de uma guerra de popularidade...
Acho que o Patola está certo ao expôr sua opinião, e acho ótimo que ele busque sempre mostrar o outro lado da moeda. Não é por causa disso que eu vou deixar de usar Slack, mas o que ele diz é correto. O que ele faz de crítica ao Slack, ele tem razão. Mas tudo o que ele citou, no meu caso, não é forte o suficiente para que eu descarte o Slack... Não é questão de melhor ou pior, é apenas de qual é mais adequada aos seus propósitos.
Portanto, se ele mantiver seu padrão, e não passar a descer o nível, não vejo nenhuma razão para censurá-lo, ou para condená-lo ao sétimo nível do inferno.
O que me pareceu ridículo, entretanto, foi a declaração do autor do site. Quer dizer então que só são bem-vindos aqueles que concordam com a maioria, que só sabem dizer amém ao grande chefe??
Não foi o Patola quem começou os flames, foram os tantos que resolveram dinamitar o cara, simplesmente por ele ser diferente. E o autor do site resolve achar que o Patola é quem deve sumir?? Quem tem que sumir são aqueles que são contra-produtivos na discussão e no desenvolvimento do Linux e questões afins.
Só pra encerrar, pergunto: pq aqueles que querem "encontrar o Patola na esquina e acabar com seus dentes" simplesmente não o ignoram?? Não seria muito mais fácil para todos?? Sem flame-wars, sem trolls, e mais importante, um ponto de discussão de alta qualidade. Quem for contrário a opinião dele, mas não tiver contra-argumentos, simplesmente aceite o fato de ter alguém que pensa diferente de vc.
Té +
Posted by Dr. Estranho at março 20, 2003 04:11 PM
emgraçado. Agora todo mundo é amiguinho do patola.
ate acho divertido, mas apontar falha qualquer um é capaz , mostrar a solução so os "iluminados" podem, portanto patola ,da proxima vez manda uma critica construtiva, por que se falar mal fissese algo melhorar o windows era o melhor SO e nossos politicos eram todos onestos
Posted by chuck at março 20, 2003 04:13 PM
Comentar algo negativo sobre o Slackware é como fazer o mesmo em relação a AMD: se você comentar "o Athlon esquenta muito", pronto, você magoou o dono de um chip AMD. É tão difícil assim ouvir um característica não positiva, mas que não quer dizer que eu seja contra? Eu uso Debian, e eu mesmo vejo várias características negativas que deveriam ser resolvidas, mas a maioria também é muito fanática, e sempre que comento isso, também sou alvo de críticas.
Posted by Peter Parker at março 20, 2003 04:33 PM
Isso parece doutrina Bush:
Eu sei o que é melhor pra vcs.
Posted by Stauer at março 20, 2003 04:39 PM
Nada contra os que não gostaram das minhas medidas.
Mas acho que justamente no dia em que o sujeito me manda uma mensagem particular dizendo que me acha *conivente* com os que andavam mandando mensagens difamando ele aqui no site, ele não devia ter colocado um comentário de 21 parágrafos de críticas, exatamente em uma notícia que comemorava o lançamento da nova versão do slackware.
O que ele esperava, flores? Ou que as respostas dessa vez fossem baseadas apenas em argumentos, sem ninguém transformar em ataques à pessoa dele, que parece não se cansar de repetir que o Slackware tem limitações sempre que alguém menciona essa distribuição?
Para usar a analogia que outro leitor já utilizou, é como se ele começasse a falar mal do Corinthians bem no meio da torcida (do Corinthians), bem na hora que este time fez gol. Ele tem o direito? Tem. Mas se apanhar um monte, vai poder acusar a polícia por não ter dado condições de segurança sem passar por ridículo?
Continuando na mesma analogia, se ele continuar fazendo a mesma coisa jogo após jogo, a administração do estádio não vai tentar impedi-lo?
Ele tem direito de ver o jogo, claro. E errado estava quem o agrediu. Mas, poxa vida, continuar provocando a torcida da mesma maneira, jogo após jogo, e criando confusão todas as vezes prejudica o espetáculo, e mesmo que a gente prenda todo mundo que bateu nele, vai ter mais gente pra bater.
O que eu quero é que ele pare de repetir esse comportamento, ué. O lugar certo para isso não é aqui.
Se ele quiser escrever um artigo explicando por que o Slackware é ruim, e o artigo for de boa qualidade, eu prometo que publico, ok? Mas po, ficar criando bate boca todo dia com os mesmos motivos não rola, incomoda, enche o saco.
Posted by Augusto Campos at março 20, 2003 04:52 PM
E outra coisa: isso não tem nada com a minha opinião pessoal. Estou longe de ser fã do Slackware, e acho que a maior parte dos fatos apresentados pelo Patola são verdadeiros. Sim, o Slackware não suporta PAM. Sim, o RPM e o APT possuem recursos que os pacotes do slackware não têm. Mas qual é o ponto de comentar isso em toda notícia que cita o Slackware?
Se os fãs do Slackware não sentem falta, e veem como vantagens os pontos que muitos outros acreditam ser os pontos fracos do sistema, não vai ser repetindo os mesmos argumentos nos comentários das nossas notícias que ele vai mudar esse quadro. Que tal escrever um livro, uma cartilha, um site, montar uma religião, algo assim?
Eu particularmente prefiro apoiar todas as distribuições tradicionais, ainda que de fato não goste de algumas delas.
Esta área de comentários está aqui para ser usada a favor do Linux, e não contra uma distribuição, e nem como veículo para cruzadas pessoais contra distribuições.
Posted by Augusto Campos at março 20, 2003 05:05 PM
Bom eu já tenho um bom conhecimento do Línux, estou fazendo um curso na Impacta.
Gostaria de dizer para os PATOLAS que devem fazer um curso no nivel da Impacta que com isso vcs terao mais noção do que possa ser verdade ou Não na net....
OBS: é melhor ficar calado do que falar besteiras.....
Posted by Dr,Coruja at março 20, 2003 05:07 PM
To com o Augusto e nao abro!
apt-get --purge remove patola
hehe
Posted by Helf at março 20, 2003 05:16 PM
não é por nada, mas acho que o algusto ta ficando estrssaso com esse asunto :)
Posted by chuck at março 20, 2003 05:19 PM
Infelizmente, Augusto, se você optou por não usar login, voce não tem como censurar o patola, por mais chato que ele seja.
E o pior é que ele tem razão em tudo o que ele diz, embora diga da maneira errada.
E os SlackUsers estão muito mais errados, pois estes sim baixam o nível toda vez que é apontada alguma desvantagem (falha?) do Slackware.
Como ja disse em meu comentário no outro post, tanto Slack quanto outras distribuições com pacotes, no fundo é tudo linux e é tudo,igual , tanto faz se configurado com ferramentas gráficas ou co o VI.
Infelizmente eles se acham melhores que os outros por utilizar uma distribuição considerada mais difícil, para "experts".
É o mesmo que os EUA alegam para justificar a guerra, somos mais fortes, fazemos melhor, somente nos sabemos o que é bom e o que não é.
Espero que com o tempo eles entendam o siginificado da palavra COMUNIDADE, pois queiram ou não todos fazemos parte dela.
Posted by junior at março 20, 2003 05:20 PM
Junior:
Eu até tentei censurar o Patola, mas agora eu só quero mesmo é que ele se ligue :-)
Posted by Augusto Campos at março 20, 2003 05:27 PM
Não é que os slack-users baixam o nivel da discussão, acontece que o Patola NUNCA aceita os argumentos que o povo TENTA apresentar pra ele... Naquela big-flame do outro mes tinha sim muitos argumentos provando que o Patola estava errado em _alguns_ comentários e ele simplesmente ignorou ou continuou criando caso em cima. Não adianta. Os slack-users "de verdade" já tentaram argumentar com o cara. Como não houve abertura, simplesmente desistiram. Os slack-ru1ez e slack-r0x da vida continuam xingando o cara a todo post dele.. fazer o que, quem criou isso foi ele. Esses slack-r0x têm atitudes tão infantis quanto as dele..
PS.: Impressionante a quantidade de baba-ovos que tem por aí não.. chegou ao cúmulo do pessoal se voltar contra o Augusto... eu hein. Porque não montam um site www.vivaopatola.com.br e www.morteaoslack.com.br?
Posted by todorov at março 20, 2003 05:33 PM
Argumentos? Até hoje sempre é a mesma coisa: slackware é bom porque é "puro", porque é foda, etc, etc, ou quem não gosta de slackware é preguiçoso, etc, etc. Veja que os pontos que são críticos, ninguém argumentou contra.
E Augusto, realmente não entendo seu comportamento neste caso... você está pedindo pra ele não postar os pontos que acha negativos numa distro porque os defensores fanáticos ficarão ofendidos, isso?
Posted by Peter Parker at março 20, 2003 05:44 PM
Peter Parker:
Não se faça de tolo tentando resumir as coisas assim.
Se ele tivesse dito o que disse apenas uma vez, seria ótimo. Se ele tivesse feito isso através de um artigo, eu certamente publicaria o mesmo. Mas ele não faz isso, ele repete que o Slackware não tem PAM nem gerenciador de pacotes "decente" (e outras coisas) em toda oportunidade que o slackware é citado.
Eu estou pedindo pra ele não repetir os mesmos pontos em todas as notícias, porque essa repetição (a) já encheu (b) leva a flame-wars *sempre* (c) gerou problemas como os citados lá em cima, na notícia que deu origem a estes comentários.
Aliás, a notícia surgiu depois de o próprio Patola ter mandado uma mensagem pra mim, ofendido com o que diziam dele aqui. Aí no mesmo dia ele posta o tal comentário que eu cheguei a duvidar que fosse dele, justamente na notícia comemorando o Slackware 9. Vai entender o cara que comemora gol do vasco no meio da torcida do flamengo e depois reclama da polícia que não o protegeu, né?
Mas eu entendo que sempre vá haver um grupo de pessoas que defenda o direito alheio de dizer o que quiser no meio da torcida que quiser. Eu respeito tua opinião.
Repito: ele pode manifestar sua opinião. Espero mesmo que escreva um artigo muito bom a respeito (afinal, ele tem tempo pra fazer comentários de 21 parágrafos ;)
E eu prometo colocar link para o artigo dele, quando ele submeter.
Mas espero que ele pare de lançar sempre as mesmas provocações, porque os efeitos negativos delas já encheram o saco.
Posted by Augusto Campos at março 20, 2003 05:57 PM
Os argumentos do Patola realmente fazem sentido, e não houveram argumentos que
o invalidem, portanto, não creio que ele deva ser ignorado ou coisa assim.
O errado não é quem critica, ainda mais criticas construtivas e em muitos casos
aplicáveis. O errado neste caso, podem ser os que, mesmo sem argumentos, acabam
deixando a discurssão pouco saudável. Ainda não vi (pelo menos nos topicos que li)
alguem do outro lado dizer: "Bem, não tem X, mas para contornar isso ele traz o Y,
que apesar de mais complicado é mais estável.". Afinal de contas, estabilidade não
é o que mais se preza no Slackware?
Tenho convicção de que essa discursão ficará bastante interessante e útil quando
aparecer um usuário de Slackware que não agrida e que tenha bons argumentos. Caso contrario
as pessoas que lerem os comentarios vão realmente concluir e validar o antigo ditado
que reza que contra fatos não há argumentos.
Um dos pontos mais enfatizados pelo Patola é a inviabilidade do uso do Slackware em
ambiente corporativo. E essa é a realidade. O perfil das pessoas que contratam
soluções não toleram demoras, falhas ou dificuldades tipicamente academicas.
Ao buscar uma solução, é necessário buscar: Estabilidade, suporte, escalabilidade,
tolerancia a falhas, facilidade e dinamismo na administração. É para isso que iniciativas
como o U.L. surgiram, com enfase no suporte, pois se analisarmos cuidadosamente o
consórcio, podemos notar que não é o produto UnitedLinux o marco tecnológico em si, o
intuito é poder oferecer uma gama de suporte , consultoria e professinal services, em
todos os cantos do mundo, além de uniformizar as caracteristicas fundamentais do sistema,
facilitando desta maneira a homologação por parte de outros desenvolvedores de tecnologia.
Ao meu ver, o UL (produto em si) é praticamente o SuSE Linux.
Existem diversos outros pontos, entretanto não cabe ficar repetindo coisas que nunca
foram rebatidos pelas pessoas que conhecem o Slackware a fundo.
Entretanto, não podemos esquecer de algumas considerações. Considerações estas que se dizem
conta aos beneficios do Slackware.
- Concordo que ela é a segunda melhor distribuição para aquelas pessoas que querem aprender a
fundo como o Linux funciona (apesar de que qualquer uma dar este suporte). Segunda porque
nesse quesito, não há o que questionar sobre o Gentoo.
- Sua estrutura de pacotes é organizada e coerente, apesar do gerenciamento difícil
e propensa a erros.
- É leve, muito leve.
- Muito estável até você precisar atualizar alguma coisa mais delicada.
Enfim, não vou criticar os que usam e gostam, até porque também gosto do Slackware, mas
em alguns momentos é melhor deixar a coerencia acima das preferencias e sempre manter a
discursão em um bom nivel, medindo as palavras de modo a não possibilitar um entendimento
erroneo de qualquer colocação.
Atenciosamente,
[ MediaSonic ]
www.geleira.org
Posted by MediaSonic at março 20, 2003 06:09 PM
Os argumentos do Patola realmente fazem sentido, e não houveram argumentos que
o invalidem, portanto, não creio que ele deva ser ignorado ou coisa assim.
O errado não é quem critica, ainda mais criticas construtivas e em muitos casos
aplicáveis. O errado neste caso, podem ser os que, mesmo sem argumentos, acabam
deixando a discurssão pouco saudável. Ainda não vi (pelo menos nos topicos que li)
alguem do outro lado dizer: "Bem, não tem X, mas para contornar isso ele traz o Y,
que apesar de mais complicado é mais estável.". Afinal de contas, estabilidade não
é o que mais se preza no Slackware?
Tenho convicção de que essa discursão ficará bastante interessante e útil quando
aparecer um usuário de Slackware que não agrida e que tenha bons argumentos. Caso contrario
as pessoas que lerem os comentarios vão realmente concluir e validar o antigo ditado
que reza que contra fatos não há argumentos.
Um dos pontos mais enfatizados pelo Patola é a inviabilidade do uso do Slackware em
ambiente corporativo. E essa é a realidade. O perfil das pessoas que contratam
soluções não toleram demoras, falhas ou dificuldades tipicamente academicas.
Ao buscar uma solução, é necessário buscar: Estabilidade, suporte, escalabilidade,
tolerancia a falhas, facilidade e dinamismo na administração. É para isso que iniciativas
como o U.L. surgiram, com enfase no suporte, pois se analisarmos cuidadosamente o
consórcio, podemos notar que não é o produto UnitedLinux o marco tecnológico em si, o
intuito é poder oferecer uma gama de suporte , consultoria e professinal services, em
todos os cantos do mundo, além de uniformizar as caracteristicas fundamentais do sistema,
facilitando desta maneira a homologação por parte de outros desenvolvedores de tecnologia.
Ao meu ver, o UL (produto em si) é praticamente o SuSE Linux.
Existem diversos outros pontos, entretanto não cabe ficar repetindo coisas que nunca
foram rebatidos pelas pessoas que conhecem o Slackware a fundo.
Entretanto, não podemos esquecer de algumas considerações. Considerações estas que se dizem
conta aos beneficios do Slackware.
- Concordo que ela é a segunda melhor distribuição para aquelas pessoas que querem aprender a
fundo como o Linux funciona (apesar de que qualquer uma dar este suporte). Segunda porque
nesse quesito, não há o que questionar sobre o Gentoo.
- Sua estrutura de pacotes é organizada e coerente, apesar do gerenciamento difícil
e propensa a erros.
- É leve, muito leve.
- Muito estável até você precisar atualizar alguma coisa mais delicada.
Enfim, não vou criticar os que usam e gostam, até porque também gosto do Slackware, mas
em alguns momentos é melhor deixar a coerencia acima das preferencias e sempre manter a
discursão em um bom nivel, medindo as palavras de modo a não possibilitar um entendimento
erroneo de qualquer colocação.
Atenciosamente,
[ MediaSonic ]
www.geleira.org
Posted by MediaSonic at março 20, 2003 06:09 PM
É pessoal.
Infelizmente continuamos na mesma.
Chegamos ao cúmulo de ver um post como esse e nem assim as coisas mudaram.
Que tal se todos, o "Patola" e os "Contra-Patola" comecem a usar a lei da boa vizinhança e em vez de agedir, façam um "PEQUENO" comentário, e sigam em frente, ou ignorem.
O "Patola" está em parte errado, pois se ele já percebeu que está dando murro em ponta de faca, ele é que tem que maneirar.
Os "Contra-Patola", também erraram, pois se ele não muda de opnião vocês também estão dando murro em ponta de faca.
O "Augusto" se equivocou, pois não adianta tirar nem a mão que dá o murro nem a faca, temos é que tentar ensiná-los a trabalhar juntos.
ENFIM. VAMOS FAZER COM QUE ESTE SEJA O ÚLTIMO POST EM QUE SE VÊ ESTA BRIGA "PATOLA" x "CONTRA-PATOLA". OU MELHOR, O ÚLTIMO QUE SE VÊ UMA BRIGA * x *.
Pode ter sido ruim chegarmos a este ponto, mais será péssimo se sairmos disso sem aprender nada.
"Patola", não se afaste do site.
"Contra-Patola"´s, não precisam revidar as agressões.
"Augusto", continue forte na sua missão de manter este espaço.
Posted by The Darkness at março 20, 2003 06:22 PM
Apenas pra me defender de algumas acusações do Augusto. A coisa não aconteceu como ele contou.
Eu certamente que pus o comentário depois de ver o anúncio do 'efeito patola', justamente porque pensei que, com este anúncio, as agressões diminuiriam e eu poderia expressar minha opinião mais livremente. Não vejo a incoerência nisso, e eu não ponho as mensagens para provocar. Se fosse assim, seria masoquismo - perco muito de meu tempo pra conclamar as pessoas a me agredir?
Já mandei, também, resposta em particular ao Augusto. As mensagens que ele me mandou não chegaram até a tarde de hoje. Justifiquei outras coisas, como: não venho 'toda hora' fazer críticas ao Slackware. Já estou sumido daqui faz um tempo - trabalho e problemas pessoais, entre outros - e se fosse assim, teria comentado em outros artigos sobre Slackware que por aqui passaram. Também não acho que repeti os mesmos argumentos, pelo menos não do mesmo jeito. A provocação que ele viu está na cabeça dele.
Bom, o resto da justificativa foi em "PVT". A razão de eu colocar esta mensagem na verdade foi a excelente colocação do MediaSonic, e eu só aproveitei o embalo para as justificativas (e só porque é para o Augusto):
> Concordo que ela é a segunda melhor distribuição
> para aquelas pessoas que querem aprender a
> fundo como o Linux funciona (apesar de que
> qualquer uma dar este suporte). Segunda porque
> nesse quesito, não há o que questionar sobre o
> Gentoo.
Eu continuo concordando com a opinião que foi em primeiro lugar enunciada pelo kov da debian-br: não acho o slackware tão didático assim, acho que ler HOWTOs acaba sendo mais produtivo do que compilar 100 programas. Não descarto que tenha sua eficiência, só não acho que seja tão grande.
Cheguei a ver um gentoo rodando na máquina de um amigo mas não tive a oportunidade real de fuçar no bicho, mas já li alguns documentos e me confesso na curiosidade de tentar quando tiver espaço no HD. Até onde li, parece ter uma arquitetura de sistema boa. Se eu chegar a usar algum dia, enuncio minha opinião em algum lugar, positiva ou negativa que seja. =o)
> - Sua estrutura de pacotes é organizada e
> coerente, apesar do gerenciamento difícil
> e propensa a erros.
> - É leve, muito leve.
> - Muito estável até você precisar atualizar
> alguma coisa mais delicada.
Esses são pontos positivos apontados dos quais eu não posso realmente discordar, só não acho serem suficientemente fortes para o uso da distribuição, considerando os outros pontos. Bom, mas aqui pelo menos caímos em um ponto pacífico.
Ok, esta mensagem está off-topic. Augusto, corte se quiser, mas eu achei o conteúdo do que o MediaSonic disse interessante e julguei que deveria comentar.
Ah, sim: obrigado pelas considerações, The Darkness.
Posted by Patola at março 20, 2003 07:57 PM
Realmente estou chocado com o que vejo. Já me cansei da total falta de responsabilidade de alguns deste site e principalmente da falta de ações de outros.
Estou abandonando temporariamente minhas visitas ao site até que seja estabelecido um melhor relacionamento entre as pessoas.
Abraços.
Posted by Peter Parker at março 20, 2003 09:17 PM
Patola,
Por que você não dá uma tregua? Realmente, na outra thread que teve mês passado ( se não me engano) houve muitos comentários em contra-ponto ao seu, mostrando que o slack é uma distro que tem algumas deficiências, mas que no geral é muito boa. Inclusive é a que eu uso. E você fica batendo na mesma tecla. É um cabeça-dura.
O Augusto está no seu direito de reclamar porque você só fica repetindo as mesmas coisas e que no meu entender é para provocar. Se você não gosta, não utiliza, é um direito seu. Agora deixa quem quiser usar a distro em paz. Fica você gerando flames e mais flames. E você tem uma porção de baba-ovos ( Peter parker é um deles ). Inclusive acho este Peter Parker muito mordido com o slack. Acho que tentou instalar e não conseguiu. O Patola é compreesível ter raiva já que o amigo íntimo dele não conseguiu fazer alguma coisa com slack e ele tomou as dores.
Augusto, não faça censura. Cria um espaço para
agente meter o pau neste otário do Patola e de quebra neste bobão que é o Peter Parker, com isso você livra esta HP, que no meu entender é uma das melhores, destes otários. É como você disse. É muito chato estarmos comemorando o lançamento de uma versão nova e vem PatoChato encher o saco com as neuroses de sempre.
Augusto,mais uma vez você está de parabéns. Ninguém aguenta mais esta Patola repetido as mesmas coisas e os babões de sempre lambendo o saco dele.
Ps: Patola, por que você não morre?
Ass:. Pastola
Posted by Pastola at março 20, 2003 09:53 PM
Beleza ( Peter Parker foi embora :-)), agora só falta Patola baixar em outro terreiro e nos deixar em paz.
Posted by Homem Aranha at março 20, 2003 10:31 PM
Não, Pastola, a idéia não é censurar, nem dar espaço para ninguém falar mal de ninguém. A idéia é ambos os lados pararem com os seus comportamentos que não têm acrescentado nada ao site, ok?
Mesmo o Patola tendo conseguido criticar o Slackware até aqui nesta thread, peço que mande suas críticas pessoais direto pra ele, o e-mail está lá no alto, na notícia. Criticando aqui você não ajuda a causa :)
Posted by Augusto Campos at março 20, 2003 10:31 PM
Tá louco!
Desse jeito o Augusto não vai mais querer continuar com esse site. Vocês deviam agradecer a ele por esse site que está sempre atualizado, com notícias quentinhas e úteis. Vamos colaborar! Parem com isso. Não transformem o Linux in Brazil em um site inútil e com comentários ignorantes ( Ignorantes. Isso mesmo. ). Colaborem para que o LINUX ( Não o Slack, o RH, Mandrake, Patolaware, etc. ) seja divulgado! Enquanto há uma discussão sobre qual distro é melhor ou pior, têm outros achando que o Windows é a melhor opção.
Se liguem!
Cadu
Posted by Cadu at março 20, 2003 10:45 PM
Isso aqui corre o risco de deixar de prestar serviços aos usuários (como tradicionalmente fazia até bem pouco tempo atrás) e virar palco para uns e outros que querem mais aparecer do que realmente cooperar.
É ridículo que notícias importantes tenham o status:"Comentários(0)" enquanto o tal "efeito patola" segue firme rumo ao recorde supremo.
Se o desejo era apenas aparecer... bem, sucesso alcançado. Mas convenhamos: que forma mais vil de conseguir isso!!!!
Lamentável.
Posted by avc at março 20, 2003 10:54 PM
Realmente, Patola, eu uso Slackware, mas nem por isso me considero xiita. Eu reconheço os pontos fracos da mesma, como falta suporte a LVM e Software RAID na instalação (nem via linha de comando), falta de i18n na instalação, séries de pacotes não muito bem divididas, e por aí vai. Apesar disso, eu considero ele uma distribuição muito boa, e discordo do seu comentário. Tive sucesso em instalar ele sobre LVM sem muito esforço (alguns init 1 e cp-R).
O Slackware é atualizado, a atualização é fácil (do ponto de vista de um sysadmin, que, na minha opinião, deve pelo menos conhecer os pacotes que rodam na máquina, e não deve se atrelar a mecanismos de dependência). Outro ponto de vista meu: o sysadmin deve no mínimo conhecer a máquina que ele está instalando/usando o sistema. Sistemas de auto-detecção são sucetíveis a travamentos e/ou conseqüências do tipo (reinicialização, corrompimento de dados, etc), ainda mais trabalhando com máquinas low-end (barramento ISA). E não adianta dizer que isso não existe mais, aqui no labufsc temos 200 e poucas máquinas, sendo que a metade são ~ Pentium 133, e alguns mais antigos eram 486 (sobrou 1 ainda, rodando slackware 9 atualmente, que não funciona mais pros usuarios). Outro ponto importante é o sistema de inicialização BSD, que a princípio pode parecer menos flexível, mas é mais organizado e fácil de manter.
Também não estou descartando nenhuma outra distro. Eu já experimentei Debian, mas abandonei no meio do caminho por falta de tempo de aprender e mais familiaridade com o Slackware, mas mesmo assim gostei de alguns recursos mais avançados - e não estou me referindo ao sistema de empacotamento.
Contudo, acho que se slackware está aí ainda vivo - e com um nicho não-desprezível - ele vai continuar sim; e cada vez melhor.
É isso.
Posted by ofranja at março 20, 2003 10:56 PM
Depois me dizem que SL não funciona à base de ego e sim pra salvar o mundo... esse lembrete sobre notícias de verdade terem "Comentários (0)" foi duro mesmo...
Posted by Caio Begotti at março 20, 2003 11:04 PM