Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

Não alimente os trolls: campanha pela qualidade das discussões

A Wikipedia define os trolls como pessoas que publicam comentários ou opiniões aparentemente destinados a incitar flames, controvérsia ou conflito - ou simplesmente para desviar intencionalmente o tema da discussão, atraindo-a para a irrelevância de temas repetitivos.

 

Como o Pedro de Lara nos programas de auditório dos anos 70 e 80, trata-se de uma figura cuja atitude básica é discordar e discutir, realizando um papel que pode ser lúdico e até provocar reflexão, mas que exige um certo cuidado, pois pode facilmente desviar o foco e tirar o valor original de qualquer discussão.

A qualidade das discussões de que participamos depende de cada um de nós, e assim como se fosse em uma sala de debates aberta, muitas vezes a solução para lidar com os criadores de caso é continuar a discussão sem dar mais do que o mínimo de atenção necessária às suas intervenções.

Portanto, faço um duplo apelo. Aos usuários experientes da comunidade BR-Linux, peço que resistam à tentação de tentar debater com os trolls que estão aparecendo com cada vez mais freqüência, por mais que os argumentos, exemplos, comparações e metáforas deles pareçam errados e insultuosos. O BR-Linux conta com recurso de moderação, portanto sempre que detectarem um óbvio troll, sintam-se à vontade para não responder nada, e moderar o comentário adequadamente. Eles não querem ser convencidos, e nem estão ali para aprender com o que o público que discute com eles responder, portanto todo esforço para catequisá-los poderia ser melhor empregado fazendo algo em prol da comunidade.

O segundo apelo vai para os membros da comunidade que estão assumindo o papel de trolls, conscientemente ou não. Repensem a atitude, pois algumas discussões interessantíssimas estão sendo deixadas de lado para atender a provocações.

Comentar

 
comments powered by Disqus

Comentários arquivados