Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Quilombo Digital suspende suas atividades

O Quilombo Digital, ONG dedicada ao estudo dos aspectos éticos e filosóficos do software livre, anunciou a suspensão de suas atividades. Segue um trecho do comunicado: “O Quilombo Digital está suspenso por motivos pessoais. Não estarei mais dando palestras e a lista do quilombo não estará em funcionamento. Obrigado a todos que me ajudaram todos estes anos.” A mensagem é assinada por Ricardo 'Gandhi' Andere de Mello, que expôs ainda mais alguns detalhes sobre as razões de sua decisão.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carlos E. Morimoto
"Comunidade": Como disse em outra ocasião: "não existe uma comunidade de 'Software Livre' no Brasil, existem vários grupinhos, cada um com seus próprios interesses".

Algumas vezes os grupinhos trabalham juntos, em outras se atacam mutuamente.
Comentário de Proposta Indecente
Já vai tarde: Mais um pseudo-contribuinte do software livre que se vai :)
Comentário de Ark
E vc?: E vc, fez o q?
Comentário de Contribuinte
Não existem pseudo-contribuintes no software-livre: Bem lembrado Ark. Os caras que acusam os "pseudo-contribuintes" do Software Livre normalmente não fazem nada por ele. Pelo contrário, ficam torcendo para dar errado.

Basta não ser contra, já está contribuindo com ele.

Para não contribuir, você precisa atuar, e atuar pesado, não só fazer discurso, contra.
Comentário de Anonimo1234
Infelizmente, nao vai fazer falta: Uma das mais tristes figuras do dito SL Nacional, o temerario e hipocrita Paulino Michelazzio, se escondia sob a egide do Quilombo Digital. Pena que o Gandhi deu garida durante tanto tempo a uma figura tao repugnante. De qualquer forma, desejo sorte ao Gandhi, so lamento pelo o Quilombo Digital havia se tornado.

Ass.
Anonimo que nao revela o nome com medo explicito do mafioso Michelazzio.
Comentário de Afonso
Quilombo digital: A noticia em si é lacônica, sem explicações, sem nada.
Perde-se a fé, abandona aqueles que acreditaram nele, sem mais nem menos e espera dos outros nova luz para si mesmo. Ele poderia deixar o projeto e a coordenação do forum, em vez de abandonar tudo.
É como dirigir um comboio com várias pessoas, e num certo momento falar que perdeu o interesse na viagem e abandonar o pessoal na beira da estrada. Talvez seja o caso dos companheiros do quilombo conversarem com ele sobre o projeto, o colega procurar tratamento adequado eretomsar após a alta.

Comentário de zilli
É uma pena.: Realmente é uma pena. Essa ONG vinha há anos fazendo um trabalho original e de qualidade.
Espero que o Ricardo venha recuperar a sua fé
( http://www.quilombodigital.org/motivos.html ) e volte para batalha utópica. Também já cheguei a perder as esperanças, mas quando dei uma aula de linux para menores carentes, voltei a ter brilho nos olhos.

O depoimento do Morinoto é a mais pura verdade. Enquanto alguns lhe aplaude por respeito, outros lhe vaiam por inveja. Essa é a natureza humana. Por isso, acredite em seu trabalho que cedo ou tarde o resultado aparece.

Sucesso!








Comentário de Eurico
E o teu grupinho de pupilos d: E o teu grupinho de pupilos do tio morima como que está?

O rei fanfarão e mais metido da comunidade, o que se acha um Deus do linux só porque remasterizou uma distribuição lixo.
Comentário de Icozinha
O tal do gandhi devia ter ver: O tal do gandhi devia ter vergonha na cara de pensar em usar esse apelido. O cara é o inverso do pacífico Mahatma Gandhi, pois quem conhece sabe que ele é surtadinho, nervosinho e só falta querer desfilar em escola de samba para aparecer com seus maneirimos. E ai de quem discordar da sagrada e incostestável opinião dele, vai sofrer sua ira.
É ou não é?
E se você for ver, é igual esse outro ai que você mencionou. Então era um ninho de cobras mesmo. Se não ajuda, não atrapalha. Vão tarde.
Comentário de Proposta Indecente
Eu perguntei primeiro: Volto a apertar na tecla de que o brasileiro adora tecer loas a demagogos parasitas do software livre.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Poxa, já estou ficando com c: Poxa, já estou ficando com complexo, todo mundo escreve meu nome errado. Vou começar a fazer igual o Enéias Carneiro: "Meu nome é MoriMoto" :-P

Comentário de Carlos E. Morimoto
Comentário típico que quem: Comentário típico que quem não me conhece.

Normalmente quem me acha metido são os idiotas que falam besteira, recebem uma resposta atravessada e ficam ofendidinhos. Pelo visto você deve ser um ;)
Comentário de well
Que que tá pegando?: Afinal o que tá rolando no meio para tanta perda de fé?
Sulamita já gritava para todos os lados que estava havendo "pessoas" tirando proveito do movimento. Depois aparece o Eduardo Maçan jogando a toalha e agora o Ricardo abandonando o navio. Aparentemente pelo mesmo motivo.
Afinal, alguém poderia explicar para um cara de 28 anos com a mente de uma criança de 6 anos o que realmente tá pegando? Quem são essas pessoas, queria os nomes, assim na primeira oportunidade posso jogar ovos neles. Mas fica difícil saber quem são os aproveitadores se só dizem que são "pessoas".
Comentário de Patola
Não faça isso: Vou começar a fazer igual o Enéias Carneiro: "Meu nome é MoriMoto" :-P

Ou pelo menos não ponha esse M do meio maiúsculo, senão vão achar que é mecânica de motocicletas.

Além do mais, é melhor se resignar e aceitar: seu nome não é Morimoto. É Maremoto, Marinoto, Momeroto ou quaisquer das variações que aparecem por aí...
Comentário de S. Apolinário
Software Livre não tem parasitas: O software livre é livre para as pessoas fazerem o que quiserem dele: obter fama, fortuna, poder, fazer política, programa social, ajudar os outros, conquistar garotas ou simplesmente impressionar os amigos.

O que é deplorável é que haja gente na comunidade que deprima o valor dos que realmente contribuem, ou arme arapucas para anular seus esforços.

Não estou apontando nem fulano A nem B, nem C. Mas se há possoas desse tipo, essa gente não é parasita. São na realidade INIMIGOS e devem ser rejeitadas, não importa que argumentos.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Tá, vamos ser didaticos enta: Tá, vamos ser didaticos entao:

O kanji do meu nome (todos os nomes Japoneses sao representados por um kanji) é a junção dos kanjis "Mori" e "Moto". No caso do meu nome, eles significam:

Mori: Soldado, no caso soldados inimigos
Moto: Que defende o castelo contra ele

Um outro kanji para Morimoto significa "castelo da floresta", mas esse é de outra família.

Então, "não aceite imitações". :-P

Comentário de Carlos E. Morimoto
Olha, raciocine comigo: parti: Olha, raciocine comigo: participar de um monte de eventos, ficar participando de um monte de grupos, ficar jogando conversa fora por aí, são todas atividades que tomam muito tempo.

Naturalmente, a criatura não tem como trabalhar e gastar tempo nestas atividades ao mesmo tempo, então uma boa medida é medir o quanto tempo a pessoa "investe" em atividades de relações publicas e auto promoção.

Subtraindo estas horas "investidas" você pode ter uma idéia de quantas horas a criatura realmente trabalha. Dentro deste raciocínio, os que mais aparecem são os que menos trabalham e vice-versa.

Comentário de Everaldo Canuto
Morimoto, : Morimoto,

Porque tanta gente te odeia cara? Eu não peguei a história desde o começo mas alguns amigos que não são técnicos adoram o Kurumim e talvez adorem você. Bem... eu não uso o Kurumim mas me falaram bem dele.

Esse ódio foi algo que você disse no passado?
Comentário de Professor de Latim
Ainda bem que é japonês: Em latim ficaria:

Mori: Morrer
Moto: Movimento

:P
Comentário de Carlos E. Morimoto
Bom, normalmente os que odeia: Bom, normalmente os que odeiam são os que acham que Linux deve ser complicado e feio e ganham a vida configurando servidores, dando suporte, etc. Justamente se alimentando da ideia de que usar Linux é muito difícil e que por isso é preciso contratar alguém para fazer mesmo as configurações mais simples.

Considerando que grande parte do meu trabalho vai justamente de encontro a isso (Kurumin, livros que explicam como o sistema funciona, etc.), permitindo que pessoas "normais" usem o sistema no dia a dia e até configurarem seus próprios servidores, é fácil entender por que essa categoria de profissionais não vai muito com a minha cara: estou prejudicando o negócio deles ;).

Comentário de Patola
Igual a todo mundo: Esse ódio foi algo que você disse no passado?

Acho que foi, mas mesmo se não fosse, ele não precisaria fazer nada pra ser odiado. Basta alguém aparecer um pouco na mídia, ou comentar um pouco mais do que o normal aqui, por exemplo, pra ganhar inimigos. Que o diga o nemesis, que parece ter passado por isso recentemente. Foi assim com o Ricardo Andere, foi assim com todo mundo. Pode ser que alguns mereçam mais e outros menos, mas a reação contra os que se sobressaem é realmente exagerada.
Comentário de YODA
O nene ta coco????: Olha, aquele textinho de butequeiro que ta no site, nao faz nenhum sentido!
O Gandhi eh um morto, e acaba de concretizar isso com a atitude:
NAO BRINCO MAIS!!!
Que "OGN" que fecha pq um lider esta de TPM, ou com as fraldas mijadas???
PO! Eh personalizado o negocio???
E afinal, o que um filosofo de buteco digital faz, fez, ou...???
O nome da ONG era legal... alem de um bom nome, o que mais tinha??
ahhh, tambem forneciam camisetas ... ja vi algumas em eventos... o MB usa sempre uma verde... deve ser para combinar com seu espirito HIPPIE...

Ja vai tarde meu filho!!! E sinceramente espero que mais ninguem reacenda a CHAMA do amor em seu coracao!

PS: O Morimoto eh o Morimoto, ele nunca quis participar de eventos, tomar partido,liderar cominidade, montar ONG, fazer site imbecil de combate a midia, e estas merdas que a "comunidade" faz...


Em parodia ao pink floid:

ATIREI O PAU NO GANDHI
E O GANDHI JA MORREU
HEY PATOLA, DEIXA O GANDHI EM PAZ!!!!!



Comentário de well
Mas isto existe em todo meio: Mas isto existe em todo meio social. Penso que para pessoas que são referencial na comunidade, simplesmente desistir como estão, ou algo realmente ruim está acontecendo ou elas são muito melindrosas e inocentes a ponto de achar que no Software Livre não iria existir isto.
Comentário de Patola
DEIXO SIM: HEY PATOLA, DEIXA O GANDHI EM PAZ!!!!!

Tô fora... chama o Ananias. Ou o Marinoto.
Comentário de Anakin
Maçan lançou moda: O Maçan até entendo o direito dele de comunicar algo no blog e que outros transformaram em comoção nacional... Agora, Quilombo? Gandhi? Alem de site, lista inútil... fizeram alguma coisa? Nossa, vai fazer uma faaaaaaaaaaaaaalta...
Comentário de Peter Parker Is No Logged
Fechar o site: Tudo bem, se o cara tem os motivos dele pra se revoltar contra a "comunidade". Mas pq fechar o site? Me pareceu uma péssima atitude. Poderia ter colocado uma nota na home, atribuído novas funções. Mas fechar tudo assim, parece coisa de "sou o dono da bola, e se eu não quiser, ninguém joga".
Comentário de Mario
Nao sei...: ahahaha

Não sei o que é melhor, a notícia ou os comentários !!

O gandhi e o paulino são duas malas imensas... promoviam palestras pernósticas e, francamente, espero que tenham feito alguma coisa pela comunidade além de encher o saco.

Já vão tarde e espero que não voltem !

Mario

Comentário de Patola
A propósito... só pra lembrar: PS: O Morimoto eh o Morimoto, ele nunca quis participar de eventos, tomar partido,liderar cominidade, montar ONG, fazer site imbecil de combate a midia, e estas merdas que a "comunidade" faz...

Esse tipo de contribuição que você chama de "imbecil" também é importante. Ajuda o software livre a ser conhecido e reconhecido e também ajuda a organização e a discussão de idéias. Do jeito que você fala parece até aquele pessoal que acha que só quem colabora pro software livre são os desenvolvedores.

A contribuição é tão importante que, só pra citar um exemplo do "outro lado", pra promover seu produto a Microsoft faz a mesma coisa, palestras, sítios web, divulgação... até "Windows Fest" agora ela tá fazendo.
Comentário de Xtian Xultz
O problema com o Morimoto é: O problema com o Morimoto é o seguinte, existe uma idéia no software livre que é: não reinvente a roda. Se tem um código livre que faz o que você precisa, reutilize-o, modifique-o, evolua.
O Morimoto fez exatamente isso, pegou o Knoppix, modificou, colocou sua cara e trabalhou muito adequando o Kurumim ao hardware porcaria que se vende no Brasil. Por muito tempo, acho que até hoje em dia isso ainda aconteça, se você tem um modem desses baratinhos e quer saber se fuciona no Linux, teste no Kurumim. Se ele reconhecer, é porque tem driver.
Eu já tive um caso de tentar instalar um Mandrake (acho que 9.0) num notebook, tenho boa experiência com Mandrake, nunca tive problemas com deteção de hardware, mas naquele notebook eu usei tudo que sabia, todas as ferramentas do sistema que tinha em mãos (e olha que já fiz coisa com o X) e o vídeo não configurava de jeito nenhum. Coloquei um CD do Kurumim e automaticament ele reconheceu o vídeo de forma perfeita. Copiei o arquivo de configuração para o Mandrake e aí o vídeo funcionou.

O problema é que muita gente acha que o Morimoto meramente deu uma guaribada no Knoppix, mudou de nome e assumiu os créditos para ele. Isso não aconteceu. Primeiro que o trabalho dedicado ao Kurumin foi enorme, e quem faz essas críticas nunca tentou fazer algo voluntariamente prá saber o trabalho que dá. E segundo que ele nunca assumiu os créditos, em todo canto sempre é dito que o Kurumin é baseado no Knoppix, e até algums versões atrás o usuário continuava se chamando knoppix, somente agora foi mudado para kurumin porque gerava confusão.

No fim das contas, quem critica o Morimoto, o faz por pura inveja da projeção que ele ganhou com seu próprio trabalho. Eu não gosto do Kurumin, prefiro usar outras distros, mas gosto é gosto e cada um tem um diferente. Mas é inegável o reconhecimento que tenho pelo Morimoto pela sua dedicação e sua persistência. Eu no lugar dele, já teria mandado tudo às favas, porque trabalhar de graça para um monte de ingratos é o fim da picada.
Comentário de Xtian Xultz
Pior seria Ajinomoto...: Pior seria Ajinomoto...
Comentário de joaoemanuel
Patola, me tira do grupinho c: Patola, me tira do grupinho contra o nemesis, pois tivemos a discussão mais já está tudo resolvido, acho eu. Agora perante ao Carlos Morimoto, concordo com ele, pois as pessoas que querem manter o GNU/Linux difícil, querem controlar o SO com a Microsoft controla o Windows. Dizer que o GNU/Linux é difícil, isso é piada de mal gosto. O maior problema do Brasil atualmente é dizer que para usar um computador não precisa de ensinar. Outro problema são os péssismos cursos de informática que temos hoje em dia, não ensinam nada ou então ensinam as pessoas a serem robozinhos idiotas que não sabem operar um sistema, ainda se chamam de operadores.
Agora perante a Quilombo é uma pena, mais a vida é assim.
Comentário de bebeto_maya
__É díficil lidar com a ign: __É díficil lidar com a ignorância.Principalmente a que toma o meio científico...É terrível ver 90% dos professores de informática e ciência da Computação defendendo os ¨padrões¨ Microsoft...Isso prova que a ciência baseada em dogmas e interesses é muito fraca...Mas infeizmente, bem praticada no nosso país.

__Isso tudo, aliado a falta de dinheiro, desestimula autores sérios de projetos importantes...
Comentário de eitch
Por QUE?: Pessoal, pra que tanta hostilidade? Acho que poucas pessoas aqui sabem o motivo de certas coisas acontecerem... Mas tudo bem, é sempre bom ter conversas para especular o que está acontecendo :P Eu tive que dar aqui minha opinião pessoal porque de uns tempos pra cá alguns comentários ofensivos sempre vêm à tona, e acho isso muito chato... Então tentarei expressar aqui o que eu acho para quem sabe ajudar algumas pessoas a entender meu ponto de vista :D

Eu fico chateado principalmente quando as pessoas falam que certas pessoas não contribuem com o movimento. Como assim? Eu já vi muitos colegas meus falarem sobre tal pessoa ser um bosta que só faz barulho, ou que aquela pessoa só fica na falácia e no final não faz nada para ajudar... E eu sempre tento explicar pra eles a mesma coisa: nem só de desenvolvedores é feito a comunidade. Temos que ver que cada um faz a sua parte, na área que sabe fazer a sua parte. Tem muita gente aí que promove eventos e palestras que apesar de todo mundo achar idiota, são super importantes na divulgação de conhecimento e para atingir mais público. O legal do Linux e software livre é que as pessoas que ficam sabendo e se identificam, logo se transformam em um replicador/multiplicador de conhecimento e idéias. E nesse meio entram até os usuários finais... Até eles que são "parasitas" e só fazem se "aproveitar" do software livre podem ser multiplicadores de conhecimento (ou não).

As vezes uma "ONGzinha" que parece não fazer nada, pode estar fazendo alguma coisa. Mesmo que não seja aquele patch do kernel, ou aquele utilitário pra configuração, ou um gerenciador de firewall, ou um sistema de gerenciamento de conteúdo, e etc, ainda sim podem ser contribuições. Por exemplo: ter um meio oficial de implantar software livre no governo, produzir material, conversar com os engravatados de terno burocratas que só entendem as linguas deles mesmos, convencer pessoas de todos os tipos, divulgar, criticar, e tudo mais. Eu não conhecia quase nada do trabalho do Quilombo Digital, porque elas estavam "obscurecidas" na comunidade, era coisas muito por debaixo do pano, mas que influenciava muitas outras coisas na comunidade (empregos indiretos?!)... O primeiro contato que tive com o Gandhi foi numa certa ocasião, onde se reuniu um pessoal para discutir sobre um certo assunto, e o Gandhi foi um dos únicos com coragem de falar um monte de coisas na frente de gente de grande influência no mundo corporativo, que muita gente ficaria caladinho. Admirei isso muito, apesar de algumas opiniões minhas irem de encontro :P Todos fazemos nossa parte ok? Eu mesmo ultimamente não estou fazendo nada tão diretamente para a comunidade como muitas outras pessoas fazem, mas sempre dou uns pulinhos e consigo contribuir de alguma forma.

Então por favor pessoal, na maior boa vontade do mundo, entendam pelo menos que na nossa comunidade existem pessoas de todos os tipos, cada uma com suas especialidades, defeitos e qualidades. Do mesmo jeito que o médico opera, e o advogado processa, tem aqueles que programam, aqueles que documentam, aqueles que traduzem, aqueles que divulgam, aqueles que fazem camisetas, aqueles que palestram, aqueles que apenas usam. Façamos o nosso trabalho e deixemos a "seleção natural" (como todos gostam de dizer) do software livre se encarregar de fazer as pessoas subirem ou descerem!

PAZ E HEAVY METAL :D
Abraços

PS: Eu como sempre falando demais, foi mal aí galera :P
Comentário de Ednei Pacheco
Comentários secos?: "Esse ódio foi algo que você disse no passado?"

Em defesa: Lembro-me de ter visto o Morimoto comentar que não iria fazer mais comentários nos sites da comunidade por que haviam pessoas denegrindo sua imagem, adotando seu nome e fazendo comentários "impróprios". Acredito SÉRIAMENTE que isto deveria ser levado em consideração.

Contra: Críticas diretas como o post do Morimoto, além de uso de termos desprezíveis como "grupinho" deveriam ser estudados antes de serem usados, né Morimoto? E olha que estamos vendo sua conta autenticada! Lembro-me de ter visto um outro comentário seu, chamando os críticos do Kurumim de "Babacas". Mas como esse comentário foi feito em um site em que não havia requerimento de autenticação...

Outra coisa que acho importante ressaltar é que "sinceridade em excesso sempre é visto como agressividade". E disso ninguém gosta...

Abraços e sucesso, Morimoto! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Carlos E. Morimoto
Bom, dessa vez sou eu mesmo.: Bom, dessa vez sou eu mesmo. Esse dos "babacas" não lembro de ter postado não.

Com o sistema de autenticação o espaço pra comentários aqui no Br-Linux ficou bem melhor, pois acabou (ou pelo menos diminuiu bastante) aquele problema de ficarem postando usando nomes de outras pessoas. Quando não tenho nada pra fazer, até arrisco postar alguma coisa ;).

No caso dos "grupinhos" é exatamente o que quero dizer. Acredito que ainda estou sendo bastante polido ao usar este termo.
Comentário de Conrado
Poucos comentários são tão: Poucos comentários são tão racionais como esse. As pessoas não entendem suas posições em relação ao software livre, eu adoro o linux, mas não programo, não faço distribuição, o máximo que posso fazer por enquanto é programar em java em estimular o uso em meus clientes do linux, ou seja, por menos que eu faça estou contribuindo de alguma maneira.
Comentário de escovadordebit
Tem muita ONG e pouca ação efetiva.: Sinceramente, para mim o Quilombo Digital nunca decolou. Numa palestra (acho que no II FISL)ficaram fazendo apologia contra sistemas proprietário, quase em um ufanismo. Sinceramente, cheguei a me sentir um idiota de ter me deslocado até a PUC para ver aquilo. Fui para casa frustrado com a cena. A meu ver o que precisamos é de penetração no segmento político de forma efetiva, chgando em que faz a lei. Depois que as coisas estão decididas não adinta chorar. Fora isso o resto pra mim é bobagem. penso que se deve gastar mais tempo discutindo efetivamente padrões, conectividade, evolução dos sistemas livres, etc., sob ótica do usuário comum e dos ambientes empresariais.
Comentário de Marcelo Ulianov
kkkkkkkk eu não aguento...Mo: kkkkkkkk eu não aguento...Morimoto,teu nome é bem fácil, difícil é fazer os japoneses aqui lembrarem que existe uma família "ASANUMA"... Só os mais velhos se lembram desse nome...

Parabéns pelos comentários,e pelo trabalho.Èhh, será que dava pra vc dar uma organizada no menu do kurumin ? Instalei pra minha esposa e ela só reclamou disso... ;)
Comentário de vmedina
Nada contra o seu trabalho...: Acho que o trabalho feito no Kurumin é inteligente, bom e funcional. Se uma pessoa quer usar um Live CD para testar o Linux mas, para MIM(isso aí, na minha opinião), não acho legal o que certas pessoas fazem que usam Kurumin para tudo. Existem outras distros melhores para certas coisas.

Pessoas que ganham a vida configurando SERVIDORES, oferecendo suporte e etc. não acham que o Linux tem que ser feio, talvez achem que é burrice ter um servidor rodando o X e tendo um monte de coisa bonitinha. Quanto a desktops a história é outra e eu acho que Ubuntu e Debian-BR-CDD é mais do que suficiente para um bom uso de desktop. Não é por que não apoiam o Kurumin que as pessoas querem forçar o uso de soluções feias, portanto não é legal generalizar.

Eu não o conheço como pessoa e nem pretendo emitir julgamentos morais, quem sou eu pra tanto, mas certos comentários e "revelações bombásticas" podem ter causado tais problemas. Outras posturas por sua vez não trazem tantos problemas.

Conselho, quando você fala coisas como este seu primeiro parágrafo acima alguém fatalmente vai te puxar a perna por isso. Será que vale a pena ofender pessoas que muitas vezes só discordam por que tem outras preferências e bons motivos para tanto?

Se é verdade o que disse sobre o comentário de ser "fanfarrão e metido" é feito por pessoas que não te conhecem, talvez você deva se mostrar mais como é.

Espero que continue com o seu trabalho que traz frutos, isso ninguém pode negar, e sangue novo para este meio.

[]s!

ps: As opiniões são minhas, não represento grupinhos e não acredito nessa teoria tá.
pps: As preferências explicitadas são minhas e segue quem quer, portanto não me encham por elas.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
"PS: O Morimoto eh o Morimoto: "PS: O Morimoto eh o Morimoto, ele nunca quis participar de eventos, tomar partido,liderar cominidade, montar ONG, fazer site imbecil de combate a midia, e estas merdas que a "comunidade" faz..."

Participar de eventos é muito bom. Como saber o quê o mundo está fazendo se você está escondido no seu cantinho? Fora que dissemina conhecimento.

O Morimoto não "lidera" a do Kurumin?

Montar ONG as vezes pode ser util. Conheço muitos grupos que trabalham que se fossem ONGs registradas poderiam receber doações em dinheiro para ajudar a se sustentar.

Esse site citado é muito bom para ajudar naquela discussão com o colega de trabalho, o professor, um consultor e outras pessoas que vem com MS estampado na testa. Não acho que ajudar em argumentações é IDIOTA!

Não se contribuí para o SL só com os códigos. Trabalho de divulgação, responder listas de ajuda, criar grupos de usuários e etc são formas válidas de ajudar a comunidade.

Sinceramente, você foi mal-sucedido, mal-embasado e mal-intencionado com esse comentário.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
não demais, mas muito certo: Boas colocações.

O problema é que nosso trabalho sempre é mais crucial e deveria ganhar mais prêmios. Aí, como vai dar certo o SL?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Roger de Almeida
Tudo passa!!!!: Todas as vezes que alguém, um empresa ou grupo do mundo do software livre encerra projetos e sonhos, nos causa uma comoção e ódio. No entanto, a vida continua.

Foi assim com a "Revista do Linux", foi assim quando o Marimoto disse que iria diminuir o seu tempo dedicado ao Kurumim, foi assim quando o Patrick Volkerding ficou doente, foi assim com a saída do Sérgio Amadeu, dentre outros.

Mas o mundo gira, gira até que aparece outras revistas, mais colaboradores, outras personalidades se despontam. Há espaço para todos. No entanto não devemos esqueçer daqueles que lutaram pelo nosso ideal.

Quando o "Ricardo" recuperar a fé ou outros assumirem os destinos da ONG ou mesmo nada acontecer, olharemos para hoje apenas como lembrança.

O Software livre é um patrimônio da humanidade!!!!
[]
Roger


Comentário de StanStyle
Eu já vi muitos colegas meus: Eu já vi muitos colegas meus falarem sobre tal pessoa ser um bosta que só faz barulho, ou que aquela pessoa só fica na falácia e no final não faz nada para ajudar... E eu sempre tento explicar pra eles a mesma coisa: nem só de desenvolvedores é feito a comunidade. Temos que ver que cada um faz a sua parte, na área que sabe fazer a sua parte. Tem muita gente aí que promove eventos e palestras que apesar de todo mundo achar idiota, são super importantes na divulgação de conhecimento e para atingir mais público.

Concordo com cada vírgula e ponto :)
Esse ódio e inveja que são desgradáveis de se ver, principalmente numa comunidade pequena como essa.
Desnecessário, vocês são muito melhores do que isso.
Perder tempo e força se agredindo não ajuda nada e nem traz reconhecimento algum.
Ao invés de reclamar do trabalho que os outros fazem, pare e vá fazer alguma coisa!!
Comentário de Carlos E. Morimoto
Eu considero questões como e: Eu considero questões como esta do uso do X em servidores, etc. secundárias. O principal na minha opiniao é explicar como cada serviço funciona, explicar as opcoes de configuração mais comuns de forma didatica, deixando opcoes pouco usadas em segundo plano, mostrar ferramentas que podem facilitar a configuração e assim por diante. Enfim, ensinar de uma forma simples como as coisas funcionam.

Se você der uma olhada no "Redes e Servidores Linux", ou mesmo nos tutoriais mais extensos do guiadohardware.net por exemplo, vai ter uma ideia desta proposta, que é bem diferente da mentalidade elitista que vemos em muitos membros dos "grupinhos" que citei acima.

Enfim, estava postando comentarios hoje pois estava "de folga", não pretendo ficar aqui tentando convencer ninguem. Quem acompanha os tutoriais que publico tem uma boa noção de como eu penso. Quem não acompanha que vá atras.

Comentário de tux-br
foi só a conectiva acabar....: A minha observação é que foi o mandrake comprar a conectiva e começar a debandada, vocês sabem que além desses já citados aqui tem muitas outras pessoas que tiverem grande importancia no mundo linux aqui no brasil que estão deixando isso tudo de lado. Quem aqui conhece o aurélio ex-conetiva? http://aurelio.net/mac/ quem esqueceu do alfredo kojima (apt-rpm/window maker)? a lista é bem mais extensa um outro motivo acho que pode ter sido a adoção do governo por software livre (muitos ícones do open souce no brasil ficaram de fora e se sentiram injustiçados) acho que esse é um assunto super importante que precisa ser discutido...
Comentário de Ark
Concordo: Concordo totalmente. O intuito da computação é facilitar a vida das pessoas, e quando alguns vêem que seus serviços agora não são mais solicitados, começam com a choradeira.
Comentário de Ark
Hm: Não se contribuí para o SL só com os códigos. Trabalho de divulgação, responder listas de ajuda, criar grupos de usuários e etc são formas válidas de ajudar a comunidade.
Ou seja, contribuir com código também é contribuir. Alguns gostam de codificar, outros de eventos, outros de ambos. Não é justo você criticar o Morimoto só pq ele não curte muito esse aspecto do SL.
Acredito que o que ele quis salientar é que muitos adoram aparecer em eventos, levantar bandeiras, mas pouco fazer. E realmente concordo, disso tá cheio. E sempre esses são os que mais reclamam, e os que mais "agitam" de ante-mão.
Comentário de Proposta Indecente
foi só a conectiva acabar...: Provavelmente porque a única atividade desses demagogos era meter o pau na Conectiva, e a compra pela Mandrake removeu sua razão de "luta engajada" :)
Comentário de vmedina
Generalizações e Conceitos.: Isso é o mesmo que dizer que o Morimoto não pode criticar o Ubuntu ou o Debian-BR-CDD, pois eles podem dizer que ele critica porque os serviços dele nesse campo não são mais solicitados. Entedeu como generalizar é perigoso?

Administração de servidores com ambiente gráfico... sei não hein. Pra mim é desperdício de recursos.

Nunca conheci um profissional dos bons mesmo que use esse tipo de coisa. Claro, que aí eu estou correndo o risco com essa generalização. :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Injusto.: Pô Ark(?) não acho justo você me criticar sem ler meu post direito! :P

Eu não critíco o Morimoto, só pergunto se ele lidera ou não. Repito, lidera ou não? Se lidera ele está "fazendo merda"? Só quis mostrar a contradição do troll.

Para militar, organizar, encher o saco e etc. não requer prática nem tão pouco experiência, não concorda? Por isso temos tantas pessoas que ajudam dessa forma. Você descartaria elas? Eu não.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Carlos E. Morimoto
Só um adendo: Falei sobre o: Só um adendo: Falei sobre o uso do X ou não ser um "detalhe" no sentido que o mais importante é a pessoa entender como um servidor funciona, conhecer os aspectos basicos de segurança, etc.

Se ele deixa o X instalado por que quer usar alguma ferramenta pra configurar, ou algo assim, mas configura o firewall direitinho, desabilita os seviços desnecessários, etc. Você no final vai ter um servidor seguro, porém um pouco mais lento.

MAS, se por outro lado a pessoa fica se prendendo aos detalhes ao invés de entender como a coisa realmente funciona, pode chegar no final a um servidor sem o X, com varias otimizacoes e patches instalados, mas uma série de buracos. Mais rápido porém inseguro.

Qual dois dois cenários seria pior?

Uma questão importante é que o tempo que cada um pode dedicar a estudar e fuçar é sempre limitado. Alguns podem estudar 50 horas por semana, outros 5, e a quantidade de informações que é possível reter é sempre limitada. Então é sempre necessário ter prioridades e ter foco.

Comentário de Eurico
Eu gosto dos seus tutoriais,: Eu gosto dos seus tutoriais, incentivam a qualquer um a montar algo que envolva servidores e etc.
O melhor é que depois de lerem os seus tutoriais eles fazem um monte de cagada ai é a minha hora de enfiar a faca para arrumar e ganhar $$.
Se eu fizesse do zero desde o começo, com certeza sairia mais barato, mas consertar cagadas é muito mais caro.


Comentário de Eurico
Pocha Moriesgoto é sacanagem: Pocha Moriesgoto é sacanagem trocarem seu nome!
Comentário de Carlos E. Morimoto
E qual é a sua sugestão? De: E qual é a sua sugestão? De que todo mundo assumisse uma posição emburrecida e inferior frente a você, ser superior e dono do conhecimento?

Não sei sobre você, mas muitas das maiores cagadas que já vi, foram feitas justamente por técnicos que se diziam entendidos da área. O nível técnico médio dos "técnicos" aqui no Brasil é assustadoramente baixo, é uma coisa que devemos adimitir. Não é a toa que quem realmente entende do que está fazendo consegue ganhar tão bem.
Comentário de Eurico
E você ganha bem? qual o seu: E você ganha bem? qual o seu nivél técnico ?

Segundo o seu pupilo tiago cruz você é insuperável, você o é ?

Comentário de Carlos E. Morimoto
Como diz a Sulamita, "O Googl: Como diz a Sulamita, "O Google é seu amigo".
Comentário de nemesis
pseudônimos: eu realmente não ligo pra isso. Já gosto de uma boa discussão, ódio pra mim é incentivo pra diversão. Mas, pelo menos, eu posto sob um pseudônimo. O Binhara e o Morimoto sempre que aparecem pra comentar alguma coisa levam pedrada de tudo quanto é lado. Eu recomendo a vcs passarem a postar sob pseudônimos também. É bem mais tranqüilo... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlos E. Morimoto
E quem garante que "Carlos Mo: E quem garante que "Carlos Morimoto" tbm não é um pseudonimo?
Já parou pra pensar que "Carlos E. Morimoto" pode até significar que são duas pessoas (Carlos e Morimoto)?
Já parou pra pensar que eu posso estar rindo dos pobres que ficam se esforçando tanto pra atacar o Carlos e o Morimoto??? ;)
Comentário de nemesis
aliás: pensando bem, quem me garante que todas essas personalidades exuberantes que dão as caras aqui no br-linux não são só o Augusto de sacanagem com a gente? aposto que o próprio o nemesis é só outra personalidade do brain... opa! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Caxias
Isso é a mais pura verdade: A Conectiva foi esperta em se associar à Mandrake: saiu do foco das atenções, e agora pode expandir seus negócios livre e sossegada.

Mas é lamentável que o pensamento destrutivo dessa turma ainda permeia boa parte da "elite" no Brasil, o que nos fez perder oportunidades únicas de negócios.

Dominar tecnologia, e processos de produção tecnológicos, vale ouro. Veja os chineses, que há menos de uma década eram o terceiro mundo do terceiro mundo. Agora estão na iminência de dar as cartas para o resto de nós. Antes deles, os finlandeses. Não por coincidência Linus Torvalds é finlandês.

Acho que vamos ter de lamentar mais uma década (já lamentamos duas), e desperdiçar uma geração inteira de talentos, até que nos demos conta dos erros estúpidos que cometemos dando ouvidos aos "ventos de doutrina".
Comentário de vmedina
Deplorável!: Então o seu problema não é conhecimento, mas desonestidade... Isso você não aprende, não tem em RPM ou DEB... vem de berço.

Imagino como vc faz as coisas do 0...

Espertos como você não vão pra frente tá!

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Pilúla Vermelha (Era essa né? :P ): Nemesis... siga o coelho branco! :P

hehehehehehehe!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Seria legal saber o seu... vo: Seria legal saber o seu... você tem algum??

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Ricardo Carlini Sperandio
Kurumin é uma merda: Kurumin é uma merda, nao serve pra nada, se é pra usar porcaria vamos usar windows 98, pelo menos funciona melhor e os joguinhos disponiveis sao mais legais....

Comentário de nemesis
morfeus??! : morfeus??!

:))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
Tem gente que não entende sa: Tem gente que não entende sarcasmo e ironia. Deve ser a mesma razão quando você vê um sujeito alto com apelido terminando em "zinho", ou um sujeito negro chamado Fubá...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
hehe: é um cara como o Stallman! que morre pelo movimento pelo software livre! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlos E. Morimoto
... ou que mata gente do movi: ... ou que mata gente do movimento, tem duplo sentido... :-P
Comentário de Vesgo
Diga isso pro Netinho.: Diga isso pro Netinho.
Comentário de Sopmac Otsugua
Como assim, "com a gente"?: Não somos todos o Augusto?
Comentário de Ednei Pacheco
Bem, aqui na faculdade sou im: Bem, aqui na faculdade sou impedido pelo sistema à usar termos obscenos - e "babaca" é um deles - por isto, não há como pesquisar a origem. Se não me falha a memória, vi isto no NoticiasLinux e justamente sobre o Kurumim. Sinceramente estranhei, pois sou habituado à ler muito e conheço o estilo de escrever de muitos - inclusive o seu! Quanto ao "grupinho", acredite: estou de pleno acordo com tuas opiniões. Mas ainda assim devem ser respeitados.

Sobre a questão da autenticação, torça para que ninguém registre o nick "Carlos Morinoto". Putz, já pensou? &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Matrix!: O BR-Linux nasceu mesmo nos servidores da Matrix :)
Comentário de Carlos E. Morimoto
Aproveitando que estão falan: Aproveitando que estão falando até de Matrix, dê uma olhada neste Guia do LTSP que publiquei hoje:


http://www.guiadohardware.net/guias/01/


Esta seção de Guias vai reunir vários tutoriais tamanho "extra large" em que andei trabalhando nos últimos meses, incluindo guias de várias distribuições.
Comentário de SS_Sputnik
Matrix: Se somos todos o Augusto, Ananias é o Smith?
Comentário de nemontemi
Ideologia: Todos envolvidos com o movimento Software Livre deveriam agir e pensar a partir princípio maior, ferrenhamente defendido por Richard Stallman: a Liberdade.
Assim se construirá o que desejamos (e pelo menos eu espero que todos envolvidos com o movimento também desejem): um mundo livre.

O inverso, construir pra depois atingir a liberdade, é falso, ilusório e inválido.

Espero que, com todo respeito e admiracão que tenho, o sr. Mori{n,m,M}oto não esteja se confundindo com relacão a essa questão.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Repetindo a frase dita pelo E: Repetindo a frase dita pelo Eric Raymound numa entrevista dada durante o FISL, "O discurso da FSF é muito bonito e justo, o problema é que esses argumentos só funcionam com 5% da humanidade".

Ou seja, não estou confundindo as coisas, só estou sendo realista.
Comentário de Patola
Pequena correção: Achei uma passagem errada:

Os três números do "load average" indicam a utilização do processador nos últimos 1, 5 e 15 minutos. Veja que nos três casos a utilização está abaixo de um por cento.

Essa utilização do processador não é uma porcentagem de utilização de CPU; é o número médio de jobs na fila de execução, um dado bem diferente - mas como você disse, nos últimos 1, 5 e 15 minutos.

Essa frase é preocupante porque nos parágrafos seguintes você elabora em cima dela, como na conta dos terminais, chegando a conclusões duvidosas em cima dos números.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Legal, vou dar uma olhada :-): Legal, vou dar uma olhada :-)
Comentário de Neo
Só é!: Essa foi ótima! >:-)
Ahah muito bom!!
Comentário de Icozinha
E tem gente que acha que gene: E tem gente que acha que generalização é regra, né, nemesis. ;)
Esse tipo de coisa especificamente aqui na web não funciona.

Quantas pessoas que foram conferir o que o sujeito falava por causa do apelido dele, ou mesmo só se tocaram do sarcasmo embutido após certo tempo lendo os esporros que ele soltava? Isso é perda de tempo, chamariz barato e propaganda enganosa. Ainda mais levando em conta a proposta da ONG (Onanismo Nacional do Gandhi), o apelido pacífico teria tudo a ver.

Lógico que se o cara é seu vizinho ou alguém fala "aquele ali é o Miúdo" e você vê um sujeito de 2 metros e 200 kg na frente, vai perceber logo de cara. Mas no contexto em que ele se encontrava, não era bem assim não.

Era melhor ter sido chamado de Hitler, "concordem comigo ou ardam no forno, seus inúteis, EU sei das coisas". Pelo menos não perderíamos tempo algum prestando alguma atenção nesses malucos, que com essa raivinha toda e a falta de habilidade de conversar sem gritar ou dar murros na mesa mais somam pontos negativos do que positivos para o software livre, que ainda vai continuar a ser coisa de malucos, revoltados, nerds e rebeldes sem causa para o público em geral.
Comentário de Patola
Nossa: Toda essa fúria só por causa do apelido do cara?

Credo, como você é murrinha.
Comentário de Michael Jackson
Gandhi: Muitas questoes...
O cara è retardado por acaso? Como alguem se chama desta forma? Ele fara falta? A lei da gravidade serà afetada? Neverland sera fechada? Ele toma Gabalon? Ele faz na cueca?
Comentário de Richard Stallman
Amigous brazileirous:
Free software prura voceis brazileros pobres. Meu amiguito Gandhi num se arrependerau de seguir meus ideals de free software, pous va ganar uns estadia en Neveland with the free boilon Michael Jackson. Asim va desfruitar com free, como free beer, do meu friend Michael Jackson!
Comentário de yoda
creio que: Prezado "companheiro" Michael..

Creio que nosso guru MOR>RMS firmou um, convenio com Gil durante a cupula da sociedade da informacao... fonets secretas me confidenciaram sobre a intencao do GOV Brasileiro e da FSF na compra de neverland para abrigar figurinhas deste nipe...
Rumores apontam que esta foi somente uma estrategia de Gandhi (sic), para dispistar a opiniao publica (comunidade)... Na verdade o reduto SPA (neverland) alem de abrigar Michael, agora contara (sob convenio entre FSF e Gov Bra) figuras notorias... tais como MB, FW, Gandhi, Claudio P., Elaines, hipatianos e ...
Bom... eu apoio esta iniciativa, pois assim eles poderao viver em ambiente democratico, possibilitando assim a articulacao, a integracao de ideias, sinergia... tracando assim suas estrategias longe dos desenvolvedores de software que SEMPRE se aglutinam em grupinhos pragmaticos e insistem em ganhar dinheiro, coisa que DIOS GNU abomina !!!!!

Comentário de nemontemi
Não é usar, é recriar.: A questão não é aplicar ao que já existe, e sim refazer o que existe.

Concordo que o Stallman e sua ideologia seja utópica.
Mas eu também concordo com, e busco, a utopia que ele quer atingir.

E um pouco sobre a utopia:

"A utopia está lá no horizonte.
Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei.
Para que serve a utopia?
Serve para isto: para que eu não deixe de caminhar." -- Eduardo Galeano
Comentário de Bill Gates
Enquanto a comunidade briga...: Enquanto a comunidade está se atacando, os espertos estão ganhando terreno (Microsoft, Mandriva e outros).

E o pior, é que a comunidade de Software Livre está cada vez mais ficando com a imagem de que são um bando de moleques irresponsáveis e brigões. Está ficando difícil para um profissional competente convencer as empresas sobre a sua idoneidade.

Quanto mais discórdia, incompetência e falta de ética a comunidade de Software Livre demonstrar, mais difícil fica para as empresas desejarem usar o software livre.
Comentário de alan
exato, bill...: exato, bill...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004