Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Kurumin 3.21 marca mudança no ritmo do desenvolvimento

Notícia publicada por brain em setembro 15, 2004 02:36 AM | TrackBack


Marcio Rodrigues (mrodrigues1982@terra.com.br) enviou este link para o anúncio e acrescentou trechos: "Saiu o Kurumin 3.21. Além das atualizações de praxe, esta versão vem com o Ndiswrapper pré-instalado, que dá suporte a mais modelos de placas Wireless, além do Java e OpenOffice. Por causa destas três inclusões o tamanho do sistema aumentou bastante. Esta versão contém uma cópia off-line do livro 'Kurumin: Desvendando seus Segredos'. Leia o change-log para ver todos os detalhes."

Carlos Morimoto incluiu no anúncio da nova versão uma mudança de compasso que também serve como um convite para os interessados em se envolver diretamente no desenvolvimento da distribuição: "A partir desta versão vou dedicar muito menos tempo ao desenvolvimento do Kurumin, algo como 8 horas por semana ou menos. Isso é um esforço de desenvolvimento brutalmente menor que o das grandes distribuições, que geralmente possuem 20 ou mais desenvolvedores trabalhando em tempo integral. Não existe mais compromisso em corrigir bugs nem em lançar novas versões em intervalos regulares. Se você quiser ajudar, enviando dicas e correções para os problemas que encontrar, pode escrever diretamente para mim no: morimoto@guiadohardware.net. Não estou mais frequentando o fórum regularmente, por isso prefira o e-mail. A idéia é que se você puder ajudar corrigindo os problemas que te incomodarem, posso incluir suas correções nas próximas versões, resultando num sistema melhor para você e todo mundo. Muita gente usa o Kurumin, alguns até fazem campanha política em cima dele, mas poucos contribuem com melhorias e soluções. Por isso, não espere que seu problema seja corrigido se você mesmo não estiver disposto a colocar a mão na massa." Esta versão contém uma cópia off-line do livro 'Kurumin: Desvendando seus Segredos'. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» roberto () em 15/09 02:56

é... apenas uma pessoa para manter tudo numa distro ,realmente chegaria uma hora em que isso iria acontecer,tomara que apareçam outras pessoas para ajudarem,é inegavel a força da marca kurumin quando se fala de linux no brasil,felicidades a todos.


» Gesiel () em 15/09 07:26

Parabenizo o Morimoto que até agora levou este barco sozinho (ou quase), gastou muito tempo e dinheiro (do próprio bolso) e mostrou a que veio. Infelizmente alguns que poderiam estar ajudando no projeto principal fizeram "fork" e criaram várias variantes. Acho que seria a hora destas forças de criação se juntarem em torno do projeto principal, e ajudarem a levar este barco adiante (anonimamente ou não). Como diz o 'político' "Zé Peixoto": `cada um sabe de sí´.Morimoto, me solidarizo com sua decisão, que na verdade se torna necessária para se criar uma comunidade de mantenedores (não só de usuário) da distribuição, garantindo a sua continuidade.


» Wconserta () em 15/09 07:56

Conheço o site guiadohardware.net a muito bem antes do kurumin, e realmente o kurumin foi um marco aqui no Brasil hoje muito gente esta conhecendo linux através do Kurumin , tambem pela facilidade de usar sem instalar nada é muito motivador fora o fato de que no Brasil a maioria usa windows 98 e um usuarios deste ve o kurumin rodando o kde e toda panafenaria de multimidia é dificil não conquista , as vezes eu percebo que quando o usuario é novo em info ele gosta de conhecer as opções , agora vejo ser mais dificil convencer alguem que sempre trabalhou com windows a porto de desenvolver programa este sim é mais dificil .

sobre o kurumin vejo que morimoto tomou a decisão certa , o shackware tambem é um projeto de uma pessoa só mais que tambem acabou tendo que abrir mais espaço para desenvolvedores.

Uma dica que eu dou a equipe que ajudar o morimoto e até pra ele é procura melhorar o kurumin com que ja tem tipo não ficar a cada versão trocando programa, manter uma lista certa dos programa e trabalhar em cima dela atualizando conforme for necessario, ficar trocando muito os programas acaba dando confusão ao desenvolvimento, e deixando bugado

vida longa ao kurumin


» Ricardo Rabelo Mota () em 15/09 08:12

Fico feliz ao ver que o Morimoto observou várias opiniões dos usuários. Talvez mais por necessidade dele, mas mesmo assim, há muito tempo já se falava da necessidade de se ter um tempo maior entre lançamento de novas versões, e de mais gente trabalhando com ele. É bom observar, Gesiel, que o Kurumin também é um "fork" do Knoppix, e que o Kurumin talvez não existisse se não fosse o Knoppix, do Klaus Knopper.
Apesar de o Morimoto me parecer um tanto ranzinza (não gosta de tirar fotos, é um pouco áspero em seus comentários, etc.), admiro o trabalho dele, e acho que é mais do que hora do reconhecimento devido. Parabéns, Morimoto!


» Usuário Final () em 15/09 09:27

...alguém se sentindo abandonado, depois de o autor conseguir publicar seus livros, vender suas palestras, ministrar seus cursos e ganhar um bom dinheiro em cima do Kurumin?


» Carlos E. Morimoto () em 15/09 09:39


O Entendendo e Dominando o Linux foi publicado sob uma licensa livre, o livro pode ser copiado, etc. A Digerati não me pagou nada pelo livro. Tambpem não me pagaram nada pela palestra que dei no Forum Internacional. A LinuxMall vende CDs e camisetas do Kurumin, mas também até hoje não me pagaram nada, embora digam que "contribuem com o projeto".

Alguns idiotas acham que tudo é facil :-p

Se realmente ganhasse dinheiro com o Kurumin a última coisa que iria querer seria abandonar o projeto. ;-)

Desenvolvimento de softwares opensource dá dinheiro quando você tem uma empresa e vende consultoria. Projetos comunitários trazem alguns benefícios, mas as verdinhas com certeza não sao um deles :-)


» Márcio Inácio () em 15/09 09:46

Têm dias que até troll não devia sair de casa!!!
Tomou Troll??.. Podia dormir sem essa!


» Jefferson () em 15/09 09:46

O Kurumin, a princípio, é projeto pessoal do Morimoto, e foi ele quem fez o favor de divulgar este projeto para a comunidade. Portanto, não vejo razão para ninguém se sentir abandonado.

Tudo o que ele fez no Kurumin, a partir do Knoppix e Debian, está bem documentado e mastigado para qualquer interessado colocar a mão na massa e fazer suas próprias adaptações e correções.

Se ele realmente faturou um bom dinheiro com suas palestras, cursos e livros, nada mais natural e justo.


» Neto Mussauer () em 15/09 09:52

Não alimente os trolls hehehehehehehehe

Grande abraço Morimoto San!!!


» Miguel Filho () em 15/09 10:13

Bem, isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde.
O Morimoto deu um gás no Linux no Brasil, acho que até mais que a Conectiva ultimamente.
O nome Kurumin se tornou muito forte.


» Stanux () em 15/09 10:13

No meu ponto de vista, Carlos Morimoto está certo, a comunidade tem deixar de ser "usuário" linux e de ficar dependento do idealizador do projeto para conseguir as coisas de mão beijada, tem que começar a contribuir com o Kurumin e com SL em geral.

Vocês tem que abrir a mente!

Parabens Morimoto!


» Alexandre () em 15/09 10:14

Pows, devemos agradecer a Marimoto por ter aberto as portas do linux (no bom sentido) pra grande maioria que achava que o mesma era complicado e pouco funcional. Devemos continuar o projeto sim continuar estimulando as pessoas a utilizá-lo. Muito obrigado Marimoto!


» Ronaldo () em 15/09 10:25

Eu sou user de Win98, mas to louco pra migrar prum Pinguim e creio que a melhor opção está sendo o Indiozinho Pinguim. Meu notebook é um IBM 315ED, pentium mmx 166 com 42 Ram e HD 2Gb. Rede 3Com e modem. Funciona? Existe um tutorial básico para início no Kurumim? Aguardo resposta!


» Ronaldo () em 15/09 10:26

Eu sou user de Win98, mas to louco pra migrar prum Pinguim e creio que a melhor opção está sendo o Indiozinho Pinguim. Meu notebook é um IBM 315ED, pentium mmx 166 com 42 Ram e HD 2Gb. Rede 3Com e modem. Funciona? Existe um tutorial básico para início no Kurumim? Aguardo resposta!


» Eduaro araujo () em 15/09 10:33

Sim Morimoto vc realmente , esta de Parabens pelo kurumin , inda mas por ser kk .deb lol eu tenho certeza que daqui uns 2 anos o kurumin estara na frente do Conectiva Linux " rpm " e nao de moral para quem fale mal de vc e suas Palestras , De as costa como resposta :) vc esta de parabens Ja usei o kuruma por um bom tempo e é otimo .


» Carlos E. Morimoto () em 15/09 10:35

"Eu sou user de Win98, mas to louco pra migrar prum Pinguim e creio que a melhor opção está sendo o Indiozinho Pinguim. Meu notebook é um IBM 315ED, pentium mmx 166 com 42 Ram e HD 2Gb. Rede 3Com e modem. Funciona? Existe um tutorial básico para início no Kurumim? Aguardo resposta!"

Tá aí um bom exemplo do que atrapalha o desenvolvimento dos projetos aqui no Brasil.

Embora exista um livro com bastante informações sobre o Kurumin e ele rode direto do CD, permitindo que você teste se roda ou não antes de instalar, o nosso amigo prefere postar no primeiro fórum que viu pela frente perguntando se vai rodar na máquina dele (!?).

Não seria mais fácil simplesmente dar uma olhadinha no manual, testar e postar só caso tivesse algum problema específico?

O pior de tudo é que estes usuários também não estariam dispostos a pagar por suporte, de forma que simplesmente não existe uma forma de atendê-los. Não é à toa que distribuições como o Red Hat com o tempo se distanciaram do usuário doméstico, focando nas empresas.


» Pierre () em 15/09 10:48

Morimoto,

Admiro bastante o seu trabalho e entendendo sua atitude em relação a continuidade do projeto Kurumin.
Mas uma coisa é certa, usuarios que não querem ler o manual, mesmo que pareça o óbvio vão continuar existindo e nada no mundo vai mudar isso. :)
É uma pena que o projeto não encontre patrocinadores para continuar com gás total.
Parabéns pelo trabalho.


» Augusto Campos () em 15/09 10:48

Concordo que dificulta o suporte, mas acho que não é exclusividade dos desenvolvedores do Brasil a existência de uma massa de usuários que prefere perguntar e pedir ajuda do que ler a documentação disponível.

Mas concordo com o efeito que você descreve, pois imagino que, conforme a notoriedade do projeto avança, a proporção entre este tipo de usuário e os que de fato contribuem algo para o desenvolvimento vá se tornando cada vez maior, até esgotar os recursos disponíveis.

Precisaria haver muitos recursos disponíveis, ou um modelo de relacionamento da comunidade bem diverso do adotado até hoje pelo Kurumin, para evitar este impasse. Quem sabe no novo modelo de relacionamento você consiga escapar do dilema.


» Anonymous Coward () em 15/09 10:49

"Não seria mais fácil simplesmente dar uma olhadinha no manual, testar e postar só caso tivesse algum problema específico?"

Que perda de tempo.. É mais fácil fazer esse tipo de pergunta em um comentário de notícias!!! :D

Parabéns pelo sucesso do seu projeto Morimoto!! Espero que continue sempre assim..

Kurumas neles.. :D


» Ricardo Rabelo Mota () em 15/09 10:49

É, como eu disse, os comentários do Morimoto às vezes são ásperos. Mas quanto à sua pergunta, Ronaldo, o Kurumin ou Knoppix, ou ainda o Kalango, Flamelix e outros, tem um mecanismo de detecção que consegue identificar praticamente tudo. Vale a pena testar, pois, rodando direto do cd, você não irá modificar nada na sua máquina. Caso dê certo, instale-o. Se precisar de ajuda, entre em contato comigo pelo email, que tentarei ajudar.
É bom lembrar que usuários iniciantes sempre existirão e terão dúvidas. Várias pessoas mantém colunas em jornais respondendo as perguntas mais óbvias possíveis (como é o caso do Abel Alves). Portanto, caso alguém não tenha paciência de responder, fique na sua. Ignore. Caso eu possa ajudar alguém, coloco o meu email verdadeiro justamente para isso. Não escondo o nome nem email. Sou pouco qualificado (acho) em vista de outros adm. que frequentam listas e postam aqui no site, pois sou bancário. Mas, o que eu souber, não hesitarei em partilhar. Um abraço.


» rivo () em 15/09 10:56

o kurumin é realmente muito bom para vc apresentar o linux a alguem, é facil coisa e tal mas dizer que ele passara a conectiva nao vamos exagerar, a conectiva tem uma grande vantagem que é ter desenvolvedores trabalhando em tempo integral, suporte coisas deste tipo sem falar que melhorou muito o conectiva 10 e ela ainda deve possui a maior parte do mercado linux da america do sul. alem do mais ela tb tem os mesmos desenvolvedores espalhados por ai que ajudam o kurumin, ela tem os que ajudam o conectiva. So acho que a conectiva deveria ser um pouco mais valorizada por nos, afinal alem de ser brasileira possui um mercado grande.


» Leandro () em 15/09 10:57

Pessoal

Antes de mais nada, parabéns ao Morimoto!

Não só pelo kurumim, que usei muito pouco, mas também por toda a documentação e informação que ele divulga no seu site DE GRAÇA para quem quiser.

Já encontrei muita solução lá. O cara consegue colocar os temas mais espinhosos de forma clara e fácil para entender. Até mesmo por idiotas como eu :)

Acho que o mais justo seria a base de usuários do kurumim criar um "Clube Kurumim" e fazer uma contribuição mensal, de digamos, R$ 10,00, para manter o projeto em andamento. Imaginem, se cada pessoa que usa o kurumim pudesse pagar R$ 10,00 ao mantenedor, daria uma boa grana.

Nem relógio trabalha de graça, precisa de pilha e/ou corda :)

Infelizmente, acho difícil que no Brasil se consiga fazer algo assim. A maioria das pessoas quer só receber tudo de mão beijada, mastigado, e GRÁTIS. E ainda são capazes de reclamar do que recebem de graça. Sem falar nos políticos. A prefeitura da cidade que trabalho usa kurumim em todas as máquinas. Quero ver eles se mexerem sozinhos agora...

Parabéns de novo Morimoto! E vc não é ranzinza, apenas não gosta de fotos, e fala o que pensa. A sua crítica acima é justa.

Leandro


» Marcio () em 15/09 11:04

Acho que o Morimoto esta certo, o pessoal prefere perguntar do que testar e aprender e não gostam de pagar pra ter suporte, Linux é "de graça", concordo com ele em pedir que cada um resolva o seu problema e manda pra ele a correção, isso sim é comunidade por que algumas vezes vivemos num grande fórum cheio de pessoas perguntando se funciona ao invés de falar que funciona ou não e por que.

Vida longa ao Linux e ao Kurumin.

[]´s


» cabelo (Luciano Silveira) () em 15/09 11:15

Espero que a comunidade colabore para a manutenção desta distro.

Quanto ao Morimoto, espero que volte a realizar artigos da forma e periodicidade que fazia antes de lançar o Kurimin, pois o sinto carência de sites nacionais que tem um aprofundamento sobre hardware e software (para preencher esta lacuna no que diz respeito a noticias tenho acessado o site www.forumpcs.com.br).


» Carlos E. Morimoto () em 15/09 11:28


Essa é a ideia, vou voltar a escrever mais. A meu ver é um trabalho mais interessante que desenvolver uma distro como o Kurumin, pois escrevendo documentação você trabalha para diminuir o número de trolls, desenvolvendo um sistema fácil de usar você contribui para aumentar o número deles! :-D

Escrever tem mais a ver com o meu trabalho que é ministrar cursos. O Kurumin atrapalha na hora de fechar as turmas pois muitas pessoas acham que os cursos são sobre o Kurumin.

Pior, isso causa outros efeitos desagradáveis, como as pessoas querendo tirar fotos e outros exemplos explícitos de viadagem.

Enfim, cada um com seus problemas como diz uma amiga de Porto Alegre. :-)


» santo () em 15/09 11:29

Augusto Campos & Carlos E. Morimoto
Isto acontece por um problema cultural, que é a falta do abito da leitura.
Agora quanto mudança no ritmo de desenvolvimento do kurumim, eu vejo que é a hora das pessoas que fizeram forks do kurumim passarem a fazer contribuições mais intensas no mesmo,Não sei isto já acontece mas se não acontecer é a hora de começar.
Mais uma consideração, este negocio de falar que distribuição X é melhor do que a Y não ajuda em nada, e na nossa não conslidade industria de software só atrapalha.
Morimoto, o kurumim é com certeza um grande trabalho parabens.


» Tonywalker () em 15/09 11:35

Acho que patrocinador, doações e coisas do tipo são uma faca de dois gumes. Você acaba sendo escravizado por eles, mesmo que isto não esteja explícito.
Outra coisa também, usuário domméstico geralmente é muito acomodado, não costuma colaborar com nada. Quando muito colabora comprando o CD, mas só porque vai levar alguma coisa em troca.
Quem poderia colaborar mesmo são as grandes empresas que usam Linux, mas o Kurumin não é voltado para este tipo de uso, apesar de possuir ferramentas e utilitários úteis a elas, então acho que não se interessariam.
Ademais o Kurumin não não é o único projeto de vida do Morimoto, o cara trabalha pra caramba. E mesmo "abandonando" um pouco o projeto, em menos de dois dias já lançou uma atualização importante com o OpenOffice e Java. {80 Se continuar assim, nem que seja uma vez por ano, pra mim tá bom demais. Além do que com toda documentação disponível em português no site do Guia do Hardware, qualquer um pode montar o seu próprio Zé Linux.
Por último, quanto aos forks citados pelo colega acima, eles foram e são importantes porque o Kurumin tinha o objetivo de ser pequeno (200MB) e servir de uma forma geral ao usuário doméstico com programas de escritório internet etc.
Outros projetos como o Kurumin Games ou o Dizinha tem outros públicos e pelo menos na minha visão só colaboram com o desenvolvimento. Não existe competição. É uma corruptela do ditado "Dividir para conquistar". =D

Falow


» Oliver Pereira () em 15/09 11:38

Bom concordo com os argumentos do Morimoto, pois no caso dele ele ganha muito tapinha nas costas mais faz me rir $$ nada...
Acho a idéia de Club interessante, e acho que talvez
uma campanha para colaborar com o projeto indicando para quem for comprar o CD's do Kurumin de preferencia para o Autor, do projeto assim gerando renda, para o mesmo.E "forçar" ou recomendar as demais lojas a doarem uma porcentagem dos Cd's vendidos ao projeto.
Quanto a comparação ao Conectiva é complicada pois eles sao uma empresa e combram o suporte e ganham nas caixinhas tb.Mas em relação ao desenvolvimento no meu ponto de vista deixa muito a desejar considerando o numero de pessoas(pagas) trabalhando na distro.Apesar do Kurumin dever muito ao Knoppix, a personalização feita para nós tupiniquis foi espetacular.
Vamos tentar achar uma formula viável para o andamento da projeto.


» Ricardo AG () em 15/09 11:43

Morimoto, monte uma empresa (nem que se ja vc mesmo) que dê suporte ao seu próprio produto. Existem empresas utilizando Kurumin como desktop e possivelmente não abraçam de vez por não ter suporte de uma "pessoa jurídica". Usuários finais não pagam por suporte, mas empresas sim.


» Neto Mussauer () em 15/09 11:47

Meu caro amigo TonyKGwalker, complementando um pouco oq vc falou ... tb não acho que os "forks" se é que podem ser chamados assim os projetos como o KG, Kalango, Dizinha e etc ... foram até benéficos para o Kurumin, um exemplo clássico são as guis para wine, cedega, emuladores de games e etc que hj são usadas tb no Kuruma Pai!

Grande abraço irmão!


» Ramoni () em 15/09 11:52

Seguinte....
Kurumin nunca foi distribuicao.
O cara pegou o knoppix e mudou o wallpaper.. instalou os i18n do KDE e pronto...
Isso nao eh manter uma distro...
Ficou famoso, deve ter recebi propostas de emprego... e agora tah deixando o projeto meio de lado.


» Leandro () em 15/09 11:58

Ramoni

O Morimoto já era famoso antes do kurumim.

E não alimente os trolls.


Leandro


» Carlos E. Morimoto () em 15/09 11:59


O Kurumin não seria um negócio viável. Deixe-me explicar.

As distribuições que sobrevivem vendendo suporte não podem ser muito fáceis de usar. Precisam pelo menos "parecer" difíceis porém robustas para que as empresas paguem pelo suporte. Um produto destinado a ser fácil de usar destroi seu proprio mercado antes mesmo de começar. É simples ;-)

Além disso não tenho interesse em virar vidraça como o pessoal da Conectiva tem sido nestes últimos apenas. Apesar dos esforços eles sempre recebem mais críticas do que ajuda, simplesmente por serem uma empresa e tentarem ganhar dinheiro com a distro. Isso passa uma mensagem muito clara.


» Carlos E. Morimoto () em 15/09 12:03


Ramoni, deixe-me te dar uma dica: Até hoje nunca escrevi um curriculum, nunca precisei. ;-)


» Leandro () em 15/09 12:06

Pessoal

Eu pergunto o seguinte,

não seria interessante para o governo contratar um cara como o Morimoto para chefiar uma equipe de desenvolvimento do kurumim para uso no governo, tipo um fork que cumprisse os requisitos governamentais?

Já li várias coisas, tipo Linux nas escolas, Linux nas universidades, etc., mas cada vez que leio esse tipo de notícia é uma distro nova, uma equipe nova, etc.

Não seria mais prático ao governo contratar um cara com experiência comprovada para manter uma distro personalizada para uso federal/estadual/municipal?

Como falei, a prefeitura da minha cidade usa kurumim. Ai se os caras resolvem montar uma equipe para seguir o desenvolvimento logo surge outra prefeitura com a mesma idéia. E logo surge uma universidade com a mesma idéia. Na realidade acho que já li aqui sobre umas 2 ou 3 distros desse tipo, baseadas em debian ou kurumim.

Juntar esforços não valeria a pena?

Acho que está faltando alguém do governo, tipo um Sérgio Amadeu, que unifique tudo isso em uma só iniciativa. Que contrate alguém "famoso" para unificar esforços.

E não vejo porque nosso amigo Morimoto não podia ser o chefe de uma equipe nacional de desenvolvimento de desktop linux adaptado à realidade brazuca.

Bom, foi uma idéia.

Leandro


» Neto Mussauer () em 15/09 12:06

O X da questão já foi comentado lá em cima ... o povo é preguiçoso e não gosta de estudar e aprender as coisas ... a maioria das pessoas querem as coisas "mastigadas".


» Leandro () em 15/09 12:09

Complementando:

A Conectiva podia ser usada nos servidores do governo, e kurumim no desktop.

Nada contra a conectiva, não testei o 10 (só conheço até o 9) ainda, mas em termos de instalação/detecção de hardware o kuruma me parece mais prático.

Leandro


» CWagner () em 15/09 12:12

Eu acho engraçado as pessoas que criticam um trabalho importante como o do Morimoto sem mexer uma palha sequer para desenvolver algo semelhante.

Se o que o Morimoto fez foi "apenas" isso, ou não, pouco importa. O que importa é que ele começou,e continuou até onde pôde com recursos próprios.

Pois vamos lá, quem nunca rodou o kuruma uma vez sequer que apague a luz quando sair. E se está ou é contrário ao projeto, o kernel está lá, as ferramentas GPL também, pegue tudo, faça-os rodar em conjunto, junte em um CD e distribua na Internet. Mas nada Linux From Scratch, ou Knoppix, etc... faça do zero... Quer saber? Escreva um kernel do zero e as outras ferramentas também. :P

É fácil meter lenha na foqueira, o difícil é acender o fogo.

Bom trabalho, Morimoto, é um dos favoritos e uma das páginas iniciais do meu Firefox.

Quanto ao kurumin, vida longa!


» Vidal () em 15/09 12:25

comentando o óbvio, nota-se que o Ramoni não sabe o tamanho da bobagem que falou. Testei várias distros "live cd" (Knoppix, Slack, RH like) sempre tive problemas com a parte de vídeo (pcchips onboard) e som (c-media / pcchips), o Kurumin foi o único que executou "redondo". Testei a versão 3 em um notebook Toshiba : som funcionando bem, falta testar modem , rede beleza. Enfim, pretendo estudar e contribuir com o projeto. abraço.


» ThLux () em 15/09 12:29

Primeiramente gostaria de parabenizar o Marimoto pelo Kurumim, sem dúvida ele é hoje o que é devido a sua facilidade e usabilidade e principalmente pelo seu esforço pessoal em implementar uma distro com a cara do Brasil.

PS. Marimoto, tenha mais paciência com os novatos e lembre-se que apesar de o kurumim ser um projeto pessoal, ele se tornou uma distro "grande" e veio desmistificar o Linux em nosso país.


» Renato G.D. () em 15/09 12:29

Neste fórum vemos qual é o "verdaeiro" problema: pessoas que não sabem o que falar, não
sabem sobre o que estão falando, mas falam.
Por exemplo, um camarada acima falou que o Morimoto queria ficar famoso e tal...
Puta merda, o cara demonstra que nunca ouviu falar do guiadorardware.net. Tudo bem, não precisa
conhecer, mas deveria falara algo mais produtivo (ou procurar saber do que está falando, antes de
escrever estas ridículas linhas).
Só deve ter utilizado linux algumas vezes e se acha um HACKER, super esperto e tem até
site com "dicas".Há,há,há.
Se soubesse DO QUE está falando, não saía esta asneira.
Infelizmente, nosso país é assim: poucos fazem muito, muitos não fazem nada e reclamam até o fim
do pouco que está feito.
Sempre vemos que muitos dão apoio, mas sempre tem alguns que jogam para baixo qualquer "pequena" motivação que alguém tenha. Realmente, deve ser muito difícil manter algo nos moldes do Software Livre neste nosso Brasil.
Que tal por a mão na massa e ajudar este grande projeto que é o Kurumin?


» unknown () em 15/09 12:31

O Morimoto é reconhecido pelo GDH e pelo Kurumin, mas ninguém lembra e da crédito aos outros desenvolvedores do Kurumin.

Linux não se faz sozinho, ele adaptou um projeto (knoppix) para o Brasil, traduzindo e localizando-o para nosso pais.


» Marcelo Gondim () em 15/09 12:32

O que vou colocar aqui é uma opinião pessoal minha como administrador:

1) O Morimoto, fez um bom trabalho, lembrando que o kurumin também é um "fork" de um "fork". O projeto pai que é o Debian continua a todo o vapor. Pelo menos foi o que me pareceu com o Debconf desse ano.

2) Usar distribuições desenvolvidas por uma única pessoa, sempre será um risco para empresas. Fatalidades podem ocorrer ou abandonos de projeto. Levando-se em conta que não é muito comum existirem desenvolvedores de SL em muitas dessas empresas. Elas apenas esperam usar um sistema que poderá ser bem administrável, estável, seguro e isso envolve suporte pago ou não. Administrar 10 estações e 1 servidor é bem diferente de administrar 1000, 2000 máquinas e diversos servidores.

3) Distribuições desenvolvidas pela comunidade como Debian e Gentoo são excelentes porque dificilmente acabariam por estarem crescendo cada vez mais. Para usar distribuições como elas, exige-se que a empresa conte com um administrador que conheça bem dos sistemas e consiga pelo menos ler os mans, howtos, google, foruns ou seja uma pessoa que saiba como procurar resolver os problemas. Caso contrário seria interessante contratar uma empresa especializada.

4) Distribuições comerciais são muito boas para empresas porque estas normalmente já oferecem contratos de suporte e serviços. Mas como toda empresa comercial, vive em função do dinheiro e esta pode vir a falir e nesse caso corre-se o risco do projeto realmente morrer ou surgir um fork. Mas que com certeza não seria interessante para uma empresa.

Eu, por exemplo, não colocaria o Kurumin em nenhum servidor meu ou estação. Isso é uma opinião minha e cada um tem a sua. Buscaria a opção 3 usando uma distro desenvolvida por uma comunidade e que temos mais chances de se ter uma continuidade. Existem pessoas pra tudo: médicos, engenheiros, desenvolvedores de software, seja ele livre ou não e usuários e administradores que querem apenas usar uma distro em constante desenvolvimento, assim como o kernel. :)

Acredito que agora o mais correto seria buscar desenvolvedores para o kurumin e assim transforma-lo em uma distro de comunidade e assim passar mais segurança para os usuários.

Vamos esperar pra ver no que vai dar. :)

[]'s
Gondim


» ThE_BoOt () em 15/09 12:35

Bom, como usuário Kurumin não posso deixar de dizer que fico um pouco temeroso com a atitude do Morimoto, ele não tem obrigação de nada com relação a comunidade, o kurumin sempre foi desenvolvido com base da boa vontade e tempo dele, saliento que é uma grandiosa iniciativa, ele realmente esta de parabéns pois a contribuição dada por ele não tem preço, mas infelizmente estou me sentindo meio "orfão" depois de ler essa mensagem, estou torcendo para que uma das características do linux se faça presente nesse momento, que é a de continuidade de softwares/projetos independente da/o equipe/criador. De qualquer forma vou tentar ver o que posso fazer para contribuir com o projeto, e como vai ser daqui pra frente? ele vai continuar dando algumas horas por semana, então ele vai selecionar as contribuições válidas e gerar novas versões? existirão responsáveis? serão designados funções?

[]´s
Erlon


» Neto Mussauer () em 15/09 12:42

Uma das coisas que mais aparecem no fórum são idéias assim ... vamos fazer, vamos acontecer, a distro tá muito centralizada e tals ... mas projeto de concreto mesmo alguém apresentou? Alguém "meteu" a mão e fez???? Não ... fica todo mundo esperando o cara fazer e depois ainda querem reclamar ...


» Fábio Telles Rodriguez () em 15/09 12:44

Acho que o trabalho do Morimoto fantástico! Louvores mil para a iniciativa. Sempre que temos alguma encrenga numa máquina (seja windows ou linux) pegamos o kuruma para arrumar a bagunça. Como forma de divulgação do Linux também é fantástico. Não imaguno o Kuruma como uma ferramenta adequada para um desktop que pretenda perdurar numa máquina. O desenvolvimento do Kurumim depende do Knopix e do Debian. Atualizar os pacotes do Kuruma via APT é uma aventura...

Acho que existem projetos mais consistentes para instalação em desktopos com ampla possibilidade de manutenção como o Debian CDD. Fácil de instalar, dar manutenção e personalizar, tudo isso utilizando o modelo de empacotamento original do Debian. Acho que acreditar num modelo de desenvolvimento colaborativo como o pessoal do Debian-BR é mais promissor para quem quer um ambiente seguro e flexível.

Isto não impedirá que o Kuruma continue sua seara ajudando na divulgação do GNU/Linux. Pessoalmente achei ótimo que o Morimoto volte a escrever. Sou um profundo admirador do seu estilo. Estamos precisando muito mais de desenvolver documentações e cases do que forks e hacks.

Longa vida ao Morimoto!!!


» Ramoni () em 15/09 12:50

Ok pessoal, eu quiz resumir tanto que acabei falando apenas a perta ruim.
vo dar minha opiniao mais completa agora, aih sim...

Ninguem, NINGUEM que conheca um pouco de linux colocaria kurumin para um uso serio, em servidores etc.. porque ? Pq o foco dele nao eh esse. Quem falou que eh otimo pra mostrar o linux pros outros, falou a grande verdade e o foco dessa distro. Ou ateh como live CD de rescue.. dar boot por ele pra montar as particoes e recuperar coisas etc. Aqui mesmo fizemos um cd do kurumin pra instalacao do gentoo.

Agora, eu nao admito que digam: "O kurumin eh bom pq minha placa de video funcionou nele" pq isso nao eh merito do kurumin.. nao eh o kurumin que fa funcionar a placa... eh o kernel, eh o xfree, etc. Apenas roda um puta script q sobe tudo quanto eh modulo aih num tem como nao suportar neh...

O kurumin tem meritos sim. Fez mais gente conhecer linux. Mas espero que esses usuarios de kurumin nao se iludam e queiram instalar kurumin num firewall ou servidor qualquer, pq ele nao eh feito pra isso.
Quem entende de linux, QUEM ENTENDE MESMO, sabe que nem um redhat eh adequado pra um firewall...

Em fim, quem raciocina, sabe que NADA EH BOM PRA TUDO, e tem coisas que nao sao boas pra nada.

Morimoto, vejo seu merito muito mais sendo politico do que criando uma distro baseada em outra. Pelo lado politico sim, abriu horizontes no governo sobre o uso de software livre.., mas espero que usem kurumin apenas nas estacoes claro.
O maior merito foi dar ainda mais gas a essa questao de software livre, e fazer as pessoas aqui acharem que o brasil produz algo.

Em termos de distro, o kurumin pra mim foi mais uma que surgiu e que um dia vai acabar.. como vaaarias outras distros, pq nao tem nada de inovador.

Mas em fim, nao vamos discutir distribuicao...


» Rodolfo () em 15/09 12:55

Baixei o 3.11, mas vou comprar o CD no site do Morimoto, pois já é alguma ajuda.
Sou usuário doméstico, tenho o Conectiva 10 instalado junto com o XP(sem jogos a turminha de casa não fica), tentei instalar o kurumin no hd, mas não consegui acessá-lo pelo Grub do Conectiva.
Vale a pena ter o Kurumin como opção.
É um grande trabalho do Morimoto, e devemos parabenizá-lo por isto.
Um grande abraço a todos
Rodolfo


» Manoel Pinho () em 15/09 12:58

O Morimoto possui uma extrema capacidade de trabalho e é muito didático. O Kurumin realmente é a melhor distribuição brasileira atual para quem quer começar a usar e estudar linux.

Contudo, acho que pelo pouco tempo que será dedicado de agora em diante, o kurumim deveria se basear em projetos com maior número de desenvolvedores como o Morphix

http://www.morphix.org/modules/news/

por exemplo. No item "derivatives" do menu há, por exemplo, uma relação de várias distribuições internacionalizadas que usam o morphix como base.

Outra idéia seria tentar envolver um maior número de pessoas no desenvolvimento dos ícones mágicos e do painel de controle "clica-aki", tornando-os multidistribuição e um projeto separado. Assim, quem quisesse poderia usá-los num Conectiva, Debian, Mandrake, Slack, etc. Eu mesmo já tentei fazer uma adaptação para o CL10

http://forum.ccl-br.com.br/viewtopic.php?t=149

e até agora não encontrei muita ajuda concreta. Seria legal se os scripts pudessem reconhecer em que sistema estão e então executar o código correto para aquela distribuição. Qual o objetivo disso ? Facilitar a iniciação dos usuários no linux e criar um "painel de controle" mínimo uniforme em todas as distribuições.


» Duda Nogueira () em 15/09 13:23

Renato GD:
"Infelizmente, nosso país é assim: poucos fazem muito, muitos não fazem nada e reclamam até o fim do pouco que está feito. "
falou tudo! observamos isso também na política e movimentos estudantis!!!

Ramoni: troll
pelo pouco que conheço, vi que linux é linux.
VC que faz a segurança.... se a fizer errada, nada é bom pra nada mesmo =)

Leandro: pensei nisso também!
Por mim criava-se O Ministério do Linux (ou algo parecido, ;P) e botava o Morimoto como ministro ou coordenador sei lá, o Flávio Moreira, Neto Massauer, TonyHawkee, Prometeus e outros que não me lembro o nome :P

Daí monta-se uma estrutura pros ícones mágicos, cursos para técnicos e pessoas que ministram cursos (os hubs do conhecimento linux ;) e produção de cds. ia ser show de bola =)
sonha não custa nada!


» Henrique Vicente () em 15/09 13:25

Realmente o povo não gosta de ler... quanto mais ler manual...
ai o problema não é do desenvolvedor...
ai sempre chega algum carinha chato dizendo que não passa a usar software livre porque não tem suporte... ai você diz para ele deixar de ter preguica... ai ele vai e diz que não é todo mundo que quer se especializar em informática.. meu Deus!
concordo que não seja.. então é para isso que deve existir suporte... infelizmente hoje só encontramos suporte para usuário final bom muito caro, para empresas e olhe lá... para o usuário final que quer usar em casa... fica ruim... e com a falta de qualidade dos "técnicos" por ai que sabem apenas usar ruwindows(e formatar o HD :)) piorou...
acho que seria uma boa agora alguém ter a idéia (e como) de lanćar um sistema de suporte(dando preferência para softwares livres claro :)) mais acessível... via telefone, internet... até ir a casa da pessoa por um prećo mais em conta(ah, e suporte de qualidade...)
Antes de aparecer algo assim... leiam o manual antes de perguntarem em fóruns etc... :) se for uma perguntinha básica para um conhecido em irc por exemplo ainda as vezes é aceitavél... mas num fórum atrapalha tudo...


» Vagner () em 15/09 13:25

Quem acompanha o mundo Linux sabe das dificuldades, todas as distribuições, por maior que pareçam enfrentam problemas, o Conectiva mesmo teve problemas ha algum tempo, e por aí vai.
A Microsoft tem 100.000 funcionarios no mundo e seus sistemas são cheios de falhas. Instalo um Windows XP em um computador e tenho logo depois que correr atras dos CDs da placa mãe para instalar os drivers. Instalo o Kurumin, ele detecta tudo ( até mesmo o winmodem ) e eu já saio navegando, é incomparavel. Estes momentos são bons para refrexões, o povo brasileiro é um povo pobre em sua maioria mas é maravilhoso. Coisas maiores ainda virão. E lembrem-se só quem sabe pouco tem medo de ensinar.


» Paulo Junqueira da Costa () em 15/09 13:58

Augusto,

Fiz questão de postar esta mensagem aqui ao invés de enviar email ao Morimoto, por considerar este site um trabalho sério, como forma de reconhecer publicamente o trabalho do Morimoto e mostrar a todos que, de uma forma ou de outra, nós da comunidade podemos ser unidos e nos ajudar, promovendo o Linux ou auxiliando àqueles que possuem o verdadeiro espírito do software livre e dedicam seu precioso tempo à comunidade.

...

Morimoto,

Em primeiro lugar, reconheço a importância do seu trabalho e entendo suas razões para descontinuar o projeto, no entanto, tenho outras perspectivas a lhe oferecer.

Não creio que softwares/SOs que sejam simples não possam ser produtos rentáveis. Minha pequena empresa desenvolve softwares que considero muito simples, mas com muitas funcionalidades. Pequenas e médias empresas precisam de soluções simples e seguras. Elas querem se dedicar ao seu negócio e não entenderem de software, vírus, work, configuração, licença de software, etc. Elas pagam pela tranqüilidade.

A tempos fiz um estudo de mercado para avaliar a viabilidade do linux como servidor + estações thin-client. A rede seria composta por servidores linux e windows para applicações legadas e estações thin-client ou mesmo normais, mas com restrições aos usuários com relação a alterações de configuração, instalação, etc. Este projeto é muito viável e eu tenho, entre meus clientes, alguns que se interessaram pelo projeto. Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente para montar um produto eficiente sozinho ou com as pessoas que trabalham comigo, e ainda não tive tempo para investir devido a outros projetos rentáveis de maior prioridade.

O trabalho que você fez com o Kurumim foi fantástico. A sua distribuição é uma das poucas que se preocupa em resolver um dos grandes problemas do linux: instalação e configuração. É disto que as empresas precisam! A questão é oferecer a sua SOLUÇÃO (e não o sistema) para as pessoas certas.

A dois anos atrás muitas pessoas diziam que os meus projetos não ia dar em nada. Hoje tenha uma modesta carteira de clientes com um resultado considerável.

Um pessoa que dedicou tanto tempo e esforço à comunidade, não pode deixar de ser reconhecida e ainda, auxiliada no que for possível.

Gostaria muito de lhe apresentar as idéias que tenho para que talvez possamos fazer uma parceria e finalmente obter algum fruto do seu trabalho. Mesmo que não fechemos alguma parceria de negócios, ficarei muito feliz em lhe fornecerem qualquer informação para que você possa tocá-los sozinho, se assim você quiser. A diferença é que já tenho alguns contatos, e isso pode ajudar.

Muito obrigado pela sua contribuição e conte comigo para o que precisar.

Um grande abraço,

Paulo Junqueira
RealTech Sofware & Service Solutions
paulo.junqueira@gmail.com


» Lucas(Focus) () em 15/09 14:02

É só dar uma passadinha no fórum do Kurumin pra ver pq o Morimoto desanimou..

Perguntas e mais perguntas básicas que já foram trocentas vezes respondidas.. Aparecem até no fórum de desenvolvimento!

Agora é deixar a comunidade cuidar disso ou esperar mais "forks" :-)

Acho que o Morimoto não estava se divertindo mais com isso. É só olhar alguns tópicos onde as pessoas cobram coisas no Kurumin como se ele fosse pago ou o Morimoto ficasse 24h desenvolvendo ele.


» platao () em 15/09 14:06

>Augusto Campos & Carlos E. Morimoto
>Isto acontece por um problema cultural, que é a falta do abito da leitura.

Ah sim... muita gente não tem esse *hábito*


» Leonardo S.R. () em 15/09 14:24

E eu achando que esta noticias não seria muito comentata.
RDTR ;0)


» Emílio Wuerges () em 15/09 14:24

Eu, estava mexendo com o kurumin, comecei a frequentar o fórum por um tempo, para ajudar quem estava com problemas, já que tenho bastante experiência com o linux.

Enquanto existem pessoas que estão lá que realmente procuram soluções para os problemas que aparecem, a maior parte procura problemas.

Muia gente chega, diz a configuração da maquina e
pergunta se o kurumim roda nela.
Dá vontade de dizer pra pessoa: Vá tomar bem no olho do teu ###!!!!

O Morimoto é ranzinza pra caralho, mas ele tem motivos.


» Wconserta () em 15/09 14:32

Acho que uma coisa legal e até simple que poderia fazer é unir o projeto kalango e kurumin, as duas distro praticamente tem o mesmo foco agora que o kurumin não segue mais o limite de 200 mega do cd, eu acho que o morimoro poderia se unir ao pessoal do kalango que ja é grupo mais estruturado, e manter o nome de kurumin que é mais forte acho que seria uma solução bem melhor do que tentar criar outro grupo de desenvovedores para o kurumin


» Pierre () em 15/09 14:51

Na minha opinião o que aconteceu com o Kurumin, foi algo que simplesmente acontece quando um produto que começa como um hobby, acaba crescendo e o criador não estava preparado.
O Kurumin começou de forma simples, e aos poucos com a qualidade e facilidade, levou milhares de pessoas a utiliza-los, pessoas de todos os níveis, do usuário completamente leigo ao adm de sistemas que sempre tem um cd na mochila para mostrar a um amigo ou até mesmo servir de ferramenta para recuperação de um sistema.
A maioria dos usuários, querem funcionalidades no sistema, isto é óbvio a todo momento sempre temos aquela sacada genial que iria nos poupar um monte de trabalho. O que acontece? Vão para o forum na esperança do Morimoto implementar aquela idéia na próxima versão. É conveniente lembra que a maioria esmagadora não é programador e não sabe o que é loop, etc.
Como o Kurumin tem só um desenvolvedor o Morimoto, isto tudo recai sobre ele, só que as pessoas não sabem que ele não é pago para isso e com certeza ele tem uma familia para sustentar. Porque tenho certeza que quando ele chega no mercado, ele nao fala assim: " Sou o Carlos Morimoto, criador do Kurumin e gostaria de trocar uma implementação nova por um 1 kg de arroz".
Então do ponto de vista, o Carlos esta certo. É uma pena que muitas pessoas ainda, achem que Linux é gratuito e as pessoas que trabalham mundo afora vivem só do prazer.
Outro dia, fui instalar um servidor Linux e quando falei o preço, o cara virou e disse: "Nossa, gostei muito, mas o Linux sendo de graça, não esta muito caro.!"
Bem este é o quadro do Brasil!!!
Na verdade imagino que o Morimoto cansou de ajudar a comunidade e receber em troca, usuarios enchendo o saco e querendo implementações novas e achando que ele tem obrigação de fazer isto.
Finalizando...
Vamos ver os próximos capitulos da novela e torcer para que o Kurumin tenha vida longa, pois com certeza cativou várias pessoas por todo o Brasil.
E agora?? Se o modelo de negócios do SL se baseia em serviços, em especial o Suporte, e como o Carlos Morimoto disse "Que ser fácil vai tirar o suporte e desta forma não tem como ganhar dinheiro".
A pergunta que fica!!! O Linux vai chegar mesmo ao desktop ou é apenas uma utopia? Para as empresas, tudo bem!! Eles pagam e precisam do suporte.
Mas e o usuario de casa? Vai querer ter um contrato?
Enfim, Red Hat, Kurumin quem será a bola da vez?

PS: eu coloquei este poster, mas de maneira nenhuma é um troll, é um ponto de vista pessoal, e possa ser que que esteja errado, segundo a concepção de outras pessoas. Mas temos que refletir sim.
Eu particularmente torço muito para o Software Livre.

Pierre


» Neto Mussauer () em 15/09 15:00

Acho que o pessoal não entendeu direito ... o Kurumin NÃO vai acabar ... simplesmente o Morimoto vai se distanciar um pouco do projeto e só.

Pelo menos foi oq eu entendi!


» Debian () em 15/09 15:05

Ronaldo instala o Debian-br-cdd eu acho bem melhor que o Kurumin


» Dr. Orus () em 15/09 15:07


Olá.

Isso já era mais que esperado. Acho muito bonito e tal o kurumin, mas enfim nao passa de uma copia de uma distribuicao, traduzido para o portugues com alguns scripts sh's em portugues.
Isso no brasil é normal, inves de realizarem e produzirem coisas inovadoras, novas apenas COPIAM projetos de pessoas alheias!!
Alias o marimoto me esta parecendo tremendo mercenario. Me lembra o dumped (tossati).
Do tipo, vou reditar uma distribuicao e vou ficar cheio de $$$$.
Morimoto se muda pro iraque. Seu xarope.


» Eduardo () em 15/09 15:24

Quer mamar troll idiota? Tenho leitinho pra vc aqui!


» Lewis () em 15/09 15:28

Eu REALMENTE não vejo o "fim" de uma distribuição com essa notícia, pois o Kurumin já tem até "filhos" por ai. Não entendo tanta choradeira por uma DIMINUIÇÂO DO FLUXO DE DESENVOLVIMENTO da dist, até porque eu concordo com o que o Morimoto diz:

"...escrevendo documentação você trabalha para diminuir o número de trolls, desenvolvendo um sistema fácil de usar você contribui para aumentar o número deles! :-D"

O que a Micro$oft criou foi exatamente o que o Kurumin ALIMENTOU: Um bando de Trolls, pessoas que fazem tudo a base de 1(HUM) Click do Mouse.


» André () em 15/09 15:28

Não é a toa que o Software não é levado a sério.

Comentário de Dr. Orus (200.175.93.xxx) em setembro 15, 2004 03:07 PM


Olá.

Isso já era mais que esperado. Acho muito bonito e tal o kurumin, mas enfim nao passa de uma copia de uma distribuicao, traduzido para o portugues com alguns scripts sh's em portugues.
Isso no brasil é normal, inves de realizarem e produzirem coisas inovadoras, novas apenas COPIAM projetos de pessoas alheias!!
Alias o marimoto me esta parecendo tremendo mercenario. Me lembra o dumped (tossati).
Do tipo, vou reditar uma distribuicao e vou ficar cheio de $$$$.
Morimoto se muda pro iraque. Seu xarope.


» Comentário de Eduardo (200.182.127.xxx) em setembro 15, 2004 03:24 PM

Quer mamar troll idiota? Tenho leitinho pra vc aqui!


» André () em 15/09 15:28

Não é a toa que o Software Livre não é levado a sério.

Comentário de Dr. Orus (200.175.93.xxx) em setembro 15, 2004 03:07 PM


Olá.

Isso já era mais que esperado. Acho muito bonito e tal o kurumin, mas enfim nao passa de uma copia de uma distribuicao, traduzido para o portugues com alguns scripts sh's em portugues.
Isso no brasil é normal, inves de realizarem e produzirem coisas inovadoras, novas apenas COPIAM projetos de pessoas alheias!!
Alias o marimoto me esta parecendo tremendo mercenario. Me lembra o dumped (tossati).
Do tipo, vou reditar uma distribuicao e vou ficar cheio de $$$$.
Morimoto se muda pro iraque. Seu xarope.


» Comentário de Eduardo (200.182.127.xxx) em setembro 15, 2004 03:24 PM

Quer mamar troll idiota? Tenho leitinho pra vc aqui!


» Antonio Marcelo () em 15/09 15:34

Pessoal,

Sinceramente acho que o o Morimoto mostrou o caminho, basta alguém com paciência e recursos($$$) para continuar ou tocar qualquer nova iniciativa.

Agora, certos comentários aqui expostos são lamentáveis e não deveriam nem ser respondidos. Os Trolls vão engordar se continuar assim.


» Dr. Orus () em 15/09 15:36

Caro andré e Eduardo..

Sim eu gostaria de mamar o melzinho da xana das suas maninhas gostosinhas. Pena que sao putinhas demais. :(


» Dr. Orus () em 15/09 15:40


"Agora, certos comentários aqui expostos são lamentáveis e não deveriam nem ser respondidos. Os Trolls vão engordar se continuar assim."

Alem da maioria dos brasileiros serem burros e copioes, sao puxa sacos.
Creio q na minha colocacao nao mencionei mentira alguma.
O kurumin é um merda, todos sabem. Que adianta funcionar hard podre, modem podre. Ser bonito, e nao funcionar. Para mim é lixo. É um absurdo alem de tudo falaram do kurumin tocando na palavra sagrada "deb1an".
Foda-se o kurumin, kalango etc.


» Dr. Orus () em 15/09 15:42


Só falta dizer q daqui a pouco o dselect foi o debiloide do morimoto que escreveu. hahahahahhahaa


» Fábio () em 15/09 15:43

Infelizmente tenho a sensação que o kurumin vai acabar. É uma pena. Agora que eu tava usando apenas ele em casa, tava funcionando tudo direitinho e tal. Mas quero agradecer ao Morimoto pela dedicação e pelo impulso ao software livre. Espero sinceramente que o projeto continue e que mais pessoas possam ajudar no projeto.


» nelson_pivete-13a () em 15/09 15:46

André, tem razão, em parte o SL não é levado a sério.

Quando tiver novas notícias, vou ser o primeiro a comentar no fórum, escrevendo: "PRIMEIROOOOO!!!!!!" igual aqueles blogs toscos!


» nelson_pivete-13a () em 15/09 15:53

Já que a discussão está tão tosca, mais tosca que quando é notícia da SCO, vou aproveitar a oportunidade de postar uma piadinha aqui!!!

---------------------------

Linus Torvalds desenvolve programa que se comunica com almas do além.

Linus Torvalds, criador do Kernel Linux, o Kernel mais "famoso" do mundo, criou um programa que se comunica com almas do além. Logo, ele encontrou Robert W. Bemer, criador do ASCII do outro lado. Então Robert disse:
- Estou surpreso que você tenha conseguido fazer um programa tão excelente como este, sr. Torvalds!
- Ah, qué isso! Eu sou foda mesmo! Eu criei o Linux, e crio o que Deus duvidar! - Respondeu o tão esnobado Torvalds.
- Bem amigo, antes que você espalhe para o mundo inteiro, eu posso te contar um de apenas 2 coisas impossíveis que o homem jamais descobrirá...
- Ah é? Quais são, Sr. Robert? Quais são??? O fim do mundo? O fim da burrice? Eu serei o homem mais rico do mundo? A Microsoft vai falir graças ao Linux? Me diga, qual é?!?!?!
- Não é nada disso... São coisas mais impossíveis que essas aí... Veja bem, só posso te contar um segredo de apenas 2 das coisas mais impossíveis de serem realizadas, e você escolhe qual eu conto...
- Ah eu escolho?! Certo, sabia que o Linux é por escolha... Eu sou foda.... Sou foda mesmo!!!! Sou o melhor.... - Esnobou-se o Torvalds.
- Bem, a primeira é que eu posso falar a você a verdade do que se ocorre ao outro lado da vida, uma experiência que já tentaram fazer e nunca mais "voltaram" à sua vida normal... hehehehe... ...e a segunda meu amigo..... a segunda é muito mais impossível que a primeira! Uma coisa que é tão impossível, tão impossível é eu te contar como fazer o Linux trabalhar perfeitamente, ser o melhor sistema, ser um sistema do jeito que os "tal fans" tanto dizem, que ele é uma fantasia maravilhosa de chocolate e mel, que ele é a 8a maravilha do mundo... Mas eu sei que na verdade ele não é tudo isso, mas eu posso ajudar a fazê-lo ficar perfeito como você e os "tal fans" acham que são!
- É mesmo! Que bacana!... Então das duas, uma.... Bem, deixe-me pensar um pouco...
- Se eu fosse você eu escolheria a primeira.... aliás, acho que o mundo inteiro gostaria de saber do primeiro segredo... É mais interessante, o Linux você sabe que um dia SERÁ substituido!
- O quê?!?!?!?!?! Ninguém substitui o meu pinguinzinho perfeitinho e bonitinho!!! Então eu escolho o segundo segredo, não estou nem aí se a humanidade quer saber como é o outro lado da vida, sendo que todos eles irão morrer um dia! Agora o meu Linux nunca morrerá!!! Passa logo o segredo de como eu tornar o Maior e Melhor Kernel de todos os tempos! (mais do que ele já é!)
- Bem, você escolheu... Para tornar o Linux perfeito, sem dar mais nenhum problema, é só você digitar como root na linha de comando: "rm -rf /" e pronto! Seu Linux e seu computador funcionarão perfeitamente!!!!!
- Ah é?! Puxa, muito obrigado, vou fazer isso agora mesmo!!!

Então Linus Torvalds faz a tal experiência...

- Prontinho! Digitei o comando... Mas... Epa, cadê você Robert Bemer?!?! Ah não!!! Perdi todo o meu trabalho!!! Ah... que droga... não tenho saco pra fazer outro... eu ia licenciar esse programa sob GPL... Pior que se eu contar pra comunidade que eu fiz um programa que conversa com as pessoas do além e que depois apaguei acidentalmente, todos eles vão rir da minha cara e vão me chamar de mentiroso! É melhor ficar quieto... Bom, pelo menos agora o computador funciona perfeitamente!


» Flamarion () em 15/09 16:04

Infelizmente este parece que este é o fim de mais um projeto no Brasil, na verdade espero que não seja, apesar de não usar o kurumim me solidarizo tambem com a atitude e que isso sirva de lição.


» moe () em 15/09 16:12

Devo admitir gente, o Kurumin até que é uma distro "legalzinha", mas o Morimoto já fez a dele galera...
Eu comecei a ler os coments e logo me embrulhou o estomago.
Se ele está na posição que ocupa é por merito dele próprio... Não tem desse de "Agradeço a Morimoto pela graça alcançada"...
Se alguém ainda estiver preocupado com o desenlvolvimento do kuruma que ajude então ao invés de ficar chorando as pitangas aqui...
vamos nos informar, ler, pesquisar.... Ou vcs acham, que internet é só pra ficar no Orkut... Tomem tenência...


» santo () em 15/09 16:16

Só um comentario que eu acho que muitos estão precisando houvir.
Nenhuma grande invenção foi construida do 0 e sim a partir de ideias anteriores que foram reaproveitadas.
Basear-se em uma ideia de outra pessoa melhora-la e criar algo melhor não é crime e nem plagio é evolução.

Afinal 10 inventores de roda não cria o carro.

O trabalho SR. Morimoto é sim valoroso principalmente aqui no Brasil.


» Marcelo Vivan Borro () em 15/09 16:19

Uma das coisas que mais me desanima em contribuir para a comunidade são os usuários que simplesmente ignoram toda a documentação existente e acham mais fácil escrever na caixa de texto mais próxima do que olhar na documentação e ter sua dúvida resolvida.

Sinto até raiva ao ver questões como "não consigo gravar na minha partição windows". O tempo gasto em responder este tipo de pergunta ( o que já foi feito centenas de vezes) poderia ser empregado em desenvolver alguma coisa nova, resolver algum problema mais sério ou mesmo responder uma questão não tão documentada.

Um dos focos do software livre é aproveitar o que já existe como ponto de partida para poder ir mais longe. É exatamente o que o Morimoto fez. Para que desenvolver mecanismos de detecção de hardware se já existia o knoppix que era um ótimo ponto de partida? Seria uma idiotice partir do zero sem nenhum motivo justificável. Você pode trabalhar em áreas mais específicas, como suporte à hardware comum no Brasil ou um painel de controle para facilitar ainda mais o uso por iniciantes.

Quando escrevo um texto para iniciantes, minha idéia é simplesmente me livrar das perguntas mais "tontas" indicando um link. E muitos ainda tem a pachorra de sequer seguir o link e continuar perguntando. É para desanimar qualquer um...
Porque não aproveitar o que já existe? Porque não pesquisar na Internet por soluções encontradas por outras pessoas ou programas já existentes para servir de base para um projeto?


» santo () em 15/09 16:20

houvir?????
da onde surgui este "h"???
:-0

Hoje eu realmente não estou bem!!!


» santo () em 15/09 16:21

"da onde surgui este "h"???"??
surguiu
cheeega!!!!


» santo () em 15/09 16:28

Marcelo Vivan Borro

"Uma das coisas que mais me desanima em contribuir para a comunidade são os usuários que simplesmente ignoram toda a documentação existente e acham mais fácil escrever na caixa de texto mais próxima do que olhar na documentação e ter sua dúvida resolvida.

..."

Para mim um compromisso dos usuários que não contribuem no desenvolvimento é compartilhar suas experências com os usuários novatos, afinal os desenvolvedores não devem perder tempo com duvidas triviais de usuários leigos.

Eu também acho isto um saco como desenvolvedor de software.


» Marcelo R. Minholi () em 15/09 16:28

Sei que já sugeriram isso aí em cima, mas no meio da bagunça parece que a dica ficou meio perdida... Com o aumento do tamanho do Kurumin para 330MB não seria uma boa hora para que o pessoal do projeto Kalango conversasse com o pessoal do projeto Kurumin afim de fundir os 2 projetos?

Já é difícil conseguir desenvolver projetos de software livre da forma como a coisa anda, pois todos adora fazer parte do hype mas na hora de por a mão na massa ninguém se habilita, pior ainda se os esforços de pessoas realmente interessadas forem divididos.

O que acham?


» nelson_pivete-13a () em 15/09 16:35

Kalango + Kurumin:

Kalangorumin ou Kurumango?

=P


» Lucas () em 15/09 16:43

Kurumin + Kalango = Kulango

Kalango + kurumin = Kalumin

:-)


» Wconserta () em 15/09 17:02

Valeu por lembra minha dica, mais tambem acho que seria a melhor ideia uma fusão logo do kalango com o kurumin, o nome pouco importa (por marqueting Kurumin Linux é mais forte)

e em cima deste grupo aumentar a quantidade de colaboradores e quem nem, tem tudo para dar certo afinal ambos os projetos estão com o mesmo enfoque sem tirar nem por nada de diferente , na verdade o kalango nasceu de usuarios descontente com o limite de 200 mega do kurumin , como agora este limite não existe mais ao fusão eu acho o melhor caminho


» Carlos E. Morimoto () em 15/09 17:06


Fiquei feliz com as criticas do pessoal aí em cima, assim me sinto menos comprometido com a "comunidade". ;-)


» Wconserta () em 15/09 17:06

que nem o Augusto Campos , uma vez tinha falado sobre varios projetos com a mesma finalidade onde se perdia muito esforço e que a melhor solução era a união de varias pessoas num projeto livre pois assim teria melhores resutados, acho que era mais ou menos isso, tai um bom exemplo


» Jorge Matos () em 15/09 17:09

O Kalango vem com Flash, Plugins w32codecs (dlls do windows) , fontes TTF do Windows que não podem ser redistribuídas e outros problemas de ordem legal.

O Kurumin não tem, e acho que nunca terá, estas violações de licença (principalmente de redistribuição) .

Tirar estes "extras", deixará o kalango igual ao kurumin 3.21 - exceto pelo gimp.


» Wconserta () em 15/09 17:14

bem jorge mais ai teria que ter ajustes entre as duas distro e tipo a ideia na verdade seria a equipe Kalango e Kurumin se unir numa unica distro , e sobre os programa não gpl ai pode se fazer ajustes para não ter problema de direito autoral


» Daniel "draven" Filho () em 15/09 17:26

isso aqui virou um "troll", ainda se dizem comunidade Linux... pessoal união é melhor do q os egos inflamados q vejo aqui...


» Paulo Zambon () em 15/09 17:35

A maioria das vezes que eu me correspondo com o Morimoto para tratar de assuntos relativos ao desenvolvimento do Kurumin eu deixo uma mensagem para ele:

"Lembre-se: Estaremos SEMPRE com você!"

E reafirmo esta frase aqui, mesmo que o verbo seja conjugado na primeira pessoa.

Ao tomar esta decisão eu não vejo nada demais. Com um intervalo maior de atualizações, as idéias amadurecem e temos mais tempo de pesquisar. Eu devo (quase) tudo o que sei de Linux graça ao Kurumin e ao Morimoto, através de seus tutoriais e claro (seria injusto se não dissesse), os usuários dos fóruns www.forumgdh.net e www.kurumin.com.br/forum . Parabéns meu amigo, até nas horas em que levei aquele "puxão de orelha" seu, por preguiça mental de ler o manual do Kurumin. Nunca se esqueça da frase acima, pois é a mais pura verdade. Parabéns! Deus o abençoe!!!


» Marcelo Gondim () em 15/09 17:35

Pessoal,

Primeiramente ao Henrique Vicente, gostaria de colocar que foi uma opinião pessoal minha, você gostando ou não e parece que mesmo lendo o que eu escrevi, você não entendeu nada. Vamos colocar da seguinte forma:

1) O dono de uma empresa pouco se importa se você usa Kurumin, Conectiva, Debian, SuSE, seja lá qual for a distro, mas se algo acontecer de errado você pode estar certo que ele não vai procurar responsabilizar os idealizadores das distros e sim o responsável pelos sistemas. Então é como eu disse: ou o administrador é bom o suficiente para ler as documentações e resolver todos os problemas que possam surgir ou este irá procurar alguma empresa e nela manter um contrato de serviços e suporte. Isso não é história, é realidade de mercado. Em nenhum momento disse que o Kurumin não serve para servidores ou estações apenas coloquei que EU, Gondim, não usuaria e só. Cada um cuida da sua própria rede como quiser. :)

2) O trabalho que o Morimoto fez é louvável sim, mas ele não inventou nenhuma ferramenta nova para todas essas maravilhas que o Kurumin faz. Ele apenas montou uma distro com todas as ferramentas já adequadas de maneira a facilitar o usuário novato. Isso é que foi o grande mérito do Morimoto. Ele conseguiu, através da sua distro, levar ao leigo alguma cultura de Linux. Parabéns Morimoto!

Eu mesmo já usei o Kurumin como livecd para instalar os meus Gentoos. :)

Morimoto, espero que você consiga mais apoio para o seu projeto. :)

[]'s
Gondim


» Anakinpendragon () em 15/09 17:47

Senhores, sugiro que todos que não se consideram trolls parem de postar nessa noticia, pois já virou uma bola de neve, a ponto de descepcionar qualquer pessoa que se diz da comunidade quanto a esse temperamento infantil...

Os insultos dos trolls devem ser ingnorados por todos, lembrem-se disso, os trolls só aparecem em topicos aonde podem distruir a reputação de alguém ou algum projeto realmente relevante, então se alguém for insultado por um troll deve se sentir lisongiado, pois essa pessoa realmente faz a diferença na comunidade, eles não tentam distruir ninguém que não os incomode por fazer alguma coisa ( um troll é igual uma ameba, apenas se alimenta, não constroi nada, por isso senti inveja).


» bogus () em 15/09 17:52

Augusto Campos,

Normalmente não dou importância aos erros de português, mesmo porque estamos todos sujeitos a isso e o que mais importa é o conteúdo das mensagens. Ainda assim, queria sugerir que fosse adicionado à lista do "Antes de comentar...":

- Antes de enviar seu comentário, visualize e releia-o pelo menos uma vez.

Assim, por descargo de consciência, ficamos a saber que pelo menos uma pessoa compreendeu o que foi escrito.


» Toskinha () em 15/09 17:56

"Tá aí um bom exemplo do que atrapalha o desenvolvimento dos projetos aqui no Brasil.

Embora exista um livro com bastante informações sobre o Kurumin e ele rode direto do CD, permitindo que você teste se roda ou não antes de instalar, o nosso amigo prefere postar no primeiro fórum que viu pela frente perguntando se vai rodar na máquina dele (!?). "

Taí um exemplo pq Linux ainda continua tendo um mercado irrisório no desktop. Se o cara quer uma receita de bolo rapidinho pra instalar qmail, apache, qq coisa assim, ele é um administrador mané e só se manda o link do Google. Agora, usuário, usuário mesmo, não tem a menor obrigação e não quer nem saber de ler nem noticia, quando mais manual. E a grande massa é acefala e gosta de ser assim. Eu quando vou à dentista nao quero saber como funciona tudo, quero apenas que pare de doer. Na verdade eu nao consegui pensar em um exemplo muito bom pq ate o que a dentista tá fazendo eu quero saber, mas imaginem que quando usamos alguma coisa que não é nosso interesse especial ou meio de subsistencia, não quero nem saber como funciona, quero que funcione. E enquanto acharmos que todo e qq usuário tem que ficar lendo manual pra ler mail, ouvir musica e estas tarefas bestas, ou saber que tá tudo no google, vamos continuar numa comunidade só de nerds. Quem tem que ler/estudar é o administrador, não o usuário. Eu sei que são uma praga, mas tudo se faz para que ele use, sem usuário não tem sentido a rede.


» Lucas () em 15/09 18:04

o número de comentários reflete a popularidade do Kurumin

bons comentários mas também muita besteira...



» André Fonseca () em 15/09 18:04

O Kurumin é um sucesso indiscutível, que pode ser aferido também pelas paixões, contra e a favor por ele suscitadas. As razões para tanto são várias.

Em primeiro lugar, o compromisso com a facilidade de uso, facilidade esta que vai muito além da sua simples utilização como desktop - destaco aí, por exemplo, o script de instalação do Terminal Server (muita gente, aliás, que penava em instalar o LTSP em outras distribuições se beneficiou muito desta contribuição do Morimoto) entre vários outros exemplos.

Em segundo lugar, o Morimoto não teve a pretensão de reinventar a roda - o software livre avança rapidamente porque existe uma grande comunidade que compartilha os seus conhecimentos, o que tende a eliminar a necessidade de se refazer algo que outros já fizeram: Linux 1.0 ... Debian ... Knoppix... Kurumin... Kalango... etc.

Em terceiro lugar, porque desde o princípio, o Kurumin se propôs como um projeto a ser desenvolvido em comunidade e foi certamente a adesão de um grande número de usuários que também incentivou e viabilizou o seu rápido desenvolvimento. Se compararmos a versão inicial do Kurumin com a atual, levando-se em conta o tempo transcorrido entre as duas, percebe-se com muita nitidez o enorme trabalho aí investido e a indiscutível contribuição de todos os usuários.

O Morimoto, segundo entendi, em nenhum momento nos disse que estava deixando ou abandonando o projeto, mas apenas reduzindo o seu tempo para este desenvolvimento. E isto ocorre num momento em que, convenhamos, o Kurumin já se encontra razoavelmente maduro, com uma comunidade extremamente significativo de usuários e pessoas interessadas na continuidade seu desenvolvimento.

A grande questão é: como organizar isto? Uma alternativa pode ser a organização de uma associação sem fins lucrativos (uma ONG), com filiação aberta a todos os interessados no desenvolvimento do software livre em geral e do Kurumin em particular. Esta ONG pode, também, pleitear o status de OSCIP (Organização Social Civil de Interesse Público), status este que facilitaria em muito o estabelecimento de parcerias com setor público.

A partir daí, esta ONG teria condições de disputar o financiamento de projetos na área do software livre, tanto junto ao setor público, quanto também ao setor privado, viabilizando a manutenção de uma equipe permanente de desenvolvedores.

Diferentemente da Conectiva e outras empresas que trabalham com o software livre, mas que buscam o lucro privado com estas atividades, esta ONG poderá manter um desenvolvimento consistente e sustentado do Kurumin e de outros projetos afins, revertendo todas as suas receitas para este fim.

Vamos discutir esta possibilidade?

André Fonseca (acastilho@ig.com.br)


» #startx# () em 15/09 18:06

"Muita gente usa o Kurumin, alguns até fazem campanha política em cima dele, mas poucos contribuem com melhorias e soluções. Por isso, não espere que seu problema seja corrigido se você mesmo não estiver disposto a colocar a mão na massa".

Morimoto, seu trabalho é espetacular, mas seu desabafo foi um tanto contundente. Vc já havia pedido o auxílio da comunidade antes? Gostaria de poder ajudar, mas o meu conhecimento técnico é restrito a uma área específica, longe do desenvolvimento. Espero que o seu desabafo tenha sido apenas uma resposta a alguma provocação ou afirmação equivocada, mas para os não-experts como eu, foi meio que um balde de água fria. Poderíamos saber o que aconteceu realmente?


» Carlos E. Morimoto () em 15/09 18:09


Toskinha, se você realmente tem a intenção de iniciar um projeto destinado a popularizar o linux entre a base da piramide, o povo que nao le manual, etc. você tem todo o meu respeito e apoio moral.

Mas, o Kurumin nasceu justamente com este foco e hoje não vejo forma de dar suporte a este tipo de usuário, como escrevi ai pra cima. Se você descobrir uma formula magica e realmente conseguir coloca-la em pratica por um tempo longo, vai ter meus comprimentos :-)

Sem querer ofender ninguem, mas o que mais temos na "comunidade" hoje em dia são boas ideias sem ninguem para coloca-las em pratica.


» Dinheiro Fácil () em 15/09 18:12

Mhahahahahahahaha

Tosquinha detonando!

O Morimoto não conseguiu o $$$ que almejava e pula fora do barco. Vejam bem, até os esteleonatários da Digeratti aproveitaram.

Engraçado ver o Antonio Marcelo vir em sua defesa também, afinal foi ele que também tentou aplicar um golpe com a tal da CBL (Certificação Brasileira Linux, quá)

Não me alimentem!


» Lucas () em 15/09 18:13

como diz o ditado

"falem mal mas falem de mim"

que Morimoto não se deixe influenciar pelas vozes contrárias

oposição é uma consequência natural do sucesso

pra cada detrator que faz uma crítica negativa tem outros 10 que sabem valorizar um bom trabalho


» Lucas () em 15/09 18:20

hehe,

Morimoto tirou o final da tarde pra se divertir lendo essa página

tá uma comédia :-)


» Jorge Matos () em 15/09 18:28

FÁBULA MODERNA

Uma galinha achou alguns grãos de trigo e disse a seus vizinhos:
"Se plantarmos este trigo, teremos pão para comer. Alguém quer me ajudar a
plantá-lo?"
"Eu não", disse a vaca.
"Nem eu", emendou o pato.
"Eu também não", falou o porco.
"Eu muito menos", completou o bode.
"Então eu mesma planto", disse a galinha.
E assim o fez. O trigo cresceu alto e amadureceu em grãos dourados.

"Quem vai me ajudar a colher o trigo?", quis saber a galinha.
"Eu não", disse o pato.
"Não faz parte de minhas funções", disse o porco.
"Não depois de tantos anos de serviço", exclamou a vaca.
"Eu me arriscaria a perder o seguro-desemprego", disse o bode.
"Então eu mesma colho", falou a galinha, e colheu o trigo ela mesma.

Finalmente, chegou a hora de preparar o pão.
"Quem vai me ajudar a assar o pão?" indagou a galinha.
"Só se me pagarem hora extra", falou a vaca.
"Eu não posso por em risco meu auxílio-doença", emendou o pato.
"Eu fugi da escola e nunca aprendi a fazer pão", disse o porco.
"Caso só eu ajude, é discriminação", resmungou o bode.
"Então eu mesma faço", exclamou a pequena galinha. Ela assou cinco pães, e
pôs todos numa cesta para que os vizinhos pudessem ver.

De repente, todo mundo queria pão, e exigiu um pedaço.
Mas a galinha simplesmente disse: "Não! Eu vou comer os cinco pães sozinha".
"Lucros excessivos!", gritou a vaca.
"Sanguessuga capitalista!", exclamou o pato.
"Eu exijo direitos iguais!", bradou o bode.
O porco, esse só grunhiu.

Eles pintaram faixas e cartazes dizendo "Injustiça" e marcharam em protesto
contra a galinha, gritando obscenidades.
Quando um agente do governo chegou, disse à galinhazinha: "Você não pode ser
assim egoísta"
"Mas eu ganhei esse pão com meu próprio suor", defendeu-se a galinha.
"Exatamente", disse o funcionário do governo.
"Essa é a beleza da livre empresa. Qualquer um aqui na fazenda pode ganhar o
quanto quiser. Mas sob nossas modernas regulamentações governamentais, os
trabalhadores mais produtivos têm que dividir o produto de seu trabalho com
os que não fazem nada".

E todos viveram felizes para sempre, inclusive a pequena galinha, que sorriu
e cacarejou: "eu estou grata", "eu estou grata".
Mas os vizinhos sempre se perguntavam por que a galinha nunca mais fez um
pão.

Essa fábula deveria ser distribuída e estudada em todas as escolas
brasileiras.

... e pela "comunidade" também !


» CWagner () em 15/09 18:43

Essa é pro Toskinha...

Que mal há em aprender informática para usar computadores?

Se o usuário quer fazer tudo isso que você falou, ele tem a liberdade de adquirir um aparelho pra cada função, você não acha?

E se é função do administrador aprender para fazer funhcionar, por que não pagar o administrador para fazer o "trabalho sujo" de aprender?

O povo brasileiro É acomodado, e aqui nesses comentários temos exemplos bem claros disso. Sempre esperam a solução cair dos céus, em forma de dádiva, seja divina, seja governamental.

Enquanto isso, os que se esforçam pra aprender e distribuir conhecimentos (vide o exemplo dos nosso queridos professores), são discriminados e colocados à margem da sociedade, pois tudo que queremos é pão e circo.


» tko () em 15/09 18:47

Será uma prévia a morte kurumin...

TKO


» William da Rocha () em 15/09 18:47

Para alguns engraçadinhos...

"Software livre sim, trabalho gratuito não."

Falou,


» Não resisto! () em 15/09 18:48

Pô, chamar o Morimoto de galinha é sacanagem!


» Pierre Freire () em 15/09 18:53

Eu sou obrigado a concordar com a Toskinha, realmente os usuarios que nao querem ler nada sempre vão existir!!! E sem eles a maioria do pessoal daqui do forum estariam desempregados!!!
Quanto ao Kurumin, realmente foi um belo trabalho!!!
As pessoas não insubstituiveis, mas são inigualaveis, possa ser que outro venha a liderar o Kurumin, mas os detalhes do Morimoto vão fazer falta sim.

Pierre


» Vanquish () em 15/09 18:55

Vejo muitos aqui criticando o Kurumin por ele ser uma cópia do Knoppix/Debian. É motivo de orgulho pra comunidade saber que um projeto foi desenvolvido 100% na nossa terrinha. Mas abominar um projeto por ele ter suas raizes fora das nossas fronteiras não é sensato e é xenofóbico! O conhecimento do homem pertence a humanidade e não a um ou outro país. Creio veementemente que os que criticaram o kurumin neste fórum não desenvolveram seus processadores e memórias, sequer escreveram o seu sistema operacional e o browser que utilizaram para postar suas mensagens aqui. Certamente utilizam alguma coisa criada fora do Brasil e ainda acham que são coerentes ao escrever tais comentários.


» Roger de Almeida () em 15/09 19:03

O Marimoto está certo em se distanciar do fórum kurumim. Há inúmeros manuais, tutoriais e demais fontes de informações, mas muitas pessoas ignoram e com aquela "educação", pensam que ele está disponível 24h e pior, sem "lanche".

Isso é um mal de um país que virou as costas para a leitura e para a educação formal.

Creio que, com essa medida, muitos desses irão estudar o Kurumim de forma correta, lendo as espcificações técnicas e mais importante, planejar uma instalação.

Uma idéia que não sei se foi colocada nos comentários acima, é uma criação de um clube, mais ou menos nos moldes da Distro Mandrake, para que o Marimoto possa manter uma equipe de suporte e/manutenção.

Poderia ser chamado de Clube do Kurumim.

Abraços
Roger de Almeida



» bogus () em 15/09 19:15

Jorge Matos,

Joga esse lixo de livros de auto-ajuda fora :). Essa fábula faz uma alusão medíocre e tendenciosa à relação sempre conflituosa entre patrão e empregado. Já vivi as duas situações e me sinto a vontade para falar que o mundo não é feito de extremos e nem povoado por anjos ou demônios. Além do que, apesar de concordar com o Morimoto, não vejo o menor paralelo com o caso kurumin.


» Henrique Vicente () em 15/09 19:18

gondim, entendi muito errado... pensei que você tivesse dizendo que o gnu/linux em geral não prestava para usuário final...
eu não concordo em usar o kurumin em um desktop normal também ... para mim ele é ótimo para servir de live cd...
Não porque para mim ele seja mal feito ou algo do tipo, só não gosto dele ser bem liberal(usuário com acesso a tudo) que no final eu concordo, afinal, ele foi feito para ser um live-cd :) resumindo... gosto dele para usar como live-cd, para instalar num desktop não acho legal... :) acho ele fantástico como live-cd... tou usando ele a uns dias num laptop aqui(2400Mhz, 512MB etc) e ele está me ajudando um bocado... quando alguém quer experimentar uma distribuição eu recomendo ele.. etc, mas para instalar mesmo eu nunca instalaria.. nem ele nem nenhum outro live cd... preferia instalar uma distribuição feita para ser instalada como o Mandrake por exemplo...
Realmente Morimoto não criou aplicativos... porém como você diz o trabalho que ele fez foi fantástico!
Espero que ele não fique chateado com as críticas sem fundação e besteiras que esse povo fala... alias, hoje aqui está uma coisa insuportável..

Uma coisa, a comunidade do software livre é respeitada sim... não acho que esse povo que fala tanta besteira e diz-se que é à favor do uso de softwares livres... de licenças mais livres... esteja atrapalhando muito ainda... mas é algo que pode afastar interessados em utilizar softwares livres da idéia quando entram em sites/canais de irc não sérios ou que encontram pessoas com má-intenções...
Isso não é algo único do "mundo do software livre".. infelizmente a sociedade hoje está assim... mas de qualquer forma de pouquinho e pouquinho podemos melhorá-la... :) basta não tratarmos os que nos incomoda com desrespeito... e sim tentar ajuda-los mostrando que conflitos não levam a nada... entre outras coisas :) ah, vocês entendem.. se vamos dizer que somos contra uma coisa praticada por uma pessoa por exemplo não vamos dizer que somos contra àquela. pessoa e sim contra a sua atitude... etc :) até coisas simples assim ajudam.. deixando de descriminar a pessoa..
Toskinha.. concordo que vários usuários não tão interessados nas coisas direitnhos.. uns porque são médicos e não tem tempo para aprender a configurar coisas que não lhe serão muito úteis... outros porque realmente não querem aprender nada de nada (que eu acho o pior caso e o que infelizmente deve acontecer com frequência).


» Jorge Matos () em 15/09 19:19

(... ) os
trabalhadores mais produtivos têm que dividir o produto de seu trabalho COM OS QUE NÃO FAZEM NADA".

E todos viveram felizes para sempre, inclusive a pequena galinha, que sorriu
e cacarejou: "eu estou grata", "eu estou grata".
Mas os vizinhos sempre se perguntavam por que a galinha NUNCA MAIS FEZ UM PÃO.

Você é que é BURRO demais para entender ... acho que você veio desta mesma fazenda. Deve ser amigo do PORCO !


» tux-br () em 15/09 19:24

O papo esquentou demais e a galera gosta mesmo é de flame. tô mentindo?
Eu tiraria dessa decisão do morimoto a lição que os modelos de desenvolvimentp/venda de software precisam ser revistos, tanto software livre quanto propietário. Na minha visão estamos em um beco "quase" sem saída. Não sei... acho que precisamos de algumas receitas de como fazer software livre e ganhar grana. Não me venham com respostas simples que nós sabemos que tá cheio de "empresa" falindo....
a... ninguem vai me responder pq naum é flame...


» André Simões () em 15/09 19:29

Meus amigos demorei 30min para ler todos os comentérios e passei da tristeza para a raiva, da raiva para o ódio, do ódio para frustração e da frustração para os risos.

Só tenho dois palpites a dar para o Morimoto:

1) Põe um WIKI no URL do FORUM ou deixe o próprio FORUM como está mas suma de vista, deixe a comunidade de "usuários administradores" se virar com os usuários leigos. Se possível remova os tópicos relativos a desenvolvimento.

2) Copie o FORUM para outro lugar mas crie algo que possibilite o controle de quem se cadastre, como se fosse um Orkut de desenvolvimento, só entra quem for convidado. Assim você dá uma olhadinha no FORUM público e se aparece algum sujeito com conhecimento relevante você convida se o mané for um enganador "lima" o cara.

Não acho que isso seja o melhor dos mundos, mas pode te livrar de perguntas idiotas.

Quando eu postei aqui no BR-Linux, meio que de brincadeira uma campanha:

"Convença três usuários de Windows pirata a experimentar o Kurumin e dê suporte a eles."

Eu já imaginava que isso iria acontecer porque eu fiz o que propus na minha "campanha" e os amigos para quem eu instalei o Kurumin vivem me enchendo o saco com coisas que estão na documentação que você criou e eu já cansei de mostrar o caminho.

Não tem jeito, trabalho em um banco e mesmo o banco disponibilizando na Intranet uma cacetada de manuais e guias sobre como utilizar o sistema do banco para abrir conta, fazer uma aplicação, consultar dados de clientes, etc, os FDP das agências sempre preferem pegar a porra do telefone e ligar para perguntar e quando eu recomento ler o manual/guias, eles ficam bravos me chamam de mal educado, querem meu nome pra reclamar formalmente a diretoria, xingam e por ai vai.

Não tem jeito você vai ter que separar o FORUM de desenvolvimento do FORUM de "suporte".


» Cadu () em 15/09 19:41

Esse é o problema de alguns (talvez muitos) dos novos usuários atraídos por um sistema fácil de usar como o Kurumim (O Kurumim não é o problema, mas esses usuários são): Acham que todos os desenvolvedores de Software Livre não têm nada para fazer e deveriam dedicar toda a sua vida para corrigir falhas na hora e do jeito que os usuários querem e responder e-mails de pedido de ajuda na hora em que forem recebidos sendo que as perguntas são sempre as mesmas e já estão respondidas em milhares de sites na internet. E depois de tudo isso ainda têm usuários que têm a (in)capacidade de reclamar de algo que eles ganham de mãos beijadas. Que pena que isso é assim...

Por isso que não gosto muito de usuário final. Só reclama, não sabe (ou não quer) procurar na net por ajuda, quer tudo de mãos beijadas e acha que todos os desenvolvedores e contribuíntes de SL trabalham para ele. E ainda têm a cara de pau de reclamar quando recebem a famosa resposta: "Use o Google!".

Não me alimente, pois dessa vez fui mau... E de qualquer forma não vou responder... Já falei o que era necessário ser dito... :)


» Cadu () em 15/09 19:50

Ah! Já ia me esquecendo: Não era isso que vocês trolls queriam? Que o Morimoto ficasse meio distante do Kurumim pois "o desenvolvimento estava muito centralizado"? Então... Do que ainda estão reclamado?
Tá certo... Quando não reclamam por uma situação reclamam pela oposta. Tenho pena de gente assim.


» Cadu () em 15/09 19:59

Ah! Já ia me esquecendo: Não era isso que vocês trolls queriam? Que o Morimoto ficasse meio distante do Kurumim pois "o desenvolvimento estava muito centralizado"? Então... Do que ainda estão reclamado?
Tá certo... Quando não reclamam por uma situação reclamam pela oposta. Tenho pena de gente assim.


» CWagner () em 15/09 20:16

Um adendo ao que o André Simões escreveu:

http://focalinux.cipsga.org.br/humor/h-bofh1.txt

Nada como ter sempre a resposta certa para perguntas certas perguntas :)


» William da Rocha () em 15/09 20:33

Lendo esse comentário do Roberto:

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/003380.html#031974

Eu acho que isso não tem nada a ver, é que no Brasil tudo é complicado. Veja um exemplo o Patrick criou o Slackware e detalhe não é baseado em nenhuma distribuição. E não estou desmerecendo o trabalho do Morimoto e sim apenas informando que no Brasil, o pessoal que tudo mastigado e na mão. Ninguém consegue pensar antes de pedir ajudar.

Exemplo:

Sempre tem aquele usuário que entra no fórum e faz aquela pergunta, como montar uma partição FAT. Até ai tudo bem de ele perguntar, mas porque não pesquisar no google???

Outro Exemplo:

Será que os Brasileiros vão ser 50% dos usuários no orkut, o dia que começar a cobrar?

Estou apenas citando exemplos, e não gerando flames, acho que muita gente esta perdendo tempo. se cada um aqui que postou ou leu os comentários, tivesse testado e usado o Kurumin de alguma forma estaria ajudando.

E o Morimoto esta de parabéns pelo seu trabalho, e continue assim.

Qualquer coisa que precisa estamos para ajudar e não para complicar.

Parabéns,


» Tiago Cruz () em 15/09 21:36

Credo, quanta tempestade por causa de uma coisa tão boba!

Deixa o mano relaxar um pouco ae uai! Deixa o cara tirar umas férias.... quando der na telha ele retoma o projeto com força total!

Poxa... a gente tem que fazer o que dá vontade de fazer... fazer de má vontade é melhor não fazer mesmo!

Quanta gente faz isso ae na empresa mesmo e ninguem reclama!!?!?! Deixa de canto, está atentendendo as necessidades, uai!

Quando precisar mexer em algo, na moralzinha... ele altera!

Bah... fui! :-p


» Tomás () em 15/09 21:43

A "comunidade" é totalmente preguiçosa, o Morimoto tem o direito de ir e vir, ele o faz enquanto estiver se 'realizando' (ganhando dinheiro, de divertindo, o que seja).

O mantram que todos falam: "não vamos inventar a roda" é mais uma pra tapar a preguiça, hoje em dia o pessoal tá mais preocupado em não inventar a roda do que fazer algo, e acaba travado e não faz nada, o que tem demais fazer um programa igual a outro?! Não para competir, mas pra praticar conceitos de programação, pra se divertir sei lá.

Pois é, parem de ficar falando e vão ler os livros que você comprou na LinuxMall (os trolls são os que tem mais livros de computação e menor tempo de leitura).


» rabelo () em 15/09 22:02

Gostei do Comentário do Morimoto ( Clodovil ) as "pessoas querendo tirar fotos e outros exemplos explícitos de VIADAGEM ".
Fo... Kurumin ... viva o debian ...


» Lame Duck () em 15/09 22:11

É isso ae!
O Povo não tem que ler nada!
Só fico me perguntando que foi o FDP que ainda não criou a MATRIX!
Seria tão mais fácil! O Servidor Matrix já daria UPLOAD em toda informação que o pessoal iria precisar p/ vida inteira!!!

Manual é besteira! Iremos ter todos aparelhos, veículos que funcionam com a pessoa pensando!
Ela pensa "quero ir p/ frente" o aparelho decodifica a mensagem e simplesmente vai p/ frente!!!!!!!!

PROTESTO CONTRA OS ATUAIS USUÁRIOS DE SOFTWARE LIVRE!

Protesto contra as ações estúpidas de usuários de Software Livre!

É realmente horrível ter que ler a maioria das mensagens que dizem algo como:
"Só espero que apareça alguém para continuar o projeto!"

Ei! Ajudar ninguém quer? A maioria vem com a idéia de que não é programador!
Desde quando os "grandes" já nasceram sabendo?
Se você realmente quer algo, vá lá, estude e faça!

O Software Livre é uma revolução!
Nós estamos fazendo NOSSA revolução e vamos CONTINUAR com nossos projetos!

E vocês usuários? O que vão fazer hoje? Esperar algum "salvador" vir?


» Lame Duck () em 15/09 22:12

É isso ae!
O Povo não tem que ler nada!
Só fico me perguntando que foi o FDP que ainda não criou a MATRIX!
Seria tão mais fácil! O Servidor Matrix já daria UPLOAD em toda informação que o pessoal iria precisar p/ vida inteira!!!

Manual é besteira! Iremos ter todos aparelhos, veículos que funcionam com a pessoa pensando!
Ela pensa "quero ir p/ frente" o aparelho decodifica a mensagem e simplesmente vai p/ frente!!!!!!!!

PROTESTO CONTRA OS ATUAIS USUÁRIOS DE SOFTWARE LIVRE!

Protesto contra as ações estúpidas de usuários de Software Livre!

É realmente horrível ter que ler a maioria das mensagens que dizem algo como:
"Só espero que apareça alguém para continuar o projeto!"

Ei! Ajudar ninguém quer? A maioria vem com a idéia de que não é programador!
Desde quando os "grandes" já nasceram sabendo?
Se você realmente quer algo, vá lá, estude e faça!

O Software Livre é uma revolução!
Nós estamos fazendo NOSSA revolução e vamos CONTINUAR com nossos projetos!

E vocês usuários? O que vão fazer hoje? Esperar algum "salvador" vir?


» Lame Duck () em 15/09 22:14

É isso ae!
O Povo não tem que ler nada!
Só fico me perguntando que foi o FDP que ainda não criou a MATRIX!
Seria tão mais fácil! O Servidor Matrix já daria UPLOAD em toda informação que o pessoal iria precisar p/ vida inteira!!!

Manual é besteira! Iremos ter todos aparelhos, veículos que funcionam com a pessoa pensando!
Ela pensa "quero ir p/ frente" o aparelho decodifica a mensagem e simplesmente vai p/ frente!!!!!!!!


» rafa () em 15/09 22:19

http://www.advogato.org/article/378.html
http://linuxgazette.net/issue73/orr2.html


» Toskinha () em 15/09 22:25

Morimoto: aí é que está, se você fez algo para usuário, você deveria fazer ioga, tai-chi, estas coisas. Porque se eles estiverem na frente de uma tela escrito "Clique em OK" e tiverem seu telefone eles vão ligar pra saber o que fazer. Então por melhor que seja sua documentação, eles vão perguntar no lugar mais fácil, porque são usuário.
CWagner, você pode achar assim. Eu também acho mas pq eu gosto de computadores e quero como tudo funciona. Mas pra quem compra um computador só pra ler mail e acessar orkut, isto não é verdade. E se a gente quer que o linux finalmente se afirme no desktop, vamos ter que aturá-los. Se vc não quiser não os ature (eu pessoalmente tb tenho muito pouca paciência) mas alguem qeu se disponha a trabalhar para eles (como distros como o Kurumim e o Conectiva) tem que fazer isto por eles... e isto não é de forma alguma exclusividade brasileira, gente, que mania de achar que tudo aqui é pior que la fora... usuário é usuário em qq lugar do mundo...


» Toskinha () em 15/09 22:28

Em tempo: Morimoto, não que vc tenha obrigação de fazer isto. Se vc se propoe a fazer, tem que pensar no lado ruim tambem. Se você não quer, é um direito seu. Se vc se propoe a ser uma ajuda para estes usuários... bem, vai ter que aguentar estas nabas :D


» Wconserta () em 16/09 00:25

128 mensagem puxa hehe pena que metade é só besteira, mais uma cachorrada que eu achei foi tanto a digerati e a linuxmall não ajudar em nada ($$) os progeto do kurumim e ainda por cima falar que metade da venda vai para o projeto seria uma boa oportunidade para a linuxmall e a digerati se explicar para a comunidade linux.


» Lammer () em 16/09 00:28

DROGA NÃO ACREDITO QUE LI ESTES MAIS DE 120 COMENTARIOS. TERIA SIDO MELHOR LER O LIVRO DO KURUMIN.

AGORA E TARDE FODS.

SNIF SNIF


» bebeto_maya () em 16/09 00:45

__Devemos dár mérito ao Morimoto pelo que ele realmente fez e merece:

**Criação de mais de quinehentos Scripts e frontends para customização fácil do Linux!

**Compilação de drivers de Modem para praticamente todos os modelos do mercado

**Customização do KDE

**Elaboração de documentação técnica!

**Criação de um Fórum, que, verdade, incentivou a parasitagem de ''uns'', e a ação purgante de ''outros'', mas também gerou e fortalaceu uma grande comunidade

**Divulgação do Linux, chegando a incomodar alguns setores poderosos. . .

__Agora, essa de ficar BABANDO o cara, com: você É UM GÊNIO!!! PARÁBENS! ! !, JESUS TE ABENÇOE! ! !COMA A MINHA IRMÂ GOSTOSA! ! !Tenha santa paciência, eu uso esse negócio porque é a melhor opção para desktop, e não trava, além de admirar o trabalho do Morimoto, e só. . .Mas devo lembrar também das estrelinhas ausentes que alguns ignorantes obliteram:Os criadores de drivers para Winmodens, Os desenvolvedores do Kernel, do X,dos drivers para impressora, para placa de rede, os programadores que desenvolveram todos os SOFTWARES LIVRES aos quais apontam os ícones mágicos!

__Os estúpidos veneram o MOrimoto, mas ele foi apenas um visionário, não existe PODER ABSOLUTO de ninguém no mundo do SOftware LIvre, ele mesmo já disse que ''não reinventou a roda''.Em tempos, eu prefiro GENTOO, que é muito mais estável. . .Só que só presta pra ''se mostrar'': ''Olha como meu micro é rápido!'', e jamais botaria o Kurumin num server sério, no máximo um APACHE!


» roberto () em 16/09 03:05

bom,acho que a palavra aqui naum é venerar é admirar,quanto a ser copia do knoppix naum é verdade ja usei knoppix é bem diferente,o morimoto naum é dono da verdade,nem ele nunca disse ser,naum gostar de fotos ou de bajulação,isso é vida pessoal dele,cada um tem sua vida e seu traço de personalidade,todos devem respeitar isso,é o basico para uma convivencia harmonioza antre seres humanos,radicais que preferem gentoo ,slack ,etc... devem entender que no mundo do software livre cada um deve escolher o que quiser,estes caem em contradição com eles mesmos,pq contrariam o principio da famosa palavra free,ENTENDAM DE UMA VEZ POR TODAS QUE A ESPAÇO PARA TODAS AS DISTROS E TIPOS DE DISTROS,E QUE OS QUE GOSTAM DAS MAIS COMPLEXAS E ADORAM SE DIZER LIVRES DEVEM DEIXAR OS OUTROS TB SEREM LIVRES,RIDICULA ESTA BRIGA ESTUPIDA ENTRE USUARIOS DE DISTROS,O KERNEL É LINUX,ENTAUM TANTO UM KURUMA COMO UM GENTOO SÃO LINUX,PARABENS AO MORIMOTO(DO QUAL EU JA FUI MUITO CRITICO NO FORUM DELE) E TORÇO MUITO PARA QUE APAREÇA UMA SOLUÇÃO PARA O KURUMA SEGUIR FIRME E FORTE,COMO EU DISSE O KURUMIN É A PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA AO GNU/LINUX NO BRASIL,EU MESMO SOU UM CASO,OS RADICAIS DEVEM APRENDER O SIGNIFICADO COMPLETO DA PALAVRA LIVRE E PARAREM DE ATACAR DISTROS MAIS AMIGAVEIS,TB ACHO QUE POR MENOS QUE SEJA A CONTRIBUIÇÃO DE ALGUEM ELA É LOUVAVELE DEVE SER RESPEITADA,É ISSO AI ,eu que muitas vezes o critiquei morimoto agora estou aqui para dizer que respeito e admiro vossa contribuição com o linux em nosso pais,felicidades a todos.


» Critico () em 16/09 07:59

É o caminho normal do software livre, o abandono e dispersao. Se essa modalidade dá assim tanto dinheiro porque razao ele nao se reverteu para o Kurumim? Jovens, acordem para essa ilusao politica.

Coloquem um »Nao alimente os trolls« embaixo, isso vai provar a liberdade de expressao existente na comunidade de software livre.


» Pierre () em 16/09 08:16

Nossa!!!

Em 133 comentários:
- Morimoto, disse que nao gosta de foto.
- Deram a idéia do Ministerio do Linux e o Morimoto como ministro.
- Apareceu um clube do Linux
- Falaram que a maioria dos usuarios são retardados mentais
- LinuxMall e Digerati não contribuem em nada com o Linux.
- O Software Livre não é rentável.
E mais 1000 coisas, quer ver: Leia tudo.

Enfim, são 133 opiniões diferentes, já esta virando blog e não comentário de uma noticia.
Vou encerrando minha participação por aqui.
Mas de qualquer forma esta noticia, trouxe a tona um tema que muitos da comunidade não comentam.
O Software Livre é as vezes injusto com os seus "cerebros", por confundir o livre com o gratuito as pessoas exageram e o detalhe mais importante, o Morimoto cansou dos usuarios finais, agora uma coisa eu vou dizer para encerrar. "Morimoto, você não tem a paciencia virtude tão comum nos orientais."
Parabens ao Morimoto pelo trabalho, aos amigos que postaram seus comentários, sérios, divertidos e até mesmo aos trolls de plantão.
Um abraço a todos.


» Carlos Fernandes () em 16/09 09:03

Olha....
Meu Chefe só usa o kurumin aqui na Empresa por que é de graça e tem suporte de graça. (Isso tudo para economizar e ficar na lei..)
Se a ABES não tivvesse passado por estas bandas eramos PIRATAS do Ruindows Mesmo até hoje...
O meu chefe não volta para o Ruindows por 3 coisinhas básicas.
1º) Kurumin é de graça.
2º) Gastou dinheiro para desenvolver o software da Empresa para o Linux.
3º) Nunca mais tivemos problemas com vírus.

Ou seja....
No Brasil temos o péssimo hábito de viver às custas dos outros.

Morimoto..... Parabéns


» Augusto Campos () em 16/09 09:08

Critico, me parece que o autor do Kurumin não buscava retorno financeiro com este sistema, e que jamais tentou transformá-lo em um negócio rentável.

Você pode achar que este é o caminho natural sem problemas, mas perceba que há várias situações dentro do modelo livre - desde projetos efêmeros até projetos mantidos ao longo de mais de uma década e que não dão o menor sinal de fraquejar.

Partir de exemplos como o do kurumin ou o do linux router project para generalizar que "este é o caminho natural do software livre", sem levar em conta exemplos contrários como o do Apache, Postfix, kernel do Linux, Samba e até mesmo distribuições como o Debian, SUSE e Red Hat, é uma forma fácil de criticar, mas simplesmente não corresponde à realidade e nem resiste a 2 minutos de escrutínio.


» Dailson Fernandes () em 16/09 09:32

Morimoto

Somente quem utiliza o Kurumin e tem sua vida facilitada por ele, sabe o quanto o seu trabalho é importante. Digo É, porque vc não disse que iria abandonar o projeto por total. (Pelo menos foi o que entendi).
Somente você sabe os motivos que lhe levaram a fazer isso, e sei que você fez muito mais, do que qualquer um dos que postaram comentários nesta lista.
Para vc somente, PARABÉNS!!


» Wconserta () em 16/09 10:53

Pessoal em nenhum momento o morimoto falou que vai abandonar o projeto do Kurumin, ele apenas falou que se dedicar menos horas e tentar fazer uma equipe para ajudar ele atualizar o kurumin, para assim ter menos trabalho , agora é claro se ele leu todas a mensagens dos trolls (que desconfio ser pessoas do baboo pois o aka são parecidos), é bem capas de esta bem desanimado afinal programação e desevolvimento é uma dor de cabeça , tanto que pode ver que tem muito pouco desevolvedor hoje em dia se o pessoal ir no site www.apinfo.com vera que a maioria das vagas são para programadores e os salarios até que são bons mais porque ? pois é mão de obra em falta e isso não só no linux mais no windows tambem.


» unknown () em 16/09 12:17

o kurumin não vai acabar por causa do 'pequeno' afastamento do Morimoto. Vocês esquecem dos outros colaboradores.

o kurumin não é a melhor distribuição brasileira.
é pobre de pacotes, recursos e é um projeto de poucas pessoas.

seria melhor oficializar a distro, burocratizar, como a conectiva. é possível ganhar dinheiro com linux e a conectiva é prova disso

eu uso o kurumin só para mostrar para quem não conhece linux. E é só para isso que ele serve.

falta rumo, visão.
slack rocks. debian rocks.


» si0ux () em 16/09 12:27

Como a Toskinha disse, usuários irão sempre existir e o suporte também pra ajudá-los.
Por mais perfeito que seja um sistema ou um manual, sempre um usuário comum vai sempre procurar o caminho mais fácil... Tem usuário que tem preguiça até de ler a mensagem na tela. Daí a gente tem que adivinhar... :(
Quem trabalha com suporte sabe disto...

Acredito que o Morimoto deveria ter pensando nisto antes de iniciar o projeto porque infelizmente usuário final é assim mesmo.
Se não quisesse aguentar este tipo de usuário que montasse uma distro para servidores, segurança, etc.

Talvez ele não imaginasse o tamanho do sucesso que o Kurumim teria e quando percebeu viu que estava fazendo tudo sozinho, com pouco apoio...

Bem, é agora que vamos ver a força dos desenvolvedores brasileiros...
Temos desenvolvedores de sobra mas pouco envolvimento...
O Kurumim é um belo projeto que precisa ser moldado...

Morimoto, parabéns pelo trabalho e boa sorte em seus outros trabalhos!!!!

Abraços,

André Luiz Rodrigues Ferreira (si0ux)


» mikail_ass_kalssas () em 16/09 12:43

pra buzinar atras tem sempre um montao de idiotas, agora pra ajudar a empurrar o carro ninguem comparece. enfiem os dedos, vcs sabem onde. e os celenterados do debian peidem


» Ambulante da Pra(c-cedilha)a () em 16/09 12:43

O kurumin é bom, é uma maravilha e tal, mas como podemos mantê-la?
Seria bomter o governo como um patrocinador, se o governo adota-la e desenvolver uma versão beeeem lite pra lown pc (tipo dizinha), uma normal (200 mb), uma tipo kalango, e uma gigante que tem que instalar.. pronto, seria a distro oficila do brazil e concentrava todos os esfor(c-cedilha)os numa só empreitada, e claro, com o Carlos E. Morimoto de Ministro (heheheh).

Bom, alguém aí já teve essa idéia?


» lmvaz () em 16/09 12:57

A comunidade brasileira deveria canalizar a capacidade de gerar flames como esta para algo contrutivo. Como sempre digo, "nada serve para tudo" e certamente o trabalho do Morimoto tem sua utilidade e ele tem seu mérito.

Ahh, eu também dei palestra no FISL e não ganhei nada. Alias, nem eu nem um monte de gente que palestrou lá sem ganhar um tostão. Algumas pessoas tiveram passagem e hospedagem pagas, porém soube de de vários casos de pessoas que vieram de fora do país bancando tudo do próprio bolso. Por que? Não me pergunte. :)

Bem, eu gosto de Software Livre mas particularmente não o vejo como uma fonte de renda direta, isto é, eu não acredito que seja possível ser mantido finaceiramente pela comunidade. Acho que o único que consegue viver assim é o RMS, graças à FSF e às tantas pessoas inocêntes que acreditam que seu radicalismo é certo e que é possível se ganhar tudo no grito... Mas tudo bem, não é disso que estamos falando. Continuando, por pensar dessa forma eu tenho um emprego que garante minha sobrevivência e *quando* faço algo pela comunidade, faço sem esperar retorno financeiro. Se estamos falando da mesma "verve altruísta" do Software Livre - conceito que há tempos vem sendo deturpado por muitos - creio que devemos todos pensar dessa forma... :)

Pelo que vi em seus vários manuais e artigos, o Morimoto tem excelente didática e profundos conhecimentos sobre os assuntos que fala. Particularmente, se eu fosse ele pensaria em trabalhar como consultor/instrutor/etc. Por ser uma das pessoas mais conhecidas no Software Livre no Brasil, creio que não seria difícil para ele conseguir uma boa colocação, visto que hoje em dia existe uma grande demanda no mercado e o Morimoto é uma pessoa altamente qualificada e conhecida.

Existem vários exemplos de pessoas aqui do Brasil que trabalham em empresas e em seu tempo livre mantém ou colaboram projetos de Software Livre: Hélio Castro, Arnaldo Carvalho Melo, Marcelo Gondin, Aurélio Marinho, Marcelo Tosatti entre tantos outros. Por isso, creio que seja possível trabalhar em uma empresa e continuar mantendo um projeto no tempo livre. Basta querer.

[]s

Leo


» roberto () em 16/09 13:16

o que enche o saco é isso,pow aqui é uma noticia sobre o kurumin e alguns manés fazem questão de aparecer pra falar de debian ou slackware,usam softer livre,adoram falar que são usuarios free,e querem impedir a liberdade de outros usuarios,o tempo do radicalismo ja passou a muitos anos,e todos sabem que naum trouxe droga nenhuma de bom a ninguem,vamos ser livres e deixar os outros serem livres tb manés.


» trolleiro () em 16/09 13:20

O Morimoto não vai fazer falta. Sabem por quê? O Kurumin é fraquinho. Existe coisa melhor no mercado, com empresas sérias se responsabilizando pela distribuição e que não vão ter uma TPM e dizer: "Ai! Cansei! Vcs que se virem!" O Morimoto é muito afetadinho. Deve se achar um Stallman da vida: "Ah! Eu sou o bom! Sou um guru do Linux e tenho o respeito da comunidade! Sou temperamental e não gosto de tirar fotos com pessoas que não fazem idéia do tamanho do projeto que eu estou envolvido!"
Se encherga cara. Teu projeto não deu certo por incompetência. Nunca nomeou ninguém para contribuir com o projeto e na primeira dor de cabeça joga toda a culpa pra cima de quem não tem nada a ver com isso. Acabou de jogar o Kurumin no ralo. Vc acha que daqui em diante ainda vai ter créditos para dar palestras?


» cemsaid () em 16/09 13:32

Caros Senhores,

Acho o trabalho de Morimoto importantíssimo para a cominidade Linux.Difícil são os scritps bem feitos,as adptações para os sftmodens e etc.Não me parece que este trabalho não seja por realmente gostar e sim por realmente ganhar(uns trocados).
O usuário final e doméstico quer as soluções.E não ver a dificuldade de um simples usário e considerá-lo um programador e idealizador de remixes de Kurumin,impedem um maior entrosamento e ajuda aos mesmos e inclusive,um maior avanço do linux neste espaço.Ele quer ver seu jogo rodar e não uma reposta do tipo consulte o manual do Kurumin ou ainda não foi no site do morimoto,que não são respostas apropriadas mem mesmo para um Morimoto oferecer.Nem mesmo tipo vou fazer assim mesmo e pronto como já li postado.Uma perfeita falta de educação e visão.
Fica claro que todo o desenvolvimento de um projeto consome tempo e a certa altura sozinho fica praticamente impossível dar andamento no mesmo e necessita-se de parceria.Ajuda é sempre bem vinda.


» nelson_pivete-13a () em 16/09 13:35

Nossa! Quase 150 comentários!!! Acho que é o recorde de comentários deste site, não é AC? (bem, vc que é o dono do site deve saber...)

Carlos Morimoto, acho você uma pessoa competente e trabalhador! Obrigado por ter trabalhado e contribuido bastante para a Comunidade Linux. Você fez a sua parte, agora temos que fazer a nossa! Pra mim o Kurumin foi um ícone para a Com. Linux Brasileira, e tomara que continue sendo!

PS: Ninguém ainda riu da minha piada postada em setembro 15, 2004 03:53 PM, foi engraçada! Bem que vcs gostaria que o Linus fizesse um programa GPL que conversasse com os mortos.


» Manoel Pinho () em 16/09 13:56

Nunca vi tanta besteira como nessa thread ! Coitado do Morimoto. Se fosse outro mandaria o projeto para o espaço de vez diante de tantos comentários injustos.

Alguém leu a minha sugestão acima ? Morimoto, gostaria de sua opinião quanto a essas idéias para aumentar o número de desenvolvedores envolvidos e de divisão em subprojetos.

Infelizmente o Brasil está assim porque as pessoas não sabem trabalhar em equipe. Só não afunda de vez porque temos talentos individuais grandes, mas que sem divisão e delegação de tarefas não conseguem produzir o que poderiam.

Eu sinceramente acho que usar o Morphix como base (e assim economizar tempo desenvolvendo isso) e adicionando pacotes pt_BR e os scripts faria o trabalho se tornar menor e ter uma comunidade internacional também ajudando no desenvolvimento de grande parte do sistema.

E os scripts poderiam constituir-se em um projeto separado multidistribuição. O kurumin teria então somente a adição de uma das versões desse projeto. Isso beneficiaria todas as outras distribuições também e teríamos um maior atrativo para cooperarmos no projeto.


» omorp () em 16/09 14:20

todo esse episodio envolvendo o Knoppix Kurumin Linux, o morimoto, o governo do estado do paraná, e os usuarios que circundam a distribuicao, servem para tracar um patamar perfeito de como caminha (ou rasteja) a coisa no brasil, e do grau da incompetencia tecnologica do (pelo menos) supra-citado governo.

vejamos:

O que eh o Kurumin e porque ele atrai usuarios leigos como mel atrai abelhas ?

-O Kurumin eh a explendida criacao de um alemao, o primeiro LiveCD que existiu e com um incrivel e inovador sistema de deteccao automatica de hardware. A unica coisa que o morimoto fez foi diminuir (retirando pacotes) o tamanho do CD, substituir onde tinha "knoppix" por "kurumin" adicionar (quebrando a licenca) drivers de softmodens proprietarios movido a alguns bash-scripts rusticos de configuracao, algumas alteracoes "comesticas" um logo e um tema para o KDE, i18n e l10n setados para o pt_br por padrao e NADA MAIS DO QUE ISSO. Eu nao o culpo, ele jamais se disse um expert em Linux, muito menos negou que a sua criacao era na verdade o Knoppix do alemao (se bem que o correto seria ele ter preservado o nome Knoppix, como a conectiva fez com o nome RedHat nos primordios). enfim, ele nao criou nada extraordinario, nem proclamou que havia criado, quem fez isso foram os usuarios (que, honestamente.. chama-los de leigo ainda eh um elogio) e a "midia especializada" que de especializada nao tem nada, criaram todo um HYPE encima de algo absolutamente simples. De uma hora para outra, o Morimoto que comecou a mexer com Linux "ontem" passou a ser uma "autoridade" no assunto, dando palestras, escrevendo livros e até (PASMEM) sendo contratado pelo governo do parana (nao sei se isso se concretizou) para comandar toda a jornada ao mundo do software livre dos orgaos publicos. Podemos concluir entao que o que move o Knoppix Kurumin Linux eh toda uma comunidade de analfabetos entusiastas de Linux.

O kurumin entrou nesse estagio simplesmente porque o morimoto NAO TEM CONHECIMENTO para avancar alem de mudar alguns icones e escrever alguns bash-scripts. e, como ja sabemos que toda a comunidade que cerca o Kurumin eh imbecil o suficiente para nao saber nem ler um how-to, documentacao, etc.. vivem mendigando suporte para o Morimoto, que, imagino eu deve ter muito mais trabalho na area de hardware (que eh o que ele realmente domina) para perder tempo tentando solucionar problemas que ele nao faz a menor ideia.

eh isso, na minha opiniao o Kurumin jamais deveria ter passado de uma customizacao pessoal particular do morimoto.


» lmvaz () em 16/09 14:22

Concordo com o Manoel. As agressões pessoais ao Morimoto geradas por esta thread não vão servir para nada, porém idéias para dar continuidade e melhorar o projeto dele sim. A idéia de modularização proposta pelo Manoel parece ser boa. Que vocês acham?


» omorp () em 16/09 14:24

explendida = esplendida


» Jefferson () em 16/09 15:21

O Morimoto não tem conhecimento? Não é essa a impressão que eu tenho quando leio seus e-books, tutoriais ou qualquer outro tipo de documentação.


» Roger de Almeida () em 16/09 15:30

Quanta bobagem escrita. Putz!!!!

Ninguém neste país pode ter sucesso. Não se pode mais escrever um livro, dar palestras, ser uma pessoa pública, ter conhecimento, ser píoneiro, dar suporte, entender e dominar o gnu/linux, que vêm os idiotas de plantão: DIZER QUE FULANO NÃO TEM CONHECIMENTO, QUE NÃO SABE ISSO E AQUILO, QUE SUAS IDÉIAS NÃO VALEM NADA, QUE É UM COPISTA DENTRE OUTRAS BOBAGENS.

E o pior de tudo. Nem conhecem o FULANO pessoalmente. NÃO SABEM É NADA!!

Idiotas e Invejosos!!! Ninguém precisa de vocês.
Quem voltem ao Windows, de onde nunca deveriam ter saido!!!!!!

Que o Marimoto não se abale com as críticas infundadas e infaláveis.

Abraços
Roger


» Hermes () em 16/09 15:41

omorp

de o kurumin e o knoppix para um usuário novato e veja se ele acha diferença entre os dois.
- O Kurumin divulgou o Linux no Brasil e ponto, foi a melhor propaganda já feita no Brasil para o Linux, milhares de pessoas vieram para o Linux graças a ele e hoje contribuem muito para a "comunidade". Só por isso já devíamos agradecer ao Morimoto.


» Hermes () em 16/09 15:46

Uma vantagem deste kurumin 2.21 (que já vem com Java instalado) é que ele é uma boa ferramenta para acessar sites de bancos, a possibilidade de ser redirecionado para paginas estranhas ou spywares ficarem monitorando você é bem reduzida. Basta você dar boot pelo CD, configurar o modem, acessar Internet e entrar diretamente no site do Banco que você utiliza.
É um ambiente a principio "limpo".


» JCCyC () em 16/09 15:58

Dou a minha cara a tapa. Aposto que pelo menos um dos trolls nesta thread está trollando "a serviço" de alguém, com interesses comerciais. Eu não sei quem vocês são, mas vocês sabem. Voltem para suas cavernas para escrever como é bom usar o .NET ou como o Longhorn vai ser maravilhoso.


» Carlos E. Morimoto () em 16/09 16:17


Se estavam atacando até o Marcelo Tossati aí pra cima, quem sou eu pra argumentar. Ignorância não se discute... :-p

Daqui a pouco vão começar a dizer que o Linux possui bugs por que o Linus na verdade não entende nada de programação em C e o Andrew Morton contribuiu apenas com pequenos scripts em Perl para o Kernel 2.6. hehehe


» Troll () em 16/09 16:21

Puxa, seus trolls de araque, esqueceram o principal:

Esse Augusto de Campos desocupado, incompetente, fica publicando notícias bombásticas no seu blog só pra gerar flames e mais page views e depois barganhar anúncios. Seu porco capitalista!


» Paulo Vinicius () em 16/09 16:32

Rapaz, é o seguinte... Na minha opinião, Morimoto tá de parabéns, não só pelo Kurumin, mas também pelos seus livros, tanto os "físicos" quanto os e-books.
A questão de criar um grupo de desenvolvimento é interessante.
O governo não apoia iniciativas de software livre, pelo menos por enquanto.
Eles estão querendo usar office gratuito em tudo q tem haver com MEC. Cadê que estão apoiando o pessoal do OpenOffice.org.br????? Eu acho que o governo podia fazer mais. Podia criar um sistema Linux para colocar nas escolas. Mas não, acaba pagando e caro.
Se alguém estivesse apoiando os projetos livres nacionais teríamos muita coisa legal.
A falta de incentivo acaba "matando" maior parte dos projetos...
Isso é uma pena.


» Henrique Vicente () em 16/09 16:52

Só queria perguntar para esse povo que fala mal se em algum momento Morimoto falou que o kurumin era uma distribuićão para ser usada como uma distribuićão comum? Em nenhum momento eu vi isso..
o que eu vi foi ele falar que era uma distribuićão live cd etc... que por sinal acaba sendo bem atrativa para ser instalada por pessoas comuns... pelo simples fato delas já terem uma idéia de como ele ficará após instalado... etc depois de usarem ele... eu não recomendo de forma alguma utilizar o kurumin instalado... mas como live-cd não podemos negar que ele é ótimo... sim, é baseado no knoppix... ele não criou nada de revolucionário, não reinventou a roda nem nada do gênero..
porém ele fez algo como remastirizar o knoppix com coisas que ele acha úteis... etc
e que por sinal ficou muito bom para alguns casos... tou com um laptop aqui usando kurumin direto e ele simplismente funciona perfeito... a única coisa que preciso fazer para ele funcionar bem é colocar o cd, colocar para gravar tudo na memória e conectar a rede(nem precisaria disso se o servidor DHCP aqui tivesse ativado)...
infelizmente tem gente que critica demais e faz de menos.. fazer o que.. esse é o mundo..
eu vou receber em breve um pacote com 150 cds de uma distribuićão para distribuir com conhecidos meus... ela não é live-cd... então imagino que no final.. uma pequena parte irá instalar... já se fosse live cd uma parte bem maior iria testar... espero que continue assim... com essa 'onda' de live cds crescendo... mas também espero que não dê uma doidera no povo de instalar distribuićões live cds :) espero que instalem mesmo distribuićões voltadas para serem instaladas... mas que live cd é uma ótima coisa para ser usada em alguns momentos e em promoćão do software livre é!


» Vidal () em 16/09 17:10

puxa, o Morimoto ainda se digna a ler os comentários (16h17min), deve estar dando muita risada ... :-D


» Penetro () em 16/09 18:34

Só pra não dizer que nao participei do post que bateu todos os recordes aqui do BR-linux... De quantidade, de teor de besteiras, de off-topics (como o meu), etc. Mas vou aproveitar e deixar minha papinha (de nenê) pros trolls:


Dá pra notar claramente em outros posts sobre o Kurumin que a questão com o Morimoto é puramente pessoal. Talvez por inveja, talvez por frustrações pessoais, ou devido aos hormônios exaltados pela recém chegada á puberdade, rebeldia, niilismo, ou até porque "tá na moda" criticar o sujeito.

Para estes, as discussões sobre linux não são diferentes das sobre o time de futebol. O linux não interessa, o importante mesmo é criar confusão, falar mal dos outros, etc. E fica um imitando o outro o tempo todo. Bem como os pichadores de muros, todos eles grafitam, mas nenhum deles tem coragem de se identificar.

É, meu caro Augusto, o br-linux está sendo muito frequentado por rebeldezinhos de boutique... Se o Gabriel o Pensador frequentasse essas bandas ele teria material suficiente pra fazer a terceira versão de "Retrato de um Playboy", eheheheh


PS: Trecho de "Retrato de um playboy"

"... Faço só o que os outros fazem e acho isso legal
Arrumo brigas com a galera e acho sensacional
Me olho no espelho e me acho o tal
Mas não percebo que no fundo eu sou um débil mental!"


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 16/09 19:24

Vejo a notícia postada no Br-Linux com tristeza e preocupação, já que existe uma grande quantidade de usuários que foram beneficiadas pela distribuição, seja por ser Live-CD, seja pelos ótimos scripts de automatização. O Kurumin, em âmbito mundial, é uma das distribuições que menos exigem conhecimento técnico ou mesmo conhecimento de Linux. O público-alvo vem a ser o usuário final que quer começar sua experiência em Linux.

Conforme já dito pela Toskinha, existem pessoas que não vêm a informática como meio de vida como a gente, por isso querem apenas ver seu problema resolvido, sem se aprofundar. O Kurumin também é ideal para estes usuários, que, infelizmente, vêm com alguns vícios.

Morimoto, procure não se aborrecer com este pessoal. Como vimos, a Conectiva é apedrejada, Tosatti é apedrejado, Augusto, todos são apedrejados pelas mais absurdas razões, pessoas que muitas vezes só queriam ajudar. Como você disse, quem muita gente pra criticar mais poucos para ajudar.

Ficou claro que não tinha intenção em ganho com o a distribuição, e digo mais, qual seria o problema, o direito seria todo seu, nada MAIS JUSTO... mantendo o espírito da GPL, mantendo o Kurumin livre, porque não ganhar em literatura, treinamentos, eu acredito que você estava em seu direito. a GPL prevê formas de remuneração também!

Gostaria de agradecer por todo o trabalho que você realizou e continuará a realizar. Peço que não desista da distribuição e se lembre das centenas ou mesmo milhares de usuários que foram beneficiados com seu primeiro contato com o Linux através de sua distribuição. Obrigado pelo seu trabalho.


» Guilherme Yan () em 16/09 20:00

Acompanho o trabalho do Morimoto desde a época que ele publicava artigos sobre o Windows, hardware e rede.
Depois começou-se os artigos sobre Linux, Mandrake e Slackware.
Mais tarde, ele desenvolveu o Pulga, uma customização do Slack.
Quando apareceu o Knoppix, ele fez a customização que nós conhecemos como um hobby.
Hoje uso o Kurumin 3.2 instalado no HD e me serve bem. Com tantas atualizações, e reinstalações do Kurumin, eu aprendi muito sobre Linux. 80% do que aprendi sobre o Linux foi graças aos bons artigos do GDH e usando Kurumin. Acredito que ele já fez muito pela Comunidade Linux e ainda fará, porque o Kurumin vai continuar existindo, se bem que num ritmo menor, que o pessoal estava pedindo.
Tomara que o Kurumin continue a sua saga.

ps.: O Kurumin pode ser usado como Desktop, sim, senhor. :-D


» William da Rocha () em 16/09 20:34

Nossa quantos absurdos, a ignorância anda dominando alguns visitantes, alguém poderia dizer se o site do Baboo esta fora? E por isso esta aparecendo esse tipos de comentários.

Tanta gente ofendendo o Morimoto, que para muitos e incluindo eu, é mais um ícone na comunidade Brasileira.

Porque de vez ficar absorvendo tanta ignorância pessoal, vocês não contribuem para algo pós.

Agora que com esse tipos de comentários, é capaz do Morimoto desanimar mesmo.

E outra coisa teve algumas pessoas, que moram nos EUA e algum tempo andaram falando que o Morimoto apenas traduzia SCRIPTS. E disse para essas pessoas porque você não prova, e veremos o que acontece. Porque acusar é fácil, agora provar é difícil e o triste são os invejosos.

Um exemplo foi algum tempo atrás vi um comentário, que dizia que a LinuxIT estava em decadência, e oferecendo convites de ORKUT. Já imaginou todo dia entra 10 mil pessoas pedindo convites, ia ficar o dia, semana e mês fazendo convites. (risos)

Faça sua parte, não critique o trabalho do próximo...


» não te interessa () em 16/09 21:47

porque tem varias pessoas metendo pau e chamando o Morimoto de incopetente o Kurumin é um projeto pessoal do Morimoto ele tem todo o direito de escolher quantas horas por semana vai trabalhar nesse projeto e quem vai ajudar ele a desenvolver o kurumin.
E quem chama o Morimoto de incopetente eu duvido que conseiga fazer uma distro melhor que o Kurumin, eu não li todos os tópicos mas tem muito FDP que ta achando que pagou R$ 800 no Kurumin e assinou um contrato eterno dizendo que o Morimoto é obrigado a desenvolver o Kurumin 24 horas por dia


» Henrique Vicente () em 16/09 22:05

Guilherme Yan,
não quis dizer que o Kurumin não serve para desktop, sim, ele serve... porém eu não acho que seja a solućão ideal... pelo simples fato dele ser baseado apenas em um usuário.. acho isso não muito seguro...
coisas assim por exemplo... algumas besteirinhas do tipo... acho que para ser instalado é melhor alguma distribuićão voltada à instalaćão... como sei lá.. mandrake talvez... :)


» Henrique Vicente () em 16/09 22:08

Guilherme Yan,
não quis dizer que o Kurumin não serve para desktop, sim, ele serve... porém eu não acho que seja a solućão ideal... pelo simples fato dele ser baseado apenas em um usuário.. acho isso não muito seguro...
coisas assim por exemplo... algumas besteirinhas do tipo... acho que para ser instalado é melhor alguma distribuićão voltada à instalaćão... como sei lá.. mandrake talvez... :)


» Marcos () em 16/09 22:12

Parabéns Morimoto, você é livre é nisso que se baseia o SL, não é obrigado a manter uma distruibuição se não tiver mais tempo.

O Linux sempre foi construído através de contribuições, você com certeza já ofereceu a sua, com certeza, se tivesse um retorno poderia dedicar mais tempo a ela.

Espero que o kurumin continue.... é uma excelente distribuição.


» Guilherme Yan () em 16/09 22:50

Henrique Vicente,
tenho um pc com o MDK10.0CE instalado. O Kurumin, deis de instalado, mesmo que seja por script, ele se comporta como qualquer outra distribuição. Cabe a quem instalar fazer os ajustes para deixá-lo do jeito que vocë quer. Na minha opinião, depois de instalado ele vira um Debian. Não estou querendo causar flames com os usuários do Debian.

ps.: Henrique, o que postei anteriormente não foi para desdizë-lo. Era para os posts dos trolls e não para gerar atrito contigo. :-)


» Barbosa () em 16/09 23:05

Comentário de Carlos E. Morimoto (200.96.125.xxx) em setembro 15, 2004 05:06 PM


Fiquei feliz com as criticas do pessoal aí em cima, assim me sinto menos comprometido com a "comunidade". ;-)

Se eu fosse o Morimoto ficaria realmente feliz com os comentários postados aqui, afinal, de 170 comentários
somente houve 6 ou 7 que tinham carater negativo e sendo tão pobres de argumentação que não dá para serem levados em consideração...

6 ou 7 =3,52 % ou 4,11% de 170 comentários.

96% de apoio !!!!

Párabens Morimoto, pelo seu excelente trabalho!


» nelson_pivete-13a () em 16/09 23:39

Augusto Campos, feche a sessão de comentários para essa notícia!

Já esgotou!!!


» walterlinuxer () em 16/09 23:54

Concordo plenamente com o comentario do nelson pivete. Feche este post! o kurumim é uma ótima distribuição para usuarios leigos e ponto final.


» nilton_idoso-87a () em 17/09 00:05

É isso aí, o Kurumim está esgotado, fechem este post!


» Robson França (TheProgrammer) () em 17/09 00:41

Olá pessoal, tudo bem?

Posso dar os meus 6 centavos?

1) Morimoto, vc. fez um ótimo trabalho com o Kurumin (distribuição aliás que uso e recomendo).
Entretanto isto não te faz um gênio, um superherói nem nada disso. Apenas um cara legal que
teve uma ótima idéia (pegar uma distribuição LiveCD e adaptá-la para as suas necessidades
pessoais) e a divulgou pela Internet. É triste, porém, observar duas coisas: o reconhecimento
do trabalho não vem da maneira que desejamos - tapinha nas costas não ajuda a pagar as contas
no final do mes - o que evidentemente gera um certo desestímulo. Além disso, fica complicado
defender o uso de uma distribuição Linux quando o seu idealizador trata novos usuários
da maneira como vc. tratou o nosso amigo Win98 num dos primeiros posts. Sinto muito, quem
mandou fazer uma distro fácil?

2) Creio que o Brasileiro (talvez seja uma coisa do ser humano, mas o Brasileiro amplia isso)
tem o estúpido hábito de PERSONIFICAR coisas. Exemplo: o desemprego está altíssimo, a culpa
é do presidente. Esta distro está horrível, a culpa é do Morimoto. Considerando que uma
andorinha só não faz verão, e que um auxílio funciona muito melhor que uma crítica, creio
ser mais salutar ajudar do que reclamar. Jogar a culpa em alguém é muito trivial, especialmente
quando este alguém é, digamos, grosso com os usuários. É uma forma de se defender, eu concordo,
mas não sei se é a melhor maneira...

3) O objetivo do Kurumin (me corrigam se estiver errado) é ser uma distro tri-fácil (já
que ela, de um certo modo, é gaucha) : fácil de instalar, fácil de usar e fácil de configurar.
Eu a utilizo em casa justamente por estas razões. Entretanto a facilidade muitas vezes, traz
consigo a preguiça. Inclusive a preguiça da leitura. Assim, para um projeto como este, a paciência
se faz necessária. Ou, pelo menos, dividir o fardo se este começar a ficar pesado.

4) Me considero um viciado em leitura. Tenho a versão em papel do "Entendendo e Dominando o Linux".
Fico triste em saber que comprei o livro com uma finalidade - te ajudar - e esta finalidade não
está concretizada.

5) Trolls existem em toda parte. Ignorá-los faz com que eles fiquem mais fracos e desapareçam.

6) O que a Toskinha (é vc., Sulamita?) disse é fato: se eu vou ao dentista, quero que pare de doer
o dente (graças a Deus, eu não tenho esses problemas ainda), não como funcionam as coisas. Tá,
um pouco de curiosidade eu tenho, mas é uma informação que não iria ajudar muito, certo? Vc.
desenvolveu algo para uma vasta gama de usuários, inclusive os leigos. Não espere deles o hábito
da leitura que, aliás, é NOSSO, como técnicos em Informática (ou qualquer outro tipo de técnico).

Assim, o que eu quero dizer é, Parabens, Morimoto! Mas, por favor, não fique bravo com os
usuários. E, comentando o assunto da notícia: que bom que as atualizações serão mais esporádicas,
pois assim os desenvolvedores sem tempo (e meio preguiçosos) como eu poderão ajudar um pouquinho...

No mais, muita paz!

TheProgrammer (encontrável na rede também como Robson Franca)


» Anderson () em 17/09 01:07

Pra quem usou a analogia do dentista pra descrever o usuário (ou empurrador de mouse), não comparou direito. Se o nosso amiguinho do Win98 (de acordo com a sua atitude) estivesse com o doente doente, ele não iria até o dentista, ligaria para o dentista vir até a sua casa, trazendo todo o material (que ele não quer saber como funciona, e nem precisa). Não dá pra defender esse tipo de usuário, o ideal pra eles seria ligar o computador na tomada (o que já seria um grande esforço) e o resto aconteceria sozinho.

Desculpe, mais não podia ficar de fora desse acontecimento.


» bebeto_maya () em 17/09 01:36

__Puta merda!Augusto encerra esse negócio ~truculento, estúpido e enebriantemente vazio~.


» consciente () em 17/09 02:07

O kurumin é apenas uma remasterização do knoppix, olhem o material que o Morimoto escreve, toda vez que ele se mete a falar em programação o texto sai tosco.
Ele não sabe programar pn.
Se é para bater palmas, batam para o Klaus Knopper, o verdadeiro cara genial oculto por todo esse oba-oba...


» Adailton () em 17/09 02:12

Kurumin acabou ? 'Foi nesse ponto que quase desisti, pensando que daria trabalho demais e que não valeria a pena.' Sabem quem disse isso ?

Morimoto, não desanime, se lhe vem ventos contrários, pois maior será sua vitória ... quero dizer, NOSSA ...

O Kurumin é distro pra iniciante ? que bom ... vou iniciar mais um projeto ... divulgação de SoftWare Livre ... distribuo os CD 'antigo' do Kurumin entre os meus amigos, quando baixo um novo para mim ... acho que é um tipo de reciclagem ...

Kurumin é d ... D+

Adailton
Registered User Linux
eMala de plantão/Troll nas horas vagas


» Daniel Semblano () em 17/09 04:38

Eita ... um monte de baboseira como "O Kurumin não serve p/ servidores", o Morimoto não desenvolveu nada e afins ... corrigindo o caro Willian da Rocha, até o Slackware não surgiu do nada, veio da antiga distribuição SLS (algo assim o nome, ehe).

Tem muita gente aqui dando palpite e achando que conhece direito o sistema GNU-Linux. Como pode um sistema não poder ser seguro e aplicável à servidores, só pq ele está mais amigável e ser um sistema desktop?

No mais, o Morimoto está descontente, desistimulado talvez. Só o tempo p/ ver o que é melhor à ele e dar prioridades às suas tarefas que te remunerem.

Sucesso Morimoto, vc não precisa provar nada, pq vc já fez, continua e continuará fazendo à comunidade, e o sucesso financeiro virá. Usuários serão sempre usuários, o "trabalho sujo" é a gente qeu tem que fazer mesmo =)


» Elessar () em 17/09 11:37

eta cambada de invejosos... =]


» roberto () em 17/09 12:24

lamentavel,virou palhaçada,muita gente com inveja,muitos que nunca usaram linux e vieram tirar onda aqui aproveitando a oportunidade,muitos pseudos genios que nunca fizeram droga nenhuma de util para melhorar o linux,enfim virou um besteirol.


» Henrique Vicente () em 17/09 16:58

Guilherme Yan,
unrrum, funciona sim, mas para mim para usuários finais para instalar algo já acho ruim pelo simples fato deles não quererem ler manuais muito etc...
então para instalaćão eu recomendo algo que já tenha essas coisinhas configurado, claro a configuraćão do kurumin é ridícula.. mas alguns pontos eu mesmo ficaria perdido.. como por exemplo para saber como deixar ele um sistema multi-usuários, etc..


» TCCamargo () em 17/09 19:45

Morimoto falou:
>>

Este comentário é perfeito e tristemente verdadeiro. Infelizmente existe gente para tudo. Desde aqueles que leem os HOW TOs e só fazem perguntas sobre dúvidas VERDADEIRAS até aqueles que não conseguem nem clicar num mouse sem antes postar num forum. Tem gente que reconhece o trabalho de gente competente e que faz projetos úteis ao invés de porcarias ou worms até gente que não consegue reconhecer um trabalho bem feito e honesto e prefere ficar falando mal e criticando até sobre o que não conhece.
Acho que o Morimoto está certíssimo e confesso que eu tinha quase a certeza de que este momento iria chegar pois até hoje eu não conseguia imaginar como o Morimoto conseguia sustentar este projeto,e olha que as vezes eu chego a virar noites com os meus trabalhos...
Não acredito no fim do Kurumin, pode até ser que isso aconteça um dia, mas não creio. Acho que muita coisa ainda vai melhorar até porque o Kuruma preencheu uma lacuna no software livre: Ele provou que o Linux pode ser usado por qualquer um e isso é importante.
Acho que é hora de mudança e o Morimoto tem todo direito a isso e todos devem respeitar e cooperar até mesmo porque ele já contribuiu com os usuários em geral muito mais do que qualquer um pudesse imaginar. É só ver a excelente documentação que existe no Kurumin e no GDH.


» Adolfo () em 17/09 20:45

Votos de felicidade ao Morimoto no novo (ou seria usado?) rumo que esta dando a sua carreira.
Também espero contar novamente com uma farta safra de textos no GDH.
Aproveitando a observação do Morimoto sobre técnicos, gostaria de saber se há algum site que liste técnicos que entendam de linux e atendam usuários domésticos.


» TCCamargo () em 17/09 21:28

Eita..acabei não colocando o comentário do Morimoto.. bem tá ai:

Se estavam atacando até o Marcelo Tossati aí pra cima, quem sou eu pra argumentar. Ignorância não se discute... :-p

Daqui a pouco vão começar a dizer que o Linux possui bugs por que o Linus na verdade não entende nada de programação em C e o Andrew Morton contribuiu apenas com pequenos scripts em Perl para o Kernel 2.6. hehehe


» falf () em 17/09 22:50

Olá,
Em primeiro lugar, parabéns Morimoto.
Em segundo lugar, comecei a estudar linux em 2001, mas foi o desafio perante o desktop q me instigou inclusive a topar a parada de vencer (muitos) desafios e hj to prestes a tirar minha certificação LPI.
Hoje, os desenvolvedores java aqui no projeto da UFPE onde trabalho, muitíssimos chatos (mas meus amigos) e muito exigentes, acostumados com seus ambientes da plataforma paga, estão desenvolvendo com kurumin em seus desktops. É claro, personalizei com eclipse, cliente oracle, etc. E isso nao diminuiu em nada sua produtividade.
Agora com os frutos colhidos, vou tentar ser atuante nas contribuições com scripts ou tutoriais que escrevi nesse quase 6 meses de adoçao do kurumin onde trabalho. Vou começar a fazer a minha parte e espero que todos façam o mesmo.
Obrigado.
falf


» Geovane Gonçalves () em 18/09 12:23

Pessoal,

Achei muito sensata a decisão do Morimoto. Apesar do entusiasmo e energia que demonstrou até agora, eu já acreditava que não seria possível manter o ritmo de atualizações sem prejuizo a sua vida particular.
Espero que muitas pessoas possam contribuir com o projeto, inclusive empresas e entidades do governo que utilizam o Kurumin como desktop.

Geovane - Novo Hamburgo RS


» Othon () em 18/09 12:47

O Kurumin e seus derivados ou semelhantes trazem a seguinte polêmica: Linux também para o "aponte e clique"? A filosofia UNIX sempre foi a de se entender a fundo o sistema operacional e como funcionam os seus dispositivos, etc. Quem quiser apontar e clicar, usar o computador só para o Orkut, por exemplo, que use WIndows ou Mac.

Com o Kurumin, mais ainda do que em outras distros ditas "fáceis de usar", o "aponte e clique" se materializou de fato.

Foi válido? Sim, foi. Pois agora o usuaŕio do "aponte e clique" não precisa mais pagar uma fábula pelo Windows ou Mac.

Mas o "demérito" do Kurumin vem da quebra da aliança com a filosofia UNIX de você ter que ESTUDAR o sistema a fundo, de que vale a pena entender conhecer o sistema Linux e praticá-lo. Quer instalar o OpenOffice? Clique aqui. O Mozilla? O link é esse.

Então, na minha opinião, a distro do Morimoto desestimula o usuário a entender o que seja um pacote tar.gz, por exemplo; como se baixar e instalar um pacote e muito mais. Embora nos seus manuais e livro ele aborde tais procedimentos, ela (a distro Kurumin) não veio com essa finalidade, mas a do "aponte e clique".

Por fim, achei válida a decisão do Morimoto em optar mais pela Literarura. Creio que ele estará contribuindo, dessa forma, de maneira mais eficaz pelo mundo do Soft. Livre.

[ ]'s

Othon


» Othon () em 18/09 13:08

O Kurumin e seus derivados ou semelhantes trazem a seguinte polêmica: Linux também para o "aponte e clique"? A filosofia UNIX sempre foi a de se entender a fundo o sistema operacional e como funcionam os seus dispositivos, etc. Quem quiser apontar e clicar, usar o computador só para o Orkut, por exemplo, que use WIndows ou Mac.

Com o Kurumin, mais ainda do que em outras distros ditas "fáceis de usar", o "aponte e clique" se materializou de fato.

Foi válido? Sim, foi. Pois agora o usuaŕio do "aponte e clique" não precisa mais pagar uma fábula pelo Windows ou Mac.

Mas o "demérito" do Kurumin vem da quebra da aliança com a filosofia UNIX de você ter que ESTUDAR o sistema a fundo, de que vale a pena entender conhecer o sistema Linux e praticá-lo. Quer instalar o OpenOffice? Clique aqui. O Mozilla? O link é esse.

Então, na minha opinião, a distro do Morimoto desestimula o usuário a entender o que seja um pacote tar.gz, por exemplo; como se baixar e instalar um pacote e muito mais. Embora nos seus manuais e livro ele aborde tais procedimentos, ela (a distro Kurumin) não veio com essa finalidade, mas a do "aponte e clique".

Por fim, achei válida a decisão do Morimoto em optar mais pela Literarura. Creio que ele estará contribuindo, dessa forma, de maneira mais eficaz pelo mundo do Soft. Livre.

[ ]'s

Othon


» Pachequinho_RJ () em 18/09 23:30

Antes de mais nada: PARABÉNS AO MORIMOTO.

Uma das coisas que mais preocupo em minha vida é FALAR o mínimo possível e AGIR o máximo que puder. Independente de ser derivada ou não, de servir para a necessidade X e não para necessidade Y, o Morimoto simplesmente DEU a sua contribuição à Comunidade. Criou o Kurumin, se esforçou ao máximo para dar suporte à sua obra, desenvolveu literaturas didáticas para auxiliar os mais novatos e tudo o mais que foi possível. Infelizmente, devido às suas ocupações (NECESSIDADES mais precisamente), não há condições de dar continuidade habitual ao projeto. E ao invés de agradecerem, estão aí postando opiniões e comentários que na maioria das vezes não ajudam em nada.

Um abraço à você, Morimoto, e desculpe-me por não poder lhe auxiliar. Também gosto muito do Kurumin, mas o meu TEMPO disponível é escasso (além de ter outras prioridades). Sinto-me chateado por não poder lhe ajudar. Mas torcerei muito para que este cenário mude para melhor.

Em tempo: o homem é responsável pelo seu próprio destino. Suas atitudes, sejam elas racionais ou não, refletem bastante nisso. Aos "maus-agradecidos", pensem bem nisso.


» ecmotta () em 19/09 12:35

Vislumbro, pelo menos, dois tipos de usuário Linux: aquele que trabalha para desenvolver o sistema e aquele que só quer um sistema que faça seu computador rodar editores de texto, jogos, internet etc. Encaixo-me na segunda hipótese. Quando conheci o Linux, já havia sofrido toda espécie de tribulação com o Windows, desde os costumeiros travamentos até infestações por vírus. Minha primeira experiência, com um Conectiva 5, foi frustrante, porque o vídeo não funcionou. De lá pra cá, testei várias distribuições, sofri com a falta de suporte ao winmodem, não gostei do Conectiva 8 e 9, nem do Red Hat 7, que achei pesado. Finalmente, consegui ficar satisfeito com o Mandrake 9.1, depois que troquei o softmodem. Mas, realmente, o Kurumin se tornou meu Linux favorito, por ser fácil de usar e pela "brasilidade", que outras distribuições não conseguiram implementar. Mas, quando vejo o Morimoto reclamando, de forma áspera mesmo, que a maioria que usufruir, mas não, ajudar no desenvolvimento do Kurumin, sinto-me diminuído. Não contribuo porque não tenho preparo técnico. O trabalho de desenvolver é de quem entende de programação, conhece informática mais a fundo. Não tenho como deixar de ser mero usuário, porque tenho que trabalhar e me especializar na minha área de atuação, que é o Direito, e assim, não dá para estudar informática para me tornar um desenvolvedor de SO. Mas, posso contribuir com o Kurumin, visitando o fórum e tirando as dúvidas de outros usuários, nas poucas vezes em que posso sugerir alguma coisa que realmente resolva os problemas dos outros, e divulgando o Indiozinho entre novos usuários. Tenho encontrado muita resistência, porque quase todo mundo que conheço e tem computador em casa já se acostumou com o Windows (geralmente, cópias piratas), e mesmo sofrendo com vírus, travamentos etc., resiste à instalação do Kurumin. Acho que o Morimoto está certo em sua decisão, só lamento a forma rude com que se expressou. Não o censuro, porque cada pesoa tem seu jeito de ser. A solução para o problema de quem não lê o Manual do Kurumin para resolver um problema, na minha opinião, é facilitar ainda mais o uso do Indiozinho para o usuário comum. P. ex., aqui em casa, coloquei na área de trabalho os ícones do modem, do kppp e do Mozilla, numerando-os e nomeando-os, respectivamente, "1 Carregar o Modem", "2 Conectar-se à internete" e "3 Navegar na internete". Assim, minha esposa e outras pessoas, que não querem ter o trabalho de ler o Manual do Kurumin (e não os recrimino por isso, cada um tem o seu jeito de ser, temos que aprender a conviver com as diferenças), conseguem usar o Kurumin sem problema. Sugiro que os desenvolvedores se unam para ajudarem o Morimoto a continuar o desenvolvimento do Kurumin, e criem scripts que facilitem mais ainda a vida do usuário leigo. Assim, haverá menos perguntas idiotas no fórum.


» Daniel Semblano () em 19/09 15:45

>> Mas o "demérito" do Kurumin vem da quebra da aliança com a filosofia UNIX de você ter que ESTUDAR o sistema a fundo, de que vale a pena entender conhecer o sistema Linux e praticá-lo. Quer instalar o OpenOffice? Clique aqui. O Mozilla? O link é esse.

Quebra da aliança? Que aliança ? O GNU-Linux é livre, e tal "aliança" é só mera filosofia ...


» Bill Gates () em 19/09 19:12

| ---------
| |
| |
| |
--------+--------
| |
| |
| |
--------- |

Microsoft Corporation


» José Luciano () em 19/09 19:38

Morimoto, primeiramente parabéns pelo seu trabalho com o Kurumin! Eu sou um divulgador desta distro, até porque sou iniciante no mundo Linux. Gostaria de deixar três comentários para vc:
- Sou um dos poucos conhecedores de informática onde trabalho, e lá sou assediado pelos colegas para dar "suporte técnico" (e nem ganho nada com isto). Todos os casos são com o Windows, e é incrível os tipos de dúvidas que aparecem, muitas das vezes em recursos simples do Word! O pessoal tem uma dificuldade grande, e por mais que vc ensine sempre estão a sua volta perguntando a mesma coisa! Se este ocorre com o Windows que já tem vários anos de uso popular, imagine com o Linux, que está aparecendo agora! Se formos fazer um trabalho levando em conta quem no atira pedra, nada produziremos... Temos que ouvir só os poucos que têm forças a unir conosco.
- Seu projeto do Kurumin teve várias atualizações em muito pouco tempo, oque foi necessário no momento inicial de amadurecimento da distro. Agora que o Kurumin está bastante amadurecido, siga uma atualização numa velocidade mais comum no mercado: uma vez a cada seis meses, ou uma por ano. Assim vc não se estressa tanto com o Kuruin e leva o projeto a frente. Todos saem ganhando.]
- Deixe o fórum do Guia do Hardware para o povo mais iniciante.. crie uma lista de e-mail fechada e moderada, só com pessoas de maior conhecimento técnico que realmente podem ajudar no projeto. Assim vc já filtra os "lixos" provenientes de pessoas muitas das vezes bem intencionadas, mas sem o bom senso de saber o que falar e a hora que falar.
Felicidades.


» ecmotta () em 19/09 23:47

Comigo acontece a mesma coisa que com o José Luciano. Também sou muito requisitado no serviço para resolver coisas simples no Windows e no WordPerfect. A impressora não funciona, vou lá e descubro que está sem cartucho. O monitor não liga, verifico que o cabo está frouxo. Uma colega simplesmente moveu a pasta do WordPerfect de lugar, ao acionar o ícone na área de trabalho, o programa não abriu, e adivinhe quem descobriu o problema e resolveu?... Como aprendi? Me virando. Explorando. Algo que a maioria não quer fazer, acho que mais por falta de interesse do que capacidade. Não adianta discutir com o usuário iniciante. O cara vem tirar uma dúvida com você, e se você resolve, você é o máximo; se você diz que não vai ou não pode ajudar, te chamam de um monte de coisas. Paciência! Mexo com informática por prazer. Resolvi fazer uma espécie de ajuda do Kurumin, em html mesmo, para rodar no Konqueror indicando passo-a-passo como abrir o editor de texto, navegar na internete, ouvir músicas, assistir a filmes etc. Com um clique no atalho, dá pra abrir o OpenOffice e fazer outras coisas mais. Acho que o pessoal do desenvolvimento do Kurumin poderia fazer um painel bem incrementado, tipo o Clica-Aki, com essa função, voltado mesmo para quem toma o primeiro contato com o Linux/KDE. Não faço porque não sei mesmo, nem tenho tempo para estudar e aprender como fazer, mas, se soubesse, faria. A idéia do Kurumin como distro voltada para o usuário leigo não pode morrer. Querendo ou não, Morimoto, você deu vida a uma grande idéia, e pelo que percebi, em software livre é isso mesmo, um pegando o que outro já fez e melhorando, e assim, a vida de todo mundo fica melhor. Me lembra até o lema da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Liberdade para escolher o que usar, não ficar refém de apenas um SO e certos programas; igualdade na inclusão de todos no mundo digital, até mesmo de quem não pode pagar por licenças caras, e fraternidade no sentimento de colaboração e união, entendendo que todos formamos uma grande família. Uma coisa tão bela assim não deve morrer. Por isso, sei que o Kurumin vai permanecer de pé, apesar da torcida em contrário de alguns (ou de muitos) despeitados ou orgulhosos demais para verem que abaixo de si existe vida inteligente... Valeu!


» Zeca () em 21/09 09:00

Antes de mais nada: MORIMOTO, você merece parabéns.

Me ajudou a acreditar mais no Linux. Já deu o seu recado de que é possível facilitar a vida do usuário final e popularizar o linux.

Isso é um claro recado para muitas distribuições.

Já há notícias de que grandes usuários como o Estado do Paraná e a parece que um órgão público de Minas estão escolhendo o Kurumin.

Já entrei em contato com vários técnicos em minha cidade e eles preferem instalar o Kurumim (antes a maioria só tinha ouvido falar em linux).

É uma pena que não tenha ganho a grana que vc merece.

Mas acho que vc plantou uma idéia, suou por ela, deu tempo para ela maturar e agora ela tem que seguir.

Acho que esta idéia é fundamental, tornar a distribuição popular é fundamental e o Morimoto, sem maiores estrutura, conseguiu isso.

Na minha opinião, todas as outras distrubuições deveriam ser o mais generosas possível com o usuário final que dissemina o produto por todos os cantos.

Acho que a microsoft fez isso na decada de 80/90 (por vias tortas, facilitando a cópia pirata)e se tornou padrão.

Criar dificuldades para vender facilidades, com podem estar fazendo algumas distribuições, só criam desconfiança.

Acho que este é o grande recado do Morimoto para mim. O Linux pode ser facil, pode ser popular e já, hoje, agora.

Vejo também que o reconhecimento e o respeito que a comunidade tem pelo Morimoro, visto o número de comentários para este assunto.

Eu vi a discussão e não pude deixar de registrar meu agradecimento ao Morimoto.

Parabéns.

Zc



» Josafá () em 21/09 13:02


O engenheiro > sabe tudo de sua área

o Medico > sabe " " "

o Mecanico > " " " "

o Politico

O Juiz

O Malandro

O Proficional de Informatica > tem a obrigação de dar suporte a usuários de outras áreas, ( SEJA PAGO OU DA FORMA QUE PREFERIR ) pois eles não tem a obrigação de saber como recompilar kernel, e fazer shels. etc, etc etc....A FINAL NÓS GANHAMOS $$$$$ COMO....????? COBREM PELO SEU TRABALHO, OU SEJA VOLUNTARIO... HE, HE, HE......


» geeknews () em 21/09 15:24

É comum no Brazil acontecer éssas coisas,autores que comecam algum projeto e depois abandonam nas primeiras dificuldades.É só pesquisar um pouco e ver muita coisa que foi abandonada por diversos motivos como falta de tempo por exemplo.

Eu cheguei a usar um Linux a tempos atraz que não lembro o nome mas o autor(Brasileiro) deixou atualização até 2003 se não me engano,ouve outros antes do Morimoto a fazerem a mesma coisa.

O plobrema é ter peito e tocar para frente mesmo com dificuldades,e isso é para poucos.

O próprio FórumGDH tambem foi abandonado assim como o Fórum Kurumin,pode-se dizer que é um hábito e não um fato inédito.

Se usuarios foram culpados cabe uma analize mais profunda que não vem a caso e não são o motivo,tem velha maxima que o falecido Vicente Matheus dizia:

Saiu na chuva é para se queimar.

Se não aguenta o tranco e cobranças que estão por vir no menor sinal de chuva e com medo de gotas d"agua vá desmanchar o cabelo,a mélhor coisa a se fazer é voltar para casa ou pegar o guarda chuva para se proteger.


» Rodrigo Ramos () em 21/09 17:29

Entendo perfeitamente a sua decisão e acredito que você não está feliz em ter que fazer isto.
No Brasil é fácil encontrar pessoas dispostas a ganhar dinheiro com software livre, difícil é encontrar alguém querendo ajudar. O importante é você ter a conciência tranquila de estar fazendo o possível para ajudar a comunidade. Parabéns pela constante ajuda e boa sorte!


» PoolS () em 21/09 17:31

Independente do que o Autor do Kurumin decidir, o que está feito até agora está feito, ~muitos são os que chagam, dão sua contribuição e desaparecem, e tem sido assim na maioria dos casos... como a finada Loki Games, olha o que ela deixou no mercado!! mostrou que é viável e bom, assim como o Kurumin. Agora os projetos seguem, param, continuam depois, de uma forma ou outra as coisas se encaixam... nas próximas atualizações do Debian, Slackware, Red Hat etc virão com mais e mais características, sejam elas do Knoppix (que vem do Debian) ou do Kurumin... sentiram a evolução? isso me alegra e muito, pois de qualquer maneira, somos muito superiores ao código fechado e evoluímos bem mais!

Abraços


» Rafael Kafka () em 21/09 23:34

Em um mundo ideal as pessoas leriam manuais, consultariam documentações, se informariam profundamente antes de migrar de SO.

No mundo real é bem diferente.

O usuário realmente leigo simplesmente não migra,Quem migra são os usuários pseudo-avançados do ruindow$ que não sabem 3 ou 4 comando mas "fuçando" sempre conseguiram fazer uma graçinha ou outra.

O grande problema surge ai.Esse usuário odeia ler, pesquisar, ele quer apenas fuçar e fazer tudo.

Quando não consegue vai aos fóruns revoltado com a distro afirmando perólas do tipo "é por isso que não migram, linux é difícil demais".

A resposta que ele recebe é "leia a documentação".

Ele não só não lê como sai criticando.

Por isso eu entendo a revolta do Morimoto.

Eu geralmente sou muito paciente, procuro ajudar dando detalhes mínimos, mas sempre quando vejo que são pessoas de boa fé que não leram tudo a respeito ou porque não foi possível dentro das suas realidades pessoais ou porque a ânsia de migrar depois do milésimo vírus, spyware, da milésima tela azul foi maior.

Agora ninguém tem a obrigação de ter essa paciência.

Eu não tenho a menor dúvida que surgirão vários desenvolvedores dispostos a fazer parte da equipe do Kurumin a despeito da unificação com o Kalango ser difícil por causa do Gnome, o que é uma pena.

Falaram uma série de asneiras sobre o kurumin não poder ser instalado.Eu sempre considerei infame, desde que conheci o Kurumin, ter que instalar para ver no que dava.Simplesmente não concebo a idéia de ver somente depois da instalação se meu som funcionou, se minha rede conecta.Logo se não for live-cd eu nem chego perto, toda essa história sobre segurança é uma baboseira, o próprio Morimoto já provou isso mostrando que basta ter acesso físico à máquina com um live-cd que o sistema mais seguro cai.

Há, por fim, como manter a distro sempre atual, usando o apt-get, isso vale para quem usa a versão 1.0 ou para quem usar a milésima, basta ter o mínimo de conhecimento para não fazer besteiras.As pessoas adoram se irritar com besteiras ao invés de relativizar tudo e levar em conta apenas o que é realmente relevante.Eu fui muito ajudado no começo e ajudo com o maior prazer nem que eu tenha que ensinar até como se liga um pc.Agora pouquíssimas pessoas tem essa paciência.A única coisa que considero intolerável é ver o usuário leigo sendo humilhado por detentores da verdade e do saber.


» Victor () em 22/09 01:20

Discutir ou repetir o que já foi chorado não leva a lugar algum. Alguém achou o Kurumin trimassa? eu também achei!

Logo é bom lembrar...

O código é aberto, a filosofia "vamos melhorar as boas práticas e abandonar as ruins" continua para o kurumin e para tudo que é livre, então bola pra frente cambada!


» cavernadodragaun () em 22/09 02:27

e kade os anões, os elfos, e os orcs?


» alexandre () em 22/09 03:50

Quando começou essa história de livecd achei uma boa por talvez aumentar o número de pessoas que não tem muito dinheiro e não podem comprar computador, poderem usar a Internet, que hoje em dia é fundamental. Mas no começo achei uma barreira grande porque a maioria dos computadores mais baratos usam softmodem, então o livecd não seriam tão útil. Aí apareceu o Kurimin com suporte a winmodem, achei que seria a salvação da lavoura, porque a única coisa que o Kurimin trouxe de novo foi o suporte a winmodem.

Agora acho que não está dando mais certo é porque o Morimoto foi muito ambicioso, ao invés dele ficar só com o aprimoramente do suporte a winmodem ele quis fazer muita coisa.


» Paulete () em 22/09 04:34

Estou escrevendo só para dizer que vi uma foto do Marémoto, Marimoto sei lá e achei ele lindo, adoro pessoas que usam óculos, acho tão sexy tem um jeito de gênio. Gostaria que me fosse enviado mais fotos dele. Afinal de contas, qual o nome certo? Quero te conhecer melhor Momoto, posso te chamar assim?

Não fique triste pelo que está acontecendo, não esqueça que sempre terá um ombro aqui para você chorar, quem sabe ainda vamos nos dar muitissímo bem.


» paulete () em 22/09 04:58

Sou eu denovo, a paulete. Quero falar outra coisinha sobre a foto que vi. Momoto, eu não consegui ver seu sorriso na foto, será que você é banguelo? Acho que não, você deve ter um sorriso lindo, encantador. Também te achei mei abatidinho na foto, não fique assim.

Ah, antes que eu me esqueça. Momoto, você está com um look muito caidinho, está precisando melhor o visual. Se quiser posso te recomendar algumas roupas bem legais, você vai ficar muito sexy com umas ropitas coladinhas no corpo.


» paulete () em 22/09 05:00

Falei, falei e acabei esquecendo uma coisa. Momoto, não ligue para esses comentários maldosos, é pura inveja.


» paulete () em 22/09 05:03

Ai gente, nunca termino de falar né. Momoto, se niguem quiser mais usar o kurimin, não tem problema, você pode instalar ele na minha máquina quando quiser.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.