Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Versão em código aberto do Solaris 10

Notícia publicada por brain em setembro 15, 2004 02:28 AM | TrackBack


Segundo o news.com, a Sun anunciou que planeja lançar uma versão em código aberto do Solaris 10 ainda este ano. A Sun já flertou com a idéia antes, e mesmo agora o anúncio não traz muitos detalhes técnicos. Segundo a notícia, a idéia é ter uma versão aberta para captar o interesse da comunidade desenvolvedora, de forma similar ao que ocorre com o Darwin para a Apple e com o Fedora para a Red Hat. Vamos aguardar para ver.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ricardson Williams () em 15/09 06:16

Que legal..agora vamos debugar o Solaris para a SUN, como muitos fazem para RedHat "usando" o Fedora, sera que alguem usa o Fedora em ambiente de producao?


» rivo () em 15/09 07:41

bom eu uso, em um dos estagios que estou estamos fazendo um projeto para uma grande empresa onde este projeto deve ser feito para a plataforma linux e preferencialmente a red hat. como nao temos grana para ter o red hat enterprise nem ferramentas proprietarias usamos o fedora mesmo.


» Rafael () em 15/09 09:14

Eu instalei o Fedora Core 1 em um cliente


» Rafael () em 15/09 09:15

Eu instalei o Fedora Core 1 em um cliente, ficou muito bom. Como é um cliente bem pequeno, ele roda Squid, apache e faz uns backups em DVD por script. Muito bom mesmo!!


» jay_of_today () em 15/09 09:41

Bom, eu gostaria de ouvir comentários sobre o tópico em si.
Para quem ainda não sabe ou acha que o Linux (kernel) é o bixo, o Solaris é um S.O. robusto, altamente escalável e totalmente testado em ambiente de "producão", particionamento extendido,suporte à profiling, seguranca avancada (RBAC e o ilk), virtualizacao, alta disponibilidade, etc.
O fato de se tornar open-source nao significa que o Linux vai "ganhar" todas as vantagens do Solaris..é bem provavel que o Solaris ganhe uma porrada de drivers, coisa que faz falta na versão x86. Além claro, de um ambiente GNU/Solaris para os mais "ZOSS".

[]s


» psantos () em 15/09 10:06

Se pudermos usar livremente, nada mais justo do que ajudar no desenvolvimento. Só não vale abusar da boa vontade do pessoal para depois dar tchau e obrigado.
Mas não estaria a Sun arranjado encrenca com nossa amada SCO?
Eles não tem um acordo sobre o uso de partes de código do System V (assim como IBM com o AIX e a HP com o HPUX)?


» Augusto Campos () em 15/09 10:10

Ricardson: você pode fazer isso que você falou, ou não. Imagino que usuários do Solaris com aptidões para o desenvolvimento vão gostar de ter acesso ao código, ainda que seja para fazer exatamente isso. Outros usuários podem continuar tocando suas vidas e simplesmente ignorar a disponibilização. Pelo que eu entendi, você comentou este anúncio de disponibilização como se fosse algo negativo, mas não imagino que a Sun vá obrigar ninguém a usar ou contribuir para seu projeto.


» Mandark () em 15/09 11:29

O Solaris é freeware (favor não confundir com Software Livre)?

Se não, quanto custa?


» semente () em 15/09 11:55

A licença desse Solaris é compatível com a GPL? Ou é aquelas licenças de código fontes abertos cheia de restrições?


» Augusto Campos () em 15/09 12:05

Semente, ainda não foi divulgada a licença.


» Manoel Pinho () em 15/09 12:43

O Solaris atualmente é freeware para uso não comercial e em máquinas monoprocessadas:

http://wwws.sun.com/software/solaris/binaries/index.html

Essa notícia diz que o código fonte será aberto, mas não diz qual licença irão usar. Podem usar a GPL, usar uma outra licença existente ou criar uma nova.

Eu não sei não, mas eu creio que inventarão alguma "SPL" (Solaris Public License) que lhes dê a propriedade e controle do código e de quaisquer adições a ele, para evitar que o linux e outros free unices se apoderem das boas coisas desse sistema.


» Henrique Vicente () em 15/09 13:14

Mandark, como Manoel Pinho falou o Solaris é gratis para uso não comercial.. leia-se: desenvolvimento de programas(sim, um desenvolvedor pode usá-lo pelo que eu já vi na licenća uma vez...), para estudo também.. e outra coisinha que não me lembro.. são 3 ou 4 as licenćas não comerciais deles...
espero que liberem sobre GPL...
Ah, e eles podem liberar sobre duas licenćas... uma GPL e outra apenas para garantir a eles o direito de copiar coisas para colocar em algum software proprietário(o que acontece com openoffice e staroffice)...


» Führ () em 15/09 18:02

Bom a Sun tá devagar mas tá andando. O Java é uma promessa antiga mas o Looking Glass, que é um interessante projeto por sinal, já é GPL.
É esperar pra ver....

Führ


» Ark () em 15/09 21:03

"Java é uma promessa antiga": você não usa bancos, não tem um celular decente, ou apenas não quer trabalhar em empresa grande de software?


» Claudio () em 15/09 21:25

Acho que ele quis dizer que o Java distribuído em Open Source é a promessa antiga...


» EdCrypt () em 15/09 22:59

Eu espero que eles não inventem mais uma licença tipo Xfree86 nem usem algo incompativel com a GPL/LGPL/BSD, só isso. De resto, ótima noticia.


» bebeto_maya () em 16/09 01:06

Alguém lembra do BEOS, usei uma versão free dele e achei impressionante:Gráficos 3D de qualidade, desempenho fantástico, estabilidadee etc. . .Mas infelizmente não ''passa de uma radiola com Surround'', não tem programa e DEvice Drivers, só em sonhos. . .Seria interessante ver o Solaris entrando na briga. . .Mas eles vão ter que passar pelos mesmos caminhos tortuosos do Linux:Aplicativos e drivers!


» Führ () em 16/09 10:51

Ark, acho q talvez me expressei mal. Queria dizer exatamente o que o Claudio falou. ;)

Führ


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.