Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Posicionamento da LinuxMall sobre a linha de produtos do Kurumin

Notícia publicada por brain em setembro 21, 2004 01:04 AM | TrackBack


O direito de resposta é fundamental, e o BR-Linux jamais se negou a publicar posicionamentos de pessoas ou organizações mencionadas em suas notícias ou comentários. O caso atual envolve dois nomes respeitados na comunidade Linux nacional, portanto é uma pena que estejam em lados opostos. Entretanto, como a crítica foi em público, é justo que a resposta também o seja. Este editor espera que ambos os lados encontrem uma solução harmoniosa, apoiados pelos leitores.

Atualização: o site GuiadoHardware publicou uma nota sobre o assunto, explicando o ocorrido. A pessoa que atuava como contato com a LinuxMall e deixou de agir como deveria assumiu sua falha, explicou que Carlos Morimoto nunca quis prejudicar a Linuxmall, e informou que entrou em contato com a empresa para resolver a questão. Encerro assim, portanto, a discussão.

Na recente notícia sobre a mudança do ritmo de desenvolvimento do Kurumin, o autor da ferramenta, Carlos Morimoto, enviou um comentário explicando que não ganha dinheiro com o Kurumin, e mencionando, entre outras coisas, que a editora que publicou seu livro (que ele disponibiliza sob uma licença livre) não lhe pagou nada por isto, que uma recente palestra em um evento proeminente da comunidade livre brasileira não foi remunerada (e de fato não é, eu me orgulho de ter palestrado no mesmo evento sem cobrar da organização nem mesmo a passagem e a hospedagem), e que a LinuxMall vende CDs e camisetas do Kurumin, mas também até hoje não lhe pagou nada, "embora digam que 'contribuem com o projeto'".

A representante da LinuxMall, empresa que é parceira frequente do BR-Linux em diversas promoções, achou importante enviar seu posicionamento sobre o assunto, reproduzido abaixo na íntegra. Se você se interessa pelo assunto, leia o comentário do autor do Kurumin e em seguida leia o posicionamento abaixo antes de formar sua opinião.

Além de contar o histórico dos produtos com a marca do Kurumin, a nota informa sobre qual é o cronograma de pagamentos acertado com os responsáveis, a razão provável da venda abaixo das expectativas para estes produtos, cita casos de parcerias de sucesso com outros representantes da comunidade Linux nacional, como o UnderLinux, o LinuxClube e o OpenOffice.org.br, e termina relembrando que continua à disposição de projetos nacionais interessados em trabalhar em conjunto.

Na *minha* opinião, o autor do Kurumin não quis denegrir a imagem de ninguém, embora a forma de expressar como a sua popular criação não lhe dava retorno financeiro possa ter dado a impressão errada. Certamente ele agora poderá ter a oportunidade de esclarecer o que realmente pensa sobre o assunto. Da mesma forma, a LinuxMall sempre esteve disponível e aberta a parcerias em todos os momentos em que o BR-Linux buscou este tipo de contato, como na campanha de doação de materiais para escolas. No interesse da transparência e do direito de resposta, veja abaixo a resposta da LinuxMall.

Posicionamento da LinuxMall

Desde fevereiro de 2003 a Linux Mall está focando mais intensamente a novas parcerias dando ênfase a projetos nacionais. Em abril de 2003 iniciamos nossos convites a diversos projetos (sem fins lucrativos) com o intuito de apoiá-los. Foi uma forma que encontramos de agradecer a tudo que o Software Livre nos proporcionou até hoje.

Naquela época, um desses projetos era do Kurumin, que após diversas sugestões de clientes para produtos desta distribuição, acreditamos e decidimos apoiar de diversas maneiras, pois sabemos que para um projeto deste tipo exige tempo do desenvolvedor, uma estrutura (por menor que seja) e conseqüentemente gastos.

Devido à falta de retorno do Carlos Morimoto, conseguimos contato com o Angelo Valle, pelo site Guia do Hardware.
 
O contato com o Angelo foi rápido e eficaz, e no dia 17 de novembro de 2003 recebíamos um e-mail do próprio Morimoto autorizando a confecção de produtos oficiais, como segue no trecho abaixo:

" Oi Georgia, eu achei legal a ideia de vocês desenvolverem os acessorios para o Kurumin, você pode combinar os detalhes com ele (referindo-se ao Angelo Valle). Aqueles logos que estão no site são de livre distribuição entao você não precisa se preocupar em pagar ou justificar nada pelo uso. Mas se quiser me mandar umas camisetas eu agredeço rs :-P"

A partir desta autorização elaboramos a camiseta e o chaveiro do projeto. Fechamos que parte do valor seria destinada a colaborar com a distribuição. Acreditamos que mesmo não sendo um valor tão significativo, agora seria possível mais do que nunca um maior amadurecimento do Kurumin, a possibilidade ministrar cursos, palestras, eventos, etc.

No dia 29 de março de 2004 enviamos um e-mail ao Morimoto e ao Angelo informando que os produtos Kurumin entravam no ar e reafirmando o combinado que parte das vendas seria revertido ao projeto e que estávamos no aguardo do apoio da divulgação os produtos oficiais e sobre a parceria, conforme estabelecido.

Após 02 meses e sem qualquer apoio e divulgação dos acessórios Kurumin em seu site Oficial, fomos informados pelo Angelo Valle, que o Carlos Morimoto não autorizou nenhuma publicidade relacionada aos acessórios por não gostar de propagandas em seu site, mas que poderia ser colocado um texto sobre a parceria.

Infelizmente este texto que foi sugerido por nós no dia 11 de maio 2004 até a presente data nunca chegou a ser veiculado, e somente os sites administrados pelo Angelo (Clube Kylix/BarGDH) apoiaram e divulgaram os acessórios Kurumin.

Diante da falta de apoio, informamos que somente após a venda total dos produtos Kurumin estaríamos acertando a porcentagem definida (mesmo não sendo cumprida a parte que lhe cabia).

Hoje, 20 de setembro de 2004 ainda temos produtos Kurumin, pois as vendas não foram como esperadas. A Linux Mall junto a muitos de seus filiados e parceiros divulgaram o produto Kurumin, mas acreditamos que a falta de apoio no site oficial também impactou no resultado obtido.

Ressaltamos que a Linux Mall patrocina diversos sites e projetos nacionais sem fins lucrativos com grande sucesso, entre eles destacam-se o LinuxClube, UnderLinux, OpenOffice.org.br. Procuramos atender as demandas de projetos específicos fornecendo produtos para sorteio e campanhas, além de auxílio a escolas.

A Linux Mall lamenta o  ocorrido e desde já, publicamente, reafirma que o pagamento da porcentagem dos acessórios Kurumin será efetuado após o término do estoque atual, conforme informado por e-mail aos responsáveis.

Lembrete: a Linuxmall está à disposição para conversar com outros projetos brasileiros interessados em estudar parcerias de divulgação. Entre em contato através do site - parcerias.


Atenciosamente,
Diretoria Linux Mall

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» William da Rocha () em 21/09 02:02

Hum....

Nessa o Morimoto errou, e outra coisa a Linuxmall é uma empresa séria, somos parceiros mais de dois anos. E sempre fui bem atendido pela Geórgia e de já conversei pessoalmente com o Adriano (Diretor), em alguns desses eventos na FIAP. E pelo que percebi é uma pessoa de boa índole.

O que sempre pedi para empresa Linuxmall, fui atendido desde cliente até como parceiro.

Única coisa que a Linuxmall deveria fazer é aumentar a comissão (Risos)... Brincadeira...

Parabéns para o Adriano e Geórgia...


» eu () em 21/09 05:44

eh sempre bom saber a verdade... coisa rara nesse pais


» Alvaro Guimaraes () em 21/09 06:11

A LinuxMall é respeitada, mas o Morimoto tb tem o meu respeito, esse é o tipo de desentendimento que não pode se dar tanta importancia


» Marcelo Ulianov () em 21/09 06:45

Grana, grana, grana... o Motor que gira o mundo... O kurumin é excelente e eu pagaria por ele numa boa. Se viesse numa caixinha com os livros do Morimoto e uma camiseta valeria no minimo R$100,00 na boa ! pô Morimoto, não desiste assim não ! Viabiliza isso ai ! Cobra pelo suporte, de mais cursos, sei lá... Tem muito blá blá blá e pouca qualidade nessa comunidade, e quando algo de bom aparece acho que devemos apoiar 100 % !


» walfredojunior () em 21/09 08:01

Eu acho que o Morimoto não errou e não mentiu em falar que não ganhou dinheiro,e como a própria linuxmall falou , vai pagar somente quando acabar o estoque.
Agora , quanto ao apoio no site oficial pode até ser, mas a linuxmall divulgou muito bem a venda do kurumin e não sei se faria muita diferença.
E se formos analizar a parte que Morimoto não cumpriu, acho um mero detalhe se comparar com todo o trabalho dele já realizado. É como se não receber nada, por que não se cumpriu 1% de algo que esta 99% feito ou combinado quer mais do que poder usar a marca Kurumim e seus produtos.
E por falta de apoio , ele não vai poder dar a atenção ao kurumim como antes e quem perde somos nós da comunidade Linux.


» Pierre Freire () em 21/09 08:18

A LinuxMall é uma empresa séria sim, sempre comprei material por lá e fui bem atendido e os prazos de entregas sempre foram cumpridos.
Quanto ao Morimoto, realmente fez e faz um grande trabalho, não acho correto reclamações comerciais em público, isto soa um pouco como amadorismo, isto é uma verdade, apesar de achar que muitos não venham a gostar desta opinião minha.
Talvez este seja um ponto que o SL deve amadurecer, porque como todos sabem o livre não é gratuito.
Quem sou eu para questionar esta ou aquela atitude, mas na minha visão que pode ser a errada, o Morimoto deveria entrar em contato com a LinuxMall e outras empresas para negociar acordos e parcerias, isto seria mais eficaz do que apenas reclamar publicamente em um site na internet.
Este comentário não desmerece de forma alguma o notável o trabalho do Morimoto, que é uma pessoa séria, inteligente, mas como todo ser humano tem os seus pontos fracos.
As vezes falar demais qo que se pensa não é salutar e como diz o provérbio "Quem fala o que quer, escuta o que nao quer".
Resumindo, Morimoto, vá a luta, procure parcerias, firme contratos, tenho certeza que o seu projeto terá apoio, reclamar e desabafar publicamente não vai ajudar em nada, especialmente citando nomes, como a LinuxMall e outras empresa, o que com certeza só vai causar desgastes e prejudicar a sua imagem tão bem conceituada. Além do mais causar um mal-estar, porque é muito chato participar destes posts.
Um abraço e boa sorte.


» Victor Zucarino () em 21/09 08:18

Um fato desse tipo ñ deveria acontecer no cenário Linux nacional. De acordo com o esclarecimento da LinuxMall o Morimoto falou demais, talvez em um momento de "desabafo". Como já foi dito antes, o Morimoto nem sempre é gentil ao tratar determinados assuntos, mas isso ñ é defeito e sim característica da pessoa. Sua dedicação ao Kurumin foi importantíssima p/ divulgação do Linux no Brasil, sem desmerecer TODOS q estavam/estão no mesmo grupo. Eu por exemplo uso o Kurumin em meu desktop pessoal, como muitos. Pensando assim acredito q devemos esquecer esse mal entendido e tocar a bola p/ frente. Morimoto, a decepção muitas vezes nos tira a força necessária p/ seguir adiante, mas pense grande e ñ se deixe levar por comportamentos de certos usuários ou críticas q ñ sejam construtivas. Por favor, encare isso td numa boa pois estou escrevendo como amigo. Ñ podemos permitir q um projeto como o Kurumin seja enfraquecido. Eu gostaria de ter tempo p/ ajudar no projeto, mas infelizmente ñ tenho. Mas sei q muitos têm e querem ajudar. Vão ajudar, direta ou indiretamente.

Quero daqui a algum tempo olhar p/ trás e lembrar desse momento como apenas um caso isolado, q permitiu reorganizar a casa e caminhar p/ um estágio avançado do Linux no Brasil.

Abraço!


» Dr. Orus () em 21/09 08:41


Bom dia.

Como falei antes, e estou respetindo. Esse morimoto
é um tremendo charlatão e no minimo é um viado enrustido. Vai se foder morimoto otario.
Tem q mais eh morrer de fome.


» mauricio () em 21/09 08:55

sempre achei o morimoto um pé no saco.. soh faz merda


» Ricardo de Castilho () em 21/09 09:01

Olha, isso tudo não passou de uma má interpretação das palavras, acredito que o fato acontecido é tão insignificante que não vale a pena querer julgar, até porque só o fato do trabalho que ambos estão fazendo na divulgação do uso do linux em si já é um mérito e tanto.

Abraços,
Ricardo de Castilho.


» walfredojunior () em 21/09 09:03

Também acho que foi um "desabafo", e também acho que ele é uma pessoa que fez um grande trabalho, e nem todas pessoas são boas para fazer negócios como certos Empresários ganaciosos que existem por ai. Aposto que se ele fosse um Empresario ganancioso, ele agiria de forma diferente e aposto que Linuxmall aceitaria suas condições, pelo fato de "não existir nenhum trabalho como o de Morimoto no Brasil". Não estão dando o devido valor. Que a Linuxmall é séria isso não se discute, mas não vejo nenhuma area de "Download em seu site ou dicas pra usuario, documentação etc.." que contribuição estão dando a comunidade ? Cade?, então porque defendem tanto a Linuxmall ?.E acho que uma empresa que vende algo tem que ser séria mesmo, é uma obrigação da empresa. Temos que defender o que é Livre !. Se Coloca no lugar de Morimoto..... e pensa..... Você vê pessoas vendendo brindes , as pessoas usando camisetas e bonés, canetas eetc.. Kurumim , de algo que vc criou , e não receber nada por isso, é duro.
Ou vocês acham que ele vive de vento ?


» gladiston () em 21/09 09:24

Certa vez, eu alertei a LinuxMall dum problema crônico em seu site de vendas, o roubo de sessão. Tava dando para fazer pedido em nome de outras pessoas, inclusive um link direto do OpenOffice.br dava acesso a uma delas.
Um erro típico de sites de e-commerce que nao evoluiu na forma de programação php, até falei pessoalmente com o programador e dei algumas dicas de programacao e uma provisória no php.ini até que se resolvesse a forma programar sessoes em seu programa e aparentemente resolveria o problema mais tarde, e naquele instante por ter desprendido de ligação telefonica demorada e recursos de tempo entao pedí se lhes fosse possivel me enviar um chaveiro de brinde como agradecimento e a resposta foi positiva pelo programador e me disse que o pessoal de vendas entrariam em contato.
Rapaziada estou esperando a ligação até hoje, realmente em algumas coisas não dá para levar a LinuxMall a sério.
Se hoje eu ver um problema sério neste site, vai dar tri-li-li-que nos dedos, mas não vou ajudar.
Essa foi minha experiencia pessoal, com respeito a envio de CD's sempre entregaram no prazo razoavel e quando os CD's tinham problema (e isso já ocorreu algumas vezes) eles trocaram sem reclamar.


» André () em 21/09 09:26

Acho que o Morimoto deve ter recebido tanto e-mail e dado pouca importancia ao assunto que se esqueceu que o combinado era receber somente após a venda do estoque todo e acabou escrevendo algo que não precisava.


» SlackDebKiller () em 21/09 09:36

Parece ate brincadeira, todo mundo cai de pau na MS sobre dinheiro, dizendo que eh um absurdo e bla, bla...
Enquanto colocarmos o dinheiro a frente das relações estaremos sujeitos a varios problemas.
Mas antes de julgarmos deveriamos olhar a situação com cuidado, pq podemos criticar um lado injustamente. Quem sabe o real motivo para o marimoto ter desistido do kurumin é ele. Se foi por razoes financeiras, que seja, alguem paga condominio com caixinhas de linux? ou paga as fraldas das criancas com versoes de kernel?
Sejam mais realistas!


» Rafael () em 21/09 09:37

Engraçado, uma vez eu dei uma dica pra LinuxMall, falei com o Juliano, um dos donos da LinuxMall e dei a dica do adesivo do Pinguim do Linux, pq até então não existia, pois bem, ele fez, deu certo, e me enviou um em forma de agradecimento. Depois disso, a LinuxMall cresceu muito no meu conceito.


» Armando () em 21/09 10:07

Minha opinião:

antes eu usava o Kurumin, mas depois de ver algumas mensagens no Morimoto no furum eu achei que esse projeto estava com os dias contados, e para minha infelicidade eu estava certo , espero que algum assuma esse projeto para não deixar outras pessoas na mão.

E o Morimoto não tem espirito da comunidade SL, ele sempre diz que o Kurumin era daquele jeito porque ele queria e não ia mudar, ja que ele não aguenta criticas e sugestões então porque publicar um projeto, se era para ser pessoal então fique somente com ele.

Hoje uso CL10 e estou muito contente.


» gladiston () em 21/09 10:26

Pois é, Rafael.
Mas para mim, não fizeram caso e olhe que foi apenas um simples chaveiro que não paga a 1 hora de serviço e agora dói ainda mais em saber que os chaveiros do kurumin estavam encalhados mas nem estes quiseram mandar.


» chimpa () em 21/09 10:37

Dim dim - quem não gosta? Eu gosto!

Seja software proprietário, que ama descaradamente, seja no vácuo de alguma filosofia/idéia como software livre (*não estou afirmando que seja errado*), que sorri com o canto da boca - hehehe.

No trenzinho do linux vem IBM, Novel, Sun, entre outras, sorrindo e levantando a bandeirola do pinguin...


» Augusto Campos () em 21/09 10:43

Gladiston, já que você prestou sua ajuda aguardando retribuição, e que a ausência do tal chaveiro lhe incomoda a ponto de você divulgar esta situação para todos os demais leitores do BR-Linux, por favor me envie o seu endereço em um e-mail pessoal. A LinuxMall sempre foi uma boa parceira do BR-Linux e me tratou de forma idônea, terei prazer em te enviar o tal chaveiro que é capaz de motivar você a publicar *aqui* duas reclamações no mesmo dia.


» din-din () em 21/09 11:01

Me parece que o Morimoto como qualquer pessoa normal ,que ganhar o seu din-din, śo que ele não tem espírito de empresário e não sabe como ganhar dinheiro em cima do kururmin que é uma marca e nome bem conhecidos,que certamente podem oferecer vária oportunidades de negócios se bem administrados ,ele deveria procurar ou aceitar ofertas de parcerias com pessoas que tem talemto /vocação para isto...
Bom, talvez ele não queira ganhar dinheiro com o kurumin :)


» Rafael () em 21/09 11:23

Eu não tenho o que reclamar da LinuxMall, recebo sempre corretamente as comissões de vendas, aliás, recebia, pq hj o meu site não está mais no ar, mas sempre recebo o extrato correto, e ainda, sempre fiquei muito satisfeito com os produtos que comprei. Acho que a maior demonstração de que a LinuxMall é uma empresa séria, é que já atua no mercado a bastante tempo, e até hoje eu nunca ví a qualidade diminuir, pelo contrário, só aumenta.
Bom, chega de melação.


» PapaiNoeln () em 21/09 11:33

Ae morimoto.. Como sempre arrogante e nunca sabendo como se portar em publico.
Todo mundo sabe que "vender" SL nao da dinheiro. Quem esteve no V Forum de SL em POA, viu que o Maddog falou. De suporte de SL, assim vc ganha dinheiro....
O Kurumin eh um excelente trabalho. Ele eh ate mais facil de usar que outras distros que ja estao no mercado ha muito tempo.
Leva um trabalho todo na costa eh fod@ e ainda mais quando nao se aceita ajuda, ou tambem, nem da o devido respeito para tais.


» Linus Trovads () em 21/09 11:47

Já vi a linuxmall apoiando varios eventos e websites e tal , mantenho meus pés no chão e pelo meu ver ela contribui sim para a comunidade , ela não precisa sair dando brindes , livros , camisetas para todo mundo para acreditarem que ela contribui.
Não podemos esquecer que estamos num mundo capitalista ,senão ganhar dinheiro não sobrevive , no software livre existe muita transparencia na hora de ganhar dinheiro , não precisamos manipular ninguem tipo como algumas empresas fazem , quem quiser que use nossas tecnologias é de livre escolha.
Só acho certo conhecer bem a pessoa para criticar ela eu não tenho nenhuma critica ao Morimoto por não conhecer ele , só conheço ele pela "boca dos outros" , acho que ele não precisa abandonar o projeto e sim bolar um jeito de se ganhar dinheiro honestamente com ele , com transparencia.( não precisa ser escravo dos seus usuarios)
E tambem acho que ele nem ninguem trabalha unicamente para o comunidade ,e mesmo assim tem muita gente que nem contribui com nada e só gosta de tudo pronto e ainda por cima sai por ai falando dos que contribuem , sem ao mesmo fazer nada para melhorar.
Criticar é fácil quero ver é colocar essa cabeça para funcionar e fazer alguma coisa de útil para você e para os outros.


» Felipe Raposo () em 21/09 11:56

Pela minha interpretação, a LinuxMall nunca quis prejudicar e nem ganhar nada em cima do Marimoto. E me parece que nem o Marimoto tem nada contra a LinuxMall. Foi apena uma má interpretação (ou uma má expressão do Marimoto).

Pelo histórico dessa empresa, acredito que o chaveiro do Gladiston não foi entregue por puro esquecimento, ou perca de contato... sei lá. Era só ligar lá e cobrar novamente que acredito que eles enviariam para você, sem que você precisasse publicar duas vezes a sua revolta.

Outra coisa: eu já comprei diversos CDs na LinuxMall pessoalmente e por telefone. E quando era por telefone, os CDs sempre chegavam em tempo. Sempre gostei dessa empresa.


» ThLux () em 21/09 12:02

Sempre fui um admirador do trabalho do Marimoto, porém, de uns tempos pra cá, pude notar o quanto ele tem sido duro em algumas de suas colocações, seja no fórum do kurumim, seja em posts aqui mesmo no BR-Linux. O que acho na verdade é que tava faltando era organização de uma comunidade e principalmente paciência, especialmente com os iniciatntes em Linux. Portanto, gostaria de deixar aqui uma sugestão: O kurumim, de um projeto pessoal, passou a ser preferência nacional. Portanto, porque não criar uma comunidade para ele? Foi muito questionado, nas vésperas do lançamento do CL10 sobre a criação de uma comunidade Conectiva, porém até agora não se falou mais nada. Portanto está aí uma boa oportunidade pra se começar algo. Lembro que para que haja uma comunidade forte, é necessário organização e participação. Com certeza, a LinuxMall, o BR-Linux e tantas outras empresas teriam prazer em contribuir com essa comunidade. Pode parecer utópico, mas não é, o MandrakeClub funciona perfeitamente e quem ganha com isso é a comunidade que ajuda no desenvolvimento daquele SO. Como mencionei, o Kurumim ganhou notoriedade devido a sua facilidade e usabilidade e assim conquistou os brasileiros. Tá na hora de valorizar esse trabalho e começar a pensar em algo. É isso... fui!


» Joerlei P. Lima () em 21/09 12:06

Só uma perguntinha aos colegas: Por acaso chegaram a verificar se aquel comentário realmente partiu do Morimoto? Já vi gente postando aqui utilizando o nome do Augusto e, pela forma como falou, percebia-se logo que não era o próprio... Será que aquele comentário (li o comentário e, definitivamente, tenho dúvidas de que tenha partido de fato do Morimoto) realmente partiu de quem se julga que partiu? O que parece é que um troll qualquer está querendo jogar lama na reputação de duas "personalidades" do software livre nacional.


» Paulo Zambon (zast) () em 21/09 12:13

Morimoto (por email):

"Aqueles logos que estão no site são de livre distribuição entao você não precisa se preocupar em pagar ou justificar nada pelo uso."

Até aí a LinuxMall não teria de pagar nada ao Morimoto, mas uma vez exposto em seu site que

"Na compra desta camiseta você apoiará o projeto de Carlos E. Morimoto, representante do site Guia do Hardware.net e criador do Kurumin Linux!"

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1770

O verbo apoiará implicitamente (ou quase explicitamente) lembra-nos dinheiro, pois ninguém sobrevive hoje em dia, de apoio moral e "tapinha nas costas". Isto constitue uma falsa propaganda (propaganda enganosa mesmo!) e aí a reivindicação do Morimoto faz todo sentido. Partindo deste ponto o Morimoto tem sim razão em reclamar. Se a LinuxMall acertaria com ele depois, deveria tê-lo avisado. Se assim não o fez, deixou dúvidas pairando no ar e gerou essa confusão que também concordo com os colegas acima, não é nada agradável!


» Augusto Campos () em 21/09 12:19

Joerlei: é do Morimoto sim, eu confirmei.

Aos demais: não acredito que o Morimoto tenha reduzido sua atividade no Kurumin devido à ausência de estímulo financeiro - na minha opinião, o que ele realmente queria dizer foi apenas que não mantinha o Kurumin por dinheiro, e que não ganhou nada com a exposição do produto na mídia e mercado.

Acho que uma forma de estimular a continuidade de qualquer projeto é a presença de desenvolvedores interessados, ou de um objetivo qualquer que atraia mantenedores. Se um projeto reune estes atributos, ele tem continuidade, caso contrário tende a estacionar. Assim, as iniciativas propostas (criação de um clube, etc.), para ser legítimas, precisariam partir de alguém com interesse direto em manter o sistema em atividade. Torço para que exista este alguém, e estou à disposição para divulgar qualquer iniciativa neste sentido.


» Nois é bobo () em 21/09 12:20

é me parece que tem gente querendo ganhar dinheiro nas costas dos outros


» Augusto Campos () em 21/09 12:21

Paulo, segundo o manifesto da LinuxMall, ela avisou sim. Caso você não tenha visto, segue o trecho:

"Infelizmente este texto que foi sugerido por nós no dia 11 de maio 2004 até a presente data nunca chegou a ser veiculado, e somente os sites administrados pelo Angelo (Clube Kylix/BarGDH) apoiaram e divulgaram os acessórios Kurumin. Diante da falta de apoio, informamos que somente após a venda total dos produtos Kurumin estaríamos acertando a porcentagem definida (mesmo não sendo cumprida a parte que lhe cabia)."

Abraços
Augusto


» alvaro guimaraes () em 21/09 12:22

acho que pra acabar com esses trolls inuteis e ignorantes
a br-linux deveria fazer um sistema com cadastro de usuarios e moderado...


» Nois é bobo () em 21/09 12:25

faz um e manda para eles não fica ai falando hahahahaha


» Felipe Raposo () em 21/09 12:28

Paulo, você leu a notícia inteira?


» Lucas () em 21/09 12:33

Acho no minimo muito suspeita a atitude da empresa Linuxmall em dizer que so vai entregar a Morimoto a porcentagem que lhe cabe depois do termino do estoque


isso quer dizer que se sobrar 1 chaveirinho que seja eles vao ficar com tudo que ganharam para si ?

nota 0 pra voces, criadores de discordia !

o que foi dito no outro comentario, foi dito "en passant", dentro de outro contexto e correspondia apenas a verdade



» gladiston () em 21/09 12:33

A comunidade do CL10 saiu, só não foi muito bem divulgado : http://www.ccl-br.com.br
A do Kurumin também existe (no site do kurumin).
Mas não adianta criar uma comunidade, ela (o site) precisa SE TORNAR DE FATO UMA COMUNIDADE.
Vejo uma comuniade aqui na br-linux e na linux-br (lista da conectiva) participativa.
A comunidade em torno do kurumin é muito centralizado nas mãos do idealizador (acho que por isso alguns forks) e pouca participação do pessoal com testes. No Kurumin da versao 2 para o 3, o marimoto solicitou testes para winmodems e aceleracao 3d e pelo que sei poucas pessoas reportaram algo, depois do lançamento do kurumin3 veio uma avalanche de gente criticando os recursos novos que nao funcionavam.
Hoje o cara diz que não vai continuar com o kurumin e o pessoal chora, vai entender certas coisas ...


» Eu () em 21/09 12:34

Cada um tem o que merece.

Kurumin tb nem é grande coisa, pega o Slax e olha a organização.


» Pierre () em 21/09 12:35

Paulo Zambon,

Você tem toda razão em seu comentário, o Morimoto tem razão também em ser recompensado pelo seu trabalho frente ao Kurumin, porque afinal, ele doa seu tempo e precisa ser renumerado por isto, com toda certeza. Só não entendo as reclamações publicas em relação a ajustes comerciais, não achei muito correto o Morimoto reclamar em publico e citar nomes. Isto não é eticamente correto, como ele diz, que o Kurumin não dá retorno, imagino que ele não adotou a politica correta, porque o Kurumin é uma marca e com certeza esta marca esta atrelada ao Morimoto, e ele poderia conseguir retorno, mas estas atitudes dele, sinceramente, são bem infantis, primeiro: Reclamar de usuarios iniciantes, reclamar que empresas nao cumpriram seus acordos.
Enfim, ninguem tem culpa de nao saber Linux e nao ler manuais. Ele que nao responda aos caras, ele nao tem obrigação mesmo e tem razao em fazer isso, mas os comentarios (duros) dele nao vao mudar o perfil dos usuarios nao so no Brasil como no mundo.
E sobre brigar comercialmente em público, só mostra o amadorismo e esquenta a dúvida, se realmente você pode ou nao ganhar dinheiro com Software Livre? Para mim a resposta é a seguinte, pode sim, basta agir de forma profissional, não só em relação ao trabalho técnico mas também como comportamento perante as pessoas.
Mas imagino que isto como tudo na vida, vai ajudar o Morimoto a agir e pensar melhor, e uma coisa fica claro, ele fez um trabalho fantastico em relação ao Linux no Brasil.


» Job () em 21/09 12:38

Acho o Kurimin uma grande idéia e um bom trabalho,
o Morimoto, como qualquer ser humano cometeu alguns deslizes, mas fico feliz, pelo seu reconhecimento de alguns desses deslizes e te-los corrigidos.
Sinceramente, não vejo nada de errado ele ganhar algum dinheiro mais diretamente com o Kurumin.
Acho que um grande passo seria uma melhoria no site, aceitar algumas divulgações, e ter um CVS no qual pudessem participar os colaboradores.
No site ainda conter uma chamada para lista de desenvolvedores, colaboradores diversos, usuários.
Este site apoiado sobre o endereço www.kurimin.com.br, pois hoje este endereço vai pro forum. Definir melhor sua estratégia sobre o kurumin (.com = comercial or .org = sem fins lucrativos).


» William da Rocha () em 21/09 12:38

To vendo que quando a noticia é relacionada ao Kurumin, os comentários batem recordes....

Falou,


» Paulo Zambon (zast) () em 21/09 12:47

Tudo bem... Só que ainda sustento minha opinião de que esta mensagem (que eu li no LinuxMall há certo tempo e postei o link acima) ainda intenta a carga semântica que postei acima:

"Na compra desta camiseta você apoiará o projeto de Carlos E. Morimoto, representante do site Guia do Hardware.net e criador do Kurumin Linux!"

Se foi culpa de um ou de outro, só as partes interessadas poderão resolver. Não tenho um bola de cristal para saber quem está ou não certo. Só posso confiar naquilo que leio, conforme as aspas acima. Não tenho nada contra a LinuxMall, até tenho uma camiseta da Debian, que estou usando agora, que adquiri na LinuxMall, e vou voltar a adquirir mais. Só estou comentando os fatos.


» eu () em 21/09 12:48

Pessoal, acho que não devemos brigar, muito menos atacar uns aos outros, parecem que querem se matar!!! Acho que independente de sermos técnicos, amadores ou experts, ainda somos uma comunidade! Ou nao somos? O que pode estar acontecendo entre morimoto e linux-mall, com certeza pode ser resolvido, acho que ambas partes tem capacidade suficiente para ajustarem isso. Contudo, temos que insistir que ambos trabalhem em conjunto. Veja o quanto já construímos, o quanto a linux-mall fez e o quanto o morimoto faz, acho que para construir demora muito, mas para destruir é em fração de segundos. Por favor construam. Pensem nisso com carinho.....


» André () em 21/09 12:49

Quanta briga por nada, se maioria das pessoas "brocharem" com o Kurumin, lembram-se que ele é aberto e já tem forks. Qual quer um pode continuar esse projeto.

E depois o Morimoto deixou claro na sua mensagem que NÃO ESTA ABANDONANDO O KURUMIN, apenas diminuindo o tempo dedicado a ele.

E tem mais, se ele foi mesmo contratado para trabalhar pelo governo do Paraná para coordenar a migração para Linux, provavelmente nem o tempo que ele diz que vai dedicar ele poderá realmente fazê-lo.

E aos leigos:

"O Kurumin é fácil de usar? Sim.
Dá pra usar no Desktop? Sim.
Te fez amar o Linux? Sim.
Então porque não experimenta uma distribuição mais completa agora?

Vamos lá, a pior parte que é o primeiro contato você já superou. Tanto o Kurumin quanto o próprio projeto original, Knoppix, são pura e simplesmente LiveCDs. Passou da primeiro contato, experimente usar uma distribuição mais completa, quem sabe em um ano ou dois você não está usando um Slackware?

Se não quiser também f@D4-&#!

Continue com o seu Kurumin, mas pelo amor de Deus não se envolva nesta polêmica." ;D

Espero que esta notícia não chegue perto dos 197 posts da original e que se houve um equivoco do Morimoto e ele postar alguma coisa no site esta notícia seja atualizada e não gerada uma nova.


» Augusto Campos () em 21/09 12:49

Lucas: acho que se considerarmos que mesmo após o criador do Kurumin ter se manifestado para a Linuxmall dizendo que poderiam usar o nome sem pagar nada, a empresa fez questão de pagar um percentual, e informou ao autor quando o faria, não há nada de suspeito aí. Pelo contrário, é digno de elogios a ambas as partes (um porque avisou que dispensaria o pagamento, e outro porque insistiu em pagar mesmo assim).

Mas aí quando uma das partes tocou no assunto publicamente informando que não havia recebido nada até o momento, acho que é justo a outra se manifestar explicando qual o momento em que havia informado que iria pagar, para que os demais não pensem que ela é picareta. Neste sentido, a manifestação (aqui mesmo nos comentários, como você pode ler acima) de outros integrantes de iniciativas que mantêm parcerias com a empresa afirmando que sempre foram tratados adequadamente por ela ajuda a estabelecer mais claramente o quadro, felizmente.

Mesmo assim, a consequência é a discussão - principalmente da parte de quem não lê a notícia inteira, ou já parte de um determinado viés antes mesmo de ler. Mas não vejo nada de suspeito em nenhuma das atitudes.


» Augusto Campos () em 21/09 12:52

Paulo: sustente, à vontade. Mas você está concordando ou discordando? Porque aparentemente ninguém disse que o percentual sobre os produtos que você mencionou não vá ser entregue ao destino anunciado. Nem que em algum momento se considerou a idéia de não entregá-lo.


» Thiago Caetano () em 21/09 12:56

Não gosto da LINUXMALL, bando de picaretas

A uns 4 anos comprei um cd do conectiva versao 6, e o boy da empresa pagou cerca de uns 8 reais a mais por engano, pedi o reembolso, coisa que nunca vi :-(


» Augusto Campos () em 21/09 12:56

André: eu vejo nesta discussão acalorada um sinal de que o Kurumin atrai atenção dos usuários brasileiros, e portanto merece o destaque que recebe. A "briga" que você vê é em grande parte motivada pelo que muitos sentem em relação ao novo enfoque anunciado pelo autor do projeto.

Claro que há os que aproveitam para reclamar de chaveiros ou do boy que cobrou 8 reais a mais, mas isso é natural - assim como é natural a pessoa que teve um erro no troco achar que isso é suficiente para classificar a empresa como picareta. Mas tenho certeza de que o pessoal da LinuxMall está atento - quanto ao chaveiro, até já se manifestaram para mim pedindo o endereço da pessoa para enviá-lo, embora não tenham registro de ele ter algum dia entrado em contato para pedi-lo ou relembrar a eles do pedido feito ao programador.

Respondendo ao teu comentário, é claro que se houver um fato novo e esta notícia ainda estiver na primeira página, ela será atualizada, como é o hábito. Se ela já estiver acessível apenas através dos arquivos do mês, a relevância do novo fato determinará se haverá nova notícia ou não.


» Lucas () em 21/09 13:07

Lamento profundamente a atitude da Linuxmall mas também a da br-linux em publicar esse tipo de notícia a título de "direito de resposta"

até esse termo é ofensivo a parte mais fraca dessa polêmica

na política, e estamos em época eleitoral, o termo é usado pela justiça ao direito de defesa a alguém que foi comprovadamente ofendido por outrem, o que NÂO é o caso em questão

e o que estamos vendo agora em conseqûencia da notícia ?

uma pessoa que deu sua parcela de contribuição ao Software Livre no Brasil ser covardemente atacado por meia dúzia de cretinos

tudo isso é lamentável e poderia ter sido evitado...


» Thiago Caetano () em 21/09 13:11

Não sei como estao hoje... se são mais serios ou nao, mas na época eles nao tinham boleto pra pagar, era por deposito em conta, dei um dinheiro a mais pensando que o boy fosse trocar e puff.

Entrei em contato, eles pediram minha conta pra depositar, mas nunca o fizeram.

Nunca mais comprei nada la.. mas isso nao tem nada a ver com a discução, desculpe o desabafo, ou ate a linuxmall se forem outras pessoas que administram hoje, mas na epoca nao foram legais comigo, e nao gosto de ser enganado :-(


» Augusto Campos () em 21/09 13:14

Lucas, se você não concorda com o termo, podemos debater. A doutrina sobre o direito de resposta na Internet é complexa, mas certamente não se restringe ao direito eleitoral - é inclusive uma norma constitucional, como você pode verificar no Jus Navigandi: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=1775

Na minha opinião, se a pessoa X comenta no BR-Linux algo que permite o entendimento de que a pessoa Y não cumpriu alguma obrigação sua, e a pessoa Y envia uma nota de esclarecimento, eu tenho o dever de publicar com destaque. Fiz isso em todas as vezes que me foi solicitado no passado, e vou continuar fazendo.

O que você consideraria como atitude correta neste caso: remover o comentário da pessoa X sem avisar a ninguém? Publicar a nota da pessoa Y na notícia da semana passada, discretamente? Ou reabrir o debate com transparência?

Espero, sinceramente, que seja a terceira alternativa.


» Leticia () em 21/09 13:19

[OFF]
O nome é MORIMOTO. Não é MARIMOTO nem MAREMOTO.
:P
[/OFF]


» HAHHAHAHHA () em 21/09 13:23

com gente importante ele tira fotos hahahaha olha ai
http://aurelio.net/curso/fisl/morimoto.jpg


» Lucas () em 21/09 13:26

De qualquer forma, questões semânticas a parte, a atitude mais deselegante e improdutiva foi a da referida empresa em ficar "remoendo e futricando" o que já havia sido esquecido

quem ganhou o que ?

agora o que se mais verá é a Linuxmall ser cobrada por serviços mal prestados

bem feito !


» Cadu () em 21/09 13:29

Se a LinuxMall fosse uma empresa realmente séria não iria pedir que uma imagem do cartão de crédito (frente e verso) escaneado fosse pasada por e-mail nas compras com cartão. Queria comprar um livro na loja utilizando o cartão de crédito, mas não quiseram me vender só pelo fato de eu não ter enviado a dita imagem por motivos óbvios. Então comprei na Amazon.com, com cartão de crédito, sem burocracia nenhuma... E olha que chegou muito rápido e até hoje eles não tiveram nenhum problema de eu não pagar e nem eu tive problema de roubo usando o número do meu cartão de crédito.

Será que a LinuxMall vai querer ter direito de resposta dessa idiotice que fizeram? :-P


» nelson_pivete-13a () em 21/09 13:32

O Kurumin já virou polêmica para os BR-Linux-Trollers... Daqui a pouco será uma novela parecida com da SCO!

Propaganda das novelas:

-= O CASO SCO =-
Especiialistas dizem que não foi possível encontrar códigos ilegais no Kernel do Linux, agora, a vigarista da SCO está perdida! Com a nova versão do Windows (SP2), a Microsoft poderá manter a sua liderança? E os governos que investem cada vez mais na Jovem Pinguinzinha, a jovem "musa" da tecnologia. Não perca os últimos capítulos da novela, "O CASO SCO"...

...E vem aí, a nova novela do globo-do-Linux, de Carlos Morimoto, dirigido por Augusto Campos, Meu Quero-Kurumin.


» Augusto Campos () em 21/09 13:32

Espero que seja minoritário o número dos que consideram algo negativo a Linuxmall querer esclarecer que trata corretamente os grupos com que estabelece parceirias na comunidade Linux...


» cemsaid () em 21/09 13:35

É como já disse uma anteriormente.A sensação é que na comunidade LINUX os mais poderosos,leia-se os tais entendedores que criticam os mais pobres que pedem ajuda e dizem para consultar os manuais,continuam com bem pouca educação e sentindo-se DEUSES nem falam com os pobres mortais.
É típico o menor avanço do sistema para uso doméstico,enquanto persistir tal visão da santa ignorância.


» Denilson Villar () em 21/09 13:37

Como criador do kurumin, nada mais justo que o Morimoto receba pelo seu trabalho. Ninguém trabalha de graça. Aliás, essa idéia de que o Linux tem que ser de graça é totalmente falsa. Linux é um software livre, o que significa que tem seu código fonte disponível. O correto, seria se pagar pelo trabalho que outras pessoas tiveram. Portanto, vai minha idéia para o Morimoto: patenteie o Kurumin e cobre por ele! Nada mais justo. O Linux só terá futuro se for pago e ao mesmo tempo for um padrão único para todas as distribuições.


» vmedina () em 21/09 13:37

Eu acho que é válido que a Linuxmall tenha direito de responder ao Morimoto. Ela, pelo que informou, foi de uma honestidade e realmente quis colaborar com o Kurumin, pois podia pegar o que quisesse na mão grande. É óbvio que a Linuxmall foi atacada e merece seu direito a resposta. Só acho que deveria ser no GDH também. Se foi o combinado eu acho que o Morimoto não tem oque discutir, e também é pouco ético ficar revelando detalhes de suas relações comerciais com os outros.
Muito me estranha isso vindo do Morimoto que, durante o FISL deste ano na sua palestra, ele me pareceu ser uma pessoa muito calma e empenhada no seu trabalho.
E, mesmo que este não seja o assunto, eu tenho uma canequinha e um adesivo muito bonito na minha bicicleta que eu comprei da Linuxmall. Chegou em dia e são os meus xodós! :) A Linuxmall só vende produtos de qualidade e foi super profissional comigo. Acho que reclamações sobre atendimentos da Linuxmall devem ser encaminhados ao procon! :)

[]s!


» Felipe Raposo () em 21/09 13:46

Pivete - Hahaha... boa.


» Flavio Moreira () em 21/09 13:50

Vou vender o meu peixe :

Suporte Kurumin para Porto Alegre

Flavio Moreira
flaviao@bol.com.br

Valor R$ 105,00/hora-técnica

:-P

(aposto que vão me chamar de mercenário, etc etc )


» Mandark () em 21/09 13:52

Até hoje, tudo que comprei no LinuxMall chegou beleza. Não tenho nada a reclamar.


» vmedina () em 21/09 14:03

Denilson Villar, não sei como fica a história depois de ter colocado uma Licença, mas o Morimoto tem direito de cobrar pelo livro e logos deles e isto é inalienável e independe de registro(http://www.mct.gov.br/legis/leis/9610_98.htm). Aí que morre o que ele poderia cobrar. Acho que ele não quis cobrar na época, pois se a Digeratti não o remunerou. Temos que ter cuidado para que isso não aconteça quando tratamos de Licenças Livres.
Acho também que o lucro em marketing pessoal que o Morimoto ganhou não se contabiliza e ele parece ser uma pessoa que poderá e saberá como aproveitar!

[]s!


» Pierre Freire () em 21/09 14:05

Flavio,

Mercenario não é não, mas que é ruim de marketing, iso vocÊ é!! Suporte pelo forum e com e-mail do bol, vai ficar duro o resto da vida se depender só dele!! :)
Uma página, telefone, endereço, seria o minimo para começar.
Brincadeiras a parte!!! Só para descontrair sei que este post vai longe!!


» roberto () em 21/09 14:08

hey aonde esta a coerencia de vcs???
somos uma comunidade,devemos nos entender entre nós,desde os iniciantes que gostam do sistema chegando até o proprio linus que criou o kernel,empresas como ibm,novell,hp,sun,etc... são bem vindas,pensem somente elas podem lutar contra ações desonestas da m$ contra o software livre,sobretudo a ibm ja demostrou que se for preciso enfrentara a m$ nos tribunais em defesa do gnu/linux ,claro eles tem interesses proprios,mais como pessoa juridica isso é natural,e são poderosos aliados do software livre.


» Lewis () em 21/09 14:16

Me parece que o Morimmoto foi desmascarado, alem de nao cumprir um "ACORDO" ele ainda tornou o mesmo publico, mostrando sua falta de profissionalismo.

Ai Flavio segue mais um :-)

Suporte Linux Sao Paulo:

lewisgodus@yahoo.com.br


» Angelo Valle () em 21/09 14:21

Eu acho que no fim, quem ganha é o br-linux. Vejam quantas respostas, quanto tráfego!

O problema gdh x linuxmall deve ser resolvido entre gdh E linuxmall.

Já estou negociando com a Geórgia novamente e por telefone, onde não tem um monte de gente que não sabe o que aconteceu querendo se meter e dar "pitaco".

A propósito: essa imagem do "Linux Area, no flames" deveria mudar para "Troll area, Flames here"

Parabéns Augusto! Record de comentários em breve aqui neste tópico. Agora posso resolver o problema sem ter interferência de outras pessoas?

Encerro aqui a minha participação nesta publicação.
(como já devem ter notado, nunca gostei muito de participar daqui, acho que agora já sabem o meu motivo)


» Pierre Freire () em 21/09 14:30

Angelo,

Quem planta vento colhe tempestade, o Morimoto deveria ter pensado nisso, quando publicou os comentarios aqui sobre a LinuxMall. Imagino que foi muito chato para Linuxmall ler o post anterior, assim como deve estar sendo chato para você ler agora.
Então, parabéns, agora sim, vai agir de forma correta, negociar com respeito as pessoas.
Parabéns!!!
Quanto ao direito de resposta, acho que a justiça foi feita!


» Augusto Campos () em 21/09 14:38

Angelo: eu não tenho nenhum tipo de faturamento que aumente com o número de visitas ou de respostas a algum tópico.

É claro que você pode resolver seu assunto sem interferência de outras pessoas.

Entendo sua frustração, mas talvez você devesse fazer esta pergunta a quem resolveu tornar pública esta situação, ou a quem se sentiu na obrigação de informar que não era o causador do problema, e não a quem não se negou a dar voz a nenhum dos dois lados.

Augusto


» vmedina () em 21/09 14:42

Concordo com o Pierre. Um ataque foi feito ao Linuxmall durante um debate, talvez uma "trollice" do Morimoto que não acredito que se repita pois me parece uma pessoa direita que desabafou de forma errada, mas acho que a Linuxmall merece uma retratação e um debate deve ser feito sobre o assunto, como de praxe aqui no BR-Linux.org que sempre discute as notícias do dia.
Angelo, se você não gosta do site não precisa acessar. Tomara que cheguem a um bom termo com o pessoal da Linuxmall. Se algo aqui dito é mentira ou ouve omissão da verdade por favor nos ilumine.
[]s e boa sorte!


» Yo () em 21/09 14:47

Robeto, somos? cade seu cracha?


» Alex () em 21/09 14:48

Pessoal, tenho contatos na Digerati e fui confirmar se isso de o "Maremoto" não ter recebido nada era realmente verdade e , para minha surpresa, pasmem: o Sr. Carlos Morimoto preferiu receber a parte que lhe cabia em edições do seu próprio livro, abrindo mão de receber em espécie e a Digerati assim o fez.

Vamos Morimoto, pronuncie-se a respeito agora, a comunidade aguarda ansiosamente! =)
Aquele Abraço!


» Troll ou não? () em 21/09 14:52

Haha, Novo lema deste site:

Roupa suja se lava no br-linux

Credo, vocês conseguiram ressuscitar até o wrobal, que voltou a assombrar as notícias!


» Angelo Valle () em 21/09 14:54

Augusto, não estou frustado.

E para a sua informação, eu tive acesso a esse texto do direito de resposta antes mesmo de você.

Você não me conhece, então entre em contato com a própria LinuxMall e se informe melhor.

Eu poderia citar aqui vários motivos que me fazem não gostar do que está acontecendo aqui, mas prefiro deixar de lado.

Não faz parte de minha índole entrar em sites de terceiros para criar desordem, então contenha-se em aceitar que eu não estou satisfeito com a forma que você está conduzindo as coisas e só.

É meu direito não gostar e deixar claro, assim como vc teve o direito de se aproveitar do problema para divulgar mais o br-linux em sua lista de news.

Enfim, podem me atacar o quanto quiserem, não responderei mais. Tenho mais o que fazer e um problema a resolver.


» Carlos E. Morimoto () em 21/09 15:03


Não vejo nada demais em usarem os logos do Kurumin, pois está claramente exposto no site que eles são contribuições de outras pessoas e qualquer um pode usar.

Gostaria de mais uma vez reforçar meu pedido ao Augusto: Deixe de publicar notícias referentes ao Kurumin no br-linux. Você acha que está contribuindo, mas o efeito das postagens aqui acaba sempre sendo negativo.

Veja também o caso dos posts referentes à Conectiva. Sempre aparecem várias pessoas criticando, e tudo mais, mas duvido que a Conectiva tenha recebido novos coloboradores através destes tópicos.

Da forma como você está administrando o site atualmente, o br-linux está seguindo o caminho do pontobr a alguns tempos atrás.

Respeito muito o seu trabalho, tenho certeza que você é uma pessoa muito esforçada e sempre age na melhor das intenções, mas nem sempre uma boa intenção tem um resultado positivo.

Este é o e-mail que enviei ao Augusto Campos, quando ele me avisou sobre a postagem da notícia.


---

Oi Augusto eu vi hoje de manha. Mas como disse, até hoje não recebi nenhum valor da linuxmall. Não acho que seja um assunto importante, mas vendo os comentários que o publico estava postando no outro topico, só quis deixar as coisas claras. Tem gente que acha que os desenvolvedores recebem rios de dinheiro o que nao é verdade.

Tinha pedido isso uma vez, e gostaria de pedir novamente. Por favor deixe de postar notícias sobre o Kurumin no Linux-BR. Sei que o seu trabalho é muito sério, mas infelizmente o publico que posta comentários nas mensagens muitas vezes não é.

No formato como está agora, quanto menos divulgação o Kurumin receber, melhor.

---


» Carlos.M João () em 21/09 15:07

é impressão ou o Angelo se passou por invejoso agora com o sucesso do seu proximo ???


» Carlos E. Morimoto () em 21/09 15:08

Só concluindo, antes que o Augusto resolva ir atrás de uma resposta oficial da Digerati também:

Sobre a publicação do Entendendo e Dominando o Linux pela digerati, o acordo foi que o livro seria publicado sob uma licença livre, que permite a redistribuição do livro em formato eletronico (o pdf que distribuo no site por exemplo), permite que as pessoas tirem cópias do livro, etc.

Em troca eu abri mão do recebimento dos diretios autorais sobre a venda dos livros e a Digerati se comprometeu a usar a economia para vender o livro um pouco mais barato.

Fora isso eles me enviaram 10 exemplares de cortesia e me vendem exemplares do livro a um preço similar ao que as grandes livrarias pagam quando quero exemplares para vender no guia do hardware por exemplo.


» Carlos E. Morimoto () em 21/09 15:14

Este é o meu último post aqui no br-linux, um e-mail que acabei de enviar ao Augusto.

---

Augusto, não vou mais enviar notícias nem responder a posts no br-linux daqui pra frente. Então se ver respostas postadas com o meu nome daqui em diante, pode ter certeza que trata-se de um impostor.

Boa sorte com o site. Espero que você saiba administrar o público que tem, tanto os bem intencionados quanto os trolls.

Abraços
Carlos E. Morimoto

---


» roberto () em 21/09 15:14

hey yo eu disse comunidade naum empresa ,hehehehe.


» Lucas () em 21/09 15:16

Em nome de uma pretensa "liberdade de expressão" a verdade é que o formato desse site o transforma em um antro de libertinagem onde cada qual ofende, humilha, difama e detrata quem qer que seja e fica impune


» Espectador () em 21/09 15:20

No próximo Post, quero dizer, no próximo round:

Digeratti nega roubar o leite das criancinhas do Morimortodefome!

Hahahahahaha, só falta o wrobal vir aqui tripudiar sobre o Augusto.

E lá vem um moralista falar "não confundam liberdade com libertinagem".

Bleh


» Lucas () em 21/09 15:27

Toda minha solidariedade ao cidadão Carlos Morimoto e a todos que porventura já tenham sido aqui vítimas de agressões verbais de idiotas recalcados


» LinuxNewsReader () em 21/09 15:28

Olha a atitude dos caras :

Angelo Valle :
"...assim como vc teve o direito de se
aproveitar do problema para divulgar
mais o br-linux em sua lista de news"

Divulgar o br-linux ???
Foi lançada uma noticia, um direito de
resposta e as pessoas estão comentando. Que
aproveitamento o br-linux ( ou o Augusto )
tá levando ???


Carlos E. Morimoto
"... Da forma como você está administrando o
site atualmente, o br-linux está seguindo o
caminho do pontobr a alguns tempos atrás."

Novamente, uma notícia foi lançada. Um
direito de resposta foi divuldado ( direito
este que se originou de um comentário infeliz
do próprio Morimoto.

E agora o problema é a administração do
site !!!


» Alexander () em 21/09 15:30

Bom, certa vez houve um encontro da comunidade Viva o Linux no Rio e o Fábio produziu algumas camisas dessa marca para distribuir no encontro. Como moro em São Bernardo dos Campos, não pude ir, mas entrei em contato com ele para poder adquirir minha camiseta, pois gosto muito daquele site.

Para minha surpresa o Fábio me respondeu que a LinuxMall havia recusado produzir camisas do Viva o Linux e para que isso fosse possível, ele deveria passar 3 meses com os banners de parceria no site para ver se tinha visitas o suficiente. O mesmo havia acontecido com o LinuxClube e UnderLinux, que foram sucessos absolutos de vendas...

Bom, agora minha conclusão: será que esse pessoal da LinuxMall não acompanha a comunidade Linux no Brasil? Não sou nem preciso ser bem informado sobre o assunto, mas o Viva o Linux sozinho deve ter mais visitas que o LinuxClube e o Under juntos... Aff!!!

Se matem!

(e eu ainda querendo minha camisa) :(


» Fabiano Rech () em 21/09 15:31

É bem do tipo do Angelo Vale mesmo.

Pena ele era muito gente boa.

Liberdade de expressão é isto, antes a critíca do que a ditadura.

Viva a democracia do Br-Linux!

Ps. eu compro na Linuxmall a mais de 2 anos, só tenho elogios, e um atendimento nota 10, parabéns ao pessoal da linuxmall pelo esclarecimento.


» Lucifer () em 21/09 15:32

ná boa... eu acho o morimoto um baita arrongante.


» vmedina () em 21/09 15:37

Lucas, não existe nada de pretenso no BR-Linux.org. Claro que pessoas como as que você criticou e se igualou ao ataca-los realmente são indesejáveis em qualquer lugar, mas são pequenos problemas da liberdade de expressão que impera no site. Tem gente que não sabe lidar com isso.
Eu gostaria que notícias sobre o kurumin estejam no site. Acho que todos gostariam de continuar a se manter informado só lendo o br-linux.org. :)


» roberto () em 21/09 15:45

na boa,eu fecho minha participação,dizendo que acho normal acordos entre desenvolvedores(considero o morimoto um desenvolvedor),façam acordos entre si,agora se alguma parte deixa de cumprir com o acordo ou parte dele,ai acho que é problema somente das partes envolvidas e naum cabe a terceiros se intrometerem,até mais felicidades a todos e paz.


» Lucas () em 21/09 15:48

vmedina, bem que gostaria, mas não dá pra ficar indiferente ao festival de xingamentos e acusações que estamos vendo

alguém tem que dizer alguma coisa, pois quem cala consente

é justo que não haja qualaquer tipo de moderação e qualaquer um diga o quer que seja ?

é isso que é democracia ?

não isso é libertinagem e um portão escancarado que poderá nos levar a fascismo

e isso sim será terrível


» Troll () em 21/09 15:51

Lucas, seu libertino, fica usando @hotmail e ainda tem coragem de falar dos outros.

bleh

Viva o Trollismo!


» Lucas () em 21/09 15:53

Digitei rápido e pulei algumas letras mas deu pra entender o sentido


» Lucas () em 21/09 15:55

crianças, vocês tem muito que aprender...


» Fabiano Rech () em 21/09 15:56

Lucas, você se importa com o que os outros dizem ou com o que você pensa, ainda mais o que estes outros dizem é apenas algo que deve ser descartado, eu mesmo quando vejo que é troll, não termino nem de ler o restante do comentário, é a melhor moderação que pode existir. A indiferença é mais eficaz que a penitência.


» Neto Mussauer () em 21/09 15:58

E lá do fundo do pântano em Redmond ouve-se uma grande gargalhada!!! MUUUHAHAUHUAHAUHAUHAUHUA

Agora sério galera, impressionante como os próprios que se dizem "linuxers" acabam se agredindo, é uma pena que tudo tenha se encaminhado para uma grande lavagem de roupa suja pública.

E só quem sai perdendo é a própria "comunidade", se é que ela existe de verdade. :-(


» Criancinha () em 21/09 16:00

Hahaha, vai pregar em outro canto, Lucas moralista.

Você está bem acompanhado, sabia? O último que veio falar pros outros crescerem e aparecerem foi o nefasto wrobal!

E vê se para de usar porcarias proprietárias antes de voltar aqui.

No mais, concordo com o Fabiano Reich aí em cima.


» vmedina () em 21/09 16:01

Lucas, acho que o Augusto confia na nossa maturidade. O Facismo vem do controle absoluto.
É claro que confiar na maturidade de algumas pessoas não dá certo, e essas nós temos que ignorar e não responder. Não alimentar os Trolls é isso. :)


» Pierre () em 21/09 16:02

Lucas,

Eu também dou todo meu apoio as pessoas, aos usuarios que fizeram do Kurumin um sucesso!!! Aqueles que gravaram os cds, tiveram coragem de abandonar o Windows, aqueles que tiveram a humildade de querer tirar uma foto com o SR. CARLOS MORIMOTO para guardar de recordação pois afinal todo mundo tem seus idolos.
Agora abmino também, a atitude de alguem que fez um trabalho maravilhoso no Linux, virou um icone no Brasil, venha a publico com palavras de baixo calao e dizer que tirar foto com usuarios "é viadagem", este foi o termo que o Morimoto que escreveu no poster antigo. E que também na sua raiva venha falar mal também de usuarios iniciantes, que nao querem ler manual.( Cada um tem seus hábitos)
Enfim, reconhecemos o trabalho do Kurumin, reconhecemos a sua contribuição, mas não acho que as pessoas devem ficar calados e se conformar com as palavras do Morimoto, ele deve respeitar as pessoas sim, nunca gostei de criar flames em foruns, mas sou obrigado a falar isto, porque fiquei um pouco engasgado com estas atitudes, como muitos aqui ficaram.
E vejo que o Kurumin se afasta da Comunidade, querendo agora proibir a divulgação de suas noticias, isto é censura e no País onde vivemos nao existe mais lugar para isto.
Parabéns ao Br-Linux, aos 7 anos de trabalho, a liberdade de expressão, o respeito com os usuarios, tenho certeza que muitos aqui apoiarao o Augusto, pois a informação é importante.
Vejo estas atitudes irem de encontro ao Software Livre e graças a Deus, existem muitas pessoas capacitadas e divulgam o seu trabalho por este mundo afora e o mais importante respeitam os seus usuarios.
E por fim e para encerrar minha participação neste forum!!!
Aqui no forum tem muita gente boa, inteligente e intencionada, nao tem tantos trolls de plantao, o que tem são pessoas de carater que nao merecem desrespeito.
Morimoto o Brasil agradece e reconhece teu trabalho, obrigado de coração.
Mas tenha certeza as pessoas exigem respeito e estao acima de qualquer tecnologia.
Bem feito, colham o que plantaram.


aqueles que foram ofendidos pelo Sr. Carlos Morimoto,


» Augusto Campos () em 21/09 16:12

Morimoto e Angelo: vocês são bem-vindos para participar ou não participar. O Morimoto, especialmente, teve plenas condições de comentar sobre seu relacionamento com empresas, e sabe que a estas mesmas empresas foi dada a mesma condição de expor sua posição. Ele pode ter sua opinião sobre o que houve, e expressá-la, não há nada de errado nisso.

A todos agora é dado o direito de reclamar do que foi dito em público, embora eu lamente que alguns o façam atacando o mensageiro ou a existência da mensagem, e não os fatos em si.

Este espaço de debates é livre, e à liberdade de expressão da opinião corresponde o direito de resposta (de forma similar ao que a cultura popular afirma sobre quem diz o que quer). Não penso em cercear a possibilidade de ninguém postar notícias ou comentários aqui, por mais que haja pressão para que se imponha limites ou restrições. Meu entendimento é de que a comunidade sabe ler, comparar e formar sua própria opinião.

É por isso que em geral mantenho até mesmo os comentários que insinuam que tenho algum interesse escuso em permitir que o Morimoto fale das empresas, ou que as empresas esclareçam sua posição sobre o assunto, ou ainda que a liberdade de expressão é falsa, prejudicial, ou que deveríamos exercer censura ou restringir de alguma forma a quem deve ser dado o direito de se expressar.

Não pretendo exercer nenhum papel a não ser o de informar e permitir o debate. Nestes últimos, pretendo continuar atuando como já o fiz nos últimos anos. Sei que algumas pessoas prefeririam que determinados assuntos não fossem tornados públicos, ou que a discussão deles fosse restrita a algum grupo de pessoas em particular. Não compartilho desta opinião, e aparentemente vários milhares de pessoas apreciam o trabalho que venho fazendo.

As demais, claro, são livres para se manifestar (de preferência através do formulário de contato, para que eu possa ler com calma e tenha facilidade de arquivar para posteriormente providenciar) sobre as mudanças que gostariam de ver implementadas, e eu certamente irei analisar todos os pedidos, como sempre costumei fazer. Os que preferem reclamar em público já o fazem, mas é bom que saibam que é menos eficaz.

Abraços
Augusto


» Carlos E. Morimoto () em 21/09 16:40


Augusto, se a sua intenção é apenas "fazer imprensa" e ter um site de notícias, doa a quem doer, você está no caminho certo. Mas fazendo isso você está só prejudicando o desenvolvimento do software livre, criando desavenças e drenando recursos dos desenvolvedores, que ao invés de dedicar suas horas livres a seus projetos, precisam ficar se defendendo contra acusações postadas por usuários anonimos ou pior, com identificações falsas.

Gostaria de pedir desculpas a quem se sentiu ofendido com meus posts anteriores. Sempre tentei deixar claro que a minha intenção com os livros o kurumin e outros projetos é aprender e contribuir com outras pessoas que estão tendo dificuldades com o Linux.

Mas vendo os comentários postados aqui, vou rever alguns de meus conceitos daqui em diante.



» SlackDebKiller () em 21/09 16:43

Putz, ate o faciscmo rolou, eu acho que isto eh uma tremenda babaquice, o kra nao quer mais tocar o projeto, o problema eh dele, pq outros nao continuam ?
Ficam criticando o kra, o linuxmall, o linux-br ate os trolls estao sofrendo aki (rs).
O Marimoto eh um kra muito louco, na verdade eu acho q ele eh petecao, fez um grande trabalho mas a arrogancia tem seu preço, achar q ele eh o senhor supremo de um projeto de SL, eh um erro primario.
Mas tudo bem, ainda bem q eu uso RH ou Suse, e fukiu o kurumin....


» LinuxNewsReader () em 21/09 16:47

"Augusto, não vou mais enviar notícias nem responder a posts no br-linux daqui pra frente. Então se ver respostas postadas com o meu nome daqui em diante, pode ter certeza que trata-se de um impostor."

Será que esse que postou acima é o Morimoto mesmo ? Falou que não iria mais postar e que
se postassem com o nome dele seria falso.

...


» Spartacus () em 21/09 16:50

Eu sou o Morimoto!


» Leandro S. dos Santos () em 21/09 16:51

Augusto, na minha opinião acho que antes de publicar essas coisas tem que comunicar ambas as partes e ver a melhor forma de resolver isso em off e depois no direito de resposta colocar uma mensagem dizendo que já foi resolvido ou não, sem trazer detalhes ao público, afinal é como o Avalle disse, vem um monte de gente que não sabe o que está acontecendo dar pitaco. Muitas vezes as partes envolvidas estão resolvendo em off de uma forma legal e o "pau comendo" aqui no br-linux sem necessidade, ai no caso o Morimoto tem que vir aqui se defender se estressa, perde tempo dentre outras coisas desagradáveis. Enfim esse tipo de notícia tem que já vir "resolvida" ou então ao invés de notícia vai virar uma lavanderia.


» Carlos E. Morimoto () em 21/09 16:52


Foi um último post, mandei um mail para o Augusto só para confirmar. Mas este é o último mesmo.

Gostaria de mais uma vez pedir desculpas a quem se sentiu ofendido pelos meus posts.



» SlackDebKiller () em 21/09 16:56

Acabei de receber um email de uma fonte confiavel:
Marimoto vai assumir uma area de novas tecnologias na Microsoft em Redmond.

desculpem, mas na resisti.... (rsrssrrs)


» Augusto Campos () em 21/09 17:02

Leandro, como a própria notícia informa, uma das partes fez sua manifestação inicial sem notificar previamente a outra. Aí a outra parte enviou sua nota de esclarecimento, e julgo que seja meu dever publicá-la imediatamente. Talvez você discorde, mas uma vez que não resta dúvida da identidade de ambas as partes, e a primeira manifestação foi pública e imediata, a segunda também precisa ser, independente do que o outro pudesse ter a dizer.

Infelizmente, a parte que fez a manifestação inicial agora vem afirmar que eu é que fiz algo de errado (não sei ao certo se teria sido ao divulgar a nota que ele publicou sobre seu sistema, ao permitir que ele falasse de terceiros nos comentários, ou ao dar voz a quem se sentiu prejudicado), e indicar que a transparência pode ser prejudicial à comunidade livre, porque obrigaria os autores a vir aqui ficar respondendo a comentários. Não tenho visto outros desenvolvedores fazerem isto, e é uma pena que ele pense assim, mas tem o direito de fazê-lo.

Abraços
Augusto


» Pilatos () em 21/09 17:07

É isso aí, Augusto!

Lave as mões!


» Augusto Campos () em 21/09 17:18

Em que momento eu lavei as mãos? Estou defendendo a postura que tomei, acredito ser correta e justa.


» Lucas () em 21/09 17:29

Olhem que coisa interessante...

releiam atentamente o conjunto das mensagens do Sr.Augusto Campos

não parece estranho a veemência e ardor com que ele defende a Linuxmall ?

não deveria ele como bom jornalista manter uma posição mais neutra ?

que interesses o estariam ligando a referida empresa ? pessoais ? financeiros ? outro ?

analizem e tirem suas próprias conclusões ;-)


» Pegadinha () em 21/09 17:29

Pô Augusto, não alimente os trolls, esqueceu? ;-)


» Vaticano () em 21/09 17:33

Irmão Lucas,

Qual herege jogamos primeiro na fogueira?

O Augusto, o Morimoto?

Ou vamos com o tradicional e torramos o Wrobal?


» Augusto Campos () em 21/09 17:35

Eu defenderia você, Lucas, se você estivesse na mesma posição. Talvez isso lhe pareça estranho, e você tem toda a liberdade de duvidar, se quiser.

Outro detalhe importante é que, embora eu procure me pautar pelo que conheço das normas do bom jornalismo, não sou e nem nunca afirmei ser jornalista.


» Armando () em 21/09 17:37

Morimoto, espero que voce repense a forma de tratar os outros , as vezes é melhor não dizer nada. Vc é um cara fera , mas a sua forma de tratar os outros atrapalha muito.


» Nois rindo () em 21/09 17:40

Gente,

Já deu o que tinha que dar! O unico que esta rindo disto é o wcopião pq ele pode falar que o site dele é melhor.

Vaticano, vamos queimar o wcopião mesmo, ele merece ser esquartejado antes de ser queimado...

Não alimentem os trolls...


» Lucas () em 21/09 17:40

vaticano, acho que nossa primeira atitude deve ser refletir sobre como fazer um bom uso da liberdade de expressão em nossa imprensa


» Pierre () em 21/09 17:53

Lucas,

Vou alimentar você novamente, porque você nao respondeu ao meu poster? O próprio Morimoto reconheceu que errou em seus comentários e pediu desculpas. Quanto a você, se for veterano em Linux deve saber que o Br-Linux existe há 7 anos, bem antes de Kurumin e de muitas coisas, um caderno de anotações virou um dos melhores sites de Linux do Brasil, e com certeza mesmo se todos pararem de anunciar ele não vai acabar. Basta participar todas as manhãs e ver a quantidade de pessoas aqui, muitos lendo, tecendo comentários, aprendendo e ensinando.
Muitos projetos foram divulgados e muitas verdades foram mostradas durante este tempo e o Augusto tem 7 anos de crédito e nunca veio a público reclamar que o site não dava grana. E mesmo se viesse teria razao, porque o BR-Linux contribui muito com o SL no Brasil.
Enfim!!! Chega de alimentação, daqui pra frente você vai ficar com fome. Apenas arrume argumentos sólidos.

Um abraço.


» Telespectador () em 21/09 17:57

Os blogs representam sim uma crescente atividade jornalística! Viva o Augusto, nosso jornalista imparcial!

A propósito, não deixem de ver logo mais, às 22:30 na TVE ou TV Cultura, o sempre indispensável "Observatório da Imprensa":

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/

E nunca é demais dizer: Censura nunca mais!

P.S.: Obrigado pelo apoio ao "Fome-Zero aos Trolls"

P.S2: É isso aí, se alguém tem que ir pra fogueira é o wrobal, pelo conjunto da obra!


» Alex Castilho () em 21/09 18:01

Soh noto que o nosso Japonês que não é melhor do que os de lá, como diz a propaganda, soh se baseia em lucros e dividendos, jah pensou se todos que trabalham no KDE cobrasse dele para utilizar em sua distribuição? É exatamente a mesma coisa! Os caras gravam o SW Livre e vendem a mídia com seu lucro por cima. Qual o problema? Morimoto, vc. cospe na bandeira do Gnome no Forum Internacional de Software Livre, desrespeira o movimento livre e as donas do Banner que ficaram chateadíssimas com o que viram e quer bancar o bonzinho isso sim é sem caráter e falta de respeito, acho mesmo que vc. quer é dinheiro aposto que a Micro$oft te aceitaria lah, deve ganhar uns 3000 dólares por mês será que está bom para vc.?

PARA DE RECLAMAR MORIMOTO, PARA DE RECLAMAR!!!


» Lucas () em 21/09 18:06

caro Pierre,

não entendi o que vc quiz dizer

será que vc leu corretamente o que escrevi ?

só pedi que relessem as mensagens do Sr. Augusto e tirassem suas próprias conclusões...


» chimpa () em 21/09 18:15

Carlos E. Morimoto escreveu:

----
Augusto, se a sua intenção é apenas "fazer imprensa" e ter um site de notícias, doa a quem doer, você está no caminho certo. Mas fazendo isso você está só prejudicando o desenvolvimento do software livre, criando desavenças e drenando recursos dos desenvolvedores, que ao invés de dedicar suas horas livres a seus projetos, precisam ficar se defendendo contra acusações postadas por usuários anonimos ou pior, com identificações falsas.
-----

Não dá pra entender esse tipo de comentário, especialmente vindo de quem veio. Oras, foi através de "fazer imprensa" que o kurumim obteve tantos comentários e boa repercusão de um grande número de usuários de um dos maiores sites de Linux PT_BR . Apesar de não ser usuário do Kurumim, reconheço seu valor e boa parte de seu reconhecimento veio ao ler notícias neste site, assim como seus comentários.

É engraçado que este tipo de abordagem se faz em outros sites também, como o slashdot, aonde predomina 'full disclosure' e geralmente é a melhor receita.

Esse comentário foi realmente lamentável tendo em vista o lado positivo que o site ofereceu ao seu nome e seus projetos, assim como outros tantos.


» Analista () em 21/09 18:15

Já fazem dois anos que acompanho este "site", e analisando durante todo este tempo tirei a conclusão que o próprio "editor" do site acaba gerando flames, ofensas e etc. Com esses tipos de noticias!!

Augusto imaginando que levou mais de uma hora para escrever esta analise, não seria mais viável você escrever uma Analise/Revisão sobre os últimos lançamentos como Gnome 2.8, GAIM 1.0.0, Fedora Core 3 Teste 2, FreeBSD 5.3-BETA5 e etc.

E o triste de tudo que nos sites como OSNews, Slashdot, Linuxtoday, e etc. Não é publicado esse tipo de "noticia" e nem comentários de ofensas.

veja um exemplo neste link:
http://www.osnews.com/comment.php?news_id=8349

Então temos que mudar essas atitudes imaturas e inválidas, porque disso tudo nada vai acontecer e sim apenas gerar discussões sem fundamentos.


» Pierre () em 21/09 18:16

Lucas,

Entendi, o que me referi foi em você ter dito que o cidadão Carlos Morimoto, estava sendo massacrado em praça pública. Imaginei que você deveria ler os comentários dele, inclusive o que citei em meu poster, era só isto!!!
Mas gostei da atitude do Carlos Morimoto em pedir desculpas, ele que gosta muito de aprender, com certeza aprendeu com este episodio.
Só isto.
Um abraço para você.

Pierre


» William da Rocha () em 21/09 18:23

Fãs,

Eu estou quieto na minha, e porque sou tão incomodo para algumas pessoas????

Porque você não fazem assim:

wrochal >> /dev/null

Obs: Não é wrobal e sim WROCHAL (William da Rocha Lima)...
Grato pelos fãs,


» William da Rocha () em 21/09 18:34

Morimoto,

Concordo com você plenamente no post anterior (http://br-linux.org/noticias/003415.html#032785)

Triste mais é o que aparenta.... :(

Sem Mais,


» Lucas () em 21/09 18:34

amigo Pierre,

eu havia lido atentamente aquela sua mensagem anterior

nela vc elogia o trabalho de Morimoto mas chama a atenção para a já sua conhecida falta de tato em algumas colocações

sempre achei que ele nunca teve intenção de ofender ninguém, que aquilo era apenas reflexo de seu temperamento implulsivo e talvez pressa em responder uma questão para partir para outra

ainda assim, vc viu com que educação ele pede desculpas se em algim momento ofendeu alguém

acho que devemos olhar somente o que de bom as outras pessoas tem e relevar o demais



» LinuxNewsReader () em 21/09 19:08

Dizer que os comentários acima ( sérios e trolls ) atrapalham o desenvolvimento de SL
é absurdo. Basta ignorar os comentários e continuar desenvolvendo.

Parece que o wrobal continua magoado por ter sua cópia ( do gerador de regras ip-tables) desmascarada aqui no br-linux.

Ele vive dando alfinetadas. Quando uma atitude de homem seria não aparecer mais aqui já que o
modo como o site é feito o desagrada.


» Rodrigo Romano () em 21/09 19:10

O wrobão está fazendo aqui .
Morimoto , o Augusto agiu certo em publicar a resposta da Linux Mall . Pensa-se duas vezes antes de publicar o post .
Fora isso espero que não fique rugas em Augusto e
Morimoto .


» Pierre () em 21/09 19:35

William,

wrochal >> /dev/null, tentei executar isto na minha console, como você tinha pedido mas deu o seguinte erro:
-bash wrochal : command not found
Não seria melhor colocar um echo na frente?
echo wrochal >> /dev/null
Acho que isto agora funciona.
Não fique bravo!!! Eu só quis te ajudar. :)

Um abraço.

Pierre


» Eu () em 21/09 19:51

O Morimoto fala, em tom de reclamação, que a editora relançou o livro dele sem pagar nada, e etc.

Mas ele (Morimoto) também lançou o Kurumin baseado no Knoppix, e certamente ele ganhou algum dinheiro com isso, direta ou indiretamente, como por exemplo em palestras ou serviços que foram conseguidos baseados na credencial de criador do Kurumin.

Pergunto: ele enviou algum dinheiro para o criador do Knoppix, que foi fundamental para que ele tivesse obtido essas remunerações? E pro pessoal do Debian, igualmente fundamentais? E pro KDE? E pro XFree? E pro projeto GNU? E pros caras do kernel? E pro ...

Desenvolvimento de conteúdo (software/arte/documentação/etc) livre é assim. Da mesma forma que geralmente você se baseia ou copia trabalhos dos outros, alguns também irão se baser ou copiar seus trabalhos.

Se todo o trabalho dele tivesse sido desenvolvido todo do zero, até seria coerente ele reclamar que outros estavam usando esse trabalho para ganhar dinheiro, sem repassar nada para ele. Mas sabendo que ele também utilizou trabalhos de muitos outros, será que essa reclamação é coerente?


» Leandro () em 21/09 19:52

Eita nois!

Esse povo gosta de bater boca mesmo!

Vamos aos fatos:

1) O Morimoto é impulsivo e fala(escreve) sem medir o que fala. Isso não é bom em uma pessoa pública. Mas, até Lula já teve as suas gafes (e ele tem acessores, etc.), eu entendo. Um candidato a re-eleição para prefeito na minha cidade está sendo crucificado porque conseguiram uma fita dele olhando um estrago causado por uma enchente, com dique derrubado e o escambau e dizendo "está bom para surfista...". Pegou mal pra caramba, e no fim o cara é um piadista. O lance do "viadagem" que o Morimoto disse foi uma brincadeira. Eu diria o mesmo se um monte de barbado quisesse tirar foto comigo :)

2) O Morimoto errou lavando roupa suja aqui, falando da empresa A ou B. Errou, errou, errou. Não devia ter feito isso de jeito nenhum.

3) O Augusto dirige o site do melhor jeito possível. Devo muito a ele. Quando se chamava ainda "Linux in Brazil" eu consegui dicas preciosas aqui. Ainda acho que devia permitir posts só de membros. Porém, o site é DELE e se não estou satisfeito que não acesse então. O problema é meu, não acham? Ninguém me meteu uma arma na cabeça obrigando a acessar esse site. Mas não ponho meu nome verdadeiro aqui, e não vou botar enquanto qualquer imbecil puder postar a asneira que quiser impunemente, agredir os outros, falar palavrões, etc. Algumas vezes o nome do site devia ser "Banheiro masculino" :))

4) Sobre essa notícia, concordo com o Augusto. O Morimoto citou uma EMPRESA. É perfeitamente normal que a empresa se defenda. Quem cala consente e queima o filme da empresa. Se ele não queria expor isso ao público que não tocasse no assunto primeiro, não acham?

5) Isso de não acesso mais o site é uma decisão emocional do Morimoto. Ele devia repensar isso e não quebrar os pratos com o Augusto. Acho que nenhum dos dois ganha ficando "de mau". Não importam as diferenças entre os dois. São figuras importantes da comunidade e não devem brigar entre si. E nessa crítica o Morimoto está errado. O Augusto foi justo e ponto final.

6) O Morimoto ajuda/ajudou muito a comunidade, sem dúvida. Não vou ficar elogiando mais ainda o cara. Olhem a outra notícia que já elogiei bastante lá.

7) A LinuxMall, ao que me consta, é uma empresa. Já comprei deles. Me atenderam bem, foram honestos. Mas isso não é vantagem. Isso é o normal de uma empresa. Por favor, não comparem uma empresa com um desenvolvedor de SL como o Morimoto. É comparar a IBM com o Linus. A IBM nunca fez nada por mim, já o Linus... Empresas buscam LUCRO, não amizades. Podem ser boas, honestas, etc., mas isso é o mínimo. Nada contra eles. No seu lugar eu responderia também. Só não fiquem endeusando uma empresa. Empresa é empresa e ponto. Não vou entrar no mérito de quem sacaneou quem. Isso é problema da LinuxMall e do Morimoto. Acho que os dois erraram. Algumas vezes um contrato por escrito evita problemas.

Bom, era isso.

Meus dois centavos de lenha.

Leandro


» André () em 21/09 19:58

Meu entendimento disto tudo foi o seguinte:

1. O Morimoto está se envolvento em outros projetos, pessoais ou não e vai aumentar o tempo dos releases do Kurumin, só isso.

2. Muitos o criticaram por isso e o acusaram de só querer dinheiro e etc. Para mim isso não é problema afinal o Kurumin é GPL e se o tempo de espera por uma atualização estiver incomodando é só arregaçar as mangas e criar um fork ou ajudar no desenvolvimento do próprio, não quer ou não sabe, espere o oficial. Solução simples também. Quanto aos usuários "acéfalos", sem chance eles sempre vão existir, com o crecimento do Linux eles vão aumentar e MUITO, vocês não querem o Linux saindo do gueto dos "experts" para acabar com a Microsoft? É o preço, ou melhor dêem o seu preço pelo suporte e ganhem dinheiro como diria o John Maddog.

3. Nos flames, o Morimoto aproveitou para desabafar algumas coisas que o incomodavam, mas dado o seu temperamento (cuidado com isso Morimoto), com isso ele acabou dizendo em público o que não precisava. E Morimoto, se a LinuxMall não tem culpa e tudo foi um mal entendido é merecido o espaço para "direito de resposta", porém eu acho que você tivesse respondido logo nos primeiros posts, talves essa notícia não tivesse se tornado outra "FlameLandia".

4. O Morimoto pediu desculpas mas se "imputeceu" de vez com o BR-Linux e os trolls. E criticou a imparcialidade do Augusto Campos. Bom eu concordo com o Augusto, os posts não devem ser controlados, se alguns confundem liberdade com libertinagem, paciência, não dá mudar isso.

5. Eu acho que um pouco dessa ciumeira é que a maioria dos envolvidos em projetos ou sites de renome, acabam por se encontrar no FISL e etc, quando rolam alguns choques surgem as "magoas", isso é que é viadagem. Putz! Alimentei os trolls, foi mal.

6. Podem ver, quem ganha dinheiro com software livre só se fod$%. Quando tem notícia sobre a Conectiva, pau na coidata, quando o Tosatti é citado, pau nele, LinuxMall, pau nela também, assim não dá. Durante a palestra do John Maddog ele disse com estas palavras (pelo menos se a mulher não traduziu errado): "Hoje eu ganho muito dinheiro por trabalhar com Linux e eu gosto, no futuro serão vocês com suporte.", ai eu pergunto: Ele é mercenário também? Ou o dinheiro não é um bom reconhecimento por um trabalho bem desenvolvido? Ningém trabalha de graça, isso é um fato.

Mas é isso ai, muito se falou e nada se resolveu, o Kurumin continua disponível para download, Windows Sucks, vida longa ao Slackware ao Debian e a Conectiva também, por não, afinal ela fez esse Cl10 de onde vos escrevo e a LinuxMall também que entregou direitino minha "bombeta" que eu ganhei aqui no BR-Linux!!!

Parei com essa, só vou ler.


» roberto () em 21/09 20:00

bater boca nada,É BATER TECLAS MESMO HEHE.
naum resisti,desculpem.


» Comunidade () em 21/09 20:00

Estou de acordo com o Morimoto nesse caso.

Ja falei pro Augusto uma vez e reafirmo

Acho que posts que envolvem outras comunidades linux ou pessoas envolvidas na comunidade, só ascendem comentários de pessoas que na maioria das vezes nem um artigo sequer fizeram a comunidade para sua contribuição.Fora os anonimos que na sua maioria tentam desviar o verdadeiro sentido do real acontecido.

Vejo que o Augusto por achar que tem um site top, como ele mesmo já disse, pode ficar expondo pessoas, empresas, e sites da comunidade linux como faz.

Tudo bém que fontes são checkadas, pessoas, sites e empresas são avisadas, mas eu me pergunto, isso e tanto outros debates levaram e acrescentaram o que a comunidade linux ?

Já vi que o Augusto é bem convicto de seus conceitos, mas acho que ele deveria rever isso !


» Eu () em 21/09 20:02

Ah, embora eu não tenha nenhuma formação em psicologia, acredito que uma pessoa que realmente não deseja mais participar de um fórum como esse não fica postando mensagens "Esse é o minha última mensagem aqui".

Quem realmente quer abandonar o fórum simplesmente abandona o site, sem avisar.

As pessoas que ficam mandando esse tipo de mensagem não parecem determinados a abandonar o site, e sim obstinados a obter atenção. (tipo criança, quando faz cara de triste, ou quando chora por que quer mamar)

Mas eu sou só um troll, e, como já dito, não tenho nenhuma formação em psicologia. (embora tenha um grande conhecimento sobre as pessoas)


» Troll_de_Plantão () em 21/09 20:17

Só trollando um pouco...


» falso Augusto Campos () em 21/09 20:17

Leandro: o site é meu realmente. Se não gostar, existem vários outros sites de notícias, é só procurar. Vai continuar assim e ponto.


» Troll_de_Plantão () em 21/09 20:17

Só trollando um pouco...


» Marcos () em 21/09 20:35

Depois de ler tudo isto, tenho vergonah pela pessoa da LinuxMall que perdeu um fim de semana na elaboração da resposta, quando ele cito a LinuxMall e outros empresas foi porque alguns pensam que ele é mercenario, pelo que entendi ele apenas disse que não ganhava nada com livros, acessorios, etc...
Agora um funcionario ficar preocupado com a imagem da empresa (que se diz seria), perder um tempo pra escrever uma resposta pra algo que foi apenas uma citação, sendo que ninguem deu importancia naquela hora na noticia...
Quanto rancor, picuinha, futrico esta rolando...
Acho que quem colabora são pessoas tipo o Morimoto, ele o faz por hobby, desde o inicio o projeto dele não foi visando lucro, acredito que tenha tomado um rumo inesperado por ele, cresceu de tal maneira...
Se ele percebeu que não esta sendo agradavel o lançe de se dedicar como o estava fazendo, beleza, aqui ninguem nasceu quadrado, ele ja deu a base toda, a galera continua, ele supervisiona...
Eu se fosse o Morimoto agiria igual.
Agora quanto ao funcionario da LinuxMall, arrumem outro, este quandro esta ruim demais, pensem em ganhar dinheiro, marketing (não vendeu, por falta de cooperação é dose...), dizem ajudar a comunidade...mas na verdade o que rola é dinheiro, são poucos os que fazem por querer ajudar.
Achei muito chato tudo isto, o legal são as discusões tecnicas (mesmo que eu não seja um, aprendo lendo com voces), parece uma gaiola de vaidades, acredito que fuja totalmente do espirito do Software Livre.
Como ja disse, o funcionario responsavel, você é muito pobre de espirito.


» William da Rocha Lima () em 21/09 20:49

Caro Piere,

Grato, mas claro que as pessoas de nivel intermerdiário, e não preciso ser especifico..

E abraços para os fãs...(risos)

Comédia...


» Lucas () em 21/09 20:51

Pra mim, quem sai com a reputação manchada de todo esse episódio é a Linuxmall pelo ridículo de se incomodar com uma coisa tão pequena e o Augusto Campos que em sua escancarada parcialidade chegou por vezes no limite do cômico como nessa mensagem postada acima:

"Gladiston, já que você prestou sua ajuda aguardando retribuição, e que a ausência do tal chaveiro lhe incomoda a ponto de você divulgar esta situação para todos os demais leitores do BR-Linux, por favor me envie o seu endereço em um e-mail pessoal. A LinuxMall sempre foi uma boa parceira do BR-Linux e me tratou de forma idônea, terei prazer em te enviar o tal chaveiro que é capaz de motivar você a publicar *aqui* duas reclamações no mesmo dia."


» Noveleiro () em 21/09 20:52

Resumo do capítulo:

Carlos Morimortodefome resolve abandonar o Kururuim e no meio da trollice desenfreada da qual foi vítima resolve blasfemar que não consegue ganhar dinheiro com Software Grátis.

A LinuxMallvada sente-se ofendida e com a conivência do Augusto Pilatos publica carta respondendo.

O Morimortodefome briga com o Augusto Pilatos e os trolls de plantão apedrejam o que passar pela frente
e até o William Rouba Lima aproveita o momento para vingar-se um pouco.

A seguir cenas do próximo episódio:

- A inDigeratti se une à LinuxMallvada para bater no Morimortodefome
- Augusto Pilatos faz que não é com ele
- Todos descobrem a última pilantragem do William Rouba Lima e esquecem esse rolo do Kururuim


» Silvio Bonilha () em 21/09 20:54

Uso o Kurumin a um ano, substitui o Red Hat. Utilizo não somente em meu laptop, mas também em minha sala de aula, instalados em 25 máquinas, onde consegui quebrar a barreira MS e mostrar aos alunos como o Linux é funcional. O Kurumin ajudou muito e ainda é o sistema que utilizo. Lamento o ocorrido e essa polêmica toda. Não conheço o Morimoto, pessoalmente, mas conheço seu trabalho. Gostaria de deixar meu agradecimento e também, em nome dos meus alunos, dizer um simples: muito obrigado Professor Carlos Morimoto.
Silvio Bonilha - professor de tecnologia da informação


» roberto () em 21/09 21:05

por favor augusto coloque novas noticias,temos ai o lançamento do fedora core 3 test 2,e outras news,este topico sobre o kurumin ja encheu o saco,ja deu o que tinha que dar,bola pra frente pow.


» eudenovo () em 21/09 21:14

Augusto Campos,
Acho melhor tirar essa noticia, os caras se maltratam a troco de nada. Poxa, acho que a sua ideia é muito boa, mas o povo aqui exagerou. Por causa de um problema, brigam com foices.
O Morimoto, acho que ficou descontente, sei lá, parece-me que nao terá fim essa ladainha. Contudo vale a pena ver que tem alguns que atacam demais e outros defendem demais. Não sei se isso é uma ciencia exata, mas humanos sao humanos.

"Nao podemos agradar trolls, humanos, elfos e zumbis ao mesmo tempo."

grande abraco


» Marcos () em 21/09 21:16

Bom quem mando a resposta:
"A representante da LinuxMall"
Atitude tipica de mulheres, ficar com picuinhas, fuchicos, mexericos, etc...
Claro que existem homens que tendem a ser desta maneira (mas é minoria).


» William da Rocha Lima () em 21/09 21:19

Meramente Triste,

O pior de tudo que o nível dos usuários (trolls), esta na faixa do tempo que existe o site.

7 anos.

Tanta coisa boa acontecendo na comunidade, e alguns meninos mimados vem aqui, para ofender as pessoas, acho que muita gente deveria ter um pouco de consciência dos fatos.

Augusto Campos e o Morimoto são exemplo para comunidade, e são bem visto no mundo do S.L., alguém já imaginou o tanto de besteira foi comentada. Daria para escrever várias analises, artigos, noticias e etcs...

Obs.: Eu não tenho nada contra o Augusto, e o que ele fez foi o correto sobre o erro do passado que cometi.

Sem Mais,

Para de ficar comentando com as algumas crianças mimadas, e tenho coisa mais interessante para fazer. Um delas são a falta que muito sente de "mulher"...(risos)


» hertz () em 21/09 21:19

como diz o velho ditado netpopular" Apertar um parafuso R$1,00, Saber qual parafuso apertar, não tem preço e quem estiver incomodado que se fork...


» hertz () em 21/09 21:20

como diz o velho ditado netpopular" Apertar um parafuso R$1,00, Saber qual parafuso apertar, não tem preço e quem estiver incomodado que se fork...


» Cadu () em 21/09 21:40

"[...] o legal são as discusões tecnicas [...]"

Ah! Que bom seria se houvessem 150 comentários em discussões técnicas... :)
Ainda bem que existem a lkml e a slack-users!


» Pierre () em 21/09 21:48

William,

Diante da sua atitude de se retratar perante a comunidade sobre o erro do passado, meus parabéns!!!
Sei que este gesto meu pode ser algo simples, mas admiro pessoas que tem atitudes iguais a sua.
Realmente te dou meus parabéns!!!
Você a partir de agora tem minha admiração e respeito.
Quanto a esta mensagem, acho que chegou a hora de levantar e sacudir a poeira, vamos tocar a bola para frente.
Cada um colocou seu ponto de vista, o Morimoto teve uma atitude bem bacana em pedir desculpas a Comunidade, o Augusto fez o papel dele em dar direito de resposta a LinuxMall, a LinuxMall se explicou. Enfim, acho que não teremos nem vencedores nem vencidos, apenas exercemos o direito de democracia e se o "debate" começou aqui, nada mais justo do que terminar por aqui.
Um abraço a todos, os que troquei idéias, as vezes um pouco exaltado, aos que discuti de forma civilizada. Enfim acho que cada um aprendeu um pouco com isto.
Um abraço a todos.

Pierre

PS: Desculpe-me se fui meio troll!!!


» Enkhrypthor () em 21/09 22:22

Por isso que eu digo...

O pessoal de informatica daqui do brasil tem que melhorar muito ainda...

Falta muita maturidade... O cara lá (morimoto) perdeu otempo dele fazendo algo para ajudar nao a divulgar, para as pessoas iniciantes em linux, nego fica metendo pau no cara.

Acho que ele tinha que fazer que nem eu, que quando precisei de ajuda e ia pedir a algumas pessoas elas debochavam e coisas do genero ( principalmente uns dum canal de mirc ai da brasnet).

Pra que divulgar conhecimento se nego nao ajuad em nada?

Acho que o morimoto devia continuar com o kurumin mas para ELE, como solucao dele para as empresas.


O resto é que se foda mesmo.


» LinuxNewsReader () em 21/09 22:30

"Para de ficar comentando com as algumas crianças mimadas, e tenho coisa mais interessante para fazer. Um delas são a falta que muito sente de "mulher"...(risos)"

Alguém conseguiu entender o que ele quis dizer nessa frase ???

WRobal, já que copiar é seu forte, porque você não copia o "Guia de Redação e Estilo" do jornal "O Estado de São Paulo"

(Muitos Risos)


» Ark () em 21/09 22:30

Enkhrypthor: o problema é que só tem medo de ensinar quem conhece pouco. Ou é adolescente, sabe um pouco de Linux e se acha o tal.


» Mauro Xavier () em 21/09 22:31

Sabe, nunca postei nada aqui mas já li várias notícias em busca de informação, mas acho que tudo isso que ocorreu já está definitivamente encerrado, concordam? Não conheço o Morimoto pessoalmente mas detenho grande admiração por ele, mas acho que qualquer crítica a sua pessoa poderia ser feita diretamente no e-mail dele, não é verdade? Críticas em público não são uma boa pedida, e ficar estressando alguém que se empenhou tanto em facilitar a vida de usuários de Linux ou de "futuros usuários" não é legal, se ele desabafou tudo bem, ninguém tem sangue de barata. Já foi, acabou, passou, fim...

Muitos sabem que tenho uma Lan House totalmente movida a Linux, testei inúmeras distribuições em agosto de 2003, inaugurei a Lan em outubro de 2003 escolhendo por fim a distribuição Kurumin (que foia a 1.4). Tive diversos problemas por limitações principalmente do Wine e pela profunda falta de conhecimendo DA MINHA PARTE. A primeira postura foi ler os manuais do Kurumin e depois postar no fórum que foi muito receptivo.

Essa conversa que li em todo esse acontecimento dizendo que o Kurumin não é uma distribuição ou que o Morimoto isso e a Linux Mall aquilo para mim não faz diferença. Todos nós somos humanos e temos o direito de se expressar, mas vamos com calma para que tudo isso não acabe ficando chato.

Não vou expressar uma única idéia a respeito do Morimoto, da distribuição Kurumin ou da Linux Mall, o que posso dizer que hoje sou um usuário muito satisfeito com o Linux e poupei MUITO dinheiro instalando o Linux na minha Lan House. O Kurumin na verdade foi a porta para abrir o mundo Linux a alguém que já havia perdido partições inúmeras vezes por inexperiência e teve outros disabores com várias distribuições, mas não vou dizer que uma é melhor que a outra, pois acho que cada distribuição é mais indicada para um tipo de usuários, oras... sem flames a respeito disso.

Finalizando, vamos "arrumar a gravata", "pentear os cabelos" e "lavar a cara" pois depois de rolar "jogar futebol" com toda essa "vontate" é melhor se recompor para voltar a trabalhar.

Obrigado.


» MegaTroll () em 21/09 22:38

Droga!
Acabaram minhas pedras!
Alguém empresta?
:)


» Troll de Alerta () em 21/09 22:49

Isso aqui tá ficando melhor que o cocadaboa. Parabéns Augusto. Continue assim e logo seu site será o mais humorístico da internet. :D

Não me Alimente! Yep..Yep..Yep..


» GLoWeR () em 21/09 22:51

Vamos aos fatos eu naum quero saber se o marimoto é educado ou naum ou se ele é gentil ou naum o que interessa é q se ele quisesse ganhar dinheiro ele ganhava.Se ele naum quisesse 'perder' tempo ajudando a comunidade pra depois ter q ler esse monte de bobagem aki ele poderia tb.... o cara foi um marco no software livre nacional e ainda fikam apedrejando o cara.... vcs tem é q desconfiar e olhar o q o cara fez se vc faria a mesma coisa..... assim como o marimoto eu naum entro mais aki e eu naum sou pp dele naum é só questaum de q ele esta ouvindo coisas da qual naum precisava....


» Augusto Campos () em 21/09 23:27

Cadu: as notícias técnicas eu publico todos os dias. Comentá-las depende de você ;-)


» Augusto Campos () em 21/09 23:56

Atualização: o site GuiadoHardware publicou uma nota sobre o assunto em http://www.guiadohardware.net/news/2004/09/index.php , explicando o ocorrido. A pessoa que deixou de atuar como deveria assumiu sua falha, explicou que o Carlos Morimoto nunca quis prejudicar a Linuxmall, e informou que entrou em contato com a empresa para resolver a questão. Encerro assim, portanto, a discussão.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.