Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Siages - Sistema Aberto de Gestão Empresarial Solis

“A Solis, cooperativa de soluções livres, está investindo no desenvolvimento de sistema de automação comercial para micro e pequenas empresas e conta com o apoio de técnicos experientes em processos empresariais. A solução está sendo desenvolvida na plataforma Lazarus com banco de dados Firebird. A solução, como todas as outras da Solis, está sob licença da Creative Commons, ou seja, software livre. A Solis busca o apoio da comunidade na participação de documentações e no aprimoramento da solução. Da mesma forma busca parceiros regionais para atuarem como agentes de disseminação conforme características estabelecidas de parceria da cooperativa.

Para o presidente da Solis, Mauricio de Castro, o Siages está sendo construido para atender a determinado nicho de mercado e para ser uma solução viável a micro e pequenas empresas em suas migrações para software livre. Para maiores detalhes visite a página do Siages ou pelo email josiΘsolis.coop.br para saber mais como ser um parceiro regional Siages.

Atualmente o sistema conta com as seguintes características: Multiusuário; Configurador de Relatórios; Configurador de Documentos (Notas Fiscais, docs, carnês...); Cadastro e Listagem de Clientes, Produtos, fornecedores, vendedores etc...; Emissão Cupom Fiscal ou Nota Fiscal; Controle de Estoque e estoque mínimo; Relação de Inventário (Contábil e Gerencial); Cálculo do Preço de Venda; Controle de Comissões para Vendedores; Controle de Comissões para Vendedores; Reajuste de Preços manual ou em lote. Controle de Contas a Pagar; Controle de Contas a Receber; Movimento Bancário e de Caixa; Acompanhamento diário, On-Line, do saldo caixa / banco; Controle de cheques recebidos e emitidos; Quitação parcial ou total de parcelas; Geração dos dados financeiros totalmente automáticos, provenientes da movimentação de vendas e compras.

A extração de relatórios está sendo concentrada na solução Agata Report com características semelhantes a outros geradores de relatórios. Aguardamos sugestões, criticas e, principalmente, pessoas interessadas em ajudar no seu desenvolvimento.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de sri_canesh
Por curiosidade... : Por curiosidade...

Já houve algum "case" de homologação do módulo de emissão de cupom fiscal em algum estado que exija tal homologação?

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de gustavoh
Site fora do ar?: To tentando entrar no site mas parece que está fora do ar!
Mais alguém com esse problema?
Comentário de Alessandro Binhara
interessante: Interessante a iniciativa.. alias muito corajosa.

O pessoal da solis sempre com novidades.
A unica vantagem que vejo nele usarem o lazarus é poderem usar bibliotecas do Delphi como o ACBr que da suporte as impressoras e equipamentos de automacao comercial.

Particularmente nao vejo futuro no Lasarus.. pois a propria Borland esta deixando de lado o Delphi e indo para a plataforma .NET O proprio novo Delphi é .NET.

Acho que se estão buscando esse tipo de interface com o usuário e facilidade de programação deveriam ir para o Mono. Bom ja age falei com o Cesar .. mas parabens pela iniciativa ...


Comentário de rednaxel
Por outro lado: A unica vantagem que vejo nele usarem o lazarus é poderem usar bibliotecas do Delphi como o ACBr que da suporte as impressoras e equipamentos de automacao comercial.

Essa é uma vantagem e tanto. O Delphi tem uma quantidade enorme de componentes disponíveis na Internet, e tem uma base de usuários grande aqui no Brasil. E o Lazarus é mais que um mero clone.

Particularmente nao vejo futuro no Lasarus.. pois a propria Borland esta deixando de lado o Delphi e indo para a plataforma .NET O proprio novo Delphi é .NET.

Há quem veja mais futuro no Lazarus do que no .NET - eu mesmo ainda tenho um pé atrás com o .NET. Projetos "compatíveis" como o Mono vão estar sempre correndo atrás da máquina com a "Windows.Forms" e outros "detalhes". Na minha opinião a Microsoft está apenas dando corda pro pessoal se enforcar mais adiante.

Outra coisa, a Borland jamais deixaria sua vaca leiteira, o Delphi, de lado. Isso seria como a Microsoft abandonar o Office, que é um dos seus produtos mais rentáveis. O próprio Delphi 2005 tem um suporte a Win32 melhor do que a versão anterior, o D8 (que era mais .NET).

Alex

Comentário de porque?!?!
Porque o lazarus não têm fu: Porque o lazarus não têm futuro? acho que o lazarus foi sim uma ótima escolha.
Como o colega disse, o mono é a corda que a microsoft vai usar para enforcar quem correr atrás deles, porque ao invés de falar que o lazarus não foi uma boa escolha, não iniciam um com mono? ou será que o mono não funciona ainda?

Parabéns a solis pela iniciativa, eu vou me inscrever, tenho ótimo conhecimento em pascal e experiência de 10 anos em desenvolvimento de erp, tomara que eu seja útil.
Comentário de Felipe Raposo
Por que?: (...) porque ao invés de falar que o lazarus não foi uma boa escolha, não iniciam um com mono?

Por que as pessoas acham que quem critica deveria fazer melhor antes de criticar? O cara não precisa ser programador para criticar.

Felipe Raposo

Comentário de Marcone
Homologação: Olá Cássio,

O Siages ainda não está homologado.
Vamos viabilizar a homologação do módulo de Cupom Fiscal.

Abraço,

Marcone
Comentário de Marcone
Home Page: A página do projeto é http://siages.solis.coop.br.
Comentário de douglas
Bom, se o Lazarus esta atrela: Bom, se o Lazarus esta atrelado a borland(e nao está). Imagine o Mono que esta atrelado ao .Net do M$. A M$ com sua histórica e ignorante maneira de abandonar projetos e deixar os programadores a merce de suas proprias solucoes.
Ex:Dao-Ado-OleDb-Ado.net-etc...

Quem ja foi desenvolvedor da Ms sabe do que estou falando.
Comentário de Alessandro Binhara
Sobre o Lasarus: Eu acho muito corajosa a escolha deles pelo lasarus.
Tem que se conhecer muito bem a ferramenta para se optar por ela.
por alguns motivos:

- O futuro do delphi ainda em incerto com a entrada da MS na Borland.
- O lasarus ainda não esta completo e a comunidade de desenvolvimento dele não é muito grande.

O pessoal do Delphi não esta muito contento com a Borland pq o delphi triplicou de preço na ultima versão e muitos dos usuários do Delphi estao indo para o Visual Studio da MS com C# por ser muito mais barato que o Delphi.

Acho que foi uma opção deles.. eu não teria a mesma coragem.
Realmente coisa para Macho.

Com relação aos clones do .Net como o Mono e o DotGnu .
Acho que eles tem mais futuro que um lasarus da vida por ser uma tecnologia nova que esta entrando no mercado e nao uma coisa que já dominda e que o pessoal aos poucos vai deixanado de usar.

O lasarus se baseia uma plataforma que não é mais a coqueluxe do mercado. Só isso.




Comentário de Alessandro Binhara
masi uma:
Ola..

-------
porque ao invés de falar que o lazarus não foi uma boa escolha, não iniciam um com mono? ou será que o mono não funciona ainda?
-------

Já estamos fazendo isso , estamos trabalhando num compilador para VB .
E agora estamos com um projeto de um compilador para Delphi em Mono.
TA afim de ajudar ?

veja : http://monobrasil.softwarelivre.org



Comentário de romano
Estou baixando agora . Acab: Estou baixando agora . Acabei de instalar o Lazarus no windows .
Só o componente printer4lazarus .


Rodrigo Romano Moreira
Comentário de Marcone
Siages no Windows: Romano,

Saliento que todos os testes do Siages foram feitos na plataforma Gnu/Linux. Não existe nenhum interesse ou visão em estar aplicando a solução em plataforma Windows. Embora tenha a liberdade de estar fazendo os testes que achar necessário.

Abraço,

Marcone
Comentário de Luiz Querino
Instalei a última compilaç: Instalei a última compilação binária do Lazarus para Win32.

Quase todos os componentes do Siages instalaram sem problemas, só o PF pede o "printer4lazarus" que eu não consegui achar.

Alguém sabe por onde ele anda??? :)
Comentário de porque?!?!
Então o que acham de desenvo: Então o que acham de desenvolver toda esta aplicação em cobol? ficaria legal, grande suporte e versatilidade, sem contar a gama desenvolvedores existentes!

Você binhara deve estar perguntando se estou brincado?
Estou sim mas foi você quem começou!

Visual basic, fala serio, por que não abandonamos o linux ou outro sistema livre de vez e comemos todo o outro resto do pasto verde de redmond.
Muitos daqui antes de se deixar iludir pelas falácias dos desenvolvedores do mono, recomendo a leitura do material do taq sobre esta "nova" tecnologia de sucesso.
E você falar que o lazarus entrará em mercado em que o delphi não mais comanda, só prova o seu desconhecimento e arrogancia.
O delphi ainda é rei aqui no brasil e vai ser assim por mais alguns anos.
Vai falar para a microsiga, por exemplo, que usa o apl (um misto de clipper desenvolvido por eles) deixar ele de lado que o futuro é a tecnologia oca em que a microsoft tenta espalhar as quatros quandos, dinheiro para publicidade eles têm, agora apoio de pessoas que se dizem defensoras do software livre, também têm, então quem segura binhara ?

Comentário de porque?!?!
Como você não sendo program: Como você não sendo programador vai criticar algo que desconhece?
É o autêntico eleitor barrigudo que assite o Jornal nacional e reclama da vida, mas não sabe nem o que é balança comercial.

Fala sério.
Comentário de Patola
Material do TaQ: Muitos daqui antes de se deixar iludir pelas falácias dos desenvolvedores do mono, recomendo a leitura do material do taq sobre esta "nova" tecnologia de sucesso.

Veja se é este:

.NET Quebrando tudo!
Não sou birrento, mas...
Mono, mais uma chance para o Monopólio
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de porque?!?!
Obrigado Patola estes mesmos.: Obrigado Patola estes mesmos.
Comentário de romano
Programo em Delphi e estou: Programo em Delphi e estou curioso em relação ao Lazarus.
Não custa compilar no windows.


Rodrigo Romano Moreira
Comentário de romano
O printer4lazarus é nativo: O printer4lazarus é nativo na versão 0.97 .Pelo que achei no google.
Nos codigos fontes do 0.96 existe um diretorio com o pacote .Não custa
tentar .


Rodrigo Romano Moreira
Comentário de nemesis
futuro: tem razão! afinal, todos sabemos que no futuro teremos máquinas virtuais rodando máquinas virtuais, sem fim...

não há futuro para um compilador para máquina real.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Junio_falhou
Falha de segurança atinge Microsoft ASP.NET: Falha de segurança atinge Microsoft ASP.NET

http://www.issabrasil.org/noticias_0063.asp
Comentário de Marcone
Siages no Windows: Claro Romano, Não custo tentar.
até pediria para postar suas conclusões quanto ao Siages no Windows.

Abraço,

Marcone
Comentário de romano
Pegue a versão 0.97 para w: Pegue a versão 0.97 para windows aqui :
http://www.ca.freepascal.org/Lazarus/

Agora o erro é outro .

Rodrigo Romano Moreira
Comentário de Felipe Raposo
Por que?: Discordo de você. Se for assim, então os beta testers só podem ser programadores, porque só eles podem criticar.

Você não critica o Ronaldinho quando ele perde gol? Quero ver você ir lá e jogar melhor que o Ronaldinho.

Felipe Raposo

Comentário de romano
Assim que eu conseguir comp: Assim que eu conseguir compilar no windows , envio os passos para projeto . Com a versão 0.97 já consigo compilar todos componentes .
Existe um erro aqui ou outro ali .Pelo menos vou conhecendo o Lazarus e o Siages .


Rodrigo Romano Moreira
Comentário de porque?!?!
É mas não vou falar mal do: É mas não vou falar mal do Ronaldo se pelo menos não entender o mínimo de futebol, sentar na poltrona do seu lar e falar mal sem ao menos saber do que está falando, então virou um papagaio, que ao menos foi capaz de aprender a sintaxe da linguagem ou a lógica de programação.
E os beta testers testão o programa e não ficam criticando no que foi desenvolvido o programa.
Comentário de minoru
eu consegui instalar: Instalei o Lazarus.97 e todos os componentes do siages, no PF dá erro na unit Linux, eu exclui a chamada e funcionou normalmente.
Agora so falta eles disponibilizarem a base em arquivo .sql, Para criar em outro banco.
Comentário de Uname
Solis Corp: Acredito que a Solis deveria investir mais na documentação de seus softwares, pois há uma certa dificulade em encontrar tais informações. Seria um acaso? Pessoalmente, acredito que não.
Comentário de Marcone
Documentação: Olá Uname ou anônimo !
Seria bem mais fácil se as pessoas se identificassem para responder diretamente a elas. Parece que quando se faz uma critica preferem se esconder, pois eu e toda equipe da Solis recebemos tais questionamentos como criticas construtivas e juntos melhoramos os aspectos apresentados.
Mas respondendo a sua critica construtiva, a documentação é um problema sim e sabemos disto, tanto é que hoje estamos colocando esforços na documentação de vários projetos como o Sagu, Gnuteca, Siages, entre outros.. mas por ser software livre, sempre esperamos um retorno da comunidade, e documentar é algo mais trivial do que a participação efetivamente num projeto.
Mas quando o retorno da comunidade não ocorre, precisamos dispender horas de trabalho em cima de uma documentação minima.
Para nossa felicidade, no caso do Siages, tivemos retorno de pessoas interessadas na participação da documentação. Vou citar aqui o caso do Henry da Silva que também criticou a falta de documentação e, por fim, acabou criando uma documentação de instalação do Siages, hoje disponivel na página. Então, quem sabe, ajude-nos a documentar melhor nossos projetos. Toda ajuda será bem vinda e seus créditos serão mantidos (no anonimato, neste caso).

Abraço,

Marcone
Comentário de Luc
Técnicas do discurso da dialética: Por que as pessoas acham que quem critica deveria fazer melhor antes de criticar?

Queimar pestanas corrigindo o que é criticado = várias horas ou até dias

Escrever "você faz melhor?" e ser feliz = 5 segundos

Dizer "você faz melhor?" e ser feliz = 1 segundo

Criticar o que está errado visando ao aperfeiçoamento do objeto criticado = 1 ou mais inimigos e réplicas azedas

Ignorar defeitos e dizer coisas como "parabéns pela iniciativa" = 1 ou mais amigos e simpatizantes

Intenção de quem critica = a pior possível, sempre

Intenção de quem elogia = a melhor possível, sempre

Nunca foi tão fácil escolher.
Comentário de Fabiano Rech
O mono não está maduro para: O mono não está maduro para isto e talvez nunca chegue a este estado!
E se chegar a cada atualização de versão seria necessário revisar todas linha de código para poder funcionar, .net em linux não é viável.


Linux User: 239363
http://www.linuxbsd.com.br

Comentário de Ananias
Não entender nada: O fato de uma pessoa não ser programadora não significa que ela necessariamente não conheça as principais e mais importantes características desses ambientes.

Delphi? Pascal? Qual vai ser a próxima? Um sisteminha em cobol?
Comentário de Ananias
Viável: .net em linux não é viável.

Talvez você não seja capaz de implementar, mas viável é. Qualquer padrão aberto é implementável, basta ter vontade.

Se não isso não fosse viável, também não o seriam as implementações da máquina virtual Java abertas, que vão muito bem, obrigado.

Além disso, acho que você deveria enviar um e-mail para o projeto GNU, dizendo que o projeto dotGNU não é viável, explicando-se, de preferência.
Comentário de CWagner
O que é um sisteminha?: Pode ser um dos milhares sistemas em cobol que até hoje fazem "trafegar" dinheiro por todo o globo. Vai perguntar para qualquer usuário de um desses sistemas se ele pretende migrar a linguagem de programação. Duvido, meu caro.

Mas falar mal é muito fácil, difícil mesmo é fazer algo a respeito, sabendo, ou não sobre o assunto
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de CWagner
Se me pagar, eu testo :P: Imagina, se até hoje somos beta testers de Sistemas Operacionais, por que não sermos de plataformas de desenvolvimento? Pena que não ganhamos dinheiro com isso :P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Fabiano Rech
Os dO grande problema de todo: Um dos grandes problemas de todos que desenvolvem mono e se acham maravilhas do dot.net é que se esquecem que ainda não existe algo "Tão bom" para linux como a existente no windows.
Não preciso aprender dot.net, não preciso fazer um monte de remendos no sistema operacional para rodar programas cheio de troianos.
As pessoas têm que colocar na cabeça que não precisamos suportar tecnologia próprietaria.
Python, ruby e até o perl.
Ou mesmo o java que é muitooo mais facíl de se ter estável em um ambiente de produção.
Boa sorte com o mono.

Ps: Eu lembro dos teus posts de ofensa moral na noticia do scritp de atualização de hora do servidor, por favor tenha bom senso.


Linux User: 239363
http://www.linuxbsd.com.br

Comentário de Alessandro Binhara
Não entendi: Eu realmente não entendo o que vc quiz dizer. Poderia se mais claro ?

------
ele de lado que o futuro é a tecnologia oca em que a microsoft tenta espalhar as quatros quandos, dinheiro para publicidade eles têm, agora apoio de pessoas que se dizem defensoras do software livre, também têm, então quem segura binhara ?
------

Poderia deixar mais clara a tua afirmação.
Comentário de Douglas Augusto
> Talvez você não seja capa: > Talvez você não seja capaz de implementar, mas viável é. Qualquer padrão aberto é implementável, basta ter vontade.

Infelizmente o Mono/dotGNU necessita além das especificações abertas. Por exemplo, o Windows Forms não será possível de ser implementado a não ser via engenharia reversa (o que pode dar muita dor de cabeça); sem o Windows Forms o Mono/dotGNU simplesmente não seriam compatíveis com as aplicações desenvolvidas .NET da Microsoft. Agora, se o objetivo desses projetos for criar uma plataforma paralela --e incompatível-- ao .NET, pode-se usar, por exemplo, o GTK+ para substituir o Windows Forms --particularmente não vejo prosperidade nessa direção.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de AntiGerme
Siages + PostgreSQL: Hi,

Estou adorando o sistema e me lembrando das aulas de Pascal/OPascal/Delphi do meu primeiro da graduação.

Estou fazendo, não exatamente, um "fork" do Siages para utilizar o PG, pois já acompanha na maioria das distribuições. Assim quando terminar envio o diff para o projeto oficial.

Reclamavam quando não tinham um software para automação comercial, agora que tem já dizem que ele nasceu morto por ter escolhido o "Object Pascal". A linguagem pascal não é da Borland então não tem com que se preocupar.
O Pascal já existe a milhões de anos (exagerando claro) e até agora ele esta ai, as tecnologias não sepultam as outras e sim complementam e vivem pacificamente, principalmente em relação a Software Livre. Existe ainda tanta gente que roda Linux com kernel 2.2!!

http://counter.li.org/reports/uptimestats.php
http://counter.li.org/reports/systemstats.php

Vejam e confiram...
Comentário de Felipe Raposo
AdvPl: O nome da línguagem utilizada pela Microsiga é AdvPl...

Felipe Raposo

Comentário de porque?!?!
Esta mesmo, obrigado por corr: Esta mesmo, obrigado por corrigir.


Comentário de porque?!?!
Não vou desenhar porque aqui: Não vou desenhar porque aqui não tenhum editor de imagens =)
Eu quiz dizer que a microsoft tÊm dinheiro para fazer o tipo de propaganda que querem, e agora alêm disto, têm o apoio de ums que se dizem defensores do software livre, mas na verdade estão juntos no embuste tudo, leia-se Miguel de Icazza.
Comentário de Eduardo RBS
Estou desenvolvendo o concorr: Estou desenvolvendo o concorrente (!!!) do siages, o LinuxStok utilizando PHP-GTK com suporte a SQLite e MySQL. Acham que a escolha desta linguagem foi adequada?

[]'s
Eduardo RBS
linuxstok.sf.net
Comentário de nemesis
php?!: php é uma péssima escolha. É perfeita para rápida e porcamente criar websites dinâmicos, mas não serve pra muito mais além disso. É claro, C está aí ainda hoje e também Basic, então acredito que php ainda terá uma longa e tormentosa vida.

Se, no entanto, está querendo começar o projeto com uma linguagem com sintaxe clara, alto suporte a modularização e multiparadigma com os estilos funcional, procedural e OO, eu recomendaria Python. Sim, há PyGTK. E, melhor!, há PyGresQL, para PostgreSQL.


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de rednaxel
Quando ?: Supondo que não seja uma ironia - não pude perceber, texto escrito sempre fica sujeito a interpretações:

1. Certo, não vamos mais ter carros ou mesmo aprender a dirigir, pois todos sabemos que no futuro teremos carros voadores!

2. Como vão ser programadas as máquinas virtuais do futuro? Em outras palavras: a JVM do Java é escrita em Java?

Alex
Comentário de rednaxel
Como ?: Com relação aos clones do .Net como o Mono e o DotGnu .
Acho que eles tem mais futuro que um lasarus da vida por ser uma tecnologia nova que esta entrando no mercado e nao uma coisa que já dominda e que o pessoal aos poucos vai deixanado de usar.
O lasarus se baseia uma plataforma que não é mais a coqueluxe do mercado. Só isso.


Hmmm. Concordo que .NET é uma tecnologia nova que está entrando no mercado, mas discordo que "o pessoal" esteja aos poucos deixando de usar o Win32. Não houve a tão falada avalanche de aplicações .NET e pelo que se vê no horizonte não haverá tão cedo.

Se você se refere ao Object Pascal, é apenas uma linguagem. Não é uma plataforma na qual algum software possa se basear.

Alex

Comentário de nemesis
era ironia, porém...: "2. Como vão ser programadas as máquinas virtuais do futuro? Em outras palavras: a JVM do Java é escrita em Java?"

não há problema alguma em a JVM ser escrita em java: não confunda a linguagem com a implementação. Não sei sobre Java, mas o mono é escrito em C# mesmo.

O problema é na hora de rodar: eventualmente, uma máquina real precisará estar executando as instruções. Criar código direto para essa máquina real é o que compiladores como GCC, GCJ ou gnupascal ( base do Lazarus ) fazem.

Mas vendedores de tecnologia como Microsoft, Novell ou Sun estão loucos para que vcs parem de programar para uma máquina real e passem a programar para as máquinas virtuais que eles controlam...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de alessandro binhara
So para responder o comentário acima: A FSF Anuncia O Suporte Para Projetos de Software Livre Que Substituem Componentes do .NET da Microsoft

Boston, Massachusetts, EUA - Segunda-feira, 9 de Julho de 2001 - A fundação para o Software Livre anunciou hoje o suporte a dois projetos de Software Livre, Mono e DotGNU, que irão oferecer alternativas de Software Livre para componentes do sistema .NET da Microsoft. Os projetos Mono e DotGNU irão cada um oferecer soluções diferentes porém complementares.

Richard M. Stallman, fundador do Projeto GNU e presidente da Fundação para o Software Livre, disse: "Com Mono e DotGNU, nós esperamos fornecer boas alternativas aos componentes do .NET, alternativas que irão respeitar sua liberdade e sua privacidade. Você poderá utilizar as facilidades do Mono e do DotGNU tanto com quanto sem a Internet, e utilizando servidores da sua escolha."

http://www.gnu.no/press/2001-07-09-DotGNU-Mono.pt.html
Comentário de Alessandro
Parabéns!!!: Parabéns ao pessoal da Siages que estão fazendo um ótimo trabalho independente da linguagem que eles escolheram, porque o que importa no final é ter um produto que sirva ao propósitos do usuário final, alguém se importa do kernel ser em C, do FireFox ser em Y (não sei a linguagem que o mesmo utiliza) o importante é que são funcionais e ótimos produtos.

Em relação ao Pascal só fala mal quem não o utiliza porque é uma ótima linguagem tipada e que deu origem ao Object Pascal que é a linguagem utilizada pelo Delphi, que tem uma grande fatia dos produtos desenvolvidos no mercado, sendo a melhor IDE ja produzida.

Sendo assim o Lazarus/FreePascal que não tem nada a ver com a Borland, e sim tenta apenas ter um nível de compatibilidade com o Delphi. Com isso ele se beneficia de vários componentes/códigos feitos para o Delphi podendo pegar um fatia do mesmo, porque o Delphi não é multiplataforma ja o Lazarus/FreePascal o é, alem de ser Open Source.

Quem fala em máquina virtual (.Net,Java,...) nestes comentários acima não são programadores/desenvolvedores e sim pessoas que só tem a teoria na mente, porque na teoria o .Net é fantástico, mais na prática... Além dos mesmos não serem indicados para aplicações comercias (Desktops) que lidam com Banco de Dados, o seu uso é mais voltado para a Internet.

Dou manutenção a várias empresas e o softwares das mesmas são feitos em Delphi, VB, Clipper, Cobol... não vi nenhuma empresa pequena, média ou grande usar programas feitos em Java, .Net... em seu softwares de retaguarda só utilizam o mesmo na parte de WEB, porque razão?

Na minha opinião o único projeto Open Source Multiplataforma que tem evoluído como ferramenta de desenvolvimento é o FreePascal como linguagem e o Lazarus como uma ótima IDE gráfica para o mesmo.

Comentários como os do nemesis, Ananias, e outros que estão no anonimato não merecem atenção, porque são trolls de primeira, só sabem criticar isso ou aquilo sem nenhum conhecimento prático, e sim apenas um pouco de teoria, só que faz sabe os problemas e as dificuldades de se produzir softwares.

Sigam em frente porque estão fazendo um ótimo trabalho, além de ter escolhido uma promissora ferramenta de desenvolvimento.
Comentário de nemesis
"Acham que a escolha desta linguagem foi adequada?": Foi ele quem perguntou e eu só respondi honestamente. PHP é péssima, especialmente pela sua falta de suporte a modularização: todas as funções ou classes compartilham um único namespace, exatamente como em C, que é bem mais antiga, no entanto...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"Segunda-feira, 9 de Julho de 2001": muita água rolou desde então.

De qualquer forma, a FSF foi coerente: entre ver outro java nascer e ficar de braços cruzados ou fazer algo a respeito para garantir liberdade na nova plataforma, ela foi em frente com dotGnu. mono é um projeto do Icaza e não duvido que desde então o apoio da FSF já tenha diminuído consideravelmente...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ironia...: "Comentários como os do nemesis, Ananias, e outros que estão no anonimato não merecem atenção, ...só sabem criticar isso ou aquilo sem nenhum conhecimento prático, e sim apenas um pouco de teoria,..."

Sou programador profissional, atualmente com Delphi, anteriormente com ASP.NET + C#, Perl e outras...

"Delphi...sendo a melhor IDE ja produzida."

se vc diz...

"Quem fala em máquina virtual (.Net,Java,...) nestes comentários acima não são programadores/desenvolvedores e sim pessoas que só tem a teoria na mente... Além dos mesmos não serem indicados para aplicações comercias (Desktops) que lidam com Banco de Dados, o seu uso é mais voltado para a Internet."

Meu amigo, não já tivemos essa conversa antes? Pra que ficar dizendo asneiras repetidamente? Aplicações desktop cliente-servidor _são_ mais leves em termos de performance do que aplicativo servidor, como aplicativos web, por exemplo. Isso pq aplicativos web têm que dar conta de atender a várias requisições simultaneamente, enquanto um tradicional cliente-servidor precisa apenas mostrar uns formuláriozinhos e enviar e receber dados para/do servidor.

Processamento bruto é sempre no servidor e portanto, pela lógica, é justamente o contrário: aplicativos nativos em Delphi fariam um bom trabalho no servidor, por exemplo, enquanto que um aplicativo em Java ou Python tem performance perfeitamente aceitável no modelo cliente-servidor desktop...

"Dou manutenção a várias empresas e o softwares das mesmas são feitos em Delphi, VB, Clipper, Cobol... não vi nenhuma empresa pequena, média ou grande usar programas feitos em Java, .Net... em seu softwares de retaguarda só utilizam o mesmo na parte de WEB, porque razão?"

Pela seguinte razão: software cliente-servidor nos moldes do Delphi é o modelo antigo de produção e distribuição de software, enquanto que a web é o novo. Ninguém tem mais saco de criar software, instalá-lo em cada máquina e quando der pau ou upgrade, reinstalar em cada máquina.

essa era já era...

"Na minha opinião o único projeto Open Source Multiplataforma que tem evoluído como ferramenta de desenvolvimento é o FreePascal como linguagem e o Lazarus como uma ótima IDE gráfica para o mesmo."

é? e que tal Eclipse? NetBeans? monodevelop? KDevelop?

ah! claro, vc é programador Delphi, esqueci...


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Alessandro
Estranho...: "Sou programador profissional, atualmente com Delphi, anteriormente com ASP.NET + C#, Perl e outras..."

Se agora tu é programador Delphi, acho que teus comentários se contradizem, ou você se enganou na afirmação acima.

O mercado esta ai, o mundo vive em torno do mesmo, aplicações via Web são em máquinas virtuais (linguagens interpretadas), (Java, ASP, PHP...) Aplicações Desktops são linguagens compiladas (real), em C, ObjectPascal... e assim vai.

O Java esta no mercado a vários anos e ainda não consegui ser uma linguagem para o Desktop, porque será? Tu ja imaginou o KDE ser feito em Java? Tu ja imaginou digitar 1000 notas dia em um programa feito em Java? Tu ja analisou as aplicações que vemos no dia a dia como em supermercados, bancos, lojas, ... todas são feitas em linguagens compiladas, porque será?

Como programador tu tem as respostas, talvez os teus comentários sejam para o futuro, daqui a 10 anos mais não são para o presente e nem para um futuro próximo.

Comentário de Patola
KDE em Java: Tu ja imaginou o KDE ser feito em Java?

O Looking Glass da Sun, um window manager pra GNU/Linux em três dimensões, é feito em Java.

Sobre o fato de as aplicações de servidores rodarem em linguagens "interpretadas" (java é bytecode, PHP também é convertido pra bytecode na hora de executar), há uma explicação pra isso, que é permitir rápida prototipação e melhor uso de recursos de outros softwares prontos, seja o apache para o PHP, seja o complexo framework J2EE para java (que por sua vez permite múltiplas otimizações).
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
muito estranho mesmo...: "Se agora tu é programador Delphi, acho que teus comentários se contradizem, ou você se enganou na afirmação acima."

pq? não vejo nada de contraditório ou engano...

"O mercado esta ai, o mundo vive em torno do mesmo, aplicações via Web são em máquinas virtuais (linguagens interpretadas), (Java, ASP, PHP...) Aplicações Desktops são linguagens compiladas (real), em C, ObjectPascal... e assim vai."

Sabe que o Delphi tem na palheta de componentes poderosos recursos para desenvolvimento para a web, não? ( Inclusive criando aplicativos que rodam como apache modules ).

Vc apenas citou História: aplicações desktop cliente-servidor clássicas são escritos normalmente em linguagens mais antigas, como C, C++ ou ObjectPascal; ao passo que a aplicativos web surgiram em meio a cultura Unix, de linguagens de script interpretadas, de rápido desenvolvimento porém performance menor.

As pessoas se acostumaram à comodidade que linguagens dinamicamente tipadas como Python, Perl ou PHP oferecem no rápido desenvolvimento web. É difícil imaginar elas correndo pra trás e lentamente declarando e programando para a web em ObjectPascal ou C++... muito embora claramente a performance melhoraria...

ainda assim, isso é sujeito a especulação, pois na maior parte do tempo, o problema de performance é devido ao SGBDs e tráfego intenso, problemas independentes do código que roda a lógica da aplicação, seja em qual linguagem for, e que já estão devidamente a cargo de sistemas escritos em linguagens compiladas ( o SGBD e o servidor http )...

"O Java esta no mercado a vários anos e ainda não consegui ser uma linguagem para o Desktop, porque será?"

Java é uma aberração nesse meio: depois de tentar sem sucesso ser uma linguagem para desenvolvimento de pequenos aplicativos web ( applets ) e ver esse segmento engolido pelo Flash; depois de tentar vender a idéia de "compile-uma-vez-rode-em-todo-canto" ser quebrada pela máquina virtual propositadamente quebrada da M$ ( que não queria perder o controle sobre aplicativos rodando em sua plataforma ); depois de tudo isso, só restou a Sun tentar vender Java como uma poderosa, "enterprise-ready" solução web no lado servidor.

O mundo LAMP diz não, obrigado.

"Tu ja analisou as aplicações que vemos no dia a dia como em supermercados, bancos, lojas, ... todas são feitas em linguagens compiladas, porque será?"

Pq são antigas? A maioria do que vc cita são sistemas de legado. Cara, ninguém em sã consciência, vai programar, hoje, aplicativos comerciais em C, C++, Delphi... bem, Delphi é popular não devido a ObjectPascal ou ao fato de ser compilada, mas àquilo que sem dúvida é uma das mais fáceis, simples e bem integradas IDEs. Neguinho vai continuar usando Delphi mesmo quando estiver compilando para bytecodes .Net...

"nem para um futuro próximo."

Já são realidade, se é que vc não se tocou o que é a web e pq ela prefere a agilidade e a flexibilidade no desenvolvimento de linguagens interpretadas ao invés da performance das compiladas.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
> Cara, ninguém em sã consc: > Cara, ninguém em sã consciência, vai programar, hoje, aplicativos comerciais em C, C++, Delphi...

Não entendi. Por que desenvolvedores não deveriam programar aplicativos comerciais em C, C++ ou Delphi? Em que linguagens eles deveriam programar?!?

> Neguinho vai continuar usando Delphi mesmo quando estiver compilando para bytecodes .Net...

Um problema grave do Delphi é a não portabilidade. A Borland em 2003 teve uma excelente idéia para tornar o C++BuilderX multi-plataforma [1, 2, 3]. Usou a biblioteca gráfica portável wxWidgets (na época wxWindows), mas, por alguma razão "desconhecida" parece ter abandonado o projeto.

O Kylix, se não me engano, não usava widgets nativos, mas sim emulados via Wine. De qualquer forma, foi igualmente descontinuado.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Luiz Carlos Querino Filho
Resumindo: Siages e o Lazarus são ótimos produtos: O pessoal aí em cima entrou em uma conturbada discussão sobre .NET, Java, Delphi, máquina virtual...

Mas o que eu concluo desta notícia é que o Siages é um ótimo produto e que o Lazarus está melhor do que nunca.

Desde a primeira vez que usei o Lazarus (há uns 2-3 anos atrás) até hoje, vi que ele evoluiu muito e, se a comunidade do software livre colaborar, não com discussões improdutivas mas com trabalho e interesse, ele pode ir ainda mais longe.

Mesma coisa para o Siages. A Solis está de parabéns, criou outro ótimo produto que merece nosso apoio. Aliás, conheço os trabalhos anteriores do pessoal da cooperativa, e sempre fui admirador do seu modelo de desenvolvimento, bem como da qualidade do software produzido.

Nós, que vivemos no mundo real, que criamos software comercial em COBOL/Clipper/Delphi para nos sustentar e manter nossa famílias há anos (e que, obviamente, somos apaixonadas pelo que fazemos), devemos louvar todo o trabalho (que não foi pequeno) das equipes do Lazarus e do Siages.

O Lazarus, na minha opinião, parece ser a "salvação da lavoura" para quem precisa criar aplicativos comerciais multi-plataforma e não se sentia à vontade com o fato do Delphi ser fechado (afinal, vocês podem discordar, mas para mim todo programador/analista DEVE ser defensor do software livre, uma vez que só nós sabemos a angustia de não ter acesso ou não encontrar o código que precisamos).

Ao invés de perder tempo com discussões que não levam a nada, vamos fechar o browser, abrir o Lazarus, o Siages e seus respectivos códigos-fonte e por a cabeça para funcionar, como sempre gostamos!

Parabéns Solis e equipe Lazarus. Vocês ganharam mais um entusiasta e colaborador!
Comentário de nemesis
que tal...: ... linguagens mais modernas, com suporte a melhores abstrações e mais distantes do modelo fortemente imperativo, descendente de programação assembly? OCaml, Python, Ruby ou Haskell são excelentes escolhas...

A propósito, usei o Kylix 3 OpenEdition apenas para avaliar, há uns anos atrás. Se não me engano, ele usava Qt. Nem sombra de Wine, que aliás, nem estava instalado no meu Linux...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Ocaml e Haskell: OCaml? Haskell?

Você está é doido. Sabe quando que o modelo comercial vai incorporar o paradigma funcional? Quando algum grande vendedor fizer um RAD super-ultra-produtivo pra essas linguagens que esconda 99% da implementação. E esse dia está muito, muito longe...

(Claro que se seu objetivo é puramente desempenho, flexibilidade, corretude, etc. etc. e tal, e não desenvolvimento comercial "padrão", é bom mesmo usar essas linguagens... em especial OCaml, com desempenho melhor que Haskell)
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
popularidade: "Sabe quando que o modelo comercial vai incorporar o paradigma funcional?"

Quando passarem a contratar profissionais de ciência da computação capacitados ao invés de massas de digitadores java ácefalos?

Eu não estou doido, só estava dando uma opinião sensata sobre ferramentas melhores. O mundo comercial não é sensato e é regido por politicagens e pessoas incapazes que só querem mais do mesmo para manter seus empreguinhos...

Além disso, se vc for se guiar pelo que disse, não há realmente muito a se esperar do mundo comercial adotando o Linux, não? Afinal, não há um "RAD super-ultra-produtivo ... que esconda 99% da implementação" feito por algum "grande vendedor". É C e C++ e libc e outras te esperando. A não ser que vc programe com um framework gráfico cross-platform... caso em que não está realmente programando pro Linux mais do que quando cria aplicativos Qt, Swing ou outros...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Yeah: Você entendeu bem o que eu quis dizer. =D

Só um toque: nem todos os programadores java são acéfalos e java tem um volume muito bom de código de boa qualidade escrito. Não generalize, é muito fácil ignorar que bons profissionais também podem se interessar por linguagens de valor menos "acadêmico"/purista. É como dizer que não há bons administradores de rede Windows pelo mesmo motivo.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de nemesis
oh!: "É como dizer que não há bons administradores de rede Windows pelo mesmo motivo."

e há??!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Alessandro
Gozado: nemesis tu fala tudo isso e programa em Delphi.

O Mundo esta errado e você esta certo, aproveita a oportunidade e sai na frente de todo o Mundo desenvolvendo softwares com estas linguagens que você citou acima, vai ficar rico.

"Afinal, não há um "RAD super-ultra-produtivo ..."

Acho que tu deveria experimentar o Lazarus, talvez a tua opinião mude.
Comentário de nemesis
realmente: "nemesis tu fala tudo isso e programa em Delphi."

Não é opção minha, claro. Patrão falou, tá falado... vc deve saber como é...

"Acho que tu deveria experimentar o Lazarus, talvez a tua opinião mude."

Já experimentei. E, claramente ainda não é do nível do Delphi, KDevelop ou Eclipse. Mas, eventualmente, chega lá. não que eu seja fã de IDEs...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004