Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre o Borland C++BuilderX

Notícia publicada por brain em outubro 7, 2003 12:32 PM | TrackBack


Carlos Vitoriano (carlosvitoriano@bol.com.br) deu mais detalhes sobre o novo lançamento da Borland que já noticiamos anteriormente. Ele disse: " A Borland liberou recentemente o download do Borland C++BuilderX, um ambiente de desenvolvimento multiplataformas e múltiplos compiladores para Windows, Linux e Solaris. De acordo com a Borland, as tendências que incentivaram a criação do C++BuilderX são: Adoção continuada do C++ para criar aplicações escaláveis e de alta performance; demanda por suporte multiplataforma à medida em que as aplicações continuam a migrar de Unix para Linux; requisitos de suporte e manutenção; crescimento de computação de dispositivo móvel e incorporado que usa C++; compatibilidade com ANSI/ISO para compiladores C++; e necessidade de gerenciar múltiplos compiladores e depuradores em diversas plataformas. O Borland C++BuilderX tem 357 Mb para a versão Windows e 375 Mb para a versão Linux/Solaris. (Espero que estes 20Mb de diferença não seja o Wine, como ocorre no Kylix 3)."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Dyego Souza do Carmo () em 07/10 13:20

Wine ? explique melhor isso.


» Carlos Vitoriano () em 07/10 13:32

Mesmo não tendo o Wine instalado, quando eu estou utilizando o Kylix 3, ao digitar no Shell ps -ax|more percebi que estava sendo executado o wineserver, então matei este processo. Quando voltei ao Kylix 3, suas janelas estavam sem conteúdo (SEM O IDE.). Fechei o Kylix e quando executei novamente, lá estava o WINE!!! O Código compilado pelo Kylix, quando executado, não apresenta o wine, mas o Kylix 3 IDE, este sim usa o Wine. Parece que a Borland "Emulou o IDE do BUILDER" e na hora de compilar, não sei ao certo, ele deve usar o gcc.... Estou fazendo o Download do C++BuilderX não sei se ele também utiliza o WINE..... Espero que não!


» Alexandre Arruda Paes () em 07/10 14:46

Apenas a IDE do Kylix usa certas bibliotecas WINE para poder aproveitar certas coisas já prontas e testadas da IDE do Delphi.

Mas o código compilado é nativo para o Linux.

:)


» Carlos Vitoriano () em 07/10 16:21

O BuilderX usa o JAVA!!!!


» Alexandro D. Almeida () em 07/10 16:30

O Kylix não usa o gcc e sim o seu própio compilador C/C++, que é bem rápido para compilar.
Pelo que eu vi, no site da Borland esta o Trial do Enterprise.
Alguém sabe onde comprar o CD do Personal aqui no Brasil, $10,00 é um preço mais do que justo pela ferramenta.


» coldwater () em 07/10 17:35

"Alguém sabe onde comprar o CD do Personal aqui no Brasil, $10,00 é um preço mais do que justo pela ferramenta"

R$10 é o preço de um big-mac ou em torno de U$3. O problema maior do pessoal do linux é que todo mundo acha que tem que ser livre "as in free beer". Reclamam da conectiva, mas não compram nada deles. Acham uma pena a mandrake estar quebrando mas nada de dim-dim. A maioria nem conhece a Suse porque aquela maldita não disponibiliza isos. Acham a redhat uma criminosa por repassar para a fedora todos usuários chatos como vocês que não compram nada, e pior, não acrescentam nada.

A hora que algumas empresas pararem de botar grana no linux e/ou em alguns projetos de interesse delas, as coisas vão desacelerar, talvez desaparecer em alguns casos.

E a hora que estes fedelhos virem que tem que comprar leite pras crianças, pagar aluguel, impostos, etc (é grande a lista) verão que todo trabalho tem que ser valorizado. Aí este pessoal vai trocar de programa. Vão passar do open source para o fome zero.


» Marcos Alexandre () em 07/10 18:02

Calma, pessoal. Vamos esfriar os animos.

Realmente, para empresas compensa muito pagar pelo sistema, visto que o retorno da empresa é muito maior que o valor da licença. Mas para uso doméstico, é preciso um preço atrativo.

A Borland oferece 30% de desconto para estudantes e oferece versões limitadas por preços menores ou até de graça. A Oracle também não cobra para uso comercial, assim como muitos produtos da Sun.


Na época que o Kylix foi lançado, eles tinham anunciado que a IDE iria usar o Wine, mas que posteriormente iriam portá-la toda pra Qt pra que fosse compilada nativa assim como o código gerado.

Por falar nisso, alguém sabe como anda a aceitação do Kylix? Pra mim é a IDE mais fácil de trabalhar para alguém que esteja acostumado ao Windows, mas vejo pouca gente falar que está utilizando ele (pelo menos aqui em Uberlandia).

Na empresa onde trabalho estamos com o Delphi, mas pretendemos a médio prazo passar para o Kylix. Ainda esse ano substituiremos os componentes para acesso a dados e ano que vem portaremos os relatórios. O que mais atrapalha é que trabalhamos com Socket em 3 camadas e o Kylix só aceita SOAP.


» MediaSonic () em 07/10 18:04

E qual o problema de se usar o WINE?
Não entendi os empecilhos e não acho o Kylix lento.
Acho q reuso de componentes é uma maneira de minimizar custos. Então pergunto: Por que não WINE?


» Alexandro D. Almeida () em 07/10 18:25

coldwater, não entendi sua revolta com meu comentário.
Também sou a favor de se pagar por bons softwares, e como disse em meu post, estou procurando um lugar para _comprar_ a cópia da Borland.
Eu sou Analista de Sistemas e ganho meu dinheiro desenvolvendo softwares propetários (como funcionário de uma empresa).
Para um empresa que vai fazer dinheiro com este produto, o Enterprise, acho o preço da Borland muito bom.

Em tempo, o Personal não é R$10,00 e sim $10.00


» Alexandro D. Almeida () em 07/10 18:36

coldwater, relendo meu post entendi a sua revolta.
Mas os $10.00 não são do CD pirata não, este é o preço que a Borland cobra pela versão Personal. Um preço que qq estudante, com um pouco de economia, pode pagar.
Lista de preço aqui: http://shop.borland.com/dr/v2/ec_MAIN.Entry16?SP=10024&PN=29&xid=39696&V1=30011514&V2=30011514&V3=1&V4=38&V5=0&S1=&S2=&S3=&S4=&S5=&DSP=0&CUR=840&PGRP=0&CACHE_ID=0


» Carlos Vitoriano () em 07/10 19:53

Fiz o Download do C++BuilderX (Windows e Linux) e tive muitas surpresas. Uma delas é que ele não instala no Windows 98, só no XP, 2000 e 2003. No Conectiva 9 Updates 1 Instalou e funcionou perfeitamente! :) De primeira! A instalação no Windows XP e Conectiva 9 Up1 foram idênticas! O que me decepcionou um pouco foi o BuilderX em si, não é igual ao Builder 6/Kylix 3. (Clique arraste e configure.). É mais um IDE de programação. Não deu tempo para analizar direitinho, mas dá para ver logo de cara que quando se escolhe a plataforma e o compilador, tem que se preocupar um pouco com o código em si. Pois tem que obedecer criteriosamente ao padrão ANSI/ISO. Para fazer um programa em C que converse com dispositivos criados para Automação Industrial, é um pouco diferente a sintaxe dos códigos de uma arquitetura/compilador para outro. Para a minha área (Engenharia de Computação/Automação Industrial) esse detalhe pode pecar pois nossa programação é voltada para periféricos (DB9, DB25, PS2, USB e RJ45.). Fica difícil programar para dois tipos ou mais de compiladores.
Vou analisar mais um pouco e darei mais detalhes...
O que eu vejo de problema no uso do wine no C++ Kylix 3 é a lentidão que fica o sistema. Eu não tenho grana para comprar uma máquina melhor, pois estou pagando a faculdade. (Tenho um Pentium 166 com 128 MB de ram, HD de 8GB e mesmo assim uso o Conectiva 9 Updates1 com FluxBox.... ;)


» Lewis () em 08/10 00:41

Carlos: Seria legal se passasse a analise pro Augusto por no site.

É verdade o wine "enlenta" um pouco a IDE, só esperando pra eles migrarem tudo pra QT.


» Carlos Vitoriano () em 08/10 09:56

Ok! Vou fazer sim, e passarei para o Augusto.


» Rafael Goulart () em 08/10 14:51

Lewis,

"enlenta" é feio demais. Que tal "lenteia"?


» Job () em 08/10 15:00

Acho que é necessário que os órgãos de fiscalização, exijam das empresas a relação de numeros de série dos soft. utilizados pelos desenvolvedores.
A pirataria, foi e continua sendo um grande impecilho ao desenvolvimento do mercado de software.
Fica o cliente com aquel impressao, que é de graça, que o Windows ja faz parte. etc.
Como se diz: 'A preguiça não é uma boa companhia'
Usa-se VB-MSQL, por que ta ai "de graça", "é mais facil...", o cliente corre o risco de pagar multas altas e sofre com software de mais baixa qualidade. Na realidade usa-se o que parece ser mais facil.
Sim, é claro, há muito mais feramentas de desenvolvimento para Windows, mas a que custo de hardware e software?
Estive na alemanha e na universidade que eu estava (uni-karlsruhe (Linux Tag)), eles usavam linux intesamente, em especial para desenvolvimento de tecnologia, aqui por incrivel que pareça, as Uni. privadas é que estao adotando mais o Linux, pois elas são fiscalizadas e a grana 'tem dono', nas publicas é uma vergonha, pois tem sempre a impressao que tudo vem de graça, e manda vem em comprar Windows soft. piratas.
Concordo com o comentario anterior que um dos grandes impecilhos é os desenvolvedores preguiçosos, mas tambem é a ausencia de versões para linux, de muitos produtos. No meu caso vejo a grande lacuna, da ausencia do Clarion no Linux, que na minha experiencia é a melhor ferramente de desenvolvimento de aplic. comercial pra desktop.


» Felipe T. Fernandes () em 08/10 16:14

Ontem a galera da Receita Federal junto com a ABS bateram feio nas empresas e nas bancas de camelo atrás de software pirata. Levaram caixas e caixas. Infelizmente é uma iniciativa que ocorre com anos de intervalo já que a ultima vez que fizeram isso se não me engano foi em 2000.


» Edson Tégila () em 08/10 18:23

Ae pessoal,
só a titulo de curiosidade, esses 20M não são do wine.
O C++BuilderX, apesar de ser pago, usa um framework muito bem difundido e não pago, a WxWindows.
Este framework permite que você programe em C++, Pyton ou JAVA e rode em diversos SO´s sem ter que alterar o source.
Para os usuarios que não precisam de uma ferramenta RAD, sabem se virar com as já existentes ou não estão dispostos a pagar os preços da borland tem a alternativa de baixar o framework de www.wxwindows.org(C++), www.wx4j.org(JAVA).
Eu ultilizo-o a muito tempo e estou bastante satisfeito, qualquer duvida me mandem um email.
Aqui está um bom video para se assistir antes de baixar o C++BuilderX ou compra-lo:
http://www.borland.com/cbuilderx/tour/View_C++BuilderX%20Turbo%20Demo.htm

100+
Edson Tégila


» Emerson () em 08/10 20:49

A versão que tá pra download do C++BuilderX é trial??


» Lewis () em 09/10 05:39

Rafael: Hahaha, "lenteia", "enlenta", nem parece português.

Sei lá, mas o lenteia, fora a parte do leite, parece melhor mesmo!

Felipe: vc se enganou, na verdade eles fazem toda semana, mas em locais diferentes. Como infelizmente os locais em que ocorre esse tipo de comércio são muitos...


» Luiz Fernando () em 18/11 18:12

Bem , jah esta na hora de ter umas ferramentas de programacao visual pensando no tempo p desenvolvimento, apesar de ter algumas jah difundidas e boas, ainda assim axo q c a grande quantidade de programadores p o linux isso poderia estar bem melhor! ;)


» cyraldo () em 27/02 22:47

estou fazendo faculdade da estacio estou no 2º periodo e precisso do compilado r ual para linux
unesa algorithimic language agradeso pela informação


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.