Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fundador diz que Gentoo está em crise, se oferece para voltar como presidente

Daniel Robbins, o fundador que se afastou do Gentoo Linux para cuidar de sua própria carreira profissional, voltou a colaborar em 2006, e depois afastou-se novamente em 2007 insatisfeito com o projeto, voltou a se dirigir à comunidade Gentoo com uma proposta de seu retorno, agora como presidente.

Segundo ele, há uma crise de liderança no Gentoo, com o afastamento ou dificuldade de contato com diversos dos atuais membros, e com a revogação do status legal da Gentoo Foundation, que agora não mais existiria juridicamente.

E a sua proposta é, em resumo, retornar à Gentoo Foundation como presidente, renovar seu status legal, e depois trabalhar para "ajudar a colocar o Gentoo na direção certa, sob uma perspectiva jurídica, comunitária e técnica".

Os detalhes da proposta você encontra no post de Daniel Robbins.

Não é a primeira vez que ele se posiciona sobre estes aspectois, incluindo o status legal da Fundação. Leia também as notícias de 2007: Daniel Robbins pede para ter o Gentoo de volta e Daniel Robbins e a revolução de bastidores no Projeto Gentoo.

Saiba mais (blog.funtoo.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de jcarlos
Eu usei Gentoo durante muito: Eu usei Gentoo durante muito tempo, mas a demora na compilação dos pacotes me fez parar de usar.

Poderiam terminar de implementar aquele binhost corretamente fornecendo a opção de tambem baixarmos pacotes binários (dos repositórios oficiais).. assim certamente eu também voltaria a usar Gentoo.

E antes de qualquer flamewar.. eu sei, o Gentoo é uma distribuição baseada em source code e tudo mais, mas o Gentoo também costumava ser uma distribuição de livres escolhas então também deveria existir pacotes binários como parte das escolhas.
Comentário de ricardomoc
Também usei: Mas na forma do Librix. Realmente, não é muito animador esperar tanto para compilar pacotes. O kernel eu até concordo, pois pode influenciar e muito no desempenho, mas o resto não vejo motivo. Ok. posso estar errado. Aliás, pretendo comprar ainda hoje um note da Itautec que vem com o Librix instalado. Se estiver funcionando tudo direitinho, pretendo não entulhá-lo em demasia. Só os programas mais para trabalhar, mesmo...

-------------
Defenda a vida!

Comentário de hmbr
Não pude ler o texto do: Não pude ler o texto do drobbins (links com a palavra blog são bloqueados aqui), ele esta a tempos tentando voltar a ser o manda-chuva, forçando muito a barra pelo seu blog.

Eu acho sim, que ele faz falta para o gentoo, e uma das razões é a própria estrutura estranha que ele criou para gerenciar o gentoo, que é confusa e lenta.

Muitas vezes parece que a organização não existe, apenas alguns devs realmente postam na lista gentoo-dev, e alguns devs vivem no gentoo-dev@freenode, algumas figuras importantes, uma das quais era proctor, mais parecem alegorias, parece que estão ali para aparecer e ganhar pontos de charisma na freenode.

Falta transparência, e algo mais presidencialista, pois a estrutura tipo socialismo tribal não parece funcionar.

Sou usuário do gentoo a anos e acho que o gentoo esta em pé por causa do devs do ARM e de cada grupo separado, pois a estrutura política montada é fraca.

helder maximo botter ribas
linux registered user #200299
Comentário de Manoel Pinho
Daniel Robbins: "Daniel Robbins, o fundador que se afastou do Gentoo Linux para cuidar de sua própria carreira profissional"

Ele saiu do Gentoo para ir trabalhar na Micro$oft, no tal "laboratório de interoperabilidade" (PORT25), ajudando a M$ a atrapalhar, digo, interoperar com o linux e outros softwares livres. Não sei o que aconteceu lá mas não ficou muito tempo e quer voltar para o Gentoo.

A idéia do portage é muito interessante do ponto de vista técnico mas também acho que faltou para a distribuição se tornar mais prática e popular um bom sistema de gerenciamento/repósitório de binários e o instalador gráfico/livecd que demorou demais para ser lançado.
Comentário de Marcos Vieira
Gentoo não é Ubuntu: O objetivo do Gentoo é ser uma alternativa de Linux from Scratch, onde você customiza a distro a seu gosto, se o objetivo e ser user-friendly, existe várias outras distros, como o Ubuntu que é uma distribuicão fantástica focada na práticidade e no objetivo de atrair newbies.

O Gentoo tem outra proposta, customizacão áe desempenho, e isso não é para usuários iniciantes.

Agora a organizacão do projeto está lenta, e o Daniel deve voltar o mais breve possivel, convenhamos soh pq o cara trabalhou na MS não pode ser stigmatizado pelo resto da vida, os profissionais que vivem da informática, também precisam ganhar dinheiro honestamente e sustentar suas familias.


Comentário de giganttee
Quer uma distro com pacotes: Quer uma distro com pacotes binários otimizados, use o ArchLinux, muito bom por sinal.
Comentário de andremachado
Pelo amor de Deus, esse cara: Pelo amor de Deus, esse cara entra, sai, entra, sai, entra, sai... Ele nunca se decide? Se ele saiu do projeto e o mesmo está afundando, não é mais responsabilidade dele, oras! Agora, querer ficar voltando toda hora...
-------------
E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles. - Ez 25, 17
Comentário de EAC
Este cara já encheu o saco.: Daniel Robbins é o exemplo de pessoas que usam o software livre com o único intuito de promoção pessoal para alavancar sua carreira. Este cara já encheu o saco.
Comentário de Rodrigo Caliman
Faz falta sim: O Daniel parece ser uma pessoa muito instavel, mas faz falta. Usei o FreeBSD por anos e só voltei ao Linux porque o Gentoo surgiu com a boa ideia de fazer um sistema baseado nos Ports que eu sempre adorei e tudo andava bem e eu achava que tinha encontrado a distribuição ideal para mim, até que começou essa politicagem e o Gentoo só andou para trás, uma pena, mas não surge praticamente mais nada de novo, e o portage que prometia tanto ficou praticamente às traças. Recentemente experimentei o Sabayon, que é baseado no Gentoo, que achei bonito, com uma instalação bem trabalhada e um ótimo suporte a hardware, mas que ainda se apoia sobre o cambaleante Gentoo, o que faz dele uma distribuição menos sólida do que poderia ser.
Comentário de timm
Cara, só pra te lembrar, o: Cara, só pra te lembrar, o mundo é capitalista e ele pode trabalhar onde der vontade. QUal o problema nisso? Acorda, o que a Microsoft te fez? Que criancice...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
E qual o problema nisso? O: E qual o problema nisso? O mr. Linus também cria Linux com intuito de diversão e programação pessoal...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004