Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Daniel Robbins e a revolução de bastidores no Projeto Gentoo

Há grande interesse, tanto na comunidade Gentoo como na comunidade Linux em geral, pelo retorno de Daniel Robbins como Chief Architect do projeto Gentoo, segundo declaração dele mesmo.

Daniel Robbins, o fundador do projeto Gentoo, tem um histórico curioso de relacionamento com o projeto: ele abriu mão voluntariamente do papel de líder do projeto em prol de uma fundação integrada por outros participantes, em seguida abriu mão de participar do Gentoo, meses depois tornou-se funcionário da Microsoft durante um curto período, após sair de lá retornou ao Gentoo como desenvolvedor, e saiu insatisfeito novamente em março deste ano.

A história não terminou aí: recentemente ele se manifestou sobre sua visão de que os integrantes da fundação deveriam reconduzi-lo à liderança do projeto, e logo em seguida difundiu ter encontrado sustentação legal para argumentos no sentido de ainda ser, de direito, o responsável legal pela fundação, devido à ausência de atualização de registros nos órgãos competentes do estado do Novo México - embora ele esteja ciente de que a Fundação, agora que foi informada, está providenciando a regularização e atualização destes registros.

Mesmo assim, hoje o LinuxToday destaca a manifestação mais recente de Daniel Robbins em seu blog, intitulada "Your Choices with Gentoo". Nela, Robbins afirma que há interesse da comunidade no seu retorno como Chief Architect, mas que este retorno, se ocorresse, teria que ser à força, baseando-se no argumento jurídico mencionado acima, já que os atuais integrantes não o estão convidando para retornar.

Entretanto, na análise do próprio Daniel, esta batalha épica traria para o Gentoo mais política, mais perda de tempo e disrupção - itens que muitos da comunidade acreditam que o Gentoo já tem em excesso, e portanto tornam a briga uma má opção.

Por esta razão, ele pensa que a solução é ele tentar mudar o Gentoo nos bastidores, sem ir pessoalmente onde ele não é bem-vindo, e sem tentar fazer tudo sozinho - é possível fazer isto sem desafiar a autoridade do Conselho, na opinião dele.

Robbins informa que não está fazendo nada subversivo, e convida os seus leitores a participar, tomando 3 atitudes:


  • Considerar adotar o Sabayon Linux, se não estiver gostando da direção do Gentoo e estiver pensando em mudar.
  • Pedir ao conselho para que os usuários sejam melhor representados nas decisões do projeto.
  • Tornar-se um desenvolvedor do projeto, mudando assim o perfil do conjunto de desenvolvedores.


A manifestação de Daniel Robbins pode ser lida na íntegra em seu post, e vem acompanhada de dezenas de comentários.

Saiba mais (blog.funtoo.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ThiagoArbex
Egotrip: Dá pra ver que o cara tá numa egotrip quase sem volta. Espero que esse tipo de coisa não piore essa distribuição perfeita. As pouquíssimas vezes que eu não consegui instalar qualquer coisa que quisesse com uma única linha de comando bastou uma atualização do sistema e pronto.

Comentário de EAC
Estrela cadente: Na boa... o cara esta se achando o rei da cocada preta.
Se ele não esta satisfeito faça um fork do projeto e comece tudo de novo, afinal de contas ele abriu mão voluntariamente.
Mas pelo que parece ele quer é ficar bem na foto e não quer ter que colocar a mão na massa de novo.

Comentário de Fabio Ortolan
Napoleão wanna be??: Me cheira muito a história de Napoleão, mas parece que desta vez o nosso Napoleão não está tendo apoio da comunidade...
Comentário de Cleyton
Esse cara usa drogas? Só: Esse cara usa drogas? Só pode...
Comentário de Tontinho
Eu acho que a droga que ele: Eu acho que a droga que ele usou foi o rWindows...


Comentário de Bruno Laturner
Augusto... o teu resumo tem: Augusto... o teu resumo tem um espírito totalmente diferente do post no blog do Daniel... e ainda mais dos [ótimos] comentários encontrados lá.

Dá pra perceber isso através dos comentários dos leitores daqui, não tem nada a ver com a realidade.
Comentário de brain
Espírito: Bruno, o meu texto certamente não tem o mesmo espírito, pois não é uma transcrição (nem mesmo uma tradução), e nem foi escrito pelo mesmo autor, e eu não necessariamente compartilho das opiniões e crenças do Daniel Robbins.

Mas procurei me ater ao que ele escreveu e ao seu histórico, sem incluir qualquer posicionamento crítico. Ainda, optei por mencionar explicitamente que manifestação de Daniel Robbins pode ser lida na íntegra em seu a post, e vem acompanhada de dezenas de comentários.

Se houver algum erro factual na notícia, sinta-se à vontade para me enviar a complementação, e eu terei prazer em publicar. Se você tiver um posicionamento diferente, submeta-o também como uma nova notícia integral, e eu certamente o analisarei para possível publicação. Da mesma forma, se em algum lugar houver uma tradução oficial e autorizada do post do Robbins, me avise, que eu terei prazer em linkar na notícia acima.
Comentário de Ricardo Carvalho
Depois que alguém instala e: Depois que alguém instala e usa o gentoo e vai na lista de discussão e difícil continuar pedindo ajuda lá, o Wiki é um lugar muito melhor. Bem diferente dos (poucos) desenvolvedores do (excelente) Sabayon, que eu uso agora no lugar do gentoo, pela minha experiência eu acho que os desenvolvedores do Sabayon bem mais capacitados em lidar com usuários, especialmente o Christopher Villareal e o Fabio Erculiani, que os do gentoo.
Comentário de ThiagoArbex
Eu li o original!: Eu só fiz meu comentário depois de ler o artigo original. Vários comentários do original correspondem aos comentários acima. O próprio Daniel Robbins responde alguns destes com uma certa agressão inclusive: "se você discorda com o meu ponto de vista então esse post não é pra você" e logo depois vem um papo de vendedores e líderes religiosos "meu post é pra pessoas que não estão contentes com a direção que o gentoo tem tomado. Estou sugerindo abordagens positivas para aqueles que querem ver o ecosistema do gentoo melhorar". O que eu penso é, ele deveria cuidar melhor da vida dele ao invés de dar pitaco num projeto que não o pertence. Acho que ele poderia fazer essas tentativas miseráveis de retomar o poder sem criar estardalhaço, com mais humildade.
Alguém aí por acaso leu também que quem dirige o gentoo é um conselho eleito pelos desenvolvedores? E que esse conselho não quer o cara lá?
Acho que a matéria publicada aqui foi imparcial até demais. Fiquei horrorizado com o que eu li no blog do Daniel, antes mesmo de chegar nos comentários.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004