Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  makerNews ·  Arduino

Maratona de Cursos Presenciais de BI com Pentaho em São Paulo, Capital

Tags: curso

A Openin Big Data (antiga Open Consulting Brasil), empresa brasileira, pioneira no uso de Pentaho há mais de 8 anos, realiza a Maratona de Cursos Presenciais de BI com Pentaho em São Paulo, Capital, durante o mês de Março de 2017.

Serão dez cidades contempladas: Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e Recife.

Na capital paulista, os cursos acontecem de 6 a 9 de março, com módulos de Modelagem Dimensional, ETL, OLAP, Reporting e Dashboard.

Os interessados podem se capacitar em todos os cursos ou escolher um curso específico. As inscrições para São Paulo já estão sendo feitas pelo e-mail info@openin.com.br ou pelo telefone (11) 4038-3181. Para conhecer o nosso calendário para outras cidades acesse: http://openin.com.br/calendar-training/

Enviado por Ricardo Gouvea (ricardoΘopenin·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Pacote de treinamentos LPIC1, 2 e 3-300 por R$200,00

Tags: patrocinador, evento, curso, promo

Está valendo a promoção do nosso pacote de treinamentos preparatórios on line para LPIC1/CompTIA Linux+, LPIC2 e LPIC3-300 por apenas R$200,00 . É a grande oportunidade de dar esse grande passo em sua carreira profissional. Aqui o aluno recebe TODO O CONTEÚDO no ato da contratação do curso.

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Rede de compartilhamento com NFS

Tags: instalar, distribuicoes, servidor

Configurando um servidor NFS (Network File System) para compartilhar diretórios e arquivos entre máquinas conectadas em rede. Exemplos de diversas regras de permissões de acesso e instalação de clientes no Ubuntu e Windows 7. Blog focado em Ambiente Fedora e desenvolvimento.

Enviado por Bruno Caramelo Souza (bruno·caramelo5Θgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Introdução ao firewall Iptables - revisão inicial

Tags: firewall

Sei que temos diversos artigos sobre Firewall rodando pela internet. Mas é sempre darmos uma relida em alguns materiais. Sempre me deparo com algo que não tinha visto ou não conhecia. Nesse artigo daremos uma revisada nos conceitos iniciais no Iptables, uma lista de opções e parâmetros. Concluiremos com alguns exemples básicos sobre o assunto. Lembrando que não é um tutorial completo, mas uma boa introdução para iniciarmos no assunto.

Enviado por Sidnei Weber (sidnei·weberΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Docker Compose V3

Tags: containers

Após um mês de lançamento do docker 1.13, existem ainda alguns dúvidas sobre o que mudou e como essas mudanças afetam o seu dia-a-dia, pensando nisso montamos alguns posts para deixar um pouco mais claro essas mudanças. Começamos com o docker compose v3, entenda nesse post como você pode portar sua stack para dentro do Swarm, e quais mudanças são necessárias para isso.

Enviado por MundoDocker (contatoΘmundodocker·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

100 Ferramentas Open Source de Segurança

Tags:

Se você é um administrador de rede, um profissional de segurança ou um usuário final, é importante que você mantenha seu sistema limpo e seguro. Há uma variedade de ferramentas de segurança de código aberto de alta qualidade disponíveis, e muitas delas são gratuitas. Confira esta lista para encontrar 100 dos melhores deles.

Enviado por Diego Boot (diego·barbosaΘlinuxmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Analisando o declínio do uso da GPL

Tags:

O opensource.com chama a queda de 58% de "dramático declínio" no artigo que publicou nesta semana analisando os números da adoção de licenças de software livre e de código aberto.

O autor, Jono Bacon, não economiza elogios à GPL, à FSF (da qual é membro contribuinte) e ao copyleft, mas não deixa de observar o que indicam as proporções das 2 séries do gráfico acima, mostrando a adoção das licenças mais populares hoje e 7 anos atrás.

A GPLv2, que 7 anos era não apenas a mais popular, mas também quase equivalia à soma das 9 outras integrantes do gráfico, teve grande declínio em participação, e agora está 10 pontos percentuais abaixo da primeira colocada, a permissiva (e livre) licença MIT – que, junto com a também permissiva e livre licença Apache, teve os mais expressivos ganhos percentuais no período.

Por outro lado, a recíproca (e livre) GPLv2 continua a ser a segunda mais popular apesar da queda de 58% que o site chamou de dramática, e a GPLv3 até teve um incremento da adoção ao longo desse período.

Bacon lança algumas opiniões sobre as causas dessa movimentação, que ele relaciona à evolução dos posicionamentos de entidades com fins lucrativos associadas a esse mercado, dos relacionamentos entre comunidades e modelos de negócios, e às razões pelas quais muitos projetos são iniciados.

Os números do gráfico são de uma pesquisa da Black Duck que acompanha uma amostra de 2.000.000 de projetos em 9.000 repositórios, e uma pesquisa com amostragem mais restrita feita pelo Github chegou a resultados similares.

Outra análise também interessante sobre os mesmos números, com menos suposição e um pouco mais de descrição, foi apresentada também neste artigo de janeiro publicado pela RedMonk.

(via opensource.com - “Why has GPL license usage dropped dramatically? | Opensource.com”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

LinuxQuestions elege Slackware como distribuição desktop mais popular entre seus leitores

Tags: office, pos-pc, embarcados, desenvolvedores, containers, servidor

Além da pitoresca e apertada vitória do Slackware sobre o Mint e o Ubuntu na categoria distribuições desktop, que curiosamente teve mais do que o dobro dos votos de qualquer outra categoria, me chamou a atenção uma série de concorrentes que venceram por larga margem em suas próprias categorias: LibreOffice, VLC, rsync, ext4, VirtualBox, Docker e GIMP.

Segue o texto enviado pelo leitor:

Hoje foi divulgado o resultado da última votação, no LinuxQuestions, para os melhores de 2016.

Segue lista (traduzida) com vencedores de cada categoria:

Distribuição para desktop - Slackware (16.03%) Distribuição para servidores - CentOS (23.86%) Distribuição para mobiles - Android (68.24%) Banco de dados - MariaDB (41.29%) Suíte de escritório - LibreOffice (89.60%) Navegador web - Firefox (51.74%) Ambiente desktop - Plasma Desktop - KDE (28.57%) Gerenciador de janelas - Openbox (24.04%) Player de áudio - VLC (33.60%) Player de vídeo - VLC (64.36%) Seguranca de redes - Wireshark (26.09%) Seguranca de estacao de trabalho - SELinux (36.62%) Monitoramento de redes - Nagios Core (24.82%) Ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) - Eclipse (14.14%) Editor de textos - vim (30.26%) Gerenciador de arquivos - Dolphin (25.18%) Jogo open source - SuperTuxKart (14.50%) Linguagem de programação - Python (25.66%) Cópias de segurança (backup) - rsync (46.04%) Gerenciamento de configuracao - Ansible (33.33%) Emulador de terminal no X - Konsole (19.03%) Solução de privacidade - uBlock Origin (19.55%) Sincronizacao de arquivos (solução open source) - ownCloud (38.33%) Criacao de videos - KDEnlive (27.52%) Cliente IRC - HexChat (33.06%) Gerenciador de pacotes - dpkg (32.16%) Sistema de arquivos - ext4 (68.59%) Computador de placa unica (solução open source) - Arduino (43.06%) Virtualizacao - VirtualBox (55.10%) Conteiners - Docker (64.94%) Podcast sobre Linux/Open - Bad Voltage (24.46%) Revista/magazine sobre Linux/Open Source - Linux Journal (37.65%) Cliente de mensagens instantâneas - Pidgin (44.00%) Estaçãoo de trabalho de audio digital - Ardour (42.59%) Editor de imagens (rasterização) - GIMP (76.47%) Vendedor de servidores - Dell (39.24%)

Para ver os resultados por categoria, acesse: http://www.linuxquestions.org/questions/2016-linuxquestions-org-members-choice-awards-123/

Para ver os resultado em gráficos por categoria, acesse: http://www.linuxquestions.org/questions/2016mca.php

Enviado por Guilherme (gamaiaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Vídeo: Criando o efeito Color Splash no Gimp

Tags: video

Neste vídeo conheça e veja como criar o efeito Color Splash no Gimp.

Duração: 2:01

Enviado por Marcelo de Souza (marcellodesouzaΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Emmi Linux, distribuição baseada no openSUSE Leap

Tags: instalar

Criamos uma distribuição que é um pouco diferente, ela tem a base no openSUSE leap e se chama Emmi Linux. Temos um foco de público diferente neste projeto (Iniciantes com hardware mais modestos).

Estamos em Busca da estabilidade e simplicidade do Slackware e o charme e praticidade do Linux mint. A Emmi Linux contém 1547 pacotes escolhidos a dedo, cuidadosamente selecionados e codecs de mídia proprietários pré-instalados e prontos para uso.

Não queremos ser apenas mais um papel de parede, por isso estamos querendo cada vez mais deixar a Emmi Linux diferenciada, vamos lançar cada "versão" quando realmente estiver pronto. Focando menos em trocar o papel de parede e mais no que realmente importa. Emmi Linux é voltada para iniciantes com computadores fracos, por isso utilizamos o LXQt um ambiente gráfico extremamente leve e bonito, em nossos testes a Emmi Linux se saiu muito bem rodando em um computador com as seguintes configurações (512 MB RAM, Intel Celeron).

A distribuição é Brasileira, portanto vamos focar em traduzir toda a distribuição até ficar 100%.

Enviado por Jefferson Carneiro (lrcjeffersonΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Oportunidade de formação em Cloud Computing, 25 e 26 de março, on-line

Tags: apache, evento, certificacao

A ShapeBlue, integradora global independente de Apache CloudStack, realizará nos dias 25 e 26 de março (sábado e domingo) o seu já consagrado Treinamento Apache CloudStack. O objetivo do treinamento é oferecer aos profissionais da área de TI habilidades técnicas necessárias para construir e operar uma nuvem Apache CloudStack. Todos os nossos instrutores tem experiência em implementações de ambientes de nuvem no mundo real e são contribuidores frequentes do projeto.

O treinamento englobará a nova versão do CloudStack 4.9.2 - LTS (Long Term Support) e o hypervisor XenServer 7 e serve como base para certificação LPI-ACCEL

Data: 25 e 26 de março de 2017 (final de semana) Horário: das 10:00 às 18:00 Local: treinamento on-line através da ferramenta de treinamento GoToTraining Instrutor: Marco Sinhoreli Idioma: Português Valor: R$ 1.000,00 até dia 24/02/2017 parcelado em até 6 vezes no cartão de crédito Inscrição através do site: http://treinamento-cloudstack-2017-1.eventbrite.com.br

Enviado por Clara Herthel (treinamentoΘshapeblue·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Nesta semana: Município de Munique vai votar sobre reverter a adoção de Linux em seus 15.000 PCs

Tags:

A migração do município alemão é um dos grandes exemplos de adoção do Linux em desktops na área pública, e teve início pouco mais de 10 anos atrás.

Nesta semana esse exemplo pode ter fim, caso seja aprovada a proposta do comitê de administração da cidade, no sentido de reverter a migração e adotar o Windows 10 como base de uma estratégia que, ao final, pretende se basear em aplicativos que dependam menos da plataforma, como os que rodam diretamente no navegador.

O modelo atual, baseado em versões desatualizadas de OpenOffice e Thunderbird rodando sobre o LiMux, uma adaptação local do Ubuntu, seria descontinuado em até 5 anos, mas até lá os usuários teriam oportunidade de escolher entre os 2 ambientes (LiMux e Windows 10).

O relatório no qual a proposta do comitê se baseou, produzido por uma empresa parceira da Microsoft, não aponta os softwares livres como únicas razões para a sua conclusão: processos internos de trabalho que fizeram com que versões atualizadas dos sistemas e aplicativos não chegassem às mãos dos usuários finais também foram evidenciados.

Em um padrão que já se repetiu nas administrações públicas de vários países, não é surpresa que essa empresa tenha concluído que o melhor para Munique seja adotar soluções "padrão do mercado" que ofereçam a "maior compatibilidade possível" com soluções internas e externas, e que essas soluções sejam as da Microsoft: na chegada do atual prefeito, eleito em 2014, ele já havia declarado interesse em desfazer a migração e, mesmo antes de colocar o estudo técnico nas mãos de uma empresa parceira da MS, teve participação direta no processo que fez a Microsoft transferir para Munique a sua sede de operações na Alemanha.

(via www.zdnet.com - “Linux flagship Munich's U-turn: Install Windows 10 everywhere by end of 2020 | ZDNet”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Sobre a Microsoft, suas patentes de software que abrangeriam trechos do Linux, e sua presença como membro da Linux Foundation

Tags:

A situação de uma empresa que cobra de outras empresas que usam Linux royalties sobre patentes que estariam sendo infringidas pelo Linux, e que ao mesmo tempo tornou-se membro - na categoria mais elevada - da Linux Foundation foi descrita e questionada em um longo artigo do editor-chefe do veteraníssimo Linux Journal.

Em grande parte são os mesmos argumentos que já vimos no artigo Microsoft na Linux Foundation, mas continua captando receitas de patentes do Linux no Android, mas há detalhamentos e considerações adicionais, para os interessados.

Pessoalmente, a posição da Microsoft me parece exatamente a que eu esperaria do histórico da empresa: de um lado paga uma anuidade de US$ 500.000 à Linux Foundation e ganha assento nas suas discussões que orientam posicionamentos e desenvolvimentos de produtos que cada vez mais ela usa em suas estratégias, e de outro continua mantendo, com a discrição que as cláusulas de confidencialidade de seus pactos garante, a mesma coleta de receitas de quem distribui produtos baseados nesse mesmo Linux. Nada de novo quanto aos aspectos gerais.

O que me surpreende um pouco é o posicionamento discreto da Linux Foundation a respeito dessa questão da continuidade do exercício dos pactos de patentes. Torço para que haja uma carta na manga para ser jogada em breve e apague a impressão que no momento tenho.

(via www.linuxjournal.com - “From vs. to + for Microsoft and Linux | Linux Journal”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Cluster com Docker Swarm e Raspberry Pi

Tags: pos-pc, containers

Era algo que estava com vontade de fazer já há algum tempo; utilizar o Docker Swarm para implementar um pequeno cluster com os meus Raspberry Pi e o link abaixo traz um relato/guia dos passos necessários para montá-lo, configurá-lo e, claro, usá-lo.

Enviado por Giovanni Nunes (giovanni·nunesΘgmail·com)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Hangout Online e Gratuito Escola Linux - Hospedagem de Sites e Sistemas com ISPConfig, quinta, 16/2, às 20h

Tags: patrocinador, evento

Inscreva-se no Hangout Online e Gratuito Escola Linux - Hospedagem de Sites e Sistemas com ISPConfig nessa 5a feira (16/02/17) as 20h

Link de inscrição: https://app.webinarjam.net/register/31271/b55cb9629a

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]