Saiu o RC1 do kernel Linux 3.0 – e ele não vai dar uma de KDE 4 ou GNOME 3
Via Renata Rocha chegou na noite de domingo a notícia de que, excedendo a mudança anunciada na numeração, Linus Torvalds anunciou o rc1 do kernel Linux 3.0.
Na mensagem de anúncio, Linus esclareceu que a grande mudança é apenas a numeração – os desenvolvedores do kernel não vão dar uma de GNOME 3 ou KDE 4 – versões de projetos que trouxeram mudanças profundas em relação às suas séries anteriores. “Nada de quebras, nada de novos recursos especiais assustadores, nada parecido com isso”.
A “desculpa” para a mudança da numeração da série é a questão temporal: os 20 anos do kernel Linux, que se completam nos próximos meses. Parece uma excelente desculpa para mim. (via lwn.net)
Já estava na hora
Se não tem importância do ponto de vista técnico, é bastante positivo pelo aspecto psicológico. Longa vida ao Linux.
As mudanças entre o kernel 2.6.39 e o 3.0 não serão grandes.
Mas se compararmos as versões 2.6.0 e a 3.0 certamente encontraremos diferenças bastante substanciais.
Hehehehe
Esse ano também tem Flavio versão 3.0.
e assim caminha a humanidade.
“Qual o ponto de estar no comando se você não pode escolher a cor da roda da bicicleta sem ter de abrir um referendo para tal discussão? Vou dar uma de macho alfa e simplesmente fazer a renumeração”
Linus fazendo mudanças “like-a-boss”.
A numeração do Kernel estava precisando avançar mesmo. Desde a época da criação do Linux até agora temos somente até a versão 2.6.x? Tem softwares com menos de 10 anos que já está na versão 11.x…
Teve a serie 2.4 tb!
MEU DEUS!!! E ele disse que NUNCA teríamos uma versão 3.0! Essa eu vou testar! Já estava na hora e a ocasião é perfeita!
(bem, depois que uma certa pessoa disse que 640 KB de memória eram suficientes para qualquer um…)
Daqui a 10 anos mudamos para a versão 4.0. :D
Quem sabe nesse meio tempo o Linus entra na moda dos codinomes engraçados seguindo a ordem alfabética. :D
e viva ao linux!
20 anos ja hein.. quem diria
rumo aos 2% de mercado!
2% de qual mercado? Hoje ele esta vitorioso em varios!
2% Em Desktop. Em servidores ele já é o grande favorito a muito tempo.
Vida longa ao kernel linux 3.0 e superiores! E parabéns aos desenvolvedores e demais profissionais ligados indiretamente com o sistema operacional do pinguim!
Codinome engraçado já tem – só falta a ordem alfabética… ;)
http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/torvalds/linux-2.6.git;a=commitdiff;h=55922c9d1b84b89cb946c777fddccb3247e7df2c
Não seria a cor da casinha da bicicleta?
Legal ! Acho que já estava na hora de mudar mesmo.
Alías está na hora de eu me “renumerar” também. Ozzy 4.5 vai ficar legal !!
O.O.
3ª década do Linux -> série 3.x.
Pra mim faz sentido.
corrigindo:
3ª década do Linux chegando-> série 3.x
Coincidência, no mesmo dia que Linus anuncia o 3.0, eu também estou entrando no 3.0…… vida longa pra mim e pro OS que eu uso!
Na verdade, eu já li em alguns fóruns usuários de Windows dizendo que “O Linux ainda está muito atrasado, afinal ele ainda está na versão 2″. Essa é uma das grandes diferenças entre os mundos proprietário e livre: naquele, lançam-se versões maiores em um curto período de tempo para atrair mais usuários enquanto neste as mudanças ocorrem de forma lenta e gradual, quase imperceptível para quem acompanha todas as atualizações. De fato, quem diz que o Linux “ainda está na versão 2″ não compreende que o kernel 2.6 atual quase nada tem a ver com o 2.6.0 e muito menos ainda com o 2.0.
Se bem que a mudança de numeração poderia já ter ocorrido no 2.6.20.2, que teve um changelog enorme e cuja série mudou a forma de nomear os discos IDE. Pelo visto, se as coisas continuarem como estão, a nova série irá até o kernel 3.0.30 e lá por 2016 deveremos estar no kernel 3.2. Vida longa ao Tux! Devagar e sempre!
http://br-linux.org/linux/linux-kernel-2.6.20.2-ja-esta-disponivel
PS: Nesta página, Linus diz:
“3) A próxima versão do Linux será 2.6 por que aquelas com muitos “pontos” (1.1.1) têm muitos bugs?
Torvalds: Não, é porque uma antiga profecia suméria baseada em numerologia diz que a Lua iria explodir se chamássemos de 3.0. Não temos certeza se decodificamos a profecia direito, mas achamos melhor nos sentir seguros do que se sentir culpado.”
Concordo com o André Machado. Parecido com um filme que assisti recentemente, no qual, numa reunião de diretoria de uma grande empresa de software, estavam para lançar a versão 12 do seu sistema operacional. Aí um dos diretores pergunta: “qual é a diferença para a versão anterior?” e o CEO responde: “este ano nós pusemos um número 12 na caixa!”.
O.o que filme é esse? Preciso assistir!
@André Machado
Acho que é TRON Legacy
@André Machado, tron legacy, e a empresa que lança é como a microsoft no nosso mundo, e o software é como o windows… o filho do dono da empresa rouba o sistema e disponibiliza de graça na net antes do lançamento ;P
Então quer dizer que não foi nessa a mudança de arquitetura para microkernel?
(sim, é piada)
Apenas numeros.
[off-topic]
Alguem reparou nos comandos na shell do Tron ?
:D
[/off-topic]
Interessante, já tinha ouvido falar do filme, vou bai… digo, alugá-lo assim que possível XD.
Muti bom.
A numeração do Kernel estava precisando avançar mesmo. Desde a época da criação do Linux até agora temos somente até a versão 2.6.x?
O Windows, com quase 30, ainda está na versão 6.1 (Win7)… e continua a mesma coisa bugada.
Quando testei pela primeira vez a séria 2.6 do Linux (acho que foi a 2.6.11), teve mudanças significativas, incluindo a velocidade de boot.
Vamos ver o que reserva a 3.0.
Agora… quem será o escolhido de Linus para manter a 3.0?
Consultando uma retrospectiva, descobri que o kernel 2.6.0 foi lançado em 17 de Dezembro de 2003. Foram 7 anos de desenvolvimento.
Já o kernel 2.0 foi lançado em 9 de Junho de 1996, de acordo com a Wikipedia, e tem praticamente a mesma idade do BR-Linux. Augusto, será que, em comemoração a este fato inusitado já não estaria na hora de revisar o layout do site? hehehe.
O layout do BR-Linux mudou bem mais vezes que a versão major do kernel;-)
Lá se vão 20 anos de Linux, meu primeiro contato foi em 1997, eu era programador em uma empresa de ônibus e compraram um sistema em Recital que rodava no SCO_UNIX mas estava sendo testado no Linux. Não perdi tempo, liguei para Conectiva e comprei uma caixinha, ainda tenho guardada até hoje. Chegando, depois de 6 dias, fiquei de cara com a login/senha e o cursor piscando. Depois de logar como root, fiquei olhando para tela e dei o meu primeiro ls, tudo bem que tentei apagar a tela com CLS já que vinha do Basic, mas não funcionou. (risos).
Eu realmente acho que o Linux é um vitorioso até onde chegou, hoje é comum nas grandes empresas, vejo usuários usando Ubuntu…
Bem, eu nunca tive problemas em usar outros Sistemas operacionais, mas reconheço a qualidade e ainda uso até hoje o Linux.
E realmente demorou para chegar no 3.0 (risos).