Mandriva: mais talentos se vão
Na semana passada noticiamos o conjunto de demissões ou desligamentos de integrantes da equipe da Mandriva, e no dia seguinte foram divulgadas mais duas que chamaram a atenção de sua comunidade: Adam Williamson e Oden Eriksson informaram que seus contratos estão sendo encerrados. Estes dois, segundo o LWN, são responsáveis por parcela considerável do que ocorre nas distribuições da Mandriva em si – Oden, em particular, é (e está em vias de não ser mais) o mantenedor de mais de 1200 pacotes, incluindo a pilha LAMP.
Os comentários da notícia anterior já faziam referência ao fato, inclusive apresentando uma petição para que seja reconsiderada a demissão de Adam Williamson. Mesmo assim, mesmo com alguns dias de atraso, achei que valia a pena mencionar o tema aqui na capa, embora a Mandriva seja pródiga em abrir mão de seus talentos.
Leia também: Mandriva divulga resultado financeiro do terceiro trimestre.
O link abaixo leva à discussão do assunto no LWN, incluindo participação de Willianson.
Saiba mais (lwn.net).
Lamentável para uma distro tão boa quanto essa.
Serah q os caras vao fechar a empresa? Pra isso nao precisa contratar um CEO novo…heheheh
Se eu estivesse na situação desses dois funcionários, com tanta experiência e credibilidade, eu não pensava duas vezes: dizia um muito obrigado para a comunidade (pela consideração) e um “au revoir” [até a vista] para os colegas da empresa, porque já estaria mandando currículo para a RedHat e para a Novell.
Canonical neles!
Pó eu tava inclinado a instalar o mandriva aqui mais agora fiquei com a pulga atrás da orelha vou procurar outra distro de fácil uso e que utilize KDE.
“Pó eu tava inclinado a instalar o mandriva aqui mais agora fiquei com a pulga atrás da orelha vou procurar outra distro de fácil uso e que utilize KDE.”
Jesus…
a mandriva vai fazer igual o slackware: demitir todos os desenvolvedores/funcionários, e seu CEO vai viver de luz. E provavelmente não vai empacotar squid e gnome “porque dá mto trampo”. rs
O Slackware não é uma empresa Henry, o Patrick Volkerding é o mantenedor e responsável, e sempre foi assim, tem uma boa comunidade por traz como o nosso brasileiro Piter Punk.
Quanto a Mandriva, mesmo quando era Mandrake, já tinha passado por vários problemas, entrado até em concordata, muitos não devem se lembrar, mas a Mandrake já tinha passado por boas. Quando fez as aquisições, que a transformaram em Mandriva, ela não tomou atitudes organizacionais que a torna-se forte como as outras empresas, atualmente apesar de ter uma distro simples, ainda não possui força para concorrer com as poderosas RedHat e SuSe, e perde espaço nos desktops para distros como Ubuntu e Fedora.
Estas escolhas equivocadas, mostram o caminho que ela esta seguindo, esperamos que não ocorra com a Mandriva o que aconteceu com a Conectiva.
o slack era comercial sim, a mto tempo atrás…
me lembro quando ele demitiu os funcionários, e posteriormente, subiu dois numeros de versão…
Voce tem razao numa coisa, para quem quer facilidade, o mandriva é a melhor distribuição KDE que já usei.
Abs! Fica com Deus!
De novo.
Cadê aquele papo de que dá pra ganhar dinheiro com software livre ?
Pelo visto não passa de mais uma falácia dos freetards já que a Mandriva está falindo e a Canonical, que até hoje não deu lucro algum, só vair durar por no máximo 5 anos segundo seu fundador.
Bastante gente ganha dinheiro com software livre, Carlos Eduardo. O que os problemas da Mandriva demonstram (claramente, pra mim) é que o modelo de negócios que ela escolheu realmente não fica no azul. Mas isso não é novidade nem para ela, o problema é que me parece que ela, ao perceber a dificuldade (desde a concordata, há alguns anos), insistiu em variações de um mesmo modelo, ao invés de migrar para outros.
Quanto à Canonical, o que o fundador dela disse não foi bem isso que você reproduziu.