Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O que está acontecendo na Mandriva: tempestade e bonança

Via Vladimir Melo:

Era de se esperar que o novo CEO da Mandriva, Hervé Yahi, cortasse custos em razão da situação financeira da empresa, mas acredito que as recentes decisões causaram surpresa.

Alguns funcionários informaram em seus blogs que os contratados da Mandriva que trabalham à distância não terão seus contratos renovados e estarão desempregados a partir de 1º de janeiro de 2009. A notícia causou preocupação no Brasil, mas os funcionários da Mandriva Conectiva estão mantidos até agora.

É lamentável que a situação financeira da Mandriva possa ter efeitos na confiabilidade da distribuição, ainda que as opiniões acerca do lançamento 2009.0 tenham sido muito positivas. Talvez isso possa ocorrer também por não haver uma comunidade forte que divulgue energicamente os avanços da distribuição. Mas daqui para frente, o Mandriva Linux precisa mais do que nunca de uma comunidade que transmita tranquilidade ao usuários, através dos fóruns, wikis, lista de discussão, etc.

Apesar de tudo isso, as perspectivas são muito boas com o lançamento do KDE 4.2 no final de janeiro. Na realidade, a crescente confiabilidade do KDE 4 pode ser um grande impulso para o Mandriva manter a sua rota de maturidade e formar uma comunidade mais sólida. Pelo que tenho tido notícia, há uma grande expectativa de que o lançamento 2009.1 (Spring) confirme os elogios recebidos pela distribuição nos últimos anos e que represente uma grande aposta para os cofres da empresa.

Desejo boa sorte à empresa Mandriva e à distribuição, que sempre me atendeu muito bem. Para mim, a competição Ubuntu, Mandriva, Fedora e OpenSuse tem sido muito saudável para o usuário final. A perda de qualquer uma delas será prejudicial para quem aprecia o linux. (via vladimirmelo.wordpress.com)

Saiba mais (vladimirmelo.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 11:29 am

    Discussão no fórum da Mandriva:
    http://forum.mandriva.com/viewtopic.php?t=100768

    abcd@abcd.com.br (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 11:30 am

    FALÊNCIA….
    FALÊNCIA….
    FALÊNCIA….
    FALÊNCIA….
    FALÊNCIA….

    Miguel (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 11:54 am

    Recuperar a confiança? Que tal começar colocando o ano REAL do lançamento da distro como versão?

    Eu acho que infelizmente a vaca vai para o brejo, pois a marca Mandriva não é sinônimo de nada, simples assim. Existiam duas marcas fortes e criaram uma fraca.

    A Mandriva precisa melhorar muito a divulgação do seu produto, a começar pelo seu site em português:

    http://www.mandriva.com/pt-br/comunidade

    http://www.mandriva.com/pt-br/download

    “Cras aliquam malesuada tortor. Nam nisi.” ????????

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 12:10 pm

    Não acredito que o ano esteja relacionado com tudo isso, visto que todo mundo sabe em que anos estamos ;) e carros também fazem isso sem quebrar nenhuma montadora. hehehe

    Algumas coisas gostaria de ver a Mandriva fazer:
    - aumentar o número de parceiros em treinamento. Tem muitas cidades que não tem um bom curso de Linux pra quem quer entrar no mercado
    - realizar maior número de workshops promovendo o sistema, visitando mais cidades, tanto capitais quanto algumas do interior. Uma rede bem organizada com vários parceiros estratégicos facilitaria isso sem aumentar em muito os cursos
    - existem fabricantes de computadores que vendem PCs com o Mandriva instalado. Trabalhar mais de perto deles pro Linux vir melhor configurado e com um conjunto de softwares que tenha chance de segurar o cara no Linux. Mesmo que ele não vá gerar dinheiro para a Mandriva diretamente, vai ser mais gente conhecendo a distro, isso influencia as empresas que querem escolher qual distribuição adotar e fortalece a marca.

    André Simões (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 12:13 pm

    Concordo com o Miguel!

    A Conectiva era forte no Brasil e em outros países da América Latina, e a Mandrake disputava a liderança do mercado. A fusão deveria ter mantido a marca Mandrake, mesmo sendo nacionalista e não gostar da idéia, acho que do ponto de vista do marketing seria fundamental.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 12:18 pm

    Entrevista com Adam:
    http://howsoftwareisbuilt.com/2008/11/26/interview-with-adam-williamson-mandriva-community-manager/

    É bom dizer que o Mandriva foi, até agora, a única – repito – única distribuição que se deu bem com o hardware que tenho. E olha que tenho 3 máquinas. A Ubuntu foi a que foi mais ou menos, mas deixou muito a desejar ainda, por não possuir um Centro de Controle, como o da Mandriva. O Fedora também segue na mesma linha de raciocínio. Tenho relativa facilidade para instalar qualquer distro, mas o tempo é fator primordial para mim. Isso sem falar na estabilidade, que não encontrei em nenhuma outra distro. Digo isto porque utilizei diversas, e ancorei na Mandriva por ter sido a mais amigável e também estável. Quem critica, poderia utilizar para ter maiores informações, e não criticar no vazio.

    http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=7533.0

    Assine o abaixo-assinado pelo cancelamento da demissão do Adam Williamson !

    http://www.petitiononline.com/qws589/petition.html

    O anúncio original da demissão dele foi feito no fórum do Mandriva Club

    http://forum.mandriva.com/viewtopic.php?t=100731

    e no seu blog

    http://www.happyassassin.net/2008/11/27/bye-bye/

    Para quem não o conhece, ele é um funcionário da Mandriva que era o responsável pelo Mandriva Club e várias outras funções de relacionamento da empresa com o público.

    Saiu inclusive uma entrevista com ele pouco antes de saber da sua demissão

    http://www.osnews.com/story/20596/Interview_Adam_Williamson

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 12:53 pm

    Minha máquina em casa também o Mandriva sempre foi o único que reconheceu todo o hardware de cara sem configuração manual. Já testei o Ubuntu, Fedora e Suse.

    Tilt (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 1:06 pm

    Já vai tarde.
    Não vai fazer falta alguma.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 1:14 pm

    Petição on-line pela renovação do contrato de Adam Williamson: http://www.petitiononline.com/qws589/petition.html

    kbuk (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 1:42 pm

    A marca Mandrake precisou ser abandonada devido a um processo de alguma empresa de quadrinhos proprietária da marca Mandrake referente ao mágico….

    Interessante como a Mandriva nunca se interessou pelo mercado Brasileiro.
    Temos aqui computadores sendo vendidos em supermercados com Linux. Temos um governo que está adotando Linux em todas as áreas. Temos uma grande comunidade de usuários. No primeiro caso, temos distros ediondas sendo empurradas para o consumidor. O segundo está basicamente adotando Debian. O terceiro é bem fragmentado, mas tendo o Ubuntu na liderança.

    E até pouco tempo atrás, a distro mais popular no Brasil era uma distro comunitária, mantida praticamente por um homem só.

    E diante desse quadro, o que a Mandriva fez? Quase nada, só olhou o trem passar.

    Agora até a Canonical está tentando se firmar aqui, de olho no grande mercado em potêncial. De bobo o Mark não tem nada.
    Sinceramente, eu não dou apóio a quem é incompetente. O mercado é assim, administrou mau, vai a falência mesmo.

    Clésio Luiz,

    A Mandriva realmente foi muito incompetente em várias coisas mas não tenho certeza se foi o caso nos linux OEM. Alguns micros da HP saíram com Mandriva sim e a maioria não sai com nenhuma das distribuições populares; saem com Fenix, Satux e outras distribuições nacionais pequenas feitas pelos próprios fabricantes de hardware ou por pequenas empresas, que provavelmente devem ter preços menores.

    Na realidade, como já foi discutido aqui, a maioria das empresas montadores de micros no Brasil ainda jogam um linux de qualquer jeito só para dizer que estão colocando um sistema operacional. Já vi micro (um tal de EZPAC) com 500GB de hd e com 450GB disperdiçados porque a tal distribuição não teve sequer o trabalho de colocar uma partição nesse espaço, e ainda nem sequer mandava o CD de instalação/recuperação do linux. Se quisesse, teria que baixar a imagem iso do site da distribuição (Fenix) e mesmo assim só depois de fornecer o número de registro que vinha num cartão. Em compensação, todos os CDs com drivers e aplicativos para windows vieram no pacote…

    AlphaZine (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 2:19 pm

    Repercussão do caso no DistroWatch: http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20081201#feature

    Helvio (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 2:36 pm

    No meu notebook, Kubuntu e Mandriva reconhecem tudo, mas a Mandriva está me dando uma canseira para rodar videos que eu não tive com nenhum Kubuntu desde que comecei a usar.
    Por que não volto pro Kubuntu, então? Porque quero aprender, e além disso acho o KDE mais ‘polido’ no Mandriva.

    vsmoraes (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 3:59 pm

    Com certeza o que está acontecendo com a Mandriva não diz respeito ao seu produto. Um Linux muito bem implementado (tirando algumas coisas bizarras que o urpmi faz.) e muito bem trabalhado.
    Como já falaram, o Mandriva tem o melhor reconhecimento de hardware que qualquer outra distribuição GNU/Linux.
    Além de ser um ótimo desktop, funciona maravilhosamente como servidor, com ótimos recursos e aproveitamento de máquina.

    Porém, sua investida é muito silenciosa. Sua comunidade é pobre e sem incentivo. Torço pela Mandriva pois, querendo ou não, dá um reconhecimento enorme para os desenvolvedores Brasileiros. Mas, sinceramente, se fosse só Conectiva (sem fusão com os franceses) até hoje, creio que teriam tido um ganho milhões de vezes melhor, em todos os sentidos possíveis.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 4:07 pm

    Manoel, esse esquema de uso do HD é para sobrar 450G para o comprador instalar o Windows com mais facilidade. É comum até ter um ícone no desktop chamado “instalar Windows”, onde ele cria a partição, formata, e reboota esperando o Windows no CD (e já coloca a entrada no Grub).

    Yan (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 5:44 pm

    Não tenho o que reclamar do Mandriva 2009.0, instalei de primeira, logo após o lançamento e está tudo configurado, e o mais importante, estável. Não há mais vídeos que não abra bem no Mandriva.
    O site Terra, no Firefox, que avisava que não havia tinha plugin, agora estou assistindo normalmente.

    O site da Nasa, que transmite as missões pela internet http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html está tranquilo com o plugin Totem.

    No mais tudo sem erro. Esse fim de semana (sábado 29/11/08) a Mandriva disponibilizou o pacote de atualização do KDE 4.1.2 para o KDE 4.1.3.
    Só tenho elogios e com uma estrutura destas é curioso falar em crise.

    Como a Europa e os EUA estão em recessão, quem sabe a Mandriva não se muda pra Curitiba, na sede da Conectiva.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 5:54 pm

    Postado por Xtian Xultz:
    “Manoel, esse esquema de uso do HD é para sobrar 450G para o comprador instalar o Windows com mais facilidade. É comum até ter um ícone no desktop chamado “instalar Windows”, onde ele cria a partição, formata, e reboota esperando o Windows no CD (e já coloca a entrada no Grub).”

    Pior é o Insigne que, em vez de redimensionar a partição Linux, apaga tudo, faz as partições e reinstala o sistema. Nem preciso dizer o que acontece aos arquivos pessoais na partição do Linux… >:(

    E, quanto à Mandriva, a distribuição é muito boa (uso ela há uns seis meses), mas percebo que é uma distrô mais “de empresa” mesmo; a participação da comunidade na criação das versões é pequena se comparada com outras distrôs apoiadas por empresas (Ubuntu, OpenSuse, Fedora, etc.)

    miranda (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 6:37 pm

    Realmente falar mal da distro Mandriva é quase que uma blasfemia. Tudo que o ubuntu faz o mandriva ja fazia desde os tempos de mandrake. Na minha opinião a pedra no sapato da mandriva é a falta de interação com a comunidade.
    Não é pecado ganhar dinheiro com Linux, mas é possivel unir o melhor dos 2 mundos: agradar a comunidade e ganhar dinheiro com Linux. Um exemplo claro disso são a Novell e a Red Hat, uma com o seu OpenSUSE e a outra com o Fedora (respectivamente) ambos mantidos pela comunidade (mas com o dedo de ambas por traz). no entanto ambos tem o seu plano empresarial ( Novell SuSE Linux Enterprise, Red Hat Enterprise) de onde tiram sua receita.

    Me lembro na epoca que antecedeu a venda da saudosa Conectiva, epoca onde esta estava se voltando mais para a comunidade e percebo que a atual proprietaria não deu andamento a esse relacionamento. Com certeza se essa interação fosse enriquecida hoje teriamos a Mandriva como referencia do Linux no desktop.
    Foi um erro enorme tambem acabar com a marca Conectiva, nome esse que era referencia em Linux aqui pros lados da America do Sul. A Mandriva deixou de ganhar muito dinheiro com isso.
    Enfim… desejo boa sorte para a Mandriva e que ele saia logo dessa situção.

    s (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 6:40 pm

    Morte ao Lixo do Mandriva!!!

    isaac (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 7:04 pm

    Distro excelente. Acompanho desde a versão 2005 LE.
    Reconhece de primeira até o celular Motorola Z3, que é porcamente reconhecido no Ruindow$ XPodre.
    Até o drive combo da Mitsui (drive de disquete + leitor de cartôes SD/MMC/CF), porcamente reconhecido também no XPodre, funciona de primeira nele. Esse drive na embalagem, diz ser compatível apenas com o MEferrei e o XPeido).
    Reconheceu tudo na minha mobo (versão Deluxe da Asus).
    Solid-Rock ao extremo, nunca vi travar.

    Benjamim (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 7:29 pm

    É realmente uma pena. Não basta competência técnica, tem que saber administrar. Como diz o ditado: “O melhor mecânico não pode ser o dono da oficina…” O Mandriva ja foi eleito a melhor distribuição Linux, sendo a mais polida e agradável ao usuário iniciante.

    Spin (usuário não registrado) em 1/12/2008 às 9:09 pm

    A algum tempo atrás tive uma discussão acalorada com um usuário chamado “bode” sobre esse mesmo tema nesse mesmo blog.
    http://br-linux.org/linux/gratis-aumentam-os-rumores-de-que-o-mandriva-club-deixara-de-ser-comercial
    Gostaria de saber a opinião dele. Parece que eu não estava totalmente errado.

    suxsys (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 12:40 am

    É uma pena, mais uma distro que morre por falta de “administradores” e não por questões tecnicas.

    Obs.: Seriam todas as distros bizarras que encontramos nos notebooks populares uma estrategia da empresa do “M”al para que tudo fique estranho e não tenham uma distro realmente funcional?!

    //* Penso, logo comento. *//

    Grobsch (usuário não registrado) em 2/12/2008 às 11:34 am

    Não acho que o Mandriva vá algum dia morrer, o que pode acontecer é virar distro de comunidade, sem empresa, mantida pelos usuários.

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Gosto do Mandriva…
    Mas infelizmente a 2009.0 não rolou legal no meu computador. Até hoje, a distroque funciona redondo lá é o Ubuntu.
    Mas para quem realmente quer uma distro “fácil” de instalar e usar e tenha um bom hardware eu acho que o Mandriva é a melhor escolha.
    Espero que a crise passe logo e no ano que vem testar o 2009.1 spring.

Este post é antigo (2008-12-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.