Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva divulga resultado financeiro do terceiro trimestre

A empresa francesa Mandriva divulgou seus resultados operacionais e financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal corrente, com um prejuízo de 0,64 milhões de euros (receita operacional de 1,04 milhões, custos de 1,67 milhões). Em relação ao período comparável anterior, os custos caíram e o prejuízo caiu.

O comunicado aponta que os negócios relacionados a OEM ficaram abaixo do desejado, o que ajudou a não cumprir as previsões de receitas.

Na minha opinião, mesmo considerando que os números apontados demonstram que a empresa está bem longe do volume financeiro das maiores empresas de seu mercado, o mais interessante no comunicado é perceber que os negócios da empresa com o segmento Comunidade (produtos e serviços vendidos diretamente aos usuários finais entusiastas) já respondem por mais receita do que o segmento OEM, que a empresa via como em trajetória ascendente. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adao (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 3:26 pm

    Será que vai demorar para ser comprada??
    Nao vai fazer falta.

    JPayne (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 3:47 pm

    Pra muita gente não vai fazer falta Adão… mas pra mim e muita gente vai fazer falta sim.

    É uma empresa digna e honesta buscando o espaço dela… só isso. Concordo que a fusão com a Conectiva trouxe poucos frutos em comparação o que trouxe de frustração pra quem esperava mais dessa fusão, porẽm eu procuro manter meu foco nos produtos da Mandriva, e esses sim, os release do Mandriva tem sido cada vez melhores, mais leves, com boots mais rápido, com um painel de controle cada vez melhor… enfim… o que me interessa da mandriva (O mandriva linux) tem me atendido muito bem e espero que seja como for, continue me atendendo !!!

    Oco (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 3:53 pm

    Se eles estivessem vendendo OEM aqui no Brasil eles estariam bem!

    HP vende micro desktop com Linux no varejo brasileiro – era com Mandriva. Não sei se foi um sucesso, e também não consigo avaliar quantos entusiastas do Mandriva são compradores em potencial de uma máquina vendida no varejo com o sistema operacional pré-instalado.

    Eu tenho um notebook HP que veio com Mandriva. Veio muito bem configurado, com tudo funcionando, só um pouco desatualizado. Mas não tenho nada do que reclamar, o notebook veio com hardware compativel e de qualidade com bom custo beneficio.( O hardware é nvidia e processador amd sempron). Aposto que se as pessoas que comprassem seu primeiro micro com Linux fosse esse modelo com Mandriva, o numero de troca por Windows seria menor, não digo algo mirabolante, como 100%, mas pelo menos uns 40% continuavam com Linux. ( Antes que falem qualquer coisa acho que se viesse com Ubuntu também seria legal, mas prefiro ainda o Mandriva )

    RedCzar777 (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 5:13 pm

    Houve um erro de tradução, não do BrLinux, mas de sua fonte. No site da Mandriva podemos visualizar os dados sobre os resultados do terceiro trimestre de 2008 ( http://www.mandriva.com/enterprise/fr/actualite-financiere/resultats-du-troisieme-trimestre-2008 ).

    O que acontece é que eles disseram que a receita operacional foi de 1,04 M€. Esse ‘M’ maísculo em francês significa Milliard que em portugês é igual a Bilhão. Então podem multiplcar todos os dados por mil e avisar à fonte da notícia pra trocarem o tradutor. Segue peuquena tabela para tradução de valores português – francês:

    Mil = Mille
    Milhão = Million
    Bilhão = Milliard
    Trilhão = Billion

    Thiago (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 5:25 pm

    Abreviação de Milhão é M em francês mesmo, 1M€ = 1 Milhão, não 1 Bilhão (http://fr.wikipedia.org/wiki/Million e http://fr.wikipedia.org/wiki/Milliard)

    OEMs no Brasil com Mandriva é HP e Positivo, pelo que eu sei

    Alexandre (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 5:26 pm

    O Mandriva é um ótimo Linux, mas o fato da empresa num absurdo da natureza fechar as portas não é o maior problema… Problema seria se, por falta de recursos, entrasse na da Novell (SuSe) e virasse uma ovelha da Microsoft. – Isto sim, seria absurdamente preocupante.

    (Não, eu não acredito que a M$ seja coisa do demônio, mas gosto de acreditar que existem ótimas alternativas como o Mandriva e pessoas dispostas a usá-lo).

    RedCzar, creio que você está enganado. O link que eu publiquei é de uma reprodução integral do release da própria Mandriva, que o LWN.net publicou. Os mesmos números (em milhões de euros) também constam na página da empresa, na parte de informações aos acionistas, por extenso e sem dubiedade: http://www.mandriva.com/enterprise/en/financial-news/financial-q3-results-for-2008

    Cito: “Turnover for the quarter is 0.83 million Euros, trading revenue is 1.04 million Euros, costs are 1.67 million Euros and the operating loss is 0.64 million Euros.”

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 5:35 pm

    Faz mais ou menos duas semanas que tenho testado o Mandriva e estou IMPRESSIONADO. Muito superior que o Ubuntu em termos de performance e facilidade para o usuário iniciante. É definitivamente, na minha opinião, a melhor porta de entrada para o Linux.

    É tão mais poderoso para o iniciante mas tão mais poderoso mesmo que o Ubuntu que fico pensando que a popularidade do Ubuntu se dá pelo mesmo mecanismo que a popularidade do Windows: um sucesso comercial, não um sucesso tecnológico.

    Lucas Filho (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 5:35 pm

    O que falta no Mandriva?…. “brasilidade”.

    Cara, acho o Mandriva uma rande distribuição e o usei por algum tempo aqui depois de usar o Ubuntu da versão 5.04 até a 7.04. Voltei ao Ubuntu… tive vários pequenos problemas com o Mandriva e não me adaptei… realmente o MCC é uma mão na roda e muito bem feito, mas eu não tive sorte e vários bugs chatos me fizeram retornar ao Ubuntu 8.10, que tem alguns tb mas tá dando pra conviver, por enquanto.

    Essa confusão com números é hilária e dá origem a grandes mal-entendidos, aqui em Portugal por exemplo é como na França e penso na maioria da Europa. Bilhão aqui se diz mil milhões, trilião se diz bilião etc. (vede: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa ) :-P
    Eu adoro o Mandriva, principalmente porque é mais organizado com os programas que o Kubuntu que uso, mas ele sempre me conflituava no arranque com as outras distros que usava, e para além disso o Kubuntu me apresentava uma resolução bem melhor nos testos e a maioria das aplicações funcionava melhor, daí fiquei no Kubuntu até hoje, mas tenho pena do Linux estar se centralizando tanto numa distro só, isso não é saudável.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 8:15 pm

    A mandriva tem que ser comprada por alguém pois o caso de insucesso financeiro dela, deixa uma mancha em todo o modelo de negócios do SL.

    É possível que manche o modelo de negócios baseado em vender distribuições (“caixinhas” ou OEM) para uso no desktop, em especial no caso do desktop do usuário final, sim.

    Mas creio que não existe “o modelo de negócios do SL”. Uma possível derrocada da Mandriva não diz nada sobre modelos fortemente baseados em serviços, ou focados no mercado corporativo (desktop ou não), ou em servidores, ou embarcado, ou SAS, etc.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 8:34 pm

    O mercado de SL corporativo é muito fragmentado. Não precisamos de monopolio, mas precisamos sim de consolidação do mercado.

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 8:43 pm

    No dia em que uma “distribuidora” tiver um faturamento de 1 gigabyte (só com software livre), a Microsoft terá um lucro de vários terabytes.

    isaac (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 10:33 pm

    Foi graças a distro Mandriva, que abandonei o Ruindow$.
    Sou um ex-usuário de loooooonnngaaa data (desde a versão 3.1/MSDOS 6. Era até freqüentador do Baboo).
    Abandonei quando foi lançado o Mandriva 2006.

    Carlos Eduardo (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 11:07 pm

    Pois é. Onde foi parar aquele papo de que é possível ganhar dinheiro com “software livre” ? Ao que parece não é só a Mandriva que está indo para o buraco. A Canonical também está em situação parecida já que até hoje não deu lucro e seu fundador só pode sustentá-la por mais 3 ou 5 anos.

    Adieu mandriva !

    isaac (usuário não registrado) em 20/11/2008 às 11:11 pm

    “Pois é. Onde foi parar aquele papo de que é possível ganhar dinheiro com “software livre” ? ”

    Trolleiro querendo trazer ex-usuários do Ruindow$ de volta.

    André Machado (usuário não registrado) em 21/11/2008 às 2:51 pm

    Seria bom demais se a Red Hat comprasse a Mandriva…

    Seria péssimo se a Red Hat comprasse a Mandriva. Já abandonei o Fedora que passou a utilizar o Gnome como padrão, o Ubunto é Gnome e seu Kubunto sempre com suas interfaces toscas.

    Que a Mandriva se recupere e continue com seu trabalho primoroso e o KDE como padrão.

    Ah, e pra quem gosta do Gnome, ouvi vários usuários que preferem essa interface elogiando o trabalho da Mandriva com ela também (não posso afirmar mais que isso porque prescindo do Gnome)

    Seria péssimo se a Red Hat comprasse a Mandriva. Já abandonei o Fedora que passou a utilizar o Gnome como padrão, o Ubunto é Gnome e seu Kubuntu (na minha opinião) um remendo com suas interfaces toscas.

    Que a Mandriva se recupere e continue com seu trabalho primoroso e o KDE como padrão.

    Ah, e pra quem gosta do Gnome, ouvi vários usuários que preferem essa interface elogiando o trabalho da Mandriva com ela também (não posso afirmar mais que isso porque prescindo do Gnome).

    E viva o Mandriva Control Center!

    Seria péssimo se a Red Hat comprasse a Mandriva. Já abandonei o Fedora que privilegia o Gnome como padrão e descuidou do KDE. O Ubuntu é Gnome e seu Kubuntu (na minha opinião) um remendo com suas interfaces toscas.

    Que a Mandriva se recupere e continue com seu trabalho primoroso e o KDE como padrão.

    Ah, e pra quem gosta do Gnome, ouvi vários usuários que preferem essa interface elogiando o trabalho da Mandriva com ela também (não posso afirmar mais que isso porque prescindo do Gnome).

    E viva o Mandriva Control Center!

    André Machado (usuário não registrado) em 23/11/2008 às 6:04 pm

    Alexandre_Martins,

    Não precisava postar seu comentário três vezes, já deu pra entender mas, caso não saiba, o fato do Fedora vir com o Gnome por padrão não significa que você possa instalar e usar o KDE em seu lugar.

Este post é antigo (2008-11-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.