A Wikipedia
define os trolls como pessoas que publicam comentários ou opiniões aparentemente destinados a incitar a controvérsia ou o conflito.
Como o Pedro de Lara nos programas de auditório dos anos 70 e 80, trata-se de uma figura cuja atitude básica é discordar e discutir, realizando um papel que pode ser lúdico e até provocar reflexão, mas que exige um certo cuidado, pois pode facilmente desviar o foco e reduzir o valor potencial de qualquer discussão.
A presença de trolls se intensifica conforme aumenta a popularidade do debate, e é natural que eles procurem locais onde haja abundância de questões em que possam polemizar, e onde os riscos de ver sua identidade exposta e associada aos seus atos sejam minimizados.
Mas a qualidade das discussões de que participamos depende de cada um de nós, e assim como se fosse em uma sala de debates aberta, muitas vezes a solução para lidar com os criadores de caso é continuar a discussão sem dar mais do que o mínimo de atenção necessária às suas intervenções.
Portanto, faço um duplo apelo. Aos usuários experientes da comunidade BR-Linux, peço que resistam à tentação de tentar debater com os trolls que estão aparecendo com cada vez mais freqüência, por mais que os argumentos, exemplos, comparações e metáforas deles pareçam errados e insultuosos.
Não alimente os trolls! Eles não querem ser convencidos, e nem estão ali para aprender com o que o público que discute com eles responder, portanto todo esforço para catequisá-los poderia ser melhor empregado fazendo algo em prol da comunidade.
O segundo apelo vai para os membros da comunidade que estão assumindo o papel de trolls inconscientemente (ou semi-conscientemente), ou os estimulando e até mesmo ativamente convidando. Repensem a atitude de morder todas as iscas, desviar os assuntos para a política partidária, a religião, ou os méritos comparativos de linguagens de programação menos populares (exceto quando este for mesmo o tema da discussão), ou ainda de desprezar as opiniões contrárias às suas, pois algumas discussões interessantíssimas estão sendo deixadas de lado para atender a provocações.
A todos, peço ainda outras duas atitudes:
1) Ao notar comentários que se encaixem nos perfis identificados acima, usem a seu favor o
sistema de moderação comunitária adotado pelo BR-Linux a pedido de seus leitores. É muito mais eficaz do que responder a provocações, e nega ao troll o que ele originalmente desejava: a polêmica.
2) Tenham sempre em mente que nem toda discórdia ou provocação é negativa ou pode ser caracterizada como troll. A diferença pode ser subjetiva, portanto analise com atenção.
Eu mesmo adoraria bloquear aqui os comentários de um determinado usuário ao qual eu nem mesmo respondo mais aos comentários ;)