Vagas disponíveis para o treinamento Desenvolvendo Linux Device Drivers

anuncio, curso

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“Este treinamento visa capacitar o participante no desenvolvimento de device drivers para Linux.

Durante o treinamento, serão abordados os seguintes tópicos: introdução ao kernel Linux, configurando e compilando o kernel, módulos do kernel, acessando dispositivos de hardware, driver de acesso à um GPIO da placa, introdução ao device model, gerenciamento de memória, hardware I/O, driver para acessar um botão, gerenciamento de processos, gerenciamento de interrupções, desenvolvendo um driver para a porta serial, mecanismos de sincronização, kernel debugging, unified device model, infraestrutura de barramento, frameworks, contribuindo com o desenvolvimento do kernel.” [referência: e-labworks.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 2/04/2013

As aplicações QT são agora compatíveis com o HUD do Ubuntu 13.04

distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Nas últimas atualizações da versão em desenvolvimento do Ubuntu (13.04), o Ubuntu passou a ter compatibilidade com os menus das aplicações QT.

Significa isto que agora o menu global e o HUD funcionam em aplicações QT. Será este o início de uma transição do Ubuntu de Gnome para um híbrido QT/KDE para satisfazer as necessidades de ecossistema igual em todos os dispositivos?” [referência: ubuntued.info]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 2/04/2013

Última semana para submissão de trabalhos ao II Encontro Catarinense de LibreOffice

evento

Enviado por Klaibson Ribeiro (klaibsonΘgmail·com):

“Encerra no próximo dia 10 de Abril, a submissão de palestras para o II Encontro Catarinense de LibreOffice, que ocorrerá em Joinville, no dia 18 de Maio.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de Abril (próxima quarta-feira) clicando no link Trabalhos.

Para submissão de trabalhos, basta acessar o formulário, preencher as informações solicitadas e enviar o resumo com até 200 palavras. O proponente do trabalho receberá as informações sobre aceite de sua submissão diretamente no seu e-mail, caso seja aprovado.

O objetivo do encontro é reunir Comunidade LibreOffice, Entusiastas do Software Livre, Comunidade Acadêmica, Empresários e usuários do aplicativo LibreOffice. O resultado da submissão dos trabalhos sairá na 3ª semana de abril, portanto, fique de olho no site.

Atenção: aqueles que pretendem participar do evento, porém sem apresentar trabalhos, poderão se inscrever até o dia 16/05/2013, se perder esse prazo, inscrição somente no local.

Comissão Organizadora” [referência: libreofficeparaleigos.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 2/04/2013

Servidor é desligado após 16 anos de uptime

variedades

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“"É 23 de Setembro de 1996. É um Domingo. A Macarena está bombando no rádio do escritório, a meio caminho de ficar a 14 semanas no topo da Billboard Hot 100. […]

Facilitando-se na semana, você folheia uma revista e lê sobre o Windows NT 4.0, lançado há vários meses atrás. Você pergunta a si mesmo se vale a pena usar o novo sistema da Microsoft.

Então, é descer para o trabalho. A Microsoft pode manter suas interfaces gráficas enfeitadas e seus sistemas operacionais gráficos de servidor. NetWare 3.12 está onde está: arquivo à prova de balas e compartilhamento de impressão. O servidor, nomeado INTEL, depois de seu processo precisa de uma atualização, então você a instala e o reinicia.

Dezesseis anos e meio depois, os discos rígidos do INTEL - um par de dispositivos SCSI Quantum de 800MB - estão fazendo alguns ruídos descontentes de seu azimute e você está cansado das queixas. É hora de desligar o velho cavalo de guerra."

A notícia tem nada a ver com Linux, é verdade, mas serve de lição àqueles que querem trocar constantemente de hardware, deixando-se levar pelo marketing da indústria tecnológica.” [referência: arstechnica.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 2/04/2013

Oracle doa código e marca do MySQL para a Fundação Apache

desenvolvedores, primeirodeabril

Conforme adiantei na madrugada de hoje via @brlinuxblog, a Oracle está contribuindo o código do projeto MySQL para a incubadora de projetos da Fundação Apache.

Parece um prenúncio de final feliz para este código que a Oracle recebeu quando comprou a Sun mas não foi feliz em manter. Não é a primeira vez que a Apache recebe um projeto pré-existente da empresa (lembra do OpenOffice?), e não há dúvida de que ela tem experiência em fomentar a participação do público em projetos de grande porte e visibilidade.

Mas há uma entidade que poderia estar mais contente: a Monty Development AB, lar do fork MariaDB criado pelo próprio autor original do MySQL, Monty Widenius. Em seu comunicado a respeito da notícia da doação, a Monty Development disse dar as boas vindas à doação do código pela Oracle à Apache, em uma forma que permitirá a incorporação também ao MariaDB, que vem sendo adotado por projetos como Fedora, Slackware, Wikimedia e até o LibreOffice, fork do OpenOffice, doado previamente pela Oracle à Apache.

O comunicado, assinado por Monty e outros desenvolvedores, também disse algo mais: que lamenta a oportunidade perdida, no sentido de reunir o MySQL e o MariaDB em uma comunidade única - ou seja, extinguindo a divisão estabelecida quando a Oracle passou a restringir o acesso a determinados componentes do projeto. Vai ser interessante acompanhar como a relação entre Monty e a Apache Foundation vai se desenvolver nos próximos meses. (via lwn.net)

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

Grazi Massafera troca o Ubuntu pelo Fedora

distribuicoes, primeirodeabril

Seis anos após trocar o NetBSD pelo Ubuntu 7.04, a atriz e modelo agora circula pelos corredores globais com um notebook trazendo uma recém-instalada cópia do Fedora 18.

"Muita coisa mudou desde que eu instalei o Ubuntu pela primeira vez: casamento, filhos, a troca do desktop por um notebook", declarou a loira ao site Ego. "Mas essas mudanças são pequenas se comparadas à troca do GNOME pelo Unity".

Segundo Massafera, quando se tenta usar os mesmos elementos de interface tanto em computadores com interface baseada em ponteiro/mouse quanto em tablets e smartphones baseados em toque, a tendência é nivelar pelo mínimo denominador comum, deixando de aproveitar as maiores vantagens de cada aparelho. "Gosto de janelas e vários menus, se for para usar interface com cara de tablet, prefiro um tablet", completou.

Ela, que tem certificação LPIC 101 e antes de ser catapultada à fama pela participação em um reality show já foi desenvolvedora web, prefere que seu sistema operacional desktop já termine a instalação configurado da forma que ela vai usar, e por isso optou por sair do Ubuntu. A escolha do Fedora ocorreu porque ela já usa o CentOS no servidor que hospeda seu site, e assim pode aproveitar o conhecimento acumulado sobre a administração de sistemas no estilo Red Hat. "Além disso, prefiro o ciclo de lançamentos do Fedora, em que a nova versão só sai quando fica pronta, do que um ciclo acelerado em que a pressão por lançar na data planejada pode ser maior do que outras considerações", acrescenta. "Mas vou continuar mantendo o Ubuntu 9.04 em uma imagem do Virtualbox para quando der saudade", ela esclarece. Ah, bom!

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

Canonical anuncia que também vai lançar um smartwatch - rodando Ubuntu

pos-pc, primeirodeabril

Seguindo os passos recentes da Samsung, Google e LG, que anunciaram a original intenção de lançar suas próprias versões de relógio inteligente rodando sistemas operacionais de celulares, Mark Shuttleworth anunciou na manhã de hoje o Ubuntu Watch.

Dirigindo-se ao correspondente da Info, Shutleworth declarou: "Já temos uma presença forte nos videogames, TVs, smartphones e tablets, e não podemos ficar fora dessa que comprovadamente é a próxima onda do mercado de tecnologia pessoal". Os detalhes técnicos ficaram ausentes, como de costume, mas o cosmonauta e fundador da Canonical informou que já está em busca de parceiros para produzir o hardware, e que a primeira versão preliminar do sistema operacional, modificado do Ubuntu TV (e não do Ubuntu para smartphones, surpreendentemente), ainda sem suporte a touch screen e baseada em framebuffer, será disponibilizada juntamente com o Ubuntu 13.10, em outubro, e poderá ser instalada por desenvolvedores interessados, em qualquer relógio da linha G-Shock, da Casio. Consultada, a empresa japonesa não fez comentários.

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

Jogos web sem plugins: Mozilla anuncia port para web do Unreal Engine 3

aplicacoes, pos-pc

Enviado por Cleiton Lima (cleitoncflΘyahoo·com·br):

“Continuando seu esforço para trazer jogos de alta qualidade para a web, a Mozilla anunciou o port da Unreal Engine 3, em parceria com a desenvolvedora do motor, a Epic Games. A expectativa é que os games criados sejam compatíveis com todos os navegadores que respeitem os padrões da W3C.

Utilizando novas tecnologias como WebGL, WebRTC e uma versão otimizada do Javascript a empresa por trás do Firefox afirma que jogos de renome podem ser facilmente portados para a web sem perda de performance e sem a necessidade de plugins.

A empresa revelou ainda que tem trabalhado com nomes famosos do mundo dos games como Disney, EA e a ZeptoLabs. É bem provável que os jogos dessas desenvolvedoras que antes eram em flash estejam na loja de aplicativos da Mozilla para o lançamento do Firefox OS.

A empresa ainda disponibilizou um vídeo demonstração no YouTube, acima.” [referência: cleitonlima.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

Richard Stallman destaca dados que podem comprovar o aquecimento global

variedades

Sempre dado a temas polêmicos, o criador do projeto GNU e dançarino Richard Stallman destacou recentemente em seu blog uma pesquisa recente que, em sua opinião, comprova a acurácia de uma previsão de 1995 sobre o aquecimento global.

O artigo apontado pelo Bom Doutor foi divulgado pelo The Guardian, e desafia a frequente acusação de que os dados de pesquisas dos anos recentes vêm sendo manipulados para favorecer a hipótese do aquecimento global. Pelo contrário, o artigo comprova que as previsões sobre as temperaturas elevadas de 2012 feitas pela universidade de Oxford em 1996 estiveram corretas, com precisão na casa dos centésimos de graus – e conclui tratando da probabilidade elevada de confirmação das previsões de continuidade da tendência de aumento da temperatura ao longo das próximas décadas.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

A volta por cima da Mandriva e seu futuro promissor

distribuicoes

Enviado por Diogo (diogotrcΘgmail·com):

“Depois de enfrentar diversos altos e baixos, a Mandriva, com sua subsidiária brasileira atualmente alocada em Curitiba, dá a volta por cima em grande estilo e fala com exclusividade à revista Linux Magazine, sobre os problemas enfrentados pela empresa e como a companhia conseguiu se sobressair, lançando e mantendo produtos inovadores no mercado.

A coletiva foi feita por Flávia Jobstraibizer, editora da Linux Magazine, com o gerente das operações Mandriva no Brasil, Marcos Polidoro.” [referência: blog.mandriva.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

Presidente da Comissão de Direitos Humanos quer tirar FreeBSD dos servidores do Congresso

governos, primeirodeabril

Em mais um desafio ao conceito de Estado laico, o recém-eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado voltou a provocar polêmica. Na manhã de hoje, ao discursar na abertura do IV Congresso Anual de Tecnologia Legislativa, o religioso ressaltou o aspecto moral dos sistemas informatizados.

Em sua mensagem aos presentes, o religioso exemplificou abordando "o sistema utilizado nos servidores de e-mail do Congresso, que não tem vergonha de assumir que tem parte com o Cão", e cuja substituição ele deixou como desafio aos presentes. O servidor em questão, que na verdade é responsável pela filtragem de e-mail para evitar malwares, roda FreeBSD, cujo mascote (o popular Beastie, uma alusão aos daemons do Unix) pode ser visto acima.

Nota: Este post participa das comemorações mundiais realizadas imediatamente após o término do mês de março, quando jornais, emissoras, sites e outros meios de comunicação celebram com bom humor a tradição associada à data, e convidam seus leitores a fazer o mesmo. A notícia publicada no post é uma paródia sem base em fatos reais, e todas as marcas citadas pertencem a seus respectivos proprietários, que não têm participação no ato.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

Revista Forbes destaca Mark Shuttleworth como disruptor da computação

mercado

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, tem sido chamado de um monte de nomes, incluindo ditador benevolente para a Vida, mas a Revista Forbes deu-lhe outro título, o de um disruptor.

A Revista Forbes reuniu uma lista de pessoas que são “perturbar” o campo em que eles estão trabalhando e, acredite ou não, Mark Shuttleworth é um deles. O título de disruptor refere-se a área de tecnologia e computação.

“Esse cara é um forte concorrente. Sua ideia de um local de férias relaxantes é a Antártica ou a Estação Espacial Internacional. Sim, ele já esteve em ambos. Ele vai precisar de coragem para entrar para o mercado de telefonia móvel “, afirmou Karsten Strauss, da Forbes.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

MSXDUMP v0.2 (final) liberado no SourceForge.net

aplicacoes

Enviado por PopolonY2k (popolony2kΘgmail·com):

“O MSX é uma plataforma de computadores pessoais bastante difundida no Brasil, tendo chegado por aqui em meados da década de 80 e se estabeleceu até 1994 aproximadamente, sendo que muitos do que hoje trabalham com TI foram apresentados a área, através da plataforma MSX.

Do fim de sua produção oficial no Brasil, até os dias de hoje a plataforma MSX vem sendo mantida por entusiastas e hobbystas, que além de muito hardware novo e moderno, vem produzindo software para a plataforma ainda hoje.

Aproveitando o cenário do MSX o qual me identifico bastante, além do próprio cenário de SL, aproveitei para unir o util ao agradável e também lançar coisas novas para o MSX. Foi daí que surgiu a idéia de lançar o O MSX Disk Doctor (MSXDD) que é uma suite de utilitários de gerenciamento de discos para MSX, compatível com diversos tipos de formatação, como FAT12, FAT16 e até FAT32, caso algum dia o MSXDOS seja capaz de manipular esse tipo de formatação.

O MSXDD começou a ser desenvolvido na ṕoca em que eu ainda estava na faculdade, lá por 1994 e seu desenvolvimento retomado em 2011. A primeira ferramenta do MSXDD foi recentemente concluida e está disponível no repositório do projeto Old Skool Tech, no SourceForge.net.

Trata-se do MSXDUMP (vrs 0.2), que é um editor de arquivos e setores, compatível com os sistemas operacionais MSXDOS e MSXDOS2 e capaz de operar com floppy disks, bem como com dispositivos conectados a uma IDE Sunrise-like, que é um padrão de interfaces IDE bastante conhecido e difundido na plataforma MSX.

Todo o código do projeto está liberado sob a GPLv3 e é basicamente escrito em Turbo Pascal 3 e ASM Z80 para as camadas de acesso ao hardware do MSX.

Link relevante: [popolony2k.com.br/…]

Código Fonte: [sourceforge.net/…]

Binários (MSX-Z80): [sourceforge.net/…]” [referência: popolony2k.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

Vaga para analista de TI em Flórianopolis

anuncio, emprego

Enviado por Roger Boff (suporte3Θmodula·com·br):

“ANALISTA DE TI A Módula está selecionando profissional Analista de TI para criação de soluções para os desafios de TI existentes. O candidato selecionado irá trabalhar com ferramentas reconhecidas de alta performance e terá boa autonomia para o trabalho, com objetivo de melhorar a performance geral da estrutura de TI da empresa, gerando soluções exportáveis para nossos parceiros e clientes.

FORMAÇÃO - Superior em Ciências da Computação, Sistemas de Informação ou demais cursos relacionados a área de tecnologia.

CONHECIMENTOS OBRIGATÓRIOS - Conhecimento avançado em Linux (Sistema operacional, configurações e sistemas de arquivos); - Conhecimento em SBS (Small Business Server - conceitos e distribuições: Zentyal ou outros); - Virtualização com XPC (Xen); - Serviço de compartilhamento de arquivos (Samba); - Configuração de balanceamento de links, controle de banda, qualidade de serviço, VPN e Firewall; - Serviço de monitoramento (Zabbix, Nagios ou outro sistema); - Rede local (administração da rede local, manutenção, instalação e configuração da mesma); - Serviço de DHCP; - Serviço de DNS (Bind); - Experiência com conectividade com internet (modens, serviços existente para empresas, servidores virtuais, firewall, VOIP, QoS, servidor Proxy, Load Balance); - Hospedagem: serviços de hospedagem (cloud ou dedicados) da LocaWeb ou outros; - Infra estrutura de comunicações: Servidor/Clientes de comunicação (Jabber), Skype, serviços e hardwares para conferência remota; - Políticas de backup (usando backup local, servidor de backup ou RAID);

CONHECIMENTOS DESEJÁVEIS - Banco de dados (Postgresql e Mysql); - Servidor Web (Apache e Tomcat); - SPICE WORKS ou outra ferramenta de inventário/gerencia de rede/ti - BackupPC ou Bacula; - Administração Google Apps;

BENEFÍCIOS: - Salário R$ 2.500,00 a R$ 3.500,00 inicial (conforme o nível do candidato); - Vale transporte (sem desconto em folha); - Vale Refeição de R$ 330,00 mensal (sem desconto em folha); - Café da manhã e lanche a tarde por conta da empresa; - Seguro de vida em grupo (sem desconto em folha); - Plano de saúde (UNIMED) (sem desconto em folha); - Forma de contratação CLT; - Perspectiva de crescimento na empresa; - Contratação imediata.

CARGA HORÁRIA: - 44 horas semanais (2ª à 6ª).

Nº DE VAGAS: - 01 vaga.

IMPORTANTE: É preciso ter disponibilidade para trabalhar em Florianópolis / SC Interessados enviar curriculum para rh@modula.com.br A/C Adriana” [referência: modula.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013

Mais um pacto: Unity estará presente no próximo Windows

primeirodeabril

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Um alto executivo da Microsoft confirmou agora há pouco que a próxima versão do sistema operacional da empresa, o Windows 9, trará a interface Unity, do concorrente Ubuntu, como ambiente gráfico padrão.

Segundo ele, a decisão foi tomada devido à forte rejeição dos usuários de Windows à interface Metro, que trouxe uma mudança radical para quem já estava acostumado com o sistema. O executivo confirmou que a escolha do Unity se deu pelo fato de a interface ser extremamente intuitiva, leve e fácil de usar.

A Microsoft obteve, através do pagamento de uma quantia não revelada, uma versão do código-fonte do Unity licenciada sob a LGPL e já arregaçou as mangas: informações não oficiais dão conta que mais de 150 engenheiros estão trabalhando para portar a interface para o framework .Net a fim de que a mesma possa rodar no Windows e realizando algumas melhorias na mesma. Em contrapartida, correm boatos de que, na próxima versão do Ubuntu, a Canonical irá substituir o Bash pelo Powershell, que oferece muito mais recursos.” [referência: primeirodeabril.canonical.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 1/04/2013