Blink: Google anuncia seu fork do WebKit

aplicacoes

O WebKit, engine que hoje está por baixo do capô de navegadores populares como o Chrome e o Safari, surgiu inicialmente como um fork feito pela Apple a partir do KHTML, engine criado pelo projeto KDE - e agora chegou a vez de ele mesmo passar por um fork.

O Google anunciou o Blink, fork do WebKit que será usado no Chrome e no Opera e, segundo a empresa, será open source. A razão informada publicamente tem relação com diferenças entre as intenções do Google e dos desenvolvedores upstream do WebKit em relação a aspectos como as arquiteturas suportadas e o modelo de suporte a múltiplos processos, que dificultam manter todas as alternativas em uma mesma base de código. (via osnews.com - “Google forks WebKit, unveils Blink”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

ZFS no Linux mais próximo de estar pronto para implantação em larga escala

kernel

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O desenvolvedor Brian Behlendorf anunciou o lançamento da versão 0.6.1 do port nativo ZFS on Linux. Depois de mais de dois anos em estado experimental, os desenvolvedores agora dizem que o sistema de arquivo “está pronto para implantação em larga escala em tudo, desde desktops até super computadores”. Os ZFS nativos em Linux são baseados na Solaris Porting Layer (SPL), que emula características subjacentes do Solaris no kernel do Linux.

Em contraste com a implemtação FUSE (Filesystem no userspace) do ZFS, o port nativo proporciona melhor desempenho, através da aplicação do sistema de arquivos como um módulo do kernel. Além de uma série de correções de bugs que foram realizadas, o ZFS on Linux 0.6.1 inclui uma propriedade snapdev que controla a visibilidade de dispositivos instantâneos zvol. Vale ressaltar que o ZFS on Linux também é compatível com a versão em desenvolvimento do Linux 3.9.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

3 novos dispositivos homologados para Ubuntu Touch

pos-pc

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“A lista de dispositivos que estão sendo homologados não oficialmente para Ubuntu Touch ganhou mais 3 modelos na semana passada. São eles: LG Optimus L9, HP Touchpad, Samsung Galaxy S III (Qualcomm TMO).

Pouco mais de 10 dias atrás, divulguei uma imagem do Galaxy S III com o Ubuntu Phone e percebi que a expectativa pela opção de substituir o Android por ele é bem maior do que pelo Tizen (apenas um comentou em particular, estar interessado pelo Tizen).

Aproveitando a expectativa por versões mais estáveis/usáveis do UT, a equipe MianmarLoCo pretende fazer um belo evento para demonstra-lo a um grande público, com palestras, demonstrações de vídeo, telões, etc.” [referência: openapps.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Google iniciará vendas de segunda geração do tablet Nexus 7 em julho

pos-pc

Via tecnologia.ig.com.br:

O Google lançará a nova versão de seu tablet Nexus 7 com o processador Snapdragon da Qualcomm em meados de julho, disseram duas fontes à Reuters, ao passo que a gigante de software se aprofunda no mercado de dispositivos móveis de preços reduzidos.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

MATE 1.6: nova versão do herdeiro do GNOME 2

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Os desenvolvedores do MATE lançaram a versão 1.6 do seu ambiente de trabalho. Originalmente derivado do código-fonte do último lançamento do GNOME 2, o ambiente de trabalho oferece uma interface similar. MATE 1.6 agora trabalha com o gerenciador de login do systemd, que subtituiu por completo o ConsoleKit para o usuário e sessão de rastreamento em várias distribuições, e mesmo este sendo utilizado no Ubuntu 13.10.

Os desenvolvedores dizem que o Caja, gerenciador de arquivos do MATE, que é baseado no Nautilus, oferece uma sidebar “Locais” melhorada nesta nova versão. Vários temas GTK2 foram aprimorados para trabalhar com aplicativos baseados em GTK3; as alterações dos temas significa que os aplicativos baseados na biblioteca de gráficos GTK3 combinam melhor com o design visual da área de trabalho baseado em GTK2.” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Comitê do governo federal traça suas novas estratégias para software livre

governos

Enviado por Eder S. G. (Jordan) (ederjordanΘyahoo·com·br):

“O governo volta a discutir estratégias para a difusão do software livre na administração federal, com foco nos planos 2013/2014. Nos dias 10 e 11/4 será realizado o IV Planejamento Estratégico de Ações do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl).

(…) A preferência do governo ao software livre depende também de decisão do Supremo Tribunal Federal, que em outubro de 2012, suspendeu o julgamento no plenário da Corte, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3059, em que o partido Democratas (DEM) questiona a Lei gaúcha 11.871/2002, que determina a contratação preferencial de softwares livres pelos órgãos da administração direta e indireta do Rio Grande do Sul. Ao dispor sobre licitação para utilização de softwares pela administração estadual, a lei determina a preferência de sistemas e de equipamentos de informática chamados “programas livres”, ou seja, daqueles cuja licença de propriedade industrial e intelectual é de acesso irrestrito e sem custos adicionais aos usuários.” [referência: convergenciadigital.uol.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Curso on-line de Firewall com OpenBSD

anuncio, curso

Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A.CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):

“Meu amigo especialista em segurança da informação Eduardo Neves ( o Grande Eth0) esta proporcionando um curso de Firewall com OpenBSD, sugiro a todos os interessados não perder esta oportunidade. Neste treinamento, aprenda a criar e administrar um filtro de pacotes com o o openbsd, fazer um filtro de pacotes com alta disponibilidade, controle e redirecionamento de tráfego e NAT.

Quando: Online nos dias 08/04, 15/04 e 22/04 início as 20hs Quanto: R$100,00 Mais informações: [enxws.com.br/…]” [referência: cabelovivaolinux.wordpress.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Beta 4 do Mageia 3

distribuicoes

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“Mageia 3 Beta 4 traz melhorias na instalação e várias atualizações, como o kernel 3.8.5, o KDE 4.10.1, o Gnome 3.6.3. Esta última versão beta inclui quase todo o novo visual da versão final. Estão disponíveis para download as imagens iso para DVD de 32 e 64 bit e CD dualarch (ver aqui).

A versão final da Mageia 3 está prevista para ser lançada em início de maio próximo (ver aqui). Para saber mais, leia também ss notas de lançamento e a errata

Todos estão convidados a testar esta última versão beta. Estamos agora a um mês do lançamento da versão final da Mageia 3 e por isso os testes e a caça aos bugs são muito importantes e irão contribuir para fazer a Mageia ficar cada vez melhor.” [referência: blog.mageia.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Chamada de Trabalhos aberta no FLISOL São Carlos-SP 2013

evento

Enviado por Rogerio J. Gentil (rogerio_gentilΘyahoo·com·br):

“O FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) é um evento totalmente gratuito e organizado pela comunidade de forma descentralizada. Ele acontece em diversas cidades do Brasil e países da América Latina desde 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

Em São Carlos, interior de SP, que participará pela 5ª vez do FLISOL, o evento será realizado no SESC-SP no dia 27 de abril. Ficou interessado em apresentar algum tema (palestra/minicurso) relacionado a Software Livre (Open Source) no FLISOL 2013 em São Carlos-SP? Então envie sua proposta: [docs.google.com/…]” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Web-workshop: criando APPs para Firefox OS, dia 20/4

evento

Enviado por Daigo Asuka (openwebosbrΘgmail·com):

“Embora o Brasil tenha sido listado entre os primeiros países que receberão smartphones com o Firefox OS, nenhum workshop para os interessados em desenvolver APPs para ele foi agendado por aqui - pelo menos não até Junho.

O site Software Livre Mobile agendou para o dia 20/4, um web-workshop, destinado aqueles que já possuem conhecimento em HTML5 e javaScript.

Maiores detalhes e nomes dos palestrantes serão anunciados na próxima semana, então fique de olho no link” [referência: openapps.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Curso VMWARE vSphere 5.1 On-Line

anuncio, curso

Enviado por Paulo Camargo (julianoΘlinuxclass·com·br):

“Treinamento de VMware vSphere Enterprise 5.1 nos dias 10, 11 e 12 de Abril On-Line. Curso rápido e prático e transfere aos participantes a fundamentação para desenho e implementação de projetos de Virtualização/Cloud de Infra-Estrutura utilizando o produto VMware ESXi e vCenter Server (vSphere Enterprise 5.1).

Instrutor oficial certificado VCP 5, novos recursos como Virtual Machine Replication, Backup Appliance Data Protector e VSA serão demonstrados.

Informações no site www.linuxclass.com.br, inscrições pelo e-mail linuxclass@linuxclass.com.br ou pelo telefone (11) 4063-6634. (06 Vagas Disponíveis). Data: 10, 11 e 12 de Abril de 2013 - On-line.” [referência: linuxclass.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Steam: Valve publica (alguns) pacotes para uma distribuição própria de Linux

distribuicoes

Um pequeno conjunto de pacotes foi disponibilizado no repositório repo.steampowered.com/hometest, com a seguinte descrição: "Steam packages and updates for Steam based on Ubuntu 12.04.2 LTS".

Os pacotes incluem drivers experimentais da NVIDIA, um serviço de agendamento de atualização chamado steam-autoupdate, o binário do cliente da Steam para Linux, e mais uma tela de boot e alguns wallpapers da Steam.

O Phoronix acredita que há relação direta entre estes pacotes e o lançamento, em data incerta, de um console da Valve rodando uma distribuição baseada no Ubuntu ou no Debian. (via phoronix.com - “[Phoronix] Valve Publishes Packages For Their Linux Distribution”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 3/04/2013

Netflix no Ubuntu

aplicacoes

Enviado por Mateus Barsotti (mateusbarsottiΘgmail·com):

“Este artigo mostra rapidamente como instalar no Linux Ubuntu e claro com algumas pequenas alterações: funcionará em qualquer Linux. Para instalar o Netflix Desktop App no Ubuntu, abra um terminal e execute os comandos abaixo, uma linha de cada vez: (...)

Após a instalação, procure pelo app Netflix Desktop no dash do Unity e execute-o. Ele instalará o que mais for necessário na primeira execução. Após fazer o login em sua conta Netflix e selecionar um vídeo para reprodução, o Silverlight pedirá para habilitar conteúdo DRM – portanto, habilite (“Enable”). Pronto! Aproveite a Netflix em seu Linux Ubuntu! :) (...)” [referência: mateusbarsotti.wordpress.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 3/04/2013

Libras: App permite traduzir voz em linguagem de sinais para surdos

aplicacoes, inclusao-digital

Via idgnow.uol.com.br:

Foi lançado nesta terça (2) o primeiro aplicativo para smartphones capaz de traduzir fala para a língua brasileira de sinais - Libras. Desenvolvido pela companhia pernambucana ProDeaf, o projeto é fruto de um investimento de 500 mil reais feito pelo ProDeaf – com financiamento do Sebrae e do CNPQ –, e do patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.

(...) O ProDeaf Móvel chega ao mercado para a plataforma Android. Nos próximos meses, haverá iOS e Windows Phone . A versão atual está disponível no Google Play ou no site da companhia.

(...) O app reconhece a voz do usuário e traduz para Libras, executada por um personagem na tela do celular. Para isso, usa como base um dicionário de cerca de 3,7 mil sinais. Está nos planos do ProDeaf o aumento do número de sinais e a regionalização de sua base, permitindo o uso de sinais específicos de regiões do Brasil.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 3/04/2013

Análise crítica do último beta do Ubuntu Gnome 13.04

distribuicoes

Enviado por Cláudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“O Ubuntu Gnome 13.04 está na fase beta-final, ou seja está já na reta final em que apenas serão implementadas correções de bugs e construção de documentação.

Nesse sentido, fiz uma análise superficial sobre este sistema que será praticamente o mesmo na versão final. Falei da velocidade, dos programas que usa, pontos fortes, pontos fracos e retirei algumas conclusões importantes para quem quer ter este Ubuntu que quer apresentar um Gnome puro!” [referência: ubuntued.info]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 3/04/2013