Dell lança máquina Alienware para gamers com Ubuntu pré-instalado

distribuicoes

Enviado por Adilson Oliveira (adilsonΘubuntu·com):

“A Dell, ampliando sua linha de computadores com Ubuntu, lança o desktop X51 com configuração voltada para jogadores pela marca Alienware, conhecida neste segmento. Pena que é nos EUA apenas.” [referência: alienware.com]

Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ivanΘfuzzer·com·br):

“A Dell lançou lá fora uma super máquina para os gamers. Aproveitando o sucesso da entrada da Valve no mundo Linux com o lançamento do Steam para Ubuntu, a Dell lançou uma super máquina com processadores da linha Core i, memória começando em 6 GB e placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 645.

Basta saber quando essas máquinas vão chegar no Brasil. Eu aposto que não chegarão se não nos mobilizarmos e pedirmos para a Dell o lançamento no Brasil, isto já foi sugerido pelo Adilson Oliveira em um dos nossos Opencast.

Eu sugiro que começamos a pedir para a Dell em todos os veículos que elas nos permitem, isso inclui twitter, facebook e telefone.

Mandem uma mensagem para eles pedindo o lançamento destes modelos, [alienware.com/…] no Brasil. Eu já fiz a minha parte e mandei a seguinte mensagem para eles:

“@DellnoBrasil queremos estas máquinas sendo vendidas no Brasil [alienware.com/…]

Participem ou não vão poder reclamar que só lançam lá fora.” [referência: ubuntero.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/04/2013

Garmin Forerunner 610 no Linux: Extraindo os treinos de corrida

aplicacoes

Enviado por Frederico Madeira (fredΘmadeira·eng·br):

“Recentemente adquiri um relógio Garmin Forerunner 610 e me deparei com a necessidade de baixar minhas corridas registradas nele para o site da Garmin Connect e a partir dai fazer a análise dos meus treinos.

Este relógio se conecta ao PC Windows através de um dispositivo USB que se conecta ao relógio através do protocolo ANT / ANT+ e infelizmente este dispositivo só disponibiliza drivers/Software para Windows e Mac permitindo a sincronização dos treinos com o site da Garmin. Eis ai o meu problema, como baixar meus treinos do relógio para o site da Garmin se o meu desktop é Linux ?

Saiba como usar o Linux para baixar seus treinos. Artigo completo em [madeira.eng.br/…]” [referência: madeira.eng.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/04/2013

Opencast 20 – Servidores Linux, com Tiago Hillebrandt e Aprígio Simões

comunidade

Enviado por Ivan Brasil Fuzzer (ivanΘfuzzer·com·br):

“Neste episódio recebemos a visita do Tiago do site ubuntu-br-sc e do Aprígio Simões. Vocês vão notar a ausência do Rudinei, que foi atingido por uma falha massiva da OI devido ao rompimento de fibra ótica em três pontos do sul do país. O assunto abordado neste episódio é servidores Linux.” [referência: ubuntero.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/04/2013

Treinamento Linux em Brasília por R$ 299,99

anuncio, curso

Enviado por Rodrigo Fernando (Rodrigo_fgnΘyahoo·com·br):

““Neste treinamento o aluno aprendera do básico a avançado. Ao final do mesmo o aluno(a) estará pronto para o mercado de trabalho e apto para montar Servidores Linux. Instrutor certificado LPI2. Treinamento Linux Linux Professional nos períodos Manha, Tarde e Noite. Garanta sua vaga! Para mais informações Tel.: (61) 3526-9016 Tecno Master IT Solutions o mais novo centro de treinamentos de Brasília!”” [referência: loja.ittecnomaster.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/04/2013

Curso Online - Desenvolvendo Servidores de Monitoramento com Zabbix

curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 15/04 a 19/04/2013, de 2a a 6a feira de 20h as 22h, acontecerá o curso Online Desenvolvendo Servidores de Monitoramento com Zabbix.

Neste curso, abordaremos a instalação completa de um Servidor de Monitoramento utilizando o Zabbix, passando desde a sua história e instalação até componentes mais avançados como triggers, actions, criação de templates, etc.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 8/04/2013

Inclusão digital: Sem uso, 2.500 tablets educacionais são roubados em Cuiabá

inclusao-digital

Via gizmodo.com.br:

Há algum tempo, o Ministério da Educação trabalha para levar tablets a professores de escolas públicas. As primeiras unidades foram distribuídas em novembro, e o projeto está sendo expandido ao longo de 2013. No entanto, a chegada dos tablets parece não acompanhar o treinamento que precisa ser dado aos professores.

Enquanto os docentes de Cuiabá (MT) não recebiam treinamento, os tablets ficavam sem uso no depósito da secretaria de Educação. Nesta quarta-feira, uma quadrilha de oito homens armados invadiu esse depósito e roubou 2.500 tablets. O prejuízo é de R$ 1,15 milhão.

(...) O secretário municipal da Educação, Gilberto Figueiredo, diz ao G1 que os tablets estavam guardados desde dezembro “porque não havia sido feito um planejamento para a distribuição e o uso deles”. O treinamento para os professores só ocorreu no final de março, segundo a prefeitura.

O caso levanta uma preocupação quanto ao uso de tablets nas escolas públicas: a questão da segurança. Não se imaginava que alguém roubaria esses tablets, já que eles têm um acabamento bem chamativo na cor amarela; e na traseira, estão os dizeres “Ministério da Educação” em letras garrafais. Isso deveria dificultar a revenda.

E mesmo assim, o roubo aconteceu.

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 5/04/2013

PostgreSQL 9.2.4, 9.1.9 e 9.0.13 trazem correção crítica de segurança

administracao

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Os desenvolvedores do PostgreSQL disponibilizaram novas versões do banco de dados de código-fonte aberto e revelaram uma brecha de segurança crítica que levou, na semana passada, ao fechamento do acesso ao código-fonte do PostgreSQL enquanto as correções eram submetidas.

As versões 9.0, 9.1 e 9.2 do PostgreSQL foram afetadas, embora os desenvolvedores ainda não tenham conhecimento de uso desta brecha por atacantes. Usuários do PostgreSQL 8.4 não foram afetados por este problema em particular.

Aconselha-se aos administradores de Banco de Dados PostgreSQL que atualizem imediatamente para resolver este problema. Os desenvolvedores disponibilizaram um FAQ detalhando o problema. Outras duas falhas de segurança também foram corrigidas neste lançamento, uma relacionada a geração aleatória de números e uma outra que permite que usuários sem privilégios interfiram na rotina de backup.

Além dos problemas de seguranças dois problemas relacionados com o instalador gráfico do PostgreSQL no Linux e Mac OS X foram corrigidos, muitos outros pequenos erros também foram corrigidos: incluindo um no indexador GIST, além de leaks de memória e buffer e melhorias na recuperação de falhas.

FAQ Sobre a Falha de Segurança no PostgreSQL [postgresql.org/…]

Notas de Lançamento [postgresql.org/…]” [referência: ]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 5/04/2013

LibreOffice 4.0.2

aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Document Foundation (TDF) anuncia o LibreOffice 4.0.2, para Windows, Mac OS X e Linux, o terceiro lançamento da família 4.0 que conserta muitos pequenos bugs e inconveniências.

Esta é uma etapa importante no processo de melhoria continuada da qualidade e da estabilidade da versão mais arrojada do LibreOffice, que facilita a migração para o software livre. A Document Foundation publicou recentemente um white-paper fornecendo um mapa de referência para migrações para o LibreOffice, disponível em inglês aqui: [tinyurl.com/…]” [referência: revista.espiritolivre.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 5/04/2013

Repositorio do DVD do RHEL 5 local

distribuicoes

Enviado por Marcio C. Bravim (marcio·cbravimΘyahoo·com·br):

“Publiquei uma dica (muito simples) de como adicionar o DVD de instalação do RHEL 5 como repositório local do sistema.” [referência: marciocbravim.wordpress.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 5/04/2013

Chamada de instrutores para os treinamentos oficiais RHCE

anuncio, emprego

Enviado por Pablo Hess (pablo·hessΘredhat·com):

“Já pensou poder passar o dia inteiro falando sobre Linux (ou JBoss, à sua escolha) a um grupo ávido para aprender sobre o assunto? Já pensou em ganhar dinheiro e viajar pelo Brasil fazendo isso? Pois aqui está sua grande chance.

A Red Hat vai realizar, de 2 a 4 de maio, um treinamento RHCI (Red Hat Certified Instructor) para certificar instrutores aptos a ministrar seus cursos de Red Hat Enterprise Linux ou JBoss.

Para participar, é necessário ter experiência mínima de 2 anos como administrador de sistemas Linux (qualquer distribuição) ou como administrador JBoss (versão comunitária ou Enterprise). Como os materiais de treinamento são 100% em inglês, é obrigatório ter domínio desse idioma ao menos para leitura.

Se você se encaixa nesse perfil, leia com atenção o procedimento descrito em [chamada-instructors.rhcloud.com/…] Boa sorte!

Obs: Se você já enviou seu vídeo e seu currículo na chamada anterior (realizada em 2012), você também será incluído(a) nesta avaliação.” [referência: chamada-instructors.rhcloud.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 5/04/2013

Evento - Pentaho Day Brasil 2013

evento

Enviado por Marcio Junior Vieira (marcioΘambientelivre·com·br):

“Este ano o Evento Pentaho Day (Encontro da Comunidade Pentaho Brasileira) vai acontecer em Fortaleza - CE, no dia 20 de Abril de 2013 na Faculdade FA7. Venha conhecer a melhor ferramenta open source de Business Intelligence. A Entrada é Gratuita.

Acesse o site do Evento [pentahoday2013.iticdigital.org/…]” [referência: pentahoday2013.iticdigital.org]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 5/04/2013

Curso Online - Desenvolvendo Servidores de Monitoramento com Zabbix

curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 15/04 a 19/04/2013, de 2a a 6a feira de 20h as 22h, acontecerá o curso Online Desenvolvendo Servidores de Monitoramento com Zabbix. Neste curso, abordaremos a instalação completa de um Servidor de Monitoramento utilizando o Zabbix, passando desde a sua história e instalação até componentes mais avançados como triggers, actions, criação de templates, etc.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 5/04/2013

Nova Turma: curso PfSense Weekend

anuncio, curso

Enviado por Marketing (marketingΘvantageti·com·br):

“Se você quer realmente aprender sobre o Software Pfsense a hora é agora! Curso em Pfsense Weekend em São Paulo-SP/ ABR 2013! Nos dias 18, 19, 20 e 21/04! Intensivo de aprendizagem! Inscrições Abertas e LIMITADAS. Fone: (51) 3051.7450” [referência: vantageti.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 5/04/2013

Influência Jedi: Fechamento da LucasArts leva desenvolvedora a abrir o código de 2 jogos

aplicacoes

Mesmo sendo hoje uma pálida sombra do que já foi em décadas passadas, o anúncio do fechamento da LucasArts pela Disney foi visto com nostálgica melancolia por quem aproveitou os grandes títulos de jogos da companhia.

Mas há pelo menos uma boa notícia na esteira do fechamento das portas do estúdio: a ocasião levou a Raven, que desenvolveu alguns jogos para a LucasArts, a finalmente atender os insistentes pedidos da comunidade modder e disponibilizar o código-fonte de 2 títulos de autoria dela para a recém-encerrada empresa.

Trata-se do Jedi Outcast, de 2002 e baseado no engine do Quake III Team Arena, e de sua sequência Jedi Academy. Ambos já estão no Sourceforge. (via kotaku.com - “Lucasarts' Closure Convinces Developers To Release Awesome Star Wars Source Code”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013

Mozilla e Samsung também vão fazer seu engine de navegador

aplicacoes

No dia em que o Google anunciou um novo engine para uso nos seus navegadores, sua parceirona estratégica Samsung, a maior distribuidora de Android, avisou que também está fazendo o dela, em parceria com a Mozilla.

Trata-se do projeto Servo, que deverá rodar também sobre o Android. A Samsung já vinha trabalhando com a Mozilla em parte das tecnologias nas quais o Servo se baseia, e com o novo engine dá mais um passo na direção de controlar o desenvolvimento de um componente essencial para tirar maior proveito das arquiteturas ARM desenvolvidas (com cada vez mais núcleos) pela empresa coreana. (via h-online.com - “Mozilla and Samsung to collaborate on Servo browser engine - The H Open: News and Features”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 4/04/2013