Agora tem até que aceitar o EULA da Microsoft antes de instalar o Linux em alguns PCs novos?

Tags: instalar, bino, uefi

Enviado por Joaquim Mariano (JoaquimMarianoΘyahoo·com·br):

“De acordo Matthew Garrett, um dos requisitos da certificação de hardware para Windows 8 é iniciar o firmware em pouquíssimo tempo. A Microsoft chama isso de Fast Boot.

Para cumprir o tempo exigido pela Microsoft, computadores com Fast Boot não iniciam algumas partes do hardware antes do sistema operacional. E isso inclui dispositivos ligados às portas USB (um teclado conectado a uma porta USB, por exemplo, só funcionará após o Windows 8 estar carregado). Esse empecilho é contornado pelo próprio Windows 8, que, após estar carregado, apresenta a opção de reiniciar o computador sem Fast Boot.

Ainda segundo Matthew Garrett, existe um problema para o usuário que, após adquirir um computador novo com Windows 8 pré-instalado, queira instalar uma distribuição Linux via USB sem aceitar o End User License Agreement (EULA) da Microsoft: o Windows 8 apresenta a opção de reiniciar o computador sem Fast Boot somente após a aceitação do EULA. Ou seja, sem aceitar previamente o EULA, o usuário não tem condições de reiniciar a máquina sem Fast Boot para poder instalar outro sistema operacional via USB.

Matthew Garrett descreveu o problema somente para instalação via USB. A instalação por CD ou DVD, porém, parece enfrentar o mesmo problema, de acordo com outros relatos.

O problema em si não é a impossibilidade de instalar Linux num computador com Windows 8 pré-instalado, mas a impossibilidade de fazer isso via USB (e às vezes até mesmo por CD ou DVD) sem aceitar o EULA. Para alguns, esse problema pode ser um detalhe menor, mas, para aqueles que levam o EULA a sério (especialmente por causa de suas implicações), o Fast Boot se torna um grande obstáculo.

Além das implicações morais, a aceitação do EULA do Windows 8 autorizaria a Microsoft a recusar o reembolso do valor da licença nos casos em que o usuário não deseja usar esse sistema operacional.

Vale lembrar que Matthew Garrett trabalhou na Red Hat e é coautor de UEFI Secure Boot Impact on Linux.” [referência: mjg59.dreamwidth.org]

User Space Device Drivers no Linux - Parte 1

Tags: drivers, kernel, gente-que-faz, desenvolvedores

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“Desenvolver um driver para Linux requer conhecimentos multidisciplinares.

Sim, você precisa saber ler datasheets e escovar bits. Precisa saber (muito bem) linguagem C, principalmente trabalhar com ponteiros e estruturas de dados mais complexas. Precisa conhecer também arquitetura de sistemas operacionais, e entender como o Linux escalona processos, gerencia a memória e controla o acesso aos dispositivos de I/O. Precisa conhecer os múltiplos sub-sistemas do kernel e sua API, frameworks e infraestruturas de barramento. Enfim, não será do dia para a noite que você se transformará em um desenvolvedor de drivers para o kernel Linux. O processo de aprendizado vai exigir de você muita força de vontade e perseverança.

Mas nem tudo são drivers em kernel space… Sim, é possível escrever uma aplicação em Linux que possa acessar diretamente um dispositivo de hardware! A essa aplicação (ou biblioteca) damos o nome de user space device driver.” [referência: sergioprado.org]

Reconstrução facial de uma criança indígena a partir de fotografias

Tags: gente-que-faz

Enviado por Cicero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Nesse post mostro a reconstrução facial forense de uma criança indígena exposta no Museu Paranaense em Cutiriba-PR.


Esse trabalho se destaca dentre as outras reconstruções já postadas aqui por dois motivos principais:

1) O crânio foi obtido apenas por fotografias tiradas sem flash e sem tocar no objeto exposto no museu.
2) A reconstrução da face foi feita a partir de uma cabeça já modelada de um adulto.

O objetivo é mostrar que podemos fazer réplicas digitais de peças da forma mais simples, acessível e menos invasiva possível (câmeras digitais comuns) e adequar uma face sem a necessidade de modela-la do zero. O que beneficiaria um número grande de pessoas que não tem tempo para uma formação tradicional em arte 3D.

Mais detalhes no link: [ciceromoraes.com.br/…]

Tudo com software livre, claro.

Espero que apreciem.

Um grande abraço e até a próxima!” [referência: ciceromoraes.com.br]

Nova página de Comunidade no site oficial do Ubuntu

Tags: distribuicoes, comunidade, ubuntubrsc

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“Em uma sessão que aconteceu na UDS, em Copenhague, ficou decidido que as páginas de comunidade no site oficial do Ubuntu seriam reformuladas. Com isso, deu-se início a um processo de reformulação do conteúdo, visando tornar o site mais atrativo e acessível, bem como facilitar a manutenção do mesmo.

Confira mais detalhes sobre o novo visual e a reformulação de conteúdos que aconteceram na página de Comunidade no site oficial do Ubuntu.” [referência: ubuntubrsc.com]

Palestra hoje no Rio: Doctrine 2

Tags: evento, gente-que-faz, desenvolvedores

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (ciclodepalestrasΘsindpdrj·org·br):

“Segunda-feira, 03 de junho de 2013 às 19:00 h é dia de Ciclo de Palestras Software Livre no SINDPD-RJ. Raphael de Almeida apresentará o tema: Doctrine 2.

Resumo da palestra: Doctrine é um projeto que traz suporte enterprise por meio de uma poderosa implementação de mapeamento objeto relacional (ORM). Não limitando-se apenas a isso, o Doctrine tem uma camada de abstração (DBAL) e a opção de escrever queries em um dialeto orientado a objeto próprio (DQL). Inspirado pela JPA e o Hibernate, seus criadores levaram o ORM em PHP para um novo nível, aplicando conceitos como Annotations, Object Query Language e Repository.

Esta apresentação irá introduzir estes novos conceitos bem como muito dessa arquitetura.

Inscrições pelo portal: [ciclodepalestras.sindpdrj.org.br/…]” [referência: ciclodepalestras.sindpdrj.org.br]

LibreOffice 4.1.0 Beta 1, com milhares de correções e melhorias

Tags: office, apache, falha

Texto com mais detalhes sobre a atualização que já mencionamos no feriadão, enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A Document Foundation anunciou o lançamento do primeiro Beta do LibreOffice 4.1.0, incorporando mais de 1.000 correções de bugs individuais e melhorias. E isso conta com as correções para um número razoável de bugs de manuseio de OOXML, incluindo um bug que gerava a quebra do sistema, e uma implementação básica de meta-arquivos EMF+.

Das correções de bugs, 246 eram referentes a melhorias na segurança, resultado das varreduras de segurança do projeto realizadas pela Coverity. Uma listagem das funcionalidades oficiais da versão 4.1 está disponível nas notas de lançamento de desenvolvimento.

O lançamento do Beta do LibreOffice 4.1.0 também inclui um grande número de aprefeiçoamentos e correções de bugs relacionados a nova funcionalidade de interface de usuário Sidebar. A funcionalidade Sidebar é baseada na contribuição de código do Symphony da IBM, além do trabalho de design já implementado no painel de tarefas do Impress: o código e trabalho de design está sendo integrado no Apache OpenOffice que planeja liberar o mesmo como parte das funcionalidades da próxima versão 4.0.

O código do Sidebar está sendo trazido para o LibreOffice e será o primeira maior mudança na UI sendo implementada no conjunto de aplicativos para escritório desde que ocorreu o fork do projeto do OpenOffice.org.” [referência: revista.espiritolivre.org]

LabFis 0.11: distribuição para física computacional e laboratórios de pesquisa

Tags: instalar, distribuicoes, desenvolvedores

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Lançada a versão 0.11 do LabFis, baseada no Debian Wheezy. Consiste de uma verdadeira instalação do GNU/Linux em um pendrive de 8 GB para uma completa experiência de um sistema GNU/Linux instalado. A grande novidade desta versão é que esta permite a gravação de arquivos no Pendrive.

Está disponível com dois ambientes gráficos: Gnome3 e xfce. Inclui programas utilizados comumente em laboratórios de pesquisa e disciplinas de física computacionais, gráficos e animações, e programas complementares como o Scratch for Arduino e o Processing.

Estamos à procura de uma solução que realize a transformada rápida de Fourier do sinal de entrada da placa de som compatível com o Debian Wheezy. Se estiver interessado em contribuir, entre em contato.” [referência: cta.if.ufrgs.br]

Software Livre em xeque no Paraná

Tags: parana, -governos, -xeque, -opiniao, -bino

Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):

“Desde 2003, o Governo do Estado do Paraná tornou-se uma referência nacional no que diz respeito a independência e inovação tecnológica sustentável.

Seja pelo compromisso firmado pelo Governo do Estado em prol da adoção de soluções livres e de padrões abertos, seja pelas ações exemplares da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná - CELEPAR, a mais antiga empresa pública de informática no Brasil e que neste ano completa 49 anos.

Há quatorze anos, o primeiro projeto de lei versando sobre o uso preferencial de Software Livre pelo Governo Federal foi apresentando na Câmara dos Deputados e continua tramitando até os dias de hoje. Quatro anos depois, foi aprovada e sancionada, no Paraná, as leis 14058/2003 e 14195/2003 que tratam sobre o uso preferencial de soluções tecnológicas livres e de código-fonte aberto pelo Governo do Estado do Paraná.

Desde então, o Governo do Estado do Paraná vem promovendo ações como o Paraná Digital - ação de Inclusão Digital presente em mais de duas mil escolas públicas, atendendo a um milhão e meio de crianças e adolescentes, possibilitando o desenvolvimento socioeconômico sustentável utilizando Software Livre. Muito além da simples formação técnica, está o exemplo de que o desenvolvimento pessoal se dá também pela colaboração e compartilhamento.

(...) No mesmo ano em que se comemora os 10 anos do compromisso firmado pelo Governo do Estado do Paraná com a liberdade e a independência tecnológica, no dia 09 de Abril o governador do Paraná assinou um acordo de intenções com a Microsoft no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O presidente da Microsoft Brasil sequer teve o trabalho de se deslocar até o Paraná para assinar tal acordo.

Este, claro, não é um fato isolado, em 2008 o Governo do Estado da Bahia firmou acordo parecido com a Microsoft.

Nota-se um crescente retrocesso nas políticas e ações públicas na questão da adoção e fomento de ações ligadas ao Software Livre e sobre os Padrões Abertos. No ano em que se comemora os 30 anos do início do desenvolvimento do Sistema Operacional GNU e os 20 anos desde o registro do primeiro usuário GNU/Linux no Brasil, temos pouco a comemorar.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Insync: Google Drive no Linux

Tags: instalar, google-drive, portugal

Enviado por José Filipe (filipesbimΘyahoo·com·br):

“Desta vez, vou-vos falar do Insync, uma excelente ferramenta de computação em nuvem, para sincronização com o Google Drive :-) Porque infelizmente o Google Drive só está disponível para Windows, Mac, iOS e Android. :-( Mas o Insync não fica nada atrás, bem pelo contrário, eles até dizem que o “Insync ama o Linux” :-D O Insync permite uma perfeita integração nas vários distros, e em vários ambientes de trabalho (eg. kde, gnome …) !

Eu aqui apenas vou exemplificar os passos para instalar o Insync, para as distros que suportam o APT ou o YUM, e para os ambientes gráficos GNOME e KDE, para os restantes poderão consultar a página oficial do Insync !

Nota: A versão 1.0 do Insync tá quase a sair do forno, confira aqui as novidades [forums.insynchq.com/…] …” [referência: linuxbestchoice.wordpress.com]

HowTo Online lança treinamento de Servidores Linux

Tags: patrocinador, curso, servidor

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Terá início no dia 06/06 o treinamento de servidores Linux do instituto HowTo Online. Este treinamento conta com 25 vídeo aulas práticas em ambiente virtualizado. Na grade do curso figuram servidores importantes como Samba4, Iptables, Squid3, Nagios (com check_mk e Nagvis), etc… Os interessados devem entrar em contato com adm@brunoodon.com.br.” [referência: brunoodon.com.br]

BR-Linux troca WordPress pelo Axe

Tags: br-linux, cms, wordpress, axe, kiss, static

A partir da madrugada de hoje o BR-Linux não está mais sendo servido pela popularíssima e versátil dupla composta pelo gerenciador de conteúdo WordPress e pelo MySQL, e passa a ser mantido no Axe, o gerenciador de conteúdo baseado em arquivos estáticos que venho desenvolvendo ao longo dos últimos 30 dias.


Fiz implantações do Axe nos 2 últimos domingos (primeiro no BR-Mac, depois no Efetividade), e ele foi amadurecendo a cada novo blog operado por ele, mas nada se compara ao que o BR-Linux exigiu, com seu acervo de vários milhares de posts, e leitores que se manifestaram veementemente contra alterações profundas no layout ツ

A principal vantagem do Axe é para mim, pois as operações (postar, atualizar, etc.) e a manutenção (configurar, fazer backup, etc.) passam a ocorrer como eu prefiro: linha de comando, e arquivos-texto. Veja abaixo como era este post do Axe antes de ser publicado:


O Axe tem vantagens para vocês também: como não depende de servidor de banco de dados e nem precisa rodar o runtime do PHP na hora de servir as páginas, elas devem ser entregues com mais desempenho, e possivelmente vou ter condições de produzir um pouco mais de conteúdo, também.

O novo sistema de comentários é o Disqus, e continua operando com moderação por parte da própria comunidade. No momento configurei para permitir comentários até de quem não deseja confirmar um endereço de e-mail (embora neste caso haja moderação prévia por mim, que a farei algumas vezes por dia), mas – dependendo de como isso for usado – vou rever ao longo da semana se precisarei promover ajustes.

Para quem deseja experimentar um CMS estático maduro para seu site, recomendo o Jekyll, feito em Ruby. O Axe também será disponibilizado (sob uma licença free software, e atendendo basicamente ao meu próprio caso de uso, mas permitindo que eventuais interessados desenvolvam o suporte aos seus), e o momento previsto para isso continua sendo o final da primeira quinzena de junho – afinal, como não pretendo dar suporte, ao menos devo caprichar um pouco na documentação para usuários...

E se você quiser saber mais sobre o Axe, na semana passada falei quase 1h sobre ele, ao longo de uma participação no podcast CocaTech - é só ouvir ツ

LibreOffice 4.1 terá barra lateral do ApacheOpenOffice

aplicacoes

Enviado por Marcos Alexandre (marcosalexandre·rodriguesΘgmail·com):

“Já está disponível a versão beta 1 do LibreOffice que dentre as novidades está uma nova sidebar ~para o Impress, contribuição da IBM para o Apache OpenOffice baseado no código do Lotus Symphony.

A sidebar vem desabilitada, mas pode ser testada seguindo as instruções abaixo: [nabble.documentfoundation.org/…]

Screenshots e contribuição para o projeto da nova sidebar podem ser acessadas no site da fundação Apache [wiki.openoffice.org/…]” [referência: h-online.com]

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 31/05/2013

Mark Shuttleworth encerra o Bug #1 do Ubuntu ("Microsoft tem fatia majoritária de mercado")

distribuicoes

O bug número 1 registrado no sistema de gerenciamento do projeto Ubuntu foi aberto em 2004, e sua descrição começa com a frase: "A Microsoft tem uma fatia majoritária no mercado PC desktop" ("Microsoft has a majority market share in the new desktop PC marketplace").

Após o bug ser mantido lá ao longo de quase 10 anos, hoje o ditador benevolente perpétuo do projeto, Mark Shuttleworth, decidiu registrar o seu encerramento. Na descrição do encerramento, ele menciona vários fatores, inclusive como o mercado e a computação pessoal mudaram, aspectos sociais, e a significância das fatias do iOS e do Android. (via bugs.launchpad.net - “Comment #1834 : Bug #1 (liberation) : Bugs : Ubuntu”)

| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 30/05/2013

Disponível gratuitamente o módulo do Itaú ShopLine para a plataforma Magento

aplicacoes

Enviado por Eneias Ramos de Melo (eneiasΘgamuza·com·br):

“A equipe Gamuza, através do projeto Gamuza Open, que tem o objetivo de difundir o conhecimento em Software Livre no Brasil, tem o prazer de disponibilizar gratuitamente a mais nova versão do módulo de pagamento do itaú shopline para a plataforma Magento. Com ele você tem as opções de pagamento mais usada no Brasil incluindo transferência eletrônica, débito em conta, boleto, etc.” [referência: blog.gamuza.com.br]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/05/2013

oVirt all-in-one no Fedora 18

aplicacoes

Enviado por Marcelo Barbosa (firemanxbrΘfedoraproject·org):

“O oVirt é o única plataforma de virtualização totalmente open source e a principal distribuição Linux homologada para trabalhar com ele é o Fedora.” [referência: mr-marcelo-barbosa.tumblr.com]
| Link para compartilhar
Por Augusto Campos | 29/05/2013