Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

"Click": Ubuntu pode adotar novo formato de pacotes

Tags: distribuicoes

O Ubuntu está considerando adotar um novo formato de pacotes, definido internamente, que no momento tem o nome de Click. A intenção é adotá-lo nos pacotes para o Ubuntu de aplicativos desenvolvidos por terceiros, e não para o sistema em si, que continuará baseado no dpkg.

A descrição técnica do estado atual da proposta e de sua implementação inicial (que já está rodando, embora ainda em fase inicial do seu ciclo de vida) é interessante; por exemplo, os pacotes Click são puramente declarativos (nada de scripts para execução durante a instalação ou remoção), têm poucas dependência referentes ao sistema do empacotador (basta ter um ambiente Python na máquina), o que naturalmente facilita atrair a atenção de desenvolvedores externos, que não precisariam nem mesmo ter o Ubuntu instalado para empacotar seus aplicativos para ele. Como curiosidade, no momento a implementação inclui os pacotes Click em containers em formato .deb, o que facilita a integração com ferramentas existentes.

Os detalhes que mais me chamaram a atenção lembram bastante características (mas nem tanto a forma de implemetação) do brasileiro e pioneiro Gobolinux, incluindo a ausência de dependências entre aplicativos (dependências entre cada aplicativo e o sistema base podem haver), a instalação de cada aplicativo em seu próprio diretório, e a possibilidade de instalação sem ser root. (via lwn.net - “"Click packages" for Ubuntu [LWN.net]”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Debian agora é o sistema operacional default da Google Compute Engine

Tags: distribuicoes

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“Google está trazendo o Debian para o Google Compute Engine e está tornando-o o sistema operacional default para os desenvolvedores que usam o serviço. A Google dará suporte tanto para o Debian 6.0 quanto para o 7.0, que foi lançado esta semana.

Há algumas razões muito claras pelas quais a Google está fazendo do Debian seu sistema operacional default no serviço. Primeiro de tudo, é gratuito, disse Krishnan Subramanian, um analista de cloud e fundador da Rishidot Research. "Com o Ubuntu e Red Hat, o Google tem de lidar com os vendedores que querem ganhar dinheiro eles mesmos", disse ele. Além disso, o Debian tem uma grande base de clientes. E ele se encaixa com a cultura nerd da Google.” [referência: debianmaniaco.blogspot.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

HowTo Online: Curso de Nagios - início em 13/05

Tags: curso, nota-de-anunciante-do-br-linux

Enviado por Bruno Odon (admΘbrunoodon·com·br):

“Está aí o que vocês queriam!! Curso de Nagios iniciando em 13/05. O curso do curso é de R$300,00, que podem ser pagos em até 10x no cartão de crédito.

O Nagios é o hoje o recurso mais utilizado pelas empresas para monitoria de servidores e serviços. Todas as aulas do curso são voltadas para a parte prática de monitoramento de servidores. Nas aulas serão vistos exemplos reais dos serviços mais utilizados no mercado. Serão utilizados servidores Linux e Windows nos laboratórios (se serão todos virtualizados). Serão vistas situações de alertas feitos através de e-mail e SMS.

Os recursos oferecidos são:

5 vídeos aulas práticas; Apostila do curso; Disponibilidade do instrutor para plantão de dúvidas, caso o aluno solicite; Conta de FTP para o aluno baixar as vídeo aulas; Portal do aluno, para ele assistir as aulas pela internet, acessar as apostilas e fazer os laboratórios.” [referência: brunoodon.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FenaLivre - Passo Fundo / RS

Tags: evento

Enviado por Matheus Carvalho (gnu·matheusΘgmail·com):

“O que é o Fenalivre? O Festival Nacional de Cultura Livre (Fenalivre) é um evento organizado por um grupo de voluntários e entusiastas do software livre para divulgar e compartilhar a cultura livre em todas as áreas do conhecimento.

O evento acontece semestralmente, na cidade de Passo Fundo/RS, e conta com palestrantes e profissionais da área de TI que ministram oficinas voluntariamente para compartilhar seu conhecimento.

Para que o evento sempre mantenha sua ideologia original, foram criados cinco princípios que norteiam a organização do evento. São eles: Colaboração voluntária; Pouca fala, muita prática; Sem vendas aqui!; Somente software livre!; Inovação, sempre!

Quer participar? Faça sua inscrição agora mesmo pelo site www.fenalivre.com.br” [referência: fenalivre.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Audacity: um editor de áudio open source

Tags: comunidade

Enviado por Rafael Schouery (contatoΘmafagrafos·net):

“O Audacity é um editor de áudio distribuído através da licença GPL e disponível para várias plataformas. O Audacity permite trabalhar com diversas faixas diferentes de audio e permite, entre outras coisas, a conversão entre diversos formatos de audio como WAV, OGG e MP3 (que requer que a biblioteca LAME seja instalada), realizar cortes e mixar várias faixas.

Nesse post falamos um pouco mais sobre o Audacity, inclusive mencionando a minha experiência em editar Podcast usando o Audacity.” [referência: mafagrafos.net]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Manjaro Linux 0.8.5.2

Tags: distribuicoes

Enviado por Holmes (holmes_holmesΘlive·com):

“Depois de algumas semanas do lançamento do Manjaro 0.8.5 e 0.8.5.1, a equipe acaba de lançar uma nova ISO numerada como 0.8.5.2. Devido às grandes mudanças ocorridas recentemente, a 0.8.5.2 se enquadra como uma versão de manutenção das anteriores (0.8.5 e 0.8.5.1). Essa versão inclui a nova estrutura dos repositórios, Pacman 4.1, GTK 3.8, também inclui a mais recente atualização do último dia 05 de maio. Os problemas relatados pela comunidade também foram corrigidos. As principais mudanças são: a) instalador gráfico atualizado e traduzido para os seguintes idiomas: ca, el, en, es, it, pt_BR e ro; b) Manjaro Settings Manager atualizado; c) Kernel Linux 3.8.11 como padrão; d) Xorg 1.14.1; e) problema de segurança resolvido, etc. Essa versão do 0.8.5.2 também inclui a edição oficial do Openbox, que também foi atualizado. Manjaro Openbox inclui uma série de mudanças em relação às versões anteriores, incluindo: a) suporte multimídia completo; b) aplicações multimídia adicionais, incluindo QupZilla, PAMAC, VLC e Xnoise; c) menu obmenu-generater revisado; d) um novo look baseado nas imagens AngieMyst’s wonderful “light vines”. Para mais informações visitem o Manjaro Brasil (http://www.manjaro-linux.com.br).” [referência: manjaro-linux.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Linux para hardware com recursos limitados

Tags: distribuicoes-nacionais

Enviado por Patrick d'Emmabuntüs (patrickΘemmabuntus·org):

Emmabuntüs 2 é uma nova distribuição Linux baseada no Xubuntu 12.04. Esta distribuição foi projetado para facilitar a renovação dos computadores dados a associações de ajuda humanos, especialmente das comunidades Emaús (onde vem o nome) e promover a descoberta de Linux por iniciantes, mas também para aumentar a vida útil dos equipamentos e reduzir o desperdício causado por excesso de consumo de matérias-primas.

Esta distribuição inclui muitas características modernas, como grande número de programas pré-configurados para o uso diário, dockbar para lançar aplicações, controle parental, fácil instalação de software non-free e codecs de mídia, e configuração rápida através de os scripts automatizados.” [referência: superdownloads.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

PCs da NASA na ISS agora rodam Debian

Tags: distribuicoes

Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):

“A novidade foi compartilhada por Keith Chuala, da United Space Alliance, líder das equipes de laptops e integração da ISS. Ele disse à ZDNET, "Nós migramos as principais funções do Windows para o Linux porque precisávamos de um sistema operacional que fosse estável e confiável - um que nos daria o controle da casa. Então, se nós precisávamos de patch, ajustes ou adaptações, nós deveríamos fazê-lo. "

Para ser mais específico, esses computadores, que serão utilizados pelos astronautas da ISS estarão executado Debian 6. Anteriormente, Scientific Linux, um clone do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) foi inicialmente utilizado para o seu computador. ” [referência: debianmaniaco.blogspot.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Satélite da Nasa com Android começa a enviar imagens do espaço

Tags: aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“A NASA informou esta semana que seu mini-satélite “PhoneSat” – montado a partir de unidades do HTC Nexus One e Samsung Nexus S – começou a enviar imagens da Terra para a agência especial.

A iniciativa, que alimenta uma nova forma de exploração espacial com custos extremamente baixos, é parte de um experimento chamado de CubeSat Launch Initiative que incorpora produtos eletrônicos de consumo em nanosatélites.

“Durante o curto espaço de tempo que a nave estava em órbita, fomos capazes de demonstrar a capacidade dos smartphones em atuar como satélites em ambiente espacial”, disse Bruce Yost, o gerente de programa de tecnologia de satélite da NASA.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando o Debian quase do zero

Tags: distribuicoes

Enviado por Fernando Auil (fernando·auilΘgmail·com):

“Este tutorial aborda uma maneira não usual para a instalação do Debian. O método dispensa o CD de instalação, mas requer uma conexão de rede. A configuração do sistema requer também um pouco mais de trabalho manual. Em compensação, é possível criar sistemas altamente costumizados e, durante o percurso, tal vez fique um pouco mais claro o funcionamento geral de um sistema GNU/Linux. Além disso, uma vez analizado o processo, o método pode ser automatizado para futuras instalações.

A primeira parte trata da instalação do sistema básico, o modo gráfico (servidor X) e um ambiente desktop leve (FVWM + ROX). Testado no Debian wheezy.” [referência: auil.net.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Cinnamon chega a versão 1.8 – Instale e descubra as novidades

Tags: aplicacoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Cinnamon , o ambiente desktop usado por padrão no Linux Mint, chegou a versão 1.8, agora com o seu próprio Centro de Controle, screensaver e muito mais. O Cinnamon é um fork do GNOME Shell, que tenta oferecer o layout e personalização do GNOME 2: por padrão, há um painel na parte inferior (mas opcionalmente, você também pode obter um em cima como no GNOME 2) que suporta auto ocultar, suporta applets, uma clássica bandeja de sistema e muito mais.

Mas ele tem muito mais que isso e você só saberá o que ele tem a oferecer se instalar e experimentar.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Editor de texto open source da Adobe: lançado Brackets Sprint 24, codinome Jack Bauer

Tags: aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“Os desenvolvedores da Adobe liberaram a versão mais recente do seu editor de texto em código aberto, baseado em JavaScript, HTML5 e CSS, voltado para o desenvolvimento web.

Brackets Sprint 24, codinome “Jack Bauer”, introduz código type-aware, em JavaScript, utilizando o motor de análise opensource Tern. A nova versão também traz previews instantâneas de cores para CSS e outras melhorias na interface do usuário.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FreeType recebe reforços vindos da Adobe e Google

Tags: aplicacoes

Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):

“O motor de renderização de fontes FreeType foi aprimorado com um novo conversor de bitmap para fontes Compact Font Format (CFF), contribuição esta feita para o FreeType, através da Adobe e Google. Os novos detalhes sobre o Rasterizer foram incluídos no último changelog para a beta versão 2.4.12 do FreeType. A nova engine é dita como “muito superior a engine CFF atual e será substituída na próxima versão”.

Atualmente, porém, o novo motor está desativado por padrão e tem que ser habilitado em tempo de compilação. O próprio código é descrito como um “beta maduro”. O Google explica que as fontes CFF colocam mais um fardo para trabalhar fora do visor trade-offs no rasterizer, mais do que TrueType, a nova engine Adobe CFF para FreeType traz um motor de maior qualidade ao renderizador de fontes opensource, que é melhor capaz de fazer de forma adequada os trade-offs para uma ampla gama de monitores.” [referência: revista.espiritolivre.org]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando o Y PPA Manager no Ubuntu

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Se você tiver atualizado a partir do Ubuntu 12.10 para Ubuntu 13.04, todos os seus PPAs foram desativados no processo. O Ubuntu 13.04 já tem a versão mais recente para a maioria dos pacotes, mas há alguns que não são a versão mais recente, ou você pode querer instalar alguns aplicativos que não estão disponíveis nos repositórios oficiais.

O Y PPA Manager pode ajudá-lo com isso: ele pode automaticamente reativar os PPAs que trabalham com o Ubuntu 13.04, deixando os outros desativados.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como criar uma pasta criptografada no Ubuntu

Tags: distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Embora você possa obter ferramentas proprietárias, como o TrueCrypt e LUKS, para criptografar pastas ou partições, o sistema operacional Ubuntu inclui uma ferramenta de diretório particular criptografada por padrão. Hoje mostraremos como usá-la.

Usar a ferramenta de criptografar do Ubuntu é muito fácil, basta atualizar e ativar a ferramenta para usá-la. Quando você criar um volume criptografado no Ubuntu, o volume recebe o nome de "~/.Private". Você pode atribuir uma senha quando o volume é criado e você usará ela para visualizar ou copiar arquivos de e para o diretório criptografado.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]