Visite também: UnderLinux ·  Dicas-L ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Currículo ·  Efetividade ·  Arduino

França acaba com a sua lei que mandava cortar o acesso à Internet de usuários que baixam conteúdo "pirata"

Tags: copyright, governos

Não está mais em vigor na França a lei Hadopi, que advertia e suspendia a conexão à Internet de usuários franceses após 3 infrações a direitos autorais.

Durante a vigência da lei, muitas advertências foram emitidas, mas poucas suspensões de conexão chegaram a ser executadas – e na maioria dos casos tinham prazos reduzidos ou eram substituídas por outra penalidade. Só há registro de uma suspensão pelo período completo – neste caso, 15 dias.

O governo francês deixará de se concentrar nos usuários individuais, e deslocará sua mira para os sites que lucram com as violações aos direitos de autores. O Ministério das Comunicações francês agora declara que a suspensão era uma medida estrita demais e não faz sentido no mundo atual. (via theverge.com - “France reverses 'three strikes' piracy law, will no longer suspend violators' internet access | The Verge”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

5 maneiras de experimentar o Linux sem desalojar o Windows

Tags: instalar

Enviado por Pedro Delfino (pedro·delfino3Θgmail·com):

“Quer dar uma olhada no Linux, mas ainda tem medo de destruir a instalação do Windows em seu computador? Existem muitas maneiras de experimentar o Linux sem colocar a instalação do seu Windows sem risco, a partir de um live-cd , com um Pendrive USB, com uma máquina virtual e muito mais, e eu irei falar um pouco sobre cada uma delas nesse artigo” [referência: e-tinet.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Gestão de parque de informática: Como ativar ativando pesquisa de satisfação GLPI

Tags: admin

Enviado por jeferson salles (jefersonmattossallesΘgmail·com):

“Neste terceiro post da série irei falar como ativar a pesquisa de satisfação do GLPI ( Gestão Livre de Parque de Informatica ).

Caso queira saber um pouco mais sobre o GLPI leia os posts dessa série: Gerenciando seu Parque de TI Com software Livre (Glpi + OCS) e Instalando o GLPI no Debian” [referência: mundotibrasil.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Presidente quer tornar obrigatório armazenar no Brasil os dados de brasileiros na Internet

Tags: complicado, trofeu-joinha

Via g1.globo.com:

A Presidente da República afirmou nesta segunda-feira (8) que o governo quer que o Marco Civil da internet – projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados – determine que o armazenamento de dados brasileiros deve ser feito obrigatoriamente no Brasil.

O governo vai rever o projeto do marco civil antes de colocar em votação, de acordo com a presidente, para “garantir melhor a privacidade” dos dados. Reportagem do jornal “O Globo” publicada no domingo (7) afirma que, na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA, na sigla em inglês). Segundo a reportagem, não há números precisos, mas em janeiro passado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados.

“Vamos dar uma revisada porque uma das questões que devemos observar é onde se armazenam os dados. Porque muitas vezes os dados são armazenados fora do Brasil, principalmente o do Google. Queremos obrigatoriedade de armazenamentos de dados de brasileiros no Brasil. E fazer revisão para ver o que pode garantir melhor a privacidade”, afirmou.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FISL: boa parte do interesse nasce do lado de fora das salas de palestras

Tags: evento, reporter-convidada

A @melissawm, nossa correspondente convidada para o FISL, deu continuidade ao seu relato do 1º dia do evento com mais algumas observações dos demais dias, confirmando que boa parte do interesse do Fórum vem dos ambientes do lado de fora das salas de palestras. Seguem os relatos enviados por ela. Obrigado mais uma vez, Melissa!

2º dia do FISL

Nesta quinta feira, o FISL continuou com as palestras e principalmente muitas conversas interessantes entre os participantes, grupos de usuários e comunidades do Software Livre.

A impressora 3D da Metamáquina seguiu sendo disputada pelos espectadores, assim como as apresentações da bobina de Tesla que passou a tocar músicas como o Hino Nacional (!)

As manifestações ocorridas recentmente também não passaram em branco. Um dos destaques do dia foi uma rodada de discussão sobre o transporte público em Porto Alegre, confirmando a impressão deste ano de que o público está mais diversificado, incluindo não só pessoas técnicas e desenvolvedores, mas pessoas interessadas na filosofia livre em outros âmbitos, como a transparência, a cultura livre e as aplicações do software livre na sociedade.

3º dia do FISL

Não podia ser diferente: o grande destaque do 3o dia do FISL foi a palestra de Richard Stallman, disputada igualmente pelos novatos e pelos evangelizados, e que não decepcionou: Stallman falou sobre as liberdades e os fundamentos do software livre, além das ameaças atuais (segundo sua visão) à liberdade dos usuários.

Além disso, ainda era possível se divertir com os brinquedos tecnológicos e robóticos espalhados pelo espaço do FISL, como no stand da Metareciclagem e do Colégio Marista.

4º dia do FISL

Chegamos ao último dia. Entre despedidas, trocas de contato e as últimas palestras, chegou a hora de fazer saldo do FISL.

No total, presenciei um evento muito mais diverso do que em anos anteriores, tanto no tema das palestras quanto nos palestrantes em si. Não posso deixar de comentar a grande participação feminina no evento, culminando hoje no encontro do grupo das Mulheres na Tecnologia. Os setores de educação e cultura livre estão representados em todos os dias e horários, o que mostra que o foco do evento deixou de ser totalmente técnico para incluir também os outros aspectos do software livre e da filosofia livre, o que enriquece enormemente o evento.

Fica já a saudade e a vontade de participar novamente no ano que vem.

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

FISL14: Emscripten, linguagens e o Firefox OS

Tags: evento, desenvolvedores, pos-pc, llvm

Enviado por Luciano Giordani Bassani (lgbassaniΘgmail·com):

“Emscripten, basicamente é um compilador C e C++, mas também oferece suporte a qualquer linguagem que possa ter seu código compilado para LLVM, como por exemplo Lua e Python. Alguns exemplos de linguagens que já rodam no navegador: [repl.it/…]

Já tinha visto alguma coisa sobre essa tecnologia aqui no BR-Linux, mas no FISL foi possível entender melhor como tudo funciona.

Ao final da palestra, não pude deixar de imaginar nas possibilidades de evolução que isso pode permitir ao FirefoxOS.” [referência: lgbassani.wordpress.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como converter vídeos para um GIF animado

Tags: instalar

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“QGifer é uma ferramenta Qt disponível para Linux e Windows, que pode converter parte de um vídeo para um arquivo GIF animado.

QGifer não é apenas um simples conversor de vídeo para GIF. Graças ao seu conjunto de recursos, o aplicativo é quase um editor de vídeo, exceto pelo fato de que ele não produz vídeos, mas sim arquivos GIF animados. Com ele você pode facilmente definir qual parte do vídeo deve ser usado no seu GIF, cortar vídeo, adicionar texto ou imagens, aplicar filtros e mais.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Como adaptar games Unity para rodar no Android

Tags: jogos, pos-pc

Enviado por Cleuton Sampaio (cleuton·sampaioΘgmail·com):

“Muita gente acompanhou o tutorial de criação de Games 3D com Unity, que eu publiquei aqui há alguns dias. Porém, muitos me perguntaram como adaptar o game para rodar no Android. Teoricamente, ele roda, a questão é adaptar os controles. Eu fiz um artigo rápido demonstrando isso.” [referência: indiegamerbrasil.com]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Metamaquinas 2, lançamento público do código durante o FISL14

Tags: evento

Enviado por Luciano Giordani Bassani (lgbassaniΘgmail·com):

“No primeiro dia do FISL14, Felipe Sanches, durante sua palestra da Metamáquina 2 (impressora de prototipagem rápida brasileira), oficialmente tornou público o projeto no GitHub [github.com/…]

Entusiasmado com a tecnologia que conheceu durante sua peregrinação por Hackerspaces estrangeiros, ele decidiu trazer a tecnologia para o Brasil, no formato livre e por valores acessíveis. Para isso, a empresa fundada por ele, Rodrigo R. Silva e Felipe Moura buscou financiamento do Crowdfunding e criou o primeiro modelo da Metamáquina, baseado na Prusa Mendel, um projeto 100% livre, tanto em termos de software e hardware.

A Metamaquina 2 é uma evolução desse modelo e da Prusa Air, com investimento em pesquisa e aperfeiçoamento da empresa fundada por ambos.

Felipe acredita que é essencial que as pessoas tenham autonomia sobre as tecnologias que elas tem acesso. A maior violência do software proprietário é a negação de acesso a tecnologia daquilo que a pessoa está usando. Se a pessoa nunca usou ou nunca vai usar aquele software, ela não está sendo violentada, pois ela não é usuária daquilo. E a empresa deles levam essa política para o hardware, também.” [referência: metamaquina.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Herança do FISL 14

Tags: evento, bom-doutor

Enviado por Luciano Giordani Bassani (lgbassaniΘgmail·com):

“Fórum encerrado, e após 4 dias de eventos e assistido várias palestras interessantes, ter interagido com várias pessoas, o que ficou, ao contrário de outros anos, não foi uma nova metodologia de programação revolucionária, um novo software, maior adoção das tecnologias livres ou mesmo casos de sucessos, apesar de ter visto coisas fabulosas e tecnologias emergentes que prometem.

Nossas fronteiras foram ampliadas, com conquistas em hardware livre, que podem ser utilizados em soluções simples como montar uma central multimídia, ou mais complexas como montar um sistema de sensores para monitorar fisicamente um CPD, até coisas extremamente complexas como uma impressora 3D.

Mas software e hardware livre não são mais suficientes, é necessário mais. É necessário Energia Livre também!

Extremamente revolucionário ouvir Luis Maccarini, em sua palestra sobre Permacultura, tanto como ouvir Richard Stallman pela primeira vez.

Espetacular ouvir Thomas Soares em sua palestra sobre uma proposta de novo modelo energético descentralizado.

Valeu FISL 14, vocês se superaram novamente e prometo que energia livre, vai evoluir, mesmo que seja taxado de louco novamente!” [referência: lgbassani.wordpress.com]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Instalando o tema Numix-UTouch-Style no Ubuntu

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Que tal dar uma mudada no visual de seu ambiente gráfico? Uma boa opção para fazer isso é usar um tema. Por isso iremos ver na dica de hoje como instalar o tema Numix-UTouch-Style no Ubuntu.

Numix-UTouch-Style Icon Pack é fortemente influenciada pelo estilo do Ubuntu touch, tendo portanto, o fundo de cantos super arredondado com a textura de triângulos nele. Dentro do ícone tem o símbolo propriamente dito, representado pelo pictograma branco puro.” [referência: edivaldobrito.com.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Qt 5.1 traz suporte preliminar ao Android e iOS

Tags: qt, desenvolvedores, pos-pc

A Digia, que comprou da Nokia o Qt no inverno passado, lançou a versão 5.1 do framework. O resumo das novidades merece a sua leitura, e tem ênfase no caráter multiplataforma do Qt. Mas o que chama mais a atenção é o preview do Qt para Android e iOS, que já permite aos desenvolvedores testar o port para essas plataformas, com a expectativa de que a versão 5.2 traga ainda neste ano a versão completa da capacidade de deploy dos ports. (via developers.slashdot.org - “Digia Releases Qt 5.1 With Preliminary Support For Android and iOS - Slashdot”)

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

WebConsole - Acesso ao console do Linux via web

Tags: instalar, servidor

Antes de instalar acessos à shell por meio da web ou burlando configurações de firewall, certifique-se de consultar as normas aplicáveis e de auditar a segurança das ferramentas envolvidas.

Enviado por Gilberto Nunes (gilberto·ferreiraΘkonnectati·com·br):

“Muitas vezes você está atrás de um firewall ou de uma VPN e não consegue acesso direto ao SSH de um servidor, que também, via de regra, está atrás de um firewall. Instalei em um servidor, o Webconsole, um script perl, que liberar um console web, dentro de um navegador. Simples e fácil de instalar, foi uma mão na roda. Recomendo.” [referência: web-console.org]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Conky Manager: uma interface gráfica para gerenciar configurações do Conky

Tags: instalar

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Conky é um monitor de sistema leve, altamente personalizável que exibe várias informações sobre o seu desktop. Mas o que é bom pode melhorar ainda mais, instale o Conky Manager e gerencie facilmente as configurações do Conky. Conky Manager 1.1 vem com temas que vão desde a informação completa do sistema (memória, cpu, Internet, uso de cpu e tempo) para configurações que exibem apenas o uso da CPU ou estatísticas de gráficos da Nvidia.” [referência: edivaldobrito.com.br]
Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]

Inesperado: Lxde está considerando migrar para o Qt

Tags: desktop, lxde, kde

Enviado por Cleiton Lima (cleitoncflΘyahoo·com·br):

“Parece que depois do Unity, mais um ambiente gráfico está trocando o GTK+ pelo Qt: o Lxde. Apesar do GTK+3 já estar no mercado há algum tempo, os desenvolvedores do Lxde mantinham seu ambiente gráfico em GTK+2. Agora que essa versão do framework está sem suporte, eles estão considerando as opções: portar o código para a nova versão, o GTK+3, ou portar para o Qt4. E no momento o framework utilizado pelo KDE parece ter atraído mais a atenção dos desenvolvedores.

Por enquanto a nova versão ainda é tratada como experimental, continuando a velha versão em GTK+2 como estável.” [referência: espacoliberdade.blog.br]

Compartilhe: [Twitter] [Facebook] [Comentar]