Curso de Asterisk EaD na Lytux, R$ 650

Tags: curso

Enviado por Lytux (contatoΘlytux·com·br):

“A LYTUX ainda está com vagas para o curso de Asterisk EaD. Abaixo seguem as informações do curso:

Tipo do Curso: EAD ao Vivo (com Gravação da Aula) Material: Apostila em PDF, Ambiente Virtual e Lista de Discussão Valor: R$ 650,00 Inicio: 05/08/2013 Horário: de Segunda à Quinta das 21:00 às 23:00 Carga Horária: Aproximadamente 24 horas Formas de Pagamento: Transferência, Boleto (em 2x) e Cartão de Crédito (em até 10x) Certificado: SIM” [referência: lytux.com.br]

Choque de realidade: 2 dias depois, Canonical reduz em até 25% preços do seu ubuntufone

Tags: edge, ajuste

A Canonical anunciou na segunda-feira seu plano de encontrar 40.000 pessoas interessadas em ajudar a juntar US$ 32 milhões para viabilizar o Ubuntu Edge, seu interessante (em termos de especificações técnicas, ao menos) smartphone com dual boot de Android e Ubuntu.

O primeiro dia se mostrou promissor, com grande procura pela oportunidade de adquirir o direito de receber um aparelho a partir de agosto comprometendo-se a pagar US$ 600. A partir do 2º dia, entretanto, a entrada em vigor do preço ordinário de US$ 830 por aparelho reduziu claramente o interesse e o ritmo de crescimento da campanha, que tem prazo de 1 mês.

Mas quem é de comércio não se aperta, e medidas de ajuste entraram imediatamente em campo, com a oferta de mais 3.750 aparelhos a preços com desconto, reduzindo seus preços a valores entre US$ 625 e US$ 7251. Outros lotes a preços abaixo de US$ 830 serão oferecidos até o final da campanha, e alguns lotes a preços superiores (corporativos, etc.) também apareceram.

Vale lembrar que a meta de arrecadação é em dinheiro, e não em número de participantes, e que a redução no preço individual exigirá que mais participantes adiram ao plano de financiar o ubuntufone para que a campanha tenha sucesso. (via omgubuntu.co.uk - “Ubuntu Edge Prices Lowered, Devices Available from $625 | OMG! Ubuntu!”)

 
  1.  Quem comprou ontem a US$ 830 terá oportunidade de optar por um destes valores, também.

Chromecast: dispositivo do Google transforma o Chrome em ponto de convergência da sala de TV, e exclui o Linux

Tags: sem-linux

No evento do Google de ontem, em que foram anunciados um novo dispositivo Nexus e a nova versão do Android, a maior novidade foi o Chromecast, dispositivo que, ao preço de um Raspberry Pi1, conecta-se à porta HDMI da sua TV2 e transmite a ela imagens enviadas a partir do navegador Chrome no desktop, e de apps no Android e no iOS.

As semelhanças (e as importantes diferenças) em relação a dispositivos como a Apple TV3 são evidentes, e o conceito me agradou bastante, ao mesmo tempo em que me chamou a atenção a crescente importância estratégica do Chrome para o Google – é uma convergência que dispensa controlar qual o sistema operacional fornecido por terceiros que o usuário vai escolher.

Dois aspectos me chamaram a atenção no que diz respeito ao desktop open source, entretanto: o anúncio oficial é explícito ao mencionar suporte ao Chrome para o Mac e Windows, mas não menciona o Linux4, e a licença de uso do SDK para quem quer desenvolver aplicativos com suporte ao novo acessório tem exigências que a tornam claramente incompatível na prática com requisitos comuns em licenças de software livre ou open source5. (via google.com - “Chromecast”)

 
  1.  modelo B (US$ 35)

  2.  E a uma porta USB para alimentação elétrica

  3.  especialmente no modo Airplay

  4.  Não que seja grande surpresa, afinal o suporte oficial a desktops "genéricos" com Linux em vários outros elementos importantes do "desktop Google" também inexiste ou é precário – aparentemente o Google gosta bem mais do kernel Linux do que dos desktops rodando o Linux.

  5.  em especial as licenças recíprocas

Buscando relevância: Arquiteto do Fedora propõe nova organização da distribuição e de seu desenvolvimento

Tags: fedora, junta

Matthew Miller, um dos arquitetos do projeto Fedora, disponibilizou uma longa descrição da proposta que ele irá apresentar aos mantenedores da distribuição, que essencialmente muda a forma como o projeto é desenvolvido e une as diversas partes de seu conjunto de componentes.

Miller parte de uma lista de pontos fortes e fracos da distribuição atualmente (incluindo não ser percebida como relevante) e do reconhecimento da necessidade de atrair e manter usuários e desenvolvedores, mais do que de ser tecnicamente especial.

A visão que ele propõe é baseada em 5 anéis concêntricos1, sendo o primeiro e mais central deles uma distribuição mínima, e os outros vão incluindo os demais componentes: sistema base, ambientes+pilhas, aplicativos, e softwares do usuário – tudo junto, mas não misturado. Cada anel terá regras específicas sobre como será mantido, o que é ou não aceito em seu interior, etc.

Uma curiosidade é que o nome "Fedora Core" volta a ser usado, embora com outra acepção, e dessa vez sem segregar desenvolvedores que não são empregados da Red Hat.

Tecnicamente interessante. A acompanhar. (via lwn.net - “Miller: Proposal for a more agile "Fedora.next" [LWN.net]”)

 
  1.  numerados de 0 a 3, mais o externo

Desenvolvedor lança proposta contra a extinção do GNOME

Tags: gnome, gtk, meteoro

Lionel Dricot começa seu relato com uma constatação: na edição 2012 (é a da foto abaixo) da conferência GUADEC, brincavam que aquela seria a última edição – mas parte considerável dos desenvolvedores que estavam lá não voltarão para a edição 2013.

Ele tem uma proposta de explicação: com desenvolvedores seguindo o interesse de muitos usuários migrando do desktop para o mundo móvel e a nuvem, com ambientes gráficos open source populares deixando de lado o Gtk, é cada vez mais raro encontrar telas de notebooks de usuários de eventos de software livre e open source exibindo a tela do GNOME1.

Lionel, que é desenvolvedor de aplicativos, não aceita o estado de coisas descrito por ele, e propõe que seja objeto de discussão presencial em algum evento futuro, considerando como levar o "espírito GNOME" às novas circunstâncias. (via ploum.net - “The Last GUADEC? | ploum.net”)

 
  1.  excetuando os de empregados da Red Hat, o autor ressalva.

Google resiste em instalar datacenters no Brasil, e ministro pede internet em balões na Amazônia

Tags: baloes, ministro

Sobre a sugestão de que o Google leve Internet à Amazônia por meio de balões, os representantes do Google ficaram tão felizes que até convidaram o ministro a ir para os EUA contar a mesma história aos chefes deles.

Via idgnow.uol.com.br:

O ministro das Comunicações recebeu nesta terça-feira, 23/7, o apoio do presidente da Google Brasil para a aprovação do Marco Civil da Internet. A matéria tramita no Congresso Nacional. Segundo o ministro, o único ponto que preocupa a Google é relativo à exigência de armazenamento de dados de brasileiros no Brasil, o que obrigaria a construção de datacenters no país .

“Essa parte da conversa foi um pouco mais seca”, informou o ministro, ao sair da reunião. Já o o presidente da Google se recusou a responder perguntas dos jornalistas, limitando-se a apresentar a posição de apoio ao Marco Civil da Internet e informar sobre o convite feito ao ministro para que visite a sede da empresa nos Estados Unidos.

Entre os argumentos apresentados pelo ministro em defesa à obrigatoriedade do armazenamento de dados de brasileiros no país, está o de que a Google é a segunda empresa em receita publicitária no Brasil e que, levando isso em consideração, ficaria "difícil acreditar" que venha reclamar da necessidade de fazer investimentos em datacenters locais para cumprir a medida. Segundo Paulo Bernardo, a Google diz que o problema “não é só a questão financeira, mas de arquitetura da rede”.

(...) Durante a reunião com o Google, o ministro sugeriu que a empresa aproveite algumas tecnologias que dispõe para investir também no provimento de internet na Região Amazônica. “Eles têm balões que podem prover internet na Amazônia. Tanto com balões fixos, como com os que voam a mais de 30 quilômetros de altitude. Eles sugeriram que eu visite a empresa nos Estados Unidos para dizer isso pessoalmente a seus chefes”. A previsão é de que a viagem ocorra no segundo semestre deste ano.

GitHub simplifica seleção de licenças para projetos open source

Tags: desenvolvimento, copyright

A notícia é da semana passada, mas por alguma razão não havia chegado aqui; aproveito a dica do Bruno para corrigir essa omissão.

Enviado por Bruno A. Hoffmann (bruno·a·hoffmannΘgmail·com):

“O GitHub lançou um site, o choosealicense.com, como uma forma de simplificar a seleção de uma licença open source para projetos e adicionou novas opções para configurações de licenças quando novos repositórios forem criados para esses projetos.

A empresa já foi criticada por não lembrar usuários que disponibilizar um código publicamente não o coloca no domínio público, mas o deixa protegido com direitos autorais e sem licença.” [referência: oupine.com]

Como instalar LAMP: servidor web em seu PC

Tags: apache, instalar, distribuicoes, desenvolvedores, banco-de-dados, servidor

Enviado por Edivaldo Brito (edivaldobezerraΘgmail·com):

“Abreviação de Linux, Apache, MySQL e PHP, esse conjunto de programas colocam em seu PC com (L)inux um servidor web (A)pache, a linguagem de programação voltada para web (P)HP e o poderoso banco de dados (M)ySQL. Se você precisa instalar o LAMP em seu Linux, veja como é fácil fazer isso.

Para que a instalação possa funcionar tanto no Ubuntu como nos outros derivados do Debian, o passo a passo será feito todo no terminal.” [referência: edivaldobrito.com.br]

4Linux lança o curso “Carreira em TI – Como chegar lá!”

Tags: empregabilidade, carrira, patrocinador

Via 4linux.com.br:

Com a dificuldade de se achar mão de obra em TI especializada, recrutadores de grandes empresas de TI do Brasil também procuram profissionais em banco de curriculos focados. O Banco de Curriculos da 4Linux é o único do Brasil focado em profissionais linux e open source.

Atualmente a empresa está expandindo os recursos para ampliar a empregabilidade dos profissionais que recorrem a seus treinamentos, indo além da formação técnica e passando a ter também atenção a preparar os alunos sobre como se apresentar ao mercado de trabalho.

O curso Carreira em TI – Como chegar lá é parte dessa estratégia. Trata-se de um curso de 4 horas, oferecido aos alunos que cursam formações na 4Linux a partir de 20 de julho de 2013, que oferece a orientação complementar em aspectos que incluem orientações sobre a carreira e aspectos valorizados pelo mercado, como fazer seu curriculo, como participar de dinâmicas de grupo, e mais.

Curso Online Linux System Administration a partir de 3 de agosto

Tags: patrocinador, evento, curso, servidor

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Nos dias 03/08, 10/08, 17/08 e 24/08/2013, de 13h as 19h, acontecerá o curso Online Linux System Administration.

O curso proverá ao aluno conhecimento para administração de servidores Linux.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

Curso de Gestão Ágil com Scrum com 20% de desconto

Tags: curso, patrocinador

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“Aproveite o desconte de 20% OFF! Inscreva-se até dia 30/07! Início: 05 de agosto. Ensinamos a usar a metodologia ágil Scrum com a autoridade de quem tem mais de 500.000 horas de projetos de desenvolvimento neste tema.

Scrum é uma metodologia ágil de gestão de desenvolvimento de sistemas que vem sendo cada vez mais adotada no Brasil. O seu processo interativo e incremental permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio para os clientes e garantir a qualidade das entregas e produtividade, além de desenvolver a auto-organização das equipes aumentando o seu envolvimento e motivação.

Nossa missão neste curso é capacitá-lo para iniciar o uso do Scrum em seus projetos de desenvolvimento de software.

Inscreva-se agora! [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Curso de Snort com 30% de desconto

Tags: curso

Enviado por :

“Curso de Snort na OYS com 30% de desconto para leitores do BR-LINUX,não percam essa oportunidade.

Snort é um software livre de detecção de intrusão para rede (NIDS) desenvolvido inicialmente por Martin Roesch, capaz de desenvolver análise de tráfego em tempo real e registro de pacote em redes IP. Executa análise de protocolo, busca/associa padrões de conteúdo e pode ser usado para detectar uma variedade de ataques, tais como buffer overflows, stealth port scans, ataques CGI, SMB probes, OS fingerprinting, entre outras. Esta ferramenta é suportada em arquiteturas RISC e CISC e em plataformas das mais diversas, como várias distros Linux.” [referência: oys.com.br]

Vendas do supercomputador Parallella abertas a US$ 99

Tags: 99, supercomputador

Enviado por Patola (patolaΘgmail·com):

“Depois de 9 meses de trabalho ininterrupto, a placa Parallella está finalmente disponível. Já começaram a enviar as primeiras placas para quem a apoiou no kickstarter e estão, em sua loja, prontos para as pré-ordens.

Conseguiram manter o preço de entrada em US$ 99 e se você escolher a opção com o Zynq-7020 ao invés do 7010 você pagará US$ 199. A previsão de entrega é em outubro.” [referência: shop.adapteva.com]

Mageia 4: Cronograma de desenvolvimento

Tags: distribuicoes, comunidade

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“A Anne Nícolas anunciou a cronograma de desenvolvimento e lançamento final da Mageia 4. A primeira versão Alpha deverá estar disponível em 08 de agosto de 2013 e o lançamento final está previsto para 01 de fevereiro de 2014.

As características dessa nova versão estão descritas no wiki, que incluem novas opções de ambientes gráficos (o Mate e o Cinnamon); atualização da ferramenta Drakx; melhorias da distro para iniciantes, mais ferramentas para empacotadores, limpeza do sistema e muitos outros.

A distro Mageia está sendo desenvolvida comunitariamente desde setembro de 2010, por ex-desenvolvedores da distro Mandriva e colaboradores do mundo todo, que contribuem de diversas formas e apoiam com doações. A Mageia é coordenada pela Mageia.Org, uma entidade francesa sem fins lucrativos.

Convidamos todos a participar da comunidade Mageia e colaborar com o desenvolvimento da Mageia 4.” [referência: blog.mageia.org]