Nova case de acrílico para BEAGLEBONE e RASPBERRY, personalizável

Tags: gadgets

Enviado por Ricardo Colchete (ricardoΘspon·com·br):

“Novas cases de acrílico (cortadas a laser) para placas Raspberry e Beaglebone Black, fabricadas no Brasil. Disponibilizamos em varias cores e podemos produzi-las personalizadas com sua logo. Promoção de lançamento a R$39,90 e frete grátis (carta registrada). Pedidos no email contato@spon.com.br.” [referência: spon.com.br]

Curso Online Proxy com Squid - 5 a 9 de agosto

Tags: patrocinador, evento, curso

Enviado por Paulo Oliveira (treinamentoΘlinuxsolutions·com·br):

“Entre os dias 05/08 e 09/08/2013, de 2a a 6a feira de 20h as 22h, acontecerá o curso Online Proxy com Squid.

Este treinamento visa prover todo o conhecimento técnico ao profissional sobre Cache, Proxy e Controle de Acesso usando o Servidor Proxy Squid-Cache. O aluno aprenderá como utilizar o Squid pra acelerar e controlar o acesso a rede mundial de computadores na sua empresa.

Maiores informações, treinamento@linuxsolutions.com.br.” [referência: escolalinux.com.br]

No 5º dia de campanha do celular Ubuntu Edge, Canonical cria concurso para incentivar participações

Tags: distribuicoes

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“O que chamam de Ubuntu Edge Referral Contest (Concurso de Indicações do Ubuntu Edge), consiste em cada um dos que doaram algum valor, logar no IndieGoGo e pegar o link único de “Compartilhar esta campanha” e divulgar através de seus perfis nas redes sociais.

Aquele cujo link for mais acessado e a campanha receber doações através deste, será o vencedor. E o prêmio, é um aparelho personalizado com seu nome gravado nele. O concurso tem um prazo: De hoje até as 14h BST de sexta-feira, 2 de Agosto. E é claro, só acontecerá se a campanha conseguir os $32 milhões.” [referência: linuxvlog.com.br]

Beta do Ubuntu SDK permite entender melhor para onde a Canonical quer levar o seu projeto

Tags: desenvolvedores, distribuicoes

De tudo que a Canonical tem anunciado ultimamente diferenciando o Ubuntu de outras distribuições1, a medida que mais me parece uma lição muito bem aprendida de seus principais concorrentes é a ênfase em oferecer ferramentas de desenvolvimento que facilitam a criação de apps para todas as plataformas baseadas no Unity2, e o beta do Ubuntu SDK lançado ontem é uma confirmação de quanto a empresa investe nessa ideia.

Dotado de ferramentas para compartilhamento de dados entre apps rodando em mais de um dispositivo3, via Ubuntu One, de um ambiente integrado de desenvolvimento baseado no QtCreator, com programação que aproveita elementos do Qt/QML e de tecnologias da web como o HTML5 e o Javascript, com um kit de definição de interfaces que permite criar aplicativos que se adaptam automaticamente a telas de vários tamanos e orientações, ele me parece estar no caminho certo para fazer aquilo que a Canonical deseja: estabelecer o Unity como uma plataforma-alvo de desenvolvimento.

Não se engane: é um beta com qualidade de beta mesmo, não um beta "estilo Gmail". Mas já dá de usar para aprender, praticar e conhecer. (via ostatic.com - “Hands on With the Ubuntu SDK Beta”)

 
  1.  Será que um dia ele vai ser visto como estando em uma categoria à parte, como muitos vêem o Android?

  2.  PCs, futuros tablets e celulares, talvez televisores e videogames, quem sabe onde isso vai parar?

  3.  me lembra bastante do do iCloud ou da recentemente anunciada plataforma Dropbox

Rumo a um Android livre: FSF coletando fundos para o projeto Replicant

Tags: pos-pc, bino

(via lwn.net - “FSF raising funds for the Replicant project [LWN.net]”)

As partes-chave não-livres do sistema distribuído pelos fabricantes de aparelhos com Androis, incluindo as camadas do Android que se comunicam com os chips WiFi e Bluetooth, e os aplicativos proprietários que acompanham os mesmos aparelhos, estão incluídas entre as razões que levam a Free Software Foundation a coletar fundos para o Replicant, projeto que busca oferecer as mesmas funcionalidades usando apenas software livre.

Na sua versão lançada no início desta semana, o Replicant já oferece alguma compatibilidade em um total de 10 aparelhos, incluindo alguns das linhas Galaxy S, Galaxy Tab e Nexus S.

Fedora 20 troca syslog pelo journal, passa a incluir o Apache OpenOffice

Tags: distribuicoes

A próxima versão do Fedora passou por mais uma rodada de definições entre os desenvolvedores, incluindo medidas como trocar o clássico syslog pelo journal do systemd1, remover o Sendmail do @core e passar a incluir o Apache OpenOffice, embora mantendo o LibreOffice como opção default. A expectativa2 é que o Fedora 20 seja lançado em novembro deste ano. (via phoronix.com - “[Phoronix] Fedora 20 To Move Towards Journal, GNOME 3.10”)

 
  1.  o syslog continuará disponível, entretanto

  2.  ao menos neste momento

LibreOffice 4.1

Tags: office, apps

Saiu o LibreOffice 4.1, com várias novidades em relação à versão anterior, incluindo a capacidade de rotacionar imagens (em 90°) no Writer, embutir fontes em documentos, e várias melhorias no suporte aos formatos do MS Office. (via lwn.net - “LibreOffice 4.1 released [LWN.net]”)

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):

“A suíte office livre fecha ainda mais o cerco na interoperabilidade com formatos de arquivo proprietários e legados.

Saiba mais em: [blog.pt-br.libreoffice.org/…]” [referência: blog.pt-br.libreoffice.org]

Privacidade: Comissão Europeia considera suspender acordos de troca de dados com os EUA

Tags: europa, big-brother

Se a norma brasileira que pode vir a exigir que dados sejam armazenados em data centers brasileiros não obtém grande tração junto às empresas norte-americanas mesmo em tempos de bisbilhotice internacional do governo de lá, talvez o "não brinco mais" da Comissão Europeia ressoe mais alto...

Via computerworld.uol.com.br:

Devido à vigilância em massa sobre comunicações desenvolvida por parte da National Security Agency (NSA), dos Estados Unidos, as empresas americanas já não conseguem cumprir os requisitos europeus para o intercâmbio de dados pessoais –  alega o comissariado numa carta enviada à chanceler alemã Angela Merkel.

A diretiva europeia relativa à proteção de dados proíbe a transferência de dados pessoais de cidadãos da UE para países incapazes de cumprir as normas da UE para a proteção da privacidade. Por isso, as autoridades de proteção de dados alemãs pedem à Comissão para suspender os acordos, como o “Safe Harbor”, e analisar se as empresas americanas ainda podem cumprir as referidas regras.

(...) Se os contratos forem suspensos, significa que nenhuma empresa europeia  poderá enviar de dados pessoais para os EUA, disse Imke Sommer, comissária por Bremen.

(...) O Parlamento Europeu também tem pedido uma revisão desse tipo de acordos, e a Comissão pretende tomar nota do alerta feito pelas autoridades alemães, disse um funcionário da Comissão nesta quinta-feira, 25/7. Como as autoridades alemãs consideraram que os princípios do “Safe Harbor” foram violados, também pediram às empresas do país para pararem a sua troca de dados pessoais com os EUA, disse Sommer.

Pós-PC: Wikipedia agora oferece opção para usuários móveis editarem artigos

Tags: pos-pc

O que me chama a atenção é a proporção elevada de usuários mobile na Wikipedia: 15%. Para efeito de comparação, aqui no BR-Linux são 7,22%, no Efetividade são 8,32%, e no BR-Mac (que tem algum conteúdo voltado especificamente a esse público) são 26,16%.

Via info.abril.com.br:

A Wikipedia anunciou nesta quinta-feira (25) o suporte para edição de conteúdos a partir de dispositivos móveis. 

A novidade já está disponível para quem possuir uma conta na Wikipedia. 

Segundo a Wikipedia, a decisão foi tomada devido ao grande número de usuários do serviço que o acessam por dispositivos móveis. Atualmente esta fatia representa 15% dos usuários do site. 

Peak+: Geeksphone anuncia mais um celular com o Firefox OS

Tags: pos-pc

O Firefox OS, sistema operacional que a Mozilla confirmou, no começo do ano, que seria lançado primeiro no Brasil, ainda não chegou aos aparelhos no mercado brasileiro, mas já está chegando à 2ª geração na Europa, com o interessante Peak+, da Geeksphone.

Com CPU de 2 núcleos, tela de 4,3 polegadas, 2 câmeras e 1GB de RAM, ele tem alguns recursos que nem todo concorrente mais conhecido oferece, incluindo MicroSD, GPS e flash (na câmera, não aquele que está em extinção).

Ele já pode ser encomendado, mas deverá chegar aos balcões apenas em meados de setembro. (via shop.geeksphone.com - “Peak+ (Pre-order) - Geeksphone”)

Hangout Pfsense 2.1 - Visão Geral

Tags: comunidade, administracao

Enviado por Luiz Gustavo Costa (luizgustavoΘluizgustavo·pro·br):

“Neste novo hangout estarei abordando uma visão geral sobre as novidades da versão 2.1 do Pfsense, apesar da versão ainda ser RELEASE CANDIDATE ela esta muito próxima de ser lançada, inclusive os arquivos fontes só estão abertos nesse momento para acertos de BUGs

Para assistir esse hangout, não é necessário nenhum tipo de requisito, basta ter noção de redes. Serão 2 horas de Hangout, sendo 1 hora para apresentação e exemplos e mais 1 hora dedicada a resolução de dúvidas.

O Hangout acontecerá no dia 1 de Agosto e iniciará as 20h, com termino previsto para as 22:00.

Para as pessoas que querem participar ativamente do Hangout com perguntas, devem enviar um email para mim no endereço luizgustavo@luizgustavo.pro.br estarei fazendo uma cobrança de R$ 50,00 para a participação, o limite de participantes é de 15 pessoas. Envie um email solicitando o convite que eu irei enviar instruções de pagamento (Paypal esta incluído). Se tiver dúvidas, envie-as por email para meu endereço ou poste um comentário abaixo.” [referência: luizgustavo.pro.br]

Curso de Gestão Ágil com Scrum com 20% OFF, só na Dextraining

Tags: curso

Enviado por Tibeti Caviglioni (tibetiΘdextra-sw·com):

“Aproveite o desconte de 20%, inscreva-se até dia 30/07!

Início: 05 de agosto. Ensinamos a usar a metodologia ágil Scrum com a autoridade de quem tem mais de 500.000 horas de projetos de desenvolvimento neste tema.

Scrum é uma metodologia ágil de gestão de desenvolvimento de sistemas que vem sendo cada vez mais adotada no Brasil. O seu processo interativo e incremental permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio para os clientes e garantir a qualidade das entregas e produtividade, além de desenvolver a auto-organização das equipes aumentando o seu envolvimento e motivação.

Nossa missão neste curso é capacitá-lo para iniciar o uso do Scrum em seus projetos de desenvolvimento de software. Inscreva-se agora! [dextraining.com.br/…]” [referência: dextraining.com.br]

Saiba como instalar pacotes no Ubuntu/Debian/Mint em uma rede com proxy

Tags: instalar, distribuicoes

Enviado por Ricardo Ferreira Costa (linuxdescomplicadoΘgmail·com):

“Salvo em exceções que o proxy da rede é transparente, você sempre precisa configurar seu proxy no browser do seu PC (sendo autenticado ou anônimo). Diante desta situação, instalar pacotes nas distros derivadas do Debian, via apt-get (configurado por padrão), se torna inviável; devido a presença do proxy na rede. Portanto, para saber como instalar/atualizar pacotes em uma rede com proxy leia este artigo!” [referência: linuxdescomplicado.com.br]